Sie sind auf Seite 1von 17

JOO BATISTA N19 2JF LEANDRO DE JESUS N22 WEVERSON SANTOS N36

LUMINOTCNICA

ETEC JARAGU So Paulo 2011

Introduo

Apresentaremos inicialmente as principais grandezas fsicas utilizadas em luminotcnica. Em seguida so apresentados detalhadamente os tipos de lmpadas disponveis atualmente no mercado: lmpadas incandescentes (convencionais e Halgenas) e lmpadas de descarga (de baixa e de alta presso) e etc. Um objetivo adicional desta seo mostrar a complexidade relacionada comparao entre os diferentes tipos de lmpadas, a qual envolve diversas grandezas tais como eficcia luminosa, reproduo de cores, custo de investimento e custo operacional das lmpadas. Finalmente apresentam-se os principais aspectos relacionados a um projeto de iluminao, no qual so estabelecidos o tipo e o nmero de lmpadas e luminrias necessrias para obter uma iluminao adequada em funo da aplicao. discutido o principal mtodo utilizado em projetos de iluminao: o Mtodo dos Lumens

Conceitos e Grandezas Luz uma radiao eletromagntica capaz de produzir sensao visual. Em outras palavras, a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiao com comprimento de onda entre 380 e 780 nm (nanmetros), sendo uma parte do conhecido espectro de radiao eletromagntica. Ofuscamento Causa desconforto entre observadores e pode prejudicar a desempenho visual. Ele pode originar-se diretamente de lmpadas ou luminrias, ou indiretamente atravs de superfcies reflexivas. O ofuscamento depende da luminria, do tamanho da fonte de luz, do posicionamento dos mesmos em relao ao observador, do brilho do campo visual e do brilho da superfcie de fundo. Esforos especiais devem ser feitos no sentido de evitar ofuscamento reflexivo nas telas de computadores e terminais de vdeo. ngulo de radiao O ngulo de radiao um ngulo slido produzido por um refletor que direciona a luz. Ciclo Regenerativo do Halognio Como as lmpadas incandescentes, as lmpadas de halognio possuem um filamento que emite luz com a passagem da corrente eltrica. Partes do filamento, que so os tomos de tungstnio, evaporam durante o processo. Em lmpadas incandescentes convencionais, os tomos de tungstnio depositam-se na superfcie interna do bulbo, o que significa que o bulbo dever ser suficientemente grande para evitar o seu rpido escurecimento. J as lmpadas de halognio, so preenchidas com gases inertes e halognio que capturam os tomos de tungstnio e os transportam de volta para o filamento. Este fenmeno, chamado de ciclo do halognio, se repete durante todo o funcionamento da lmpada. Com isto, o tamanho da lmpada pode ser reduzido significativamente, e ainda, com luz mais brilhante e durabilidade maior.

Coeficiente de reflexo a relao entre o fluxo luminoso refletido e o fluxo luminoso incidente em uma superfcie. Eles variam de acordo com as caractersticas de refletncia dos materiais. Esses coeficientes so geralmente dados em tabelas, cujos valores sofrem influncias das cores e dos materiais utilizados.

Curva de Distribuio Luminosa a representao da Intensidade Luminosa em todos os ngulos em que ela direcionada num plano. Esta curva indica se a lmpada ou luminria tem uma distribuio de luz concentrada, difusa, simtrica, assimtrica etc. Eficincia da Luminria. Eficincia da luminria um importante critrio de economia de energia e decisivo para os clculos luminotcnicos. a relao entre o fluxo luminoso emitido por uma luminria, medido sob condies prticas especificadas, e a soma dos fluxos luminosos individuais das lmpadas operando fora das luminrias em condies tambm especficas. Eficincia do Recinto So valores apresentados em tabelas, onde esto relacionados valores de Coeficiente de Reflexo do teto, parede e piso, com a curva de distribuio luminosa da luminria utilizada e o ndice do recinto. Eficincia Energtica Eficincia energtica a relao entre o fluxo luminoso e a potncia consumida, portanto por um watt consumido. Uma lmpada incandescente standard clara produz de 10 a 15 lm/w, uma fluorescente compacta DULUX, de 50 a 80 lm/w, e uma vapor de sdio NAV, de 80 a 140 lm/w. Espectro de Radiao Visvel uma faixa de radiao eletromagntica, com comprimento de onda entre 380 a 780 nm (nanmetros), ou seja, da cor ultravioleta vermelha, passando pelo azul,

verde, amarelo e roxo. As cores azul, vermelho e verde, quando somadas em quantias iguais, definem o aspecto da luz branca. Espectros contnuos ou descontnuos resultam em fonte de luz com presena de comprimentos de ondas de cores distintas. Cada fonte de luz tem, portanto, um aspecto de radiao prprio que lhe confere caractersticas e qualidades especficas. Fator de Depreciao Todo o sistema de iluminao tem, aps sua instalao, uma depreciao no nvel de iluminncia ao longo do tempo. Esta decorrente da depreciao do fluxo luminoso da lmpada e do acmulo de poeira sobre lmpadas e luminrias. Para compensar parte desta depreciao, estabelece-se um fator de depreciao que utilizado no clculo dos nmeros de luminrias. Este fator evita que o nvel de iluminncia atinja valores abaixo do mnimo recomendado.

Fator de Utilizao o fator que indica a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e recinto. Fluxo Luminoso (lm) O fluxo luminoso a quantidade de luz emitida por uma fonte de luz medida em lmens, na tenso nominal de funcionamento. Iluminncia (E) Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfcie situada a uma certa distncia desta fonte. a relao entre intensidade luminosa e o quadrado da distncia (l/d2). Na prtica, a quantidade de luz dentro de um ambiente, que pode ser medida com o auxlio de um luxmetro. Para obter conforto visual, considerando a atividade que se realiza, so necessrios

certos nveis de iluminncia mdios. Os mesmos so recomendados por normas tcnicas (ABNT - NBR 5413). Intensidade Luminosa (I) Expressa em candelas (cd), a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz projetada em uma determinada direo. Uma candela a intensidade luminosa de uma fonte pontual que emite o fluxo luminoso de um lmen em um ngulo slido de um esferoradiano. Luminncia Medida em cd/m2, a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfcie existente. Potncia Consumida (P) a energia eltrica consumida por uma fonte luminosa medida em watts (W). Para fontes que funcionam com auxlio de equipamentos (transformadores e reatores), deve-se considerar a potncia consumida pelos mesmos, somada potncia das lmpadas. ndice de Reproduo de Cor Refere-se correspondncia entre a cor real de um objeto ou superfcie e sua aparncia diante de uma fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente ou o mais prximo possvel da luz natural. Lmpadas com IRC igual a 100 apresentam as cores com total fidelidade e preciso. Quanto mais baixo o ndice, mais deficiente a reproduo das cores. Os ndices variam conforme a natureza da luz e so indicados de acordo com o uso de cada ambiente. Temperatura de Cor Temperatura de Cor a grandeza que expressa aparncia de cor da luz, sendo sua unidade o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca a cor da luz.

A luz quente que tem aparncia de cor amarelada e a temperatura de cor baixa: (menor que 3000 K). A luz fria, ao contrrio, tem aparncia azul - violeta, com temperatura de cor elevada: (6000 K ou mais). A luz branca natural aquela emitida pelo sol em cu aberto ao meio dia, cuja temperatura de cor 5800 K. Vida Custo / Benefcio o nmero de horas atingido quando houve determinada depreciao do fluxo luminoso inicial do lote ensaiado, decorrente da depreciao do fluxo luminoso de cada lmpada e de suas respectivas queimas. Vida de uma Lmpada O conceito de vida de uma lmpada dado em horas, e definido por critrios prestabelecidos, considerando sempre um grande lote testado sob condies controladas e de acordo com as normas pertinentes. Vida Mdia. a medida aritmtica do tempo de durao de cada lmpada ensaiada. Vida Mediana o nmero de horas resultantes, onde 50% das lmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas.

Tipos de Lmpadas

1. Incandescentes: so as lmpadas mais usadas na iluminao residencial. Emitem luz a partir de um filamento incandescente. Tm uma eficincia luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W. Seu custo baixo, mas sua vida til tambm, cerca de 1.000 h. Em ambientes amplos, frequentados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois alm de desperdiar energia na iluminao, podem estar colaborando para elevar a carga trmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado. As lmpadas incandescentes podem ser adaptadas a um dimmer e tm uma tima reproduo das cores, sendo indicadas na exposio de produtos como alimentos e tecidos.

2. Fluorescentes: um gs ionizado emite radiao ultravioleta que, incidindo sobre uma camada fluorescente na superfcie dos tubos de vidro, transforma-se em luz visvel. Utilizadas comumente em empresas, exigem uma instalao especial com reatores. Tm vida til (cerca de 7.500 h) e custos maiores que as incandescentes. Todavia, sua eficincia luminosa cinco vezes maior que a das incandescentes: superam os 70 lmen / Watt. Tm uma cor fria, com reproduo de cores que deixa a desejar.

3. Halgenas: com 25% a 40% de reduo no consumo em relao s incandescentes, tambm permitem uma perfeita reproduo de cores. So compactas e, portanto adequadas montagem de vitrines e decorao em geral. Sua vida til de 2.000 h. Admitem o dimmer e exigem base especial.

4. Dicroicas: so um aperfeioamento das lmpadas Halgenas por terem um refletor capaz de concentrar o facho luminoso e ao mesmo tempo mandar para trs parte do calor emitido. Tm vida til de cerca de 3.000h. Embora o vidro na face anterior seja opcional nos produtos oferecidos no mercado, ele altamente recomendado no caso de a lmpada ser colocada em locais de permanncia de pessoas, caso contrrio pode causar queimaduras semelhantes s queimaduras solares alm de desbotar superfcies, como papis, carpete e tecidos. Possuem bocal especfico. Podem ser adaptadas a um dimmer.

5. Vapor de mercrio: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes). Seu ndice de reproduo , em mdia, de 40% e sua vida til em torno de 24.000 h. Emite cerca de 55 lmen / W. Utilizada tradicionalmente na iluminao pblica, emite luz branca. Exige base especial.

6. De sdio, baixa presso: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes), atingindo cerca de 130 lmen/W, a mais econmica que se conhece. Sua vida til de 14.000 a 24.000 h. Por ser robusta e relativamente barata, vem sendo largamente empregada na iluminao pblica. Exige base especial.

7. De sdio, alta presso: uma lmpada de reao (processo semelhante ao das fluorescentes). Possui a vantagem de uma melhor reproduo de cores, porm menor eficincia e vida til mais curta. Exigem base especial. 8. Mista: combina uma incandescente e um tubo de descarga com alta presso. Funciona em tenso de 220 V, sem reator. Emite cerca de 25 lmen/W. Possui vida til de cerca de 6.000h. uma alternativa para a substituio de incandescentes de alta potncia.

9. Fluorescentes compactas: So lmpadas fluorescentes com o tubo em "U", simples, duplo ou triplo (estes ltimos de maior potncia) ou ainda na forma circular, com o reator j incorporado rosca, com o mesmo formato da rosca das incandescentes comuns. Embora custe mais do que uma incandescente comum, dura cerca de dez vezes mais (10.000 h) e, para produzir o mesmo fluxo luminoso, consome somente 20% da incandescente. Devem ser preferidas lmpadas com reatores eletrnicos. No aceitam "dimmer".

10. Multivapores metlicos: tm grande fluxo luminoso e alta eficincia, produzindo muita luz para pouco calor. Atingem os 90 lmens / W. Sua vida til varia entre 8.500 e 15.000 h. Tm cores relativamente frias. Exigem base especial.

TIPOS DE LUMINRIAS

As luminrias so constitudas pelos aparelhos com as lmpadas, e tm funo de Proteger as lmpadas, orientar ou concentrar o facho luminoso, difundir a luz, Reduzir o ofuscamento e proporcionar um bom efeito decorativo. No caso de luminrias para edificaes, embora se utilize basicamente lmpadas Fluorescentes, a diversidade de tipos extensa e variada, variedade esta provocada, no s pelo nmero e potncia das lmpadas utilizadas e pelos modos de instalao e montagem, mas principalmente pela forma de controle de luz. Devido a esta diversidade, a classificao dos tipos de luminrias bastante problemtico, porm ser apresentado aqui a classificao feita pela CIE baseada na percentagem do fluxo luminoso total dirigido para cima ou para baixo de um plano horizontal de referncia. Para melhor compreender os diversos tipos de luminrias, importante observar a tabela abaixo: Classificao da luminria Fluxo luminoso em relao ao plano horizontal (%)
Para o teto Para o plano de trabalho

Direta Semi-direta Indireta Semi-indireta Difusa

0-10 10-40 90-100 60-90 40-60

90-100 60-90 0-10 10-40 60-40

CLCULO LUMINOTCNICO MTODO DOS LMENS

O Mtodo dos Lumens consiste em responder as trs questes bsicas: 1) Qual a energia luminosa () necessria para iluminar o ambiente? = E . S Fu . Fm = Fluxo luminoso total em lumens (lm). 2) Qual o nmero de fontes de luz necessrio para fornecer esta energia? N= 3) Qual o espaamento entre fontes de luz, para uma distribuio uniforme? ROTEIRO 1 passo:- Determinar a iluminncia (E) utilizando as tabelas abaixo: E=S TIPO DE AMBIENTE / ATIVIDADE - ruas pblicas e estacionamentos CLASSE - ambientes de pouca permanncia A - depsitos - trabalhos brutos e auditrios CLASSE - trabalhos normais: escritrios e B fbricas 1.000 1.500 2.000 - trabalhos especiais: gravao/inspeo 2.000 3.000 5.000 - trabalho contnuo e exato: eletrnica CLASSE 5.000 7.500 10.000 - trabalho com muita exatido C 10.000 15.000 - trabalho minucioso especial: cirurgia 20.000 Tabela 3.2 Iluminncia (em lux) para cada grupo de tarefas visuais (NBR 5413). Onde:- Classe A reas de uso contnuo e/ou execuo de tarefas simples. Classe B reas de trabalho em geral. Classe C reas com tarefas visuais minuciosas. ILUMINNCIA (lux) 20 30 50 50 75 100 100 150 200 200 300 500 500 750 1.000

CARACTERSTICAS DA TAREFA E DO OBSERVADOR Idade-Pi Velocidade e preciso-Pv

PESO -1 < que 40 anos S/ importncia > que 70%

0 De 40 a 55 anos Importante

+1 > que 55 anos Crtica

Refletncia do fundo de De 30 a 70% < que 30% tarefa-Pr Tabela 3.2.a Fatores determinantes da iluminncia adequada. Procedimento para determinar a iluminncia mais adequada: P = Pi + Pv + Pr - analisar cada caracterstica para determinar o seu peso (-1,0 ou +1); - somar os trs valores encontrados, algebricamente considerando o sinal; - quando P igual a -2 ou -3, utiliza-se a iluminncia mais baixa do grupo; - quando P igual a +2 ou +3, utiliza-se a iluminncia mais alta do grupo; - quando P igual a -1,0 ou +1, utiliza-se a iluminncia mdia do grupo; Cor Grau de reflexo Branco 70 a 80% Preto 3a7% Cinza 20 a 50% Amarelo 50 a 70% Tabela 3.2.b Refletncias. 2 passo:- Calcular o ndice do local (K): K = C x L (C + L) x A Onde:- K = fator de rea C = comprimento do local L = largura do local A = altura entre a luminria e o plano de trabalho 3 passo:- Escolher o tipo de lmpada e a luminria: 4 passo:- Determinar o fator de utilizao (Fu): Em funo do ndice do local (K), dos ndices de reflexes do teto, parede e piso, determina-se o fator de utilizao, na tabela da luminria escolhida. Tipo de material Madeira Concreto Tijolo Rocha Grau de reflexo 70 a 80% 3a7% 20 a 50% 50 a 70%

BRANCO CLARO TETO 80% 70% PAREDE 50% PISO 5 passo:- Fator de manuteno (Fm):

MDIO 50% 30% 30%

ESCURO 30% 10% 10%

AMBIENTE LIMPO MDIO SUJO Fator de manuteno 0,9 0,8 0,6 6 passo:- Calcular a quantidade de luminrias: N = E x S x F u x Fm = n x l Onde:- N = Nmero de fontes de luz (quantidade de luminrias). E = Nvel de iluminamento ou iluminncia desejada (em lmen/m = lux). S = rea do ambiente a iluminar em m. = Fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz em lmens (lm). n = Quantidade de lmpadas por luminria. Fu = Fator de utilizao. Fm = Fator de manuteno. l = Fluxo luminoso da lmpada (tabela 3.5.a).

Potncia Fluxo Tipo (W) Incandescente (127 60 V) Incandescente (127 100 V) Fluorescente TLT 20 Fluorescente TLD 32 Fluorescente 36 TLD/840 Fluorescente TLT 40 Fluorescente 58 TLD/840 Fluorescente TLT 65 Fluorescente TLT 110 Vapor de mercrio 80 Vapor de mercrio 125 Vapor de mercrio 250 Vapor de mercrio 400 Vapor metlico 256 Vapor metlico 390 Vapor metlico 400 Vapor metlico 985 Mista 165 Mista 260 Vapor de sdio 70 Vapor de sdio 150 Vapor de sdio 250 Vapor de sdio 400 Vapor de sdio 600 Tabela 3.5.a Fluxo luminoso. IRC Luminoso (lm) 864 100 1620 1100 2350 3350 2600 5200 4400 7600 3700 6200 12700 22000 19000 35000 35000 85000 3150 5500 6600 17500 33200 56500 90000 100 70 66 85 70 85 70 70 48 46 40 40 69 69 69 65 61 63 25 25 25 25 25

7 passo:- Espaamento das luminrias: Consiste em determinar o espaamento das luminrias para se obter uma distribuio uniforme da iluminao. Deve ser, via de regra, entre 1 e 1,5 vezes a altura entre a luminria e o plano de trabalho (A). 1 A X, Y 1,5 A

Tabela til: Potncia Fluxo Luminoso (W) (lumens) LMPADAS DE LUZ MISTA (220 V) 160 3.150 250 5.500 500 13.750 LMPADAS VAPOR DE MERCRIO 80 3.800 125 6.300 250 13.000 400 23.000 LMPADAS VAPOR DE SDIO 70 6.000 150 15.000 250 27.000 400 50.000 LMPADAS VAPOR METLICO 70 5.000 150 11.000 250 17.000 400 31.000 Eficincia (lumens / Watt) 19,6 22,0 27,5 47,5 50,4 52,0 57,5 87,5 100,0 108,0 125,0 71,4 73,3 68,0 77,5 Vida Mediana (horas) 10.000 10.000 10.000 12.000 12.000 12.000 12.000 24.000 24.000 24.000 24.000 10.000 10.000 10.000 10.000

Concluso

Ns conclumos que quando se deseja iluminar uma rea, para se obtiver um resultado eficiente, alguns aspectos como o conforto visual e a uniformidade devem ser levados em considerao. Isso necessrio porque um ambiente iluminado e agradvel melhora o desempenho das pessoas que nele trabalham. Por isso, a iluminao merece um estudo especial, uma vez que um ambiente, dependendo de suas dimenses e das atividades nele exercidas, precisa ter um mnimo de iluminao exigido pelas normas da ABNT. Neste trabalho, Aprendemos uma das maneiras de se determinar a quantidade de lmpadas e luminrias de acordo com as necessidades de um ambiente.

REFERNCIAS

Apostila de Instalaes eltricas Teoria, Eletricista de manuteno SENAI SP 2008. Hlio Creder, Instalaes Eltricas, Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1991. http://pt.scribd.com/doc/7086192/Manual-de-Luminotecnica-Osram (Acessado em 18/11/2011).

Das könnte Ihnen auch gefallen