Sie sind auf Seite 1von 10

FACULDADE ESTACIO ATUAL

CURSO SISTEMAS DE INFORMAO

OBEDE LIMA BESSA, nomess

A IMPORTNCIA DO SISTEMA DE INFORMAES E A EMPRESA CONTEMPORNEA

BOA VISTA - RORAIMA 2012.2

OBEDE LIMA BESSA, NOMES

A IMPORTNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAES E A EMPRESA CONTEMPORNEA

Trabalho apresentado como parte obrigatria da Verificao Semestral da Disciplina Fundamentos de Economia, no 4 semestre do Curso Sistemas de Informao, turma 4SINB, da Faculdade Estcio Atual, sob a orientao da Professora Rozngela.

BOA VISTA RORAIMA 2012.2

SUMRIO

SUMRIO..................................................................................................................................3 INTRODUO..........................................................................................................................4 CONCEITOS..........................................................................................................................4 PRIMEIROS CONTATOS: INFORMTICA E EMPRESA................................................5 TECNOLOGIA DA INFORMAO E A NOVA ECONOMIA..........................................6 O MERCADO E AS PERSPECTIVAS DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO................................................................................................................7 6, CONCLUSO........................................................................................................................9 7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA......................................................................................10

INTRODUO

O advento dos microprocessadores disseminou a informtica a tal ponto que hoje impossvel viver sem estar em contato com a tecnologia. Com a globalizao, as atividades mais complexas s mais simples, os computadores tm se tornado cada vez essenciais e indispensveis na vida das empresas. Da a importncia desse trabalho, que tem o objetivo de despertar o interesse de empresas pela tecnologia, que tem sido uma grande aliada no desenvolvimento de uma determinada instituio. Mostrando conceitos, reao do mercado global e as perspectivas para o futuro. Ao se falar no Sistema de Informao dentro de uma empresa, preciso olhar, quais so os pontos importantes? Quais aquelas questes que merecem uma abordagem planejada, na busca de respostas implementares? E dentro do contexto iremos tentar responder a essas perguntas.

CONCEITOS

importante que se tenha uma definio considerada sobre tecnologia e informao ou Sistema de Informao, para que se tenha um melhor entendimento antes de falarmos em Tecnologia da Informao. Segundo o dicionrio Michaelis, tecnologia uma Cincia ou tratado acerca dos ofcios e das artes em geral. Aplicao dos conhecimentos cientficos produo em geral. J informaes so dados valorados com valor percentual provido de significado, possvel de ser analisado, comparado e interpretado. A informao a contextualizao do conhecimento que est nas pessoas. Ela a parte mais importante do processo. Sistema de Informao (SI) o termo usado para o conjunto dos conhecimentos que se aplicam na utilizao da informao envolvendo-a na estratgia da empresa para obter vantagens competitivas.

Tadeu Cruz diz que a Tecnologia da Informao todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informaes, tanto de forma sistmica como espordica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.1 Outra afirmao de Tadeu Cruz que a Tecnologia da Informao, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo, tem por finalidade generalizar o termo Tecnologia da Informao tanto para a tecnologia usada no processo produtivo quanto para a tecnologia que faz parte do produto, bem ou servio. Alguns especialistas, como Norberto A. Torres, principalmente da rea de produo, costumam diferenciar a tecnologia usada no processo produtivo, dando-lhe o nome de Tecnologia do Processo, usada no bem ou servio resultante desse processo, dando-lhe o nome de Tecnologia do Produto ou Servio. Segundo Laurindo o termo trata das relaes complexas entre sistemas de informao, o uso e inovao de hardware, sistema de automao, software, servios e usurios. As aplicaes da Tecnologia da Informao abrangem as atividades da sociedade, onde a interao do cidado com o meio passa a ser intensivamente mediada por computao e comunicao das informaes. TI pode contribuir para a soluo de problemas empresariais, gerando informao efetivamente oportuna ou conhecimento e tendo como objetivos o auxilio aos processos de tomada de deciso da empresa, determinar fatores diferentes de negcio e proporcionar lucratividade e competitividade (Rezende et. al, 2000).

