Sie sind auf Seite 1von 14

IFPE

CONCURSO PBLICO 2010


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONCURSO PBLICO/ 2010

CDIGO 340

QUESTES:

PEDAGGICAS ESPECFICAS

- 01 a 10 - 11 a 40

DIA 30/05/2010 (DOMINGO)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Leia todas as instrues antes de iniciar a prova. Preencha seus dados pessoais. Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 40 (quarenta) questes. Se no estiver completo, exija, imediatamente, do fiscal da sala outro exemplar. Ao receber a folha-resposta, confira o seu nome e o nmero de inscrio. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal da sala. Para marcar a folha-resposta, utilize caneta esferogrfica com tinta na cor preta ou azul, e faa as marcas de acordo com o modelo: Preencher a quadrcula assim Marque apenas uma resposta para cada questo, pois s h uma nica resposta correta. A questo que for marcada com mais de uma resposta, ou rasurada, ser anulada. Se a Comisso Organizadora do Concurso Pblico 2010, verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser posteriormente anulada e os pontos, a ela correspondentes, distribudos entre as demais. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha-resposta, pois isso poder prejudic-lo. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio, nem prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. O caderno de provas e a folha-resposta devero ser devolvidos ao fiscal da sala. A prova ter incio s 9h e dever ser concluda at as 12h. Por razes de segurana do concurso, o candidato s poder deixar o local de realizao da aplicao das provas, 1 (uma) hora aps o seu incio. Os fiscais no esto autorizados a fazer retificaes de qualquer natureza nas instrues ou enunciados de questes das provas. Apenas e, exclusivamente, o CHEFE DE PRDIO, pessoalmente, que poder comunicar alguma retificao. O IFPE no se responsabilizar por objetos ou valores portados, esquecidos, danificados ou extraviados nas dependncias dos locais de aplicao das provas. Todos os materiais impressos, entregues aos candidatos no dia da prova, devero ser devolvidos na ntegra, pois pertencem ao IFPE. O gabarito oficial ser divulgado 2 (duas horas) depois do encerramento das provas, no stio www.ifpe.edu.br . Ser facultado ao candidato apresentar recurso, devidamente fundamentado, relativo ao gabarito e/ou ao contedo das questes. O recurso dever ser interposto at as 17 (dezessete) horas do dia subseqente ao da divulgao do gabarito preliminar, dirigido Comisso Organizadora do Concurso Pblico 2010, e entregue no protocolo de um dos Campi do IFPE. O resultado da prova escrita ser divulgado no stio http://www.ifpe.edu.br, no dia 04/06/2010, aps as 17h. Fique atento as demais etapas deste concurso, conforme consta no edital, n 15/2010, do IFPE.

17. 18.

Nome: __________________________________________________ R.G. n: _________________________rgo: __________________ Assinatura: ______________________________________________ Inscrio n: ______________________ Sala n: ________________
Impresso Digital

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGGICOS

01. De acordo com o Decreto N 5.154/2004, que regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394/96, a educao profissional ser desenvolvida atravs de cursos e programas que atendam a) exclusivamente educao profissional tcnica de nvel mdio. b) a formao inicial e continuada de trabalhadores, educao profissional tcnica de nvel mdio e educao profissional tecnolgica de graduao e de ps-graduao. c) a formao inicial de trabalhadores e educao profissional tcnica de nvel bsico. d) preferencialmente, a educao profissional tcnica de nvel mdio e a educao profissional tecnolgica de graduao. e) preferencialmente, a educao profissional tecnolgica de graduao e de ps-graduao.

02. O Decreto N 5.840/2006 institui, no mbito federal, o Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos PROEJA. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I. O PROEJA abranger o seguinte curso e programa de educao profissional: preferencialmente a educao profissional tcnica de nvel mdio. II. O PROEJA poder ser adotado pelas instituies pblicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e pelas entidades privadas nacionais de servio social, aprendizagem e formao profissional vinculadas ao sistema sindical (Sistema S). III. As instituies ofertantes de cursos e programas do PROEJA podero aferir e reconhecer, mediante avaliao individual, conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos extra-escolares. IV. Todos os cursos de educao profissional ofertados pelo PROEJA devero contar com a carga horria mnima de mil e quatrocentas horas para a formao geral.

Est(o) correta(s), apenas: a) b) c) d) e) I I, II e III II e III II, III e IV I e II

03. Discutir sobre planejamento numa proposta participativa, bem como a construo de projetos pedaggicos, significa, entre outros procedimentos: a) Consolidar a idia de autonomia dos rgos centrais e intermedirios que definem a poltica pblica de um pas democrtico representativo. b) Reconhecer que a escola no se prospecta como instituio social, mas como organizao que objetiva refletir as contradies da sociedade capitalista e, planejar a partir dos elementos que compem os processos sociais dominantes para a conquista da cidadania. c) Perceber que a elaborao de documentos dessa natureza se constituem como instrumental sobretudo administrativo, para garantir a manuteno dos espaos educacionais. d) Localizar exclusivamente no pedaggico da escola a pretenso de que esta a escola - seja formadora de sujeitos imbudos do propsito de democratizao. e) Identificar que o eixo da reflexo em torno da capacidade de planejar de forma participativa e seu produto o projeto poltico-pedaggico da escola prope possibilitar a vivncia da prtica reflexiva, democrtica e democratizante para a construo de identidades, escola e sujeitos.

04. O Projeto Poltico Pedaggico (PPP), numa perspectiva contempornea da educao, sugere uma conjuntura que envolve reflexes sociais, polticas, econmicas e culturais. Nessa tica e quanto a este documento o PPP correto estabelecer que:

a) Sua construo se efetiva em primeiro plano pela esfera central/nacional e s posteriormente a escola, como instncia local, adota-o como projeto. b) Tal documento necessita do amparo terico-metodolgico em paradigmas positivistas. c) Esta organizao do trabalho pedaggico prope a gesto de uma nova organizao que reduza os efeitos de sua diviso do trabalho, fragmentao e controle hierrquico, tendo como alicerce o conceito de autonomia que garante ao professor a participao e construo do PPP. d) A adoo da subjetividade, na construo de conhecimentos e valores, deve ser eliminada, pois pode comprometer o processo racional de participao coletiva e democrtica. e) Para a implementao do PPP numa escola, suficiente a construo da autonomia e da cidadania.

05. A proposta de avaliao escolar, convencionalmente e secularmente concretizada em nossas escolas, tem sido alvo de muitas crticas, pois:

I.

Cumpre funes pedaggico-didticas e de diagnstico em relao s quais recorre a instrumentos de verificao e acompanhamento do rendimento escolar. II. Alimentou-se de instrumentos avaliativos preocupados apenas em atribuir notas e classificar estudantes. III. Objetiva uma funo prioritariamente burocrtica, em que fixa critrios de desempenho dos estudantes, isentos de fatores externos e internos de aprendizagem. IV. visualizada apenas como medida e diagnstico do quantitativo de saber do estudante.

Est(o) correta(s), apenas:

a) b) c) d) e)

III II, III e IV I, II e III II e III III e IV

06. Em relao a avaliao institucional, assinale a alternativa correta:

a) No faz parte do conceito de avaliao a tomada de decises com julgamentos e resultados. b) Visa identificao de critrios, procedimentos e resultados para melhorias na educao, com participao individual e coletiva. c) A avaliao deve ser concebida como um processo sistemtico e quantitativo de anlise. d) Deve impulsionar o processo criativo e de autocrtica como um princpio e procedimento terico. e) Consolida as relaes entre as esferas pblica e privada, a partir de modelos que propem a diviso do trabalho.

07. Sobre as tendncias pedaggicas, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

(1) Tradicional (2) Comportamentalista

( ) ( )

(3) Humanista

( )

(4) Scio-cultural

( ) ( )

( )

O homem consequncia das influncias ou foras existentes no meio ambiente. Fundamenta-se no positivismo lgico em que experincias e eventos do universo so ordenados para tornar possvel sua utilizao e controle. Professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem de tal forma, que o desempenho do aluno seja maximizado. Preocupao com a sistematizao dos conhecimentos apresentados de forma acabada. H nfase nas relaes interpessoais, psicolgicas e emocionais do indivduo para sua orientao interna e autocontrole. O mundo algo a ser reinventado pelo sujeito nas suas interaes com este mundo social.

A sequncia correta de nmeros, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) 121243 212134 222134 421124 321124

08. Quanto s discusses sobre currculo e seus pressupostos sociolgicos, assinale a alternativa correta:

a) Currculo, na atualidade, est envolvido com os critrios de seleo e poder, ou seja, com as questes identidade e subjetividade. b) Para a discusso curricular, selecionar no uma operao de poder. c) precisamente a questo de poder que vai articular as teorias curriculares tradicionais, crticas e ps-crticas. d) As teorias crticas e ps-crticas de currculo no esto preocupadas com as conexes entre saber, identidade e poder. e) As teorias tradicionais se concentram nas questes comportamentais.

