Sie sind auf Seite 1von 16

Cap. 8: Ajoelhado e Semi-ajoelhado 8.

1 Transferncia de peso lateral da posio ajoelhada para semi-ajoelhada: Controle proximal Ficar de Joelhos A posio ajoelhada , principalmente, uma posio transitria e a maioria das crianas e adultos no passam muito tempo nessa posio. Entretanto, as variaes de transferncia de peso podem ser praticadas da preparao da posio ajoelhada para a posio semiajoelhada e em p. Os objetivos desta facilitao so aumentar a atividade concntrica dos adutores e extensores do quadril e a atividade excntrica dos abdutores do quadril; aumentar as reaes de equilbrio no tronco e no membro inferior sem descarga de peso; preparar para a transio da posio ajoelhada para em p. Posio do cliente: o cliente de joelhos com as mos em uma superfcie estvel. Posio do terapeuta: de joelhos ou semi-joelhos atrs do cliente, colocando suas mos lateral e posteriormente na articulao do quadril do cliente (8.1.1). As mos do terapeuta e o movimento: coloque as duas mos lateral e posteriormente sobre a articulao do quadril do cliente, onde o movimento ocorre. Estabilize a lateral da articulao do quadril com seus dedos e pressione seus polegares nos extensores do quadril do cliente (8.1.1). Seus dedos no devem ser colocados nos flexores do quadril. Sua mo guia deve estar sustentando o peso do quadril (8.1.2; quadril direito). Use os dedos de sua mo guia para controlar a intensidade da transferncia de peso e use seus polegares para facilitar os extensores do quadril. D uma leve presso para baixo com sua mo. Use sua outra mo assistente para guiar lateralmente a pelve do cliente para que o centro de massa seja deslocado para um joelho e o outro membro inferior esteja sem descarga de peso (8.1.2). A pelve permanece paralela com a superfcie e no levantada, abaixada ou rodada. O movimento no plano frontal. A mo guia controla toda a transferncia de peso, mas no impede a transferncia. Voc no deve relaxar a mo que est conduzindo (guia), ou o cliente ir cair. Se o cliente assumiu uma flexo do quadril excessiva durante a transferncia de peso, pressione seus polegares mais firmemente nos extensores do quadril. Mantenha seus dedos na lateral da articulao do quadril. Se os membros inferiores do cliente esto muito abduzidos, uma transferncia de peso maior necessria, assim os membros inferiores esto aduzidos. O objetivo por o centro de massa sobre uma nova base de suporte (um joelho) e no levar o centro de massa acima da base de suporte.

Uma vez que o peso transferido lateralmente, o cliente responde endireitando lateralmente a cabea, tronco e pelve (8.1.2). Isso facilita uma reao de equilbrio na extremidade mais baixa, onde no h descarga de peso: abduo do quadril, flexo e rotao externa. O movimento do membro inferior para frente sem a descarga de peso iniciado. Durante a resposta (reao) do cliente; continue a promover presso para baixo no quadril que sustenta o peso com sua mo guia. Em muitos casos, o membro inferior do cliente sem a descarga de peso automaticamente vem frente para a posio semi-ajoelhada com o membro inferior alinhado com o tronco e a pelve, no abduzido (8.1.3). Se o membro inferior sem descarga de peso no vem para frente alinhado com a pelve, lentamente deslize sua outra mo (assistente) para o quadril sem descarga de peso para baixo do lado lateral do membro inferior sem descarga de peso, para o joelho do cliente; e cuidadosamente traga o membro inferior do cliente a frente para a posio de semiajoelhado. muito importante que sua mo guia continue a promover presso para baixo no quadril que sustenta o peso, quando o membro inferior sem descarga de peso se move. Se a presso no quadril que sustenta o peso no realizada o cliente se tornar instvel e no conseguir trazer o membro inferior sem a descarga de peso frente. Uma vez que o membro inferior do cliente est frente na posio de semi-joelho, retorne sua outra mo (assistente) para a pelve do cliente (8.1.3) Precaues Transfira a pelve lateralmente e no rode a pelve. No transfira a pelve demais. Se a pelve se mover muito lateralmente e o fmur assumir uma posio vara embaixo da pelve, os msculos abdutores do quadril estaro alongados demais. No transfira para baixo a pelve. Se a pelve no for transferida lateralmente o suficiente, o tronco compensar inclinando lateralmente. Em conseqncia, o fmur assume uma posio valga embaixo da pelve; e os abdutores do quadril contrairo concentricamente ao invs de excentricamente. Em nenhum momento durante a facilitao reduza a presso para baixo e para dentro providos pela mo guia. Isto ir causara a queda do cliente. No empurre a pelve para frente, para trs ou lateralmente com nenhuma das mos. O movimento direto e horizontal. O membro inferior fletido no deve para em abduo, mas deve continuar para frente com aduo para alinhar a pelve e o tronco. Componentes dos objetivos controle do plano frontal dos quadris. transferncia de peso lateral da pelve, controlada por atividade concntrica dos adutores e extensores do quadril e atividade excntrica do abdutores do quadril. Estabilizao do tronco e da pelve sobre o fmur.

