Sie sind auf Seite 1von 7

1.

CONCEITO

Dispnia ou falta de ar o termo usado para designar a sensao de dificuldade para respirar, sentida por pacientes acometidos por diversas doenas e, at, em indivduos sadios ou em condies de exerccio fsico intenso. um sintoma muito comum na prtica mdica, sendo particularmente referido por indivduos com doenas dos aparelhos respiratrio e cardiovascular. Esse sintoma o principal fator limitante da qualidade de vida relacionada sade de pacientes crnicos. Apesar de sua importncia, os mecanismos envolvidos com seu surgimento ainda no so completamente conhecidos. 2. ETIOLOGIA Doenas pleuropulmonares:

Vrias doenas da pleura e dos pulmes podem causar dispnia. Exemplos: derrame pleural, infeces pulmonares, asma brnquica, bronquite crnica, enfisema pulmonar, fibrose intersticial pulmonar, tromboembolismo pulmonar (embolia pulmonar), cncer de pulmo, entre outras. Doenas cardacas:

A maioria das doenas cardacas que cursam com um quadro de insuficincia cardaca, podero cursar com dispnia. Exemplos: doena arterial coronariana crnica (cardiopatia isqumica crnica) e aguda (angina instvel e infarto do miocrdio), doenas das vlvulas cardacas, hipertenso arterial (cardiopatia hipertensiva), doenas do msculo cardaco (miocardites e miocardiopatias), arritmias cardacas, doenas do pericrdio (derrame pericrdico, tamponamento cardaco e pericardite constritiva crnica), cardiopatias congnitas, entre outras. Outras:

Descondicionamento fsico, anemia, obesidade, gravidez, ansiedade, hipotireoidismo, entre outras. 3. FISIOPATOLOGIA

O aparelho respiratrio normal deve ter: eficiente comando nervoso pelos centros respiratrios e quimioreceptores centrais e perifricos, adequada resposta

dos msculos respiratrios aos comandos nervosos, boa complacncia pulmonar e ampla permeabilidade das vias areas. A anormalidade de um ou mais destes setores pode levar dispnia. Ela caracterizada por uma ativao excessiva ou anormal dos centros respiratrios no tronco cerebral. Esta ativao ocorre atravs das seguintes vias e estruturas: receptores intratorcicos, via nervo vago; nervos somticos aferentes (musculatura torcica e parede torcica); quimioreceptores no crebro, corpos carotdeos e articos; centros corticais superiores e fibras aferentes no nervo frnico. 4. CLASSIFICAO Dispnia aos esforos:

o nome dado ao surgimento ou agravamento da sensao de dispnia por atividades fsicas. uma queixa bastante comum e inespecfica entre portadores de doenas pulmponares e cardacas. Ortopnia:

a denominao dada ao surgimento ou agravamento da sensao de dispneia com a adoo da posio horizontal. O sintoma tende a ser aliviado, parcial ou totalmente, com a elevao da poro superior do trax pelo uso de um nmero maior de travesseiros ou pela elevao da cabeceira da cama. Classicamente, a ortopnia surge em pacientes portadores de insuficincia cardaca do lado esquerdo do corao (insuficincia ventricular esquerda). Associa-se com a ocorrncia de congesto pulmonar (acmulo de lquido no pulmo ou edema pulmonar). Embora mais frequente em cardacos, a ortopneia tambm pode ser observada em pacientes com asma ou doena pulmonar obstrutiva crnica. Ela tambm uma queixa caracterstica de indivduos portadores de fraqueza da musculatura diafragmtica como, por exemplo, pacientes com doenas neuromusculares (exemplo: esclerose lateral amiotrfica). Dispnia paroxstica noturna:

Neste caso o paciente tem seu sono interrompido por uma dramtica sensao de falta de ar, levando-o a sentar-se no leito, ou mesmo levantar-se e procurar uma rea da casa mais ventilada, visando obter alvio da sbita sensao de sufocao. Pode estar presente ainda sudorese intensa. A

dispnia paroxstica noturna uma condio comum em pacientes portadores de insuficincia cardaca do lado esquerdo do corao (insuficincia ventricular esquerda). Nesses casos, admite-se que, durante o sono, a reabsoro do edema perifrico (localizado das pernas) e o aumento do retorno venoso, cause um agravamento da congesto pulmonar (acmulo anormal de lquido no pulmo). Asma cardaca:

