Sie sind auf Seite 1von 14

Domtica: Controle de Automao Residencial Utilizando Celulares com Bluetooth

Eduardo Rodrigues de Abreu abreu@univali.br UNIVALI Paulo Roberto Oliveira Valim pvalim@univali.br UNIVALI

Resumo:As empresas de tecnologia enfrentam um paradoxo na disputa pela casa do futuro. De um lado, a automao residencial requer sistemas capazes de se comunicar, como, por exemplo, aparelhos celulares que possam programar a iluminao da residncia ou o ar-condicionado e geladeiras ou que transmitam pedidos de compra para o supermercado mais prximo. Do outro lado, entretanto, cada empresa busca impor seu prprio padro tecnolgico aos demais concorrentes, o que apenas atrapalha a integrao dos produtos e servios. Diante deste cenrio de mercado, esse trabalho contempla o desenvolvimento de um mdulo conversor de protocolo. O sinal ser emitido por um celular atravs da tecnologia Bluetooth o qual ir se comunicar com o mdulo conversor. Esse far a adaptao desse sinal a um protocolo legado utilizado na automao residencial. Para demonstrao da soluo proposta o protocolo ao qual o mdulo estar convertendo ser o padro X-10. Palavras Chave: Domtica - Automao - Bluetooth - X-10 - Smart Build

1. INTRODUO Segundo Roque (2008), domtica a utilizao simultnea da eletricidade, da eletrnica e das tecnologias da informao no ambiente residencial, permitindo realizar a sua gesto, local ou remota, e oferecer um vista gama de aplicaes integradas nas reas da segurana, conforto, comunicao e gesto de energia. Entretanto, a realidade exposta pela AURESIDE em 2010 (Associao Brasileira de Automao Residencial) em relao a Roque (2008) controversa. Hoje o mercado voltado a esse campo da tecnologia passa por grandes desafios dos desenvolvedores, os quais possuem como principal problema a dificuldade ou impossibilidade de integrao de todas as funes exercidas pela automao presente dentro de uma residncia. Esse fato se deve grande diversidade de tecnologias e protocolos de comunicao, que por sua vez resultado de uma falta de padronizao. Desse modo, habitual encontrar dentro de uma propriedade automatizada diversos sistemas os quais no conversam entre si, ou seja, fogem do conceito de domtica. Ciente desse cenrio atual, a soluo proposta consiste em gerenciar uma residncia atravs de uma interface para celular utilizando a tecnologia Bluetooth disponvel no mesmo. O celular comunica-se com um microcontrolador que responsvel pelo controle das variveis presentes na automao residencial. A soluo proposta divide-se em dois mdulos: controlador e conversor. O mdulo controlador (software) possui a funcionalidade de realizar a comunicao do celular atravs de Bluetooth com o microcontrolador. J o mdulo conversor (firmware) realiza a converso dos comandos enviados pelo celular para o protocolo X10. Desse modo possvel haver comunicao do microcontrolador com objetos presentes em uma residncia os quais j operam sobre esse protocolo. Tendo como realidade das empresas que atuam no mercado de automao residencial a utilizao de solues proprietrias (AURESIDE, 2006), diante a essa restrio, nesse trabalho apresentado uma interface que possa ser utilizada para qualquer soluo mediante uma adaptao no mdulo conversor. Na Figura 1 apresentado o diagrama de viso geral do projeto.

Figura 1: Celular realizando comunicao com objetos da residncia.

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

2. FUNDAMENTAO A domtica um campo da cincia extremamente novo, no existe ainda um conjunto de protocolos, equipamentos e dispositivos padronizados. Muitos ainda so emprestados do ambiente industrial e predial. Entretanto, devido demanda, algumas entidades como a CABA (Continental Automated Buildings Association), a OSGi (Open Services Gateway Initiative), HAVA (Home Audio Video Interoperability) e AURESIDE (Associao Brasileira de Automao Residencial), vm organizando e intensificando as interaes entre as empresa voltadas a esse nicho de mercado visando padronizar e fomentar a tecnologia de automao residencial. Devido ao fato de no existir padronizao, os desenvolvedores devem iniciar seu projeto escolhendo tecnologias que permitem uma flexibilidade no desenvolvimento das solues e na integrao entre equipamentos e dispositivos. De acordo com Bolzani (2007), uma boa prtica de implementao da domtica de dividir o processo em trs grandes setores: controle, dados e multimdia (Figura 2).

Figura 2: Diviso planificada das responsabilidades na domtica Fonte: Adaptado de Bolzani (2007).

Essa diviso auxilia o integrador no desenvolvimento dos projetos de domtica, pois facilita o entendimento das responsabilidades herdadas por cada sistema e aumenta a velocidade de deteco de problemas (BOLZANI, 2007).

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

2.1. CLASSIFICAO DA DOMTICA Toda proposta de implantao da domtica executa uma srie de funes que podem estar integradas ou no a outras funes de outros dispositivos envolvidos no sistema. Segundo Muratori (2004), o modo como ocorre execuo dessas funes define a classificao da domtica em sistemas: autnomos, integrados ou complexos: Autnomos: possuem funcionalidades somente de acionar ou desligar dispositivo ou subsistemas. Nessa classificao nenhum dispositivo ou subsistema tem relao um com o outro (TERUEL, 2008, p.28); Integrados: possuem mltiplos subsistemas integrados a um nico controlador. A limitao deste sistema est no fato que cada subsistema deve ainda funcionar unicamente na forma a qual seu fabricante pretendia. Basicamente trata-se apenas de controle remoto estendido a diferentes locais (TEZA, 2002, p.32). O processamento pode ser centralizado na central de automao ou distribudo pela rede (TERUEL, 2008, p.28); Complexos: possuem como grande diferencial a possibilidade da personalizao de produtos manufaturados de modo que atenda as necessidades do proprietrio. dependente de comunicao de mo dupla e realimentao de status entre todos os subsistemas (TEZA, 2002, p.33).

2.2. FORMAS DE CONTROLE De acordo com a forma de controle, ou seja, as formas como os diferentes elementos do sistema de controle esto distribudos dentro da arquitetura do sistema, define-se a forma de controle como sendo centralizada ou descentralizada (ALIEVI, 2008, p. 17). Utilizando-se a arquitetura centralizada, o controlador centralizado envia as informaes para os atuadores e interfaces. J o recebimento das informaes se torna possvel devido presena de sensores, sistemas interconectados e as aes do usurio (CASADOMO, 2008). A arquitetura centralizada traz como principal benefcio o fato de a implantao do sistema possuir um custo reduzido comparando-a com a arquitetura descentralizada, entretanto, traz consigo tambm a desvantagem da grande quantidade de cabeamento, a complexidade do interfaceamento homem-mquina de modo que no corresponde a filosofia dos sistemas domticos. Muitos sistemas so executados com CLPs (Controlador Lgico Programvel), outros sistemas no possuem bus de comunicao e inexistncia de comunicao entre equipamento (DAZ, PARDO, PULIDO, 2001). Na arquitetura descentralizada existem diversos controladores interconectados por um bus que possibilitam o envio de informaes entre eles. J os atuadores, as interfaces e os sensores no necessariamente comunicam-se com mais de um controlador diretamente, ou seja, a proposta dividir o sistema para suprir necessidades complexas (CASADOMO, 2008). Esse modelo de arquitetura tem como benefcios tornar os sistemas mais robustos a falhas, fcil desenho das instalaes, grande facilidade de uso, ou seja, cumpre todos os requisitos que um sistema domtico deve ter. Entretanto, dependendo do sistema empregado pode haver uma m relao do ponto

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

controlado em relao ao seu preo. Custo de integrao mais elevado em funo das tecnologias empregadas. (DAZ, PARDO, PULIDO, 2001). 2.3. MEIOS DE COMUNICAO Quanto forma de comunicao entre os dispositivos, s solues propostas pela domtica geralmente so cabeadas ou por radiofreqncia. Dentro das solues cabeadas, podem ser utilizados cabos de dados ou a rede eltrica (TERUEL, 2008, p. 29). Devido ao fato de todas as solues serem ligadas ao quadro eltrico, no h como ter uma implantao da domtica cem por cento wireless. Nos sistemas com transmisso de dados por radiofreqncia, o sistema de ligao muito parecido com o sistema que usa cabeamento de dados. Tendo como principal diferena a presena de pequenos mdulos de automao que so embutidos nas paredes, aos quais, necessria a ligao do neutro como mostrado na Figura 3 TERUEL, 2008, p. 33).

Figura 3: Controle de lmpadas por rdio freqncia Fonte: Adaptado de Teruel (2008)

2.4. PROTOCOLO E PADRES DE COMUNICAO Todas as solues que sero citadas e comentadas a seguir utilizam uma linguagem prpria entendida pelo dispositivo que envia e pelo dispositivo que recebe os sinais na comunicao. Essa linguagem estabelece regras de comunicao especificando como e quais termos sero reconhecidos, como os erros sero informados e como sero as transaes de conversao. Essa linguagem o protocolo de comunicao (TERUEL, 2008, p. 35). De acordo com a diviso planificada das funes domticas (Figura 2) apresentada por Bolzani (2007), os principais protocolos utilizados para controle em sistemas domticos so: CeBus (Consumer Electronic Bus), Z-Wave, X-10, ZigBee, BacNet (Building Automation and Control Networks) e LonWorks (Local Operation Networks) (Figura 10). J para dados so: Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, Power Line, HomePNA, Wi-Fi e Bluetooth. Conforme citado na introduo, a aplicao que ser apresentada na seqncia utiliza para a parte de controle o protocolo X-10 e para transmisso de dados o Bluetooth. O protocolo X-10 foi escolhido de modo a exemplificar, ou seja, para operar sobre outros protocolos dever ser realizado um ajuste na aplicao.

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

2.4.1. X-10 O X-10 transmite dados binrios atravs da corrente eltrica utilizando um pulso de sinal na freqncia de 60Hz AC (Corrente Alternada), a definio do valor lgico se d atravs do cruzamento do sinal pelo ponto zero da curva de freqncia (TEZA, 2002, p. 69). Com a inteno de reduzir erros, so utilizados dois cruzamentos no ponto zero para transmitir zero ou um. O um binrio representado por um pulso de 120Khz no primeiro cruzamento e uma ausncia de pulso no segundo, j o zero binrio representado por uma ausncia de pulso no primeiro e um pulso de 120Khz no segundo (Figura 14). Os endereos X-10 so constitudos por duas partes de quatro bits cada: cdigo de casa (House Code) e cdigo de unidade (Unit Code). Normalmente, dentro de uma nica casa atribudo o mesmo cdigo de casa aos controladores e aos mdulos, sendo o cdigo de unidade utilizado para selecionar cada um desses mdulos em particular. O cdigo de casa utilizado para separar mdulos que podem estar instalados em casas ou apartamentos vizinhos, mas que dividem o uso da mesma rede eltrica (FERNANDES, 2000). Aps ter configurado o endereamento de cada dispositivo possvel detalhar a transmisso de mensagens. Cada mensagem constituda por treze bits separados em quatro campos: cdigo de inicio (Start Code), cdigo de casa (House Code), cdigo de unidade (Unit Code ) ou cdigo de funo (Function Code) e um campo de bit de funo (Function Bit), responsvel por definir quando esta sendo transmitido um cdigo de unidade ou um cdigo de funo. A mensagem X-10 sempre transmitida aos pares em um pacote de 26 bits sem intervalo de ciclos de potncia entre as mensagens. Desse modo cria-se redundncia na transmisso por segurana deixando a critrio do mdulo receptor validar uma a outra. J um pacote completo necessita o intervalo de trs ciclos de potncia (Figura 16) antes que se possa enviar outro pacote. A exceo dessa regra so os comandos BRIGHT e DIM. No caso desses dois comandos no existem intervalos entre os pacotes (TEZA, 2002, p. 74). 2.4.2. BLUETOOTH A unidade fundamental de um sistema Bluetooth uma piconet, que consiste em um n mestre e at sete ns escravos ativos localizados dentro de uma distncia de 10 metros. possvel utilizar-se de diversas piconets dentro da mesma sala e elas podem at mesmo serem conectadas por um n de ponte. Quando se tem diversas redes piconets conectadas umas as outras a estrutura passa a ser chamada de scatternet (TENENBAUM, 2003, p.331). A especificao do Bluetooth verso 1.1 identifica treze aplicaes especficas e fornece diferentes pilhas de protocolos para cada uma. As treze aplicaes, chamadas perfis esto contidas na Tabela 1. O perfil de acesso genrico no realmente uma aplicao, mas sim a base sobre o qual so implementadas as aplicaes reais. Possui como principal funo fornecer um meio para estabelecer e manter enlaces seguros entre o mestre e os escravos. Tambm relativamente genrico o perfil de descoberta de servios, que responsvel por descobrir quais so os servios que outros dispositivos tm a oferecer. esperado que todos os dispositivos de Bluetooth implementem esses dois perfis, os demais so opcionais (TANENBAUM, 2003, p. 332).

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011 Tabela 1: Os perfis do Bluetooth

Nome Acesso genrico Descoberta de servios Porta serial Intercmbio genrico de objetos Acesso de LAN Rede dial-up FAX Telefonia sem fio Intercomunicador Fone de ouvido Push de objetos Transferncia de arquivos Sincronizao

Descrio Procedimento para gerenciamento de enlaces Protocolo para descobrir servios oferecidos Substitui um cabo de porta serial Define o relacionamento cliente/servidor para movimentao de objetos Protocolo entre um computador mvel e uma LAN fixa Permite que um notebook se conecte atravs de um telefone mvel Permite que um equipamento de fax mvel se comunique com um telefone mvel Conecta um aparelho telefnico sua estao-base local Intercomunicao digital Permite a comunicao de voz sem o uso das mos Fornece um meio para intercambiar objetos simples Fornece um recurso mais geral de transferncia de arquivos Permite sincronizar um PDA com outro computador

A estrutura de camadas do Bluetooth no segue o modelo OSI, o modelo TCP/IP, o modelo 802 ou qualquer outro modelo conhecido. Entretanto, o IEEE est trabalhando na modificao do Bluetooth para adapt-lo melhor ao modelo 802. A camada inferior a camada fsica de rdio. Ela lida com a transmisso e a modulao de rdio e pode at corresponder camada fsica nos modelos OSI e 802. A camada de banda-base de certa forma anloga subcamada MAC, mas tambm inclui elementos de camada fsica. Ela lida com a maneira como o mestre controla os slots de tempo e como esses slots so agrupados em quadros (TANENBAUM, 2003, p.334). A pilha de protocolos Bluetooth dividida em duas partes, so elas: Bluetooth Host e Bluetooth Controller. O HCI (Host Controller Interface) uma interface padronizada que possui como objetivo possibilitar a comunicao entre essas duas partes da diviso da pilha do protocolo. O Bluetooth Host o software que implementa os perfis presente nesse padro. Ele executado nos dispositivos, ou seja, esta integrado ao software do sistema ou ao sistema operacional. Por sua vez o Bluetooth Controller um mdulo de hardware que normalmente corresponde a um adpatador USB (Universal Serial Bus) ou um PCMCIA (Peripheral Component Microchannel Interconnect Architecture). Sua comunicao com o host realizada atravs do HCI a no ser se estas duas partes da pilha vierem integradas em um nico dispositivo (KUMAR, KLINE & THOMPSON, 2003).

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

3. APLICAO Para o desenvolvimento do sistema proposto, o projeto foi dividido em trs etapas, so elas: implementao do mdulo conversor, implementao do mdulo controlador e testes. 3.1. MDULO CONTROLADOR Esse mdulo constitudo do aparelho celular Nokia N95 e do aplicativo desenvolvido com a finalidade de gesto domtica. Para seu desenvolvimento foi utilizado o software NetBeans IDE 6.9.1 acrescido do Sun Java Wirelless Toolkit 2.5.2_01 para CLDC. Sistema operacional Windows 7 fornecido pela UNIVALI atravs do programa MSDNAA (Microsoft Developer Network Academic Alliance) O celular Nokia N95 usufrui do sistema operacional Symbian. O Symbian OS (Operation System) um sistema operacional para ambientes mveis e sua linguagem nativa o C++. Entretanto, ele implementa a API JSR-82. Essa API (Application Programming Interface) somente disponibilizada com dispositivos mveis que fazem parte do MIDP 2.0 e que possuem a tecnologia Bluetooth. Essa API se baseia em um framework do MIDP chamado de Generics Connection Framework para prover a comunicao. A conexo Bluetooth obtida por meio desse framework, o qual fica localizado no javax.microedition.io.*. A API JSR-82 composta de dois pacotes: o javax.bluetooth.* e o javax.obex.*. Para o desenvolvimento desse mdulo somente o primeiro pacote citado foi utilizado. Nesse pacote existem duas classes as quais so essenciais, so elas: javax.bluetooth.LocalDevice e javax.bluetooth.RemoteDevice. A partir da utilizao dessas classes, se torna possvel realizar os passos necessrios para que aja comunicao atravs do Bluetooth. O funcionamento bsico de uma conexo Bluetooth consiste em trs estados: scan, page e inquiry. Quando o dispositivo no esta conectado em uma piconet, ele se encontra no estado de scan. Nesse estado, o dispositivo procura por mensagens a cada 1,28 segundos em at 32 freqncias. Quando um dispositivo deseja estabelecer a conexo com outro, ele envia 16 mensagens page idnticas divididas em 16 freqncias. Caso no ocorra a resposta dos escravos o mestre retransmite as mensagens page para outras 16 freqncias. Se o mestre no conhece o endereo do escravo, antes de enviar uma mensagem page ele envia mensagens inquiry disponibilizando os servios para essa conexo. Na Figura 4 possvel verificar os passos necessrios para o inicio de conexo Bluetooth. Perante esse projeto o mdulo controlador opera em modo escravo, ou seja, o mdulo conversor o mestre da conexo.

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

Figura 4: Processo para um dois dispositivos estabelecerem a conexo Bluetooth.

Depois de realizada a conexo ao mdulo conversor o mdulo controlador apresenta uma interface contendo os cmodos contidos na residncia. Determinado o cmodo, o aplicativo expe os objetos automatizados contido no mesmo. Na Figura 5 possvel verificar as interfaces desenvolvidas para esse mdulo.

Figura 5. Interfaces do mdulo controlador: (a) Splashscreen, (b)Inicial, (c)Aguardando busca, (d) Busca Completa, (e) Seleo de cmodos, (f) Seleo de dispositivos.

Ao acionar a mudana de estado (ligado/desligado/intensidade) do objeto desejado o mdulo controlador encaminha ao mdulo conversor um pacote contendo 3 bytes. O primeiro byte corresponde sinalizao do inicio de transmisso (Start TX), o segundo byte ao comando a ser transmitido e o terceiro byte sinaliza o fim da transmisso (End TX). Para confirmao do recebimento correto do pacote esse mdulo gera uma Thread a qual aguarda o flag de sinalizao do mdulo conversor. Caso seja retornado 0 o comando foi correto, caso seja 1 o pacote retransmitido. 3.2. MDULO CONVERSOR Esse mdulo responsvel por converter o pacote de dados emitido pelo mdulo controlador para o padro X-10 e encaminh-lo ao quadro de automao da residncia. Para o desenvolvimento do mesmo inicialmente foi realizada um levantamento para determinar qual interface de hardware seria utilizada para gerar o sinal Bluetooth. O levantamento dessas interfaces foi realizado sobre os seguintes critrios: disponibilidade

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

no mercado brasileiro, custo, caracterstica de poder trabalhar como mestre na comunicao e que sejam compatveis com microcontrolador PIC. Na Tabela 2 possvel verificar um breve resumo dos resultados obtidos.
Tabela 2: Comparao de interfaces de hardware para Bluetooth

FCC Class GL-6B KC-21 RBT-001 RN-41 SIMBAD Class 2 Class 2 Class 2 Class 1 Class 3

Modo de Operao Master e Slave Mster e Slave Master e Slave Mster e Slave Mster e Slave

Perfis suportados No especificado SPP, SDAP, GAP e DUN SPP, SDAP e GAP SPP, GAP, DUN SPP

Custo (R$) 100,00 130,00 310,00 210,00 90,00

Depois de ter a relao das interfaces disponveis no mercado nacional foi escolhido o mdulo KC-21 do fabricante Wirefree. Esse mdulo possui uma antena interna, que conforme a Tabela 1 pode-se enquadr-la como classe 2. Desse modo possui limite de alcance de 30 metros e oferece comunicao serial de velocidade mxima de 115 KBaud. Para seu funcionamento necessrio uma tenso de 3,3 volts. Ele possui 14 pinos de entrada e sada de propsito geral e memria flash de 8 Mbits. A seguir, na Figura 6, em forma de diagrama de bloco so apresentados os componentes de hardware utilizado no mdulo conversor.

Figura 6: Diagrama de bloco do mdulo conversor.

Na Figura 6, ao lado esquerdo do microcontrolador consta o conector DB9 fmea, o qual responsvel por realizar a conexo fsica do cabo serial ao mdulo, logo aps segue o CI MAX232, esse realiza a converso do nvel de tenso RS232 para TTL ou vice e versa. J o led presente no mdulo possui a funo de sinalizar quando o mdulo Bluetooth esta apto a receber conexes e o cristal define a freqncia de funcionamento do microcontrolador, conseqentemente os perodos de clock. No lado direito do microcontrolador possui um display LCD de 16x2, nele escrito os dados recebidos do mdulo controlador e os dados a serem enviados ao quadro de automao residencial. Por fim, no diagrama consta o mdulo Bluetooth KC21 da Wirefree definido anteriormente. Depois de definido o hardware necessrio, foi desenvolvido o firmware para seu controle. Para o desenvolvimento do firmware presente no PIC18F252 foi utilizado o

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

compilador CCS verso 4.049. Esse firmware possui como principal funo monitorar os pacotes que chegam atravs da interface Bluetooth e converte-los. Na Figura 7 apresentado o fluxograma que representa as principais etapas em que os dados so manipulados em tempo de execuo do cdigo gerado. A converso dos dados procede seguinte maneira: recebido um pacote contendo 3 bytes encaminhado pelo mdulo controlador. Esses 3 bytes so convertidos a um pacote de 13 bits. Aps o pacote duplicado de modo a formar o comando que ser encaminhado ao quadro de automao, esse, segundo o protocolo X-10 deve conter 26 bits para que seja possvel acionar os dispositivos e tambm para realizar a validao do mesmo. (FERNANDES, 2000).

Figura 7: Fluxograma do firmware

3.3. TESTES Para poder validar o desenvolvimento do mdulo controlador e do mdulo conversor foi desenvolvido um terceiro software, esse nomeado de mdulo de teste. O mdulo de teste foi desenvolvido na linguagem J2SE, possui como principal

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

funcionalidade receber dados atravs da serial no padro eltrico RS232 e interpretar os comandos no formato do pacote descrito no protocolo X-10. Esse software simula uma residncia (Planta Baixa) contendo diversos cmodos os quais possuem objetos habituais presentes no mesmo. A interface desse mdulo pode ser visualizada na Figura 8.

Figura 8: Interface do mdulo de teste.

Em sua implementao foi utilizado a API RXTXComm 2.1, essa API baseada na API Javacomm distribuda pela prpria SUN. Ao iniciar o recebimento, aguardada a chegada dos 26 bits que compem o pacote X-10 os quais foram enviados pelo mdulo conversor. Aps o recebimento esse pacote dividido em duas partes iguais, desse modo se tonar possvel realizar a verificao do comando. Essa verificao realizada comparando os 13 primeiros bits com os 13 ltimos bits. Caso eles sejam iguais extrado os 4 bits referentes ao HouseCode e os 4 bits referentes ao FunctionCode, se forem diferentes encaminhando ao mdulo conversor uma solicitao de reenvio do pacote. Depois de extrado esses bits se torna possvel realizar a mudana de estado dos objetos contidos na residncia. Os objetos contidos nos cmodos so representados atravs de um circulo vermelho quando se encontram no estado de desligado e um crculo verde quando se encontram no estado de ligado. As luzes dos cmodos so representadas atravs da cor a qual se encontra o retngulo que defini o prprio cmodo, ou seja, se o cmodo estiver na cor branca iluminao se encontra desligada, caso esteja na cor amarela iluminao se encontra no estado de ligada. Aps o desenvolvimento do mdulo de teste a validao do projeto como um todo (Figura 9) decorreu da seguinte maneira: no mdulo controlador, foi utilizada uma interface de log contida no mesmo, o qual descreve o endereo MAC do dispositivo local, o endereo MAC do dispositivo remoto, a URL de conexo e os comandos que esto sendo enviados. Ao chegar o pacote no mdulo conversor, esse dispe de um boto para depurao que ao ser pressionado apresenta no display LCD o pacote recebido e o pacote a ser transmitido ao mdulo de teste. J no mdulo de teste, pode-se

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

verificar o pacote recebido atravs da tela de log ou do acionamento virtual dos objetos pertencentes casa. Aps realizao dos passos descritos acima foi constatado que o sistema funciona do modo esperado.

Figura 9: Foto do sistema completo.

Tambm foram realizados testes de forma a averiguar para que distncia mxima a conexo Bluetooth permanece ativa. Esse teste consistiu em estabelecer a conexo do mdulo controlador ao mdulo conversor e depois afastar o mdulo controlador at observar a interrupo da conexo. Foi constado que em ambiente aberto a conexo perdida aos 22 metros e em ambiente fechado aos 13 metros. 3. CONCLUSES Foi apresentada nesse trabalho uma alternativa de controle para uso domtico o qual possvel realizar adaptaes para que se possa utilizar sobre diversos protocolos de comunicao. O aplicativo desenvolvido para o mdulo controlador foi testado no celular Nokia N95, Nokia N98, Nokia 6822 e Motorola Defy MB525. O Motorola citado opera com sistema operacional Android e a para sua utilizao no mesmo dever ser reprogramado os mtodos de conexo e controle Bluetooth, isso devido ao fato do sistema restringir o acesso direto ao hardware e a implementao da pilha ser realizada atravs da API android.bluetooth.*, essa disponibilizada para J2ME. Foi constatado que o sinal Bluetooth sofre diversas interferncias quando localizados prximos a roteadores Wi-Fi e telefones sem fio que operam na mesma faixa de freqncia. Desse modo h um consumo maior de bateria do dispositivo em funo de realizar um nmero maior de saltos entre as freqncias possveis para a conexo e h um nmero maior de retransmisso automtica dos comandos solicitados, provendo um tempo maior para acionamento dos dispositivos. Entretanto os ensaios prticos foram satisfatrios ratificando o conceito do principio de funcionamento da proposta de aplicao por radio freqncia.

VIII SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia 2011

4. REFERNCIAS
ALIEVI, C. A. Automao residencial com utilizao de controlador lgico. 2008. 84 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao) Instituto de Cincias Exatas e Tecnolgicas, Centro Universitrio FEEVALE, Novo Hamburgo, 2008. AURESIDE, Associao Brasileira de Automao Residencial. A casa da Microsoft. Disponvel em http://www.aureside.org.br/temastec/default.asp?file=concbasicos03.asp. Acessado em 02/08/2010. BOLZANI, Caio Augustus Morais, Residncias inteligentes. So Paulo, Ed. Editora e Livraria da Fsica, 2007. DAZ, Oscar Moreno; PARDO, Jose Luiz Aller; PULIDO, Ivan Mariano. Domtica Intalacon y simulacon. Disponvel em http://bibliotecnica.upc.es/bustia/arxius/40441.pdf. Acessado em 07/09/2010. FERNANDES, Pedro Miguel de Miranda. Aplicaes domticas para cidados com paralisia cerebral. Disponvel em: http://portal.ua.pt/bibliotecad/default1.asp?Obra=28&H1=2&H2=0 Acessado em 04/08/2010. ROQUE, Eng Antnio. Introduo a domtica. Publicado na Revista O Electricista, n1 Jul, Agos e Set de 2002. Disponvel em: http://www.antonioroque.com/textos.asp?idCat=11&idArtigo=12 Acesso em 08/08/2008. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Ed. Elsevier. Traduo autorizada do idioma ingls da edio publicada por Pretince Hall. Rio de Janeiro, 2003. TERUEL, E. C. Uma proposta de framework para sistemas de automao residencial com interface para WEB. 2008. 158 f. Dissertao (Mestrado em Tecnologia: Gesto, Desenvolvimento e Formao) Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, So Paulo, 2008.

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

Das könnte Ihnen auch gefallen