Sie sind auf Seite 1von 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
10 Srie Direito Ambiental
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Ana Paula Janzon Moreno


Faculdade Anhanguera de Jundia

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Interpretao e aplicao do Direito. Domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito. Utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito.

Produo Acadmica

Produo individual de textos e reflexes sobre temas estudados nas disciplinas. Elaborao de resumo referente a alguns temas propostos nas etapas. Trabalho em grupo com produo de textos.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de quatro a seis participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Ana Paula Janzon Moreno

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 3 de 7

DESAFIO
O presente desafio consiste na produo de textos dissertativos e respostas a questes relacionados aos temas propostos: Sistema Nacional de Meio Ambiente; Instrumentos da Poltica Nacional de Meio Ambiente; Recursos Hdricos; e Direito Internacional Ambiental. Com esses desafios, o aluno de Direito Ambiental ser capaz de promover discusses jurdicas e sustentveis, com forte poder de persuaso e convencimento, relacionadas s questes de direito ambiental.

Objetivo do Desafio
Produo de textos dissertativos, nas Etapas 2, 3 e 4. Elaborao de respostas juridicamente fundamentadas, nas Etapas 1, 2 e 3.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 06 horas)


Aula-tema: Sistema de meio ambiente. Esta atividade importante para voc aprimorar e fixar os conceitos adquiridos em sala de aula, bem como ampliar seus conhecimentos a respeito do tema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o captulo sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS. Passo 2 (Aluno) Assistir ao vdeo que trata do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), disponvel em:

<http://www.youtube.com/watch?v=QJ8IJR-zgiw&feature=related>. Acesso em: 4 maio 2012.

Nota Tal vdeo no pode ser acessado dos laboratrios da faculdade; programe com sua equipe a melhor forma de assisti-lo e discuti-lo. Passo 3 (Aluno) Visitar os sites oficiais da administrao pblica, ler e compreender melhor sobre cada rgo. Sites oficiais para pesquisa

Ministrio do Meio Ambiente. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/sitio/>. Acesso em: 4 maio 2012. CONAMA. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/conama/>. Acesso em: 4 maio 2012. IBAMA. Disponvel em: <http://www.ibama.gov.br/>. Acesso em: 4 maio 2012.

Ana Paula Janzon Moreno

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 4 de 7

Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade. Disponvel em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/>. Acesso em: 4 maio 2012.

Passo 4 (Aluno) 1 Responder s seguintes questes: 1) O que SISNAMA? Qual sua principal atribuio? 2) Quais os rgos executores do SISNAMA? responsabilidades e distines? 3) Como o CONAMA foi criado? 4) Qual a funo e competncias do CONAMA? 5) Qual a composio do CONAMA?

Quais

as

suas

principais

Entregar o trabalho finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 06 horas)


Aula-tema: Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Esta atividade importante para que voc conhea os Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, de maneira que consiga construir um pensamento crtico e jurdico, bem como avaliar com propriedade as modificaes propostas no novo Cdigo Florestal e seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) 1 2 Ler o captulo sobre Instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS. Ler o seguinte texto na Internet:

Ministrio do Meio Ambiente pede anlise detalhada do novo Cdigo Florestal. Disponvel em: <http://seculo-diario.jusbrasil.com.br/politica/8672702/ministerio-do-meioambiente-pede-analise-detalhada-do-novo-codigo-florestal>. Acesso em: 3 maio 2012.

Passo 2 (Aluno) Assistir ao vdeo indicado a seguir:

Prova Final - Poltica Nacional de Meio Ambiente. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=RO2g3DwUebY&feature=related>. Acesso em: 7 maio 2012.

Nota Tal vdeo no pode ser acessado dos laboratrios da faculdade; programe com sua equipe a melhor forma de assisti-lo e discuti-lo.

Ana Paula Janzon Moreno

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 5 de 7

Passo 3 (Equipe) 1 2 Discutir entre o grupo sobre os textos lidos e o vdeo assistido a respeito dos Instrumentos de Poltica Nacional do Meio Ambiente. Elaborar um relatrio prvio com os assuntos debatidos.

