Sie sind auf Seite 1von 33

Osis

MARAVILHAS
DA NATUREZA
FoTos prEmiAdAs dA vidA sElvAgEm
1/12

Ed i

GEoGRAFiA DA FoME

de cada oito, um no tem o que comer

DA CoNCEPo Ao NAsCiMENTo NiMA


osis
.

Alexander Tsiaras mostra a primeira viagem de todos ns o feminino no homem


AMBIENTE

# 87

por

PEllEgrINI
Editor

Luis

rasileiro est entre os premiados da 48 edio do concurso Veolia enVironnement Wildlife photographer of the Year: luciano candisani, um dos nossos mais talentosos fotgrafos da Vida selVagem

ma galeria com as fotos premiadas no 48 concurso Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year nossa matria de capa. Organizado e patrocinado pelo Museu de Histria Natural, de londres, e pela BBC Wildlife, esse certame considerado o Oscar da fotografia naturalista. Mais uma vez, ele no decepcionou em 2012: as imagens so de tirar o flego. Alm disso, um dos premiados o brasileiro luciano Candisani, um dos nossos mais talentosos fotgrafos da vida selvagem.

osis

EdITOrIAl

1/2

por

PEllEgrINI
Editor

Luis

H cerca de trs anos fui com luciano Candisani ao Pantanal Matogrossense para conhecer, a convite da Toyota, o Projeto Arara Azul. Foi uma das viagens mais emblemticas de toda a minha longa carreira de viagens jornalsticas. O projeto cuja sede encontra-se na Fazenda Cayman, no corao da regio sul do Pantanal est salvando uma das espcies mais ameaadas do mundo, a nossa arara azul. luciano Candisani fez na ocasio fotos lindas. Ele acordava todos os dias antes do nascer do Sol e seguia, com seu pesado equipamento, para os locais onde a fauna da a pouco iria despertar. O amanhecer a melhor hora para se fotografar os animais da floresta, e luciano sabia disso muito bem. Tanto talento e dedicao recebem agora um prmio internacional de primeira grandeza. Parabns, luciano.

osis

EdITOrIAl

2/2

osis

AMBIENTE

AMBiENTE
1/12

MARAVILHAS DA NATUREZA Fotos premiadas da vida selvagem

J na sua 48 edio, o Veolia environnement Wildlife photographer of the Year o oscar da fotografia naturalista no decepciona: tambm em 2012 as fotos premiadas so de tirar o flego
Imagens: The naTural hIsTory museum, de londres, e a BBC

O
osis
.

ferecemos nesta galeria uma seleo das fotos mais sugestivas premiadas nesse prestigioso concurso organizado pelo Natural History Museum, de Londres, e pela BBC Wildlife. As imagens, neste momento, fazem parte de uma exposio nesse museu. Um dos premiados o fotgrafo brasileiro Luciano Candisani.
2/12

AMBIENTE

Foto: Paul Nicklen / Fotgrafo do Ano do Concurso Veolia Environnement Wildlife 2012

Revoada no fundo do mar Na Antrtica, o fotgrafo canadense Paul Nicklen passou com seu equipamento atravs de um orifcio na superfcie congelada e mergulhou naquelas guas glaciais. Pouco depois, com seus dedos quase congelados, ele j pensava em voltar rpido tona quando realizou esta foto, vencedora absoluta do concurso. Uma colnia de pinguins imperadores (Aptenodytes forsteri) nada em meio a um mar de pequenas bolhas, dirigindo-se para aquele mesmo buraco no gelo, o nico orifcio existente nas proximidades. A luz do Sol passa atravs do gelo, iluminando os pssaros que carregam no papo pequenos peixes que sero regurgitados e comidos pelos seus filhotes.
osis
.

AMBIENTE

3/12

Foto: Owen Hearn / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Voo de pssaro, voo de mquina primeira vista parece uma foto comum de voo de ave de rapina, neste caso um gavio real (Milvus milvus). Mas ao se prestar ateno v-se o contorno de um avio que passa ao fundo. A foto, feita pelo garoto britnico Owen Hearn, ganhou o primeiro prmio na categoria Young Wildlife Photographer. A foto possui forte valor simblico: foi feita no condado de Bedfordshire, escolhida nos anos sessenta para se construir um novo aeroporto em Londres. O projeto no foi adiante, e graas a isso os gavies reais, espcie que na poca estava em risco de extino, gozam hoje de boa sade.

osis

AMBIENTE

4/12

Foto: Grgoire Bouguere / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Lio prtica Quando, na Tanznia, o fotgrafo francs Grgoire Bouguere viu uma fmea de guepardo (Acinonyx jubatus) derrubar, sem matar, uma gazela de Thomson (Eudorcas thomsoni), percebeu na hora o que estava para acontecer. O animal se afastou um pouco e deixou que seus filhotes vissem a presa. Enquanto a gazela permaneceu deitada, os pequenos guepardos no a tocaram. Mas apenas ela tentou se levantar, eles a obrigaram a deitar-se novamente. Uma lio de tcnica para futuros caadores. Vencedor na categoria dedicada ao comportamento dos mamferos.