PRIMEIROS CONTATOS: INFORMTICA E EMPRESA O inicio da utilizao da informtica nas empresas foi, durante muito tempo, tratada e operacionada com base em uma viso muito estreita, que situava apenas no pequeno mundo de um CPD.2 Eram tempos em que a informtica servia muito mais aos propsitos do prprio rgo gestor da tecnologia que aos objetivos da empresa. Sendo que do carter elitista que a informtica tinha, principalmente pelo distanciamento que os usurios mantinham daquele ambiente. Esse carter elitista, tambm, era quase justificvel primeiro porque a tecnologia era de altssimos custos, problemas para manter, difcil de usar e causava muita dor de cabaa aos usurios. Assim era natural que os usurios olhassem para aquelas maquinas e aos tcnicos com um misto de respeito e revolta, pois era um pessoal caro e especializado, que
1 2

Sistemas de Informaes Gerenciais, 2000, p.24 CPD (Centro de Processamento de Dados) como chamava, e alguns ainda chamam assim, o lugar onde trabalhavam analistas, programadores e, tambm, onde ficavam os computadores.

tanto podia resolver problemas operacionais do usurio, como tambm causar mais problemas. Nos ltimos trinta anos, o Sistema de Informao, com uma evoluo rpida, tem criado um conjunto de desafios gerncias. Para enfrentar tais desafios, as empresas passam a criar novos departamentos, ocorreu recrutamento em massa de novos tipos de staff3, em hardware e software foram feitos grandes investimentos e foram instalados sistemas de informao que afetaram profundamente como as empresas operam e competem. O impacto da TI no se restringe a grandes corporaes. Influencia, tambm, mdias e pequenas empresas e, em todas, torna-se um problema mais complexo que no passado. O livro Corporate Information Systems Management Text and Cases, nos dois primeiro captulos, define polticas a serem executadas e mostra detalhes de desafios especficos da sua excurso. O texto pode ajudar na integrao da TI e sua administrao s demais atividades da empresa e fornece uma viso global dos requisitos gerncias para a sua administrao.4

TECNOLOGIA DA INFORMAO E A NOVA ECONOMIA

A nova economia, chamada economia digital, de acordo com o professor do MIT, Paul Krugman, autor de Peddling Prosperity, no h nada mais na economia global do que o comrcio de bens, servios, capital, mo-de-obra e informao. isso a, diz ele. No h mais nenhum misticismo em torno da economia global. Estamos vivendo em um mundo quase to integrado, guardadas as devidas propores, quanto o mundo do sculo XIX. Assim como o mundo geopoltico bipolar se desintegrou, abrindo espao para um ambiente novo, dinmico, voltil e global, as barreiras econmicas tambm esto caindo. Esse fenmeno est relacionado ascenso da nova economia. Conforme afirma Peter Drucker, o conhecimento no conhece fronteiras. No existe conhecimento domstico nem conhecimento internacional. Com o conhecimento tornando-se o recurso-chave, existe apenas uma economia mundial, muito embora cada organizao individualmente opere em um cenrio nacional, regional ou local.

3 4

Do ingls, essa palavra significa: grupo ou corpo de assistentes, pessoal, corpo docente, quadro de funcionrios. Joo Pedro Albino e Maria Alexandra V. C. da Cunha. Administrao de Informtica O que Importante?. Disponvel em: < http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=40>. Acesso em: novembro/12.

As empresas esto revendo seus conceitos no que diz respeito ao acesso Tecnologia da Informao, nos ltimos anos. H dez anos, por exemplo, ter um sistema de gesto empresarial era sonhar muito alto para um pequeno negcio, com menos de cem funcionrios. Dessa forma, essa ferramenta era regalia de grandes corporaes, que j sentiam a necessidade de ter o software, mesmo que os produtos daquela poca no tivessem um dcimo das funcionalidades que temos hoje. A nova economia, a nova empresa e a nova tecnologia esto relacionadas as Tecnologias da Informao, os sistemas especialistas, a inteligncia artificial proliferam, os sistemas de informaes gerenciais e o processamento de dados, evoluem e se transformam em sistemas do conhecimento.

O MERCADO E AS PERSPECTIVAS DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO

Se existe duas palavras em voga no momento no mercado corporativo, elas so: competitividade e reduo de custos. No importa de que setor seja o empresrio indstria, comrcio ou servio. Elas ficam rodando seus pensamentos.5 A competitividade gerada pelo mercado exige estratgias e decises rpidas, fundamentadas em histricos, grficos e projees que somente a informtica pode agilizar em tempo hbil e com a segurana exigida. Assim, as possibilidades de uso da Tecnologia da Informao passam a ser inmeras e torna-se vital para o empresrio saber como us-las e aplic-las eficazmente. Isso dar ao usurio o controle efetivo da informao, alm de simplificar a operacionalidade de sua atividade, caso contrario todos perdem. Esses so princpios que permanecero vlidos indefinidamente. Para que isso acontea so necessrios alguns cuidados na hora de planejar e desenvolver sistema de qualquer tipo, em qualquer empresa. Acredito que uma das contribuies da Tecnologia da Informao ser nos processos de Gesto do Conhecimento nas empresas. Sendo que a Gesto do Conhecimento
5

Carlos Eduardo Kbi Nogueira. Integrao garante patrimnio de TI dos bancos. Disponvel em: < http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/358/integracao-garante-patrimonio-investido-em-ti-dos-bancos.aspx >. Acessado em: 06/11/12.

no uma tecnologia, mas uma filosofia de trabalho que deve estar ligada estratgia da empresa a partir de algum programa existente. O apoio da Tecnologia da Informao poder colaborar na coleta, armazenamento e distribuio do conhecimento. Acredito ainda que ser popularizada e consolidada a utilizao de sistemas que forneam uma memria construtiva para o gerenciamento eletrnico dos agentes do processo de projetos atravs da Internet e acredito tambm que ser prtica mais comum utilizao de e-procurements 6 e emarketplaces7.

E-marketplaces: sistema de compra atravs da um site na Internet, permitindo a cotao de vrios produtos e servios na Web pelas melhores condies e preos. 7 E-procurements: um marcado virtual criado a partir de um portal na Internet que funciona como ponto de encontro entre fornecedores e empresas de um segmento, que podem competir entre si e agregar valor aos negcios.

6,

CONCLUSO

Os Sistemas de Informaes ou Tecnologias de Informaes esto transformando os valores atuais, principalmente no mundo empresarial, tornando as empresas, cada vez mais, competitiva. Sendo essas Tecnologias utilizadas estrategicamente podem mudar profundamente os requisitos da competitividade empresarial. To importante, porm, quanto informatizar planejar essas informaes, estabelecendo usos diferenciados e especficos para os sistemas.

7.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA

CRUZ, Tadeu. Sistema de informaes gerenciais: tecnologia da informao e a empresa do sculo XXI 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. CRUZ, Tadeu. Sistemas, organizao & mtodo: estudo integrado das novas tecnologias de informao 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998. LAURINDO, F. J. B. Estudo sobre o impacto da estruturao da Tecnologia da Informao na organizao e administrao das empresas. Escola Politcnica da USP, So Paulo, 1995 (Dissertao de Mestrado). Revista Hardware. Ano I N 05, p.46. SCHEER, S.; MENDES JUNIOR, R.; GIANDON, A.C.; ZAMPARONI, R. Gerenciamento Eletrnico de Documentos: uma aplicao na indstria da construo civil, no 4. Seminrio Internacional de Gesto do Conhecimento/Gesto de Documentos. ANAIS. Curitiba, agosto, 2001. TAPSCOTT, Don. Economia digital; traduo Maria Claudia dos Santos Ribeiro Ratto, reviso tcnica Jacy Corra Leite. So Paulo: Makron Books, 1997. TORRES, Norberto A.. Planejamento de informtica na empresa - So Paulo: Atlas, 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen