Sie sind auf Seite 1von 23

CURSO ESTAGIRIO DO MP

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

BRUNO PRISINZANO PEREIRA CREADO: Advogado trabalhista e Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Direito. Mestre em direitos sociais e trabalhistas. Graduado em Direito. Professor da Faculdade de So Sebastio (FASS). Professor de diversos cursos preparatrio. ExProfessor de Direito e Processo do Trabalho do Curso rumo aos 100%. Ex-Professor de Direito e Processo do Trabalho do Ncleo Trabalhista de Estudos Jurisprudncias. Ex-Professor assistente em Prtica de direito do trabalho do Centro universitrio salesiano de So Paulo, unidade de Lorena. Titular do blog: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com

DIREITO CONSTITUCIONAL

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

MINISTRIO PBLICO

1. CONCEITO:
O MP est previsto no captulo IV das funes essenciais da justia. Esse tratado como instituio autnoma, que no integra nenhum dos trs poderes. Nas palavras de Cndido Rangel, Dinamarco: instituio destinada preservao dos valores fundamentais do Estado enquanto comunidade.

1.1 CONCEITO DE LEI:


No art. 127 da CF, define: MP instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado. ATENO! O MP no dotado de funo jurisdicional, apenas essencial a esta.

Questo: Segundo a Constituio Federal, a posio do Ministrio Pblico na estrutura do Estado Brasileiro a de: a) rgo auxiliar do Poder Judicirio; b) rgo de defesa dos interesses do Poder Executivo; c) pessoa jurdica de direito pblico interno; d) instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado.

1.2 INCUMBNCIAS DO MP:

A. Defesa da ordem jurdica: B. Defesa do regime democrtico

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

C. Defesa dos interesses sociais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

D. Defesa dos direitos individuais indisponveis CUIDADO! : Eles tentam te confundir colocando interesse disponvel.

Memorizao: Ordenou o juiz um regime demorado por interesse visual diretamente ao individuo indigesto A. Ordem jurdica B. Regime democrtico C. Interesses sociais D. Direitos individuais indisponveis

Questes: Incumbe ao Ministrio Pblico: a) a defesa da ordem legislativa, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis; b) a defesa da ordem executiva, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis; c) a defesa da ordem administrativa, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais disponveis; d) a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses individuais indisponveis; e) nenhuma das respostas anteriores. No incumbe ao Ministrio Pblico a defesa: a) da ordem jurdica b) do regime democrtico c) de interesses sociais d) de interesses individuais disponveis sociais e

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

2. PRINCPIOS INSTITUCIONAIS DO MP:

O pargrafo primeiro do art. 127 traz trs princpios (Unidade, Indivisibilidade e independncia funcional), mas a doutrina e a jurisprudncia reconhecem o quarto princpio: Promotor Natural. A. Unidade: Os membros do MP integram um s rgo, sendo essa uma instituio nica, sob a direo de um nico chefe. Sua diviso meramente funcional.

B. Indivisibilidade: O MP uno, seus membros no se vinculam ao processo nos quais atuam. Podem ser substitudos sem trazer qualquer implicao. Quem exerce os atos a Instituio, e no a pessoa do promotor.

C. Independncia Funcional: O MP independente no exerccio das suas funes e seus membros no esto sujeitos a ordens de quem quer que seja. S prestam contas CF, a lei e a sua conscincia, logo tem autonomia de convico. Nem seus superiores podem ditar-lhes ordens dentro do processo. A instituio no subordinada a nenhum dos poderes, por isso tida como extra-poder.

D. Promotor Natural: O rgo que faz a acusao dever ser independente e previamente designado por lei.

Esse princpio tem duas frentes:

1- Membro do MP: assegurando o exerccio pleno de seu ofcio (Independncia Funcional), j que nem o procurador geral poder destinar arbitrariamente a troca de promotor (inamovibilidade).