Reaes de equilbrio no tronco e no membro inferior sem descarga de peso: abduo do quadril, flexo e rotao externa. Colocao do p na superfcie frente pronta para receber o peso para levantar.

Objetivos funcionais reaes de equilbrio na posio ajoelhada transio da posio ajoelhada para semi-ajoelhada 8.2 Transferncia de peso lateral da posio ajoelhada: controle distal Os objetivos dessa facilitao so aumentar a atividade concntrica dos adutores e extensores do quadril e a atividade excntrica dos abdutores; aumentar as reaes de equilbrio no tronco e no membro inferior sem a descarga de peso; e preparar a transio da posio ajoelhada para em p. O controle distal usado para clientes que tenham algum controle de quadril e tronco. Se o cliente no consegue controlar as transferncias de peso, use o controle proximal. Posio do cliente: o cliente de joelhos com as mos em uma plataforma estvel. Os quadris do cliente esto estendidos, o tronco alinhado com o quadril e o ps em flexo plantar, alinhados com a tbia. Posio do terapeuta: de joelhos atrs do cliente, com suas mos nos ps do cliente. Mos do terapeuta: coloque suas mos nos ps do cliente. Pressione a lateral dos ps com a palma de suas mos e faa flexo plantar. Movimento: Os ps em flexo plantar cuidando para manter os ps no cho e no suspensos. Pressione o calcanhar com seus polegares para aumentar a atividade extensora no quadril e tornozelo do cliente (8.2.1). Enquanto voc mantm os ps em flexo plantar transfira o peso lateralmente ( direita, 8.8.2) pressionando na lateral do calcneo do membro inferior que sustenta o peso (dir) e o lado medial do calcanhar sem a descarga de peso (esq). A presso assimtrica nos calcanhares induz a transferncia de peso. O p do lado que sustenta o peso inverte e plantiflexiona, assim como o quadril aduz. O outro p everte e dorsiflexiona, assim como o quadril abduz (8.2.2). O cliente pode trazer o membro inferior sem a descarga de peso a frente para a posio de semi-ajoelhado. Precaues No deixe sairem os ps da superfcie. No tora o tornozelo. A presso no calcneo causa o movimento na tbia e o consequente movimento do fmur. Se o cliente tem dificuldade em controlar as transferncias de peso no quadril, esta no uma tcnica apropriada. Use o controle proximal da pelve em vez deste.

Componentes dos objetivos Transferncia de peso lateral no quadril e pelve Controle dinmico dos adutores, abdutores e extensores do quadril Reaes de equilbrio nas extremidades inferiores, tronco e quadris. Objetivo funcional: controle de transferncia de peso para a transio da posio ajoelhada para semi-ajoelhada e em p. 8.3 Posio Ajoelhada para Side sit (sentado de lado) Os objetivos desta tcnica de facilitao so ativar os abdominais, aumentar o controle excntrico dos abdutores e extensores do quadril e quadrceps, e preparar para a transio da posio ajoelhada para sentada e sentada para ajoelhada. Terapeuta atrs do cliente Posio do cliente: de joelhos com as mos apoiadas numa superfcie firme (8.3.1). Posio do terapeuta: de joelhos ou semi-joelhos atrs do cliente, com suas mos lateral e posteriormente ao quadril e pelve do cliente (8.3.1), em uma posio para mover o cliente. Mos do terapeuta e movimento: coloque ambas as mos lateral e posteriormente nos quadris e pelve do cliente (8.3.1). Assim que voc estabilizar a articulao do quadril, guie a pelve diagonalmente para trs(8.3.2) e para baixo, para side sit (sentar de lado)(8.3.3) Sua mo guia suporta o peso do quadril enquanto o polegar desta mo pressiona o glteo mximo para auxiliar o controle excntrico deste msculo durante o movimento para baixo (8.3.4). Mantenha sua mo guia no quadril do cliente durante toda a transio. A transferncia de peso facilita uma reao de equilbrio dos msculos anteriores do tronco, abdominais, e sem descarga de peso, na extremidade mais baixa(8.3.2). A transferncia de peso tambm facilita a contrao excntrica do abdutores e extensores do quadril e do quadrceps no lado que sustenta o peso. Esses msculos so necessrios para o cliente se mover para baixo lentamente, ao sentar de lado (8.3.3, 8.3.4) Depois de conseguir a posio sentada de lado, use suas mos para guiar a pelve diagonalmente para frente e para cima, para a posio original. O cliente auxilia com a mudana para ajoelhado, alcanando ambas as mos frente. Prossiga facilitando o cliente para o outro lado. Terapeuta na frente do cliente Posio do cliente: de joelhos com as mos apoiadas nos ombros do terapeuta (8.3.5). A flexo de ombro, com os braos para frente causa uma sutil transferncia posterior de peso

no centro de massa, que conseqentemente ativa os msculos anteriores do tronco, abdominais, que ajudam a controlar a pelve do cliente. Posio do terapeuta: Se o cliente for grande e necessita de mximo suporte ou controle durante a transferncia, fique semi-ajoelhado na frente do cliente, numa posio para mover-se com ele. As mos do cliente estaro nos seus ombros (8.3.5). Mos do terapeuta e movimento: coloque suas mos lateral e posteriormente articulao do quadril. Ambas as mos permanecem nessa posio durante toda a transferncia. Estabilize a lateral do quadril com suas mos, assim que voc transfere diagonalmente para trs e para baixo a pelve do cliente, para side sit (sentar de lado)(8.3.6, 8.3.7). Pressione seus dedos nos extensores do quadril para ativar glteo mximo durante a transferncia de peso posterior. No coloque seus polegares nos flexores de quadril. A transferncia de peso facilita as reaes de equilbrio nos msculos anteriores do tronco, abdominais e da extremidade inferior do membro sem a descarga de peso.(8.3.6). A transferncia de peso tambm facilita a contrao excntrica dos abdutores e extensores do quadril e quadrceps no lado que sustenta o peso. Esses msculos so necessrios para o cliente ir lentamente para a posio side sit (8.3.6, 8.3.7). Depois de conseguir a posio de side sit, use suas mos para guiar a pelve diagonalmente pra frente e para cima, para a posio original. O cliente auxilia com a mudana para ajoelhado colocando as mos para frente. importante coloc-las para frente para facilitar o paciente a ir para o outro lado. Componentes do objetivos: A flexo do ombro com ativao do extensores do tronco e abdominais Transferncia de peso diagonal na pelve e quadril, ativao excntrica dos abdutores e extensores do quadril Controle excntrico graduado do quadrceps Ativao excntrica dos msculos laterais do tronco: abdominais e grande dorsal Objetivo funcional: esse movimento usado para a mudana de ajoelhado para sentado e sentado para ajoelhado. 8.4 Ajoelhado para sentado de lado em crculo A facilitao ajoelhado para side sit pode ser continuada atravs de um crculo. Os objetivos so aumentar a ativao alternada excntrica e concntrica do tronco, quadril e dos msculos dos membros inferiores; e aumentar a velocidade e controle ao trocar as posies. Terapeuta atrs do cliente: Posio do cliente: o cliente comea numa posio ajoelhado assim como na facilitao 8.3, com os braos para frente. O cliente pode segurar uma bola grande com as mos (8.4.1)

Posio do terapeuta: de joelhos atrs e um pouco do lado do cliente, numa posio que permita o movimento com ele. Mos do terapeuta e movimento: coloque as mos na lateral do quadril, os dedos sobre os abdutores do quadril, os polegares pressionando o glteo mximo do cliente (8.4.1). Seus dedos nunca devem ser colocados nos flexores do quadril. Guie a pelve diagonalmente para trs e para baixo, para side sit (8.4.2). A transferncia de peso facilita as reaes de equilbrio do cliente nos msculos anteriores do tronco, abdominais e extremidades inferiores, facilita a contrao excntrica dos abdutores e extensores do quadril e quadrceps. A bola no foi usada nas fotos para facilitar a visualizao, mas durante a facilitao o cliente tem que segurar a bola durante toda a transferncia. Uma vez que o cliente est em side sit, use ambas as mos para colocar a pelve levemente para trs, para facilitar as reaes de equilbrio no tronco e em flexores de quadril. (8.4.3) Isto tira o peso das pernas do cliente. Instrua o cliente para levar os membros inferiores para a linha mdia, ento, transfira-os para o lado oposto em side sit (8.4.5) Uma vez que o cliente est em side sit oposto (8.4.5), guie a pelve diagonalmente para frente e para cima, para ajoelhado, com ambas as mos. (8.4.6) O cliente estende para frente ambos os braos para auxiliar o incio da transferncia de peso. Voc pode usar seus polegares para auxiliar a extenso de quadril. Facilite novamente o cliente para a posio side sit, no mesmo lado que a posio inicial (8.4.2, 8.4.7), completando o circulo. Repita o mesmo exerccio na direo oposta. Terapeuta na frente do cliente Posio do cliente: comea numa posio ajoelhada, com as mos apoiadas no ombro do terapeuta (8.4.8). Posio do terapeuta: se o cliente precisa de mais suporte ou ajuda durante as mudanas, fique em frente e suporte os braos do cliente em flexo de ombro (8.4.8). Mos do terapeuta e movimento: segure os braos do cliente perto dos ombros, flexione e rode externamente o mero (8.4.8). Os braos do cliente apoiados em seus braos, para manter os cotovelos em extenso. Use suas mos para guiar o ombro e o tronco do cliente diagonalmente(8.4.9) para trs e para baixo, para side sit. (8.4.10). A transferncia de peso diagonal causa uma transferncia de peso lateral sobre um membro inferior. A transferncia de peso para trs causa uma flexo de ambos quadris e joelhos.

Controle a descida do cliente para o cho mantendo os ombros dele flexionados, com os braos para frente (8.4.10). A posio dos braos facilita os extensores de tronco e abdominais. A transferncia de peso tambm facilita a contrao excntrica dos abdutores e extensores do quadril e quadrceps. Esses msculos so necessrios para descer devagar, para side sit. Uma vez que o cliente est em side sit, incline o corpo dele levemente para trs, para facilitar a reao de equilbrio no tronco e em flexores do quadril (8.4.11). Isso tira o peso dos membros inferiores. Instrua ao cliente para trazer seus membros inferiores para a linha mdia (8.4.11) e ento os transfira para o lado oposto (8.4.12). Mova-se para o lado do cliente, para frente e para o outro lado, enquanto mantm os ombros do cliente em flexo e cotovelos em extenso (8.4.10 at 8.4.12). Uma vez que o cliente est do lado oposto de side sit (8.4.12), guie com suas mos os ombros e o tronco diagonalmente para frente e para cima, para ajoelhado (8.4.13). O cliente coloca ambos os braos frente para ajudar a iniciar a transferncia de peso. Facilite o cliente para sentar de lado novamente no mesmo lado, como no primeiro passo, produzindo um crculo. Repita a seqncia na direo oposta. Componentes do objetivos A flexo de ombro com ativao de peitorais, abdominais e extensores de tronco. Transferncia de peso diagonal na pelve e quadris; ativao excntrica dos abdutores e extensores do quadril e quadrceps. Alongamento graduado e ativao excntrica dos msculos do tronco no lado que suporta o peso. Alongamento graduado e controle excntrico do quadrceps. Reaes de equilbrio no quadrceps e abdominais durante a transferncia peso posterior. Movimento independente dos membros inferiores embaixo de um tronco estvel ao mudar para o outro lado. Controle graduado dos abdutores e extensores do quadril quando passando para a posio ajoelhada. Ativao visual e vestibular para controle postural. Objetivo funcional: esse movimento usado para a transio de ajoelhado para sentado e sentado para ajoelhado. 8.5 Ajoelhado para Semi-ajoelhado: Facilitao pelo Lado Os objetivos dessas tcnicas so aumentar o controle excntrico dos abdutores do quadril, controle concntrico dos extensores do quadril, rotao da pelve no membro inferior que sustenta o peso, movimento dissociado de um membro embaixo da pelve e preparar para a transio de ajoelhado para semi-ajoelhado e para em p.

Essa tcnica pode ser usada quando o cliente tem fraqueza ou falta de controle no quadril que sustenta o peso e quando o cliente muito grande para voc controlar o quadril que sustenta o peso nas posies simtricas, para frente ou para trs. Voc pode fornecer mais auxlio para o quadril que sustenta o peso quando est do lado do cliente. Posio do cliente: de joelhos com o lado que sustentar o peso voltado para voc. Os ombros flexionados, com as mos em uma superfcie firme (8.5.1). (nas fotos no foi usada superfcie para melhor visualizao). Posio do terapeuta: semi-ajoelhado do lado do cliente, no lado que sustenta o peso do cliente (Voc sempre estar do lado que sustenta o peso. Isto garante proteo para o cliente em caso de perda do controle durante a transferncia de peso). Mos do terapeuta e movimento: coloque sua mo guia no quadril que sustenta o peso (mo esq. 8.5.1), sobre a articulao do quadril, onde o movimento acontece, no acima da pelve. A maioria dos clientes tem dificuldade de controlar a contrao excntrica dos abdutores do quadril e concntrica dos extensores do quadril. Mantenha sua mo guia na articulao do quadril, enquanto o peso do cliente transferido para este membro inferior. A mo guia estabiliza o quadril e controla o peso, para que no seja transferido muito longe lateral ou posteriormente. A presso com seus dedos no glteo mximo do cliente facilita a extenso do quadril. A mo guia controla toda a transferncia de peso, mas no a impede. Voc no deve soltar essa mo em nenhum momento durante a facilitao, ou o cliente ir cair. Coloque sua mo assistente (mo dir. 8.5.1) na caixa torcica do cliente no outro lado. Essa mo garante que a caixa torcica mova-se junto e permanea alinhada com a pelve. Use sua mo assistente sobre a caixa torcia para gentilmente transferir o peso lateralmente sobre o quadril e joelho que sustentam o peso, enquanto sua mo guia estabiliza a articulao do quadril que sustenta o peso(8.5.2). Quando o centro de massa estiver sobre a nova base de suporte (um joelho), o cliente responde com uma inclinao lateral da cabea, tronco, pelve e quadril (8.5.2). Nem o tronco ou a pelve assumem uma posio de flexo lateral excessiva. A inclinao lateral seguida por uma reao de equilbrio, na qual o membro inferior sem descarga de peso vai frente, para semi-ajoelhado (8.5.3). Se o membro inferior sem a descarga de peso no vir frente, mantenha o controle sobre o quadril que sustenta o peso com sua mo guia e enquanto que voc cuidadosamente move sua mo assistente da caixa torcica para o fmur do cliente; e traga o membro inferior sem a descarga de peso frente, para semi-ajoelho. Coloque o membro alinhado com o tronco e com a pelve, no abduzido.

Transferncia de peso para frente, para em p Uma vez que o cliente est semi-ajoelhado, voc pode facilitar para ficar em p. Mantenha sua mo assistente na base da caixa torcica e coloque sua mo guia simetricamente sobre os extensores do quadril (8.5.4). Suas mos iro permanecer nessa posio durante toda a transio para ficar em p. Use suas mos e seu corpo para guiar o peso do cliente diagonalmente para frente e para cima, sobre o membro frente da posio de semi-ajoelhado (8.5.5 at 8.5.7). O cliente ajuda nessa transio, levando os braos frente e para cima, ou pressionando para baixo em uma superfcie firme com as mos (nas fotos no foi usada nenhuma superfcie para melhor visualizao). Mova o cliente atravs da postura set-stance (8.5.6) para alcanar uma posio completamente ereta (8.5.7) Precaues: Transfira o tronco lateralmente,no facilite a rotao quando estiver movendo de ajoelhado para semi-ajoelhado. No reduza a presso para dentro e para baixo fornecidas pela sua mo guia. Isto causar a queda do cliente. O membro inferior flexionado no deve parar em abduo, mas deve continuar para frente em aduo, alinhando com a pelve e tronco. Mantenha o alinhamento e controle da caixa torcica e da pelve do cliente com suas mos, assim o cliente ficar em p. O peso deve ser transferido para o p frente quando estiver levantando. Componentes dos objetivos: Transferncia de peso lateral do tronco e pelve sobre um membro inferior; Controle concntrico dos extensores do quadril e excntrico dos abdutores do quadril durante a transferncia de peso e durante o movimento do outro membro inferior; Reaes de equilbrio no tronco e no membro sem a descarga de peso; Movimento para frente de um membro inferior em flexo, abduo para aduo e rotao interna para rotao externa; Ajuste do p frente em um plano pronto para receber o peso, quando estiver levantando; Controle graduado do quadrceps e extensores do quadril, quando estiver levantando; Objetivo funcional: transio independente de ajoelhado para semi-ajoelhado, para em p.

8.6 Joelho para Semi-joelho: facilitao pelo Brao Os objetivos desta tcnica so o alongamento do grande dorsal, facilitando a transferncia de lateral peso e a flexo lateral de tronco, alongamento do lado que sustenta o peso; controle excntrico do tronco e msculos do quadril do lado que sustenta o peso e transio de ajoelhado para semi-ajoelhado. Essa facilitao pode ser usada quando o cliente tem firmeza ou fraqueza no tronco e nos msculos do quadril do lado que sustenta o peso. Essa tcnica utiliza o alongamento do grande dorsal. Posio do cliente: ajoelhado, com o brao do lado ao qual ser transferido peso em mxima flexo e rotao externa. Posio do terapeuta: semi-ajoelhado do lado do cliente. Mos do terapeuta e movimento: coloque sua mo assistente sobre o lado contralateral da caixa torcica do cliente e use-a para guiar e estabilizar o tronco durante a transferncia de peso. Voc tambm pode utilizar seu corpo para estabilizar o quadril do cliente durante a transferncia. Coloque sua mo guia no brao do cliente, sobre o cotovelo e use essa mo para flexionar e rodar externamente o ombro do cliente (mero) (8.6.1) Para facilitar a transio use sua mo guia para rodar externamente e aplicar uma trao ascendente no brao do cliente, para alongar o grande dorsal. O ombro deve estar em mxima flexo, apontando para o teto, e no abduzido do tronco (8.6.2). O alongamento do grande dorsal facilita a transferncia de peso para este lado (8.6.2). Isto resulta em endireitamento da cabea, tronco e pelve e reaes de balano no membro inferior que sustenta o peso. O membro inferior que no sustenta o peso responde movendo-se para frente em semi-joelho. Precaues: A trao da articulao deve sempre ser aplicada cuidadosa e lentamente, nunca rpida. Aplicar a trao proximalmente, no distal. Se o paciente tem lassido ligamentar, a trao pode ser inefetiva na produo de transferncia de peso. Nessas situaes tente facilitar o movimento de um ponto mais proximal (como no ombro ou cotovelo). Se no funcionar, esta tcnica no apropriada. Aplique a trao no brao em sentido ascendente, e no descendente. Abduo no alongar a lateral do tronco ou grande dorsal, e o cliente poder cair. O cliente deve ter controle ativo sobre o quadril para transferncia de peso.

Componentes do objetivos: Alongamento do grande dorsal do lado do tronco onde ser transferido o peso. Transferncia de peso lateral na pelve e quadris Dissociao de membros inferiores Objetivos funcionais: Transio de ajoelhado para semi-ajoelhado com alongamento do lado que sustenta o peso Preparao para transferncia de peso e alongamento do lado que sustenta o peso para ser usado na marcha. 8.7 Ajoelhado para Semi-ajoelhado: Facilitao pela Frente Os objetivos dessa tcnica so aumentar o controle excntrico dos abdutores e extensores do quadril em um lado, aumentar o controle concntrico dos abdutores do quadril e flexores contra laterais e ajudar o cliente a alcanar a posio ajoelhada para em p pela transio da posio semi-ajoelhada. *parei aqui! Essa tcnica mais eficaz em clientes mais empenhados. O cliente deve ter mobilidade da pelve e dissociao da extremidade inferior para fazer a transferncia/mudana. Se falta mobilidade, use tcnica preparatrias antes. Veja a facilitao 2.4; semiajoelhado pelo rolo (pg 82). Posio do cliente: o cliente de joelhos na sua frente, com as mos em seus ombros. Posio terapeuta: semi-ajoelhado na frente do cliente, numa posio que permita que voc transfira o peso com o cliente (8.7.1) Mos do terapeuta: coloque suas mos lateral e posteriormente ao quadril do cliente, onde o movimento ocorre, para ajudar a controlar os passos da liberdade (8.7.1; 8.7.2). A maioria dos cientes tem dificuldade de controlar a transferncia de peso lateral e a extenso do quadril. Esses problemas so vistos como um excesso de alongamento dos abdutores do quadril, inclinao lateral do tronco e flexo do quadril. Estabilize a lateral do quadril do cliente com a palma das mos, pressionando seus dedos nos extensores do quadril. Seus polegares no devem ser colocados no flexores do quadril. Movimento: coloque sua mo guia no quadril que parece sustentar o peso (quadril dir. na fig 8.7.3) A palma da sua mo controla o passo da transferncia de peso e seus dedos facilitam os extensores do quadril. Sua mo faz uma leve presso para baixo. Guie lateralmente a pelve do cliente com sua mo assistente (mo dir. na fig 8.7.3), ento o centro de massa colocado sobre um joelho e o outro membro est sem descarga de peso. A pelve permanece paralela com a superfcie e no elevada, abaixada ou rodada (8.7.3). o movimento no plano frontal. Sua mo guia controla a maioria da

transferncia de peso, mas no evita a transferncia. No relaxe sua mo guia, ou o cliente ir cair. Se o cliente assumir uma flexo excessiva de quadril durante a transferncia, mantenha sua mo lateralmente sobre a articulao do quadril, mas pressione mais firmemente os extensores do quadril com seus dedos. Uma vez que o peso foi transferido lateralmente, o cliente responde com inclinao lateral da cabea, tronco e pelve (8.7.3). isto facilita a reao de equilbrio na extremidade inferior: abduo de quadril, flexo e rotao externa. O movimento para frente do membro inferior sem descarga de peso iniciado. Enquanto a perna sem descarga de peso se move, continue pressionando para dentro e para baixo o quadril que sustenta o peso com sua mo guia (8.7.3). Em alguns casos, o membro inferior sem descarga de peso vem frente, para semiajoelhado, com o membro alinhado com o tronco e pelve, no abduzido. Entretanto se o membro no ficar alinhado com a pelve e tronco, vagarosamente deslize sua mo da lateral do quadril para o membro sem a descarga de peso, at o joelho (8.7.4), e cuidadosamente traga a o membro do cliente para semi-joelho (8.7.3). muito importante que sua mo guia continue pressionando para dentro e para baixo o quadril que sustenta o peso durante a mudana. Se voc diminuir a presso no quadril, o cliente se tornar instvel e no ir conseguir o membro inferior sem descarga de peso frente. Uma vez que o membro inferior est frente, em semi-joelho, retorne sua mo assistente ara a pelve do cliente e coloque o brao de sua mo assistente na frente do membro inferior, com uma presso para baixo no p (8.7.5). Seu brao controla a posio e a estabilidade do membro frente, enquanto sua mo guia controla o membro de trs. Precaues: *transfira a pelve lateralmente. No rode a pelve; *No reduza a presso para dentro e para baixo fornecidos pela mo guia. Isto ir causar queda do cliente; * no vire a pelve para frente, para trs ou lateralmente com nenhuma mo. O movimento deve ser horizontal direto. *a perna flexionada no deve parar em abduo, mas deve continuar a frente em aduo, para alinhar com pelve e tronco. Componentes dos objetivos: *transferncia de peso lateral do tronco e pelve sobre um membro inferior; *controle concntrico dos extensores de quadril e excntrico dos abdutores de quadril durante a transferncia de peso e durante o movimento do membro inferior sem descarga de peso; *movimento para frente do membro inferior em flexo, abduo para aduo e rotao interna para externa; * colocao frente do p no plano pronto para receber o peso para levantar-se. Objetivo funcional: mudana independente da posio ajoelhado para semi-ajoelhado.

8.8 transferncia de peso semi-ajoelhado Os objetivos dessa tcnicas so facilitar as reaes de equilbrio para vrias transferncias de peso que o cliente possa experimentar a posio semi-ajoelhado e ativar e alongar a extremidade inferior e msculos do tronco. Posio do cliente: cliente semi-ajoelhado na sua frente com os ombros flexionados e as mos apoiadas em seus ombros ( 8.8.1) Os membros inferiores do cliente esto alinhados com a pelve, no abduzidos. Um quadril est estendido, o outro flexionado. O p do cliente frente est apoiado no cho, em alinhamento neutro. O p de trs do cliente est m flexo plantar (8.8.1) Posio do terapeuta: semi-ajoelhado na frente do cliente, numa posio que permita que voc transfira o peso com ele. Transferncia de peso posterior Enquanto mantm o cliente na posio de dissociao da extremidade inferior (8.8.1), guie o cliente para trs com as mos (8.8.2) Mo do terapeuta e movimento: coloque suas mos lateralmente sobre a articulao do quadril (8.8.1). Sua mo guia est atrs do quadril do cliente, controlando com os dedos a extenso excntrica do quadril e com a palma da mo a abduo. No coloque seus polegares nos flexores de quadril. Coloque sua mo assistente na lateral do quadril flexionado. Coloque seu brao no fmur do cliente com o peso para baixo, no calcneo. Guie o peso do cliente para trs e para baixo com suas mo, enquanto o cliente mantm o tronco ereto (8.8.2). o membro inferior que sustenta o peso flexiona no quadril e joelho. O membro frente flexiona no quadril e estende no joelho (hanstrings. O tornozelo pode fazer uma flexo plantar ou dorsifletir. Se o tornozelo do membro frente plantifletir, o p precisa permanecer numa posio neutra. Se a transferncia de peso para a borda medial do p flexionado, o membro inferior do cliente ter abduzido ou rodado internamente. Se isso acontecer, use o brao da mo assistente, o qual est repousando sobre o fmur do cliente, para transferir o membro inferior para adquirir o peso para o outro lado do p. Componentes dos objetivos: Ativao excntrica dos extensores de quadril; Ativao excntrica do quadrceps do membro de trs; Manuteno da ereo do tronco durante durante a transferncia para o quadril; Alongamento dos hamstrings do memebro inferior frente; Ativao concntrica ou excntrica dos dorsiflexores do p frente.

Transferncia de peso anterior Durante a manuteno do cliente na posio de dissociao da extremidade inferior, guie o peso do cliente a frente com ambas as mos (8.8.3). Mos do terapeuta e movimento: coloque sua mo guia no membro inferior posterior do cliente, controlando a extenso do quadril com os dedos e a abduo do quadril com a palma das mos. No coloque seus polegares nos flexores do quadril. Coloque sua mo assistente sobre lateral da articulao do quadril flexionado, onde ocorre o movimento, para auxiliar a pelve. O brao desta mo repousa sobre o fmur, com o peso para baixo, para o calcneo. O peso nos ps mantm o p plano e previne a flexo plantar. Guie a pelve do cliente diretamente frente com suas mos, enquanto o tronco permanece ereto e move-se frente com o quadril (8.8.3). Pressione os extensores de quadril com os dedos de sua mo guia para auxiliar na extenso do quadril quando o cliente move-se frente. Use seu brao e mo assistente para guiar a pelve e o fmur frente do cliente. Uma vez que o cliente traz o peso frente, com tornozelo dorsifletido, o p deve permanecer em posio neutra. Se o peso tenda a ser transferido para o lado medial do p (pronao), transfira o membro inferior lateralmente com o brao da mo assistente, o qual est repousando sobre o fmur do cliente, para tranferir o peso para o outro lado do p. Precaues No mova o cliente muito adiante, em dorsiflexo do p. Quando a dorsiflexo excessiva o cliente ir cair. Mantenha o fmur em alinhamento com o tronco e pelve. No deixe ele abduzir ou aduzir demais Mantenha o tronco e pelve eretos, no permita anterverso plvica. Componentes dos objetivos Dissociao da extremidade inferior Movimento frente com o tronco ereto e pelve Ativao do extensores do quadril com alongamento dos flexores de quadril do membro de trs; Alongamento do quadrceps do membro frente; Movimento frente da tbia sobre o p; Transferncia de peso sobre o p com alinhamento neutro

Transferncia de peso anterior para levantar Enquanto mantm as mos na pelve e articulao do quadril, use sua mo para estabilizar e guiar a pelve frente, diagonalmente para cima, levantando (8.8.4; 8.8.5). Na facilitao anterior a pelve do cliente foi guiada diretamente frente.

O peso do cliente precisa ser guiado frente e depois cima com excessiva flexo de joelho e ocorre dorsiflexo de tornozelo (8.8.4). A flexo excessiva no membro frente inibe-a de subir para levantar. Eleve simultaneamente com o cliente, usando uma transferncia de peso diagonal para trs (8.8.4; 8.8.5). Isso guia o cliente para frente e para cima, especialmente quando o brao do cliente est sobre seus ombros. Voc e o cliente terminam numa posio de setp-satnce. Ento, voc pode facilitar a transferncia de peso frente para ficar simetricamente em p. Componentes dos objetivos Ativao graduada dos extensores do quadril e quadrceps Transferncia de peso frente sobre um membro inferior estendido Dissociao da extremidade inferior Objetivo funcional: elevar para em p da posio semi-joelho Posio step-stance da marcha Transferncia de peso anterior para levantar: facilitao pelos braos Voc tambm pode usar os braos do cliente para facilitar a transio de semi-ajoelhado para em p (8.8.6 at 8.8.8) Para facilitar a elevao para em p, segure no brao do cliente pelos cotovelos, flexione e rode externamente os ombros do cliente (8.8.6). Tracione o brao do cliente diagonalmente frente e cima, assim o peso do cliente transferido para o membro frente (8.8.7). Continue a flexionar os ombros do cliente frente e cima at que o peso do cliente esteja estvel no p a frente (8.8.8) Eleve simultaneamente com o cliente, usando uma transferncia de peso diagonal frente e cima. Voc e o cliente terminaro numa posio de passada/ step-stance Componente dos objetivos: Ativao graduada dos extensores do quadril e quadrceps Transferncia de peso frente sobre um membro inferior estendido Dissociao da extremidade inferior Objetivo funcional: elevar para em p da posio semi-joelho Posio step-stance da marcha Transferncia de peso anterior para levantar: facilitao por trs Voc tambm pode facilitar o cliente por trs dele para levantar da posio semi-ajoelhado para em p (8.8.9 at 8.8.11). Essa facilitao efetiva especialmente quando as mos do cliente esto numa superfcie firme. Coloque suas mos lateralmente acima da articulao do quadril (8.8.9). Estabilize a pelve e o quadril do cliente em posio neutra com suas mos, enquanto voc guia a pelve diagonalmente frente e cima do membro inferior frente (8.8.10; 8.8.11).

Eleve simultaneamente com o cliente, usando uma transferncia de peso diagonal frente (8.8.10; 8.8.11). Isto guia o cliente frente e cima. Voc e o cliente terminam em posio de passada/setp-stance. Objetivo dos componentes Ativao graduada dos extensores de quadril e quadrceps Transferncia de peso frente sobre um membro inferior estendido Dissociao da extremidade inferior Objetivo funcional: elevar para em p da posio semi-joelho Posio de passada/step-stance da marcha

Das könnte Ihnen auch gefallen