Sie sind auf Seite 1von 16

Equipamentos A prtica apcola requer alguns utenslios especiais, tanto para o preparo das colmeias, como para o manejo

em si, sendo de suma importncia o emprego correto desses itens pelo apicultor, para que se possam garantir a produo racional dos diversos produtos apcolas e a segurana de quem est manejando as colmeias, assim como das prprias abelhas. Martelo de Marceneiro e Alicate Ferramentas muito utilizadas pelo apicultor na manuteno das colmeias (Fig. 11 A e B) e principalmente na atividade de "aramar" os quadros (colocao do arame nos quadros para sustentao da placa de cera alveolada).

Figura 11. Alguns dos apetrechos utilizados pelo apicultor para o preparo das colmeias: (A) martelo de marceneiro, (B) alicate, (C) aram, (D) esticador de arame, (E) quadro de melgueira. Arame Arame utilizado para formao de uma base de sustentao e fixao da placa de cera alveolada. Deve ter espessura tal que permita leve tensionamento sem o seu rompimento, mas que no seja grosso demais, o que iria dificultar a fixao da cera. Normalmente se usa o arame n 22 ou n 24. Recomenda-se a utilizao do arame de ao inx, mais resistente e de maior durabilidade que o arame comum de metal (Fig. 11 C). Esticador de Arame Trata-se de um suporte de metal, onde o quadro encaixado, com a finalidade de esticar o arame. Ferramentas como alicates (corte ou de bico) tambm podem auxiliar nesse procedimento ou mesmo realiz-lo plenamente, embora sem a mesma eficincia e praticidade do esticador (Fig. 11 D e Fig. 12).

Figura 12. Esticador de arame (A) e o quadro de melgueira (B). Carretilha de Apicultor Equipamento utilizado para fixao da cera no arame. constituda de uma pea com empunhadura de madeira e parte de metal, com uma roda dentada na extremidade (Fig. 13).

Figura 13. Carretilha do apicultor. Incrustador Eltrico de Cera

Aparelho utilizado tambm para a fixao da cera no quadro, por meio do leve aquecimento do arame. constitudo de um suporte onde fixada uma resistncia (chuveiro) e fios para a conduo da corrente eltrica, os quais possuem na extremidade dois terminais de fixao no arame (Fig 14).

Figura 14. Incrustador eltrico de cera. Limpador de Canaleta Utenslio de metal com extremidade curvada, usado para raspar a cera velha da canaleta do quadro, para incrustao de nova placa de cera. Outros equipamentos podem ser utilizados para a mesma finalidade, como facas, canivetes, etc., que podem ser teis ao apicultor em outras situaes (corte de placa de cera, de favo para captura de enxames, etc.). Fumigador Equipamento constitudo de tampa, fole, fornalha, grelha e bico de pato (Fig. 15). Tem a funo de produzir fumaa, sendo essencial para um manejo seguro. O fumigador que hoje utilizado pelos apicultores brasileiros foi desenvolvido aqui mesmo no Brasil, a partir do modelo anteriormente utilizado, de dimenses menores, aps o processo de africanizao que as abelhas sofreram no Pas. O modelo brasileiro por apresentar maior capacidade de armazenamento da matria-prima a ser queimada, propicia a produo de fumaa por perodos mais longos, sem a necessidade freqente de abastecimento (Fig. 15 e 16). O desenvolvimento desse fumigador, juntamente com outras tcnicas de manejo foram fundamentais para a continuidade da apicultura no Brasil, pois viabilizou o manejo das abelhas africanizadas.

Figura 15. Partes que compem um fumigador: (A) tampa, (B) fole, (C) fornalha, (D) grelha, (E) bico de pato.

Figura 16. Fumigador montado. Formo de Apicultor

Utenslio de metal, com formato de esptula (aproximadamente com 20,0 cm de comprimento e 3,0 cm de largura) e uma das extremidades com leve curvatura (Fig. 17 A). utilizado pelo apicultor para auxili-lo na abertura da caixa (desgrudando a tampa), remoo dos quadros, limpeza da colmeia, raspagem da prpolis de peas da colmeia (tampa, fundo, etc.), remoo de traas, etc.

Figura 17. Formo do apicultor (A) e vassoura ou espanador (B). Vassoura ou espanador apcola O espanador uma pequena vassoura de mo utilizada para remover as abelhas dos favos ou de outros locais sem machuc-las (Fig. 17 B). Devem ser fabricadas de cerdas sintticas (cores claras de preferncia), pois as cerdas naturais tm odor muito forte, irritando as abelhas. Vestimentas O uso da vestimenta apcola pelo apicultor condio essencial para uma prtica segura. Composta de macaco, mscara, luva e bota, apresenta algumas caractersticas especficas (Fig. 19): Macaco: Deve ser de cor clara (cores escuras podem irritar as abelhas), confeccionado com brim (grosso) ou materiais sintticos (nylon, polyester, etc.). Pode ser inteirio ou composto de duas peas (cala e jaleco), com elsticos nas extremidades (pernas e braos), tendo a mscara j acoplada ou no. Os modelos que tm a mscara separada necessitam de chapu (de palha); outros mais modernos, dispensam o seu uso. Recomenda-se que o macaco esteja bem folgado, evitando o contato do tecido com a pele do apicultor. Atualmente, existem no mercado vrios modelos que agregam inmeras solues que facilitam o manejo (reas maiores de ventilao, local que permita a ingesto de lquidos, materiais mais resistentes, etc.). Luva: Podendo ser confeccionada com diversos materiais (couro, napa ou mesmo borracha), deve, entretanto, ser capaz de evitar a insero do ferro na pele, principalmente porque as mos do apicultor so reas muito visadas pelas abelhas. Bota: Deve ser de cor clara, de preferncia cano alto, confeccionada em borracha ou couro.

Figura 19. Vestimenta apcola completa: (A) jaleco com mscara e cala, (B) luvas, (C) bota. Colmeia

As colmeias so as peas fundamentais na prtica de uma apicultura racional. O desenvolvimento de peas mveis (tampas, fundos, quadros, etc.) permitiu a explorao dos produtos apcolas de forma contnua e racional, sem dano para as abelhas. Existem vrios modelos de colmeias, entretanto, o apicultor deve padronizar seu apirio, evitando a utilizao de diferentes modelos. Uma colmeia racional subdividida em: tampa, sobrecaixa (melgueira ou sobreninho), ninho e fundo e os quadros (caixilhos). A manuteno das medidas padres para cada modelo tambm essencial. Para a construo das colmeias, recomenda-se uso de madeiras de boa qualidade (cedro, aroeira, pau d'arco, etc.), que garantam uma maior vida-til para a caixa. A madeira deve estar bem seca, evitando posterior deformao. A espessura da tbua pode variar, desde que sejam respeitadas as medidas internas das colmeias e externas dos quadros. O produtor poder optar por usar na parte superior da colmeia a melgueira ou o sobreninho. As caixas podem ser compradas ou feitas pelo apicultor e devem ser pintadas externamente com tinta de cor clara e de boa qualidade (ltex), o que ajuda na conservao do material. Internamente, as colmeias no devem ser pintadas. O modelo indicado pela Confederao Brasileira de Apicultura como padro de colmeia o modelo Langstroth (Fig. 20 a Fig. 23). Esta colmeia idealizada por Lorenzo Lorin Langstroth, em 1852, baseada nas pesquisas que identificaram o "espao abelha". O espao abelha considerado uma das grandes descobertas da apicultura moderna e tratase do espao livre que deve haver entre as diversas partes da colmeia, ou seja, entre as laterais e os quadros, quadros e fundo, quadros e tampa e entre os quadros. Esse espao deve ser de, no mnimo, 4,8 mm e, no mximo, 9,5 mm. Se menor, impede o livre transito das abelhas; se maior, ser obstrudo com prpolis ou construo de favos. Na construo das colmeias, o espao abelha deve ser rigorosamente respeitado.

Figura 20. Colmeia Langstroth vista de frente.

Figura 21. Partes da colmeia Langstroth: tampa (A), melgueira (B), ninho (C), fundo (D).

Figura 22. Colmeia Langstroth com destaque para o alvado.

Figura 23. Colmeia Langstroth aberta mostrando a disposio dos quadros dentro do ninho (A) e o alvado (B). A prtica apcola requer, ainda, outros utenslios e assessrios para as colmeias usados durante o transporte e manejo produtivo e de entressafra. Tela Excluidora: armao com borda de madeira e rea interna de malha de metal ou plstico. Colocada entre o ninho e a sobrecaixa tem a finalidade de evitar o acesso da rainha nas sobrecaixas destinadas produo de mel (Fig. 24 e 25).

Figura 24. Tela excluidora de rainha com Figura 25. Tela excluidora de rainha com malha de metal. malha de plstico. Tela Excluidora de Alvado: com a mesma estrutura da tela excluidora de ninho, apresenta dimenses adequadas para ser encaixada no alvado com a finalidade de evitar a sada da rainha (enxameao). Tela de Transporte: utilizada para o transporte da colmeia, podendo ser de dois tipos: a tela de encaixe no alvado e a tela para substituio da tampa (Fig. 26). Esses assessrios permitem a ventilao da colmeias, sem que aja fuga das abelhas por meio tela de "nylon" ou de arame com malha de dimenses inferiores ao tamanho das abelhas (Fig. 26);

Figura 26. Tela de transporte para substituio da tampa. Redutor de Alvado: pea de madeira encaixada no alvado, de forma a reduzir o espao livre. Pode ser utilizado em pocas de temperaturas mais baixas (facilita o trabalho das abelhas na termoregulao do ninho), perodos de entressafra (minimizando a possibilidade de saque por outras abelhas) e em enxames fracos (quantidade menor de abelhas), que tm mais dificuldade de defender a famlia; Alimentadores: equipamentos utilizados para a alimentao artificial de abelhas, possuindo vrios modelos que sero descritos posteriormente.

INSTALAES
Tipos de Apirios Apirio Fixo Um apirio fixo caracterizado pela permanncia das colmeias durante todo o ano em um local previamente escolhido, onde as abelhas iro explorar as fontes florais disponveis em seu raio de ao (mximo de 3 km para uma coleta produtiva). Como as abelhas no so deslocadas, permanecendo no apirio durante todo o ano, a escolha do local assume importncia fundamental na manuteno das colmeias e produtividade do apirio. Algumas diretrizes devem ser seguidas para que se possa garantir a segurana em relao a pessoas e animais, em funo da presena de abelhas. recomendvel que o apirio seja cercado, podendo-se utilizar moures de madeira e arame farpado, ou materiais que estejam disponveis no local, como bambus, madeiras, etc. Esses materiais alternativos podem reduzir o custo de instalao da cerca, apesar de no terem a mesma durabilidade de uma cerca com arame (Fig.27). Outros pontos a serem considerados quando se pretende instalar um apirio sero discutidos no item Localizao.

Figura 27. Apirio fixo devidamente cercado (cerca ao fundo).

Apirio Migratrio Esse tipo de apirio deve atender maioria das caractersticas de um apirio fixo, entretanto, usado na prtica da apicultura migratria, em que as abelhas so deslocadas ao longo do ano para locais com recursos florais abundantes. Como a necessidade de deslocamento freqente, a maioria dos apicultores prefere no cercar esses apirios, o que acarretaria um aumento dos custos (j considerveis em uma apicultura migratria) e de mo-de-obra para a instalao das cercas. Outra caracterstica que o difere do apirio fixo est baseada nos tipos de cavaletes utilizados. Pela necessidade de praticidade no transporte das colmeias e do restante do material, os cavaletes utilizados devem ser desmontveis ou dobrveis diminuindo, dessa forma, o volume de carga a ser transportada e o tempo gasto na sua montagem e desmontagem (Fig. 28.). Alguns apicultores ainda preferem a simples utilizao de tijolos e caibros de madeira, para a construo de um suporte para as colmeias. Apesar de esses cavaletes serem de fcil instalao, existem algumas desvantagens com relao ao manejo no caso de as colmeias serem dispostas em um mesmo suporte e pela falta de proteo contra formigas e cupins. A situao menos recomendvel aquela em que as colmeias so dispostas em contato direto com o solo, sem a utilizao de qualquer suporte, acarretando prejuzos tanto para o enxame como para a vida til das caixas.

Figura 28. Colmeias com cavaletes dobrveis em apirio mvel.

Localizao do Apirio Dentre os vrios aspectos que devem ser levados em conta quando se pretende instalar um apirio, a disponibilidade de recursos florais , sem dvida, a mais importante, sendo abordada em detalhes a seguir. Flora Apcola A flora apcola caracterizada pelas espcies vegetais que possam fornecer nctar e/ou plen, produtos essenciais para a manuteno das colnias e para a produo de mel. O conjunto dessas espcies denominado "pasto apcola ou pastagem apcola". Para que se obtenha sucesso na criao de abelhas, fundamental uma avaliao detalhada da vegetao em torno do apirio, levando-se em conta no apenas a identificao das espcies melferas, mas tambm a densidade populacional e os seus perodos de florao. Essas informaes sero fundamentais na deciso do local para a instalao do apirio, assim como no planejamento e cuidados a serem tomados (reviso, alimentao suplementar e de estmulo, etc.) para os perodos de produo e para os perodos de entressafra (pocas de pouca ou nenhuma disponibilidade de recursos florais). O pasto apcola pode ser natural, ou seja, formado a partir de espcies nativas ou proveniente de culturas agrcolas e reflorestamentos da indstria de madeira e papel. Nesses casos, a dependncia de monoculturas no aconselhvel, pois,