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

Esse princpio assegurando pela independncia funcional e garantia da inamovibilidade.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

2- Coletividade: Esse ser reconhecido o direito a ver atuando apenas o promotor cuja interveno se justifique pela lei (Legalmente constitudo).

Deciso do STF:

"O postulado do Promotor Natural, que se revela imanente ao sistema constitucional brasileiro, repele, a partir da vedao de designaes casusticas efetuadas pela Chefia da Instituio, a figura do acusador de exceo. Esse princpio consagra uma garantia de ordem jurdica, destinada tanto a proteger o membro do Ministrio Publico, na medida em que lhe assegura o exerccio pleno e independente do seu ofcio, quanto a tutelar a prpria coletividade, a quem se reconhece o direito de ver atuando, em quaisquer causas, apenas o Promotor cuja interveno se justifique a partir de critrios abstratos e predeterminados, estabelecidos em lei. A matriz constitucional desse princpio assenta-se nas clusulas da independncia funcional e da inamovibilidade dos membros da Instituio. O postulado do Promotor Natural limita, por isso mesmo, o poder do Procurador-Geral que, embora expresso visvel da unidade institucional, no deve exercer a Chefia do Ministrio Pblico de modo hegemnico e incontrastvel. Posio dos Ministros Celso de Mello (Relator), Seplveda Pertence, Marco Aurlio e Carlos Velloso. Divergncia, apenas, quanto aplicabilidade imediata do princpio do Promotor Natural: necessidade da interpositio legislatoris para efeito de atuao do princpio (Ministro Celso de Mello); incidncia do postulado, independentemente de intermediao legislativa (Ministros Seplveda Pertence, Marco Aurlio e Carlos Velloso)." (HC 67.759, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 01/07/93)

ATENO! Fica vedada a figura do promotor ad hoc, ou seja, aquele promotor que nomeado para um caso ou situao especfica.

CUIDADO! Nas questes iro tentar te confundir, misturando princpios e garantias.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Memorizao: Msica Pipoca do Ara Ketu

Os princpios, os princpios do MP, Agora eu vou cantar para voc ver.

unidade, Indivisibilidade, Independncia funcional,

Mas no se esquea Que tem tambm O promotor natural Vai, vai, vai !!! Questes: So princpios institucionais do Ministrio Pblico: a) b) c) d) a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. a unidade, a divisibilidade e a independncia funcional. a concentrao de funes, a indivisibilidade e a independncia funcional. a concentrao de funes, a unidade e a independncia funcional.

So princpios institucionais do Ministrio Pblico: a) b) c) d) unidade, indivisibilidade e independncia funcional. indivisibilidade, unidade e praticar atos prprios de gesto. unidade, praticar atos prprios de gesto e adquirir bens e servios. indivisibilidade, independncia funcional e praticar atos prprios de gesto.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

assegurado constitucionalmente ao Ministrio Pblico: a) b) c) d) exercer a advocacia e magistrio. exercer a advocacia. propor a ao penal subsidiria. autonomia funcional e administrativa.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

A caracterstica primordial do Ministrio Pblico : a) b) c) d) a unidade. a divisibilidade. a exclusividade na propositura da ao penal. a fungibilidade.

So princpios institucionais do Ministrio Pblico: a) a unidade, a essenciabilidade e a dependncia funcional; b) a pluralidade, a indivisibilidade e a dependncia funcional; c) a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional; d) a pluralidade, a indivisibilidade e a independncia funcional; e) nenhuma das respostas anteriores; O princpio constitucional do promotor natural assegurado: a) com o princpio institucional da unidade e com a garantia da vitaliciedade; b) com o princpio institucional da irredutibilidade de subsdios e com a garantia da indivisibilidade; c) com o princpio institucional da independncia funcional e com a garantia da inamovibilidade; d) com as garantias da vitaliciedade, inamovibilidade e indivisibilidade; e) nenhuma das respostas anteriores. Entre os membros do Ministrio Pblico no pode haver subordinao hierrquica. Tal afirmativa reflete o seguinte princpio constitucional do Ministrio Pblico: a) Unidade b) Especialidade c) Independncia funcional d) Indivisibilidade

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

A unidade, indivisibilidade e a independncia funcional so: a) Princpios Constitucionais do Ministrio Pblico b) Garantias Constitucionais do Ministrio Pblico c) Pressupostos processuais da atuao do Ministrio Pblico d) Normas organizacionais do Ministrio Pblico

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

O membro do Ministrio Pblico integra um s rgo sob a direo de uma s chefia. Tal afirmativa relativa: a) Ao princpio constitucional da indivisibilidade do Ministrio Pblico b) Ao princpio constitucional do Promotor Natural c) Ao princpio constitucional da unidade do Ministrio Pblico d) A garantia da autonomia administrativa A instituio do Ministrio Pblico caracteriza-se por sua: a) divisibilidade b) partio c) unidade d) nenhuma das alternativas O correto significado da frase O Ministrio Pblico uno e indivisvel : a) existe somente um modelo de Ministrio Pblico no Brasil. b) todo Promotor de Justia tem a prerrogativa de agir de acordo com a lei e a sua conscincia, em defesa da sociedade. c) a unicidade e a indivisibilidade do Ministrio Pblico esto representadas pela criao das Promotorias de Justia especializadas na Comarca da Capital. d) a unidade e a indivisibilidade funcional so pretextos para a atuao de um s Promotor de Justia em cada processo. e) as manifestaes de um Promotor de Justia, representam a atuao de toda a Instituio e a substituio, de um por outro, no gera quebra na continuidade do procedimento.

3. ORGANIZAO DO MP

Essa mera diviso funcional, j que o MP uno e indivisvel. A) MP da Unio: Se divide em

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

- MP Federal -MP do Trabalho -MP Militar

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

-MP do Distrito Federal e territrios B) MP dos Estados Obs.: O MP eleitoral no tem estrutura prpria, e formado por membros do MP Federal e Estadual. Questo: O Ministrio Pblico no abrange o: a) Ministrio Pblico do Estado b) Ministrio Pblico da Unio c) Ministrio Pblico do Municpio d) Ministrio Pblico do Trabalho

4. CHEFES DO MP

4.1 PROCURADOR GERAL DA REPBLICA: O CHEFE DO MP DA UNIO. Nomeao do PGR IRequisitos

A- Ser promotor de carreira: como define Alexandre de Moraes, promotor de carreira aquele membro do MP da Unio, seja de qualquer dos ramos. B- Ter mais de 35 anos:

II-

Modo de Adentrar

A- Nomeao do Presidente da Repblica B- Com prvia aprovao do Senado Federal, por maioria absoluta de seus membros.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

III-

Tempo do Mandato

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

A- Ser de 2 anos: Jos Afonso fala que o termo mandato errneo, pois o correto seria investidura por tempo certo. B- Podendo ser reconduzindo ilimitadamente, desde que com todos os tramites necessrios. Obs.: Para o Ministro Celso Antnio de Melo, tais requisitos fazem com que se afaste a nomeao pessoal ou poltica.

Destituio do PGR A iniciativa do presidente da Repblica, mas dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal, em votao secreta.

4.2. PROCURADOR GERAL DE JUSTIA:


a denominao dada ao chefe do MP Estadual e ao chefe do MP do DF e territrios. Nomeao do PGJ: IRequisito: Dever ser integrante de carreira e Estar no ramo em que for nomeado IIModo de nomeao:

A- O colegiado de promotores formar lista trplice (Na forma da lei respectiva). B- Cabe ao chefe do poder executivo a escolha.

Obs.: A lei 8625-93 revela que a lista trplice ser formada pelo prprio MP em forma de lei Estadual. IIITempo do mandato:

A- Ser de dois anos B- Podendo ser reconduzido apenas 1 vez Obs.: Dos ramos do MP da Unio, tais regras s se aplicam ao MP do DF e territrios.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
Destituio do PGJ D-se por deliberao por maioria absoluta do Poder Legislativo (Assemblia Legislativa). Obs.: Neste caso, o novo procurador ficar no cargo por 2 anos completos, no h mandato tampo.

Deciso do STF: "Ministrio Pblico dos Estados: Procurador-Geral de Justia: nomeao a termo por dois anos (Constituio, art. 128, 3): inconstitucional a previso em lei estadual de que, vago o cargo de Procurador-Geral no curso do binio, o provimento se faa para completar o perodo interrompido e no para iniciar outro de dois anos: implicaes da previso de que a nomeao se faa sempre para o tempo certo de um binio com a mecnica das garantias da independncia do Chefe do Ministrio Pblico: ao direta julgada procedente." (ADI 1.783, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJ 16/11/01)

ATENO! Pela lei complementar 1083 do 82, na vacncia do cargo do chefe do MP, assume a funo provisria o membro mais antigo do Conselho Superior. Deciso do STF:

PGR

PGJ

"A escolha do Procurador-Geral da Repblica deve ser aprovada pelo Senado (CF, artigo 128, 1). A nomeao do Procurador-Geral de Justia dos Estados no est sujeita aprovao da Assemblia Legislativa. Compete ao Governador nomelo dentre lista trplice composta de integrantes da carreira (CF, artigo 128, 3). Noaplicao do princpio da simetria." (ADI 452, Rel. Min. Maurcio Corra, DJ 31/10/02). No mesmo sentido: ADI 1.506-MC, DJ 22/11/96; ADI 1.962, DJ 01/02/02.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

Ser promotor de carreira de qualquer MP Ter 35 anos Nomeado pelo presidente e aprovado pelo senado Mandato de 2 anos com prorrogao ilimitada Destituio da ordem do presidente e autorizada pelo senado Memorizao:

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
No tem idade

Ser integrante daquele MP

Colegiado faz lista trplice e chefe do poder executivo escolhe Mandato de 2 anos com uma prorrogao possvel. Destituio se da por deliberao do poder legislativo.

Questes: Assinale a alternativa INCORRETA: a) O Ministrio Pblico da Unio comandado pelo Procurador-Geral da Repblica, que nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira. b) Os Ministrios Pblicos dos Estados so chefiados pelos Procuradores-Gerais de Justia, que so escolhidos e nomeados diretamente pelos Governadores. c) Os Ministrios Pblicos dos Estados so chefiados pelos Procuradores-Gerais de Justia, que so nomeados pelos Governadores, dentre os integrantes de lista trplice de membros da carreira, na forma da lei orgnica do respectivo Ministrio Pblico. d) Os Procuradores-Gerais de Justia podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei orgnica do respectivo Ministrio Pblico. Assinale a alternativa INCORRETA. Incumbe ao Ministrio Pblico defesa: a) b) c) d) de quaisquer interesses individuais disponveis. de interesses sociais. do regime democrtico. da ordem jurdica.

A destituio do Procurador Geral de Justia incumbe: a) b) c) d) ao Presidente do Tribunal de Justia. ao Governador do Estado. Assemblia Legislativa. ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

Em caso de vacncia do cargo de chefe do Ministrio Pblico, assume a funo em carter provisrio o: a) b) c) d) Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. Membro mais antigo do Conselho Superior do Ministrio Publico. Chefe de Gabinete em exerccio. Membro mais antigo do Colgio de Procuradores

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

A chefia do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo exercida pelo: a) Procurador-Geral do Estado b) Procurador-Geral de Justia c) Procurador-Geral do Municpio d) Procurador-Geral da Repblica O Procurador Geral de Justia nomeado pelo Chefe do: a) Poder Judicirio b) Poder Executivo c) Poder Legislativo d) Conselho Superior do Ministrio Pblico A destituio do Procurador-Geral de Justia, nas hipteses previstas em lei, se d: a) por deciso da maioria simples do Conselho Superior do Ministrio Pblico; b) por deliberao da maioria absoluta do Colgio de Procuradores de Justia; c) por deciso da maioria absoluta da Assemblia Legislativa do Estado; d) por ato do Governador do Estado. Segundo a Constituio da Repblica, o Procurador-Geral de Justia ser nomeado pelo Governador do Estado, na forma da lei respectiva: a) dentre os integrantes da carreira, para mandato de dois anos, vedada a reconduo; b) dentre integrantes da carreira, para mandato de quatro anos, vedada a reconduo; c) dentre os integrantes da carreira, para mandato de quatro anos, permitida a reconduo; d) dentre integrantes da carreira, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

5. GARANTIAS DO MP:
I GARANTIAS INSTITUCIONAIS:

A- Autonomia funcional: Os membros do MP no se submetem a nenhum dos poderes

B- Autonomia administrativa: a capacidade de auto gesto. Um reflexo disso a garantia ao MP da propositura de criao e extino de cargos. C- Autonomia financeira: O MP tem a capacidade de fazer sua prpria proposta oramentria, dentro dos limites das diretrizes oramentrias, podendo administrar tais recursos de forma autnoma. Obs.: Se o MP no enviar a proposta no perodo legal, o executivo ir considerar a proposta anterior. Se porventura a proposta estiver em desacordo com a lei, o executivo poder reajust-la. II Garantias aos seus membros: Sua funo evitar qualquer tipo de presso sobre os integrantes do MP.

A- Vitaliciedade: Essa garante que os membros do MP s perdero o cargo por meio de sentena transitada em julgado. S adquire aps 2 anos (Perodo probatrio).

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

B- Inamovibilidade: O membro do MP no poder ser removido ou promovido, sem a sua anuncia. Salvo: Por interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado, por volta da maioria absoluta de seus membros, sendo assegurado ampla defesa.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

C- Irredutibilidade de subsdios: Os subsdios recebidos pelos membros do MP no podero ser reduzidos nominalmente, todavia no garante a correo imediata. CUIDADO! Eles tentam te confundir com princpios e garantias.

Questes: Assinale a alternativa INCORRETA: a) So garantias dos membros do Ministrio Pblico, a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de vencimentos. b) A vitaliciedade indica que os membros do Ministrio Pblico, superados os quatro anos do estgio probatrio, no podem ser demitidos. c) A inamovibilidade, em nosso sistema, relativa, posto que pode ser superada pela manifestao de dois teros dos integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) A irredutibilidade de vencimentos garante que a remunerao dos membros do Ministrio Pblico no pode ser reduzida. So garantias constitucionais dos membros do Ministrio Pblico: a) Vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsdio b) Vitaliciedade, inamovibilidade, inacumulabilidade de cargos c) Estabilidade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsdio d) Estabilidade, inacumulabilidade de cargos, irredutibilidade de subsdio Sendo vitalcio, o membro do Ministrio Pblico s perder o cargo: a) por fora de sentena judicial transitada em julgado; b) por deciso da maioria simples do respectivo Colgio de Procuradores; c) por deciso de maioria absoluta do respectivo Colgio de Procuradores; d) por deciso da maioria absoluta do Conselho Superior do Ministrio Pblico A autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico implica a possibilidade de:

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

a) elaborar sua proposta oramentria, independentemente dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; b) criar e extinguir, por ato do Procurador-Geral de Justia, seus cargos e servios auxiliares c) propor ao Poder Legislativo a poltica remuneratria de seus membros e servidores; d) fixar, por resoluo do Colgio de Procuradores de Justia, os planos de carreira de seus servidores.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

6. Impedimentos ou vedaes:
a- Receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais

b-

Exercer advocacia: Existe apenas uma exceo onde os promotores podero exercer a advocacia. Os promotores da Unio (Excludos os ramos de DF e Territrios) que adentraram no cargo antes do 88 e escolherem pelo antigo regime, podero advogar desde que no haja atuao do MP.

Obs.: Essa escolha dada pelo artigo 29 pargrafo 3 do ADCT. ATENO! Se aplica aos membros do MP a quarentena (Artigo 95 da CF), sendo assim, o promotor s poder exercer advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou aps 3 anos de seu afastamento. c- Exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio.

d- Exercer atividade poltico partidrio: O TSE na resoluo 2215 6- 06 excluiu a possibilidade de eleio mesmo para os promotores anteriores a 88 que

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

optassem pelo regime antigo, logo para se candidatar, esses teria quem se exonerar definitivamente do cargo 6 meses antes da eleio. Todavia o TSE na deciso do RO 1070, permitiu ao promotor Fernando Capez afiliao e candidatura sem a necessidade de exonerao, seguindo o fundamento deste termo escolhido o antigo regime.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

e- Receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei fVedao extra: artigo 129, IX, exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. Visa afastar tal funo do MP, pois este deve ser desvinculado de qualquer poder.

NO vedado ao membro do Ministrio Pblico: a) b) c) d) exercer advocacia. receber honorrios. exercer uma funo de magistrio. receber custas processuais.

Assinale a alternativa incorreta para o enunciado que segue: Ao representante do Ministrio Pblico, admitido aps a Carta de 1988, defeso: a) exercer outra funo pblica (remunerada ou no) na administrao direta, salvo uma de magistrio. b) exercer atividade poltico-partidria, salvo excees previstas na lei. c) participar de sociedade comercial, na forma da lei. d) exercer a advocacia, exceto para assistir ao carente ou hipossuficiente. e) receber, sob qualquer pretexto, percentagens ou custas processuais.

7. FUNES INSTITUCIONAIS DO MP:


Nas palavras de Alexandre de Moraes: A CF de 88 transformou o MP em um verdadeiro defensor da sociedade.

7.1 Funes tpicas: O art. 129 traz um rol exemplificativo de funes, pois
o inciso IX diz que outras funes podero ser atribudas.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
IPromover privativamente a ao penal pblica: Esse reflete o sistema acusatrio, que tem por caracterstica a distino entre quem julga e acusa. Obs.: Se o promotor no o fizer em tempo hbil, caber a vtima faz-lo, o que chama de ao penal privada condicionada.

II-

Zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia

III-

Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos: Essa a competncia concorrente a outros legitimados, como prev o pargrafo primeiro deste artigo.

IV-

Promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio

V-

Defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas

VI-

Expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva

VII-

Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior: O controle sobre atividade policial, e no sobre sua administrao interna, por isso o MP no fiscaliza o oramento policial.

VIII-

Requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
7.2 FUNES
instituio: 1- Defesa do interesse da unio (Art. 95 pargrafo 2 da CF) 2-Reclamao trabalhista (Art. 477 p. 3 da CLT) 3-Substituio processual do Revel (Art. 90 do CPC)
ATPICAS: So aquelas funes que no esto ligadas ao mago da

Questes funo institucional privativa do Ministrio Pblico:

a) promover as medidas necessrias garantia dos direitos assegurados na Constituio Federal. b) promover a ao civil pblica para proteo do meio ambiente. c) expedir notificaes. d) promover a ao penal pblica. assegurado constitucionalmente ao Ministrio Pblico: a) exercer a advocacia e magistrio. b) exercer a advocacia. c) propor a ao penal subsidiria. d) autonomia funcional e administrativa. Quanto ao exerccio do controle externo da atividade policial, no compete ao Ministrio Pblico a: a) preservao da indisponibilidade da persecuo penal. b) fiscalizao das atividades afetas Polcia Judiciria. c) fiscalizao financeira e oramentria dos diversos rgos policiais. d) apurao de fato ilcito ocorrido no exerccio da atividade policial.

funo atpica exercida pelo Ministrio Pblico a: a) substituio processual das vtimas de crime nas aes ex delicto. b) defesa de interesses indisponveis. c) defesa do interesse pblico.

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

d)

defesa de interesses difusos ou coletivos.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

So funes institucionais do Ministrio Pblico, exceto: a) promover, privativamente, o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; b) promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos na Constituio Federal; c) defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; d) requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; e) Exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

Preceitua o art. 129, I, da Constituio Federal - So funes institucionais do Ministrio Pblico: I promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. Esse princpio excepcionado pela: a) Ao penal ex officio b) Ao penal pblica incondicionada c) Ao penal pblica condicionada d) Ao penal privada subsidiria Diante da Carta Constitucional vigente assinale a alternativa correta: a) Em casos excepcionais permitida a nomeao de Promotor ad hoc b) O controle externo da atividade policial exercido pelo Ministrio Pblico c) A estabilidade adquirida pelo Promotor de Justia depois de trs anos de exerccio d) Uma das funes institucionais do Ministrio Pblico promover, privativamente, a ao civil pblica O chamado sistema acusatrio tem base na atividade do Ministrio Pblico de promover: a) a ao civil pblica b) a ao penal pblica c) a ao privada d) o inqurito civil Na defesa dos interesses difusos o Ministrio Pblico tem legitimidade: a) privativa

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

b) exclusiva c) concorrente d) restrita

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Constitui funo institucional do Ministrio Pblico: a) exercer o controle externo da atividade policial b) mover ao executiva fiscal c) fazer consultoria de ente pblico d) mover ao penal privada

Sobre a estrutura do Ministrio Pblico na Constituio da Repblica, assinale a alternativa incorreta: a) a chefia do Ministrio Pblico da Unio cabe ao Procurador-Geral da Repblica; b) o Ministrio Pblico da Unio compreende o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico Militar, o Ministrio Pblico do Trabalho, o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios e o Ministrio Pblico Eleitoral; c) as funes institucionais so exclusivas dos membros do Ministrio Pblico, sendo proibida a nomeao de Promotores ad hoc; d) cada Ministrio Pblico ter sua organizao estabelecida por lei complementar, cuja iniciativa facultada ao respectivo Procurador-Geral.

8. DO CARGO
necessrio para ingressar no MP: - Passar em concurso pblico; - Ser bacharel em direito; - Ter no mnimo 3 anos em atividade jurdica; ATENO! : As funes do MP s podero ser exercidas por integrantes do MP, que residirem na comarca respectiva, salvo com autorizao do chefe da instituio. Questes

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

As funes de Ministrio Pblico sero exercidas:

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

a) por advogados, desde que, devidamente autorizados pelo Conselho Superior da Instituio; b) por integrantes da carreira, que podero residir, sem exceo, em qualquer local do Estado; c) por advogados, desde que devidamente autorizados pelo Chefe da Instituio; d) por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao; e) nenhuma das respostas anteriores est correta.

Prof. Bruno Creado:

Possui graduao em Direito, Mestre em direitos sociais, Professor da Faculdade de So Sebastio (FASS), Professor de diversos cursos preparatrio, Ex-Professor de Direito e Processo do Trabalho do Curso rumo aos 100%, Ex-Professor de Direito e Processo do Trabalho do Ncleo Trabalhista de Estudos

Jurisprudncias, Ex-Professor assistente em Prtica de direito do trabalho do Centro universitrio salesiano de So Paulo, unidade de Lorena, Advogado trabalhista e Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Direito.

Contato: bruno.creado@gmail.com
Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Disponvel: http://brunocreadodireitodotrabalho.blogspot.com/

Das könnte Ihnen auch gefallen