Sie sind auf Seite 1von 55

Francisco Bruno Neto advogado prof.bruno@uol.com.

br Carssimos Acadmicos: Lamentavelmente estamos chegamos ao trmino da 2 parte do nosso semestre (faltam algumas semanas), como tambm, do nosso contedo programtico e que estar devidamente cumprido. Assim, o questionrio que se v a seguir, composto por 299 perguntas e suas respostas, tem material suficiente para aprofundar conhecimentos (alm dos ministrados) obtidos em cada unidade trabalhada durante nossas aulas, em nossa pgina na internete e no blog e tambm, com a finalidade de: (1) Ao ler as questes e suas respostas, aproveitar para revisar todas as unidades (uma por uma) formadoras do contedo programtico; (2) Ao ler as questes e suas respostas, aproveitar, ainda, para fazer anotaes (destacando) de todas as dvidas que possam ter ficado (sem maior esclarecimento) ao trmino de cada unidade; (3) Localizar nos livros indicados (cdigos, constituio, cartilha e do curso), as unidades trabalhadas, e fazer as anotaes permitidas para as avaliaes; (4) Lendo com muita ateno o questionrio (completo), estar se preparando (e muito bem) para a 2 avaliao que se aproxima; (5) Por fim, separar a matria para a avaliao. 152- A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende: (a) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios todos autnomos, nos termos da Constituio vigente; (b) A Unio, os Estados, os Municpios e os Territrios todos autnomos, nos termos da Constituio vigente; (c) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios todos autnomos, nos termos da Constituio vigente. Resposta Alternativa c = A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos da Constituio vigente. 153- vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: (a) Criar distines entre brasileiros ou preferncia entre si; (b) Dar f aos documentos pblicos; (c) Nenhuma das respostas est correta.

Resposta Alternativa a = Criar distines entre brasileiros ou preferncia entre si. Artigo 19 inciso III da Constituio Federal. 154- Os Bens Pblicos, assim se divide: (a) Terrestres - Aquticos e Insulares; (b) De Uso Comum, de Uso Especial e os Dominiais; (c) Terrestres - Insulares e o Mar Territorial. Resposta Alternativa a = Artigo 20 da Constituio Federal. (ateno: ler todo o texto, como tambm no Cdigo Civil). 155- Os Bens Pblicos, assim se classifica: (a) Terrestres, Aquticos e Insulares; (b) De uso comum, de uso especial e os dominiais; (c) Terrestres, Insulares e o Mar territorial. Resposta Alternativa b = De uso comum, de uso especial e os dominiais (ateno: ler Cdigo Civil). 156- correto afirmar que: (a) Terras devolutas so aquelas que se afastam do patrimnio das pessoas particulares jurdicas e se incorporam no patrimnio pblico; (b) Terra ocupada pelos ndios ou habitada em carter permanente imprescindvel preservao dos recursos ambientais; (c) A parte mais importante do patrimnio territorial da Unio, financeiramente falando, formada pelas terras devolutas. Resposta Alternativa b = Terras ocupadas pelos ndios ou habitadas em carter permanente imprescindvel preservao dos recursos ambientais. Artigo 231 1 da Constituio Federal. 157- Quais as fases (de tramitao) da elaborao da lei, cujo ato do Poder Executivo: (a) Sano, Veto ou Reviso; (b) Sano, Veto ou Discusso; (c) Sano, Veto ou Promulgao. Resposta Alternativa c = da competncia do Poder Executivo, atribuio privativa do Presidente da Repblica de acordo com o artigo 84 incisos IV e V da Constituio Federal. (resumidamente: Sano = aquiescncia do projeto de lei; Veto = a no aquiescncia, recusa ao projeto de lei; e Promulgao = certido da existncia de uma lei nova). Artigo 66 e da Constituio Federal. 158- Quais as fases (de tramitao) da elaborao da lei, cujo ato do Poder Legislativo:

(a) Iniciativa reviso e publicao; (b) Comisses tcnicas, discusso, e votao: (c) Iniciativa reviso e promulgao. Resposta Alternativa b = do Poder Legislativo: Comisses tcnicas (permanentes ou temporrias), Discusso e Votao (ambos em plenrio). Artigo 58 2 inciso I da Constituio Federal. 159- correto afirmar que a fase (tramitao) da elaborao (processo legislativo) de uma lei deve necessariamente ser: iniciativa, comisses tcnicas, cmara revisora, discusso e votao, sano, ou veto, ou promulgao e publicao. (a) Sim; (b) No; (c) Sim, porm no absolutamente sim. Resposta Alternativa a = Sim. correto afirmar que as fases (tramitao) da elaborao (processo legislativo) de uma lei devem necessariamente ser: iniciativa, comisses tcnicas, cmara revisora, discusso e votao, sano, ou veto, ou promulgao e publicao. Artigos 58, 61, 64, 65, 66 e 84 da Constituio Federal. 160- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa a Iniciativa? Resposta Iniciativa o ato que inaugura o processo legislativo. a faculdade (consiste no direito) atribuda a algum ou rgo para apresentar projeto de lei, na forma e nos casos previstos no vigente texto constitucional. 161- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Comisses Tcnicas? Resposta Comisses Tcnicas todo projeto de lei obrigatoriamente passa pelo crivo das comisses tcnicas permanentes (Constituio e Justia, Relaes Exteriores, Sade, Educao e Cultura, Finanas, Transporte, Trabalho, Legislao Social, e Oramento Pblico e posteriormente levado discusso e votao em plenrio). 162- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Cmara ou Casa Revisora? Resposta Cmara Ou Casa Revisora todo projeto aprovado por uma das casas, ser obrigatoriamente revisto pela outra casa. 163- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Discusso?

Resposta Discusso o ato que se debate ( o discurso) do projeto de lei. Os projetos de lei de iniciativa dos Deputados, do Presidente da Repblica, o popular e dos Tribunais, tem inicio na Cmara dos Deputados. No Senado Federal, os projetos iniciados pelos Senadores. 164- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Votao? Resposta Votao o ato de deciso, que se toma por maioria (simples ou absoluta) dos votos (membros presentes). 165- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Sano? Resposta Sano o ato do Poder Executivo, privativo do Presidente da Repblica, que d a sua aquiescncia (assentimento / aceitao / transformao) ao projeto de lei, que vem discutido e votado do Congresso Nacional, transformando-o em lei. A aceitao pode ser total ou parcial, expressa ou tcita. 166- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Veto? Resposta Veto o ato do Poder Executivo, privativo do Presidente da Repblica, que significa a no aceitao, ou seja, a falta de assentimento (discordncia) aos termos do projeto de lei, oriundo do Congresso Nacional, no o transformando em lei (momento em que, tambm, pode ocorrer o controle da constitucionalidade). O veto pode ser: total ou parcial. 167- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Promulgao? Resposta Promulgao (certido) o ato do Presidente ou Vice-presidente do Senado, excepcionalmente do Presidente da Repblica, nos decretos legislativos e nas resolues. Tem o mesmo efeito da sano. 168- Falando-se sobre Fases da Elaborao da Lei, no processo legislativo, pergunta-se: O que significa Publicao? Resposta Publicao o ato pelo qual se leva ao conhecimento pblico (divulgao) a existncia de uma lei nova, obrigatria, exeqvel em todo o territrio nacional. Sendo lei federal a publicao dever ocorrer no D.O.U. (Dirio Oficial da Unio). Artigos: 1 da Lei de Introduo Cdigo Civil e 61 a 67 da Constituio Federal. 169- A funo tpica do Poder Legislativo:

(a) elaborar as leis; (b) fiscalizar os atos do Poder Executivo; (c) elaborar as leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo. Resposta Alternativa c = Artigos 61 e 49 incisos IX e X da Constituio Federal. 170- A funo atpica do Poder Legislativo: (a) fiscalizar os atos do Poder Executivo; (b) administrar e exercer jurisdio; (c) No tem funes atpicas. Resposta Alternativa b = Competncia privativa da Cmara dos Deputados, artigo 51 (e seus incisos) e competncia privativa do Senado Federal, artigo 52 (e incisos) da Constituio Federal. 171- Como exercido o Poder Legislativo? (a) Pela Cmara dos Deputados; (b) Pelo Senado Federal; (c) Pelo Congresso Nacional. Resposta Alternativa c = Pelo Congresso Nacional que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (sistema Bicameral). Artigo 44 da Constituio Federal. 172- Compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleito segundo o princpio majoritrio: (a) A Cmara dos Deputados; (b) O Senado Federal; (c) As respostas a e b esto corretas. Resposta Alternativa b = Artigo 46 da Constituio Federal. 173- Compem-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal: (a) A Cmara dos Deputados; (b) O Senado Federal; (c) As respostas a e b esto corretas. Resposta Alternativa a = A Cmara dos Deputados. Artigo 45 da Constituio Federal. 174- Entende-se sistema Bicameral, quando: (a) Quando o Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; (b) Quando o Poder Legislativo exercido pela Assemblia Nacional Constituinte;

(c) Quando o Poder Legislativo exercido pela Cmara dos Deputados Federais e Cmara Estadual. Resposta Alternativa a = Congresso Nacional nos termos do Artigo 44 (sistema bicameralismo) da Constituio Federal. 175- Cada Estado e o Distrito Federal elegero: (a) Dois (2) senadores, com mandato de oito (8) anos; (b) Trs (3) senadores, com mandato de quatro (4) anos; (c) Trs (3) senadores, com mandato de oito (8) anos. Resposta Alternativa c = A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente por um e dois teros. Artigo 46 1 e 2 da Constituio Federal. 176- Autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado, da competncia: (a) Privativa do Supremo Tribunal Federal; (b) Privativa do Congresso Nacional; (c) Privativa da Cmara dos Deputados. Resposta Alternativa c = Privativa da Cmara dos Deputados (com 513 membros). Artigo 51 inciso I da Constituio Federal. 177- Processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade e os Ministros de Estado nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles so da competncia: (a) Privativa do Supremo Tribunal Federal; (b) Privativa do Congresso Nacional; (c) Privativa do Senado Federal. Resposta Alternativa c = Privativa do Senado Federal (com 81 membros). Artigo 52 inciso I da Constituio Federal. 178- O sistema estrutural do Poder Executivo pode ser: (a) Pode ser Presidencialismo; (b) Pode ser Parlamentarismo; (c) Pode ser qualquer das respostas a e b e ainda o colegiado no caso da Sua. Resposta Alternativa c = Ser Presidencialismo, quando o Poder Executivo comandado por uma s pessoa acumulando (exercendo) as funes de Chefe de Estado e de Chefe de Governo, chamado de Presidente da Repblica. Ser Parlamentarismo, quando o Poder Executivo comandado por duas pessoas, sendo um o Chefe de Estado (que o Presidente da Repblica) e o outro o Chefe

de Governo (que o Primeiro Ministro). Ser Colegiado (caso Sua), quando do Governo participa o Conselho de Velhos e a Assemblia Popular. 179- O Poder Executivo exercido: (a) Pelo Presidente da Repblica auxiliado pelo Vice-Presidente; (b) Pelo Presidente da Repblica auxiliado pelos Ministros de Estado; (c) Pelo Presidente da Repblica auxiliado pelo Vice-Presidente e pelos Conselhos da Repblica e da Defesa. Resposta Alternativa b = Sistema de Governo = Presidencialismo. O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica auxiliado pelos Ministros de Estado. Artigo 76 da Constituio Federal. 180- funo tpica do Poder Judicirio: (a) Fiscalizar a aplicao da Lei; (b) Punir aos que transgridam a ordem social obrigatria; (c) Fiscalizar a aplicao da lei, mandar cumprir as leis, e punir a todos aqueles que transgridam a ordem social obrigatria. Resposta Alternativa c = Fiscalizar a aplicao da lei, mandar cumprir as leis, e punir a todos aqueles que transgridam a ordem social obrigatria. 181- verdadeiro o texto a seguir: ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira (a) Sim; (b) No: (c) Legalmente impossvel. Resposta Alternativa a = Artigo 99 da Constituio Federal. Ver a Emenda Constitucional n. 45/2004. 182- Qual a providncia jurdica que pelo seu dispositivo, caber ao Magistrado conceder, sempre que no existir norma, quer material ou processual, para valer o exerccio de direitos e liberdades constitucionais, assim como as prerrogativas inerentes ao texto do artigo 12 e aos fundamentos contidos nos incisos I e II, do artigo 1 da vigente Constituio Federal. Resposta A providncia jurdica o Mandado de Injuno (no existncia de norma). Artigo 5 inciso LXXI, da Constituio Federal. 183- Sabendo-se que a nacionalidade pode ser originria e adquirida; pergunta-se: Qual a nacionalidade originria e qual a nacionalidade adquirida. Responda e fundamente.

Resposta A nacionalidade originria pertence aos brasileiros natos. A nacionalidade adquirida aos brasileiros naturalizados. Artigo 12 inciso I e II (e letras respectivas) da Constituio Federal. 184- Qualquer cidado brasileiro (atualmente uma das grandes inovaes constitucionais) pode propor um projeto de lei ao Congresso Nacional. Responda, justifique e fundamente. Resposta Sim. Qualquer cidado pode propor projeto de lei (como certo = a iniciativa popular) ao Congresso Nacional, conforme preceitua o pargrafo nico do artigo 1 combinado com inciso III, do Artigo 14 e finalmente com o 2 do Artigo 61 da Constituio Federal. 185- Cidado brasileiro pode ser extraditado? Responda, justifique e fundamente. Resposta O cidado brasileiro no pode ser extraditado, salvo o naturalizado antes da naturalizao, consoante se v do texto inciso LI, do Artigo 5 da Constituio Federal. 186- Como pode ser exercida a soberania popular. Responda e fundamente. Resposta A soberania popular (em primeiro plano) exercida pelo voto secreto (sufrgio universal) e (ainda) atravs do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular. Artigo 14 caput e incisos I a III da Constituio Federal. 187- Todo e qualquer cidado, no territrio nacional, pode exercitar o direito de greve. Se negativa a resposta, fundamente. Resposta No. Nem todo o cidado pode exercer esse direito. H proibitivo constitucional direcionado aos funcionrios pblicos militares. Artigo 142 3 inciso IV, (anterior a Emenda Constitucional n. 18 de 1998 o proibitivo estava tipificado no Artigo 42 5) da Constituio Federal. 188- Em se tratando da organizao poltico-administrativa do pas, escreva sucintamente o seu entendimento sobre a Unio (todo o territrio nacional). Resposta Unio (todo o territrio nacional): Pessoa jurdica de direito pblico (carter internacional) que representa o Estado federal brasileiro em oposio s unidades que integram a Federao, chamadas de Estados. A Unio tem suas competncias, seus bens, e responde pela integridade nacional, intervindo nos Estados ou no Distrito Federal para mant-la. autnoma e soberana. Tem interesse nacional e internacional, pois representa a totalidade dos Estados brasileiros (tem personalidade jurdica), razo de ser soberana. Perante aos outros ss ela tem competncia constitucional para agir em nome da Repblica

Federativa do Brasil (pessoa jurdica de Direito Internacional). Para o professor Pontes de Miranda (in Comentrios Constituio) Unio o todo, ordem geral, o Estado brasileiro. Por fim, a palavra Unio, escrita com letra maiscula, aparece como entidade essencialmente federativa, ao lado daquelas que integram o organismo poltico-administrativo do Estado brasileiro. Arts: 1, 20 a 24 e , 52, VI e 145 a 164 e da Constituio Federal. Ainda, para conhecimento, estudaremos, a unio pessoal e a unio real. 189- Em se tratando da organizao poltico-administrativa do pas, escreva sucintamente o seu entendimento sobre os Estados-membros (interesse rea regionalizado), explicando a sua trplice capacidade. Resposta Estados-membros (Interesse rea - Regionalizado): A autonomia dos Estados-membros caracteriza-se pela denominada trplice capacidade: (I) Primeira capacidade = auto-organizao: Atravs do exerccio de seu poder constituinte derivado, consubstanciando-se na elaborao de suas Constituies Estaduais respeitando a Constituio Federal; (II) Segunda capacidade = autogoverno: Tendo em vista que o prprio povo do Estado (regional) quem escolhe e de forma direta (eleies) os seus representantes para o Poder Legislativo (deputados estaduais) e para o Poder Executivo (governadores), sem qualquer vnculo (de subordinao) com a Unio; (III)Terceira capacidade = autoadministrao: Surge quando do exerccio de suas competncias administrativas, legislativas e tributrias definidas constitucionalmente (determina sua competncia). 190-Em se tratando da organizao poltico-administrativa do pas, escreva sucintamente o seu entendimento sobre o Municpio (interesse rea localizado), destacando tambm a competncia para legislar. Resposta Municpio (Interesse rea Localizado): Entidade jurdica de direito pblico interno, integrante da federao, resultante da diviso territorial administrativa (anteriormente era criado e organizado pelo Estado) do pas, com autonomia poltica, administrativa e financeira (capacidade e poder para gerir os prprios negcios de interesse local). Rege-se por Lei Orgnica Municipal (aps a Constituio Federal de 1988, cada municpio tem a sua LOM = Lei Orgnica), uma espcie de Constituio Municipal, que est sob o ordenamento da Constituio do Estado respectivo. Tem o Poder Legislativo Municipal que exercido pela Cmara Municipal e o Poder Executivo Municipal que exercido pelo Prefeito e seus auxiliares. O Municpio no possui o Poder Judicirio (Estadual e Federal). Compete ao Municpio legislar sobre assuntos de interesse local, suplementar legislao federal e estadual no que couber, alm de uma

srie de outras atribuies. Por fim, a partir da Constituio de 1988, o Municpio alcanou posio de destaque no contexto poltico-constitucional brasileiro, galgando o status de entidade componente da Repblica Federativa do Brasil, juntamente com a Unio, os Estados e o Distrito Federal. Agora, o Municpio integra a Federao Brasileira. Artigos: 1 e pargrafo nico, 13 e 2, 18 e 4, 29 a 31, 35, 52, VI e IX, 144 8, 149 e pargrafo nico, 156 e 1 a 4 e, 158 da Constituio Federal e Lei Orgnica de cada Municpio. 191-Em se tratando da organizao poltico-administrativa do pas, escreva sucintamente o seu entendimento sobre Distrito Federal, informando qual o tipo da sua autonomia poltico-administrativa. Resposta Distrito Federal: Antigo municpio neutro, hoje sede do governo federal. No Estado e no Municpio ( vedada sua diviso em municpios). Localizado no planalto central do pas, a Capital da Repblica (instalada em 21 de abril de 1960), Braslia. Sua autonomia est reconhecida no vigente texto constitucional. regido por Lei Orgnica prpria, sendo que sua capacidade de auto organizao, efetiva-se mediante a elaborao de sua lei orgnica que definir: os princpios bsicos da organizao dessa unidade federada, sua competncia e seus poderes governamentais. O Distrito Federal tem autonomia poltico-administrativa limitada. Elege governador e vice e deputados distritais. Artigos: 1 e pargrafo nico, 13 2, 22, XVII, 32 e 1 ao 4, 46 1, 52, VI e IX, 149 pargrafo nico, 155 1 a 3 e 157 da CF. Lei n 2.874 de 1956 (dispe sobre a mudana da Capital Federal). 192- Em se tratando da organizao poltico-administrativa do pas, escreva sucintamente o seu entendimento sobre o Territrio, informando a sua forma (constituio) geogrfica. Resposta Territrio: uma parte determinada do globo terrestre (base fsica) na qual um Estado exerce a sua soberania. patrimnio sagrado e inalienvel do povo. o espao certo e delimitado onde se exerce o poder de governo sobre os indivduos. Da se concluir que o conceito possui contedo de natureza poltica no se reduzindo ao significado geogrfico. Compreende o territrio: a superfcie terrestre, o supra solo, o sub solo, mar territorial e onde houver em funcionamento uma repartio pblica nacional (artigo33 da Constituio Federal). Bandeira Nacional asteada. 193- D o conceito de Lei. Resposta Preceito jurdico (norma) escrito, emanado (que nasce) de um poder estatal competente (legislativo federal, estadual ou municipal ou poder

constituinte) com caractersticas (ou caracteres) da generalidade (igual a todos) da coercitividade (fora imposio ou imperatividade (dever de conduta) do Estado) e da durao (tempo de vigncia). 194- Explicando cada uma delas; pergunta-se: quantas e quais so as caractersticas da Lei? Resposta (I) generalidade = dirige-se, abstratamente, a todos. (II) imperatividade = impe um dever, uma conduta. a que distingue a norma das leis fsicas. (III) autorizamento = autoriza que o lesado pela violao exija o cumprimento dela ou a reparao pelo mal causado. (IV) permanncia = perdura at ser revogada por outra lei. Algumas normas, entretanto, so temporrias, como as que constam das disposies transitrias e as leis oramentrias. (V) emanao = de autoridade competente. 195- O que significa a obrigatoriedade da lei. Resposta Obrigatoriedade das Leis: Sendo a lei de uma ordem dirigida vontade geral, uma vez em vigor, torna-se obrigatria para todos. Segundo o artigo 3 da Lei de Introduo do Cdigo Civil, ningum se escusa de cumpri-la, alegando que no conhece. Tal dispositivo visa garantir a eficcia global da ordem jurdica (teoria da necessidade social). 196- Falando-se sobre a classificao das leis; pergunta-se: quanto a sua imperatividade, como ela se divide? Resposta Quanto a imperatividade, divide-se em (I) cogentes e (II) dispositivas. A primeira aquela que ordena ou probe determinada conduta de forma absoluta, no podendo ser derrogada pela vontade dos interessados. A segunda, em geral permissiva ou supletiva e costumam conter a expresso salvo estipulao em contrrio. 197- Falando-se sobre a classificao das leis; pergunta-se: sob o prisma da sano, como ela se divide? Resposta Sob o prisma da sano divide-se em (I) mais que perfeitas, (II) perfeitas, (III) menos que perfeitas e (IV) imperfeitas. Mais que perfeitas so as que impem a aplicao de duas sanes (priso e obrigao de pagar as prestaes alimentcias, p. ex.). perfeitas as que prevem a nulidade no ato, como punio ao infrator. Leis menos que perfeitas so as que no acarretam a nulidade ou anulao no ato, somente impondo ao violador uma sano. E imperfeitas so as leis cuja violao no acarreta nenhuma conseqncia, como as obrigaes decorrentes de dvidas de jogo e de dvidas prescritas.

198- Falando-se sobre a classificao das leis; pergunta-se: segundo a sua natureza, como as leis podem ser? Resposta Segundo a sua natureza, as leis so (I) substantivas ou (II) adjetivas. As primeiras so tambm chamadas materiais, porque tratam do direito material. As segundas, tambm chamadas de processuais, traam os meios de realizao dos direitos. 199- Falando-se sobre a classificao das leis; pergunta-se: quanto a sua hierarquia, como as normas se classificam. Resposta Quanto sua hierarquia, as normas classificam-se em: (I) constitucionais = constantes da Constituio, s quais as demais devem amoldarse, (II) complementares = as que se situam entre a norma constitucional e as leis ordinrias, ordinrias = as elaboradas pelo Poder Legislativo e (III) delegadas = as elaboradas pelo Executivo, por autorizao expressa do Legislativo. 200- Falando-se sobre as leis; pergunta-se: o que a integrao das normas jurdicas? Resposta Integrao das normas jurdicas o preenchimento de lacunas, mediante aplicao e criao de normas individuais, atendendo ao esprito do sistema jurdico. 201- Falando-se sobre as leis; pergunta-se: em que consiste a analogia? Resposta Analogia: Figura em primeiro lugar na hierarquia do artigo 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Consiste na aplicao a hiptese no prevista em lei de dispositivo legal relativo a caso semelhante. A analogia legis consiste na aplicao de uma norma existente, destinada a reger caso semelhante ao previsto. A analogia jris baseia-se em um conjunto de normas, para obter elementos que permitam a sua aplicao ao caso concreto no previsto, mas similar. Tambm a analogia, que se apresenta como processo de interpretao de norma jurdica, pelo qual o legislador a estende a casos no previstos, pode considerar-se como fonte subsidiria, complementar do Direito, de vez que permite originarem-se leis conseqentes. 202- Falando-se sobre as leis; pergunta-se: o que se entende por costume? Resposta Costume a prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato, com a convico de sua necessidade. Em relao lei, trs so as espcies de costume: o secundum legem, quando sua eficcia obrigatria reconhecida pela lei; o praeter legem, quando se destina a suprir a lei, nos casos omissos; e o contra legem, que se ope lei.

203- O que se entende por princpios gerais do direito? Resposta Princpios gerais de direito so regras que se encontram na conscincia dos povos e so universalmente aceitas, mesmo no escritas. Orientam a compreenso do sistema jurdico, em sua aplicao e integrao, estejam ou no includas no direito positivo. 204- Que Direito subjetivo? Resposta Direito subjetivo a possibilidade reconhecida pessoa pela lei, a qual lhe permite realizar determinados atos (facultas agende). a possibilidade que a pessoa tem de praticar atos, que a lei lhe confere, exigindo o cumprimento do correspondente dever jurdico, imposto por lei, ou pelo contrato, outra parte. 205- Que Direito objetivo? Resposta Direito objetivo a regra de direito, a regra imposta ao proceder humano, a norma de comportamento que o indivduo deve submeter-se, o preceito que deve inspirar sua atuao. a norma agendi, imposta ao proceder humano. 206- Como se divide o Direito objetivo? Resposta Em Direito pblico e privado. 207- Como se divide o Direito Pblico? Resposta Destinado a regular os interesses gerais da coletividade (publicum jus est quod ad statum rei romanae spectat) estrutura a organizao interna do grupo social, os servios ou poderes, os direitos individuais e a represso aos delitos. 208- O que interpretar a norma jurdica? Resposta Interpretar a norma jurdica descobrir o sentido e o alcance da norma. 209- O que interpretar a norma? Resposta revelar o pensamento que fundamenta suas palavras. interpretar a vontade da lei, em relao aos seus fins, tendo em vista as suas finalidades sociais. 210- Quando tem incio a vigncia da lei? Resposta A lei comea a vigorar 45 dias depois de oficialmente publicada. 211- O que se entende por hermenutica?

Resposta Hermenutica a cincia da interpretao das leis. Como toda cincia, tem os seus mtodos. 212- O que se entende por fontes do direito? Resposta Fontes do direito so as bases, os alicerces do Direito, onde ele se assenta de onde se origina. 213- O que se entende por jurisprudncia dos Tribunais? Resposta A jurisprudncia a repetio de decises judiciais (reiteradas decises) acerca de determinada tese jurdica; poder vir a constituir norma jurdica consubstanciada na lei. 214- O que se entende por doutrina? Resposta Doutrina a opinio dos autores e escritores. Pode ter influncia na elaborao das regras de Direito. 215- Qual a diferena entre vigncia e eficcia de lei? Resposta Vigncia: diz respeito ao perodo de tempo durante o qual a lei tem vida, sendo aplicvel a todas as relaes jurdicas. Eficcia: atinge o resultado previsto no corpo e no esprito da lei, podendo ocorrer posteriormente sua vigncia. 216- Quando cessa a vigncia da lei? Resposta Pela revogao, pela ab-rogao ou revogao total ou pela derrogao ou revogao parcial. 217- Que retroatividade da lei? Resposta o fenmeno jurdico em que a lei, embora seja feito para regular fato posterior sua entrada em vigor, incide sobre fatos anteriores sua vigncia. 218- Que coisa julgada? Resposta a deciso judicial de que j no caiba recurso, tornando-se assim imutvel. Para alguns, a prpria imutabilidade que caracteriza essa deciso. 219- Que se entende por relao jurdica? Resposta So relaes da vida social, entre pessoas consideradas sujeitas de direitos, e cujos efeitos a lei garante. 220- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Administrativo.

Resposta Direito Administrativo: Pertence ao ramo do Direito Pblico. o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar, concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. O Direito Administrativo cuida somente da organizao interna dos rgos da Administrao Pblica, finalidades que lhe so constitucionalmente atribudas. Assim, o Direito Administrativo encerra o conjunto de normas, em virtude das quais se estabelecem os princpios e regras necessrias ao funcionamento da administrao, no somente no que concerne sua organizao como s relaes que se possam manifestar entre os poderes pblicos e os elementos componentes da sociedade. As relaes entre o Direito Administrativo e o Direito Constitucional so to estreitas que no raras vezes tm sido estudados e considerados em comum, tendo autores que tratam o assunto at de forma sob a designao de Direito Pblico. 221- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Civil. Resposta Direito Civil: Rege a vida de relaes entre pessoas, estabelecem normas referentes ao seu estado e capacidade, aos interesses patrimoniais e de famlia, e aos direitos e obrigaes de carter civil entre particulares. o direito privado, condensado e sistematizado, que se divide em: direito de famlia, das coisas, das obrigaes e das sucesses; ramo do direito privado. 222- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Comercial. Resposta Direito Comercial: o conjunto de normas e preceitos que regulam os atos do comrcio e as relaes entre pessoas que tem por profisso a especulao comercial. Divide-se em terrestre, martimo e areo, podendo tambm ser: externo, com mercados de outras naes; fluvial, feito atravs de mercados ribeirinhos; internacional, exercido entre comerciantes de vrios pases; interno, entre praas do mesmo pas; lacustre, atravs de lagos e lagoas. Pela sua natureza e estrutura de direito privado, o direito comercial se caracteriza e se diferencia dos outros ramos do direito, sobretudo do direito civil, pelos seguintes traos peculiares: cosmopolitismo, individualismo, onerosidade, informalismo e fragmentarismo. 223- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Internacional Pblico. Resposta Direito Internacional Pblico: Normas baseadas nos usos e costumes jurdicos internacionais e nas convenes entre pases, que regulam suas relaes

e fixam direitos e deveres das potncias entre si; o mesmo que direito das gentes e direito externo. 224- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Internacional Privado. Resposta Direito Internacional Privado: Normas que regulam as relaes entre pases, para a soluo dos conflitos e leis, proteo de pessoas, direito e interesses particulares dos seus nacionais. 225- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Penal. Resposta Direito Penal: Parte do direito pblico. Envolve a definio dos crimes ou delitos e contravenes, bem como das penas ou medidas de segurana que em razo daqueles se aplicam; direito criminal. 226- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Processual. Resposta Direito Processual: Regras e formas solenes fixadas por lei para o exerccio e movimentao da ao. Divide-se em civil e penal. 227- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito do Trabalho. Resposta Direito do Trabalho: o conjunto de princpios e de normas que regulam as relaes jurdicas oriundas da prestao de servio subordinado e outros aspectos desse ltimo, com conseqncia da situao econmica das pessoas que o exercem. 228- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Tributrio. Resposta Direito Tributrio: Normas coercitivas que regulam as relaes jurdicas entre os contribuintes, o Estado, e o Sistema Tributrio. Disciplina o lanamento, a arrecadao, a fiscalizao e aplicao dos impostos, das taxas e das contribuies (melhoria). 229- Escreva com palavras prprias e de forma sucinta, o seu entendimento sobre Direito Adquirido. Resposta Direito Adquirido: Aquele que, por lei, est definitivamente incorporado ao patrimnio de seu titular, como vantagem lquida, lcita e concreta, que no passvel de contestao nem pode ser subtrada por mera vontade de outrem. No se subordina a lei nova, porque no passvel de

retroatividade; no se confunde com expectativa de direito, que mera possibilidade de efetivao de um direito subordinado a evento futuro; o mesmo que direito certo. Diz a legislao: aquele que o seu titular ou algum por ele, possa exercer como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo prefixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. 230- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: qual a designao do termo de cujus. Resposta De Cujus: Designa a pessoa falecida de cuja sucesso de bens, se trata. Denomina, portanto, o falecido que deixou bens, tambm chamado autor da herana. Os termos de cujo, decujo e hereditando so bem menos empregados. 231- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que a meao? Resposta Meao: No Direito das Sucesses, meao a parte que cabe ao conjugue suprstite, parte esta que compreende a metade dos bens do acervo. A meao no se confunde com a herana propriamente dita, pois representa o direito de cada scio da sociedade conjugal, consistente em metade dos bens; quanto herana, ser representada pela outra metade dos bens que o cnjuge falecido poderia ter disposto em testamento. A cada cnjuge pertence, ento, a metade dos bens, no podendo um dispor, em testamento, a meao do outro. 232- Que pacto antenupcial? Resposta um contrato em que os nubentes estipulam antes de celebrado o casamento, a maneira que os bens sero distribudos. 233- Que significa a comunho universal de bens? Resposta Importa na comunicao de todos os bens presentes e futuros dos cnjuges e suas dividas passivas, com exceo das expressamente previstas em lei, como as obrigaes provenientes de atos ilcitos, as penses, meio-soldos, montepios, tenas e outras rendas semelhantes. 234- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que testamento? Resposta Testamento: Ato pessoal, solene, unilateral, gratuito e revogvel, pelo qual algum dispe de seus bens para depois da morte, ou faz outras declaraes de ltima vontade. Na qualidade de ato jurdico, o testamento requer agente capaz.

235- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que comorincia? Resposta Comorincia: Morte simultnea de duas ou mais pessoas. 236- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que o inventrio? Resposta Inventrio: Procedimento especial de natureza civil destinado a relacionar, avaliar e partilhar os bens de pessoas falecidas entre seus herdeiros e legatrios. O inventrio ser sempre judicial, mesmo que todas as partes sejam capazes. No tendo carter contencioso, manda a lei que o juiz decida todas as questes de direito e tambm as de fato, quando este se achar provado por documento, devendo as questes que demandar alta indagao ou que dependerem de outras provas, ser discutidas, provadas e decididas pelas vias ordinrias, vale dizer, mediante aes prprias. 237- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: na ordem da vocao hereditria, o que o cnjuge suprsiste? Resposta Cnjuge Suprsiste: A viva ou vivo (aquele (a) que ficou vivo). 238- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que o esplio? Resposta Esplio: Conjunto de bens que integra o patrimnio deixado pelo de cujus, e que sero partilhados, no inventrio, entre os herdeiros ou legatrios. O esplio representado em juzo, ativa e passivamente pelo inventariante e responde pelas dvidas do de cujus e por todas as decises condenatrias que tenham por fundamento atos de responsabilidade do falecido. 239- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que so os herdeiros? Resposta Herdeiros: Qualquer pessoa a quem deferida a sucesso, assim legtimos ou testamentrios, aqui includos os beneficirios de legado. 240- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que a herana? Resposta Herana: Universalidade dos bens deixados pelo de cujus. Patrimnio ativo e passivo deixado pelo defunto. 241- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que o monte-mor?

Resposta Monte-Mor: O esplio ou a totalidade dos bens sucessveis, antes de deduzidas as despesas e encargos. 242- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: na ordem da vocao hereditria, o que so os colaterais? Resposta Colaterais: Grau de parentesco originrio de um tronco comum, indicando os parentes que no procedem em linha reta (ascendncia ou descendncia), mas em linha lateral, transversal. Da a expresso colateral. Como exemplo de parentesco colateral, temos o parentesco entre primos. 243- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: na ordem da vocao hereditria, o que so os ascendentes? Resposta Ascendente: Pessoa a quem a outra descende em linha reta. Toda pessoa tem, necessariamente, ascendentes, embora possa no ter descendentes. ascendente o pai, a me, os avs, os quais formam a linha reta ascendente. 244- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: na ordem da vocao hereditria, o que descendncia? Resposta Descendentes: Todos so contemplados (filhos netos bisnetos), porm os mais prximos em grau excluem os mais remotos, exceto quando chamados por direito de representao. 245- Falando-se sobre o Direito Civil, especificamente na diviso referente famlia; pergunta-se: o que a ordem de vocao hereditria? Resposta Ordem de Vocao Hereditria o chamamento dos sucessores feito de acordo com uma seqncia denominado ordem de vocao hereditria. Consiste na relao preferencial pela qual a lei chama determinadas pessoas sucesso hereditria. 246- Explicando, como ocorre na ordem da vocao hereditria a sucesso legtima? Resposta A sucesso legitima se d (para pagamento) na seguinte ordem: descendentes; ascendentes; cnjuge (companheiro (a)) suprsiste (aquele (a) que estiver vivo); colaterais at o 4 grau; e Fazenda. 247-O que se entende por anistia no Direito Tributrio? Resposta Relevao de omisses ou infraes de natureza tributria, notadamente quanto ao no reconhecimento de tributos ou outros encargos. 248- O que se entende por bitributao no Direito Tributrio?

Resposta Imposio (incidncia) indevida de dois (duplicidade) tributos, impostos por autoridades diferentes, sobre uma mesma mercadoria ou uma atividade, relativos ao mesmo fato gerador. A diferena com o bis in idem est em que neste a mesma autoridade impe dois tributos sobre o mesmo objeto, caracterizando majorao e no bitributao, j que, nesta, so duas autoridades tributando o mesmo fato gerador. Artigos 146 e 147 a 156 da Constituio Federal. 249- O que se entende por fato gerador da obrigao principal? Resposta Artigo 114 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 250- D a definio legal do fato gerador. Resposta Artigo 118 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 251- O que se entende por capacidade contributiva no Direito Tributrio? Resposta oferecida esta faculdade, quele (criador do imposto) que deve tornar o imposto, tanto quanto possvel, de natureza pessoal e de acordo com a capacidade contributiva de cada pessoa (contribuinte). No adianta o Estado exigir mais do que o contribuinte pode pagar. Vale dizer, os tributos devem ser graduados conforme a capacidade econmica da pessoa, ou seja, do contribuinte. Artigo 145 1 da Constituio Federal. 252- O que se entende por capacidade tributria no Direito Tributrio? Resposta possibilidade das pessoas tornarem-se sujeitos ativos ou passivos da relao jurdico-tributria. 253- O que se entende por competncia tributria no Direito Tributrio? Resposta Aptido para demarcar uma situao lcita do mundo fsico. 254- O que se entende por contribuio de melhoria no Direito Tributrio? Resposta Cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total despesa realidade e com limite individual o acrscimo de valor que a obra resultar para cada imvel beneficiado. Artigo 81 do Cdigo Tributrio Nacional. 255- O que se entende por contribuinte no Direito Tributrio? Resposta o sujeito passivo da obrigao principal que teve relao pessoal e direta com a situao descrita pelo ente tributante.

256- O que se entende por dvida ativa no Direito Tributrio? Resposta Surge aps o esgotamento de todas as vias administrativas para a cobrana da obrigao tributria. 257- O que se entende por domiclio tributrio? Resposta o lugar onde a pessoa fsica ou a pessoa jurdica responde pelas obrigaes tributrias. 258- O que se entende por emprstimo compulsrio? Resposta Admitido no sistema tributrio-constitucional, simplesmente para atender as razes contidas na legislao atual. Trata-se de uma prestao pecuniria restituvel, que o estado exige dos contribuintes, estabelecendo inicialmente o prazo do emprstimo e a forma de seu resgate. Ser institudo pela Unio, quando: (1) guerra externa ou sua iminncia; (2) calamidades pblicas que exija auxlio federal impossvel de atender com os recursos ornamentavam disponveis; (3) conjuntura que exija a absoro temporria do poder aquisitivo. Artigos: 15 incisos I a III e Pargrafo nico do Cdigo Tributrio Nacional e 148 e Pargrafo nico da Constituio Federal. 259- O que imposto? Resposta o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte. Artigo 16 do Cdigo Tributrio Nacional. 260- O que se entende por imunidade no Direito Tributrio? Resposta Limitao constitucional ao poder de tributar. Alcana os impostos, e as diversas hipteses de imunidades que a Constituio prev expressamente. Doutrinariamente, trs so as categorias de imunidades: recproca, genrica e peculiar. A primeira delas de natureza poltica. A segunda de modo geral. A terceira e ltima delas para atender a determinados impostos e determinadas finalidades. Finalmente, a imunidade s poder ser alcanada pela alterao da prpria norma constitucional que a criou. Iseno de tributos, em casos previstos em lei. Artigo 150 a 152 da Constituio Federal. 261- O que se entende por incidncia tributria? Resposta a situao em que o tributo devido por ter ocorrido o respectivo fato gerador. A no incidncia: quando um fato ou ato ou situao no se enquadra na lei tributria, estando, portanto fora do campo da incidncia tributria, ou melhor, dizendo, ausncia de subsuno.

262- O que se entende por iseno no Direito Tributrio? Resposta a dispensa legal do pagamento de um determinado tributo, via de regra concedida em face de relevante interesse social ou econmico regional, setorial ou nacional. S pode isentar quem tem a competncia para tributar. A iseno pode ser: subjetiva, objetiva ou mista. Quanto ao primeiro tipo, caracteriza-se por visar favorecer ou atingir determinada pessoa (depende de requerimento especial e cumprimento de condies). Quanto ao segundo tipo, visa favorecer ou atingir a coisa tributada (o produto no importa quem a venda). Por fim, o terceiro tipo da iseno, ocorre quando visa pessoa e coisa (o produto). Finalmente, tal dispensa, revela a liberdade atribuda pessoa ou ao estabelecimento, para que se livre do encargo fiscal. Em outras palavras, a dispensa legal do pagamento de um tributo. Pode ser extinta mediante lei ordinria. 263- Quando a iseno tributria no extensiva? Resposta Artigo 177 incisos I e II do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 264- Qual a abrangncia da anistia tributria e quando ela pode ser concedida? Resposta Artigo 180 e 181 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 265- O que se entende por moratria no Direito Tributrio? Resposta uma das formas de suspenso do crdito, uma vez que ela se verifica quando ocorre a dilao (espao de tempo concedido pessoa) do prazo para pagamento do tributo = impostos, taxas, contribuio de melhoria, contribuio parafiscal, emprstimo compulsrio e contribuies sociais. Artigos 152 a 155 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 266- O que se entende por taxa no Direito Tributrio? Resposta Outra espcie de tributo a taxa e que, conseqentemente, possui diferenas entre todas as demais espcies daquele gnero. Assim, taxa uma prestao pecuniria exigida de um indivduo por ocasio e por motivo de uma vantagem determinada que o Estado lhe oferea (Walin). No texto legal (artigo 77 do Cdigo Tributrio Nacional) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular de poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Artigo 145 inciso II da Constituio Federal.

267- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por atividade penosa (insalubre ou perigosa)? Resposta Qualquer atividade industrial insalubre e perigosa. aquela que causa ou provoca incmodo ou sacrifcio. A princpio, toda e. Sero consideradas atividades ou operaes: penosas, insalubres ou perigosas, aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixada em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. Lei n. 6.514 de 1977. Portaria n. 3.214 de 1978 (quadro e limite). Artigos 189 a 201 da Consolidao das Leis do Trabalho e 7 inciso XXIII da Constituio Federal. 268- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por abandono de trabalho? Resposta Retira-se de um servio, sem que o tenha terminado, ou sem que tenha atingido o horrio previsto. Abandonar o servio cometer justa causa para a despedida do empregado. Pode-se, tambm, dizer como renncia tcita do emprego. 269- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional de horas extraordinrias. Resposta Valor que se acresce remunerao do empregado, em decorrncia de um maior tempo de trabalho (nmero de horas a maior) sobre a jornada diria de trabalho. Tambm chamada de hora suplementar ou ainda adicional por servio extraordinrio. Decreto-lei n. 5.452 de 1943 (Consolidao das Leis do Trabalho). Lei n. 10.244 de 2001 (Revoga o artigo 376 da CLT para permitir a realizao de horas extras por mulheres). Artigo 7 inciso XVI da Constituio Federal. 270- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional de insalubridade. Resposta Valor que obrigatoriamente se acresce remunerao do empregado, em face das condies insalubres em que desempenha sua funo (local suscetvel de ter reflexo comprometedor na sade do trabalhador). Insalubres aquelas atividades que prejudicam e em muito a sade do trabalhador. Lei n. 6.514 de 1977 (altera o Decreto-lei n. 5.452, que dispe sobre a Consolidao das Leis do Trabalho. Artigos 189 a 201 da Consolidao das Leis do Trabalho. Artigo 7 incisos XXIII e XXXIII da Constituio Federal). 271- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional de periculosidade.

Resposta Valor que obrigatoriamente se acresce remunerao do empregado, em face da possibilidade de danos sade ensejada pela natureza de sua funo. Perigosas aquelas que colocam o trabalhador em contato direto com o perigo. Lei n. 7.369 de 1985. Decreto n. 93.412 de 1986. Artigo 193 da Consolidao das Leis do Trabalho. Artigo 7 incisos VVIII e XXIII da Constituio Federal. 272- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional de remunerao. Resposta aquela que causa ou provoca incmodo ou sacrifcio. A princpio, toda e qualquer atividade industrial insalubre e perigosa. Sero consideradas atividades ou operaes: Perigosas Aquelas que trazem esgotamento, cansao, fadiga, por carga ao trabalhador excessiva de fora fsica ou mental. Insalubres Aquelas atividades que prejudicam e em muito a sade do trabalhador. Perigosas Aquela que colocam o trabalhador em contato direto com o perigo, tais como: Obras em andaime, combustveis, inflamveis, eletricidade, vigilncia e policiamento; enfim, aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixada em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. Lei n. 6.514 de 1977 (Al era o Decreto-lei n 5.452, que dispe sobre a Consolidao das Leis do Trabalho). Portaria n 3.214 de 1978 (Quadro e limite). Lei 7.369 de 1985 (Institui Salrio Adicional para os Empregados no setor de Energia Eltrica, em Condies de Peculiaridade). Artigos 57 e 58 da Lei n 8.213 de 1991 (Aposentadoria especial). Lei n 9.032 de 1995 (Dispe sobre o valor do salrio mnimo, alteram dispositivos das Leis n 8.212 e n 8.213, ambas de 24/04/1991, e d outras providncias). Lei n 9.528 de 1977 (Altera dispositivos das Leis n 8.212 e n 8.213, ambas de 24/7/1991, e d outras providncias). Artigos: 189 a 201 do Decreto-lei n 5.452 de 1943 (Consolidao das Leis do Trabalho). Artigo 39, 3 (Emenda Constitucional n 19 de 1998) da Constituio Federal. 273- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional noturno? Resposta Valor que se acresce ou se adiciona (porcentagem) sobre a remunerao quando o trabalhador realiza seu trabalho a noite, vale dizer, trabalho noturno aquele que exercido pelo empregado entre as vinte e duas horas de um dia e s cinco horas do dia seguinte no qual faz jus ao adicional correspondente a vinte por cento pelo menos sobre a hora diurna. Artigo 73, 1 a 5 da Consolidao das Leis do Trabalho. Artigo 7 incisos IX e XXXIII da Constituio Federal.

274- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional por tempo de servio? Resposta Vantagem pecuniria devida ao servidor pblico, razo de um por cento, por ano de servio, e incidente sobre o vencimento. 275- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por adicional por transferncia? Resposta Pagamento suplementar, no inferior a cinqenta por cento do salrio, atribudo ao empregado transferido por necessidade de servio, para localidade diversa da que resulta do contrato de trabalho. 276- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por aprendiz? Resposta pessoa menor, com idade entre quatorze e dezoito anos, sujeito a formao profissional metdica de ofcio em que exera o seu trabalho. A legislao permite que o empregador admita menores com o objetivo de formao de mo-de-obra, desde que observados os pressupostos de ensino e remunerao. Esse contrato de aprendizado configura verdadeiro contrato de trabalho, com clusula de aprendizado, e no pode ser superior a trs anos. Os estabelecimentos industriais e os comerciais so obrigados a empregar e a matricular no SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial e no SENAC - Servio Nacional de Aprendizagem Comercial, respectivamente, um determinado nmero de aprendizes (Decreto-lei n 8.622 de 1946; Consolidao das Leis do Trabalho no artigo 80 pargrafo nico. Portarias: ns 43 de 1953 (sobre aprendizagem metdica), 193 de 1956 (sobre registro de contrato de aprendizagem) e 24 de 1977 (sobre registro de aprendizagem). Artigo 7 inciso XXXIII da Constituio Federal). 277- O que se entende por associao sindical? Resposta O Decreto-lei n 1.637 de 1.907 declarava: facultado aos profissionais de profisses similares, organizarem entre sindicatos, tendo por fim o estudo, a defesa e o desenvolvimento dos interesses gerais da vontade dos associados. Artigos: 511 e seguintes da Consolidao das Leis do Trabalho; 8 e 37 inciso VI da Constituio Federal. 278- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por automatizao (Automao)? Resposta Mquinas que operam e se movem por si mesmas (robotizao), ou os sistemas automticos de controle, pelo qual os mecanismos verificam seu prprio funcionamento efetuando medies e introduzindo correes, sem interferncia

do homem. Para prevenir o desemprego que pode advir da robotizao das indstrias, o vigente texto constitucional inseriu, entre os direitos sociais, a proteo dos trabalhadores em face da automao, na forma da lei. Aguarda-se lei ordinria que regulamenta a matria. Artigo 7 inciso XXVII da Constituio Federal. 279- Tratando do Direito do Trabalho; pergunta-se: o que se entende por aviso prvio? Resposta Comunicao feita por um contratante ao outro, informando-lhe que deseja rescindir o contrato, ainda que sem justa causa, perdurando este por algum tempo. Tambm se d o aviso prvio na locao de servios. No Direito do Trabalho, o aviso prvio muito antigo, desde a Lei n 62 de 1935, que previa, unilateralmente, o aviso prvio s do empregado para o empregador. A Consolidao das Leis do Trabalho regulou depois a matria, que foi tambm objeto de aperfeioamento na Constituio Federal, que estabeleceu o aviso prvio proporcional ao tempo de servio, para trabalhadores urbanos e rurais, no mnimo de 30 dias. Trata-se de ato jurdico unilateral, porque depende s da vontade de um dos contratantes, no importando a de quem o recebe. Ele dado no contrato por prazo indeterminado, porm a legislao trabalhista assegura que, nos contratos por prazo determinado, quando houver clusula que assegure o direito recproco de resciso antes que esse prazo expire, aplicam-se os princpios do contrato por prazo indeterminado; no havendo esta clusula, o aviso prvio no ser devido. O aviso prvio deve ser dado por escrito, apondo o empregado o seu de acordo ou ciente no prprio comunicado, entregando-lhe o empregador uma cpia, que ser a prova de que o recebeu. Se o empregado despedido sem justa causa e sem usufruir o tempo do aviso prvio, ter de ser indenizado em dinheiro pelo perodo correspondente. Se for o empregado que deixa o emprego sem dar aviso prvio, pode o empregador descontar o salrio correspondente ao respectivo perodo, excluindo o dcimo terceiro e as frias. O empregado domstico tem direito a aviso prvio. Empregados com mais de 40 anos tm obtido aviso prvio de at 45 dias, por sentena judicial nos dissdios coletivos. ilegal substituir o tempo de aviso prvio pelo pagamento das horas correspondentes. O aviso prvio integra o tempo de servio para todos os efeitos. O empregado tem o direito de deixar o servio 2 horas antes, para procurar novo emprego. Se o empregador violar esse requisito essencial, causa a sua nulidade. O empregado pode pedir a dispensa de cumprimento do aviso prvio, mas no pode renunciar ao salrio do perodo e ao cmputo do tempo como de servio. Contrato de experincia que chegue ao seu termo sem que se alegue incapacidade para o servio no desonera o empregador de dar aviso prvio (Consolidao das Leis do Trabalho). Artigo 7 inciso XXI da Constituio Federal.

280- O que se entende por contrato de trabalho individual? Resposta Contrato pela qual o empregado se obriga a prestar ao empregador, trabalho pessoal de natureza no eventual, subordinado e mediante salrio. Artigo 7 da Constituio Federal. 281- O que se entende por contribuio sindical? Resposta Contribuio compulsria paga por empregadores e destinada ao custeio de despesas havidas pelos sindicatos respectivos. Denomina-se, tambm, imposto sindical. A contribuio sindical devida por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econmica ou profissional, ou de uma profisso liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profisso. Artigo 8 da Constituio Federal. 282- O que se entende por empregado? Resposta toda pessoa fsica que presta servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. assegurada a participao do empregado nos colegiados dos rgos pblicos em que seu interesse seja objeto de discusso e deliberao. Artigo 3 da Consolidao das Leis do Trabalho. Artigos: 7 inciso XXXII (probe distino), 8 incisos I a VIII e pargrafo nico e 10 da Constituio Federal. 283- O que se entende por empregador? Resposta Empresa individual (fsica) ou coletiva (jurdica) que, assumindo riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. assegurada a participao dos empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses sejam objeto de discusso. Artigo 2 da Consolidao das Leis do Trabalho. Artigo 10 e 37 (Estado empregador) da Constituio Federal. 284- O que se entende por frias? Resposta Perodo anual de descanso compulsrio e remunerado, concedido por lei aos empregados, satisfeitos determinados requisitos. Artigo 7 inciso XVII da Constituio Federal. 285- O que se entende por fundo de garantia do tempo de servio (FGTS)? Resposta Peclio do empregado, formado com o depsito compulsrio, pelo empregador, do percentual de oito por cento da sua remunerao mensal. Foi criado no Brasil pela Lei n 5.107 de 1966, no revogando o instituto da estabilidade, consagrado no direito brasileiro pela Consolidao das Leis do

Trabalho. Sua criao estabeleceu uma legislao paralela estabilidade e deixou, ao empregado, o direito de optar pelo novo instituto, ou de permanecer sob o agasalho da lei anterior. O levantamento da quantia depositada no Fundo de Garantia por Tempo de Servio acrescida de juros e da correo, somente ocorrer quando da despedida injusta, despedida indireta, culpa recproca (somente cinqenta por cento), fora maior, extino da empresa, trmino de contrato por prazo determinado, aposentadoria, morte. Para Amauri Mascaro Nascimento (in Iniciao ao Direito do Trabalho) o fundo de garantia do tempo de servio uma conta bancria que o trabalhador pode utilizar nas ocasies previstas em lei, formada por depsitos efetuados pelo empregador. H mais de uma teoria sobre a natureza do Fundo de Garantia. Para alguns, um tributo, uma contribuio parafiscal arrecadada pelo Estado e administrada pelo Governo. Para outros, tem a natureza jurdica previdenciria. Por fim, outros, ainda, sustentam, que se trata de uma indenizao ao trabalhador quando despedido. Artigo 7 inciso III da Constituio Federal. 286- O que se entende por gravidez? Resposta Estado da mulher durante a gestao, entre a fecundao e o parto. O estado fsico da mulher chama-se gravidez. Artigo 1551 do Cdigo Civil e 7 inciso XVIII da Constituio Federal. 287- permitido juridicamente ao cidado fazer greve? Resposta assegurado o direito de greve (paralisao/recusa ao trabalho), competindo aos trabalhadores decidir sobre oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. A Lei (7783/1989) definir os servios ou atividades essenciais (gua, energia eltrica, gs e combustvel, sade, funerrio e outros) e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. Aos funcionrios pblicos civis permitida a greve e a sindicalizao, o que no ocorre com os funcionrios pblicos militares. Artigos: 9 e 37 incisos VI e VII e 142 da Constituio Federal. 288- O que se entende por jornada de trabalho? Resposta o tempo em que o empregado fica disposio do empregador, para cumprimento de uma das clusulas do contrato de trabalho. A durao normal do trabalho, para empregados em qualquer atividade, no exceder de 8 horas dirias, desde que no seja fixado outro limite. Artigos: 58 da Consolidao das Leis do Trabalho e, 7 inciso XIII da Constituio Federal. 289- O que se entende por licena maternidade?