09. De acordo com os pressupostos da interdisciplinaridade, analise as proposies abaixo.

I. Apresentam-se como proposta para extinguir o movimento da crise dos paradigmas. II. A discusso do termo surge com a inteno de restabelecer o sentido de unidade do processo de construo do conhecimento. III. A temtica busca articular/dialogar: teoria e prtica. IV. Apresentam-se como proposta para o desenvolvimento de prticas pedaggicas significantes.

Est(o) correta(s), apenas:

a) b) c) d) e)

I e II II, III e IV I, II e III II III

10. Os debates atuais acerca da prtica educativa apontam, dentre outras questes, para o surgimento de uma nova educao em que pesem as relaes entre teoria e prtica. Esse ponto de vista defende que:

a) A educao um conceito que supe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado fundamentalmente educao formal. b) Educao , exclusivamente, um veculo transmissor de valores historicamente herdados e isentos de rupturas sociais, polticas e econmicas. c) A educao deve instrumentalizar o ser humano como um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ao exercida. Sua tarefa mais importante consiste em transpor os grandes ideais universais e sociais para a vida cotidiana e concreta do homem. d) A teoria e a prtica pedaggicas, constatada a sua intencionalidade, sero mais coerentes, se souberem explicitar e determinar as relaes sociais hierarquizadas. e) O surgimento de um novo paradigma tecno-econmico, originrio da conjugao da tecnologia do computador com a das telecomunicaes para o trabalho, determina antecipadamente os fins a serem atingidos no processo pedaggico.

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECFICO CDIGO 340

11. A abordagem behaviorista de Skinner traz alguns conceitos chaves para a compreenso de seus pressupostos. Nesse sentido, observe as seguintes descries de alguns termos apontados por Skinner: I. Evento que afeta os sentidos do aprendiz. II. Evento que resulta no aumento da probabilidade da ocorrncia de um ato que imediatamente o procedeu . III. Arranjo de uma situao para o aprendiz, na qual a ocorrncia de reforo tornada contingente ocorrncia imediatamente anterior de uma resposta a ser aprendida. IV. Processo de modelar e manter por suas consequncias um (determinado) comportamento particular. Assinale a alternativa que identifica, corretamente, os termos correspondentes. a) b) c) d) e) I estmulo; II reforo; III - contingncia de reforo; e IV condicionamento respondente I reforo; II condicionamento operante; III - contingncia de reforo; e IV estmulo I estmulo; II reforo; III contingncias de reforo e IV condicionamento operante I reforo; II - contingncia de reforo; III estmulo e IV condicionamento operante I estmulo; II - contingncia de reforo; III reforo e IV condicionamento respondente

12. Piaget, ao estudar o desenvolvimento cognitivo, identificou diferentes estgios do desenvolvimento com suas respectivas caractersticas. So caractersticas do estgio PR-OPERACIONAL, exceto: a) O pensamento da criana comea a se organizar, mas no ainda reversvel. A criana no consegue entender que certos fenmenos so reversveis. b) A criana incapaz de descentrao, ou seja, ela no relaciona entre si os diferentes aspectos ou dimenses de uma situao. c) A criana pr-operacional raciocina por transduo, ou seja, ela v uma situao como base para outra situao. d) Nesse estgio, a criana j superou o egocentrismo. e) Segundo Biaggio (1996), Piaget discute ainda outras estruturas tpicas do pensamento pr-operacional, quais sejam: o realismo, o animismo e o antropomorfismo.

13. Henry Wallon, compartilha com Freud e Piaget sua descrio do desenvolvimento como um processo em estgios sucessivos; entretanto, diferentemente deles, o que interessa a Wallon no a evoluo de um aspecto do psiquismo (seja ele a libido ou a inteligncia), mas a evoluo do indivduo em suas diferentes vertentes. Considerando a seqncia de estgios proposta por Wallon, analise a seguinte descrio sobre um desses estgios: ...explorao de si mesmo, como um ser diferente de outros seres, construo da prpria subjetividade por meio das atividades de oposio (expulso do outro) e ao mesmo tempo de seduo (assimilao do outro), de imitao. (Mahoney, 2006). Assinale a alternativa que identifica corretamente esse estgio descrito. a) b) c) d) e) Puberdade e adolescncia Categorial Impulsivo emocional Personalismo Sensrio-motor e projetivo

14. Observe a seguinte perspectiva terica acerca da adolescncia: O fato que a adolescncia uma interpretao de sonhos adultos produzida por uma moratria que fora o adolescente tentar descobrir o que os adultos querem dele. Quem defendeu esse pressuposto terico foi a) b) c) d) e) Winnicott. Lev Vygotsky. Calligaris. Henry Wallon. Jerome Bruner.

15. Analise as seguintes proposies acerca da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky e assinale a NO verdadeira a) Todas as funes no desenvolvimento da criana aparecem duas vezes: primeiro, no nvel social, e, depois, no nvel individual; primeiro entre pessoas (interpsicolgica), e, depois, no interior da criana (intrapsicolgica). b) De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo ocorre pela interiorizao de instrumentos e signos, produzidos culturalmente. c) O desenvolvimento da linguagem no indivduo se d da fala interna para a fala social, ou seja, primeiramente a criana utiliza a fala para si, depois utiliza a fala para se comunicar. d) As ferramentas psicolgicas incluem diversos sistemas de signos, dentre estes, temos: sistemas de numerao, sistemas de smbolos algbricos, mapas, desenhos e todo tipo de smbolos convencionais, mas a linguagem que se torna, ao longo do desenvolvimento humano, o instrumento mediador fundamental da ao psicolgica. e) Segundo Vygotsky, os processos mentais superiores (pensamento, linguagem) tm origem em processos sociais; o desenvolvimento cognitivo do ser humano no pode ser entendido sem referncia ao meio social.

16. Piaget concebe o desenvolvimento cognitivo como uma sucesso de estgios. Considerando a abordagem de Piaget sobre o processo de desenvolvimento, analise a seguinte descrio das caractersticas de um desses estgios: Nesse estgio, verifica-se uma descentrao progressiva em relao perspectiva egocntrica que caracterizava a criana at ento. Ela entra, progressivamente, em um mundo de vrias perspectivas. O pensamento da criana, agora mais organizado, possui caractersticas de uma lgica de operaes reversveis. (Moreira,1999) Analisando apenas essa descrio, assinale a alternativa que identifica corretamente o estgio do desenvolvimento cognitivo descrito. a) b) c) d) e) Estgio Sensrio-Motor Estgio Operacional Formal Estgio Concreto Formal Estgio Pr-Operacional Estgio Operacional Concreto

17. Tomando como base a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, analise as proposies abaixo. Em cada uma das etapas descritas por Erikson, que vo desde o nascimento at a morte, existe um conflito psicossocial bsico que deve ser resolvido entre dois plos opostos. II. A organizao da identidade a etapa central proposta por Erikson na evoluo do ciclo vital humano. um momento de sntese, de transformao de identificaes em identidade e de interao original com o mundo. III. Embora compartilhe os pressupostos psicanalticos bsicos da teoria de Freud, a teoria psicossocial de Erikson d mais ateno aos aspectos sociais que aos biolgicos, ressaltando a importncia das experincias sociais vividas nas diferentes etapas do desenvolvimento. IV. No segundo e terceiro ano de vida, Erikson diz que a criana est na idade da confiana bsica versus desconfiana bsica. Essa idade corresponde fase anal da teoria freudiana. Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) I, II e III II, III e IV I, III e IV III e IV I e IV I.

18. Considerando, ainda, os estgios de desenvolvimento propostos por Erikson, analise a descrio a seguir: A terceira etapa do ciclo evolutivo descrita por Erikson est centralizada na evoluo da estrutura locomotora e dos rgos genitais. Aqui podemos sentir que, em relao a Freud, Erikson privilegia a progressiva organizao do Ego na constituio do sujeito, medida que vai definindo por suas interaes (e aquisies) com o mundo, ou seja, medida que as funes do Ego vo-se especializando, a progressiva discriminao efetuada sustentar as fantasias afetivas (e sexuais) que se vo constituindo. (Rappaport, 1982). Assinale a alternativa que indica, corretamente, esse estgio. a) b) c) d) e) Identidade versus confuso de papis Iniciativa versus Culpa Autonomia versus Vergonha Intimidade versus Isolamento Domnio versus Inferioridade

19. Segundo Pozo (1998), apoiando-se em Flavell (1985), a teoria piagetiana do conhecimento, baseada em uma tendncia ao equilbrio cada vez maior entre os processos de assimilao e de acomodao, tem como objetivo explicar no somente como conhecemos o mundo em determinado momento, mas tambm como muda nosso conhecimento a respeito do mundo. Analise a definio a seguir acerca de um dos conceitos fundamentais na teoria de Piaget: Em termos psicolgicos, a _______ seria o processo pelo qual o sujeito interpreta a informao que provm do meio, em funo de seus esquemas ou estruturas conceituais disponveis. (Pozo, 1998) Assinale a alternativa que complementa corretamente a definio formulada. a) b) c) d) e) Acomodao Equilibrao Majorante Adaptao Assimilao Aprendizagem

20. Ainda sobre o desenvolvimento cognitivo na perspectiva de Piaget, analise a definio a seguir: Denominam __________ aquilo que em uma ao transportvel, generalizvel ou diferencivel de uma outra ou, dito de outra maneira, o que comum s diversas repeties ou aplicaes da mesma ao. (Piaget, 1967) A alternativa que complementa corretamente a definio formulada : a) b) c) d) e) Equilibrao Majorante Assimilao Adaptao Acomodao Esquema de ao

21. Uma das reas da psicologia do desenvolvimento que tem sido bastante estudada o desenvolvimento do julgamento moral na criana. Diversas perspectivas tericas orientaram a investigao deste tema, enfatizando diferentes aspectos deste desenvolvimento. No que diz respeito ao desenvolvimento moral, analise as proposies abaixo:

I.

Piaget (1932/ 1977), e posteriormente Kohlberg (1976), conceberam um conceito de desenvolvimento moral no qual identificaram estgios progressivos. Para ambos, os estgios superiores seriam caracterizados por uma maior autonomia do sujeito, pela adoo de princpios mais gerais e abstratos, com referncia valorativa, e por um senso de justia mais equilibrado, fundamentado em inter-relaes mais complexas entre os elementos presentes na situao. (Branco, 2001)

II. No perodo sensrio-motor, no existem normas, apenas regularidades espontneas, as quais no so sentidas como obrigatrias. Piaget denominou anomia a esse perodo do desenvolvimento moral do ser humano. (Freitas, 1991) III. Piaget (1932/1992) denominou realismo moral a tendncia da criana (e do adulto que permanece criana) de considerar os deveres e os valores a eles relacionados como exteriores sua conscincia, de observar as normas ao p da letra, sem compreender o seu esprito, e de avaliar apenas a legalidade das aes, isto , a sua conformidade com as normas, em detrimento da inteno do agente. Segundo ele, o realismo moral resulta do encontro do egocentrismo espontneo da criana e da coao social. (Freitas, 1991) IV. O que move as aes da moral heternoma o sentimento, todo racional, da necessidade. (La Taille, 1992) V. Segundo a perspectiva piagetiana, anomia, heteronomia e autonomia, nessa ordem, so os trs nveis de desenvolvimento moral. (La Taille, 1992) Esto corretos, apenas: a) b) c) d) e) I, II, III e V I, II, III e IV I, II e IV II, III, IV e V I, III e IV

22. Ainda sobre o desenvolvimento moral, assinale a alternativa NO verdadeira.

a) Lawrence Kohlberg (1981) identificou seis estgios de desenvolvimento moral, divididos em trs nveis, Nvel pr-convencional (Estgios 1 e 2); Nvel convencional (Estgios 3 e 4) e Nvel ps-convencional (Estgios 5 e 6). b) De acordo com Kohlberg (1981), no estgio 4 do desenvolvimento moral, o certo e o errado dependem de padres aprovados pela sociedade como um todo. c) Segundo Kohlberg (1981), o julgamento moral, realizado nos dois primeiros estgios, situa-se no Nvel Prconvencional. No estgio 1, o objetivo evitar a punio e, no estgio 2, o objetivo a satisfao pessoal. No estgio 1, as conseqncias fsicas da ao determinam o julgamento moral. d) Na perspectiva piagetiana, no estgio da heteronomia moral a criana percebe as regras como absolutas, imutveis, intangveis. As regras tm um carter mstico podendo ser consideradas como de origem divina. e) Segundo a perspectiva piagetiana, o desenvolvimento do raciocnio moral um derivado do desenvolvimento do pensamento lgico, no sendo observadas mudanas importantes na forma de raciocinar moralmente, enquanto no se produzir avanos no raciocnio lgico mais geral.

23. Uma idia fundamental para a compreenso das concepes vygotskiana sobre o desenvolvimento humano como processo scio-histrico a idia de mediao. Nessa perspectiva, analise as seguintes proposies: Segundo Vygotsky, do mesmo modo que as ferramentas materiais medeiam a relao com o ambiente fsico, transformando-o, as ferramentas psicolgicas medeiam as funes psicolgicas, mudando a sua natureza. II. Alguns pressupostos marxistas influenciaram em muitos aspectos do desenvolvimento terico das teses vygotskianas, particularmente, na mediao instrumental. III. Vygotsky procurou compreender como o processo de mediao, por meio de instrumentos e signos, fundamental para o desenvolvimento das funes psicolgicas inferiores. IV. Segundo Vygotsky, os instrumentos de mediao, inclusive os sinais, so proporcionados pela cultura, pelo meio social. Contudo, a aquisio dos sinais no equivale somente em tom-los do mundo social externo, mas necessrio interioriz-los, o que exige uma srie de transformaes ou processos psicolgicos. Esto corretos, apenas: a) b) c) d) e) I, II e III III e IV I e II I, II e IV I, III e IV I.

24. De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, so Princpios Fundamentais desse profissional: I. No induzir qualquer pessoa ou organizao a recorrer a seus servios. II. Zelar para que o exerccio profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situaes em que a Psicologia esteja sendo aviltada. III. Basear o seu trabalho no respeito e na promoo da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declarao Universal dos Direitos Humanos. IV. Considerar as relaes de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relaes sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crtica e em consonncia com os demais princpios deste Cdigo. V. Atuar com responsabilidade social, analisando crtica e historicamente a realidade poltica, econmica, social e cultural. Esto corretos, apenas: a) b) c) d) e) I e II I, II e IV II, III, IV e V I, III e V I, II, IV e V

25. De acordo com o Cdigo de tica Profissional dos Psiclogos - RESOLUO CFP N 010/05, assinale com V as proposies verdadeira e com F as falsas. ( ) dever do psiclogo orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestao de servios psicolgicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho. ( ) vedado ao psiclogo prestar servios profissionais a organizaes concorrentes de modo que possam resultar em prejuzo para as partes envolvidas, decorrentes de informaes privilegiadas. ( ) Ao fixar a remunerao pelo seu trabalho, o psiclogo levar em conta apenas as condies do usurio ou beneficirio. ( ) O psiclogo deve assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, terica e tecnicamente. ( ) O psiclogo, quando participar de greves ou paralisaes, garantir unicamente que as atividades de emergncia no sejam interrompidas. A sequncia correta de letras, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) V, V, F, F, V V, F, V, F, F F, V, F, V, V F, F, V, F, V V, V, F, V, F

26. De acordo com o Art. 21 do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, as transgresses dos preceitos deste Cdigo constituem infraes disciplinares com aplicao de penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais. Com base nessa informao, dentre as alternativas abaixo, qual a que no corresponde a uma penalidade prevista? a) b) c) d) e) Suspenso do exerccio profissional, por at 90 (noventa) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia Advertncia. Multa. Censura pblica. Cassao do exerccio profissional, ad referendumdo Conselho Federal de Psicologia.

27. Dentre as alternativas, uma NO corresponde a um dever fundamental do psiclogo assinale-a. a) Fornecer, a qualquer pessoa, na prestao de servios de psicologia, informaes concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo pessoal. b) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir o Cdigo de tica. c) Levar ao conhecimento das instncias competentes o exerccio ilegal ou irregular da profisso, transgresses a princpios e diretrizes do Cdigo de tica ou da legislao profissional. d) Estabelecer acordos de prestao de servios que respeitem os direitos do usurio ou beneficirio de servios de psicologia. e) Zelar para que a comercializao, aquisio, doao, emprstimo, guarda e forma de divulgao do material privativo do psiclogo sejam feitas conforme os princpios do Cdigo de tica.

28. Segundo o Art. 20 do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo, o psiclogo, ao promover publicamente seus servios, por quaisquer meios, individual ou coletivamente: I. Informar o seu nome completo, o CRP e seu nmero de registro; II. Divulgar somente qualificaes, atividades e recursos relativos a tcnicas e prticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profisso; III. No utilizar o preo do servio como forma de propaganda; IV. No far referncia a ttulos ou qualificaes profissionais que possua; V. No far divulgao sensacionalista das atividades profissionais. Esto corretos, apenas: a) b) c) d) e) I, II, III e IV I, II, III e V II, III, IV e V I, III, IV e V II, III e IV

29. Segundo a perspectiva de Henri Wallon acerca do desenvolvimento humano, analise as proposies abaixo. Henri Wallon props em sua teoria uma sucesso de estgios de desenvolvimento. A passagem de um estgio a outro marcada por conflitos e crises, geradas pelo encontro das atividades j adquiridas com novas solicitaes do meio. II. Wallon admite a existncia de duas leis que regulam o processo de desenvolvimento da criana em direo ao adulto: a lei da alternncia funcional, e a lei da integrao funcional. III. A lei da integrao funcional nos aponta que a relao entre os estgios uma relao entre conjuntos funcionais hierarquizados. IV. Segundo Mahoney (2006), a teoria de Wallon aponta para duas ordens de fatores que iro constituir as condies em que emergem as atividades de cada estgio: fatores emocionais e sociais. Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) I e IV I, II, e IV I e II I e III II e IV I.

30. A adolescncia ocupa um lugar importantssimo na Psicologia do Desenvolvimento. Vrios estudiosos vm se debruando sobre esse tema. Coll (2004) apresenta as perspectivas de alguns autores acerca da adolescncia. Analise as proposies abaixo acerca de alguns desses tericos exposto em Coll e assinale a alternativa NO verdadeira. a) Peter Blos um autor psicanaltico que estudou o desenvolvimento adolescente. Segundo esse autor, durante a adolescncia ocorre um segundo processo de individuao que leva ao distanciamento emocional em relao aos pais e aproximao aos iguais, primeiro mediante as relaes de amizade, e, posteriormente, nas relaes de casal. b) Erikson considera a adolescncia um perodo fundamental no desenvolvimento do eu. As identificaes e a formao da identidade aparecem como a principal tarefa adolescente. c) James Mrcia, ao estabelecer nveis ou status de identidade, definiu que a identidade hipotecada corresponderia aos adolescentes que se encontram imersos em plena crise de identidade, num processo de busca e experimentao, mas os engajamentos ainda no esto efetuados. d) Para Freud, a adolescncia supe o trmino do estgio de latncia e o ressurgimento dos impulsos sexuais aps a puberdade. e) Para Hall, a adolescncia representava um momento crtico no desenvolvimento humano, por corresponder ao momento da evoluo da espcie humana que supunha a passagem da selvageria para o mundo civilizado.

31. Com base nos estudos de Knobel (1992) sobre a adolescncia, analise as afirmativas abaixo. caracterstico da adolescncia adotar identidades diferentes durante o processo crtico que antecede suas definies. II. Para Knobel, essas diferentes identidades se subdividiro basicamente em trs grupos: identidades transitrias, identidades ocasionais e identidades circunstanciais. III. As identidades circunstanciais so as que se do frente a situaes novas, tais como o primeiro baile. IV. As identidades transitrias so as que conduzem a identificaes parciais transitrias que costumam confundir o adulto, surpreendido, s vezes, ante as mudanas na conduta de um mesmo adolescente. Esto corretos, apenas: a) b) c) d) e) I, II e III I, III e IV II, III e IV II e III I e II I.

32. A citao abaixo refere-se a um autor que dedicou inmeros estudos adolescncia. Esse autor relacionou o perodo da adolescncia a uma sndrome intitulada: sndrome normal da adolescncia. Sintetizando as caractersticas da adolescncia, podemos descrever a seguinte sintomatologia que integra esta sndrome: 1) busca de si mesmo e da identidade; 2) tendncia grupal; 3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 4) crises religiosas; 5) deslocalizao temporal; 6) evoluo sexual manifesta, que vai do auto-erotismo at a heterossexualidade genital adulta; 7) atitude social reivindicatria com tendncias anti ou associais de diversa intensidade; 8) contradies sucessivas em todas as manifestaes da conduta, dominada pela ao, que constitui a forma de expresso conceitual mais tpica deste perodo de vida; 9) uma separao progressiva dos pais; 10) constantes flutuaes do humor e do estado de nimo. O autor desse citao : a) b) c) d) e) Melane Klein Knobel Marcia Anna Freud Winnicott

33. A relao entre aprendizagem e desenvolvimento est presente em diferentes teorias psicolgicas que buscam estudar como o ser humano se desenvolve e as construes cognitivas da criana em desenvolvimento. Considerando as perspectivas tericas de Jean Piaget e Lev Vygotsky, analise as proposies abaixo:

Vygotsky defendia que as posssibilidades de aprendizagem esto na dependncia do nvel de desenvolvimento alcanado pelas crianas. II. Piaget defendia que o nvel de desenvolvimento cognitivo determina aquilo que pode ser aprendido. Vygotsky considerou que a aprendizagem possibilita e movimenta o processo de desenvolvimento. III. De acordo com Piaget, o processo de aprendizagem subjugado ao processo de desenvolvimento. IV. Piaget e Vygotsky no divergem quanto ao pressuposto de que o desenvolvimento antecede a aprendizagem. Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) II e IV I, II e III II e III I, II e IV I, III e IV

I.

34. Dadas as proposies a seguir sobre os pressupostos tericos de Piaget e Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

Podemos conceituar o desenvolvimento, de acordo com Piaget, como um processo de equilibrao progressiva que tende para uma forma final, qual seja, a conquista das operaes concretas. II. De acordo com Piaget, s h aprendizagem quando h acomodao, ou seja, uma reestruturao da estrutura cognitiva (esquemas de assimilao existentes) do indivduo, que resulta em novos esquemas de assimilao. III. Para Vygotsky, diferentemente dos mtodos utilizados para as teorias associacionistas, que se sustentam em um esquema unidirecional estmulo-resposta, a chave da compreenso da conduta residia nas relaes dialticas que esta mantm com seu meio. Assim, no apenas a natureza influi na conduta humana, como tambm as pessoas modificam e criam suas prprias condies de desenvolvimento. IV. Piaget prope que o desenvolvimento cognitivo organizado e guiado por estruturas mentais constituda por esquemas de ao e operaes de carter lgico-matemtico. Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) I e II II, III e IV I, II e IV I, III e IV I, II e III

I.

35. Observe a seguinte definio: "A _______ a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, que se costuma determinar atravs da soluo independente de problemas, e o nvel de desenvolvimento potencial, determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto ou em colaborao com companheiros mais capazes". Considerando a abordagem terica de Vygotsky, assinale a alternativa que complementa, corretamente, a definio proposta.

a) b) c) d) e)

Funo psicolgica superior Zona de Desenvolvimento Proximal Zona de Desenvolvimento Potencial Mediao Internalizao

36. A literatura concernente aos vnculos indivduo-trabalho e indivduo-organizao constata que, consistentemente, vnculos indivduo-organizao bem construdos e administrados produzem desempenhos mais satisfatrios e de melhor qualidade. Assim, tais vnculos estariam diretamente relacionados s polticas globais da organizao. Considerando o texto acima, NO correto afirmar:

a) Crenas e afetos dirigidos organizao tm relao direta com polticas organizacionais baseadas em preceitos objetivos, ticos, e, sobretudo, conhecidos. b) necessrio que os empregados tenham conhecimento das polticas s quais estejam submetidos, por meios de comunicao precisos e objetivos. c) importante que os profissionais de Recursos Humanos conheam como e quais as polticas organizacionais esto sendo percebidas pelos empregados, garantindo um fluxo contnuo de comunicao organizaoempregado. d) Para as organizaes terem funcionrios satisfeitos, basta a organizao possuir critrios de salrios, promoes e demisses. e) Polticas claras de seleo de pessoal, avaliao de desempenho e programa de benefcios e remunerao tm um impacto positivo.

37. A emergncia do modelo de Gesto Estratgica de pessoas caracterizou-se pela prescrio de novas funes e responsabilidades a serem exercidas pelos envolvidos com a gesto de pessoas, em especial, a rea de Recursos Humanos. Considerando esse enfoque, considerado um posicionamento estratgico:

I. Coordenar o desenvolvimento de recursos estratgicos e de competncias organizacionais. II. Responder unicamente aos processos de recrutamento, seleo e remunerao, garantindo a satisfao das necessidades das pessoas. III. Elaborar polticas capazes de contribuir para a valorizao e diferenciao do capital humano e organizacional, permitindo influenciar nas decises estratgicas da empresa. IV. Atuar como consultor interno, auxiliando os demais grupos a planejar e construir arquiteturas organizacionais que agilizem a comunicao. Est(o) correto(s), apenas: a) b) c) d) e) I, III e IV I e II II III e IV I e IV

38. Um grupo de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considervel da atividade de algum, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padres preestabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento. (Scott B. Parry). Essa definio refere-se ao conceito de:

a) b) c) d) e)

Hbitos de trabalho Competncia comportamental Comportamento Desempenho Competncia

39. Em virtude de todas as mudanas que esto ocorrendo nas organizaes e nas pessoas, existe uma forte tendncia das empresas em adotarem um sistema de remunerao estratgica. Esse sistema se caracteriza por: I. II. III. IV. Considerar a estratgia, a estrutura e o estilo gerencial da organizao. Remunerar vrios fatores que medem a contribuio das pessoas para o sucesso do negcio. Aumentar a participao da remunerao varivel no composto remuneratrio, em detrimento do salrio fixo. No utilizar benefcios variveis.

Est(o) correto(s), apenas: a) b) c) d) e) I, II e IV II III e IV I I, II e III

40. A entrevista de avaliao de desempenho com foco em competncia, segundo Rabaglio (2006), uma ferramenta que tem como objetivo, exceto: a) Solucionar problemas, conflitos ou pendncias que no conseguiram ser solucionados por outros meios, no diaa-dia da organizao. b) Fazer com que o avaliado e avaliador consensem um plano de desenvolvimento e a forma de acompanhamento, para eliminar os gaps identificados na avaliao. c) Demonstrar reconhecimento e valorizao pelos pontos fortes do avaliado. d) Estreitar e fortalecer o relacionamento entre lder e liderado. e) Constatar apenas o cumprimento ou no de objetivos e metas das pessoas no trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen