Sie sind auf Seite 1von 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI COMPLEMENTAR N 12.065, DE 29 DE MARO DE 2004.

(atualizada at a Lei Complementar n 12.860, de 18 de dezembro de 2007) Dispe sobre as contribuies mensais para o Regime Prprio de Previdncia Social do Estado do Rio Grande do Sul, e d outras providncias. Art. 1 - A contribuio mensal dos servidores civis e dos militares ao RPPS/RS de 11% (onze por cento) sobre: (Declarada a inconstitucionalidade do trecho tachado na ADI n 70010738607, TJRS, DJE 13/12/05) I - o Salrio de Contribuio, para os servidores ativos; II - o Salrio de Contribuio no que exceder 50% (cinqenta por cento) do limite mximo estabelecido para os benefcios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS de que trata o artigo 201 da Constituio Federal, para os que j adquiriram direito aos proventos e penses na forma do artigo 3 da Emenda Constitucional n 41/03 a partir da concesso do beneficio, e para os inativos e pensionistas em gozo de benefcio na data da vigncia desta Lei Complementar; III - o Salrio de Contribuio no que exceder o limite mximo estabelecido para os benefcios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, para os servidores que se inativarem e para os pensionistas que cumprirem os requisitos para concesso do benefcio aps a vigncia da Emenda Constitucional n 41. Art. 2 - A contribuio mensal do Estado ao RPPS/RS ser correspondente ao dobro da contribuio de seus servidores ativos, inativos e pensionistas, a cargo das dotaes prprias de cada Poder ou rgo.

Art. 3 - Eventual diferena entre o valor necessrio ao pagamento das aposentadorias e penses e o valor das contribuies previdencirias correspondentes ao ms anterior, em decorrncia de recolhimentos insuficientes para o pagamento dos benefcios, ser objeto de transferncia de recursos do Estado, a cargo das dotaes oramentrias prprias do respectivo Poder ou rgo. 1 - Excepcionalmente no ms de dezembro de 2007, fica o Poder Executivo autorizado a custear a eventual diferena do valor necessrio ao pagamento das aposentadorias e penses conforme estabelecido no caput deste artigo, inclusive para a gratificao natalina prevista nos termos do art. 104 da Lei Complementar n 10.098, de 3 de fevereiro de 1994, que dispe sobre o estatuto e regime jurdico nico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do Fundo de Equilbrio Previdencirio FE-Prev institudo pela Lei n 12.763, de 16 de agosto de 2007. (Includo pela Lei Complementar n 12.860/07) 2 - Os valores retirados do Fundo de Equilbrio Previdencirio FE-Prev , nos termos do pargrafo anterior, sero restitudos em 6 (seis) parcelas mensais e sucessivas a partir de maio de 2008, acrescidos, na respectiva proporo, dos rendimentos auferidos pelo Fundo em http://www.al.rs.gov.br/legiscomprazo de suas aplicaes financeiras no mesmo perodo, podendo, no entanto, ser antecipados. (Includo pela Lei Complementar n 12.860/07) 3 - Na hiptese de o Fundo de Equilbrio Previdencirio FE-Prev no ser ressarcido nos termos do pargrafo anterior, ficam suspensos os repasses mensais previstos no art. 8, da Lei n 12.763/2007, at que seja regularizado o pagamento das parcelas em atraso, acrescidas dos rendimentos legalmente previstos. (Includo pela Lei Complementar n 12.860/07) Art. 4 - Esta Lei Complementar entra em vigor noventa dias a partir da data de sua

publicao, mantidas, neste prazo, as atuais alquotas de contribuio. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 29 de maro de 2004. Legislao compilada pelo Gabinete de Consultoria Legislativa.

Das könnte Ihnen auch gefallen