osis

AMBIENTE

5/12

Foto: Anna Henly / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Equilbrio precrio Do seu barco, nas proximidades das ilhas Svalbard, entre a Noruega e o Polo Norte, a fotgrafa britnica Anna Henly registrou a dramtica caminhada de um urso branco (Ursus maritimus) sobre pedaos de gelo quebrados e finos. Eram as quatro horas da madrugada de um dia de outubro, e o animal parecia desorientado e indeciso sobre onde apoiar o seu prprio peso. Um clique as as lentes olho-de-peixe deu a Anna a vitria na categoria O mundo em nossas mos: com efeito, a viso de um predador s voltas com as consequncias do aquecimento global uma mensagem direta e eficaz.
osis
.

AMBIENTE

6/12

Foto: Sergey Gorshkov] / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

O duelo Todos os anos, no final de maio, 250 mil gansos das neves (Chen caerulescens) deixam a Amrica do Norte para chocar seus ovos na ilha de Wrangel, no nordeste da Rssia. Tem incio ento uma luta vale-tudo contra as raposas rticas que aproveitam a presena da colnia a maior do mundo para se regalar num banquete de ovos de ganso. O resultado da briga no seguro para as raposas. Os gansos so guerreiros e lutam bravamente, mas no possuem nenhuma conscincia grupal. Se a raposa ataca o ninho de um vizinho, o ganso no faz nada para socorr-lo. A foto do russo Sergey Gorshkov foi premiada na categoria dedicada ao comportamento dos pssaros.

osis

AMBIENTE

7/12

Foto: Richard Peters / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Salto preparatrio Uma raposa tambm protagonista nesta foto do britnico Richard Peters. Ele estava no interior do Parque Nacional de Yellowstone, no Wyoming (EUA) quando percebeu o animal que caava roedores sob o espesso colcho de neve. A raposa d um salto e cai com as patas sobre a crosta de gelo, tentando rompe-lo: o fotgrafo realizou diversas poses da inteira sequencia, mas ficou particularmente seduzido por esta, pois ela d uma ideia de quo alto pode ser o pulo da raposa.
osis
.

AMBIENTE

8/12

Foto: Luciano Candisani / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Pacincia de predador Quieto e imvel nas guas do Pantanal de Mato Grosso, um jacar (Caiman yacare) espera, atento, que os peixes se aproximem de suas mandbulas. Quando o animal est nessa posio ele no representa perigo para o ser humano, assegura o fotgrafo brasileiro Luciano Candisani, autor dessa foto que foi vencedora na categoria Comportamento de animais de sangue frio.

osis

AMBIENTE

9/12

Foto: Pl Hermansen / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Um cidado comum Quando o fotgrafo noruegus Pl Hermansen descobriu esse canteiro de obras de demolio abandonado, na Sucia, comeou a visit-lo todos os dias, fascinado pelo modo como a natureza, no giro de 60 anos, invadiu gradualmente as runas de coisas que no passado foram usadas pelo homem. Hermansen logo percebeu que no era o nico visitante habitual: todas as manhs, esse pequeno esquilo surgia por entre os destroos, sempre na mesma hora, em busca de comida.
osis
.

AMBIENTE

10/12

Foto: Klaus Nigge / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

Sinfonia de flamingos Durante o inverno, o gigantesco esturio do rio Celestn, no Mxico, atrai milhares de flamingos rosa (Phoenicopterus ruber) que se agrupam ali para se nutrir dos microrganismos abundantes no fundo das guas, e tambm para executarem os seus bals de acasalamento. Para fotografa-los em grupo, o alemo Klaus Nigge se juntou a uma equipe de bilogos empenhados na contagem dos bandos de aves com o uso de um helicptero. A foto venceu o primeiro prmio na categoria Vises Criativas, dedicada a fotos naturalistas conceituais e simblicas.

osis

AMBIENTE

11/12

Foto: Thilo Bubek / Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year

A dana da aurora Numa temperatura externa de 17 graus negativos, na ilha de Kvalya, na Noruega, in Norvegia, aconteceu a maravilhosa dana das luzes do norte que deram vida a essa fotografia. Logo aps instalar o trip na superfcie do lago congelado, o fotgrafo alemo Thilo Bubek fez essa foto que venceu na categoria dedicada s paisagens.

osis

AMBIENTE

12/12

osis

rEPOrTAgEM

REPoRTAGEM
1/5

GEOGRAFIA DA FOME De cada oito, um no tem o que comer

a 16 de outubro dia mundial da alimentao foram revelados os nmeros atuais da desnutrio no mundo. este o contedo essencial do ltimo relatrio da fao food and agriculture organization, rgo das naes unidas

World 2012 (SOFI) elaborado pela FAO, pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrcola (IFAD) e pelo Programa Mundial de Alimentao (WFP). Publicado no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentao, o documento revela nmeros preocupantes sobre o problema ainda insolvel da fome e da desnutrio no mundo atual. Quase 870 milhes de pessoas (um de cada 8) sofreram de desnutrio crnica entre 2010 e 2012. A fatia maior dessa populao (852 milhes) vive nos assim chamados pases em desenvolvimento, enquanto o restante vive nos pases industrializados. E como a populao das naes mais pobres quase sempre muito jovem, o mesmo destino injusto golpeia tambm as crianas. Hoje, existem no mundo mais de 100 milhes de crianas com menos de 5 anos gravemente desnutridas. A m nutrio a principal causa de morte para 2,5 milhes de crianas a cada ano. A construo de uma economia alimentar mais equnime e justa implica tambm numa luta contra o desperdcio de alimentos. Uma tera parte da comida produzida no mundo simplesmente perdida
2/5

uma CarnIfICIna sem lImITes

D
osis
.

e um lado o desperdcio de alimentos, do outro a carestia e a falta de gneros de primeira necessidade: estes so os dois pilares sobre os quais se assenta a fome crnica de 870 milhes de pessoas no mundo atual, cerca de 1/8 da populao global. Essa a situao paradoxal ressaltada no ltimo relatrio mundial sobre a alimentao o State of Food Insecurity in the

aCaBar Com o desperdCIo

rEPOrTAgEM

osis

rEPOrTAgEM

3/5

durante a cadeia de processos de industrializao ou a nvel domstico. Se a sia conserva a primazia do maior nmero de famintos, na frica que se registra o mais preocupante ndice de aumento do nmero de desnutridos. Graas melhora das condies econmicas de muitos pases asiticos, a porcentagem de desnutridos diminuiu 30% no Oriente, passando de 739 milhes a 563 milhes. Progressos foram registrados tambm na Amrica Latina e nos pases do Caribe, onde o nmero de pessoas que padecem fome caiu de 65 milhes no perodo de 1990-1992 para 49 milhes

Afirma-se agora que cerca de 239 milhes de africanos passam fome, um indivduo em cada quatro
de 2010-2012. Ultimamente, no entanto, o ritmo dessa melhora tornou-se mais lento. Na frica, ao contrrio, o nmero de pessoas desnutridas aumentou de cerca 20 milhes de indivduos nos ltimos 4 anos. Afirma-se agora que cerca de 239 milhes de africanos passam fome, um indivduo em cada quatro. Tambm nos pases industrializados o nmero de pessoas atingidas pela m nutrio cresceu de 13 milhes entre 2004-2006 para 16 milhes entre 2010-2012. O novo relatrio da FAO leva em conta informaes atualizadas sobre populaes, reservas mundiais de alimento, desperdcio de alimentos, doses dirias de calorias necessrias a cada um de ns, traando uma panormica muito mais precisa da situao real do que os retratos elaborados nos relatrios anteriores. As novas estimativas indicam que o nmero global de pessoas que padecem fome baixou de 132 milhes nos ltimos 20 anos, passando de 18,6% ao 12,5% da populao mundial. O objetivo do programa se manteria ao redor de 11,6%. Um percentual ainda possvel de ser atingido desde que consigamos investir em todas as polticas necessrias.

oBjeTIvo possvel

osis

rEPOrTAgEM

4/5

A maior parte dos pobres vive de atividades ligadas agricultura


A maior parte dos pobres vive de atividades ligadas agricultura: segundo os especialistas, exatamente nas atividades agrcolas que preciso investir, particularmente a dos pequenos proprietrios de terra, a da agricultura familiar, a das cooperativas agrcolas geridas por mulheres, para gerar novos postos de trabalho e, como consequncia, diminuir a fome. Mas o desenvolvimento alimentar no passa apenas pelo aumento da quantidade de alimento disponvel: mais ateno deve ser colocada na qualidade dos alimentos em termos de diversidade, propriedades nutritivas e segurana. A carncia de alimento, com efeito, caminha lado a lado de problemas alimentares no menos insidiosos como a m nutrio crnica e a obesidade. At agora a relao entre crescimento econmico e melhor nutrio tem sido frgil, ressalta o relatrio.

Como InTervIr

osis

rEPOrTAgEM

5/5

DA CONCEPO AO NASCIMENTO Alexander Tsiaras mostra a primeira viagem de todos ns


osis
.

VIdA

ViDA
1/5

as imagens extraordinrias deste vdeo, realizadas com tcnicas de ponta, nos permitem acompanhar o desenvolvimento de um embrio humano. foram desenvolvidas por alexander tsiaras, mdico da universidade de Yale (eua) e da nasa

N
osis
.

vdeo: Ted Ideas WorTh spreadIng. Ted uma organIzao sem fIns luCraTIvos Cujo oBjeTIvo a dIfuso de IdeIas e ConheCImenTos de ponTa, aTravs de ConfernCIas InTernaCIonaIs.

DA CONCEPO AO NASCIMENTO
goo.gl/RIqzw

esta conferncia promovida pelo TED-Ideas Worth Spreading, Alexander Tsiaras utiliza diversas tcnicas inovadoras para criar imagens 3D realmente espetaculares daquilo que acontece no interior do ventre materno durante todas as fases de uma gravidez. A parte final do vdeo dedicada a vrias curiosidades a respeito das fases de desenvolvimento da vida.

Embora eu seja mdico e matemtico, contemplo tudo isso maravilhado: Como esses conjuntos de instrues no cometem erros enquanto constroem aquilo que somos? Alexander Tsiaras
2/5

VIdA

DA CONCEPO AO NASCIMENTO

traduo intEgral da confErncia dE alExandEr tsiaras da concEpo ao nascimEnto:

traduo para o portugus: isabel Villan. reviso: luiz Eduardo cerquinho cajueiro

ofereceram-me uma vaga como professor associado de medicina e chefe de visualizao cientfica, na universidade Yale, no departamento de medicina. meu trabalho, solicitado pela nasa, era escrever muitos dos algoritmos e cdigos necessrios a tornar possvel a realizao de cirurgias virtuais nos astronautas que partem em voos espaciais longos para a nasa fazer cirurgia virtual na preparao de astronautas que vo para voos espaciais longos para que eles pudessem ser mantidos em cpsulas robticas. uma das coisas fascinantes em que estvamos realmente trabalhando que estvamos vendo, usando novos tipos de tecnologias de escaneamento, coisas que nunca tinham sido vistas antes - quero dizer, no apenas na conduo da doena, mas tambm coisas que nos permitiram ver coisas alm do corpo que simplesmente fariam voc se maravilhar. lembro-me de uma das primeiras vezes que observvamos o colgeno. E todo o seu corpo, tudo - seu cabelo, pele, ossos, unhas - tudo feito de colgeno. E ele um tipo de estrutura semelhante a uma corda que gira e rodopia assim. E o nico

local em que o colgeno muda sua estrutura na crnea, em seu olho. Em seu olho, ele adquire uma formao em rede e, dessa maneira, torna-se transparente, em oposio a opaco. Era uma estrutura to perfeitamente organizada, que foi difcil no atribuir divindade a ela. porque prosseguimos observando isso muitas e muitas e muitas vezes em diferentes partes do corpo. uma das oportunidades que tive foi quando uma pessoa estava trabalhando em algo muito interessante, uma mquina de imagens de resina micromagntica, com o niH (instituto nacional de sade). E o que amos fazer era examinar um novo projeto do desenvolvimento do feto, da concepo ao nascimento, usando esses tipos de novas tecnologias. Ento, eu escrevi os algoritmos em cdigo, e ele construiu o equipamento - paul lauterbur - e depois ele seguiu em frente para ganhar o prmio nobel por inventar a ressonncia magntica. Eu fiquei com os dados. E vou apresentar-lhes uma amostra do trabalho, da concepo ao nascimento. (msica) texto do vdeo: da concepo ao nascimento
3/5

DA CONCEPO AO NASCIMENTO

ovcito Esperma vulo inseminado 24 horas: primeira diviso do beb. o vulo fertilizado se divide poucas horas depois da fuso... E se divide novamente a cada perodo de 12 a 15 horas. Embrio primitivo. o saco embrionrio ainda alimenta o beb. 25 dias: as cavidades do corao esto se desenvolvendo. 32 dias: Braos e mos esto se desenvolvendo. 36 dias: o incio das vrtebras primitivas. Estas semanas so o perodo de desenvolvimento mais rpido do feto. se o feto continuasse a crescer a essa velocidade por todos os nove meses, ele teria uma tonelada e meia no nascimento. 45 dias: o corao do embrio est batendo duas vezes mais rpido que o da me. 51 dias 52 dias: desenvolvimento da retina, nariz e dedos. o movimento contnuo do feto no tero necessrio para o crescimento dos msculos e do esqueleto. 12 semanas: genitais no definidos - ainda por determinar se menino ou menina. 8 meses: parto: o estgio da expulso o momento do nascimento. (aplausos) alexander tsiaras: obrigado. como podem ver, na verdade quando voc comea a trabalhar com esses dados, muito espetacular. E enquanto continuvamos a escanear mais e mais, trabalhando neste projeto, olhando para essas duas simples clulas que tm esse tipo de mecanismo inacreditvel que se tornar a magia que voc. E medida que continuamos trabalhando nesses dados, olhando para pequenos conjuntos do corpo, essas pequenas partes de tecido que eram um trofoblasto vin-

do de um blastocisto, de repente aninhando-se na parede do tero, dizendo: Estou aqui para ficar. de repente tendo conversas e comunicao com os estrgenos, as progesteronas, dizendo: Estou aqui para ficar, plante-me, construindo esse feto incrvel que se torna, dentro de 44 dias, algo que voc pode reconhecer e, ento, em nove semanas, realmente quase um pequeno ser humano. a maravilha desta informao: como de fato temos esse mecanismo biolgico dentro de nosso corpo para realmente ver essa informao? Vou mostrar-lhes algo muito singular. aqui est um corao humano, aos 25 dias. so basicamente dois fios. E como um magnfico origami, as clulas esto se desenvolvendo razo de um milho de clulas por segundo, em quatro semanas, medida em que ele se dobra. dentro de cinco semanas, voc comea a ver o trio e os ventrculos primitivos. seis semanas, essas dobras agora comeam, com a papila no interior do corao, a ser capazes de impulsionar cada uma daquelas vlvulas no seu corao at que voc tenha um corao formado e, em seguida, basicamente o desenvolvimento de todo o corpo humano. a magia dos mecanismos dentro de cada estrutura gentica dizendo exatamente onde aquela clula nervosa deve ir - a complexidade desses modelos matemticos, de como essas coisas so de fato feitas, esto alm da compreenso humana. ainda que eu seja um matemtico, olho para isso maravilhado: como esses conjuntos de instrues
4/5

DA CONCEPO AO NASCIMENTO

no cometem erros enquanto constroem o que somos? um mistrio, mgico, divino. depois voc comea a dar uma olhada na vida adulta. d uma olhada neste pequeno tufo de capilares. apenas uma pequenina subestrutura, microscpica. mas, basicamente no momento em que voc tem nove meses e voc nasce, voc tem quase 60 mil milhas de vasos sanguneos dentro do seu corpo. Quero dizer, apenas uma milha visvel. 59.999 milhas que esto basicamente trazendo nutrientes e retirando o lixo. a complexidade de construir isso dentro de um nico sistema , novamente, alm de qualquer compreenso ou qualquer matemtica que existe hoje. E esse conjunto de instrues, do crebro a todas as outras partes do corpo - olhe para a complexidade das dobras. onde essa inteligncia de saber que uma dobra pode realmente conter mais informao, como quando voc de fato observa o crebro do beb crescer - e esta uma das coisas que estamos fazendo exatamente agora. Estamos, na verdade, fazendo o lanamento de dois no-

vos estudos para escanear os crebros de bebs a partir do momento em que eles nascem. a cada seis meses at que eles tenham seis anos -estaremos fazendo o estudo com aproximadamente 250 crianas - observando exatamente como as proeminncias e os sulcos dos crebros se dobram para ver como este desenvolvimento magnfico realmente se torna memria e toda a maravilha que somos. E no apenas nossa prpria existncia, mas como o corpo da mulher compreende que tem uma estrutura gentica que no s constri a si prpria mas tambm, a seguir, tem a compreenso que lhe permite tornar-se um sistema imunolgico, cardiovascular que basicamente um sistema mvel que pode de fato nutrir, tratar essa criana com um tipo de maravilha que est alm, novamente, de nossa compreenso - a mgica que a existncia, que somos ns? obrigado (aplausos)

5/5

NIMA O feminino no homem


osis
.

PSIQUE

PsiQUE
1/8

Henry Ridder Haggard, o autor de Ela

nima significa alma em latim. o termo que o psiclogo carl gustav Jung escolheu para designar a componente feminina que existe na psique masculina. ayesha, personagem central do livro ela, de rider haggard, editora axis mundi, era considerada por Jung uma das melhores metforas literrias da nima.
por: luIs pellegrInI

D
osis
.

eixe a nima ir frente. Basta seguir atrs, pelo caminho que ela traa, costuma dizer Roberto Gambini, psiclogo junguiano e cientista social que vive e trabalha em So Paulo. Seu conselho ecoa na minha cabea quando comeo a escrever este artigo para tratar de dois temas: a questo da nima - a componente feminina que existe na psique masculina, segundo a definio do psiclogo Carl Jung -, e o lanamento, em portugus, de um

livro importante, o romance de aventuras Ela, de Henry Rider Haggard, pela editora Axis Mundi. Por uma dessas coincidncias felizes, Roberto Gambini, que vive e trabalha em So Paulo, tambm o autor do prefcio para esta edio brasileira de Ela. Que tem uma coisa a ver com outra? Est explicado no texto desse prefcio de Gambini que transcrevemos mais abaixo. Mas posso adiantar dizendo que Ela era um dos livros de cabeceira de Carl Gustav Jung. Ele via no fascinante personagem central do romance - uma belssima mulher de nome Ayesha, rainha branca de um povo negro no corao da frica -, uma excelente descrio metafrica da nima. O Ela do ttulo (She, no original ingls), refere-se exatamente a esse personagem.
2/8

PSIQUE

Depois de encontrar Ayesha e, cada um a seu modo, apaixonarem-se por ela, eles nunca mais sero os mesmos
Para Jung, toda a aventura de Ela espelha, simbolicamente, o encontro necessrio que todo homem deve ter com a sua prpria nima, a sua alma, para poder realmente trilhar com xito o caminho da individuao - o encontro consigo mesmo, com o seu Self, segundo Jung. Toda discusso sria sobre a questo da nima, bem como toda contribuio vlida para o seu estudo - como o caso do lanamento de Ela -, coisa muito bem vinda nos dias de hoje. Vivemos agora, mais do que nunca, a necessidade urgente de redefinies importantes, como aquelas que dizem respeito ao sentido real do masculino e do feminino e as das identidades de homem e de mulher no mundo contemporneo. O que ser homem e o que ser mulher hoje e daqui para a frente? Quais so as novas imagens de homem e de mulher que correspondem ao atual momento histrico? Quais so os seus reais papis no contexto constantemente mutvel da nossa sociedade multicultural? So perguntas que esperam respostas mais claras.
3/8

Ursula Andress interpretou Ayesha numa verso cinematogrfica do romance Ela

A histria se passa na frica, transmitindo todo o fascnio que Rider Haggard encontrava em sua paisagem, animais selvagens, sociedade tribal e passado misterioso. O romance se desenvolve em ambientes exticos, com tesouros (materiais e imateriais), aventureiros, seres imortais, magia negra e cidades perdidas, mesclando aventura com o fantstico. Narra a saga de um pequeno grupo de trs ingleses que se embrenham na frica Oriental, at chegarem ao reino perdido governado por Ayesha. O encontro com essa estranha e poderosa mulher, quase uma deusa, dotada de capacidades incomuns e de semi-imortalidade, exerce fortssimo efeito transformador nesses homens. Depois de encontrar Ayesha e, cada um a seu modo, apaixonarem-se por ela, eles nunca mais sero os mesmos.
osis
.

PSIQUE

Ningum consegue encontrar a si mesmo, nem descobrir qual a sua funo no mundo, enquanto no definir pelo menos em grau razovel os traos reais da sua identidade. Todo esse processo de autodescoberta passa, necessariamente, pela conscientizao e pelo aprendizado das nossas dualidades internas: a da nima, a componente feminina que existe na psique do homem; e a do nimus, a componente masculina que existe na psique da mulher. Por que, como dizia Carl Jung, o homem masculino por fora e feminino por dentro; a mulher feminina por fora e masculina por dentro. Por outro lado, se uma das misses psicolgicas e espirituais fundamentais do homem e da mulher contemporneos justamente aquela de estabelecer o contato e o dilogo entre o ego (conscincia inferior ou mental) e o Self (conscincia superior ou espiritual), uma correta avaliao da natureza e da ao da nima e do nimus fundamental. Pela

simples razo de que so justamente eles, nima e nimus, respectivamente para o homem e para a mulher, as entidades da psique humana que exercem uma funo mediadora entre o ego e o Self. Por causa desse seu papel crucial no processo de florescimento da auto-conscincia, que Jung chamava de individuao, a nima, em geral representada por personagens femininos extraordinrios, tem sido desde sempre uma preocupao constante dos artistas, escritores e poetas. Eles, provavelmente, como o Rider Haggard de Ela, muitas vezes no criam tais personagens de modo objetivo e consciente. Ao contrrio, so essas personagens que, existindo dentro dos autores e artistas, clamam e gritam para sair luz e ganhar o mundo, obrigando-os a, inconscientemente, express-las atravs da sua arte ou da sua escrita. Por outro lado, todas as tradies de fundo espi
4/8

nima e nimus, respectivamente para o homem e para a mulher, so as entidades da psique humana que exercem uma funo mediadora entre o ego e o Self
osis
.

PSIQUE

ritual reconhecem a importncia da nima e do nimus no contexto das vrias situaes iniciticas. Na tradio das artes mgicas, por exemplo, o homem pode vender sua alma (nima) ao diabo para obter em troca aquilo que desejar nesta terra. Sob mltiplas formas, formalmente diversas mas essencialmente iguais nas vrias culturas, o pacto de Fausto com Mefistfeles. Mas uma lenda alem acrescenta que o homem que tiver vendido sua alma j no possui sombra. No significar isso uma forma de dizer, simbolicamente, que o homem que assim procede perde toda existncia prpria? A sombra seria, nesse caso, o smbolo material da alma assim abandonada, que pertence doravante ao mundo das trevas e que j no pode se manifestar sob a luz do sol. Ausncia de sombra: sinal de que j no h nem luz nem consistncia real naquele homem que foi capaz de vender a prpria alma. Mas este no certamente o caso dos heris masculinos de Ela. Ao encontrar sua alma projetada na figura mtica de Ayesha, eles no a vendem, e sim a integram. E descobrem com Ayesha que a alma do homem pode sim ser um anjo de bondade e sabedoria. Mas pode tambm ser um demnio impiedoso e irracional.

www.axismundieditora.com.br

MAIS INfORMAO:

osis

PSIQUE

5/8

ela, um retrato da anima


prefcio de roberto gambini, analista pelo instituto c. g. Jung de Zurique, para a edio brasileira de ela, de rider haggard. depois de anos de experincia como funcionrio da coroa britnica na frica do sul, o JoVem henrY rider haggard, aos 31 anos - poca em que deVe ter-se firmado seu contato com a fonte interior de criatiVidade - escreVeu ela. corria o ano de 1887 e carl gustaV Jung tinha apenas doZe anos, mal comeaVa a ler. alguma relao entre os dois fatos? sim, e muito interessante. este liVro que Voc est prestes a ler feZ uma bela e duradoura impresso na mente intuitiVa de Jung (que J o cita no incio do sculo), que nele encontrou uma excelente descrio para o fugidio embora potentssimo fenmeno psquico a que deu mais tarde o nome de nima. temos aqui portanto no apenas uma boa histria, dessas que transcritas hoJe para a linguagem cinematogrfica encantam multides, mas um documento histrico muito saboroso para se pesquisar as fontes de idias e imagens - e foram tantas - nas quais Jung encontraVa paralelos para contextualiZar e amplificar seus inmeros insights. s isso J basta (mas h tambm o praZer da leitura/aVentura) para Justificar esta noVa edio de ela, na inspirada e competentssima Verso de merle scoss. haggard escreVeu muitas outras histrias, mais de 50 ao todo - as minas do rei salomo (1885), allan quatermain (1887) e sWalloW (1889) J so conhecidas do grande pblico graas ao cinema - mas nenhuma ter Jamais a importncia e o charme de ela deVido Justamente impresso que causou em Jung. Valeria a pena reproduZir aqui as prprias palaVras do pensador suo a respeito deste liVro para podermos aValiar com alguma preciso o que acabo de diZer. no Volume 9.i das obras completas, num ensaio intitulado a respeito dos arqutipos e do conceito de anima (1954). Jung diZ o seguinte: a nima (...) no escapou ateno dos poetas. h excelentes descries dela, que ao mesmo tempo nos falam do contedo simblico em que o arqutipo usualmente se inscreVe. em primeiro lugar cito as noVelas de rider haggard ela, o retorno de ela e a filha da sabedoria. alguns anos depois desse ensaio e certamente mais de meio sculo aps a leitura da noVela (em 1959, J no fim de sua Vida), Jung escreVe num prefcio a um liVro de uma sua discpula: rider haggard sem dVida o expoente clssico do tema da nima, muito embora este J fosse familiar aos humanistas do renascimento (especialmente francesco colonna). Jung apreciaVa o fato de no haVer na histria de haggard nenhuma pretenso psicologiZante, que acaba sempre por contaminar o relato com as idiossincrasias do autor. a temos portanto um critrio ValoratiVo para se detectar a importncia de uma obra enquanto registro da fenomenologia do inconsciente coletiVo: o registro sem mediaes desnecessrias da fantasia que irrompe na mente do autor conta mais do que a forma e o estilo utiliZados para capt-la. a temos uma clara postura Junguiana frente s obras literrias. num ensaio de 1950 sobre psicologia e literatura, que consta do Volume 15 das obras completas, Jung considera que

6/8

o romance psicolgico menos interessante para o psiclogo do que aquele que no tem nenhuma pretenso dessa ordem - e os exemplos que cita so ela, as histrias de detetiVe de conan doYle e mobY dick, de melVille. em suas palaVras: uma narratiVa excitante desproVida de intenes psicolgicas o que acima de tudo interessa ao psiclogo. uma histria desse tipo construda sobre um pano de fundo composto por pressupostos psicolgicos no VerbaliZados, e quanto mais o autor for inconsciente deles, mais esse fundo se reVela em toda a sua pureZa ao olhar discriminador. essa mesma posio retomada e reforada no J citado prefcio de 1959, quando Jung lembra que a grandeZa e importncia de um tema como o da nima no dependem da forma como apresentado. e recomenda: aquele que deseJar ter um insight sobre sua prpria nima encontrar um bom material de reflexo em ela, Justamente por causa da simplicidade e ingenuidade da apresentao, totalmente desproVida de qualquer inteno psicolgica (Volume 16). a nima o componente feminino instalado no interior da psique masculina e a ela corresponde uma imagem que a expressa. segundo Jung, essa imagem de mulher que os homens carregam na mente supra-indiVidual, ou seJa, possui caractersticas comuns em homens distintos, mesmo de pocas ou culturas diVersas. h um tipo definido de mulher que sempre reaparece e Jung tomou a si a tarefa de descreVer alguns de seus traos bsicos, serVindo-se para tanto de suas prprias ViVncias da nima, daquelas de seus pacientes e dos registros da literatura, da pintura, da mitologia e do folclore. num ensaio de 1927, includo no dcimo Volume das obras (a mente e a terra), Jung noVamente ValoriZa nossa histria: esses tipos

