Sie sind auf Seite 1von 3

1.

O AQUECIMENTO GLOBAL

R: O Aquecimento global um fenmeno climtico de larga


extenso um aumento da temperatura mdia superficial global que vem acontecendo nos ltimos 150 anos. A Terra recebe radiao emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espao atravs de radiao de calor. Os poluentes atmosfricos esto retendo uma parte dessa radiao que seria refletida para o espao, em condies normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

2. PRINCIPAIS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

R:1

Aumento da emisso dos gases do efeito estufa - causado,

principalmente, pelo aumento do uso de combustveis fsseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global so: - Dixido de Carbono - CO - Gs Metano - CH - xido Nitroso - N O - Perfluorcarbonetos - Hexafluoreto de Enxofre - SF - Hidrofluorcarbonetos HFCs
2 4 2

2 Queimadas de matas e florestas - alm de reduzir a quantidade de rvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.

3 Desmatamento - tem ocorrido, principalmente em pases em desenvolvimento, como forma de ampliar as reas para agricultura e pastagem de animais, alm da explorao de madeira. Com menos cobertura de rvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.

4 Desenvolvimento urbano sem planejamento - diminui as reas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a formao de ilhas de calor.

5 Desertificao - queimadas e desmatamento podem resultar no processo de desertificao (formao de desertos) em vrias regies do mundo.

3. MANEIRAS DE DIMINUIR O AQUECIMENTO GLOBAL


o Diminuir o uso de combustveis fsseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustveis (exemplo: biodesel) e etanol. o - Os automveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustveis de forma desregulada. O uso obrigatrio de catalisador em escapamentos de automveis, motos e caminhes. o o - Instalao de sistemas de controle de emisso de gases - Ampliar a gerao de energia atravs de fontes poluentes nas indstrias. limpas e renovveis: hidreltrica, elica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao mximo a gerao de energia atravs de termoeltricas, que usam combustveis fsseis. o - Sempre que possvel, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (nibus, metr, trens) ou bicicleta. o o o - Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e - Recuperao do gs metano nos aterros sanitrios. - Usar ao mximo a iluminao natural dentro dos de reciclagem.

ambientes domsticos.

No praticar desmatamento e queimadas em florestas.

Pelo contrrio, deve-se efetuar o plantio de mais rvores como forma de diminuir o aquecimento global. o o o - Uso de tcnicas limpas e avanadas na agricultura - Implementao de programas de reflorestamento e - Construo de prdios com implantao de sistemas que

para evitar a emisso de carbono. arborizao, principalmente nos grandes centros urbanos. visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da gua e refrigerao).

5. PROTOCOLO DO KYOTO
Protocolo de Kyoto consequncia de uma srie de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canad (outubro de1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Sucia(agosto de 1990) e que culminou com a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana Climtica (CQNUMC, ou UNFCCC em ingls) na ECO-92 noRio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Tambm refora sees da CQNUMC.Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rgidos para a reduo da emisso dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigaes cientficas, como causa antropognicas do aquecimento global.

Das könnte Ihnen auch gefallen