Sie sind auf Seite 1von 6

Questo a respeito do assunto de Bens

Em razo de obras de restaurao de uma igreja, foram cuidadosamente retirados da parede azulejos portugueses d Sculo XVIII, para tratamento da umidade e posterior recolocao. Pergunta-se, durante as obras enquanto separados do prdio da igreja tais azulejos so bens mveis ou imveis? Fungveis ou infungveis? Consumveis ou inconsumveis? Divisveis ou indivisveis? Singulares ou coletivos? Principais ou acessrios? So pertenas? So benfeitorias? Explique tais respostas e em que tais classificaes tero efeitos jurdicos distintos. Bem tudo aquilo ao qual pode ser atribudo valor econmico e dentro da relao jurdica o objeto. Na questo surgida a partir da retirada dos azulejos portugueses do sculo XVIII de uma igreja, para ser feita uma restaurao na mesma e posteriormente recolocados. Os tais azulejos so bens imveis por acesso fsica artificial mesmo que no se encontrem na parede. Visto que de acordo com o Art. 81 inciso II do nosso Cdigo Civil, os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem., no perdem o carter de imveis. Por se tratarem de azulejos do sculo XVIII, os tais so considerados pelo nosso ordenamento como sendo infungveis, pois alm de serem imveis, e como tal no se enquadrarem em fungveis, seria impossvel substitui-los por outro da mesma espcie, qualidade e quantidade. Segundo Carlos Roberto Gonalves, bens inconsumveis so aqueles que podem ser usados continuadamente, que permitem uma utilizao contnua, sem destruio da substncia. Analisando a questo em pauta, podemos classificar os azulejos como sendo bens inconsumveis, visto que eles no perdem sua substncia no primeiro uso. De acordo com o artigo 87 do Cdigo Civil, bens divisveis, so os que podem fracionar sem alterao na sua substncia, diminuio considervel de valor, u prejuzo do uso a que se destinam. Observando a situao dos azulejos, eles no se classificam como divisveis e sim como indivisveis, pois se acaso eles sofrerem um fracionamento alm de haver uma diminuio em seu valor acarretar um prejuzo no uso a que eles se destinam. Em relao classificao quanto singulares e coletivos, os azulejos se enquadram como sendo bens coletivos, pois quando colocados em conjunto eles formam um todo, como por exemplo, um mural composto por azulejos passando a ter individualidade prpria. E apenas um azulejo separado dos demais no teria serventia alguma, no sendo independente dos demais como preceitua o artigo 89 do Cdigo Civil quanto aos bens singulares. No artigo 92 do Cdigo Civil, est explicitamente escrito que, principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal. A partir deste artigo conclumos que os azulejos em questo, so classificados como acessrios, pois eles precisam da parede da igreja para ser colocados e assim terem a serventia para a qual foram produzidos. Podendo ser aplicado a qual foram produzidos.