Passo 4 (Aluno) 1 2 Dissertar, individualmente, sobre os objetivos gerais e princpios da poltica nacional de meio ambiente a serem cumpridos pelos entes polticos. Comparar trs alteraes propostas no novo Cdigo Florestal com a norma vigente, e responder seguinte questo: Em sua opinio, as modificaes propostas para o Cdigo Florestal so positivas ou negativas? Justificar sua resposta. Entregar o trabalho finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 04 horas)


Aula-tema: Recursos Hdricos. Esta atividade importante para que voc fixe os fundamentos e objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, j discutidos em sala de aula. Com isso, voc ser capaz de elaborar uma argumentao crtica e jurdica sobre essa matria to relevante para o Direito Ambiental. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o captulo que trata da Poluio Hdrica do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS. Passo 2 (Aluno) 1 Visitar os sites a seguir indicados, obtendo maior entendimento a respeito do tema:

Site oficial da ANA - Agncia Nacional de guas. Disponvel em: <http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 4 maio 2012. Aqufero Guarani. Disponvel em: <http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=aquife ro.htm>. Acesso em: 4 maio 2012.

Ler o texto indicado a seguir:

Ana Paula Janzon Moreno

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 6 de 7

Passo 3 (Aluno) Assistir aos vdeos aqui indicados:

Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=A6enEx-AJiY&feature=related>. Acesso em: 4 maio 2012. Aqufero Guarani. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=1bYV7N7lk7Y>. Acesso em: 4 maio 2012.

Nota Tais vdeos no podem ser acessados dos laboratrios da faculdade; programe com sua equipe a melhor forma de assisti-los e discuti-los. Passo 4 (Equipe e Aluno) 1 2 Discutir com seu grupo a respeito dos textos e vdeos dos passos anteriores. Responder, em grupo, s questes apresentadas a seguir: a) b) c) d) 3 Diferenciar a outorga e a alienao das guas. Qual regime aplicado no Brasil para os Recursos Hdricos? Fundamentar sua resposta. Quais as competncias da Agncia Nacional de guas (ANA)? Elaborar, individualmente, uma dissertao de duas laudas sobre os Fundamentos e Objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

Entregar o trabalho finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 04 horas)


Aula-tema: Direito Internacional Ambiental. Esta atividade importante para que voc amplie os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como conhea algumas organizaes internacionais de meio ambiente. Voc ter a oportunidade, tambm, de conhecer alguns tratados e convenes internacionais sobre o tema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o captulo que trata da Tutela Internacional do Meio Ambiente do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS.

Ana Paula Janzon Moreno

Direito 10 Srie - Direito Ambiental

Pg. 7 de 7

Passo 2 (Aluno) 1 Para maior compreenso e entendimento a respeito do tema, ler os textos e acessar os sites sugeridos a seguir: Textos para leitura complementar

Direito internacional ao meio ambiente, pr-sal e direito ao mar. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/20854/direito-internacional-ao-meio-ambientepre-sal-e-direito-ao-mar>. Acesso em: 3 maio 2012. Entenda os principais pontos do Protocolo de Kyoto. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u39714.shtml>. Acesso em: 3 maio 2012. Conveno do Clima de Copenhague. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/convencao-climacopenhague.shtml>. Acesso em: 3 maio 2012.

Sites sugeridos para leitura complementar

<http://www.greenpeace.org/brasil/pt/quemsomos/Greenpeace-no-mundo/>. Acesso em: 3 maio 2012. <http://www.rio20.gov.br/>. Acesso em: 3 maio 2012.

Assistir ao vdeo aqui indicado:

Entra em vigor o Protocolo de Kyoto. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=S8MMJjDqYk4>. Acesso em: 4 maio 2012.

Nota Tal vdeo no pode ser acessado dos laboratrios da faculdade; programe com sua equipe a melhor forma de assisti-lo e discuti-lo. Passo 3 (Equipe) Discutir, entre o grupo, sobre os textos lidos, vdeo e sites visitados; qual a importncia do Direito Internacional do meio ambiente e de que maneira as organizaes, tratados e convenes contribuem para o cumprimento das normas relacionadas preservao do meio ambiente. