Sie sind auf Seite 1von 3

HISTRIA

A BAIXA IDADE MDIA


1. CARACTERSTICAS

As caractersticas do feudalismo no foram acentuadas durante toda a Idade Mdia. Aos poucos, elas perderam sua fora e deram lugar a novas caractersticas. Preparava-se o incio de um novo tipo de sociedade, diferente da feudal. Cresceram os conflitos entre a Igreja e o poder temporal. Surgiram as Cruzadas. Renasceram as cidades e o comrcio. O poder poltico foi, gradualmente, sendo centralizado na pessoa dos reis, constituindo-se as monarquias nacionais. No sculo XIV, fome, pestes, guerras e rebelies de servos abalaram ainda mais as j combalidas instituies feudais. Toda essa transformao na sociedade feudal era a preparao para uma revoluo na economia, na poltica e nos costumes, que viria a ser chamada de Revoluo Comercial (sculos XV, XVI e XVII). O crescimento populacional est relacionado a dois fatores bsicos: o fim das invases brbaras, que diminuiu os conflitos e conseqentemente as mortes em combate, aumentando a expectativa de vida do homem europeu; por outro lado, ocorreu um aumento na quantidade de terras cultivveis, melhorando as condies de alimentao da populao. Uma conseqncia imediata do crescimento populacional do incio da Baixa Idade Mdia foi a falta de terras para serem transformadas em benefcios (feudos), o que afetava os filhos da nobreza, que se viam na iminncia de se tornarem senhores sem feudos.
2. CRUZADAS

neo, sua passagem, a dominao muulmana naquele mar foi sendo liquidada. Uma outra conseqncia de grande importncia foi a mudana nos hbitos de consumo da populao europia. Em cada uma das Cruzadas, participaram milhares de pessoas, que tomaram contato com o estilo de vida oriental. O movimento das Cruzadas representou um formidvel estmulo ao comrcio na regio sul da Europa. Enquanto o cruzadismo e o comrcio desenvolviam-se no Mediterrneo, crescia tambm a atividade comercial na regio norte do continente. A partir dessas duas regies, as trocas comearam a realizar-se numa escala cada vez maior, nas diversas partes do territrio europeu.
3. O RENASCIMENTO COMERCIAL

O cruzadismo no Oriente Prximo desenvolveu-se entre os anos de 1095 e 1270. Nesse perodo, houve oito cruzadas apoiadas por inmeros reis, imperadores e papas. Com a Primeira Cruzada (10951099), a cristandade europia conseguiu apoderar-se de Jerusalm e estabelecer, na regio, um reino feudal. Mas, no sculo XII, os turcos voltaram a apoderar-se da cidade santa. Para combat-los, organizaram-se novas expedies, que fracassaram no seu objetivo. No entanto, mesmo no atingindo o seu objetivo bsico, as Cruzadas trouxeram uma srie de importantes mudanas para a sociedade europia. Uma primeira e fundamental conseqncia do movimento cruzadista foi a reabertura do Mediterrneo navegao crist ou, como dizem alguns historiadores, a quebra do anel de ferro muulmano em torno do sul da Europa. Com efeito, medida que a maior parte das expedies cruzadistas procuraram atingir o Oriente Mdio, navegando pelo MediterrEditora Exato 19

O movimento cruzadstico em muito contribuiu para o desenvolvimento comercial. O trfego martimo tornou-se mais intenso e seguro. Construram-se faris e estaleiros. Os caminhos terrestres e os portos martimos e fluviais foram melhorados. Os produtos do Oriente - jias, perfumes, especiarias, sedas, louas, peles, couros, cereais - chegaram aos portos das cidades italianas, francesas e alems. As trocas comerciais passaram a ser feitas por meio de moedas; surgiram novas cidades e as j existentes se desenvolveram. O comrcio se desenvolveu principalmente por rotas fluviais e martimas, devido s pssimas condies das estradas medievais. Os mares Mediterrneo, do Norte e Bltico, formaram os eixos econmicos da Europa. O Mediterrneo voltou a ser a via principal das atividades italianas. Veneza, Gnova e Pisa redistribuam pela Europa os produtos vindos do Oriente. Veneza importava do Egito e da Sria especiarias (canela, cravo, pimenta) e tecidos. Exportava madeiras e armas. A grande rival de Veneza foi Gnova, revendendo produtos orientais, particularmente tecidos. Aps o sculo XII, exportava para o Oriente tecidos de l confeccionados em Flandres e em Florena. As feiras tinham importncia no apenas pelo comrcio. Os ltimos dias eram consagrados s transaes financeiras. At o sculo XII, a moeda praticamente desaparecera. Com o Renascimento Comercial, ela fez seu reaparecimento. Surgiu o esterlino, pea de prata inglesa. Em ouro, eram cunhados o escudo francs, o ducado, de Veneza e o florim, de Florena. No centro da feira, os banqueiros, chamados na poca de cambistas, pesavam, avaliavam e trocavam as mais variadas espcies de

moedas. Faziam-se emprstimos, liquidavam-se velhas dvidas, movimentavam-se letras de cmbio. A terra deixava de ser a nica riqueza na Europa ocidental. Essa verdadeira revoluo econmica enfraquecia a nobreza, ligada terra, e fortalecia a burguesia, ligada ao dinheiro.
Feiras Medievais: locais de grandes negcios Mar do Norte Lbeck Hamburgo Prssia Rssia Escandinvia

5. O RENASCIMENTO URBANO

Inglaterra
Oceano Atlntico Londres

Gand Bruges

Flandres Champagne Veneza Gnova Roma Npoles Constantinopla

Frana
Santiago de Compostela Lisboa Sevilha

Paris

La Rochelle Mar Negro

Com o renascimento comercial, a vida nas cidades foi crescendo e houve uma forte acelerao na urbanizao. Cidades que praticamente haviam desaparecido durante a Alta Idade Mdia revigoraram-se. O encontro de rotas comerciais e as feiras tambm deram origem a novas cidades. As condies de higiene dessas cidades eram precrias. As construes eram pequenas; devido ao alto preo dos terrenos e da madeira, praticamente amontoadas umas sobre as outras. As ruas, destitudas de calamento, eram estreitas e tortuosas. Inexistia sistema de esgoto.
ESTUDO DIRIGIDO

a op ur E

sia

Fez

frica
Rota do Mediterrneo Rota de Champagne

Tnis

Palermo

Indique os motivos que levaram ao movimento cruzadista.

Mediterrneo Alexandria

Rota Mediterrneo-Atlntico Norte

Histria das Cavernas ao Terceiro Milnio Myrian Becho e Patrcia Ramos Braick

O que eram as corporaes de ofcio?

4. AS ASSOCIAES DE ARTESOS E COMERCIANTES

As corporaes de ofcio aglutinavam todos os que se dedicavam a um mesmo tipo de trabalho. Assim, quase todas as cidades possuam diversas corporaes, como, por exemplo, a dos sapateiros, a dos teceles, a dos curtidores etc. Aprendizes, jornaleiros e mestres faziam parte da mesma associao, lutando pelos mesmos interesses. A distncia entre trabalhadores e proprietrios era pequena. O aprendiz, com o tempo, viria a ser mestre e teria sua prpria oficina. O jornaleiro vivia com o mestre, comia da mesma comida, era educado nas mesmas idias. As corporaes tinham por objetivo regulamentar a profisso, evitando excesso de pessoas no mesmo ofcio, controlar a qualidade e o preo do produto, dificultando a concorrncia, dirigir o aprendizado da profisso e amparar os artesos necessitados. As guildas eram associaes organizadas pelos mercadores das cidades, com o fim de defender os seus interesses mercantis. No incio, essas associaes abrangiam todos os que viviam do comrcio. As hansas eram sociedades mercantis poderosas, organizadas com o objetivo de ampliar o sistema de comrcio e proteger os interesses dos seus associados.

De que forma o desenvolvimento das atividades comerciais contribuiu para desestruturar o sistema feudal?

EXERCCIOS

O aparecimento da Burguesia, no fim da Idade Mdia, est intimamente ligado atividade: a) agrcola b) industrial c) manufatureira d) comercial As Cruzadas representaram para a sociedade feudal: a) uma aventura militar que levou a cristandade a perder importantes territrios e a conhecer a peste negra. b) uma sada para o excedente populacional e a satisfao da necessidade espiritual na peregrinao a Jerusalm. c) um movimento nobilirquico que, ao reforar o feudalismo, atrasou a centralizao poltica em dois sculos.

Editora Exato

20

d) um reforo importante no prestgio da Ordem Dominicana, que as idealizou, organizou, financiou e, teoricamente, comandou. 3 Entre os sculos XII e XV, ocorreu na Europa Ocidental, a transio do Feudalismo para o Capitalismo. Assinale a alternativa que no faz parte deste contexto histrico: a) Renascimento comercial e urbano; b) O final das cruzadas; c) O desenvolvimento do comrcio dinmico envolvendo o Mar-Mediterrneo; d) O surgimento do operariado como grupo social urbano. Podemos considerar como fatos caractersticos da Idade Moderna, EXCETO: a) O desenvolvimento do comrcio ligado s grandes navegaes, a descoberta de novos continentes e a formao do sistema colonial; b) O aparecimento do trabalho assalariado e ascenso da burguesia, classe heterognea composta por comerciantes financistas e industriais; c) Descentralizao do poder poltico. Devido a aliana entre a burguesia e a nobreza o poder real foi se enfraquecendo e levando os ricos comerciantes a intervirem nas decises do Estado; d) A transio dos valores dominantes da Idade Mdia para a mentalidade burguesa que se desenvolveu na Idade Mdia manifestada pelo Renascimento.
GABARITO

3 4

D C

Estudo Dirigido 1 O aumento populacional; explorao dos servos; a necessidade de terras para comportar a crescente populao. Tinham por objetivo regulamentar a profisso, evitando o excesso de pessoas no mesmo ofcio, controlar a qualidade e o preo do produto, dificultando a concorrncia, dirigir o aprendizado da profisso e amparar os artesos necessitados.

Na medida em que foram surgindo novas tcnicas de produo, que proporcionavam melhores condies de vida e alimentao, as pessoas foram se deslocando para as cidades e passaram a desenvolver o artesanato. Exerccios 1 2 D B
21

Editora Exato

Das könnte Ihnen auch gefallen