um termo inapropriado, usado para designar a queixa de chio no peito e a presena de sibilos em pacientes com insuficincia cardaca esquerda do lado esquerdo do corao (insuficincia ventricular esquerada) e sintomas de dispnia. Os sintomas simulam uma crise de asma brnquica. Habitualmente, tais achados so encontrados em indivduos com ortopnia e dispnia paroxstica noturna. Platipnia:

o nome dado sensao de dispneia que surge ou agrava-se com a adoo da posio de p (posio ortosttica). Classicamente, esse fenmeno ocorre em pacientes com quadros de pericardite aguda ou na presena de shunts direito-esquerdos (cardiopatias congnitas que aumentam o fluxo de sangue para os pulmes, como comunicao interatrial ou interventricular). Nesta situao, pode vir acompanhada de ortodeoxia, ou seja, queda acentuada da concentrao de oxignio com a posio em p. Trepopnia:

a sensao de dispnia que surge ou piora em uma posio lateral, e desaparece ou melhora com o decbito lateral oposto. uma queixa no especfica, podendo surgir em qualquer doena que comprometa mais um pulmo do que o outro. Exemplos dessa condio seriam a ocorrncia de derrame pleural unilateral (acmulo de lquido na pleura em um dos pulmes). 5. APRESENTAO CLNICA

A dispnia pode surgir de maneira aguda, crnica ou ser paroxstica. Taquipnia: o aumento do nmero de incurses respiratrias na

unidade de tempo. Em condies fisiolgicas de repouso, esse nmero habitualmente, gira entre 12 e 20. A denominao taquipnia, normalmente implica tambm na reduo da amplitude das incurses respiratrias. Diversas condies podem cursar com taquipnia, tais como doenas pulmonares, doenas cardacas, febre, ansiedade, etc. Hiperpnia:

um termo usado para designar no apenas ao aumento da frequncia respiratria, como tambm o aumento da amplitude dos movimentos respiratrios. Pode estar presente em diferentes situaes tais como acidose metablica, febre, ansiedade, etc. Bradipnia:

Designa a reduo do nmero dos movimentos respiratrios, geralmente abaixo de oito incurses por minuto. Pode surgir em inmeras situaes, tais como presena de leses neurolgicas, depresso dos centros respiratrios por drogas (opiides ou benzodiazepnicos), precedendo a parada respiratria em casos de fadiga dos msculos respiratrios, etc. Apnia e hipopnia:

Apnia a interrupo total dos movimentos respiratrios por um perodo de tempo prolongado. A hipopnia uma respirao mais superficial. Assim, por exemplo, pacientes com diagnstico de sndrome da apnia obstrutiva do sono podem permanecer sem respirar durante minutos, cursando com queda acentuada da oxigenao do sangue, e aumentos do surgimento de arritmias cardacas e morte. Dispnia suspirosa:

Consiste na presena de respiraes profundas, espordicas, em meio a um ritmo respiratrio normal. Costuma aparecer em indivduos com distrbios psicolgicos (ansiedade) ou pela simples emoo. Ritmo de Cantani:

Caracteriza-se pelo aumento da amplitude dos movimentos respiratrios, de modo regular, secundariamente presena de acidose metablica, encontrada, por exemplo, na cetoacidose diabtica ou na insuficincia renal.

Ritmo de Kussmaul:

Caracterizado pela alternncia seqencial de apnias inspiratrias e expiratrias. Tambm associa-se a acidose metablica. Ritmo de Biot:

o nome dado a um ritmo respiratrio totalmente irregular, no tocante amplitude das incurses respiratrias e frequncia. Aparece em pacientes com hipertenso intracraniana e leses do sistema nervoso central. Ritmo de Cheynes-Stockes: Caracteriza-se pela alternncia de perodos de apnia, seguidos por hiperpneia crescente e decrescente, at a instalao de nova apnia e, assim, sucessivamente. Esse ritmo respiratrio ocorre mais comumente em pacientes com insuficincia cardaca grave, podendo tambm estar presente em vigncia de leses do sistema nervoso central e hipertenso intracraniana. Nos casos de insuficincia cardaca, sua gnese explicada pelo aumento do retardo circulatrio dos pulmes para o crebro.

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO


Faculdade de Medicina Curso de Medicina

DISPNIA

SEMIOLOGIA MDICA PROFESSOR: GILBERTO OLIVEIRA ALUNOS: MAURO SILVA FILHO RENAN CORREIA ARCANJO RICARDO FIAD BIOLO

PASSO FUNDO, AGOSTO DE 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen