Sie sind auf Seite 1von 2

Informativo Tcnico

Pau-de-balsa
Ochroma pyramidale (Cav. ex Lamb.) Urban
nmero de sementes envoltas por uma paina sedosa de cor pardo-clara ou amarelada. As sementes so ovides, mas com uma extremidade acuminada, de cor castanhoescura de 2 a 5 mm de comprimento e 1,5 mm de dimetro; fortemente aderidas paina, que auxilia na disperso das sementes. O endosperma abundante e o embrio reto.

Verso impressa ISSN 1679-6500

Verso on-line ISSN 1679-8058

Identificao
Famlia: Malvaceae. Nomes vulgares: pau-de-balsa, pau-de-jangada, patade-lebre, balsa. Sinonmias:Ochroma lagopus Sw., Ochroma obtusum Rowlee, Ochroma bolivianum Rowlee, Ochroma pyramidale var. bicolor Brizicky, Ochroma tomentosum var. ibarrense Benoist, Ochroma peruvianum I. M. Jonhst, Bombax pyramidale Cav. ex Lam.

Ecologia
Pau-de-balsa amplamente distribuda na zona neotropical, incluindo as Antilhas, ocorre desde o Sul do Mxico at a Bolvia e na Amaznia Brasileira; preferencialmente em terras baixas e em vales entre montanhas, mas tambm pode ser encontrada at 2000 m de altitude. Desenvolve-se relativamente bem em solo arenoso com fina camada orgnica, como nas margens inundveis de rios e igaps, mas prefere solos frteis, midos, bem drenados, argilosos, neutros ou alcalinos. No tolera solos de alta salinidade. As flores so polinizadas por insetos noturnos e as sementes so dispersas pelo vento. As sementes podem permanecer em dormncia por muito tempo, compondo o banco de sementes da floresta. Germinam abundantemente quando as condies de luz, temperatura e umidade so propcias. Em clareiras florestais, em campos abandonados ou em solos aluviais recentes, ocorre boa regenerao natural e muitas vezes a espcie classificada como invasora ou associada s florestas secundrias.

Usos da espcie
O uso principal a madeira, muito empregada na construo de barcos e jangadas, na confeco de bias salva-vidas, brinquedos, isolantes trmicos, forros de teto, caixas leves e tambm na fabricao de celulose. A madeira pode substituir a cortia em suas mltiplas aplicaes. A paina, que envolve a semente, usada em enchimento de colches e travesseiros. Por apresentar altas taxas de crescimento e resistncia luz direta, a espcie recomendada para a recuperao de reas degradadas e melhoramentos de solos. usada tambm em sistemas pastoris, pois plantada em pastos para fornecer sombreamento ao gado, contudo, no uma prtica recomendvel, se h tambm a inteno de explorar a madeira, pois os animais provocam vrios danos ao fuste. A espcie tambm usada como ornamental, pela beleza e apresentar rpido crescimento.

Descrio botnica
A rvore tem vida curta, cresce rpido e pode chegar ao dossel da floresta, com 20 a 25 m de altura e at 1,2 m de dimetro. A casca lisa, mas lenticelada e com estrias lineares, de cor clara, s vezes parda ou parda-acizentada e com manchas esbranquiadas e at 1 cm de espessura. A copa aberta e ampla e pode alcanar at 18 m de dimetro. As folhas so simples, alternas e dispostas em espiral, apresentam pecolo longo e 5 a 7 nervuras principais. O pice da folha arredondado ou subagudo e a base cordiforme. As flores so solitrias, vistosas, aromticas, com 10-15 cm de largura e 7-9 cm de dimetro e apoiadas por pednculos largos e grossos. O fruto uma cpsula loculicida quase cilndrica, lenhosa, de 10 a 25 cm de comprimento e 2 a 3 cm, excepcionalmente, 5 cm de dimetro, de cor marrom-avermelhada a ferrugnea e pubescente. A deiscncia locular se d por cinco valvas longitudinais. Os frutos possuem um elevado

Florao e frutificao
A florao geralmente observada no final da poca chuvosa (abril-julho) e a frutificao na poca seca (julhooutubro).

Obteno de frutos/sementes
Os frutos so coletados na copa das rvores, com podo, no momento em que iniciada a abertura espontnea dos frutos, o que pode ser facilmente notado pela presena de paina nos frutos.

Beneficiamento das sementes


Os frutos devem ser mantidos secos para completar a abertura. A retirada manual das partes lenhosas dos frutos fcil, porm a separao das sementes da paina uma tarefa bastante trabalhosa. Um kg pode conter de 70100 mil sementes. O teor de gua das sementes varia de 9-12%.

