Sie sind auf Seite 1von 18

Seminrio: Rotas e Percursos Culturais: do contedo ao negcio

15 e 16 de Novembro de 2012, Porto

Nuno Barbosa

Quem somos? A VivExperincia - Promoo e Animao Turstica, Lda. uma empresa de animao turstica com o alvar n20 / 2008 e que tem como objetivo principal ajudar na organizao e dinamizao da oferta turstica de Viana do Castelo atravs da gesto do "Viana Welcome Center" (Posto Municipal de Turismo), junto Praa da Liberdade em Viana do Castelo.

Onde estamos? Em Viana do Castelo a gerir o Posto de Turismo Municipal / Viana Welcome Center, desde Agosto de 2007.

Porqu? O Municpio de Viana do Castelo procurava nos estudantes do curso superior de turismo uma ideia ou um projeto empreendedor que pudesse potenciar a oferta turstica do concelho e dotar a cidade de uma infraestrutura de acolhimento aos turistas.

A nossa oferta de EXPERINCIAS?

Qual a nossa oferta de atividades?

Qual a nossa oferta de atividades?

Qual a nossa oferta de atividades?

Qual a nossa oferta?

Lanamos j algumas publicaes tais como brochuras e livros de mo, com intuito de ajudar o turista a descobrir tudo aquilo que temos para lhe oferecer, so exemplos disso os dois guias Viva Viana.

Quais os nossos objetivos?

Queremos que o turista passe mais tempo em Viana do Castelo e que no lhe faltem atividades, desde o turismo de natureza, ao turismo cultural e sensorial. Viana tem condies para oferecer diverCidade, o rio, o mar, a praia, o monte e a natureza, no esquecendo sculos de histria.

Para tal participamos tambm em feiras nacionais e internacionais de turismo e eventos, com intuito de divulgar a nossa empresa e a regio.

Estamos on-line em: www.vivexperiencia.pt

Bem como nas redes sociais, twitter, blogosfera, etc.

Parcerias ao servio: Temos mais de 150 parceiros, entre instituies pblicas tais como a Cmara Municipal de Viana do Castelo e IPVC, a outras empresas de animao turstica, restaurantes, hotis, agncias de viagem, associaes, etc.

A nossa viso e a nossa experincia: Portugal e especialmente a regio norte do pas tem potencialidade e condies para oferta de atividades tursticas, especialmente no que concerne a rea do turismo cultural e sensorial ou de experincias nicas. Etnografia, tradio, memria, histria e cultura aliados paisagem so fatores chaves de sucesso . 5 anos so a prova disso!

As principais dificuldades no terreno: - Concorrncia desleal por parte de empresas no licenciadas, associaes culturais e outras, autarquias, etc. - Falta de sensibilidade para o mercado das PMEs por parte das entidades pblicas no que concerne a legislao; - Falta de sinaltica e fiscalizao de reas de interesse; - Taxas e impostos da atividade turstica no geral; - Outros factores;

Segredos do sucesso nesta atividade: - Ser srio e cumprir, no criar falsas expectativas; - Ter bons parceiros e bons profissionais no terreno; - Apostar na diferenciao e qualidade dos programas; - Conhecer muito bem o terreno onde nos movimentamos; - Apostar numa forte divulgao atravs dos meios digitais e marketing direto, estar presente em feiras do setor. - Estar atento s novas tendncias do mercado; - Viver cultura e respirar turismo. - Outros.

Apoios no financeiros que poderiam ser importantes: - Forte divulgao por parte das autarquias e entidades regionais no que concerne a programas disponveis; - Aposta sria no turismo e nos recursos tursticos; - Criao de mais sinergias entre empresas que operam no setor de modo a haver maior consistncia na oferta; - Flexibilizar horrios e condies de acesso a locais de interesse para profissionais do setor; -Olhar para a cultura como fator de criao de riqueza numa regio.

Os mercados alvo do turismo cultural: - Mercado nacional a nvel de ensino nos diversos escales; - Turista nacional: famlias, empresas e pequenos grupos; - Turista internacional: mercados de proximidade e mercados com ligaes areas diretas regio, ex.: low costs; - Turistas e visitantes que passam diariamente nos postos de acolhimento e informao turstica; - Pessoas da regio atravs de iniciativas locais e Workshops ou atividades. - Outros.

Quer saber mais: Ponha-nos prova! Venha viver a sua EXPERINCIA e estamos certos que ir querer mais

WWW.VIVEXPERIENCIA.PT

Seminrio: Rotas e Percursos Culturais: do contedo ao negcio


15 e 16 de Novembro de 2012, Porto

Nuno Barbosa

Das könnte Ihnen auch gefallen