Sie sind auf Seite 1von 21

Concreto Concreto basicamente o resultado da mistura de cimento, gua, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela

a gua, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monoltico. A proporo entre todos os materiais que fazem parte do concreto tambm conhecida por dosagem ou trao, sendo que podemos obter concretos com caractersticas especiais, ao acrescentarmos mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adies. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratrio (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessrios elaborao do trao (massa especfica, granulometria, etc.).

Outro ponto de destaque no preparo do concreto o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da gua utilizada, pois ela a responsvel por ativar a reao qumica que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reao no ocorrer por completo e se for superior a ideal, a resistncia diminuir em funo dos poros que ocorrero quando este excesso evaporar. A relao entre o peso da gua e do cimento utilizados na dosagem, chamada de fator gua/cimento (a/c). O concreto deve ter uma boa distribuio granulomtrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influncia na permeabilidade e na resistncia das estruturas de concreto. Concreto Convencional Podemos dizer que o Concreto Convencional aquele sem qualquer caracterstica especial e que utilizado no dia a dia da construo civil.

Seu Slump Test (valor numrico que caracteriza a consistncia do concreto) varia em torno de 40 mm a 70 mm, podendo ser aplicado na execuo de quase todos os tipos de estruturas, com os devidos cuidados quanto ao seu adensamento. Na obra, o caminho pode descarregar diretamente nas formas, ou pode ser transportado por meio de carrinhos de mo, gericas, gruas ou elevadores, no podendo ser bombeado.

Mesmo sendo um concreto simples, requer como qualquer outro um estudo prvio de seus componentes para a determinao do trao mais econmico, obedecendo s normas da ABNT, para sua elaborao, execuo e controle tecnolgico da estrutura.

Concreto Dosado em Central Seja pela necessidade crescente de se construir com qualidade, economia e rapidez; pelo desafio de se obter grandes resistncias ou para atender s determinaes das normas brasileiras, a tecnologia do concreto no para de evoluir. As exigncias do mercado fizeram da simples tarefa de se misturar cimento, gua e agregados, um trabalho para profissionais. Respondendo a estes desafios est o concreto dosado em central (CDC), que o concreto fornecido pelas empresas prestadoras de servios de concretagem (concreteiras), atravs dos caminhes betoneira.

Fruto de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, o CDC atende todas as solicitaes das normas brasileiras (ABNT), chamando para si, a responsabilidade sobre o controle dos materiais; a dosagem; a mistura; o transporte e a resistncia do concreto.

Concreto Virado na Obra Concreto Virado na Obra uma forma popular de dizer que o concreto esta sendo dosado e misturado, no canteiro da prpria obra onde ser aplicado. Baldes, latas ou caixotes de madeira com dimenses conhecidas, so utilizados para fazer a dosagem dos componentes do concreto volumtricamente. Para a mistura e homogeneizao do concreto so utilizadas ps, enxadas, ou pequenas betoneiras eltricas.

Hoje, com toda a tecnologia desenvolvida para o concreto, contando com aditivos para diversas finalidades, controle tecnolgico do concreto (amostras, ensaios, etc.), os mais diversos equipamentos para bombeamento, centrais dosadoras mveis (equipamentos dotados de balanas e que podem ser instalados nos canteiros mais distantes), virar o concreto na obra passou a ser uma atividade que deve ser analisada com muito critrio. Outros fatores que podem pesar na deciso que virar na obra afeta na limpeza, na organizao e no espao disponvel no canteiro, ocupa mais mo de obra, gasta mais gua e energia eltrica, alm das perdas de material devido a intempries, falta de preciso na dosagem, etc. Outra medida que deve ser tomada para virar na obra e no se perder nos custos checar o volume recebido de todos os caminhes que chegam com areia e pedra, armazenar o cimento protegido de qualquer tipo de umidade (local coberto e afastado do piso), alm de ensaiar estes materiais em laboratrio para conseguir um trao mais econmico. Concreto Pr-Moldado Uma estrutura feita em concreto pr-moldado aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, so moldados e adquirem certo

grau de resistncia, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peas tambm conhecido pelo nome de estrutura prfabricada.

Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no prprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno. A deciso de produzi-las na prpria obra depende sempre de caractersticas especficas de cada projeto.

de fundamental importncia, portanto, um estudo criterioso dos custos que envolvem transportes, dimenses das peas, aquisio de formas, tempo de execuo, espao no canteiro, equipamentos disponveis, controle tecnolgico, acabamento e qualidade.

Em engenharia no existem solues prontas para vencer a batalha entre custos e benefcios. Somente um bom planejamento, baseado nas necessidades especficas de cada obra, na sua localizao e nos recursos disponveis para sua execuo que podem definir a melhor alternativa.

Concreto Protendido

A resistncia trao do concreto est situada na ordem de 10% de sua resistncia compresso, sendo geralmente desprezada nos clculos estruturais. Encontrar meios de fazer o concreto ganhar fora neste quesito uma das eternas batalhas da engenharia, que tem como uma de suas grandes armas, a protenso do concreto.

Ela pode ser definida como sendo o artifcio de introduzir na estrutura, um estado prvio de tenses, atravs de uma compresso prvia na pea concretada (protenso). Pode-se fazer uma experincia desta tcnica, com algumas peas de domin (capas de CD, livros,...) dispostos lado a lado. Se apertarmos este conjunto entre as palmas das mos, comprimindo corretamente, poderemos erguer vrias peas de uma s vez. A protenso do concreto obtida com a utilizao de cabos de ao de alta resistncia, que so tracionados e fixados no prprio concreto. Os cabos de protenso tm resistncia em mdia quatro vezes maior do que os aos utilizados no concreto armado. Dentro das vantagens que esta tcnica pode oferecer, temos a reduo na incidncia de fissuras, diminuio na dimenso das peas devido maior resistncia dos materiais empregados, possibilidade de vencer vos maiores do que o concreto armado convencional.

Concreto Armado

Chamamos de concreto armado estrutura de concreto que possui em seu interior, armaes feitas com barras de ao.

Estas armaes so necessrias para atender deficincia do concreto em resistir a esforos de trao (seu forte a resistncia compresso) e so indispensveis na execuo de peas como vigas e lajes, por exemplo. Outra caracterstica deste conjunto o de apresentar grande durabilidade. A pasta de cimento envolve as barras de ao de maneira semelhante aos agregados, formando sobre elas uma camada de proteo que impede a oxidao. As armaduras alm de garantirem as resistncias trao e flexo, podem tambm aumentar a capacidade de carga compresso.

O projeto das estruturas de concreto armado feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos tambm como calculistas. So eles quem determinam a resistncia do concreto, a bitola do ao, o espaamento entre as barras e a dimenso das peas que faro parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc). Um bom projeto deve considerar todas as variveis possveis e no s os preos unitrios do ao e do concreto. Ao se utilizar uma resistncia maior no concreto, por exemplo, pode-se reduzir o tamanho das peas, diminuindo o volume final de concreto, o tamanho das formas, o tempo de desforma, a quantidade de mo de obra, a velocidade da obra, entre outros. Concreto Projetado

Concreto que lanado por equipamentos especiais e em alta velocidade sobre uma superfcie, proporcionando a compactao e a aderncia do mesmo a esta superfcie. So utilizados para revestimentos de tneis, paredes, pilares, conteno de encostas, etc.

Este Concreto pode ser projetado por via seca ou via mida, alterando desta forma especificao do equipamento de aplicao e do trao que ser utilizado.

Concreto Rolado utilizado em pavimentaes urbanas, como sub-base de pavimentos e barragens de grande porte.

Seu acabamento no to bom quanto aos concretos utilizados em pisos Industriais ou na Pavimentao de pistas de aeroportos e rodovias, por isso ele mais utilizado como sub-base. Seu baixo consumo de cimento e sua baixa trabalhabilidade, permitem a compactao atravs de rolos compressores.

Concreto Resfriado Concreto gelado, ou melhor, resfriado aquele que tem a temperatura de lanamento reduzida, atravs da adio de gelo mistura, em substituio total ou parcial da gua da dosagem. Para se fazer este tipo de concreto, o gelo deve ser modo e ficar disposio da central dosadora em caminhes frigorficos. Ele s deve ser colocado no caminho betoneira, momentos antes da carga.

Em obras de grande porte so necessrias logsticas especiais que podem incluir at a montagem de uma estrutura para produzir seu prprio gelo. Sua adio tem como objetivo principal, a reduo das tenses trmicas, atravs da diminuio do calor de hidratao nas primeiras horas. Este procedimento, alm de evitar fissuras, mantm por mais tempo a trabalhabilidade e gera uma melhor evoluo da resistncia compresso.

A temperatura inicial de lanamento definida pelos tcnicos e deve ser controlada durante toda a concretagem. O concreto resfriado mais utilizado em estruturas de grandes dimenses, ou seja, barragens, alguns tipos de fundaes, bases para mquinas e blocos com alto consumo de cimento.

Concreto Colorido O concreto colorido obtido atravs da adio de pigmentos mistura, que feita diretamente no caminho betoneira, logo aps a dosagem dos outros materiais. Alm de ser aplicado para dar um melhor efeito arquitetnico, ele j foi utilizado em grandes obras para associar uma cor a uma pea que est sendo concretada (Pilar vermelho, bloco verde, etc.), eliminando o risco da aplicao do concreto fora do local determinado.

Suas cores so durveis, mas para se ter um bom acabamento, preciso ter cuidados com a vibrao do concreto, com a qualidade das formas e no momento da retirada das mesmas.

So aplicados tambm em pisos e podem ser associados a texturas, dando um efeito muito bom.

Concreto Auto Adensvel ou Fludo Indicados para concretagem de peas densamente armadas, estruturas prmoldadas, frmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painis arquitetnicos, lajes, vigas, etc. Este concreto, com grande variedade de aplicaes obtido pela ao de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistncia e durabilidade.

Sua caracterstica de fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaos sob o efeito de seu prprio peso, sem o uso de equipamento de vibrao. Para lajes e caladas, por exemplo, ele se auto nivela, eliminando a utilizao de vibradores e diminuindo o nmero de funcionrios envolvidos na concretagem.

Concreto Leve Os concretos leves so reconhecidos pelo seu reduzido peso especfico e elevada capacidade de isolamento trmico e acstico.

Enquanto os concretos normais tm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m, os leves chegam a atingir densidades prximas a 500 kg/m. Cabe lembrar que a diminuio da densidade afeta diretamente a resistncia do concreto. Os concretos leves mais utilizados so os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida.

Sua aplicao est voltada para procurar atender exigncias especficas de algumas obras e tambm para enchimento de lajes, fabricao de blocos, regularizao de superfcies, envelopamento de tubulaes, entre outras.

Concreto Pesado O concreto pesado obtido atravs da utilizao de agregados com maior massa especfica aparente em sua composio, como por exemplo, a hematita, a magnetita e a barita. Sua dosagem deve proporcionar que a massa especfica do concreto atinja valores superiores a 2800 kg/m, oferecendo mistura boas caractersticas mecnicas, de durabilidade e capacidade de proteo contra radiaes. Este concreto tem sua aplicao mais freqente na construo de cmaras de raiosX ou gama, paredes de reatores atmicos, contrapesos, bases e lastros.

Concreto Submerso Concreto submerso a denominao dada ao concreto que aplicado na presena de gua, como alguns tubules, barragens, estruturas submersas no mar ou em

10

gua doce, estruturas de conteno ou em meio lama bentontica, como o caso das paredes diafragma.

Suas caractersticas principais so de dar uma maior coeso aos gros, no permitindo a disperso do concreto ao entrar em contato com a gua e oferecer uma maior resistncia qumica ao concreto. Sua dosagem feita com aditivos especiais e dependendo da agressividade do meio onde ser inserido, pode necessitar de cimentos especiais e outros tipos de adies em sua composio. Este concreto propicia maior visibilidade e segurana aos mergulhadores, facilidade de execuo e uma diminuio na contaminao da gua, reduzindo o impacto ambiental.

Concreto Celular O concreto celular faz parte de um grupo denominado de concretos leves, com a diferena de que ao invs de utilizar agregados de reduzida massa especfica em sua composio, ele obtido atravs da adio de um tipo especial de espuma ao concreto. Sua utilizao bastante difundida pelo mundo, sendo aplicado em paredes, divisrias, nivelamento de pisos e at em peas estruturais e painis prfabricados. No Brasil existem interessantes projetos para sua utilizao em casas populares, como o caso do projeto batizado de casa 1.0, patrocinado pela ABCP (Associao Brasileira de Cimento Portland).

11

Concreto Ciclpico O concreto ciclpico ou fundo de pedra argamassada, como conhecido em algumas aplicaes, nada mais do que a incorporao de pedras denominadas pedras de mo ou mataco ao concreto pronto. Estas pedras no fazem parte da dosagem do concreto e por diversos motivos, no devem ser colocadas dentro do caminho betoneira, mas diretamente no local onde o concreto foi aplicado. A pedra de mo um material de granulometria varivel, com comprimentos entre 10 e 40 cm e peso mdio superior a 5 kg por exemplar.

Elas devem ser originrias de rochas que tenham o mesmo padro de qualidade das britas utilizadas na confeco do concreto, devem ser limpas e isentas de incrustaes nocivas aplicao. O controle tecnolgico do concreto o mesmo para os concretos convencionais e as propores entre concreto e pedras de mo, devem obedecer s determinaes do Engenheiro responsvel pela obra ou do rgo contratante. Sua aplicao justificada em peas de grandes dimenses e com maquinrio especfico, pois em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento, transporte interno, aplicao e controle das dosagens.

12

Concreto de Alta Resistncia Inicial O concreto de alta resistncia inicial, como o nome j diz aquele que tem a caracterstica de atingir grande resistncia, com pouca idade, podendo dar mais velocidade obra ou ser utilizado para atender situaes emergenciais.

Sua aplicao pode ser necessria em indstrias de pr-moldados, em estruturas convencionais ou protendidas, na fabricao de tubos e artefatos de concreto, entre outras. O aumento na velocidade das obras que este concreto pode gerar traz consigo a reduo dos custos com funcionrios, com alugueis de formas, equipamentos e diversos outros ganhos de produtividade. A alta resistncia inicial fruto de uma dosagem racional do concreto, feita com base nas caractersticas especficas de cada obra. Portanto, a obra deve fornecer o maior nmero de informaes possveis para a elaborao do trao, que pode exigir aditivos especiais, tipos especficos de cimento e adies.

Concreto com Adio de Fibras

13

Entre as adies utilizadas para melhorar certas caractersticas do concreto, as fibras tem tido papel de destaque nos ltimos anos, sendo objeto de muito estudo e desenvolvimento.

As fibras naturais ou sintticas so empregadas principalmente para minimizar o aparecimento das fissuras originadas pela retrao plstica do concreto. Esta retrao pode ter diversas causas, entre elas destacamos a temperatura ambiente, o vento e o calor de hidratao do cimento. Sua aplicao depende das necessidades de cada obra, mas so utilizados normalmente em pavimentos rgidos, pisos industriais, projetados, reas de piscina, pr-moldados, argamassas, tanques e reservatrios, entre outros. As fibras de ao, alm de propiciarem a diminuio das fissuras, tentam conquistar espao na substituio total ou parcial das telas e barras de ao em algumas aplicaes do concreto.

Concreto de Alto Desempenho O Concreto de Alto Desempenho (CAD) calculado para se obter elevada resistncia e durabilidade. Com a utilizao de adies e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade so reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto, mais resistentes ao ataque de agentes agressivos tais como cloretos, sulfatos, dixido de carbono e maresia. O CAD tem suas resistncias superiores a 40 MPa, o que de extrema importncia para estruturas que necessitem ser compostas por peas com menores dimenses.

14

Alm do aumento na vida til das obras, este concreto pode proporcionar: desfrmas mais rpidas, diminuio na quantidade e metragem das formas, maior rapidez na execuo da obra.

Concreto para Pavimento Rgido Em um pas de dimenses continentais, onde o transporte rodovirio a principal via para a movimentao de todas as espcies de cargas, investir na malha viria fundamental para quem quer seguir no caminho do progresso, sem correr o risco de acidentes. Os pavimentos rgidos de concreto h muito estudado e utilizados em outros pases, vm ganhando fora no Brasil, mesmo que de forma discreta e concentrada em grandes centros.

Existem vrias caractersticas que tem feito crescer a opo pelo pavimento rgido, entre elas destacamos: Resistncia, durabilidade, menor custo de manuteno, economia em iluminao pblica, menor risco de acidentes, menor temperatura superficial, entre outras. Alm da crescente aplicao nas estradas, sua utilizao fundamental na reforma ou construo de pistas de aeroportos, nos corredores de nibus e em grandes avenidas das cidades. A tecnologia do concreto oferece um amplo leque de opes, para atender aos requisitos bsicos de cada obra, como o caso do atual desenvolvimento do whitetopping. Neste processo que significa cobrindo de branco, as pistas de asfalto so cobertas com concreto, trazendo s mesmas os benefcios do pavimento rgido.

15

Embora o custo inicial do pavimento de concreto seja mais elevado, muitas das ruas e estradas que conhecemos j estavam a antes de nascermos e vo continuar quando partirmos. Para um ciclo de vida longo melhor fazer bem feito e utilizar o dinheiro de tampar buracos na ampliao e melhoria da malha viria

Concreto com Pega Programada Na linguagem de obra, dizer que o "concreto est dando pega", significa dizer que o concreto comeou a perder a plasticidade, tornando mais difcil a sua aplicao. Em outras palavras, o processo de pega a mudana de estado das misturas que contem cimento e gua (pastas, argamassas e concretos), de uma condio de maleabilidade, at deixarem de se deformar a ao de pequenos esforos. O tempo deste processo (reao qumica) pode ser constatado atravs de ensaios padronizados de cimento, com a utilizao do aparelho de Vicat. Incio de pega o intervalo de tempo existente entre a adio de gua ao cimento e o comeo da reao. Conforme este tempo de incio, o cimento tem as seguintes classificaes: Pega rpida: menor do que 30 minutos; Pega semi-rpida: entre 30 e 60 minutos; Pega normal; mais do que 60 minutos.

O tempo de fim de pega tambm contado partir da adio da gua ao cimento, levando em mdia de 5 a 10 horas para os cimentos normais. O concreto de pega programa , portanto, a mistura composta por cimento e aditivos apropriados, que atravs de dosagens experimentais, nos permitem conhecer e controlar o incio desta reao. Ele pode ser aplicado em concretagem a longas distncias, lanamentos com grandes intervalos de tempo, obras de grandes volumes, no sendo recomendado para pisos industriais, que merecem um estudo especial.

16

Concreto para Pisos Industriais O piso de uma indstria o local que merece uma ateno toda especial dentro do seu projeto e execuo.

Por ser um local de transito intenso e sujeito a ataques de agentes agressivos, solicita um trabalhado de qualidade em todas as etapas da obra (dosagem, aplicao, cura, juntas de dilatao,...). O concreto deve ter caractersticas de manter a consistncia durante a aplicao, ter baixa permeabilidade, elevada resistncia abraso, baixos nveis de fissurao e um tempo de pega conveniente. Tais caractersticas proporcionam uma menor exsudao, melhor acabamento e maior durabilidade para os pisos.

Argamassa

17

Argamassa uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e gua, mas conforme a influncia de caractersticas regionais, outros materiais tm sido utilizados na sua composio, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros. bom lembrar, neste caso, que a mistura de cimento e gua gera uma srie de reaes qumicas durante o processo de pega e endurecimento. Elementos existentes em materiais de origem duvidosa podem interferir nestas reaes, prejudicando a argamassa no momento da aplicao, do acabamento ou quanto a sua resistncia. As argamassas tm como principais aplicaes: Assentamento de tijolos, blocos, azulejos, cermicas, tacos, ladrilhos, etc; Revestimento de paredes, pisos e tetos; Impermeabilizao; Regularizao de superfcies (buracos, ondulaes, desnveis, etc);

A tecnologia das argamassas tem se desenvolvido bastante, colocando disposio do mercado o produto ideal para cada aplicao acima. No momento de construir sempre bom consultar as opes, verificar os custos e os benefcios de cada uma destas solues.

Microconcreto

18

A palavra micro concreto engloba, na prtica, uma srie de misturas de materiais que so classificadas com este nome. Entre elas temos o grout, alguns tipos de argamassas e o concreto elaborado com agregados grados de pequena dimenso (at 9,5 mm), tambm conhecido como concreto de pedrisco. Independentemente do nome, os processos de dosagem e aplicao destes materiais, devem obedecer aos mesmos padres de qualidade dos demais concretos.

Outra observao importante a de que quanto maior a dimenso dos agregados e mais variada a sua granulometria, mais econmico se torna o trao. Portanto, os micro concretos devem ser utilizados de preferncia para reparos, em peas de pouca espessura, ou densamente armadas.

Grout Grout uma argamassa composta por cimento, areia, quartzo, gua e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistncia mecnica. Ele se caracteriza por ser auto adensvel, permitindo preenchimento de vazios e juntas de alvenaria estrutural. sua aplicao no

Outros pontos fortes de sua utilizao esto na recuperao de estruturas, na fixao de equipamentos, no reparo de pisos, entre outros.

19

No mercado, podemos compr-lo em grandes volumes embalagens, para adicionar gua, misturar e aplicar.

ou

em

pequenas

Podem ser virados na obra, desde que se tenha o conhecimento e os materiais necessrios para este tipo de operao. Chegam a atingir resistncias superiores a 25 MPa em 24 horas e a passar dos 50 MPa aos 28 dias.

Concreto extrusado (maquininha) Concreto extrusado aquele que aplicado para a construo de guias e sarjetas.

Basicamente elas so construdas por um destes mtodos: 1- Com peas pr-moldadas, que so alinhadas e assentadas no local; 2- Apenas com as guias pr-moldadas e as sarjetas sendo concretadas na obra; 3- Atravs de uma mquina extrusora, que recebe o concreto diretamente do caminho betoneira e segue ao lado deste, enquanto molda o conjunto. O concreto utilizado na mquina extrusora deve ser elaborado com brita zero (pedrisco) e ter uma consistncia (slump) de aproximadamente 20 mm para atender s necessidades do equipamento.

20

O consumo de cimento deste concreto varia entre 200 e 300 kgs/m. O rendimento do equipamento depende do perfil da pea, mas chega a atingir vinte metros lineares de guia/sarjeta com um metro cbico de concreto. O concreto que passa pela mquina extrusora tambm conhecido como concreto extrusado, concreto farofa ou concreto maquininha.

21

Das könnte Ihnen auch gefallen