Sie sind auf Seite 1von 57

COLEO MAGISTRIO EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

Professora: Ana Vital www.concursovirtual.com.br cursomagisterio@yahoo.com.br

Um pouco de histria
Localizada inicialmente numa perspectiva prioritariamente voltada para a alfabetizao dos segmentos da populao a quem o acesso escolarizao regular foi prejudicado, a educao de jovens e adultos encaminhava- se para uma viso compensatria na qual o objetivo de alfabetizar no se fazia acompanhar de um reconhecimento da especificidade dos alfabetizandos.

Quando Paulo Freire, em Pernambuco, comearam a desenvolver seus trabalhos de alfabetizao, fundamentados em mtodos e objetivos que buscavam adequar o trabalho especificidade dos alunos. As necessidades e possibilidades daqueles educandos exigiam o desenvolvimento de propostas adequadas a elas.

A educao como ato poltico por excelncia, depois de um primeiro momento em que o governo de Joo Goulart encampou e props um Programa Nacional de Alfabetizao fundamentado no ento chamado "Mtodo Paulo Freire", a partir do golpe militar de 1964 procurou-se enterrar a proposta e sua lgica.

Os sucessivos programas de alfabetizao de adultos propostos pelos governos militares, e mesmo pelos que lhes sucederam a partir de 1985, alm das dificuldades que apresentaram na adequao das propostas curriculares metodolgicas faixa etria e ao perfil socioeconmico- cultural dos educandos.

Na perspectiva dominante, educao de jovens e adultos aquela que se volta para atividades educativas compensatrias, ou seja, para a escolarizao de pessoas que no tiveram a oportunidade de acesso escolarizao regular prevista na legislao.

A tendncia predominante das propostas curriculares a da fragmentao do conhecimento, e a da organizao do currculo numa perspectiva cientificista, excessivamente tecnicista e disciplinarista, que dificulta o estabelecimento de dilogos entre as experincias vividas, os saberes anteriormente tecidos pelos educandos e os contedos escolares.

A tessitura do conhecimento em rede e as propostas curriculares Segundo esta noo, o conhecimento se tece em redes que se tecem a partir de todas as experincias que vivemos, de todos os modos como nos inserimos no mundo nossa volta, no tendo, portanto, nenhuma previsibilidade nem obrigatoriedade de caminho, bem como no podendo ser controlada pelos processos formais de ensino/aprendizagem .

A idia da tecitura do conhecimento em rede busca superar no s o paradigma da rvore do conhecimento, como tambm a prpria forma como so entendidos os processos individuais e coletivos de aprendizagem cumulativos e adquiridos segundo o paradigma dominante.

Os processos de aprendizagem vividos, sejam eles formais ou cotidianos, envolvem a possibilidade de atribuio de significado, por parte daqueles que aprendem, s informaes recebidas do exterior da escola, da televiso, dos amigos, da famlia etc. (Cf. OLIVEIRA, 2003)

Ao formular propostas curriculares que possam dialogar com os saberes, valores, crenas e experincias dos educandos, considerando- os como fios presentes nas redes dos grupos sociais, das escolas/classes, dos professores e dos alunos e, portanto, relevantes para a ao pedaggica.

O formalismo e a fragmentao dos saberes que vm caracterizando a grande maioria das propostas curriculares que conhecemos poderiam, assim, ser superados.

Restringir o entendimento da ao pedaggica aos contedos formais de ensino constitui uma mutilao no s dos saberes que se fazem presentes nas escolas/classes, mas dos prprios sujeitos, medida que fragmenta suas existncias em pequenas "unidades analticas" operacionais incompatveis com a complexidade humana.

No caso da EJA, um outro agravante se interpe e se relaciona com o fato de que a idade e vivncias social e cultural dos educandos so ignoradas, mantendo-se nestas propostas a lgica infantil dos currculos destinados s crianas que freqentam a escola regular.

A infantilizao como regra: experincias vividas e trabalhos escolares Esse , possivelmente, um dos principais problemas que se apresentam ao trabalho na EJA.

Considerando que o pblico dessas classes de pessoas entre 20 e 75 anos de idade, fica evidente que o termo "folhinha" usado pela professora deve causar estranhamento ao grupo e, muito possivelmente, realimentar a baixa auto-estima que caracteriza muitos desses grupos e que decorre do processo de "culpabilizao da vtima" presente em nossa sociedade meritocrtica e individualista.

Portanto, questionar o carter supostamente cientfico da organizao curricular tradicional envolve no apenas integrar contedos de reas diversas, mas repensar a prpria seleo de contedos e a disciplinarizao qual so submetidos os saberes que integram essas propostas.

Que contedos so necessrios para jovens e adultos que buscam uma escolarizao tardia? A resposta poderia ser a de que os contedos necessrios so aqueles que podem ser utilizados na vida cotidiana como meio para a autonomia do sujeito. Baseado na Declarao de Jomtien (In: OLIVEIRA e PAIVA, 2004),

entende-se que "a escola dever incorporar efetivamente os conhecimentos contedos e competncias necessrios para que o indivduo possa desenvolver- se fsica, afetiva, intelectual e moralmente, a fim de desempenharse com autonomia no mbito poltico, econmico e social no seu contexto de vida." (p.9).

Os objetivos do trabalho pedaggico deixariam de ser apenas os de levar ao aluno alguns conhecimentos escolares clssicos formais e passariam a incorporar as possibilidades dos contedos de contriburem para as aes concretas que os alunos devem ser capazes de desenvolver na sua vida cotidiana, tanto para melhorar sua prpria qualidade de vida como para associar esta com a vida do conjunto da sociedade.

Isso significa que alguns contedos formais clssicos devem ser abandonados em prol de outros que sejam operacionais, ou seja, que possam contribuir para uma capacitao da ao social dos alunos.

A principal preocupao do trabalho pedaggico, bem como dos processos de avaliao, no deve ser o "saber enciclopdico" , mas saberes que contribuam para o desenvolvimento da conscincia crtica e para esta capacitao.

No se trata de reduzir contedos para "facilitar", mas de adequar contedos a objetivos mais consistentes do que o da mera repetio de supostas verdades universais desvinculadas do mundo da vida.

As funes da Educao de Jovens e Adultos.

Funo Reparadora
A funo reparadora refere-se no s entrada dos jovens e adultos no circuito dos direitos civis pela restaurao de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas tambm o reconhecimento da igualdade ontolgica de todo e qualquer ser humano de acesso a um bem real ,social e simbolicamente importante.

Funo Equalizadora A funo equalizadora relaciona-se igualdade de oportunidades que possibilitaro aos indivduos novas inseres no mundo do trabalho, na vida social, nos espaos da esttica e nos canais de participao.

EQUIDADE SOCIAL
A eqidade a forma pela qual se distribuem os bens sociais, de modo a garantir uma redistribuio e alocao em vista de mais igualdade, consideradas as situaes especficas. Nesta linha, a educao de jovens e adultos, apresenta uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades.

Funo Qualificadora
A funo qualificadora aquela considerada permanente ,e, mais que uma funo prprio sentido da educao de jovens e adultos. Refere-se educao permanente,com base no carter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequao pode se atualizar em quadros escolares ou no-escolares.

Art. 1 A estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e mdio dos cursos que se desenvolvem, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias e integrantes da organizao da educao nacional nos diversos sistemas de ensino

1 Estas Diretrizes servem como referncia opcional para as iniciativas autnomas que se desenvolvem sob a forma de processos formativos extraescolares na sociedade civil.

2 Estas Diretrizes se estendem oferta dos exames supletivos para efeito de certificados de concluso das etapas do ensino fundamental e do ensino mdio da Educao de Jovens e Adultos.

Como modalidade destas etapas da Educao Bsica, a identidade prpria da Educao de Jovens e Adultos considerar as situaes, os perfis dos estudantes, as faixas etrias e se pautar pelos princpios de eqidade, diferena e proporcionalidade na apropriao e contextualizao das diretrizes curriculares nacionais e na proposio de um modelo pedaggico prprio, de modo a assegurar:

I - quanto eqidade, a distribuio especfica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitrio de formao e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito educao;

II- quanto diferena, a identificao e o reconhecimento da alteridade prpria e inseparvel dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorizao do mrito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores;

III - quanto proporcionalidade, a disposio e alocao adequadas dos componentes curriculares face s necessidades prprias da Educao de Jovens e Adultos com espaos e tempos nos quais as prticas pedaggicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarizao bsica.

a regra da prioridade para o atendimento da escolarizao universal obrigatria, ser considerada idade mnima para a inscrio e realizao de exames supletivos de concluso do ensino fundamental a de 15 anos completos.

a idade mnima para a inscrio e realizao de exames supletivos de concluso do ensino mdio a de 18 anos completos.

O direito dos menores emancipados para os atos da vida civil no se aplica para o da prestao de exames supletivos

os cursos de Educao de Jovens e Adultos de nvel mdio devero ser voltados especificamente para alunos de faixa etria superior prpria para a concluso deste nvel de ensino ou seja, 17 anos completos.

Art. 10. No caso de cursos semipresenciais e a distncia, os alunos s podero ser avaliados, para fins de certificados de concluso, em exames supletivos presenciais oferecidos por instituies especificamente autorizadas, credenciadas e avaliadas pelo poder pblico.

Art. 13. Os certificados de concluso dos cursos a distncia de alunos jovens e adultos emitidos por instituies estrangeiras, mesmo quando realizados em cooperao com instituies sediadas no Brasil, devero ser revalidados para gerarem efeitos legais, de acordo com as normas vigentes para o ensino presencial, respeitados os requisitos diplomticos de acordos culturais.

Cabe aos poderes pblicos, de acordo com o princpio de publicidade: a) divulgar a relao dos cursos e dos estabelecimentos autorizados aplicao de exames supletivos, bem como das datas de validade dos seus respectivos atos autorizadores.

b) acompanhar, controlar e fiscalizar os estabelecimentos que ofertarem esta modalidade de educao bsica, bem como no caso de exames supletivos.

Art. 17 A formao inicial e continuada de profissionais para a Educao de Jovens e Adultos apoiam se em:

I ambiente institucional com organizao adequada proposta pedaggica; II investigao dos problemas desta modalidade de educao, buscando oferecer solues teoricamente fundamentadas e socialmente contextualizadas;

III desenvolvimento de prticas educativas que correlacionem teoria e prtica; IV utilizao de mtodos e tcnicas que contemplem cdigos e linguagens apropriados s situaes especficas de aprendizagem.

2 A Lngua Estrangeira, nesta etapa do ensino, de oferta obrigatria e de prestao facultativa por parte do aluno.

3 Os sistemas devero prever exames supletivos que considerem as peculiaridades dos portadores de necessidades especiais.

Art. 21. Os exames supletivos, para efeito de certificado formal de concluso do ensino mdio, quando autorizados e reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, devero observar os Art. 26 e 36 da LDB e as diretrizes curriculares nacionais do ensino mdio.

Art. 22. Os estabelecimentos podero aferir e reconhecer, mediante avaliao, conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos extra-escolares, inclusive para a educao profissional de nvel tcnico, obedecidas as respectivas diretrizes curriculares nacionais.

Art. 23. Os estabelecimentos, sob sua responsabilidade e dos sistemas que os autorizaram, expediro histricos escolares e declaraes de concluso, e registraro os respectivos certificados, ressalvados os casos dos certificados de concluso emitidos por instituies estrangeiras, a serem revalidados pelos rgos oficiais competentes dos sistemas. local e a data do ato autorizador.

Pargrafo nico. Na sua divulgao publicitria e nos documentos emitidos, os cursos e os estabelecimentos capacitados para prestao de exames devero registrar o nmero, o

Aos egressos das escolas indgenas e postulantes de ingresso em cursos de educao de jovens e adultos, ser admitido o aproveitamento destes estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.

Da Educao de Jovens e Adultos Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria.

1. Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas,consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho,mediante cursos e exames. 2. O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si.

Art. 38. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: I - no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; II - no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos.

2. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames.

Das könnte Ihnen auch gefallen