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

N 19, 2008

Pau-de-balsa

Ochroma pyramidale (Cav. ex Lamb.) Urbam


sementeiras com substrato organo-arenoso. Recomendase cobrir levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. Mudas com 5 a 6 cm podem ser transplantadas para embalagens individuais. A emergncia (5 a 8 dias) e o desenvolvimento das mudas so rpidos, ficando prontas para o plantio no campo em menos de quatro meses. Em boas condies e aps um ano de plantadas, as mudas podem alcanar at 5 m de altura e 15 cm de dimetro.

Armazenamento das sementes


As sementes toleram dessecamento (ortodoxas) e podem ser acondicionadas em sacos de papel armazenadas em cmara fria ou seca sem perda expressiva de viabilidade. As melhores condies de armazenamento por um perodo de 400 dias foram conseguidas em: sacos de papel (76,5% de germinao) e sacos plsticos (65,5%) em cmara seca ou sacos plsticos em condies de laboratrio (63,5%).

Germinao das sementes


A germinao epgea, fanerocotiledonar com cotildones foliares. As sementes apresentam dormncia fsica pela impermeabilidade do tegumento. Desta forma, h a necessidade de tratamento pr-germinativo. A germinao varia entre 60 e 89% quando as sementes passam por escarificao manual ou imerso em gua quente por 20 minutos. Sem tratamento, a germinao varia entre 11 e 20%.

Fitossanidade
No h registros de problemas fitossanitrios importantes para a espcie no Brasil. Porm, em viveiros, observou-se a perda de mudas pela podrido basal (dumping off). Autoras Noemi Vianna Martins Leo (noemi@cpatu.embrapa.br) Embrapa Amaznia Oriental Alessandra Doce Dias de Freitas (Alessandradoce@yahoo.com.br) Doutoranda UFRA Ruth Helena Andrade Carrera (Rhac021@yahoo.com.br) Graduanda UFPA

Produo de mudas no viveiro


Aps tratamento pr-germinativo, as sementes podem ser semeadas em canteiros semi-sombreados ou em

Bibliografia
Ferraz, I.D.K. & Varela, V.P. 1991. Germinao de sementes de pau-de-balsa. Pesquisa Agropecuria Brasileira. 26(10): 1685-1689. Leo, N.V.M. et al. 2001. Tecnologia de sementes de espcies florestais nativas da Amaznia brasileira. In: Silva, J. N. M.; Carvalho, J. O. P. de; Yared, J. A. G. (Eds.) A Silvicultura na Amaznia Oriental: contribuies do Projeto Embrapa/DFID. Belm: Embrapa Amaznia Oriental/DFID. Loureiro, A.A. & Silva, M. F. 1968. Catlogo das Madeiras da Amaznia. Vol.2. SUDAM,Belm. 433p. Lorenzi, H.1998. rvores Brasileiras. Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas do Brasil. Vol.1. Editora Plantarum Ltda. Nova Odessa. Pinto, A.M. et al. 2004. Conservao e vigor de sementes de pau-de-balsa (Ochroma pyramidale). Acta Amazonica. 34(2):233-236. Site: http://www.madeirasdobrasil.eng.br (visitado em 03/ 09/2004) Site: http://www.colforest.com.co/serie-especies_forestales/ ochroma-pyramidale.pdf (visitado em 03/09/2004).

Expediente
Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia uma publicao da Rede de Sementes da Amaznia, projeto financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA. Este informativo foi publicado graas ao apoio do Edital 03/2007 (Divulgao) CNPq/MCT/PPG-7 e esta disponvel no endereo: http://www.inpa.gov.br (downloads). Instituies parceiras Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Acre (UFAC); Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Universidade Federal Rural da Amaznia (UFRA); Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (INPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa/AM/ PA/RR); Fundao de Tecnologia do Acre (FUNTAC); Instituto Rondnia de Alternativas de Desenvolvimento (IRAD); Instituto de Pesquisas Cientficas e Tecnolgicas do Amap (IEPA); e Associao das Empresas Exportadoras do Par (AIMEX). Conselho Editorial Isolde D. K. Ferraz, Sidney A. N. Ferreira e Jos Lus C. Camargo - INPA, Manaus-AM Coordenao do projeto: Manuel Lima - UFAM, Manaus-AM Projeto grfico: Tito Fernandes Editorao: Harley A.V. Santos - Manaus-AM Expediente Verso impressa ISSN 1679-6500 Verso on-line ISSN 1679-8058 Apoio

Fale conosco Para maiores informaes e troca de idias, participe da lista sementes-daamazonial@inpa.gov.br, para solicitar cadastramento na lista envie mensagem para sanf@inpa.gov.br.

N 19, 2008

Informativo Tcnico Rede de Sementes da Amaznia

Das könnte Ihnen auch gefallen