Podendo ser aplicado regra na qual se institui que o acessrio segue o principal, que se aplicam apenas as partes integrantes. Segundo o artigo 93 do Cdigo Civil, so pertenas os bens que no constituindo partes integrantes, se destinam de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. Os azulejos no so pertenas, uma vez que so considerados parte integrante do bem principal, visto que em uma possvel venda da igreja, eles no podero ser vendidos separadamente como ocorre com as pertenas como prescreve o artigo 94. Silvio de Salvo Venosa define benfeitorias como sendo obras ou despesas feitas na coisa para o fim de conserva-la, melhora-la ou embelez-la, sendo, portanto obras decorrentes da ao humana. Podendo assim classificar os azulejos como sendo benfeitorias, visto que foram colocados na igreja com o intuito de embeleza-la. Tendo classificao como benfeitorias volupturias que so aquelas que so de mero recreio ou deleite podendo aumentar o valor do bem principal ou torna-lo mais agradvel. Os azulejos so benfeitorias volupturias. Os efeitos jurdicos relacionados a estas classificaes dadas aos azulejos so as seguintes: -Quanto aos imveis: Os bens imveis dependem de escritura pblica e registro no Cartrio de Restrito de Imveis (CC, arts. 108, 1.226 e 1.227). A propriedade imvel pode ser adquirida tambm pela acesso, pela usucapio e pelo direito hereditrio (CC, arts. 1.238 a 1.244, 1.248 e 1.784). Os bens imveis exigem, para serem alienados, hipotecados ou gravados de nus real a anuncia do conjugue, exceto no regime da separao absoluta (CC, art. 1.647, I). Usucapio de bens imveis requer prazos mais dilatados (5, 10 e 15 anos), CC, arts. 1.238, 1.239, 1.240, 1.242. Hipoteca o direito real de garantia reservado aos imveis (CC, art. 1.473). S os imveis so sujeitos concesso de superfcie (CC, art. 1.369). No direito tributrio, os mveis esto sujeitos ao imposto de sisa (ITBIImposto de Transmisso de Bens Imveis, em caso de alienao inter vivos), bem como imposto territorial, predial e de transmisso mortis causa. No direito processual civil, as aes reais imobilirias exigem a citao de ambos os cnjuges (CPC, art. 10, pargrafo nico). So maiores as exigncias legais para a venda de bens imveis pertencentes a incapaz sob o poder familiar, tutela e curatela. Somente imveis podem ser objeto de bem de famlia (CC, art.1.711).

-Infungveis: A classificao dos bens em fungveis e infungveis tem importncia prtica, por exemplo, na distino entre mtuo, que s recai sobre bens fungveis (CC, art. 586).

-Inconsumveis: Certos direitos no podem recair, em regra, sobre bens consumveis. o caso do usufruto. Quando, no entanto, tem por objetivo bens consumveis, passa a denominar-se usufruto improprio ou quase usufruto, sendo neste caso o usufruturio obrigado a restituir, findo o usufruto, os que ainda existirem e, dos outros, o equivalente em gnero, qualidade e quantidade ou, no sendo possvel, o seu valor, estimado ao tempo de restituio (CC, art. 1.392, 1). O advento do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078, de 11-9-1990) deu extraordinrio realce aos bens consumveis, por dispor exatamente sobre as relaes de consumo na economia de massa, visando proteo do consumidor.

-Indivisveis: A importncia da distino entre bens divisveis e indivisveis repercute em vrios setores do direito, especialmente no que concerne aos condomnios, pois, conforme a divisibilidade ou indivisibilidade da coisa, diferente ser o procedimento para a sua extino (CC, arts. 1.320 e 1.322). Se o bem divisvel nada impede que venda a sua parte a estranho, sem dar preferncia aos demais comunheiros, pois estes, se no desejarem compartilhar o bem com aquele, podero requerer a sua diviso (CC, art. 504).

-Pertenas: As pertenas no seguem a regra que dada ao acessrio que segue o principal, podendo assim as pertenas serem vendidas separadamente da parte principal, pois no so partes integrantes e no so fundamentais para utilizao do bem principal.

-Benfeitorias: A importncia juridica da distino revela-se especialmente nos efeitos da posse e no direito de reteno (CC, art. 1.219), no usufruto (arts. 1.392 e 1.404, 2), na locao (art.578), na extino do condomnio (art. 1.322), no direito de famlia (art. 1.660, IV) no direito das obrigaes (arts. 453 e 878) e no direito das sucesses (art. 2.004 2).

Obs.: Os efeitos jurdicos aqui citados foram retirados do livro de Carlos Roberto Gonalves.

Referencias bibliogrficas:

GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. 7ed. So Paulo: Saraiva, 2005. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil: parte geral. 6ed. So Paulo: Atlas, 2006.

Universidade Estadual da Paraba UEPB Centro de Cincias Jurdicas CCJ Departamento de Direito Privado Curso de Direito Componente Curricular: Direito Civil I Professora: Rassa de Lima e Melo Aluna: Ana Carla Cndido Arajo

Questo de Bens

Junho/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen