Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

PLANEJAMENTO E PROJETOS EDUCACIONAIS

Aluno: Marta Alessandra Arruda Assis R.A: 0749985 Turma: Pedagogia/ 5 Semestre Disciplina: Prticas Pedaggicas Projetos Interdisciplinares Professora: Alessandra Carvalho

So Paulo 2012

A AUTOFORMAO, UMA PERSPECTIVA TRANSPESSOAL, TRANSDISCIPLINAR E TRANSCULTURAL.


Abrir portas para uma formao transdisciplinar de grande

responsabilidade, pois ela est diretamente ligada a dois desafios vitais: a perturbao dos equilbrios ecolgicos, devidos uma busca continua por lucros, e a crise antropolgica aberta pelo aumento da populao e pelas trocas transculturais. Esta viso de mundo caracterizada pelo materialismo, pela reduo do real apenas ao nvel de realidade material, pela diviso do conhecimento em disciplinas especializadas que mostram a realidade, pela reduo do ser humano ao indivduo racional, egocntrico ou econmico, pela diviso das culturas e pela ideologia nacionalista. A rea da educao se encontra assim confrontada com a

predominncia dessa ideologia cientificista que tem apoio das tecnologias ocidentais da informao. Para ampliar uma pista de trabalho nessa imensa questo, deveramos inverter completamente o eixo da ao educativa para desenvolver uma abordagem interior da educao: a autoformao que implica, por um lado, numa abordagem transdisciplinar, para considerar a pluralidade de nveis de realidade desses dois conceitos: autos (si) e formao. E, por outro lado, que a autoformao um processo antropolgico que implica numa abordagem transcultural.

I.

O TRAJETO ANTROPOLGICO DA AUTOFORMAO

A autoformao um componente da formao considerada como um processo tripolar, pilotado por trs polos principais: si (autoformao), os outros (heteroformao), as coisas (eco formao). O processo de formao conduzido pelo polo htero inclui a educao, as influncias hereditrias, esta heteroformao definida e hierarquizada de maneira heternima pelo meio ambiente cultural.

A formao conduzida pelo plo eco composta por influncias fsicas, climticas e das interaes fsico-corporais que do forma pessoa. A autoformao um processo paradoxal que se alimenta de suas dependncias. Ela constituda pela tomada de conscincia e de retroao sobre as influncias heteroformativas e eco formativas. Assim, a autoformao ultrapassa, integrando os, os limites da educao entendida transmisso aquisio de saberes e de comportamentos. Ela se declina ento em trs processos de retroao: retroao de si sobre si (subjetivao), retroao sobre o meio ambiente social (socializao) e retroao sobre o meio ambiente fsico (ecologizao).

II.

PLURALIDADE DOS NVEIS DE CONSCINCIA REFLEXIVA DA

AUTOS.

A reflexividade da autos mostra uma pluralidade de nveis de conscincia e de atualizao da originalidade pessoal. A autos pode ser definida como uma conscincia original emergindo e retroagindo sobre os processos que a fizeram nascer. A autos, ou si, no uma realidade substancial e localizvel, ela uma emergncia, uma originalidade em relao. O prefixo auto remete no apenas ao eu psicolgico, mas a uma pluralidade de nveis que podem ser enunciados conforme os diferentes regimes do trajeto antropolgico. A autoformao comea com as primeiras oposies do sujeito face aos determinantes herdados do meio ambiente e se atualiza como uma egoformao. A atualizao heroica e diferenciadora do sujeito se exprime pela afirmao do eu, pela autodireo da aprendizagem, ou ainda pela manifestao de um sujeito social que aprende. O ltimo regime do trajeto antropolgico identificado por Gilbert Durand o da fuso do sujeito e do objeto. Esse regime se caracteriza pela interiorizao funcional do meio ambiente numa conscincia participante que transgride todas as separaes do sujeito e do objeto. A autos pode se referir ao eu, mas tambm pode se referir tambm ao sujeito, ou ainda originalidade viva de cada pessoa, que no necessariamente egocntrica.

III.

PLURALIDADE DOS NVEIS DE REALIDADE DA FORMAO

Como a autos, a formao tambm diz respeito a vrios nveis de realidade. A formao pode ser definida como a histria dos acoplamentos estruturais ou interaes de um ser com seu meio ambiente fsico e social, esses acoplamentos estruturais do forma pessoa e fazem com que as representaes que ela constri do mundo, dos outros e dela mesma se manifestem. Podemos relatar trs nveis de interao formadora entre a pessoa e o meio ambiente: Nvel prtico das interaes sensrio-motoras: a autoformao se atualiza como tomada de conscincia dos esquemas de interao operatria gestual e tambm intelectual, social, afetiva; Nvel simblico das interaes imaginrio e mito potico: a autoformao se atualiza como tomada de conscincia das formas simblicas (Galvani 1997) e dos relatos histricos. Neste nvel, a autoformao a tomada de conscincia das histrias, lendas e hbitos pessoais, familiares, sociais e culturais que nos formaram e ns formamos e transformamos; Nvel da linguagem conceitual epistmica: neste nvel, a autoformao o processo de anlise e de produo de significados a partir de sua experincia. Este nvel particularmente desenvolvido na formao experiencial com predominncia racional e cientfica. Trata-se de colocar distncia, de analisar, de confrontar o saber subjetivo com a anlise e a coerncia lgico-formal. Apesar da importncia dos nveis simblico e prtico, a maioria dos trabalhos sobre a autoformao ainda est centrada no nvel epistmico dos saberes formal.

IV.

A EXPLORAO DOS NVEIS DE RETROAO REFLEXIVA DA

AUTOFORMAO

A partir dessa base de definio conceitual da autoformao como conscincia original emergente dos trs nveis de interao com o meio ambiente, podemos tentar dar pistas metodolgica para trabalhar em formao:

organizar um retorno reflexivo sobre a experincia a partir de um suporte metodolgico cuja orientao pode ser: epistmica, prtica ou simblica; solicitar uma produo pessoal para um suporte coerente com o nvel de formao visado (anlises crticas, relatos de prticas, histrias de vida, elaborao do braso, simbolizao, etc.);

articular o pessoal e o coletivo numa troca socializada a partir das produes pessoais; midiatizar o cruzamento e a troca das produes pessoais para: pluralizar os pontos de vista, ativar a tomada de conscincia das diversas construes da realidade, produzir efeitos emancipa dores de tomada de conscincia dos a priori, dos hbitos, dos etnomtodos, etc.

Que consiste em:

fazer um lugar para a autoformao das pessoas: reconhec-la e reunir as artes do fazer cotidianas da formao; propor abordagens e suportes de formalizao; criar midiatizaes entre a autoformao, a conformao e os saberes formalizados (cientficos, tcnicos, poticos, filosficos, espirituais, mitolgicos, etc.) numa perspectiva transdisciplinar.

V.

POR UMA EXPLORAO TRANSCULTURAL DA AUTOFORMAO.

Para explicar a passagem para uma abordagem transcultural da formao, necessrio levar em conta a dimenso simblica. A imaginao simblica o terceiro includo de toda representao humana. O modo de representao do smbolo pelo seu carter transdutivo , de fato, ao mesmo tempo transpessoal, transdisciplinar e transcultural. O imaginrio simblico funciona por interferncia transdutiva do sentido. O sentido passa do singular a outro singular sem passar por uma lei, por um princpio ou por um conceito geral. O smbolo tem a capacidade de significar uma mesma ideia conforme todas as ordens possveis de realidade, pois nenhuma delas a princpio, designada como ordem de referncia objetiva.

A imaginao simblica comporta uma dimenso transcultural porque seu modo de significao se funda nas homologias antropolgicas entre as formas humanas e as formas do meio ambiente csmico. No h dvida de que cada smbolo tambm se encontra numa histria cultural que lhe d uma colorao e um valor especfico, mas seu modo de significao no fundamentalmente convencional como aquele do signo semitico. O smbolo, devido ressonncia entre as formas humanas e csmicas, uma dimenso transcultural que podemos desenvolver e destacar alguns pontos chaves como: abrir crculos de palavra transculturais; explorar a experincia da formao; a partir de uma hermenutica instaurativa; que privilegia mais o sentido experiencial antropolgico do smbolo do que suas cristalizaes culturais.

VI.

AUTOFORMAO

COMO

OBJETO

TRANSPESSOAL,

TRANSDISCIPLINAR E TRANSCULTURAL.

importante interligar esses diferentes nveis de realidade da autoformao tanto no plano terico quanto nas prticas de acompanhamento da autoformao que supe, por um lado, diferentes nveis de pilotagem do processo: por si (autos), pelos outros (htero), pelas coisas (eco); e, por outro lado, diferentes nveis da interao pessoa-meio ambiente: prtica, simblica, epistmica. Parece necessrio desenvolver uma abordagem transdisciplinar, transcultural e transpessoal da formao, sublinhando que a realidade designada pelo conceito de autoformao deve ser situada alm, atravs e entre as disciplinas, as culturas, as pessoas. A autoformao necessita uma abordagem e uma metodologia transdisciplinar no sentido definido por B. Nicolescu, pois ela se refere a muitos nveis de representao correspondentes a outros tantos nveis de realidade da formao, bem como a diferentes nveis de conscincia da autos.

Portanto,

abordagem

transdisciplinar

da

autoformao

potencialmente transcultural, no sentido em que ela abre a possibilidade de explorar a experincia da formao abrindo-se para o que est entre, alm e atravs de todas as culturas.

Consideraes sobre

o texto:

A autoformao,

uma perspectiva

transpessoal, transdisciplinar e transcultural.

O texto relata sobre a autoformao que parece ser algo inovador e de grande responsabilidade, pois possibilita aprendizagem atravs de uma abordagem transpessoal, transdisciplinar e transcultural, numa busca das trajetrias pessoais e profissionais que proporcionam permanente interao, possibilitando resgatar o sentido da vida e reflexo sobre o que se constituem fatores essenciais do processo de autoformao.

Das könnte Ihnen auch gefallen