costumam ser descritos com muita preciso, com todas as suas qualidades humanas e demonacas, em romances fantsticos como ela e a filha da sabedoria, de rider haggard. Jung sabia muito bem que esse tipo que expressa a nima um complexo de opostos. h uma passagem importante num texto de 1951 (Volume 9.1. aspectos psicolgicos da kor), onde se percebe claramente a marca deixada pela amoral, misteriosa e atemporal aYesha :...a nima bipolar e portanto pode aparecer como positiVa num momento e negatiVa no outro; ora JoVem, ora Velha; ora me, ora donZela; ora uma fada boa, ora uma bruxa; ora santa, ora prostituta. alm dessa ambiValncia, a nima tambm tem conexes ocultas com mistrios, com o mundo da escurido em geral, e por essa raZo costuma ter uma aura religiosa. sempre que emerge com algum grau de clareZa, ela se relaciona de modo peculiar ao tempo: Via de regra ela mais ou menos imortal, por estar fora do tempo. os escritores que tentaram eVocar essa figura nunca deixaram de acentuar a peculiaridade da nima nesse aspecto. refiro-me descrio clssica em ela, de rider haggard. nessas obras todas, a nima est fora do tempo assim como o conhecemos e por conseguinte extremamente Velha ou um ser que pertence a uma outra ordem de coisas. costuma-se falar poeticamente da nima como fonte de sensibilidade e fruio de beleZa, mas Jung nunca deixou de apontar para seu lado perigoso, at mesmo letal, imoral, desagradVel e inadequado, quando a fora desse arqutipo se sobrepe e inVade o ego masculino. nessa condio, um homem se comporta emocionalmente como uma caricatura de mulher, ou se dissolVe sob o peso de sua prpria fraqueZa. essa questo mereceu bastante ateno por parte de Jung no decorrer de sua Vida e de seu trabalho teraputico. num

7/8

texto de 1934, os arqutipos do inconsciente coletiVo (Volume 9.1), ele chama a nima de serpente no paraso do homem inofensiVo e bem-intencionado. como o que ela quer a Vida, ela quer tanto o bem quanto o mal. e para descreVer essa assombrosa entidade e suas peculiaridades noVamente Jung recorre a nosso autor, quando diZ: a nima acredita no belo e bom, conceito primitiVo anterior descoberta do conflito entre esttica e moral. a nima conserVadora e se apega a mtodos de uma antiga humanidade. ela gosta de aparecer num clima histrico, com predileo pela grcia e egito. a esse respeito, mencionaramos as clssicas histrias da nima escritas por rider haggard e pierre benoit. Jung citaVa muito em latim e em seus dirios costumaVa usar a caligrafia gtica, bem ao gosto de sua nima... para encerrar essas citaes, examinemos o captulo sobre nima e nimus num dos textos mais didticos de Jung, as relaes entre o ego e o inconsciente (stimo Volume das obras completas), onde talVeZ pela primeira VeZ - J que a Verso inicial desse ensaio de 1916 - ValoriZada a descrio que rider haggard faZ da inVisibilidade, da imortalidade e do carter histrico da nima. nesse estudo, Jung considera que a femininidade da alma masculina se constitui a partir de trs fontes: 1) a mulher, 2) a Vida emocional do homem e 3) a imagem de mulher que reside em seu inconsciente. a mulher influencia a psicologia do homem Justamente por ser diferente, informando-o de coisas que ele no percebe: ela pode ser sua inspirao; sua capacidade intuitiVa, frequentemente superior do homem, pode serVir-lhe e seu sentimento, sempre Voltado para o que pessoal, pode mostrar-lhe caminhos que seu sentimento menos personaliZado no teria Jamais descoberto. quanto segunda fonte, Jung considera que

a femininidade da Vida emocional de um homem em geral reprimida e se acumula no inconsciente. esses traos no ViVidos se sobrepem ento imagem de mulher, influenciando assim a maneira pela qual um homem apreende a realidade da mulher exterior. essa inconscincia da prpria nima faZ com que um homem, ao se casar, escolha uma mulher que corresponda sua prpria femininidade inconsciente, que possa receber a proJeo de sua alma, da qual seria um espelho - o que tambm pode leVar um homem a se casar com suas piores fraqueZas. nesse contexto, a noVela de haggard auxiliaVa Jung a expressar a imperiosidade exercida pelo feminino inconsciente na psicologia masculina, quando diZ: qualquer homem com um mnimo de insight psicolgico saber o que rider haggard quis diZer com ela -que-deVe-ser-obedecida, e reconhecer o ponto tocado por benoit em sua descrio de antinia (em latlantide). alm disso, ele sabe de imediato qual tipo de mulher encarna esse misterioso fator, do qual tem uma premonio to VVida - e aqui entramos no terreno da proJeo da nima e da psicologia das mulheres que se confundem com ela. essas consideraes, todas extradas de Vrias passagens da obra de Jung, deVem serVir para que o leitor se d conta da importncia histrica deste liVro e seJa estimulado a faZer suas prprias reflexes a respeito dessa impressionante figura, aquela que diZ: no pela fora que goVerno. pelo terror. a imaginao sustenta meu imprio. e que imprio, e que imaginao! enquanto no confronta sua nima e no a percebe em sua luZ e sua sombra como um imperatiVo inVisVel que o leVa para onde quer e onde no quer ir, um homem no totalmente dono de si e no pode Jamais diZer que controla seu destino.

8/8

Das könnte Ihnen auch gefallen