Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA CENTRO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE ENFERMAGEM

TROMBOSE E EMBOLIA INTRODUO A coagulao do sangue um mecanismo de proteo do organismo que previne a perda de sangue e leva formao de uma massa constituda por plaquetas e glbulos vermelhos (cogulo). Diversos fatores podem ser responsveis pela coagulao do sangue em veias inseridas em tecido muscular: leses nas paredes dos vasos, abrandamento da corrente sangunea (decorrente da imobilidade), mudanas na composio do sangue (decorrente de tratamentos oncolgicos). Devido a estes e outros fatores, o sangue pode coagular ao passar por um determinado lugar dentro de uma artria ou de uma veia, formando um pequeno cogulo que se adere s paredes do vaso. Esse cogulo tambm chamado de trombo. Cada vez que um trombo se forma, ele pode ocasionar sintomas importantes, dependendo da regio em que ocorre. isto que chamamos de trombose. Quando o trombo se forma dentro de uma veia, temos a trombose venosa. Quando o trombo se forma dentro de uma artria, temos a trombose arterial. TROMBOSE VENOSA causada por um cogulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenas ou leses nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenas hereditrias ou predisposio hereditria. Existem vrias doenas que podem ser classificados nesta categoria. Podemos destacar a trombose venosa profunda que uma doena relativamente comum. Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequncia para a perna esquerda e os 10% restantes afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torcica, cabea e pescoo. TROMBOSE ARTERIAL causada por um cogulo de sangue que se desenvolve em uma artria. Quando a trombose arterial ocorre nas artrias coronrias pode causar um ataque cardaco no

indivduo. Quando isso acontece na circulao cerebral, pode causar acidente vascular cerebral ou falta de oxignio para outros rgos. SINAIS CLNICOS A trombose pode passar totalmente despercebida se o trombo for muito pequeno. Os sintomas mais comuns de uma trombose nas pernas no so absolutamente especficos e o diagnstico precisa ser confirmado por exames. Entretanto, a trombose pode tambm causar sintomas importantes como dor, inchao e vermelhido na perna que est com a veia entupida. Sintomas similares podem at mesmo ocorrer aps esforos musculares ou uma infeco, sendo importante o diagnstico diferencial feito por um mdico. Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se: Descolorao ou vermelhido; Inchao; Calor nas pernas; Dor forte; Dificuldade para caminhar. FATORES DE RISCO As chances de ocorrer um trombo em determinada veia dependem do nmero de fatores de risco presentes. Trs fatores predispem ao desenvolvimento da trombose: Reduo do Fluxo Sanguneo: no interior da veia. Isto acontece, por exemplo, quando algum est engessado, acamado ou permanece sentado por muito tempo (em uma viagem mais prolongada). Coagulao aumentada do sangue: Isto pode acontecer em pacientes com cncer ou que perderam muito sangue em uma cirurgia, por exemplo. Algumas doenas genticas mais raras tambm podem contribuir para o aumento da coagulao do sangue. Leses da parede externa dos vasos: Pode ocorrer durante uma cirurgia. O processo que o organismo desencadeia para tentar consertar essa leso estimula um processo exagerado de coagulao. COMO ACONTECE O desenvolvimento da trombose venosa complexo, podendo estar relacionado a um ou mais dos trs fatores abaixo:

Estase venosa: situaes em que h diminuio da velocidade da circulao do sangue. Por exemplo: pessoas acamadas, cirurgias prolongadas, posio sentada por muito tempo (viagens longas em espaos reduzidos - avio, nibus). Leso do vaso: o vaso sangneo normal possui paredes internas lisas por onde o sangue passa sem coagular (como uma mangueira por onde flui a gua). Leses, rupturas na parede interna do vaso propiciam a formao de trombos, como, por exemplo, em traumas, infeces, medicaes endovenosas. Hipercoagulabilidade: situaes em que o sangue fica mais suscetvel formao de cogulos espontneos, como por exemplo, tumores, o uso de anticoncepcionais e diabetes. Embora possa acometer vasos de qualquer segmento do organismo, a trombose venosa acomete principalmente as extremidades inferiores (coxas e pernas). Algumas pessoas esto sob maior risco de desenvolver trombose venosa quais sejam: varizes, paralisia, anestesias gerais prolongadas, cirurgias ortopdicas, fraturas, obesidade, quimioterapia, imobilizao prolongada, uso de anticoncepcionais, entre outros. Os sintomas variam muito, desde clinicamente assintomtico (cerca de 50% dos casos passam despercebidos) at sinais e sintomas clssicos como aumento da temperatura local, edema (inchao), dor, empastamento (rigidez da musculatura da panturrilha). Se o sangue no circular com fluidez, detm-se e aumenta o risco da formao de cogulos. Este risco ainda mais elevado quando a velocidade de coagulao do sangue alcana valores superiores aos normais. A consequncia mais temida da trombose a embolia pulmonar (EP ou TEP tromboembolismo pulmonar). Isso ocorre quando o cogulo que estava dentro de uma veia, se desloca pela circulao sangunea e para no pulmo. Se este cogulo for grande pode, inclusive, colocar em risco a vida da pessoa. Pessoas com embolia pulmonar, alm dos sintomas da trombose, podem apresentar: Dor no peito; Batimento cardaco acelerado; Respirao curta e acelerada; Tosse com ou sem sangue; Fadiga; Febre baixa, at 38C.

Quando os trombos se desprendem de seu ponto de fixao e so arrastados pela corrente circulatria recebem o nome de mbolos. A embolia se d no momento em que um mbolo chega a um vaso de dimetro inferior ao seu e o deixa obstrudo. EMBOLIA A embolia denomina a obstruo de um vaso pelo deslocamento de um trombo at o local da obstruo (denominando-se ento tromboembolia), tecido adiposo (embolia gordurosa), ar (embolia gasosa) ou um corpo estranho (como embolias iatrognicas por pontas de cateter). A obstruo do vaso pode levar a complicaes mais evidentes a jusante, no caso de embolias em artrias ou a montante, no caso de acometimento de veias ou vasos linfticos. A causa mais comum e evitvel de morte em pacientes hospitalizados o tromboembolismo pulmonar. A maioria dos casos provocada por mbolos que surgem de trombose de veias profundas das pernas e o diagnstico difcil porque do sintomas incaractersticos e a maioria dos casos de resoluo espontnea. As consequncias clnicas do embolismo pulmonar dependem da extenso do bloqueio vascular pulmonar e do tempo de evoluo. O TROMBOEMBOLISMO PODE OCORRER NA: Circulao pulmonar: A embolia pulmonar a forma mais comum de tromboembolismo e sua origem geralmente de trombos vermelhos em veias de membros inferiores. Se o mbolo for muito grande ele pode obstruir o tronco da artria pulmonar no nvel de sua bifurcao e causar morte instantnea por parada de toda a circulao. Esse mbolo chamado de mbolo cavaleiro. J mbolos menores podem causar obstruo de ramos da artria pulmonar. Tais obstrues geralmente no so fatais, mas podem causar infartos pulmonares. Circulao sistmica: A origem mais comum de mbolos em tromboembolismo sistmico o corao esquerdo nas seguintes situaes: trio esquerdo dilatado e insuficiente com fibrilao, como em casos de estenose mitral reumatismal; Endocardite reumatismal; Endocardite bacteriana; reas de infarto do miocrdio; Miocardite chagsica crnica.

A origem de mbolos em artrias mais rara. Entretanto, na bifurcao da artria cartida so comuns placas de ateroma que podem sofrer trombose e funcionar como fonte de mbolos para o crebro, causando infartos no territrio da artria cerebral mdia. O destino mais comum dos mbolos originados no corao o crebro, rins, bao e membros inferiores. Embolia gordurosa: Em casos de fratura de ossos longos, cuja medula ssea amarela, pode haver liberao de gotculas lipdicas que ganham acesso a vnulas e da circulao sistmica, chegando ao pulmo. No entanto, uma parte dos mbolos lipdicos passa pelos pulmes porque os capilares pulmonares tm dimetro maior que os de outros territrios e porque a gordura lquida temperatura corporal. Os glbulos lipdicos que atingem a circulao cerebral podem causar graves leses, restritas substncia branca, devido sua menor vascularizao. Essa obstruo pode levar anxia e necrose do endotlio, que permite um extravasamento puntiforme de sangue. Assim, forma-se nessa rea uma petquia. O tecido nervoso nas proximidades sofre, ento, necrose. O crebro na embolia gordurosa caracterizado por: edema difuso; petquias restritas substncia branca, quadro conhecido como prpura cerebral. importante destacar que pacientes com embolia gordurosa no costumam ter alteraes neurolgicas nas primeiras horas aps o trauma, que corresponde ao perodo em que as gotculas lipdicas esto retidas no pulmo. Porm, gradualmente vai se instalando um quadro de alterao do nvel de conscincia que evolui para coma. H uma mortalidade elevada nesses casos. Embolia gasosa: causada pela penetrao de ar na circulao que pode ocorrer em tais situaes: Cirurgias; Transfuses sanguneas e injees endovenosas; Cateterismo cardaco; Doena descompressiva. Embolia por parasitas: Geralmente causada por celular subcutneo. Embolia por clulas neoplsicas: As clulas neoplsicas podem embolizar linfonodos, fgado ou pulmo, desenvolvendo novas colnias independentes. neurocisticercose, que

emboliza vrios territrios, principalmente o crebro, globo ocular, msculos ou tecido

Das könnte Ihnen auch gefallen