Sie sind auf Seite 1von 5

VIOLNCIA DOS EUROPEUS CONTRA OS POVOS NATIVOS!

Introduo
Antes da chegada dos europeus, havia no continente americano mais de trs mil naes indgenas. Apesar de Colombo ter chamado de ndios os habitantes da Amrica na poca da conquista, por trs desse nome genrico encontrava-se sociedades e culturas diferentes. Os aruaques, js e tupis guaranis (do atual Brasil), os carabas (das atuais Antilhas ), os patagnios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses e sioux ( da Amrica do norte)praticavam a caa a pesca e a coleta , alm de dominarem tcnicas agrcolas. Utilizavam utenslios e instrumentos de pedra e madeira e ,mais raramente de metal. Deslocavam-se periodicamente em busca de recursos necessrio sua sobrevivncia e organizavam-se em grupos ligados por parentescos Outros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades com tcnicas agrcolas mais elaborada e um governo centralizado (com exceo dos maias que se organizaram em cidades-estados);criaram sistemas prprias de escritas( excetos os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemtica e astronomia.

Violncia fsica
As armas dos conquistadores europeus eram superiores dos povos indgenas da Amrica. Essa superioridade verificou-se no uso da plvora, do cavalo e do ao. Com armas de fogo (mosquete, arcabuz, canho ), os conquistadores espanhis e portugueses evitavam o combate corpo a corpo. Alm disso, a exploso provocada por essas armas ,desconhecidas dos povos indgenas ,causava-lhes enorme susto .tambm desconheciam e temiam os cavalos ,que permitiam aos conquistadores espanhis grande mobilidade durante os combates. No principio da conquista as indgenas supunham que cavaleiro e cavalo fossem inseparveis As armas feitas de ao (espadas, lanas, punhais, escudos, alabardas), por serem resistentes davam aos conquistadores mais recursos de luta. J as principais armas empregadas pelos indgenas eram arcos, flechas envenenadas pedras, lanas machados e atiradeiras de pedras. Entretanto somente a superioridade do armamento europeu no explica a vitria dos conquistadores espanhis e portugueses sobre os nativos americanos, afinal, os indgenas eram numericamente superiores chegando a representar, em certos, combates, cerca de 500 a 1000 ndios para cada europeu.

DOENAS CONTAGIOSAS
Outro elemento significativo na destruio dos povos indgenas foram as doenas contagiosas, sarampo, coqueluche, varola, malria e gripe. Essas doenas, nem sempre transmitida de forma deliberada pelos europeus era em geral, letais para os indgenas que no tinham resistncia imunolgica contra elas. Espalhando-se rapidamente provocavam epidemias matando milhares deles. Os indgenas sofriam duplo impacto ( fsico e psicolgico ) pois muitas vezes suponham, quando contaminados por doenas que ignoravam e no sabiam combater ,que estavam sendo castigados por seus deuses. Desse modo, entregavam-se ao um sentimento de apatia ( cansao, derrota )

CONFLITOS INTERNOS
Na Amrica espanhola a relao de diferentes povos caracterizavam-se por muitas vezes pela opresso social. Incas maias e astecas submetiam pela fora outros povos vizinhos exigindo pagamento de pesados tributos e prestao de servios. Esses povos pareceram, ter festejado , a principio , a chegada dos espanhis e passaram a colaborar com ele na luta contra seus opressores americanos. Na Amrica portuguesa, tambm havia muitos conflitos entre os diferentes povos indgenas os portugueses souberam tirar proveitos desses conflitos, estabelecendo alianas com alguns grupos .

TRABALHO ESCRAVO
Os europeus impuseram aos povos americanos costumes que afetaram profundamente a sobrevivncia de suas comunidades. Na Amrica espanhola e na Amrica portuguesa, populaes indgenas inteiras foram removidas de suas regies de origem para trabalhar como escravos para os conquistadores. Fora de seu meio natural, sofreram com as mudanas no tipo de alimentao e no tipo de trabalho. A organizao social e produtiva indgena foi desestruturada.

VIOLNCIA RELIGIOSA
O ato simblico de fincar a cruz catlica na Amrica, marcando a posse da terra em nome dos reis europeus, assinalava tambm o incio da conquista cultural dos indgenas. De modo geral religiosos e conquistadores associavam-se para dominar os povos indgenas. A ao evangelizadora catlica (a conveno aos evangelhos por meio da pregao por religiosos) centrou-se na catequese (ensino religioso catlico romano), o batismo das crianas, em sua educao crist e na conveno dos lderes indgenas. Para tornar mais eficientes seus esforos de converso junto aos indgenas os jesutas criaram aldeamentos, a partir de 1550 na Amrica portuguesa segundo os padres esses aldeamentos tambm tinham a finalidade de proteger os ndios da escravizao promovida pelos os colonos. A vidas nas aldeias jesuticas causou profundas modificao9es na organizaes sociais e na vida espiritual dos ndios. Eles eram forados a abandonar os 10 locamentos temporrios a que estavam habituados para se ficassem nos aldeamentos, onde Aprendiam a doutrina catlica eram batizados ganhavam nomes cristos e eram colocados a disposio da coroa e dos colonos para prestar servios. entretanto, esses aldeamentos proporcionaram tambm o reagrupamento de sociedades fragmentadas e o resgate de identidades ameaadas .As frequentes fugas individuais e coletivas as revoltas espordicas e principalmente ,a resistncia ao trabalho imposto pelos colonizadores caracterizaram a reao indgenas ao aldeamento Diante da dificuldade de convencer o indgena adulto a aceitar a nova doutrina religiosa os quadros dedicavam-se principalmente , crianas .Empenhavam-se na fundao de colgios de meninos, onde eram ensinados os valores europeus e as crenas catlicas.

COMENTARIOS
ANA GRAZIELE

Os ndios sofreram muito nas mos dos europeus, que chegaram na Amrica achando que tinham encontrado a ndia. Europeus chegaram achando que os ndios eram inferiores a eles e que poderiam roubar as terras deles em troca de objeto que os ndios no conheciam e escravizalos e at mesmo faze-los seguir a religio e a culturas deles os ndios foram humilhados pelos europeus em suas terras!
FELIPE ASSIS

A vinda dos colonizadores europeus s amricas, causou um verdadeiro genocdio dos povos indgenas que aqui habitavam, trouxeram doenas, escravido, inquisio religiosa, aguaram conflitos internos, enfim, difcil encontrar um aspecto social que no foi atingido por esse fato. No esquecendo que somos animais, quando um grupo de uma espcie mais evoluda encontra uma menos evoluda a tendncia e que uma domine e a outra seja dominada, isso a natureza, e infelizmente nossa existncia muito provavelmente s foi possvel graas a incompaixo dos colonos. a vida, a existncia a evoluo!
Thasa Benfica

Esses habitantes tinham uma cultura diferenciada da cultura do europeu eles se dividiam em grupos ligados por familiares, caavam com armas artesanais, criaram sua prpria escrita e tinham conhecimento de matemtica e arquitetura, mas eles no contavam com a fora e maldade dos europeus que vieram com armas com o uso de plvoras e com cavalo e o ao, coisas que o nativo no conhecia, e dessa forma os europeus evitavam o combate corpo a corpo e tinham mais mobilidades para as batalhas.
Rayane Rodrigues

Os nativos sofreram muito na mo dos europeus quando os mesmos chegaram na amrica, eles achavam que eram melhores do que os nativos pelo fato de terem mais conhecimento , mais armas, eles escravizaram , violentaram fisicamente e mataram muitos nativos porque se achavam melhores que eles faziam isso porque achavam que tinham que tomar as Terras que os nativos habitavam aqui na Amrica.

Das könnte Ihnen auch gefallen