Sie sind auf Seite 1von 2

Cesso de direito:

Trata-se de um instrumento particular de cesso de transferncia de direitos e obrigaes, que entre si celebram a transferncia de algo ou um bem para outra pessoa, sendo o cedente passando o bem para o cessionrio. Cedente deixa de pagar o saldo remanescente, passando a dvida para o cessionrio dar continuidade no mesmo contrato. Cessionrio se compromete, perante o anuente, a pagar o saldo remanescente de (valor). Podemos utilizar a cesso de direitos, quando temos algum bem e queremos passar o bem para outra pessoa principalmente no caso de Venda.

Escritura pblica:
A escritura pblica um documento elaborado em cartrio, por agente que detm a funo pblica. Esse documento apto a ser registrado no cartrio de imveis, transmitindo a propriedade de determinado bem imvel. O art. 108 do Cdigo Civil dispe que a escritura pblica essencial aos atos relativos aos bens imveis com valor superior a trinta vezes o salrio mnimo. Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

A cesso de direitos hereditrios no Novo Cdigo Civil


Autor: Mario Roberto Carvalho de Faria

O legislador supriu uma lacuna existente no cdigo anterior, pois, o texto revogado do Cdigo Civil no fazia qualquer aluso a cesso de direitos hereditrios. O novo texto regulou-a nos artigos 1793 a 1795. Reza o artigo 1.793: O direito sucesso aberta, bem como, o quinho de que disponha o coherdeiro, pode ser objeto de cesso por escritura pblica. Conceituamos a cesso de direitos hereditrios, como o ato gratuito ou oneroso atravs do qual o herdeiro transfere outrem seus direitos hereditrios. Ocorrendo o bito do inventariado, os herdeiros adquirem imediatamente o direito a herana (princpio da saisine) e, assim, podero ced-lo outra pessoa. No necessrio que esteja aberto o inventrio, porm, a cesso s poder ocorrer aps a abertura da sucesso, ou seja, o bito do autor da herana. A cesso de direitos hereditrios, seja de bens mveis ou imveis, dever ser feita atravs de escritura pblica. A cesso de direitos da quota hereditria diz respeito somente aos bens existentes no momento da cesso. Estabelece o 1 , do artigo 1793, que os bens que sobrevierem por direito de acrescer ou substituio no se consideram cedidos. A doutrina equipara a cesso gratuita de direitos hereditrios a doao e, a cesso onerosa, a compra e venda.

AGOSTINHO ALVIM, em sua obra Da Doao , Saraiva, 2 edio, p. 17, leciona : A cesso de direitos patrimoniais, a ttulo gratuito, doao. cesso a ttulo oneroso aplicam-se as regras da venda; e aplicam-se as regras da doao cesso a titulo gratuito. Pode ser gratuita ou onerosa e referir-se a alguns bens ou a totalidade da herana. O texto do pargrafo 2o do artigo 1793, a princpio, propiciou dvidas na comunidade jurdica quanto a necessidade de autorizao judicial para a cesso dos direitos sobre determinado bem da herana. Diz o dispositivo: ineficaz a cesso, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditrio sobre qualquer bem da herana considerados singularmente. Declarou o legislador ser ineficaz a cesso de direitos hereditrios sobre um bem individualizado do acervo hereditrio por qualquer co-herdeiro, isoladamente. No pode um dos herdeiros isoladamente ceder direitos hereditrios sobre um determinado bem da herana, pois, a herana e uma universalidade indivisvel, exceto se ele for o nico herdeiro. A interpretao do aludido texto, a contrariu sensu, nos permite afirmar ser eficaz a cesso por todos os herdeiros de direitos hereditrios de um bem especfico, independente de autorizao judicial. A lei diz que ineficaz a prtica do ato por um herdeiro isolado (co-herdeiro), entretanto, a cesso por todos os herdeiros admissvel. Da leitura atenta do dispositivo legal, considerando-se a herana uma universalidade, no pode o co-herdeiro ceder separadamente seus direitos hereditrios sobre um determinado bem considerado singularmente. O ato ser ineficaz, prev o 2 do artigo 1793. O 3 , por sua vez, afirma que pendente a indivisibilidade, somente com autorizao do Juiz, poder qualquer co-herdeiro dispor de bem componente do acervo hereditrio. A disposio refere-se a alienao do bem singularmente considerado e, no do direito a herana. Os direitos hereditrios podero ser cedidos gratuita ou onerosamente em favor de terceiros, independente de autorizao judicial, desde que efetuada por todos os herdeiros. Portanto, a autorizao judicial obrigatria somente para disposio de bem seja mvel ou imvel, singularmente considerado. E ntida a distino entre os dois pargrafos. O segundo, refere-se aos direitos hereditrios, que transmitem-se no momento do bito e, o terceiro, a alienao de um determinado bem da herana, que encontra-se registrado, ainda, em nome do autor da herana. Deve-se ressaltar que o cnjuge meeiro cede direitos meao. Quando for herdeiro ceder direitos hereditrios. Ocupando a posio de meeiro e herdeiro ceder seus direitos a meao e a herana, ou um ou outro, como desejar. A cesso da meao, tambm, importa em obrigao de oferecer a preferncia aos demais herdeiros. Apesar de no fazer referncia expressa a cesso da meao, assim entendemos, partindo do princpio que se aplicam sucesso as regras do condomnio.

Das könnte Ihnen auch gefallen