Sie sind auf Seite 1von 7

EXERCCIOS RESOLVIDOS

1 (Univ. Fed. Maranho) Naquela terrvel luta, muitos adormeceram para sempre, h:

a) pleonasmo b) eufemismo c) anacoluto d) polissndeto e) assndeto

Resposta: B

Comentrio: Eufemismo uma figura que consiste em abrandar uma expresso desagradvel. Assim, muitos adormeceram para sempre significa morreram.

2 (Univ. Est. Bahia) Na frase: Todos somos os fios do tecido, h um exemplo de:

a) metonmia b) metfora c) pleonasmo d) eufemismo e) hiprbole

Resposta: B

Comentrio: Metfora uma figura semntica que emprega um termo com significado de outro, a partir de uma comparao subentendida.

3 (EFO Alfenas MG) No me deixo tapear. Empregou-se a colocao procltica do pronome tono, pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citao acima em:

a) Cada qual se ajeite como puder b) De modo algum me afastarei da cidade. c) Logo que o vi, chamei a polcia. d) algum lhe disse que havia perigo. e) Oxal a morte vos encontre preparado.

Resposta: B

Comentrio: A colocao procltica usada quando h palavras que atraem o pronome para antes do verbo. As palavras de sentido negativo, por exemplo, emprega-se a prclise.

4 (Univ. Fed. Sergipe) Os projetos que ...... esto em ordem; ........ ainda hoje, conforme ......

a) enviaram-me devolv-los-ei lhes prometi b) enviaram-me os devolverei lhes prometi c) enviaram-me os devolverei prometi-lhes d) me enviaram os devolverei prometi-lhes e) me enviaram devolv-los-ei lhes prometi

Resposta: E

Comentrio: Usamos a prclise quando houver palavras que atraem o pronome para antes do verbo, por exemplo, pronomes relativos (que) e conjunes subordinativas (conforme). Quando o verbo est no futuro (presente ou pretrito) usamos a mesclise, mas se houver uma palavra atrativa antes do verbo no futuro, usa-se a prclise.

5 (Univ. Est. Ponta Grossa PR) Todas as oraes abaixo apresentam prclise, exceto:

a) Isso nos preocupa muito b) No me faa esperar demais c) Irritou-se com o cinismo de sua resposta d) Faremos o que nos parecer melhor. e) Confesso que no me esforcei muito.

Resposta: C

Comentrio: A nclise empregada quando o verbo inicia uma orao, pois de acordo com a norma culta, no se deve iniciar uma orao por pronome oblquo.

6 (Unimep) Perguntei ..... ele no veio. Ele disse que no veio ...... choveu. A alternativa que preenche corretamente as lacunas :

a) porque - porque b) por que porque c) por que por que

d) por qu porque e) porqu por que

Resposta: B

Comentrio: A forma por que pode ser: preposio por + que advrbio interrogativo; que pronome relativo e que conjuno subordinativa integrante. Na frase acima por que empregado em frase interrogativa indireta e deve ser grafado dessa forma (preposio por + que advrbio interrogativo). A forma porque empregada em resposta (frases declarativas) e funciona como conjuno.

7 (Fuvest SP) Assinale a frase gramaticalmente correta.

a) No sei por que discutimos. b) Ele no veio por que estava doente. c) Mas porque no veio ontem? d) No respondi porqu no sabia. e) Eis o porque da minha viagem.

Resposta: A

Comentrio: Novamente est sendo empregada a forma preposio POR + QUE advrbio interrogativo. Nesse caso, aps por que sempre ocorre a palavra motivo/razo, s vez claramente outras vezes subentendida.

8 (Fesp SP) Considere as frases:

I O porqu da evaso escolar parece muito claro. II Por que voc no veio? III - voc no veio por qu? IV O motivo porque ele saiu no interessa. V Irei porque em agrada sua companhia.

a) Todas corretas. b) Todas corretas, menos a IV c) I, III e IV. d) II e IV corretas. e) Todas incorretas.

Resposta: B

Comentrio: O item IV est incorreto. A forma correta por que, pois nesse caso pode ser substitudo por pelo qual. (preposio POR + QUE pronome relativo).

9 (Univ. do Amazonas) Observe o termo destacado na seguinte frase: A porta do armazm fora encontrada aberta, sem o menor vestgio de violncia, caixas com fazendas abertas e a gaveta que continha o dinheiro arrombada. (Domingos Olmpio).

Ele exerce a funo sinttica de:

a) aposto b) predicativo c) adjunto adverbial d) adjunto adnominal

Resposta: B

Comentrio: Predicativo um termo que, atravs de um verbo de ligao, relaciona-se ao sujeito ou objeto da orao atribuindo-lhes qualidade, caracterstica ou estado.

10 (Univ. Fed. Maranho) H objeto indireto na opo:

a) A eleio transcorreu calma. b) A chuva cai mansa nos telhados. c) As cidades elegeram novos prefeitos. d) Os prefeitos foram eleitos pelo povo. e) O povo confia nos seus dirigentes.

Resposta: E

Comentrio: O objeto indireto o termo da orao que se relaciona com o verbo transitivo indireto, completando-lhe o sentido. O pronome oblquo nos pode ser objeto direto ou indireto, depende do verbo ao qual est relacionado. No caso o verbo confiar transitivo indireto, pois quem confia, confia em.

11 (Fac. Md. Pouso Alegre MG) Assinale a alternativa em que o verbo destacado no de ligao:

a) A criana estava com fome. b) Pedro parece adoentado. c) Ele tem andado confuso.

d) Ficou em casa o dia todo. e) A jovem continua sonhadora.

Resposta: D

Comentrio: verbo de ligao tem a funo de ligar o sujeito a um estado, caracterstica ou modo de ser do sujeito. Na orao D o verbo no exprime nenhuma relao entre o sujeito e o predicativo.

Das könnte Ihnen auch gefallen