alm de as abelhas s terem fontes de nctar e plen em determinadas pocas do ano, h o risco de contaminao dos enxames e dos produtos pela aplicao de agroqumicos nessas reas (prtica comum na agricultura convencional). No caso dos grandes reflorestamentos de eucalipto, nem sempre podem ser considerados bons pastos apcolas, pois, apesar de existirem vrias espcies com grande potencial apcola, na maioria dos casos, o corte das rvores ocorre antes da sua maturidade reprodutiva e conseqente florao. A diversidade do pasto apcola uma situao que deve ser buscada. Nesse sentido, o apicultor pode e deve melhorar, sempre que possvel, seu pasto apcola, introduzindo na rea em torno do apirio espcies apcolas que sejam adaptadas regio, de preferncia que apresentem perodos de florao diferenciados, disponibilizando recursos florais ao longo de todo o ano. O tamanho de um pasto apcola, assim como a sua qualidade (variedade e densidade populacional das espcies, tipos de produtos fornecidos, nctar e/ou plen e diferentes perodos de florao) iro determinar o que tecnicamente denomina-se "capacidade de suporte" da rea. a capacidade de suporte que ir determinar o nmero de colmeias a serem locadas em uma rea, levando-se em conta o aspecto produtivo. Dessa forma, o potencial florstico dessa rea ser explorado pelas abelhas, de forma a maximizar a produo, sem que ocorra competio pelos recursos disponveis. Apesar das abelhas terem a capacidade de forragear com alta eficincia uma rea de 2 a 3 Km ao redor do apirio (em torno de 700 ha de rea total explorada), quanto mais prximo da colmeia estiver a fonte de alimento, mais rpido ser o transporte, permitindo que as abelhas realizem um maior nmero de viagens contribuindo para o aumento da produo. Outros Fatores a Serem Considerados Alm da importncia da flora apcola em torno do apirio, outros fatores so fundamentais para uma produo otimizada, de qualidade e para a facilidade no manejo. A seguir listar-se-o os principais pontos a serem considerados: Acesso O local do apirio deve ser de fcil acesso, dispondo de acesso a veculos o mais prximo possvel das colmeias, o que facilita acentuadamente o manejo, o transporte da produo e, eventualmente, das colmeias. Topografia O terreno do apirio deve ser plano, com frente limpa, evitando-se reas elevadas (topo de morros, etc.), em virtude da ao negativa dos ventos fortes. Terrenos em declive dificultam o deslocamento do apicultor pelo apirio e, conseqentemente, o manejo das colmeias, principalmente durante a colheita do mel. Proteo contra os ventos A proteo contra ventos fortes, fundamental para uma melhor produtividade do apirio, pois regies descampadas, castigadas pela ao de ventos fortes, dificultam o vo, causando desgaste energtico adicional para as operrias. Permetro de Segurana O apirio deve estar localizado a uma distncia mnima de 400 metros de currais, casas, escolas, estradas movimentadas, avirios e outros, evitandose situaes que possam levar perigo s pessoas e animais. Outra questo a ser considerada a distncia mnima de 3 km em relao a engenhos, sorveterias, fbricas de doces, aterros sanitrios, depsitos de lixo,

matadouros, etc., para que no ocorra contaminao do mel por produtos indesejveis. Identificao aconselhvel que o apirio disponha de uma placa de identificao e aviso em relao presena de abelhas na rea. Essa placa deve estar em lugar visvel, escrita de forma legvel e de preferncia a uma distncia segura em relao s colmeias. Infelizmente, os apicultores brasileiros preferem no sinalizar seus apirios ou por desconhecimento da importncia de uma sinalizao de aviso ou principalmente em virtude da acentuada incidncia de roubos e saques em suas colmeias. gua A presena de gua fundamental para a manuteno dos enxames, principalmente em regies de clima quente, uma vez que a gua usada para auxiliar na termorregulao (em casos extremos, uma colmeia pode chegar a consumir 20 litros d'gua por semana). Deve-se fornecer para as abelhas fonte de gua pura a uma distncia de, no mnimo, 100 metros, (para que no haja contaminao pelos prprios dejetos das abelhas, uma vez que elas s os liberam fora da colmeia) e no mximo de 500 metros (evitando-se gasto energtico acentuado para a sua coleta). Caso o local no disponha de fonte natural (rios, nascentes, etc.), deve-se instalar um bebedouro artificial, tomando-se o cuidado de manter a gua sempre limpa. Para isso, deve-se troc-la freqentemente e lavar o bebedouro com uma escova, evitando foco de contaminao. Sombreamento O apicultor deve procurar instalar seu apirio em rea sombreada, mas no mida em demasia, de forma a evitar os efeitos nocivos das altas temperaturas em relao qualidade do mel e propiciar o desenvolvimento normal das crias. O sombreamento tambm pode contribuir para minimizar os efeitos do calor excessivo no apicultor, durante seu trabalho no apirio. O sombreamento pode ser natural (sombra de rvores) ou artificial (coberturas artificiais construdas a partir de diversos materiais, dos mais rsticos aos mais resistentes) (Fig.28.). Se essa situao no for possvel, recomenda-se que pelo menos as colmeias apresentem algum tipo de cobertura, protegendo-as da insolao direta e dos efeitos da chuva, que diminuem a vida til das colmeias e contribuem para o aumento indesejado de umidade. Para isso, devem utilizar materiais que no venham a acentuar o efeito das altas temperaturas (telha de amianto, etc.). Para uma prtica apcola segura, o uso de vestimentas adequadas (macaces) imprescindvel; entretanto, contribuem para uma sensao trmica desconfortvel, o que refora a importncia de se instalar o apirio em rea sombreada. Suporte das Colmeias As colmeias devem ser instaladas em suportes, denominados cavaletes, com a finalidade de se evitar o contato direto com o solo, protegendo-as da umidade do terreno. Esses cavaletes devem ser individuais, a fim de que, durante o manejo, no se perturbe a colmeia ao lado, em virtude da caracterstica mais defensiva de nossas abelhas (Fig.28). Esses suportes podem ser feitos de madeira ou metal e devem apresentar proteo contra formigas e cupins. Existem vrias solues para esse tipo de proteo, como pequenas bacias para a colocao de graxa, leo, etc., funis invertidos, entre outros. Os cavaletes devem apresentar uma leve inclinao em relao ao nvel do solo, para que se evite a entrada da gua da chuva nas colmeias, e ser instalados de forma que as colmeias estejam a 50 cm do solo, facilitando o manejo, pois colmeias muito baixas obrigam o apicultor a trabalhar curvado e colmeias muito altas dificultam o manejo e o acesso s melgueiras).

