Sie sind auf Seite 1von 5

PROJETO ESPECIAL DE ALFABETIZAO E PRODUO DE TEXTO

ESCOLA:

PERODO DE REALIZACO: ___/_____/_____ a ______/_____/______

PBLICO ALVO: ALUNOS DO 2, 3, 4 E 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS: DIREO COORDENADORA PEDAGGICA PROFESSORES DE CLASSE DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR RESPONSVEL PELA APLICAO DO PROJETO

TEMA A SER DESENVOLVIDO: 2 ANO e 3 ANO - ALFABETIZAO 4 ANO e 5 ANO PRODUO DE TEXTO

CARGA HORRIA DO PROFESSOR: 60 HORAS DIA DA SEMANA E HORRIO SER COMBINADO CONFORME ESPECIFICIDADES DA U.E.

JUSTICATIVA O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensinoaprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorizao, e ensinar no significa mais repassar contedos prontos (Hernandez, 1998 e 2000). Nessa postura, todo conhecimento construdo em estreita relao com o contexto em que utilizado, sendo, por isso mesmo, impossvel separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formao dos alunos no pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. um processo global e complexo, no qual conhecer e intervir no real no se encontra dissociados. Com base nessas caractersticas podemos situar os projetos como uma proposta de interveno pedaggica que d atividade de aprender um sentido novo, atravs dos quais as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de se resolver situaes problemticas. De acordo com as avaliaes realizadas no decorrer do ano de 2012, verificamos a necessidade de um projeto voltado para os alunos de 2, 3, 4 e 5 com dificuldade de aprendizagem, com enfoque no desenvolvimento da linguagem (linguagem oral e escrita leitura e produo de texto). Para isso, sero verificadas quais as habilidades lingsticas j so desenvolvidas de acordo com o ano e quais precisam ser desenvolvidas. Estes alunos que no desenvolveram ainda estas habilidades sero agrupados e organizados em turmas utilizando uma sequncia didtica voltada para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita (leitura e produo de texto).

Para a seleo das crianas sero consideradas as habilidades nas quais se verificou um ndice de desempenho inferior a 50% do total de alunos dos referidos anos.

OBJETIVOS 1- Resgatar o aluno para o processo de ensino-aprendizagem (conhecimento) atravs de um processo significativo; 2- Recuperar a auto-estima do aluno; 3- Fazer o aluno se reconhecer como sujeito histrico; 4- Desenvolver um raciocnio lgico, lingstico e a formao de conceitos; 5- Desenvolver a capacidade de buscar e interpretar informaes; 6- Propiciar ao aluno a conduo do seu prprio percurso de aprendizagem; 7- Possibilitar o desenvolvimento de atitudes favorveis a uma vida cooperativa;

DESENVOLVIMENTO Para a realizao do projeto, envolvendo os alunos de classes de Educao Fundamental, propomos a sistemtica a seguir: Levantamento dos conhecimentos prvios dos alunos sobre os gneros estudados; Organizao do trabalho juntamente com os educandos. Leitura pelo professor, destacando semelhanas e diferenas com relao ao tipo de texto, organizao, personagens, sequncia textual e trama, tempo e cenrio. Seleo de textos pelo para anlises de aspectos lingsticos. Rodas de leituras. Reescritas de textos previamente selecionados pelos alunos e professor. Reviso de textos coletivamente e ou em duplas. Organizao de coletneas realizadas pelos alunos. Produes de ilustraes. Confeco de murais. Apresentaes orais dos textos lidos. Criao de legenda para correes de textos, bem como de ortografia. Roda de discusso para modificaes ou ajustes no texto que ser criado. Refletir sobre o uso das convenes que normatizam os usos da Lngua Portuguesa com relao ortografia.

CONTEDOS DE LNGUA PORTUGUESA Alfabetizao Distinguir na escrita as unidades componentes das palavras. Escrever combinando as letras e palavras. Perceber a estabilidade da escrita das palavras. Segmentar o texto em palavras. Legibilidade na escrita. Escrita com letra cursiva. Produo de textos.

Reconhecimento das modalidades e caractersticas dos textos. Imprimir, gradativamente, qualidades aos textos, quanto ao contedo, esttica.

Leitura e interpretao de textos Escuta de diversos gneros literrios feitos pela professora. Interpretao com base nos diferentes tipos de texto (recados, bilhetes, cartas, informativos, propagandas, contos, poemas, etc) Reconhecer a unidade temtica do texto. Identificar informaes que sejam relevantes para a compreenso do texto. Reconhecer elementos prprios organizao dos textos. Identificar caractersticas do narrador, de personagens e ambientes. Reconhecer no texto lido os tipos de pontuao e o calor expressivo. Perceber a coeso estabelecida no texto.

Conversas, debates e dramatizaes de textos.

Produo de Textos Atendimento a modalidade do tema proposto. Manter coerncia textual na atribuio do ttulo, temtica e sentido do texto. Ater-se ao tema proposto e desenvolve-lo. Utilizar letra maiscula em nomes prprios, incio de frases. Pontuar e usar a ortografia correta. Segmentar corretamente o texto em palavras, frases e pargrafos. Produo, reviso, reescrita de texto.

Reconhecimento das modalidades e caractersticas dos textos. Produzir textos escritos, coesos e coerentes.

Escrever, produzir textos dominando a separao em palavras, ortografia e utilizando aspectos gramaticais estudados.

AVALIAO
Ser realizada durante o desenvolvimento do projeto para verificar se h avanos ou no e quais as intervenes devem ser feitas, com o intuito de rever ou ampliar novas idias ou estratgias. Aps a realizao final sero feitos grficos comparativos para constatar os resultados.

Das könnte Ihnen auch gefallen