Sie sind auf Seite 1von 5

RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Recorrente: Ftima Recorrido: Justia Pblica Processo n.:____.

EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA Em que pese o notvel saber jurdico do Meritssimo Juiz a quo, impe-se a reforma de sua respeitvel sentena que pronunciou a recorrente, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas: I - DOS FATOS Em 30/01/2010, a recorrente, enfermeira, foi denunciada pela prtica de aborto , por ter ajudado sua amiga, Leila, a cometer o suposto crime do artigo 126, caput, do CP em Dezembro de 2004. Na poca do suposto crime a recorrente tinha 20 anos e Leila, 14 anos . Segundo o depoimento de Joel polcia, namorado de Leila, disse que havia vasculhado as gavetas do armrio da namorada, encontrado um envelope com resultado positivo do exame de gravidez de Leila e um frasco de remdio para lcera embrulhado em um papel com um bilhete escrito pela recorrente, o qual prescrevia as doses do remdio. Leila contou ao seu namorado que havia menstruado, alegando que no estivera, de fato, grvida. Tanto na delegacia quanto em juzo, a recorrente negou a prtica do aborto, tendo confirmado que fornecera o remdio a Leila, acreditando que a amiga sofria de lcera. Leila foi encaminhada para percia no Instituto Mdico Legal de So Paulo, onde se confirmou a existncia de resqucios de saco gestacional, compatvel com gravidez, mas sem elementos suficientes para a confirmao de aborto espontneo ou provocado. Leila no foi ouvida durante o inqurito policial porque, aps o exame, mudou-se para Braslia e, apesar dos esforos da autoridade policial, no foi localizada. Regularmente processada a ao penal, o juiz, no momento dos debates orais da audincia de instruo, permitiu, com a anuncia das partes, a manifestao por escrito, no prazo sucessivo de cinco dias.

A acusao sustentou a comprovao da autoria, tanto pelo depoimento de Joel na fase policial e ratificao em juzo, quanto pela confirmao da r de que teria fornecido remdio abortivo. Sustentou, ainda, a materialidade do fato, por meio do exame de laboratrio e da concluso da percia pela existncia da gravidez. A defesa sustentou que no houve aborto provocado e sim espontneo. Em 19/04/2010 (segunda-feira), o Juiz pronunciou a recorrente pela prtica do crime de aborto, previsto no art. 126, caput do CP. II - DO DIREITO A) DAS PRELIMINARES DA PRESCRIO
Ante o exposto, de se notar a prescrio da pretenso punitiva com base no artigo 107, inciso IV do CP, visto que, da data do fato (Dezembro de 2004) at a denncia (Janeiro de

2010) passaram-se mais de quatro anos.

Para o crime de aborto, previsto no art.126 do Cdigo Penal, a pena prevista de um a quatro anos, o crime prescrever em oito anos (art. 109, IV, CP). Entretanto, tratandose de menor de vinte e um anos, como era o caso da recorrente na poca do fato, a prescrio corre pela metade, estando o crime prescrito, conforme alude o artigo 115 do CP. DA NULIDADE Joel, ao vasculhar as gavetas do armrio de Leila para obteno de provas do suposto crime, sem a autorizao da mesma, violou um direito previsto na Constituio Federal em seu artigo 5. incisos X, que o da Violao da intimidade. Sendo assim, as provas obtidas por Joel so ilcitas e, portanto, no podia ser utilizada no processo criminal, segundo o artigo 5, inciso LVI da prpria Constituio Federal, caracterizando, assim, a nulidade ab initio da ao penal. Neste norte, veicula-se imperiosa a compilao de jurisprudncia autorizada:

Declaratria Improcedncia Adequao Cerceamento de defesa Inocorrncia Pedido fundado em prova ilcita Teoria dos frutos da rvore envenenada - Caracterizao Pretenso meao de haveres financeiros (previdncia privada e FGTS) que ingressaram no patrimnio do apelado vrios anos depois da separao Descabimento Recurso improvido. direito constitucional a intimidade e a privacidade (CF 5 x); a autora

admitiu ter consultado a agenda pessoal do ru, sem seu consentimento, para obter o documento de fl. 9; a consulta da agenda ?por curiosidade consistiu em ato proibido pela carta magna?."A inadmissibilidade processual da prova ilcita torna-se absoluta, sempre que a ilicitude consista na violao de uma norma constitucional, em prejuzo da parte ou de terceiros". CF(1025278920078260000 SP 010252789.2007.8.26.0000, Relator: Jesus Lofrano, Data de Julgamento: 16/08/2011, 3 Cmara de Direito Privado, Data de Publicao: 18/08/2011).
Desta forma, certa, a equivocada deciso do Meritssimo Juiz a quo , que pronunciou a recorrente, baseando-se nas provas apresentadas, quando deveria, por certo, impronunci-la em razo da ao ser inepta , por fartar lastro probatrio mnimo para a acusao da recorrente, conforme o artigo 414 do CPP. B) DO MRITO Caso no seja o entendimento do Egrgio Tribunal de acatar a tese exposta de EXTINO DE PUNIBILIDADE ou NULIDADE DA AO, requeiro as seguintes argumentaes para apresentar a defesa de minha cliente. O aborto consiste na interrupo da gestao e, se esta no resultar rigorosamente demonstrada, no h que se falar no delito do art. 126 do CP. Tratando-se de delito que deixa vestgios, torna-se imprescindvel a comprovao da autoria e da materialidade do aborto, no se podendo submeter a acusada, ora recorrente, ao julgamento do Tribunal do Jri, sem a confirmao de laudo pericial baseado no exame de corpo de delito. E, segundo o laudo pericial do Instituto Mdico Legal, ficou constatado a falta de comprovao de materialidade do suposto crime, em razo dos mdicos no poderem afirmar se houve aborto provocado ou espontneo. Verificando os ensinamentos doutrinrios poderemos observar nas palavras de Ney Moura Teles a respeito do aborto espontneo: . O aborto natural ou espontneo aquele ditado pelo prprio organismo da gestante, pelas mais diversas causas. a prpria natureza atuando no sentido de no permitir a concluso do processo gravdico, o que as vezes acontece sem que a gestante o perceba,normalmente nas primeiras semanas. (...) Sendo assim, SEGUNDO A LEI, PRESUME-SE QUE ABORTO NATURAL OU ESPONTNEO NO CRIME, pois a gestante em nenhum momento

age para que ocorra o aborto, mas simplesmente por condies alheias a sua vontade, ( Ney Moura.Parte especial: art. 121 a212.p.171-172).
Ensina-nos sobre aborto consentido, Julio Fabbrini Mirabette:

O agente obtm o consentimento valido da gestante e provoca a interrupo da gravidez, matando o ser humano em formao. (MIRABETTE.Julio Fabbrini. Manual do direito penal p.65 ).
Embasado na prova pericial do IML anexa ao processo (folhas .....) constata-se que a alegao dos peritos voltada a confirmao de existncia de gravidez, pela existncia de resqucios de bolsa gestacional, o que no classifica a tipicidade do aborto do art.124 ou art. 126 do CP , nem o nexo causal entre o efeito do remdio receitado pela recorrente a Leila em induzir ao aborto. Ficou provado, ainda, que na fase de inqurito policial e na audincia de instruo e julgamento, a Leila, no fora ouvida em nenhum momento pela imputao do suposto crime, o que evidencia a inexistncia de indcios suficientes de autoria da recorrente . No comprovada nem a gravidez, nem a existncia do feto sacrificado e nem a existncia de autoria da recorrente, impossvel a perseguio penal, e, com maior razo, mostrase invivel a subsistncia do decreto de pronncia. O elemento subjetivo do dolo que envolve a empregar violncia ou grave ameaa como meio na denncia e nem est demonstrada nos autos, CPP, que determina que a exordial de acusao com todas as suas circunstncias. conscincia e a vontade do agente de de execuo, e tal descrio no consta o que contraria o disposto no art. 41, do contenha a exposio do fato criminoso

Desta forma, ficou configurado o erro do tipo pela falta de dolo da recorrente , pois a mesma no sabia que Leila estava grvida e acreditava que sua amiga sofria de lcera, foi por isso que forneceu-lhe o remdio com o objetivo de curar da doena. Neste norte, veicula-se imperiosa a compilao das jurisprudncias autorizada:

"Sem que exista no processo um prova esclarecedora da responsabilidade do ru, sua absolvio se impe, eis que a dvida autoriza a declarao do non liquet, nos termos do artigo 386, VI, do Cdigo de Processo Penal" (Ap. 160.097, TACrimSP, Rel. GONALVES SOBRINHO). "O Direito Penal no opera com conjecturas ou probabilidades. Sem certeza total e plena da autoria e da culpabilidade, no pode o Juiz criminal proferir condenao" (Ap. 162.055. TACrimSP, Rel. GOULART SOBRINHO)

"Sentena absolutria. Para a condenao do ru a prova h de ser plena e convincente, ao passo que para a absolvio basta a dvida, consagrandose o princpio do in dbio pro reo, contido no artigo 386, VI, do C.P.P" (JUTACRIM, 72:26, Rel. LVARO CURY).
Destarte, todos os caminhos conduzem a absolvio sumria do ru, frente ao conjunto probatrio domiciliado demanda, em si sofrvel e altamente defectvel, para operar e autorizar um juzo de censura contra a pronncia da recorrente, conforme alude o artigo 415, inciso III, do CPP. III DO PEDIDO Ante o exposto, requer: 1 - Preliminarmente, que seja extinta a punibilidade da recorrente em razo da prescrio, com base nos artigos 107, IV c/c 115 do CP; 2 - No sendo o entendimento do Egrgio Tribunal sobre a prescrio, que seja decretada a nulidade ab initio da presente ao penal, em razo das provas obtidas ilicitamente com a violao do direito da intimidade, prevista no artigo 5, incisos X e LVI da CF; 3 - Vencidas as preliminares, que seja decretada a despronncia com base no artigo 414 do CPP, por no haver lastro probatrio mnimo para a acusao da recorrente; 4 - No entendendo desta forma, requer que, seja a recorrente absolvida sumariamente com espeque no artigo 415 , inciso III do CPP, por no ter cometido fato delituoso, que constitua infrao penal.

Nestes termos , Pede deferimento Local , 26 de Abril de 2010

Advogado OAB n

Das könnte Ihnen auch gefallen