Disposio das Colmeias O alvado (entrada da colmeia) deve estar, de preferncia, voltado para o sol nascente, estimulando as abelhas a iniciarem mais cedo suas atividades. Entretanto, essa recomendao pode ser sobreposta ao analisarem-se a direo do vento (ventos fortes podem dificultar o pouso e conseqentemente a entrada das abelhas na colmeia), e a distribuio das linhas de vo ( deve-se evitar que a sada das abelhas de uma colmeia interfira na outra). As colmeias podem ser dispostas sob vrias formas (em linha reta, fileiras paralelas, semicrculo, etc.), todavia, em todos os casos, deve-se manter uma distncia mnima de 2 metros entre colmeias, evitando-se alvoroo, brigas, saques e mortandade das abelhas, por ocasio do manejo. A disposio das caixas no apirio estar dependente da rea disponvel, mas, qualquer que seja a forma escolhida, deve priorizar o acesso de veculos, minimizando o esforo fsico do apicultor no manejo de colheita de mel e no caso do transporte das colmeias (apicultura migratria). Visando otimizar o trabalho do apicultor no campo, deve-se evitar a colocao das colmeias de forma muito dispersa e distante uma da outra.

Alimentao
Para sobreviverem, as abelhas necessitam alimentar-se e atender s exigncias de seu organismo quanto s necessidades de: gua Carboidratos (acares) Protenas Vitaminas Sais minerais Lipdeos (gorduras).

Esses nutrientes so retirados da gua, mel (nctar) e plen das flores, mas tambm podem ser encontrados em outras substncias usadas pelas abelhas como alimento; o caso do caldo da cana-de-acar, sumo de caju, xarope de acar, goma de mandioca, vagem de algaroba, farelo de soja, entre outros. As abelhas necessitam de reservas de alimento suficientes para atender a sua prpria alimentao e das crias em desenvolvimento. Em pocas de escassez de nctar e plen, comum os apicultores perderem seus enxames que, enfraquecidos em razo da fome, migram procura de condies melhores. O enfraquecimento se inicia quando a rainha diminui sua postura, reduzindo a quantidade de cria e abelhas na colnia. Quando as condies ambientais esto extremamente desfavorveis, a pouca cria existente na colmeia pode morrer devido a fome, surgimento de doenas ou ser eliminada pelas operrias, que consomem parte da cria para saciar a falta de alimento. Na tentativa desesperada de procurar alimento, as operrias comeam a voar cada vez mais longe, podendo passar at 4 horas seguidas no campo, desgastando-se muito e reduzindo seu tempo de vida. A desnutrio das abelhas jovens tambm prejudica o desenvolvimento do tecido muscular das asas e das glndulas, inclusive da glndula hipofaringeana, produtora de enzimas que sero acrescentadas ao mel e gelia real. A gelia real o

alimento fornecido s rainhas e crias jovens. Sua falta reduz a capacidade de postura da rainha e a sobrevivncia da cria. A desnutrio e estresse provocados pela falta de alimento deixam os enxames fracos e facilitam o surgimento de doenas e o ataque de inimigos naturais, como traa-da-cera, abelhas tataras (Oxytrigona sp.), formigas e o caro Varroa destructor. Em razo de todas essas causas, a falta de alimento prejudica a produo de mel e plen, bem como de rainha, cera, prpolis e apitoxina. Perodo de Alimentao A poca correta para iniciar o fornecimento de alimento suplementar varia de acordo com a regio. Em geral, nos perodos secos, chuvosos ou frios, falta alimento no campo. Por isso, o apicultor dever ficar atento para a entrada de alimento em suas colmeias e fazer seu prprio calendrio alimentar. Ademais, dever realizar revises peridicas em seus enxames e socorrer suas colmeias com alimentao complementar quando houver menos de dois quadros de mel na colnia. Alimentao e Produo de Mel Quando as primeiras floradas aparecem no campo, as operrias intensificam o trabalho de coleta de nctar e plen. No alvado da colmeia, possvel observar grande quantidade de operrias entrando e saindo da colmeia, trabalhando ativamente. Entretanto, ao fazer a reviso em seu apirio, alguns apicultores ficam decepcionados, pois, apesar de tantas flores no campo e muitas abelhas trabalhando, no existe estoque de mel nas colmeias. Isso ocorre porque os enxames, que se encontravam enfraquecidos, utilizam as primeiras floradas para se fortalecerem e se estabelecerem. Ao perceber que as condies ambientais mudaram e que j existe alimento nas colmeias, a rainha aumenta sua postura e todo alimento que entra na colnia fornecido para a cria. Somente aps as crias tornarem-se adultas e o nmero de abelhas aumentar nas colmeias, que se pode verificar grande quantidade de mel estocado. Alguns enxames muito fracos s conseguem comear a "produzir" aps a metade do "perodo de florada", causando prejuzo ao apicultor. Em regies onde existe uma florada rica, pouco antes do perodo da safra, como a florada do "juazeiro" no semi-rido, no ocorre atraso na produo. Isso ocorre porque as abelhas aproveitam essa fonte de alimento para aumentar a populao da colmeia e dessa forma, ao iniciar o perodo produtivo, o enxame est pronto para comear a estocar mel. Sendo assim, o apicultor pode e deve evitar esse atraso fornecendo alimento s colmeias nos perodos crticos. Experincias realizadas em Santa Catarina mostram que, 18 dias aps o incio da alimentao, a rea de postura da colmeia duplica. A alimentao fundamental, tambm, para fortalecer enxames recm-capturados, colmeias fracas e colmeias poedeiras em recuperao ou logo aps a diviso. Alimentao Energtica Um dos alimentos energticos mais usuais o xarope de gua e acar, cujo receita descrita a seguir.

Xarope de acar Ingredientes: gua e acar na mesma quantidade. Modo de fazer: Colocar a gua no fogo e adicionar o acar assim que levantar fervura. Mexer at o acar se dissolver por completo; desligar o fogo e deixar esfriar; misturar a soluo antes de colocar nas colmeias. Fornecer duas vezes por semana. Para evitar que se estrague, o xarope deve ser fornecido no dia em que for feito e consumido pelas abelhas em 24 horas. Aps esse perodo, o apicultor dever recolher o alimento restante e jog-lo fora. Em geral, as colmeias consomem 0,5 litros de xarope nesse perodo de tempo. Entretanto, necessrio que o produtor fique atento, pois colmeias muito fracas no conseguem consumir essa quantidade no prazo necessrio. Para que no haja desperdcio e problemas causados pela fermentao do xarope, dever-se- fornecer uma quantidade menor de alimento para os enxames mais fracos, que no conseguem consumir 0,5 litros de xarope em 24 horas. Cerca de 45 dias antes do perodo produtivo, o xarope pode ser enriquecido com um pouco de mel de abelha na proporo de 1 litro de xarope para 0,5 litro de mel. Alguns pesquisadores acreditam que o cheiro do mel incentiva o aumento da postura da rainha, preparando, assim, o enxame para o perodo de florada. O xarope pode ser substitudo pelo "xarope de acar invertido" que alm de gua e acar, contm cido tartrico ou cido ctrico, como pode ser conferido a seguir. Esses cidos tm a funo de conservar o alimento por mais tempo, alm de quebrar a sacarose em glicose e frutose, agindo como a enzima invertase das abelhas. Xarope de acar invertido: Ingredientes:5 kg de acar; 1,7 litros de gua e 5 g de cido tartrico ou cido ctrico. Modo de fazer: Levar o acar e a gua ao fogo. Quando comear a liberao do vapor, adicionar cido tartrico e manter a mistura no fogo baixo por 40 a 50 minutos. Fornecer 1 litro a cada 2 dias.

Alguns apicultores aproveitam o acar existente em outros alimentos para fornecer s abelhas. o caso da vagem de algaroba (Prosopis juliflora). Segundo Ribeiro Filho (1999), para fornecer um alimento energtico e protico ao mesmo tempo para as abelhas, o apicultor poder levar ao fogo 1 kg de vagem de algaroba triturada com 2 litros de gua. A mistura deve ser fervida at atingir a consistncia de xarope e ser fornecida no mesmo dia para as abelhas, evitando a fermentao do produto. Em algumas regies, comum o uso da rapadura em substituio ao alimento descrito acima. Embora muito prtico, uma vez que o alimento j se encontra pronto, sendo de difcil fermentao, muitos enxames acabam morrendo pela utilizao da rapadura em virtude da falta dos seguintes cuidados:

Baixa qualidade do produto - por se tratar de um alimento para consumo animal, alguns apicultores compram um produto de menor custo e baixa qualidade, muitas vezes j fermentado. Armazenamento inadequado comum os apicultores deixarem a rapadura armazenada em locais midos, favorecendo a fermentao do produto. Fornecimento inadequado alguns apicultores fornecem a rapadura exposta ao meio ambiente e umidade da noite, muitas vezes no cho, facilitando sua fermentao. A quantidade, aparentemente, tambm influencia: alguns enxames conseguem consumir uma rapadura com cerca de 300 g em 24 horas. O fornecimento de uma quantidade maior pode causar problemas intestinais e matar as abelhas. Assim, recomendado que se oferea, no mximo, uma rapadura pequena (300 g) duas vezes por semana. Falta d'gua - como a rapadura slida, as abelhas necessitam de muita gua para dissolv-la, transform-la em mel para depois poderem consumir. O gasto energtico dessa operao alto e, para compens-lo, a gua dever estar bem prxima ao apirio. Alguns produtores molham a rapadura para facilitar o trabalho das abelhas, porm, isso aumenta o risco de fermentao.

Alimentao Protica Existem vrias receitas de alimentao protica. O apicultor poder utilizar uma das descritas a seguir ou procurar substitutos regionais para a fabricao de uma alimentao adequada. Receita 1: Ingredientes: 3 partes de farelo de soja, 1 parte de farinha de milho e 6 partes de mel Modo de fazer: Misturar bem os dois farelos e adicionar o mel devagar at formar uma pasta mole. Fornecer 200 g do alimento duas vezes por semana. Receita 2: Ingredientes: 3 partes de farelo de soja, 2 partes de farinha de milho e 15 partes de mel. Modo de fazer: Misturar bem os dois farelos e adicionar o mel devagar at formar uma pasta mole. Fornecer 200 g do alimento duas vezes por semana. Receita 3: Ingredientes: 7 partes de farelo de trigo, 3 partes de farelo de soja e 15 partes de mel. Modo de fazer: Misturar os farelos e acrescentar o mel. Deixar em repouso por uma semana em local limpo e refrigerado. Fornecer 200 g do alimento duas vezes por semana. No lugar do mel, pode-se usar xarope ou acar invertido, no entanto, o mel deixa o alimento mais atrativo. importante que os farelos estejam bem modos, caso contrrio, as abelhas rejeitam o alimento. Outros alimentos podem ser usados, a levedura de cana-de-acar (receita a seguir). Alguns apicultores usam leite para enriquecer o xarope com protena, entretanto, as abelhas no possuem mecanismo para digerir o leite e acabam morrendo intoxicadas.

Receita 4: Ingredientes: 6 kg de acar refinado, 3 kg de acar invertido e 1 kg de levedura seca de cana-de-acar. Modo de fazer: Misturar bem os ingredientes para formar a pasta. Fornecer a rao misturada com plen aumenta a aceitao e a eficincia do alimento. O pesquisador Leoman Couto (1998) recomenda a receita abaixo: Receita 5: Ingredientes: 2 partes de plen seco modo, 5 partes de acar, 10 partes de farelo de soja e 3 partes de mel. Modo de fazer: Misturar bem o farelo, o plen e o acar e adicionar o mel devagar at formar uma pasta mole. Fornecer 200 g do alimento duas vezes por semana. Se o produtor no quiser usar o mel ou no tiver mel disponvel, poder fornecer s abelhas a receita a seguir: Receita 6: Ingredientes: 1 parte de plen seco e modo, 4 partes de farelo de soja, 4 partes de acar e 2 partes de gua Modo de fazer: Misturar bem os ingredientes secos e adicionar a gua lentamente, mexendo sempre. Outra alternativa, segundo Ribeiro Filho (1999), o fornecimento de xarope enriquecido com massa de jatob (Hymenaea spp), usando-se 100 g de massa para cada litro de xarope. Segundo o pesquisador, o xarope tambm poderia ser enriquecido da mesma forma com p de vagem de pau-ferro ou ju (Cesalphinia ferrea) ou p de folhas de feijo, mandioca e abbora. Atualmente a Embrapa Meio-Norte vem pesquisando em parceria com vrias instituies outras alternativas para alimentao das abelhas como: torta de babau (Orbygnia martiana), farinha de algaroba (Prosopis juliflora), farinha do bordo-de-velho (Pithecellobium cf. saman), feno de mandioca (Manihot esculenta), feno de leucena (Leucena leococephala). Esses resultados estaro sendo divulgados e disponibilizados aos apicultores em breve. A instituio tambm se coloca disposio para testar e avaliar qualquer produto que o apicultor tenha interesse em utilizar como alimentao, desde que seja fornecido em quantidade suficiente para os testes. Alimentadores A alimentao artificial pode ser administrada em alimentadores individuais ou coletivos. Cada modelo tem uma srie de vantagens e desvantagens e cabe aos apicultor analisar e escolher o que seja mais adaptado para sua realidade. O alimentador coletivo uma espcie de cocho colocado em cada apirio, disponibilizando o alimento a todos os enxame de uma nica vez. Esse modelo necessita de pouco manejo e muito prtico, sendo recomendado para apicultores que possuem grande quantidade de colmeias. Porm, apesar de mais prtico, o alimentador coletivo apresenta as seguintes desvantagens:

Fornece alimento para enxames naturais, de apirios vizinhos, pssaros, formigas, pequenos mamferos, etc. Incentiva o saque. Pode ser uma fonte de transmisso de doenas. Desfavorece os enxames fracos, j que as colnias fortes coletam mais alimento do que as fracas.

Os alimentadores coletivos devem ser instalados a cerca de 50 metros do apirio e a uma altura aproximada de 50 cm do cho. Para proteger o alimento de formigas, o apicultor poder colocar uma proteo em cada p do suporte. Para evitar o afogamento das abelhas, esses alimentadores devem conter flutuadores, que podem ser pedaos de folhas de isopor, madeiras leves ou telas plsticas. Os alimentadores individuais podem ser encontrados venda nas lojas especializadas, em diversos modelos, de modo a fornecer alimento interna ou externamente, como pode ser visto a seguir. Os mais recomendados so os alimentadores internos, pois reduzem o saque.

Alimentador de Boardman Usado na entrada da colmeia, destina-se apenas para alimentos lquidos. Consiste em um vidro emborcado sobre um suporte de madeira, que parcialmente introduzido no alvado da colmeia. Prtico, deixa o alimento exposto externamente, no havendo necessidade de abrir a colmeia para o abastecimento, contudo, pode incentivar o saque (Fig. 33).

Figura 33. Alimentador de Boardman.

Alimentador de Cobertura ou Bandeja Consiste em uma bandeja colocada logo abaixo da tampa, com abertura central, permitindo o acesso das abelhas ao alimento. No mercado, pode ser encontrado todo em madeira ou revestido com chapa de alumnio. Fornece alimento lquido, slido ou pastoso, entretanto, quando o alimentador no revestido de alumnio, para fornecer alimentos lquidos, necessrio que se faa um banho com cera nas emendas para evitar vazamentos. Uma desvantagem do alimentador de cobertura a quantidade de abelhas que morrem afogadas no alimento. Os modelos que contm ranhuras na madeira prxima abertura devem ser preferidos, pois essas ranhuras facilitam o retorno das abelhas para a colmeia, evitando que muitas morram afogadas (Fig. 34).

Figura 34. Alimentador de cobertura.

Alimentador Doolitle ou de Cocho Interno Com as mesmas dimenses de um quadro de ninho ou melgueira, usado dentro da colmeia em substituio a um dos quadros (Fig. 35). Para evitar que as abelhas morram afogadas no alimento lquido, o alimentador deve ter as laterais da superfcie interior rugosas, de forma a criar uma superfcie de apoio para as abelhas.

Figura 35. Alimentador Doolitle.

Precaues Para que a alimentao seja eficiente e atinja seu objetivo, necessrio que o apicultor siga as seguintes recomendaes: Quando usar alimentador individual, fornecer o alimento ao final da tarde para evitar o saque. Pelo mesmo motivo, evitar derramar alimento prximo ao apirio. Quando usar alimentador coletivo, fornecer o alimento durante o dia, de modo que as abelhas tenham tempo suficiente para a coleta. Para evitar ou diminuir o desperdio, ao usar o alimentador coletivo, fornecer uma quantidade de alimento que possa ser consumida no mesmo dia. Alimento fermentado mata as abelhas. Por isso necessrio que o produtor tenha muito cuidado para no fornecer alimento fermentado ou no deixar que o alimento fermente nas colmeias.

Seguindo essas recomendaes, o apicultor estar reduzindo o abandono em seu apirio e aumentando sua produo em at quatro vezes. Entretanto, a alimentao no pode ser usada como nica forma de manejo para evitar o enfraquecimento e abandono dos enxames. preciso, tambm, que o produtor fique atento para a falta de gua, sombreamento, idade e qualidade das rainhas, ataque de inimigos naturais, mortandade das abelhas, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen