Sie sind auf Seite 1von 3

ABATIMENTO DA RENDA BRUTA

Instruo Normativa SRF n 65, de 05 de dezembro de 1996 DOU de 09/12/1996, pg. 26138 Dedues Despesas Mdicas e de Instruo Dispe sobre a dedutibilidade de despesas com instruo,aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas,para efeito de determinao da base de clculo do imposto de renda devido na declarao de ajuste anual das pessoas fsicas. Alterada pela IN SRF 79/96. O SECRETRIO DA RECEITA FEDERAL, no uso de suas atribuies, e tendo em vista o disposto no art. 8, inciso II, alneas "a" e "b", e 3, da Lei n 9.250, de 26 de dezembro de 1995, resolve: Despesas com instruo Art. 1 Na determinao da base de clculo do imposto devido na declarao de ajuste anual das pessoas fsicas podero ser deduzidos, como despesas com instruo, os pagamentos efetuados a estabelecimentos de ensino relativamente educao pr-escolar, de 1, 2 e 3 graus, cursos de especializao ou profissionalizantes do contribuinte e de seus dependentes, at o limite anual individual de R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais). 1 Considera-se estabelecimento de ensino o estabelecimento regularmente autorizado, pelos Conselhos Estaduais ou Conselho Nacional de Educao, a ministrar educao de 1, de 2 ou de 3 grau (Leis ns 4.024/61, arts 9, 11 e 16, e 9.131/95). 2 As despesas de educao dos alimentandos, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial ou de acordo homologado judicialmente, podero ser deduzidas pelo alimentante na determinao da base de clculo do imposto de renda na declarao, observado o limite previsto neste artigo. 3 As despesas com educao de menor pobre somente sero dedutveis quando atendidas, cumulativamente, as seguintes condies: a) o menor tiver at 21 anos de idade; b) o contribuinte o crie, eduque e detenha a sua guarda judicial. Art. 2 A educao pr-escolar aquela que precede o ensino fundamental obrigatrio, compreendendo as despesas efetuadas com a educao de menores na faixa etria de quatro a seis anos de idade (Constituio Federal, art. 208, IV, e Lei n 5.692/91, art. 19, 2). Art. 3 O ensino de 3 grau ou ensino superior, abrange os cursos de graduao e de psgraduao - mestrado e doutorado (Lei n 5.540/68, art. 17, alnea "b"). Art. 4 Considera-se curso de especializao aquele que se realiza aps a graduao em curso superior, organizado sob a exclusiva responsabilidade de instituies de ensino (Lei n 5.540/68, arts. 17, alnea "c", e 25).

Art.5 Curso profissionalizante aquele de ensino mdio (de 2 grau), que tem por objetivo a formao de tcnico ou de auxiliar tcnico (Leis ns 5.692/71, art. 5, 2, e 7.044/82). Art. 6 No se enquadram no conceito de despesas de instruo: a) as despesas com uniforme, material e transporte escolar, as relativas elaborao de dissertao de mestrado ou tese de doutorado, contratao de estagirios, computao eletrnica de dados, papel, xerox, datilografia, traduo de textos, impresso de questionrios e de tese elaborada, gastos postais e de viagem; b) as despesas com aquisio de enciclopdias, livros, revistas e jornais; c) o pagamento de aulas de msica, dana, natao, ginstica, tnis, pilotagem, dico, corte e costura, informtica e assemelhados; d) o pagamento de cursos preparatrios para concursos e/ou vestibulares; e) o pagamento de aulas de idiomas estrangeiros; f) os pagamentos feitos a entidades que tm por objetivo a criao e a educao de menores desvalidos e abandonados; g) as contribuies pagas s Associaes de Pais e Mestres e a associaes voltadas para a educao. Pargrafo nico. As despesas de instruo de deficiente fsico ou mental so dedutveis como despesas de instruo, mas, se a deficincia for atestada em laudo mdico e o pagamento for efetuado a entidades de assistncia a deficientes fisicos ou mentais, o valor poder ser considerado como despesa mdica. Art. 7 As quantias remetidas ao exterior, para pagamento de despesas com matrcula e mensalidades escolares, podem ser deduzidas como despesas de instruo, desde que preenchidas as condies previstas nos artigos anteriores. Pargrafo nico. Os gastos com passagens e estadas feitos pelo contribuinte, com ele prprio ou com seus dependentes, a fim de estudar no exterior no podero ser deduzidos como despesas de instruo, bem assim o imposto porventura retido sobre a remessa, o qual no poder ser compensado na declarao de rendimentos da pessoa que suportar o encargo. Aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas Art. 8 Na determinao da base de clculo do imposto devido na declarao de ajuste anual das pessoas fsicas podero ser deduzidos, como despesas mdicas, os gastos efetuados com o prprio contribuinte e seus dependentes com a aquisio de aparelhos ortopdicos e prteses ortopdicas, assim considerados: I - pernas e braos mecnicos; II - cadeiras de rodas; III - andadores ortopdicos; IV - palmilhas ou calados ortopdicos; V - qualquer outro aparelho ortopdico destinado correo de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulaes. 1 A deduo condicionada comprovao, mediante receiturio mdico e nota fiscal em nome do beneficirio.

2 As despesas mdicas do alimentando, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial ou de acordo homologado judicialmente, podero ser deduzidas pelo alimentante na determinao da base de clculo do imposto de renda na declarao. EVERARDO MACIEL

Das könnte Ihnen auch gefallen