Sie sind auf Seite 1von 14

Prof Adriana Dragone Silveira

Contexto da reforma do Estado e da reforma educacional - a partir dos anos finais do sculo XX
Fortalecimento do Estado regulador e avaliador em detrimento do Estado executor.

[...] ampla divulgao dos resultados das avaliaes na mdia, sobretudo na forma de classificao, favorecendo a comparao, em nome da necessidade de prestao de contas sociedade e a associao de incentivos e punies s escolas e aos professores aos resultados das avaliaes (SOUSA, 2009). PRINCPIO - a avaliao gera competio e, a competio gera qualidade (SOUSA, 2009)

Incumbncias da Unio: Assegurar processo nacional de avaliao do rendimento escolar no ensino fundamental, mdio e superior, em colaborao com os sistemas de ensino, objetivando a definio de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; Assegurar processo nacional de avaliao das instituies de ensino superior [...]; Avaliar [...] os cursos das instituies de ensino superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. (LDB/96, art. 9, incisos VI, VIII e IX)

Provinha Brasil (2007) SAEB (1988), Prova Brasil, o ANEB (2005) ENEM (1998) ENCCEJA (2002) PAIUB (1993); ENC-Provo (1996-2003) SINAES ENADE (2004) Avaliao da ps-graduao (desde 1976)

Finais dos ciclos do EF (5 e 9 anos) e EM Testes padronizados Matemtica (resoluo de problemas) e Lngua Portuguesa (leitura) Relaciona o resultado do desempenho obtidos pelos estudantes com possveis fatores associados
Coleta de informaes: hbitos de estudo dos

alunos, caractersticas da turma, condies socioeconmicas dos alunos, professores e diretores, condies de infraestrutura das escolas

Em 2005 o Saeb passou a ser constitudo por duas avaliaes: Avaliao Nacional da Educao Bsica (Aneb) Divulgar resultados da qualidade da educao de forma agregada Amostral Avaliao Nacional do Rendimento escolar (Anresc- Prova Brasil) Avaliao quase universal: estudantes das sries avaliadas, de todas as escolas pblicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na srie. Fornece as mdias de desempenho para o Brasil, regies e unidades da Federao, para cada um dos municpios e escolas participantes Objetivo: auxiliar na formulao de polticas educacionais e de direcionar recursos tcnicos e financeiros dos governos (MEC)

Diagnosticar os problemas e monitorar o desempenho dos sistemas de ensino


LUGAR DE DESTAQUE NA DEFINIO DAS

POLTICAS DO MEC PDE (Plano de Desenvolvimento da Educao Bsica)

Prova Brasil
Confirmou a existncia de enormes desigualdades

regionais e muitas vezes no interior de um mesmo sistema. Revelou boas prticas de escolas e redes de ensino que resultam em aprendizagem satisfatria.

Criada em 2008 Avaliao diagnstica - nvel de alfabetizao das crianas matriculadas no segundo ano de escolarizao das escolas pblicas brasileiras Concebida como resposta s necessidades de melhor delimitao das metas de aprendizagem. Duas etapas:

A aplicao em perodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realizao de um diagnstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianas, em termos de habilidades de leitura dentro do perodo avaliado. Uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE):
Todas as crianas saibam ler e escrever at os oito anos de idade

No incio e ao trmino do ano letivo.

Criado em 1998 Objetivo - avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade bsica. Podem participar do exame alunos que esto concluindo ou que j concluram o ensino mdio em anos anteriores. A partir de 2005 - O Enem utilizado como critrio de seleo para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). 2009 reformulao do Enem

Seleo unificada para os processo seletivos das universidades

As universidades possuem autonomia e podero optar entre quatro possibilidades de utilizao do novo exame como processo seletivo:
Como fase nica; como primeira fase; combinado o exame com o

pblicas federais

vestibular; e como fase nica para as vagas remanescentes do vestibular

Criado em 2002 Certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extra-escolares. O exame aplicado para avaliar jovens e adultos que no concluram os estudos em idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcanando o mnimo de pontos exigido, obtm a certificao de concluso daquela etapa educacional (ensino fundamental ou mdio). O exame aplicado anualmente e a adeso das redes de ensino opcional. Impactos do exame direito educao
Baixa idade 15 anos para o EF; 18 anos EM

Dcada de 90
Programa de Avaliao Institucional das

Universidades Brasileiras (Paiub) 1993 Exame Nacional de Cursos (ENC) Provo 1996 (desempenho dos alunos)
No considerava o processo de aprendizagem e as condies institucionais

2004 Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES)


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Cada rea do conhecimento avaliada trienalmente Amostras aleatrias de alunos

Instrumentos:

Auto-avaliao Avaliao externa ENADE Avaliao dos cursos de Graduao Censo da Educao

PDE - diagnstico de que a indstria da aprovao automtica to perniciosa quanto a indstria da repetncia. Combina no IDEB (indicador de qualidade):
Resultados de desempenho escolar (Prova Brasil) Resultados de rendimento escolar (fluxo apurado

pelo censo escolar - taxa mdia de aprovao na etapa de ensino)

Estados e municpios resultados abaixo do estipulado pelo IDEB Apoio tcnico e financeiro da Unio
Comprometam-se formalmente a cumprirem as

metas estabelecidas PAR Plano de Aes Articuladas

Escolas, professores, diretores, gestores dos sistemas de ensino so tambm responsveis pelo desempenho dos estudantes
Prestar contas sociedade dos resultados Medidas de responsabilizao accountability

Das könnte Ihnen auch gefallen