Resposta Perodo concedido (de descanso por cento e vinte dias) pela lei gestante, a ser desfrutado antes ou depois do parto (vedada despedida arbitrria ou sem justa causa). O texto constitucional ampliou o prazo anterior de noventa para cento e vinte dias. O benefcio est concedido empregada, trabalhadora avulsa e domstica. O custeio dessa licena da Previdncia Social. Artigos 71 a 73 da Lei n 8.213/91 regulamentada pelo Decreto n 611/92 e pelo Decreto n 3.048/99. Lei n 8.861/94, regulamentada pelo Decreto n 1.197/94. Artigos 391 a 400 da CLT. Artigo 39 da Lei n 8.213/91 (para segurada especial). Artigo 10, II, b do ADCT (estabilidade). Artigos: 7 inciso XVIII 39 2 e 3 da Constituio Federal. 290- O que se entende por licena paternidade? Resposta Perodo de descanso concedido ao empregado por ocasio do nascimento de seu filho. inovao trazida pelo vigente texto constitucional, mas deve ser regulamentado em Lei Ordinria. O vigente texto constitucional estabelece, provisoriamente, o perodo de 5 (cinco) dias a contar daquele em que nasceu o filho e a Lei Ordinria disciplinar a matria, fixando requisitos para a concesso da licena, a responsabilidade pelo seu custeio, que poder ser da Previdncia Social ou do prprio empregador (Lei n 8.112 de 1990). Artigo 7 incisos XVIII e XIX e artigo 10 1 das Disposies Transitrias, da Constituio Federal. 291- O que se entende por piso de salrios? Resposta Expresso utilizada para denominar o salrio mnimo proporcional extenso e complexidade do trabalho. Consoante o Decreto-Lei n 2351 de 1987, a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregador, como tal definida na Consolidao das Leis do Trabalho, a todo trabalhador, por dia normal de servio. Na realidade chama-se, tambm, de salrio mnimo (de uma categoria). Artigo 7 incisos VI e VII da Constituio Federal. 292- O que se entende por reduo de salrio? Resposta O vigente texto constitucional derrogou o artigo 503 da Consolidao das Leis do Trabalho que permitia ao empregador, em caso de fora maior ou prejuzos comprovados, reduzir unilateralmente os salrios. Agora somente permitido atravs de acordo ou conveno coletiva de trabalho (Consolidao das Leis do Trabalho e Lei n 4.923 de 1965). Artigo 7 inciso VI da Constituio Federal. 293- O que se entende por salrio? Resposta Valor em dinheiro que o empregado recebe diretamente do empregador, a ttulo de pagamento pelo servio prestado. a remunerao

ajustada: diariamente, semanalmente ou mensalmente, atribuda ao empregado como compensao ou em troca do seu trabalho. Artigo 7 incisos: VI, VII, X e XXX da Constituio Federal. 294- O que se entende por salrio dcimo terceiro (13)? Resposta aquele pago no final do ano em duas parcelas, a primeira em 30 de novembro, a segunda obrigatoriamente at o dia 20 de dezembro. O empregado pode receber a metade por ocasio de suas frias, devendo para isso requerer, por escrito, empresa at o dia 31 de janeiro; o clculo dessa metade, pago com as frias, feito com base no salrio do ms das frias. Comisses e gratificaes incluem-se no clculo do 13 salrio. O valor do 13 salrio o do ms de dezembro. A cada ms trabalhado, o empregado tem direito a um doze avos do salrio, o que equivale ao salrio de dezembro dividido por 12; perodo de 15 dias ou mais considerado ms inteiro; descontam-se da parcela paga em dezembro a contribuio da Previdncia Social e a parcela do Imposto de Renda. Faltas legais e justificadas no se deduzem na resciso do contrato sem justa causa ou a pedido do empregado, paga-se-lhe o 13 proporcionalmente at a resciso; o demitido por justa causa perde direito ao 13. No caso do requisitante do trabalhador avulso, ele recolhe mensalmente 8,4% da folha; o sindicato paga aos avulsos o total creditado at o ms anterior, na terceira semana dos meses de junho e/ou dezembro. Empregado brasileiro no pode receber salrio menor do que o estrangeiro, na mesma funo, a menos que o estrangeiro tenha mais tempo de casa; a empresa, com aprovao do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social tiver o quadro organizado em carreira, no qual seja garantido o acesso por antigidade; o brasileiro for aprendiz, ajudante ou servente e o estrangeiro, no; a produo for menor que a do estrangeiro, se o pagamento for por comisso ou tarefa (Consolidao das Leis do Trabalho). Artigo 7 incisos IV, V, VI, X e XII da Constituio Federal. 295- O que se entende por salrio mnimo? Resposta a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregador ao empregado, sem distino de sexo, fixado em lei (normativo com vigncia em todo o territrio nacional), nacionalmente unificado (inovao texto de 1988. Anteriormente, regionalizava tendo em vista o custo de vida para cada regio), capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia como: moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos (realinhamento salarial) que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim. O benefcio para o trabalhador foi concedido atravs da Constituio de 1934. Atendimento do benefcio a toda a famlia do trabalhador veio somente no texto

constitucional de 1946. Este dispositivo foi regulamentado, sucessivamente, pela Lei n 7789/89 (sobre o salrio mnimo). Lei n 8542/92 (sobre a poltica nacional de salrios). Lei n 8.880/94 (sobre o programa de estabilizao econmica e o Sistema Monetrio Nacional e institui a Unidade Real de Valor UVR). Artigos 76 a 128 da Consolidao das Leis do Trabalho. Lei n 6.708/79. Decreto-Lei n 2351/87. Artigos 39 3 e 201 2 da Constituio Federal. Emenda Constitucional n 31/00. Artigo 7 inciso IV da Constituio Federal. 296- O que se entende por anistia no Direito Penal? Resposta Perdo concedido aos culpados por delitos, especialmente de carter poltico, para que cessem as sanes penais contra eles. Ato de clemncia emanado do Poder Pblico. Forma de extino da punibilidade. Tem efeito extunc sobre o crime. Ela anula a sentena penal condenatria. Ela no pode ser revogada. No confundir com graa ou indulto. Quando seus efeitos so completos, plenos. (Disposies Transitrias artigos 8 e 9). Artigo 5 incisos XXXVI e XL, artigo 21 inciso XVII, artigo 48 inciso VIII, e artigos 49, 51, 52 da Constituio Federal. 297- O que se entende por corrupo ativa no Direito Penal? Resposta Crime consistente em oferecer ou prometer vantagem indevida a servidor pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio. Para caracterizar o crime, a vantagem deve ser proposta ao prprio funcionrio, e no a terceiros. Artigo 333 do Cdigo Penal. 298- O que se entende por corrupo passiva no Direito Penal? Resposta Crime em face da Administrao Pblica consistente em solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Artigo 317 do Cdigo Penal. 299- O que se entende por crime (Transgresso da Lei Penal)? Resposta o fato individual com que se infringe um preceito jurdico, provido da sano especfica que a pena (criminal) em seu sentido prprio. Podem ser dolosos ou culposos: Os dolosos Aqueles que o agente quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo; ou os culposos O agente causa o resultado por impercia, imprudncia ou negligncia. Ainda, crimes: complexo, conexo, contnuo, impossvel, preterintencional, qualificado, funcional (assim se diz de toda infrao praticada por uma pessoa quando investida de certa funo pblica). No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia

cominao legal. Ver Cdigo Penal, e artigo 5 inciso XXXIX da Constituio Federal. 300- O que depositrio infiel? Resposta Todo aquele que, tendo sob sua guarda bem prpria ou alheia, do qual no tem a livre disponibilidade, dele se desfaz em prejuzo de outrem. Tal ato importa ao depositrio infiel a determinao de priso civil. Merece preferncia, aqui, o texto escrito por Wolgran Junqueira Ferreira (in Comentrios Constituio de 1988) com destaques de outros autores sobre o ttulo: A priso mtodo penal. Assim, deveria o texto constitucional ter outro enunciado. O certo seria: no haver priso por dvida civil. Priso civil inexiste, pois que, toda priso penal. Priso forma de represso que cabe dentro do campo do direito penal. O fato da priso ser decretada por Juiz Civil e no obstante ser meio de coero como entende Pontes de Miranda (in Comentrio ao Cdigo de Processo Civil): enquanto perdura a coero, o Estado em defesa da famlia est aplicando uma pena ao inadimplente. Tanto assim que o artigo 733 2 do Cdigo de Processo Civil diz que o cumprimento da pena no eximir o devedor do pagamento das prestaes alimentcias vincendas e vencidas; mas o Juiz no lhe impor segunda pena, ainda que haja inadimplemento posterior. DEPSITO = O ATO PELO QUAL SE D ALGUMA COISA A UMA PESSOA. , para guardar com a obrigao de restitu-la. o que em linhas gerais estabelece o artigo 1.265 do Cdigo Civil. O depsito poder ser voluntrio ou judicial. Assim, como a Constituio usa o termo genrico de depositrio, pode a lei ordinria cominar pena de priso ao depositrio voluntrio e ao judicial. A imposio da pena se dirige a quem se recusa entregar o bem alheio. O mestre Washington de Barros Monteiro (in Curso de Direito Civil) entende que para a decretao da priso, que no propriamente uma pena, mas medida compulsria de natureza civil ou administrativa, no importa que o depositrio tenha agido com culpa ou dolo. S pode ser decretada, porm, no curso da ao de depsito, em que se assegura plena defesa ao devedor, desde que existam seguros elementos comprobatrios da infidelidade. O Cdigo de Processo Civil, no artigo 904 estabelece que: julgada procedente a ao, ordenar o juiz expedio de mandado para a entrega, em vinte e quatro horas, da coisa ou equivalente em dinheiro. No pargrafo nico, no sendo cumprido o mandado, o juiz decretar a priso do depositrio infiel. Este artigo distingue claramente a entrega, com que se extingue o processo e a lide, da consignao que o depsito judicial. A priso do depositrio infiel independe de requerimento do autor. Como observa o festejado Clvis Bevilaqua (in Cdigo Civil volume I): Alimentos, na terminologia jurdica, significam sustento, habitao, vesturio, tratamento por ocasio de molstia, e quando o alimentrio for menor, educao e instruo. Denominam-se

alimentos naturais, os que se limitam s necessidades de vida de qualquer pessoa; a civis os taxados em relao aos haveres e qualidade das pessoas . Artigo 5 inciso LXVII da Constituio Federal (esta garantia no texto constitucional nasceu com a Constituio de 1934). 301- O que flagrante delito? Resposta o delito que est sendo praticado ou que acaba de praticar. a prova plena do crime. A certeza de sua existncia e autoria. Artigos: 301 a 310 do Cdigo de Processo Penal e 5 incisos XI e LXI da Constituio Federal. 302- O que se entende por preso (IDIRIO/A)? Resposta Pessoa (homem ou mulher) encarcerada (em estabelecimento prisional de regime fechado ou semi-aberto) para cumprir condenao imposta pelo Estado, pela prtica de ato (tipificado em lei) contrrio s normas da sociedade. Artigo 5 incisos XIXL, L, LXIV e LXXV da Constituio Federal. 303- O que se entende por priso civil por dvida? Resposta aquela que no decorre da prtica de um ilcito definido na lei como delito. Essa priso destinada a compelir o devedor ao cumprimento de uma obrigao civil. No tem o carter de pena. Afirma o texto constitucional: no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel. Artigo 5 inciso LXVII da Constituio Federal. 304- O que se entende por reviso criminal? Resposta Requerimento de novo exame sentena condenatria, para que altere ou modifique o dispositivo, em face de motivo legal, reparando, assim, injustia que nela se tenha cometido. Artigos: 102 incisos I letra j, 105 incisos I letra e , e 108 inciso I letra b da Constituio Federal. 305- D o conceito de pessoa natural. Resposta o ser humano, considerado como sujeito de direito e deveres, dentro da ordem jurdica, e no na sua constituio fsica, simplesmente. o ser humano, com capacidade de agir, de adquirir, de exercer direito e de contrair obrigaes. assim, dentro deste conceito que se deve entender o ser humano, pessoa natural, na concepo jurdica. 306- Que pessoa? Como se apresentam elas? Resposta Pessoa o ser que atribui direitos e obrigaes. Pode ser pessoa natural ou jurdica.

307- O que significa capacidade, tratando-se das pessoas? Resposta a maior ou menor extenso dos direitos de uma pessoa. , portanto, a medida da personalidade. 308- Que so: capacidade de direito e capacidade de fato? Resposta (I) Direito ou de gozo: a aptido que todos possuem (Cdigo Civil, artigo 1) de adquirir direito; (II) Fato ou de exerccio: Aptido para exercer, por si s, os atos da vida civil. 309- Qual a diferena entre capacidade e personalidade? Resposta Capacidade a extenso dada aos poderes da ao contidos na personalidade. Personalidade a aptido reconhecida pela ordem jurdica a algum para exercer direitos e contrair obrigaes. 310- O que significa, na pessoa natural, a incapacidade? Resposta a restrio legal ao exerccio dos atos da vida civil. 311- Explicando uma delas, quais as espcies da incapacidade? Resposta (a) Absoluta = A que acarreta a proibio total do exerccio dos atos da vida civil (artigo 3 do Cdigo Civil). O ato somente poder ser praticado pelo representante legal do incapaz, sob pena de nulidade (artigo 166, inciso I). o caso dos menores de 16 anos, dos privados do necessrio discernimento e dos que, mesmo por motivo transitrio, no puderem exprimir sua vontade (artigo 3, incisos I, II e III do Cdigo Civil). (b) Relativa = A que permite que o incapaz pratique atos da vida civil, desde que assistido, sob pena de anulabilidade (artigo 171 inciso I do Cdigo Civil). o caso dos maiores de 16 e menores de 18 anos, dos brios habituais, toxicmanos e deficientes mentais, que tenham discernimento reduzido, dos excepcionais, sem desenvolvimento mental completo e prdigo (artigo 4 incisos I a IV do Cdigo Civil). Certos atos, porm, podem os de maiores de 16 e menores de 18 anos praticarem sem a assistncia do seu representante legal. (c) Cessao da incapacidade = Cessa a incapacidade quando desaparece a sua causa. Se esta for a menoridade, cessar em dois casos: (I) pela maioridade, aos 18 anos; e (II) pela emancipao, que pode ser voluntria, judicial e legal (artigo 5 e pargrafo nico do Cdigo Civil). 312- D o conceito de nome (da pessoa) e explique os seus elementos? Resposta Nome a designao pela qual a pessoa se identifica no seio da famlia e da sociedade. So elementos = Prenome e sobrenome (Cdigo Civil). Algumas pessoas tm o agnome, sinal que distingue pessoas de uma mesma

famlia (Jnior, Neto). O axinimo a designao que se d forma corts de tratamento (Senhor - Doutor). O prenome pode ser livremente escolhido pelos pais, desde que no exponha o filho ao ridculo (Lei de Registro Pblico, artigo 55, pargrafo nico). O sobrenome indica a origem familiar da pessoa. 313- Em se tratando do nome (de uma pessoa); pergunta-se: o que se entende por agnome? Resposta Agnome, sinal que distingue pessoas de uma mesma famlia (Jnior, Neto). 314- Em se tratando do nome (de uma pessoa); pergunta-se: o que se entende por axinimo? Resposta O axinimo a designao que se d forma corts de tratamento (Senhor - Doutor). 315- Em se tratando do nome (de uma pessoa); pergunta-se: o que se entende por prenome? Resposta O prenome pode ser livremente escolhido pelos pais, desde que no exponha o filho ao ridculo (Lei de Registro Pblico, artigo 55, pargrafo nico). 316- Em se tratando do nome (de uma pessoa); pergunta-se: o que se entende por sobrenome? Resposta O sobrenome indica a origem familiar da pessoa. 317- Quando pode ocorrer no nome (de uma pessoa) uma alterao? Resposta (I) Quando houver erro grfico e mudana de sexo; (II) quando expuser seu portador ao ridculo; (III) quando houver apelido pblico notrio; (IV) quando houver necessidade de proteger testemunhas de crimes; (V) em caso de homonmia; (VI) quando houver prenome de uso; (VII) em caso de traduo de nomes estrangeiros, de adoo, de reconhecimento de filho, de casamento e de dissoluo da sociedade conjugal. 318- Pode ser mudado o prenome registrado? Resposta O prenome imutvel, salvo o erro grfico ou por sentena judicial, se for susceptvel de expor ao ridculo os seus portadores. 319- O que se entende por domiclio? Resposta Domiclio a sede jurdica da pessoa. o local onde responde por suas obrigaes.

320- O que domiclio civil? Resposta Domiclio o lugar em que a pessoa natural estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Se a pessoa natural tiver diversa residncia onde alternadamente viva, haver um domiclio mltiplo.

321- Quando ocorre a extino da personalidade de uma pessoa? Resposta (I) Morte real (Cdigo Civil, artigo 6, 1 parte). (II) Morte simultnea ou comorincia (artigo 8) (III) Morte presumida (artigo 6, 2 parte). (IV) Morte civil (artigo 1.816 Cdigo Civil). 322- Em se falando sobre pessoas, o que significa a expresso ausncia? Resposta Ausncia quando a pessoa desaparece de seu domiclio sem dar notcia de seu paradeiro e sem deixar uma representante ou procurador para administrar-lhe os bens (artigo 22). 323- D o conceito de pessoa jurdica. Resposta a entidade constituda de pessoas fsicas e que possui personalidade prpria, distinta da de seus membros, capaz de adquirirem direitos e contrair obrigaes. A lei exige, tambm, para seu reconhecimento, o preenchimento da formalidade de registro de sua constituio, bem como dos atos posteriores de alterao e extino. Rege-se por um contrato constitutivo, celebrado entre os seus componentes, podendo existir, ainda, um regulamento interno, denominado estatuto. Tudo isso, no que se refere s pessoas jurdicas de direito privado, porque existem, tambm, as de direito pblico, que so a Unio, os Estados, os Municpios, e as autarquias, sem se falar nos Estados soberanos, ou pases, na rbita internacional. 324- Falando-se em natureza jurdica, sobre as teorias; pergunta-se: quais so as teorias da natureza jurdica? Resposta Teorias da fico e Teorias da realidade. 325- Quais so as pessoas jurdicas de direito pblico? Resposta Externo: (I) Naes estrangeiras; (II) Santa S; (III) Organismos internacionais. Interno: (I) Administrao direta = Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios, Municpios; (II) Administrao indireta = Autarquias, inclusive as associaes pblicas, fundaes pblicas e as demais entidades de carter pblico criadas por lei. 326- Quais so as pessoas jurdicas de direito privado?

Resposta (I) Associaes = Entidades que no tm fins lucrativos, mas religiosos, morais, culturais, desportivos ou religiosos. (II) Sociedade Simples = Tem fim econmico e so constitudas, em geral, por profissionais liberais ou prestadores de servios. (III) Sociedades empresrias = Tambm visam lucro. Distinguem-se das sociedades simples jurdicas porque tm por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito ao registro previsto no artigo 967 do Cdigo Civil. (IV) Fundaes particulares = Acervo de bens que recebe personalidade para a realizao de fins determinados (artigo 62, pargrafo nico). (V) Organizaes religiosas = Tm fins pastorais e evanglicos e tratam da complexa questo da f, distinguindo-se das demais associaes civis. (VI) Partidos polticos = Tm fins polticos, no se caracterizando pelo fim econmico ou no. (VII) Sindicatos = Embora no mencionados no artigo 44 do Cdigo Civil, tm a natureza de associao civil (Constituio Federal, artigo 8, Consolidao das Leis do Trabalho, artigos 511 e 512). 327- Quando se d a extino da pessoa jurdica (de direito privado)? Resposta (a) Convencional = Por deliberao de seus membros, conforme quorum previsto nos estatutos ou na lei. (b) Legal = Em razo de motivo determinante na lei Cdigo Civil, artigo 1034. (c) Administrativa = Quando as pessoas jurdicas dependem de autorizao do Governo e praticam atos nocivos ou contrrios de seus fins. (d) Natural = Resulta na morte de seus membros, se no ficou estabelecido que prosseguisse com os herdeiros. (e) Judicial = Quando se configura algum dos casos de dissoluo previstos em lei ou no estatuto e a sociedade continua a existir, obrigando um dos scios a ingressar em juzo. 328- O que capacidade? Essa se confunde com legitimao. Se negativa a resposta, justifique. Resposta Capacidade no se confunde com legitimao. Esta aptido para a prtica de determinados atos jurdicos. Assim o ascendente genericamente capaz, mas s estar legitimado a vender a um descendente se o seu cnjuge e os demais descendentes expressamente consentirem (Cdigo Civil, artigo 496). 329- H, no texto do Cdigo Civil vigente, sistema de proteo aos incapazes? Se positiva a resposta, justifique. Resposta O Cdigo Civil contm um sistema de proteo aos incapazes. Em vrios dispositivos constata-se a inteno do legislador em proteg-los, como, por exemplo, nos captulos referentes ao poder familiar, tutela, prescrio, s nulidades e outros. Entretanto, nesse sistema de proteo no est includa a restitutio in integrum (benefcio de restituio), que existia no direito romano e consistia na possibilidade de se anular o negcio vlido, mas que se revelou

prejudicial ao incapaz. Hoje, se o negcio foi validamente celebrado (observados os requisitos da representao e da assistncia, e autorizao judicial, quando necessria), no se poder pretender anul-lo se, posteriormente, mostrar-se prejudicial ou incapaz. 330- Como pode ser classificado o maior de dezesseis e menores de dezoito anos? Resposta Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos so os menores pberes. 331- O que um indivduo prdigo? Resposta Prdigo o indivduo que dissipa o seu patrimnio desvairadamente. Trata-se de um desvio de personalidade e no, propriamente, de um estado de alienao mental. Pode ser submetido curatela (artigo 1767, V), promovida pelos pais ou tutores, pelo cnjuge ou companheiro, ou por qualquer parente (Cdigo Civil, artigos 1768 e 1769; Constituio Federal, artigo 226, 3). 332- O que emancipao e quais as suas espcies? Resposta A emancipao pode ser de trs espcies: voluntria, judicial ou legal. A voluntria = a conhecida pelos pais, se o menor tiver dezesseis anos completos (Cdigo Civil, artigo 5, pargrafo nico, I). A judicial = a conhecida por sentena, ouvido o tutor, em favor do tutelado que j completou dezesseis anos. A legal = a que decorre de determinados fatos previstos na lei, como o casamento, o exerccio de emprego pblico efetivo, a colocao de grau em curso de ensino superior e o estabelecimento da economia prpria, civil ou comercial, ou a existncia de relao de emprego, tendo o menor dezesseis anos completo. A emancipao voluntria deve ser concedida por ambos os pais, ou por um deles na falta do outro. A impossibilidade de qualquer deles participar do ato, por se encontrar em local ignorado ou por outro motivo relevante, deve ser devidamente justificada em juzo. Se divergirem entre si, a divergncia dever ser dirimida pelo juiz. Quanto forma, expressamente exigido o instrumento pblico independentemente de homologao judicial (artigo 5, pargrafo nico). A emancipao, em qualquer de suas formas, irrevogvel. No pode os pais, que voluntariamente emanciparam o filho, voltar atrs. Irrevogabilidade, entretanto, no se confunde com invalidade do ato (nulidade ou anulabilidade decorrente de coao, p. ex.), que pode ser reconhecida. O casamento vlido produz o efeito de emancipar o menor. A colocao de grau em curso de ensino superior, e o estabelecimento civil ou comercial, ou a existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria, justificam a emancipao, por demonstrar maturidade prpria do menor, afastando, nas duas ltimas hipteses, as dificuldades que a subordinao aos

pais acarretaria, na gesto dos negcios, ou no exerccio do emprego particular, ao mesmo tempo em que tutela o interesse de terceiros, que de boa-f com ele estabeleceram relaes comerciais. 333- O que se entende por bens corpreos? Resposta Bens Corpreos = Aquele que tem existncia: fsica, material. 334- O que se entende por bens incorpreos? Resposta Bens Incorpreos = Aquele que tem existncia abstrata, mas valor econmico, como o crdito, por exemplo. 335- O que se entende por bens imveis? Resposta Bens Imveis = Aqueles que no podem ser removidos de um lugar para o outro sem destruio e os assim considerados para os efeitos legais (artigos 79 e 80 do Cdigo Civil). Divide-se em: (I) imveis por natureza (artigo 79, 1 parte do Cdigo Civil); (II) por acesso natural (artigo 79, 2 parte do Cdigo Civil); (III) por acesso artificial ou industrial (artigo 79, 3 parte do Cdigo Civil); e por determinao legal (artigo 80 do Cdigo Civil). 336- O que se entende por bens mveis? Resposta Bens Mveis = Aqueles suscetveis de movimento prprio ou de remoo por fora alheia (artigo 82 do Cdigo Civil). Classificam-se em: (I) mveis por natureza, que se subdividem em semoventes (que se movem por fora prpria. Exemplo: animais) e mveis propriamente ditos (que admitem remoo por fora alheia); (II) mveis por determinao legal; e (III) mveis por antecipao (artigos 82 e 83 do Cdigo Civil). 337- O que se entende por bens fungveis e infungveis? Resposta Bens Fungveis E Infungveis = Os bens mveis que podem e os que no podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade (artigo 85 do Cdigo Civil). 338- O que se entende por bens consumveis? Resposta Bens Consumveis = Os bens mveis cujo uso importa destruio imediata da prpria substncia (consumveis de FATO), sendo tambm considerados tais os destinados alienao (consumveis de DIREITO). 339- O que se entende por bens inconsumveis? Resposta Bens Inconsumveis = Aqueles que admitem uso reiterado (por muitas vezes), sem destruio de sua substncia (artigo 86 do Cdigo Civil).

340- O que se entende por bens divisveis? Resposta Bens Divisveis = So aqueles que se podem fracionar sem alterao na sua substncia, diminuio considervel de valor ou prejuzo do uso a que se destinam (artigo 87 do Cdigo Civil). 341- O que se entende por bens indivisveis? Resposta Bens Indivisveis = (I) Por natureza: Aqueles bens que no podem ser fracionados sem alterao na sua substncia, diminuio de valor ou prejuzo; (II) Por determinao legal: As servides, as hipotecas; (III) Por vontade das partes: Os convencionais. 342- O que se entende por bens singulares? Resposta Bens Singulares = So todos aqueles bens que, embora reunidos, so considerados na sua individualidade. Por exemplo uma rvore. 343- O que se entende por bens coletivos? Resposta Bens Coletivos = So aqueles encarados em conjunto, formando um todo (exemplo: uma floresta). Abrangem as universalidades: de FATO (rebanho, biblioteca artigo 90 do Cdigo Civil) e as de DIREITO (herana, patrimnio artigo 91 do Cdigo Civil). 344- Quais so as espcies, explicando e fundamentando cada uma delas, dos bens considerados reciprocamente? Resposta (I) Principal: Aquele bem que tem existncia prpria, que existe por si. (II) Acessrio: Aquele bem cuja existncia depende do principal (artigo 92 do Cdigo Civil). 345- Falando-se das espcies dos bens acessrios; pergunta-se: O que significa frutos e como se dividem. Resposta Frutos so as utilidades que uma coisa periodicamente produz. Dividem-se, quanto sua ORIGEM em: (I) naturais (II) industriais e (III) civis. E quanto ao ESTADO em: (I) pendentes (II) percebidos ou colhidos (III) estantes (IV) percipiendos e (V) consumidos. 346- Como pode ocorrer, falando-se dos bens, as ascesses? Resposta Acesses: pode dar-se por formao de ilhas, aluvio, avulso, abandono de lveo e plantaes ou construes (artigo 1.248, incisos de I a V do Cdigo Civil).

347- Falando-se sobre os bens, o que significa as benfeitorias? Resposta Benfeitorias: Acrscimos, melhoramentos ou despesas em bem j existente. Classificam-se em necessrias, teis e volupturias (artigo 96 do Cdigo Civil). 348- Falando-se sobre os bens, o que significa pertenas? Resposta Pertena: So aqueles bens mveis que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao servio ou ornamentao de outro (artigo 93 do Cdigo Civil). 349- Como se caracterizam os bens pblicos? Resposta Caracteres: (I) Inalienabilidade (qualidade daquilo que no pode ser alienado, ou cujo domnio intransfervel. Condio peculiar a todos os bens pblicos, e, no domnio privado, aos que, por lei, clausulado como imunes alienao); (II) imprescritibilidade (no prescrevem. Carter do direito ou da ao que no esta sujeito prescrio) e (III) impenhorabilidade (qualidade dos bens que no podem ser penhorados). 350- Quais so os bens particulares? Resposta Por excluso so todos os outros bens no pertencentes a qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno, mas a pessoa natural ou jurdica de direito privado (artigo 98 do Cdigo Civil). 351- Quais so os bens fora do comrcio? Resposta So bens naturalmente indisponveis (insuscetveis de apropriao pelo homem), os legalmente indisponveis (bens de uso comum e de uso especial, bens de incapazes), e os indisponveis pela vontade humana (deixado em testamento ou doado, com clusula de inalienabilidade). Inclui-se entre os legalmente inalienveis os direitos da personalidade, bem como os rgos do corpo humano, cuja comercializao vedada pela Constituio Federal. 352- O que bem de famlia? Resposta Faculdade que se confere ao chefe de famlia de destinar uma casa para domiclio exclusivo da famlia, a qual no poder ser penhorada nem alienada, enquanto viverem os cnjuges e, na falta destes, os filhos do casal at a maioridade destes. O prdio no pode ser executado por dvidas, salvo as advindas de impostos relativos ao mesmo. Este instituto concedido atravs de escritura pblica, transcrita no Registro de Imveis e publicada na Imprensa. Ver Cdigo Civil artigo 1.711 e seguintes.

353- O que fato jurdico? Resposta Fato Jurdico o acontecimento que provoca conseqncias no mundo jurdico, como nascimento e morte da pessoa. 354- Cite uma das classificaes dos negcios jurdicos. Resposta As classificaes dos Negcios Jurdicos so: (a) unilaterais, bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos, neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa; (d) principais e acessrios; (e) solenes (formais) e no solenes (de forma livre); (f) simples, complexos e coligados; e (g) fiducirio e simulado. 355- Quais os elementos do negcio jurdico? Resposta Os elementos do negcio jurdico so: Essenciais e Acidentais. 356- Explique os elementos essenciais do negcio jurdico? Resposta (I) Requisitos de existncia: (a) manifestao de vontade; (b) finalidade negocial; (c) idoneidade do objeto; (II) Requisitos de validade (artigo 104 do Cdigo Civil): (a) capacidade do agente; (b) objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; (c) forma prescrita ou no defesa em lei. 357- Que contrato? Resposta Contrato um ato jurdico bilateral, que visa a criar, modificar ou extinguir obrigaes, ou seja, direitos de carter relativo a de contedo patrimonial. 358- Que ato jurdico bilateral? Resposta aquele em que se exige a manifestao de vontade de ambas as partes. 359- Quais os princpios bsicos dos contratos? Resposta A autonomia da vontade, a obrigatoriedade do pacto e a supremacia da ordem pblica. 360- Quais os elementos integrantes do contrato? Resposta Como qualquer ato jurdico, o contrato apresenta elementos essenciais, naturais e acidentais. 361- Qual deve ser o objeto do contrato? Resposta O objeto do contrato deve ser lcito, possvel, determinado ou determinvel e susceptvel de apreciao econmica. Sendo ele ilcito ou impossvel a sua prestao no momento da conveno o contrato nulo. A lei

veda ainda os contratos que tenham como objeto os pactos sucessrios, a venda do bem de famlia e dos bens totais e de outros proibidos por contrato. 362- Os vcios de vontade anulam o contrato? Resposta Sim. Sendo ato jurdico, o contrato sofre as mesmas protees legais daquele e, por isso, tambm anulvel se ocorrer qualquer um dos vcios de vontade (erro, dolo, coao, simulao e fraude). 363- Como se aperfeioa o contrato? Resposta Sendo ele elemento essencial para a efetivao do contrato o consenso, s fica ele concludo quando ocorre essa dupla manifestao de vontade, atravs da policitao e da aceitao. 364- Que aceitao? Resposta a manifestao de vontade pela outra parte concordando com a policitao e tornando, assim, efetivo o contrato. 365- Quais so os elementos acidentais do negcio jurdico? Resposta Condio, termo e encargo. 366- Quais os requisitos de existncia dos negcios jurdicos? Resposta Manifestao da vontade, Finalidade negocial e Idoneidade do objeto. 367- Quais, explicando cada um deles, os requisitos de validade dos negcios jurdicos? Resposta CONCEITO = a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto (artigo 121 do Cdigo Civil). S so consideradas condies, portanto, as convencionais, e no as impostas pela lei. ELEMENTOS = Futuridade e incerteza. As condies subordinadas a evento passado ou presente so denominadas condies imprprias. CLASSIFICAO = (a) Quanto licitude: podem ser lcitas e ilcitas (artigo 122, 1 parte do Cdigo Civil); (b) Quanto possibilidade: possveis e impossveis; (c) Quanto fonte de onde promanam: causais; potestativas (puramente potestativa e simplesmente potestativa); e mistas; e (d) Quanto ao modo de atuao: suspensiva e resolutiva. EFEITOS = As condies impossveis invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados, quando suspensivas, assim como as ilcitas, incompreensveis e contraditrias (artigo 123 do Cdigo Civil). Tem-se por inexistentes as condies impossveis, quando resolutivas (artigo 124 do Cdigo Civil).

368- Falando-se dos elementos acidentais do negcio jurdico e sabendo-se que trs so as suas espcies (condio termo encargo ou modo); d o conceito, os elementos, a classificao e os efeitos da espcie condio. Resposta CONCEITO = a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto (artigo 121 do Cdigo Civil). S so consideradas condies, portanto, as convencionais, e no as impostas pela lei. ELEMENTOS = Futuridade e incerteza. As condies subordinadas a evento passado ou presente so denominadas condies imprprias. CLASSIFICAO = (a) Quanto licitude: podem ser lcitas e ilcitas (artigo 122, 1 parte do Cdigo Civil); (b) Quanto possibilidade: possveis e impossveis; (c) Quanto fonte de onde promanam: causais; potestativas (puramente potestativa e simplesmente potestativa); e mistas; e (d) Quanto ao modo de atuao: suspensiva e resolutiva. EFEITOS = As condies impossveis invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados, quando suspensivas, assim como as ilcitas, incompreensveis e contraditrias (artigo 123 do Cdigo Civil). Tem-se por inexistentes as condies impossveis, quando resolutivas (artigo 124 do Cdigo Civil). 369- Falando-se dos elementos acidentais do negcio jurdico e sabendo-se que trs so as suas espcies (condio termo encargo ou modo); d o conceito, espcies e prazo, da espcie termo. Resposta CONCEITO = o momento em que comea ou extingue a eficcia do negocio jurdico. ESPCIES = (a) termo convencional, termo de direito, termo de graa; (b) termo inicial (dies a quo) e final (dies ad quem); (c) termo certo e incerto; (d) termo impossvel (artigo 137 do Cdigo Civil); (e) termo essencial e no-essencial. essencial quando o efeito pretendido deva ocorrer em momento bem preciso, sob pena de verificado depois, no ter mais valor (data para a entrega de vestido para uma cerimnia). PRAZO = o intervalo entre o termo inicial e o final (artigos 132 a 134 do Cdigo Civil). 370- Falando-se dos elementos acidentais do negcio jurdico e sabendo-se que trs so as suas espcies (condio termo encargo ou modo); d o conceito e os efeitos, da espcie encargo ou modo. Resposta CONCEITO = Clusulas acessrias s liberalidades, pela qual se impe um nus ou obrigao ao beneficirio. admissvel tambm em declaraes unilaterais, como na promessa de recompensa. EFEITOS = O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito (artigo 136 do Cdigo Civil). Sendo ilcito ou possvel, considera-se no escrito (artigo 137 do Cdigo Civil). OBSERVAO = Difere da condio suspensiva porque esta impede a aquisio do direito. E da resolutiva, porque no conduz, por si s, a revogao do ato. O

instituidor do benefcio poder ou no propor a ao revocatria, cuja sentena no ter efeito retroativo. 371- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: qual o conceito e os critrios para sua aferio, do erro escusvel? Resposta CONCEITO = o erro justificvel, exatamente o contrrio de erro grosseiro, de erro decorrente do no-emprego da diligncia ordinria. CRITRIOS PARA SUA AFERIO = (a) Critrio do homem mdio (homo medius). Compara a conduta do agente com a da mdia das pessoas. Foi adotado no artigo 138 do novo Cdigo Civil; (b) Critrio do caso concreto: considera, em cada hiptese, a condio pessoal de quem alega o erro. 372- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: o que erro substancial? Resposta Erro substancial: o que: (a) Interessa natureza do negcio; (b) Diz respeito ao objeto principal da declarao; (c) Concerne a alguma das qualidades essenciais do objeto; (d) Versa sobre qualidades essenciais da pessoa; (e) Sendo de direito, no implica recusa aplicao da lei (artigo 139 do Cdigo Civil). 373- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: o que erro real? Resposta Erro Real: o erro efetivo, causador de real prejuzo para o interessado. 374- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: o que erro acidental? Resposta Erro Acidental: o que se ope ao substancial e real, porque se refere as circunstncias de somenos importncia e que no acarretam efetivo prejuzo a qualidades secundrias do objeto ou da pessoa. 375- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: o que erro obstativo ou imprprio? Resposta Erro Obstativo ou Imprprio: o que impede ou obsta a prpria formao do negcio, tal a gravidade do engano, tornando-o inexistente, como acontece no direito italiano no tocante ao erro sobre a natureza do negcio. No Brasil, porm, tal erro torna o negcio apenas anulvel. 376- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: qual o conceito de dolo? Resposta Dolo: o induzimento malicioso de algum prtica de um ato que lhe prejudicial, mas proveitoso ao autor do dolo ou a terceiro.

377- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: quais as espcies do dolo? Resposta (a) Dolo principal (quando a causa do negcio) e dolo acidental (quando, a despeito, o negcio seria realizado, embora por outro modo). S o primeiro acarreta a anulabilidade; (b) dolus bnus e donus malus. O primeiro tolervel no comrcio em geral. O segundo causa anulao; (c) Dolo positivo e dolo negativo (omisso dolosa artigo 147 do Cdigo Civil); (d) Dolo unilateral e dolo bilateral (de ambas as partes). Na ltima hiptese, nenhuma delas pode reclamar, em juzo, porque ningum pode valer-se da prpria torpeza; (e) Dolo da outra parte ou de terceiro. O de terceiro s acarreta a anulabilidade se a outra parte, beneficiada, o conhecia. Se no, cabe apenas pedido de perdas e danos contra o autor do dolo (artigo 148 do Cdigo Civil); e (f) Dolo da parte e do representante. O do representante legal de uma das partes s obriga o representado a responder at a importncia do proveito que teve. Se for do representante convencional, o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos, por ter escolhido mal o mandatrio (artigo 149 do Cdigo Civil). 378- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: qual o conceito de coao e explique suas espcies? Resposta CONCEITO = toda ameaa ou presso exercida sobre um indivduo para for-lo, contra a sua vontade, a praticar um ato ou realizar um negcio. ESPCIES = (a) Absoluta = Exercida mediante o emprego de fora fsica. Inocorre qualquer manifestao da vontade e, por isso, o negocio inexistente; (b) Relativa ou moral = Em que o coator faz uma grave ameaa vtima, deixando-lhe uma opo: praticar o ato exigido ou correr o risco de sofrer as conseqncias de ameaa que lhe foi feita. Trata-se de uma coao psicolgica. esta que torna anulvel o negcio jurdico; e (c) Da outra parte ou de terceiro. A de terceiro s acarreta a anulabilidade se a outra parte, beneficiada, a conhecia. Se no, cabe apenas pedido de perdas e danos contra o autor da coao e da outra parte (artigo 154 do Cdigo Civil). 379- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: quais os requisitos da coao? Resposta (a) Deve ser a causa determinante do negcio; (b) Deve ser grave, ou seja, incutir na vtima de um fundado temor. Levam-se em conta as condies pessoais da vtima, no apreciar da gravidade da ameaa. No se considera coao o simples temor reverencial (artigo 153, 2 parte do Cdigo Civil); (c) Deve ser injusta, contrria ao direito. No se considera coao a ameaa do exerccio

normal de um direito (artigo 153, 1 parte do Cdigo Civil); (d) A ameaa deve ser de causar dano atual ou iminente; e (e) Deve constituir ameaa de prejuzo pessoa ou a bens da vtima, ou a pessoas de sua famlia. Se a coao disser respeito a pessoa no pertencente famlia do paciente, o juiz, com base nas circunstncias, decidir se houve coao (artigo 151, pargrafo nico do Cdigo Civil). 380- Que ocorre quando a coao praticada por terceiro? Resposta O ato jurdico anulvel, mas a responsabilidade pelas perdas e danos do terceiro. 381- Que simulao? Resposta uma declarao enganosa da vontade produzindo efeitos diversos do ostensivamente indicado. 382- Que dissimulao? Resposta a ocultao daquilo que existe, que verdade. Em geral, o negcio subjacente na simulao, o dissimulado, como na doao simulada de compra e venda. 383- Simulao pode ser absoluta e relativa? Resposta Sim, absoluta a simulao quando no existe outro negcio dissimulado: aquele ato jurdico no vai produzir efeito algum. Na relativa, por trs do ato jurdico, pratica-se um negcio oculto, ou dissimulado, vindo o ato, assim, a produzir algum efeito. 384- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: qual o conceito de leso? Resposta o prejuzo resultante da enorme desproporo existente entre as prestaes de um contrato, no momento de sua celebrao, determinada pela premente necessidade ou inexperincia de uma das partes (artigo 157 do Cdigo Civil). 385- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: quais os elementos da leso? Resposta (a) elemento objetivo: manifesta desproporo entre as prestaes recprocas; e (b) elemento subjetivo: inexperincia ou premente necessidade. 386- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: quais as espcies da leso?

Resposta (a) usurria ou real: quando a lei exige, alm da necessidade ou inexperincia do lesionado, o dolo de aproveitamento da outra parte; (b) leso especial ou leso enorme: quando a lei limita-se exigncia de obteno de vantagem desproporcional, sem indagao da m-f da parte beneficiada. a espcie adotada pelo Cdigo Civil de 2002. 387- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: quais os efeitos da leso? Resposta O Cdigo considera a leso um vcio do consentimento, que torna anulvel o negcio (artigo 178 inciso II do Cdigo Civil). Faz, porm, uma ressalva: no se decretar a anulao se for oferecido suplemento suficiente ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito (artigo 157 2 do Cdigo Civil). 388- Falando-se dos defeitos do negcio jurdico; pergunta-se: qual o conceito e quando se configura fraudes contra credores? Resposta vicio social. Configura-se quando o devedor desfalca o seu patrimnio, a ponto de se tornar insolvente, com o intuito de prejudicar os seus credores. Caracteriza-se a insolvncia quando o ativo, ou seja, o patrimnio de devedor, no suficiente para responder pelo seu passivo. 389- Quem tem legitimao ativa na ao pauliana ou revocatria? Resposta Dos credores quirografrios, que j o eram ao tempo da alienao fraudulenta (artigo 158 do Cdigo Civil). Os credores com garantia real s podero ajuiz-la se a garantia se tornar insuficiente (artigo 158 1 do Cdigo Civil). 390- Quem tem legitimao passiva na ao pauliana ou revocatria? Resposta Do devedor insolvente e da pessoa que com ele celebrou a estipulao considerada fraudulenta, bem como dos terceiros adquirentes, que hajam procedido de m-f (artigo 161 do Cdigo Civil). 391- Que ato jurdico? Resposta todo aquele que, tendo por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direito, praticado conforme as diretrizes do direito positivo (artigo 185 do Cdigo Civil). 392- Quais so os elementos dos atos jurdicos? Resposta So os elementos essenciais, naturais e acidentais.

393- Quais so os elementos essenciais do ato? Resposta aqueles que estruturam o ato e sem os quais ele no existiria como tal. Assim, na compra e venda a falta do elemento preo desnaturaria o ato, que poderia ser aceito como doao. Ento, o preo o elemento essencial do ato da compra e venda. 394- Quais so os elementos naturais do ato? Resposta aqueles que advm por imposio da lei, como os vcios redibitrios e riscos da evico, na compra e venda. 395- Quais so os elementos acidentais do ato? Resposta aqueles trazidos pela vontade das partes, no existindo no ato necessariamente, nem por vontade da lei, mas apenas pela dos interessados. 396- O que se entende por atos jurdicos ilcitos? Resposta Ato ilcito o praticado com infrao ao dever legal de no lesar a outrem. Tal dever imposto a todos nos artigos 186 e 927 do Cdigo Civil. Tambm o comete aquele que pratica abuso de direito (artigo 187 do Cdigo Civil). 397- Que nulidade? Resposta o defeito ou vcio do ato jurdico nulo, isto , que no pode produzir qualquer efeito jurdico porque nasceu morto, em virtude da omisso de elemento ou requisito essencial sua formao ou validade. 398- Que anulabilidade? Resposta o defeito ou vcio do ato que, embora infringindo regras jurdicas no por elas desde o incio apontado como tal, produzindo efeitos at ser desconstitudo, isto , at que seja decretada a sua anulao. 399- Que prescrio? Resposta a interferncia do tempo nas relaes jurdicas, fazendo desaparecer o direito de algum pleitear o reconhecimento de um direito subjetivo violado. 400- Que decadncia? Resposta tambm a interferncia do tempo nas relaes jurdicas, s que se dirige no aos direitos subjetivos, mas os direitos potestativos. 401- Que leso de direito?

Resposta o descumprimento de um dever jurdico que corresponde ao direito subjetivo alheio. , pois, a conseqncia do desrespeito pelo sujeito passivo do dever que lhe incumbia perante o sujeito ativo, como o de quem no paga um ttulo de crdito a quem deve. 402- Escreva o seu entendimento sobre responsabilidade contratual e extracontratual. Resposta (a) Responsabilidade Contratual = As pessoas jurdicas, desde que se tornem inadimplentes, respondem por perdas e danos (Cdigo Civil, artigo 389). Tm responsabilidade objetiva por fato e vcio do produto e do servio (Cdigo de Defesa do Consumidor (DCD), do artigo 12 ao artigo 25). (b) Responsabilidade Extracontratual = As pessoas jurdicas de direito privado (corporaes, fundaes etc.) respondem civilmente pelos atos de seus prepostos, tenham ou no fins lucrativos (Cdigo Civil, artigos 186 e 932, inciso III). A responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico por ato de seus agentes objetiva, sob a modalidade do risco administrativo. A vtima no tem o nus de provar a culpa ou dolo do agente pblico, mas somente o dano e nexo causal. Admite-se a inverso do nus da prova. O Estado se exonerar da obrigao de indenizar se provar culpa exclusiva da vtima, fora maior e fato exclusivo de terceiro. Em caso de culpa concorrente da vtima, a indenizao ser reduzida pela metade (Constituio Federal, artigo 37, 6; Cdigo Civil, mais o artigo 43 do mesmo diploma). 403- Escreva o seu entendimento sobre responsabilidade penal e civil. Resposta Na penal = O agente infringe uma norma penal, de direito pblico. Na civil = O interesse diretamente lesado o privado. A primeira pessoal: responde o ru com a privao de liberdade. A responsabilidade civil patrimonial: o patrimnio do devedor que responde por suas obrigaes. 404- Escreva o seu entendimento sobre responsabilidade subjetiva e objetiva. Resposta SUBJETIVA a responsabilidade quando se esteia na idia de culpa. A prova da culpa passa a ser pressuposto necessrio do dano indenizvel. J a teoria OBJETIVA se funda no risco. Prescinde da culpa e se satisfaz apenas com o dano e o nexo de causalidade. O Cdigo Civil filiou-se, como regra, teoria subjetiva, sem prejuzo da adoo da responsabilidade objetiva em vrios dispositivos esparsos (artigo 927, pargrafo nico e artigos 933 e ss. do Cdigo Civil). 405- Escreva o seu entendimento sobre responsabilidade dos privados de discernimento.

Resposta Sendo o privado de discernimento um inimputvel, no ele responsvel civilmente. A responsabilidade atribuda ao seu representante legal (curador, tutor, genitor). Se este, todavia, no dispuser de meios suficientes, responde o prprio incapaz. A indenizao, que dever ser eqitativa, no ter lugar se priv-lo do necessrio (artigo 928, caput, e pargrafo nico do Cdigo Civil). Neste caso, a vtima ficar irressarcida. 406- Escreva o seu entendimento sobre os pressupostos da responsabilidade extracontratual. Resposta (a) Ao ou omisso = (I) ato prprio; (II) ato de terceiro; (III) fato da coisa e do animal; (b) Culpa = dolo; culpa em sentido estrito = (I) imprudncia, negligncia e impercia; (II) grave - leve e levssima; (c) Relao de causalidade = o nexo causal ou etiolgico entre a ao ou omisso do agente e o dano verificado. Vem expressa no verbo causar empregado no artigo 186. Sem ela no existe a obrigao de indenizar; (d) pressuposto inafastvel, sem o qual ningum pode ser responsabilizado civilmente. Por ser patrimonial (quando material) ou extrapatrimonial (quando moral). 407- Escreva o seu entendimento sobre os excludentes da ilicitude. Resposta (a) Legtima Defesa: quando REAL praticada contra o prprio agressor (artigo 188 inciso I do Cdigo Civil). Se, por erro de pontaria, terceira pessoa foi atingida, o agente deve reparar o dano, mas ter ao regressiva contra o agressor (artigo 930 do Cdigo Civil). A legtima defesa PUTATIVA tambm no exime o ru de indenizar o dano, pois somente exclui a culpabilidade e no a antijuricidade do ato; (b) Exerccio regular de um direito (artigo 188 inciso I do Cdigo Civil). Mas o abuso de direito considerado ato ilcito (artigo 187 do Cdigo Civil); (c) Estado de necessidade (artigo 160 inciso II do Cdigo Civil). A deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso pessoa, no constituem atos ilcitos. Nem por isso quem os pratica fica liberado de reparar o prejuzo que causou. Mas ter ao regressiva contra quem criou a situao de perigo (artigos 929 e 930 do Cdigo Civil). 408- Quando comea a personalidade civil da pessoa? Resposta A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro, nos termos do artigo 2 do Cdigo Civil. 409- Quais os absolutamente incapazes para exercer, pessoalmente, os atos da vida civil? Resposta Os mencionados nos incisos I, II, III do artigo 3 do Cdigo Civil.

410- Quando termina a existncia da pessoa natural? Resposta Com a morte, nos termos do artigo 6 do Cdigo Civil. 411- Quais os atos que devero ser registrados em registro pblico? Resposta Os mencionados nos incisos de I a IV do artigo 9 do Cdigo Civil. 412- defeso o ato de disposio do prprio corpo? Resposta Salvo por exigncia mdica, nos termos do artigo 13 do Cdigo Civil. 413- Quando ser declarada a ausncia pelo desaparecimento de uma pessoa do seu domiclio? Resposta Nos termos do artigo 22 do Cdigo Civil. 414- Falando-se da ausncia da pessoa; quem ser o seu legtimo curador? Resposta O cnjuge do ausente, nos termos do artigo 25 caput do Cdigo Civil. 415- O que acontecer se o ausente aparecer? Resposta Nos termos do artigo 36 do Cdigo Civil. 416- Quais so as pessoas jurdicas de Direito pblico interno? Resposta Incisos I a V do artigo 41 do Cdigo Civil. 417- Quais so as pessoas jurdicas de Direito privado? Resposta As elencadas nos incisos I a V do artigo 44 do Cdigo Civil. 418- Quando comea a existncia legal das pessoas jurdicas de Direito privado? Resposta Artigo 45 do Cdigo Civil. 419- Como ser nomeado o administrador provisrio? Resposta Artigo 45 do Cdigo Civil. 420- Qual a documentao juridicamente vlida para a criao de uma Fundao? Resposta Artigo 62 do Cdigo Civil. 421- Quais os procedimentos a serem tomados para que se possa alterar o estatuto de uma fundao? Resposta Artigo 67 do Cdigo Civil.

422- Qual o domiclio da pessoa natural? Resposta Artigo 70 do Cdigo Civil. 423- A pessoa natural no tendo residncia habitual, qual ser o seu domiclio? Resposta Artigo 73 do Cdigo Civil. 424- O que so bens imveis? Resposta Artigo 79 do Cdigo Civil. 425- Quais os bens que no perdem o carter de imveis? Resposta Artigo 81 do Cdigo Civil. 426- Quais so os bens pblicos? Resposta Artigo 99 e incisos do Cdigo Civil. 427- O que requer a validade do negcio jurdico? Resposta Artigo 104 incisos I, II, III, do Cdigo Civil. 428- Quando nulo o negcio jurdico? Resposta Artigo 166, incisos I a VII do Cdigo Civil. 429- Pode os cnjuges, ou a entidade familiar destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia. Se positiva a resposta, fundamente. Resposta Sim, artigo 1.711 do Cdigo Civil. 430- Aberta a sucesso, a quem a herana transmitida? Resposta Artigo 1.784 do Cdigo Civil. 431- Qual o fato gerador do imposto sobre a exportao? Resposta Artigo 23 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 432- Qual o fato gerador do imposto sobre a importao? Resposta Artigo 19 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 433- Qual o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza? Resposta Artigo 43 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 434- Qual o fato gerador dos impostos produtos industrializados? Resposta Artigo 46 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN).

435- Qual o fato gerador dos impostos sobre propriedade territorial rural? Resposta Artigo 29 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 436- Quando pode ser concedida a moratria? Resposta Inciso I e II do artigo 152 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 437- O que constitui a dvida ativa tributria? Resposta Artigo 201 do Cdigo Tributrio Nacional (CTN). 438- Qual durao do contrato do trabalho do aprendiz? Resposta Artigo 432 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). 439- Quais as associaes sindicais de grau superior? Resposta Artigo 533 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). 440- Como se organizam as Confederaes? Resposta Artigo 535 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). 441- Como se busca o direito de frias e qual a durao destas? Resposta Artigo 129 a 133 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). 442- Como ajustado o contrato de aprendizagem para o trabalho? Resposta Artigo 428 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). 443- Nos dias de hoje, quem pode ser considerado como empresrio? Resposta Artigo 966 do Cdigo Civil. 444- Quem pode ser considerado como possuidor e quando justa a posse? Resposta Artigo 1.196 e 1.200 do Cdigo Civil. 445- Quando o direito de acrescer competir aos co-legatrios? Resposta Artigo 1.942 do Cdigo Civil. 446- Escreva com palavras prprias o seu entendimento sobre dos defeitos do negcio jurdico. Resposta com palavras prprias. 447- Escreva com palavras prprias o seu entendimento sobre os negcios jurdicos.

Resposta com palavras prprias. 448- Escreva com palavras prprias o seu entendimento sobre atos jurdicos. Resposta com palavras prprias. 449- Escreva com palavras prprias o seu entendimento sobre bens. Resposta com palavras prprias. 450- Escreva com palavras prprias o seu entendimento sobre as pessoas (natural e jurdica). Resposta com palavras prprias.

Desejo a cada um de vocs, felicidades no curso at final, e uma extraordinria boa sorte acompanhada do conhecimento adquirido para o exerccio da profisso. Conte sempre comigo. Podendo ajudar, estarei sempre s ordens. Prof. Francisco Bruno Neto.

Das könnte Ihnen auch gefallen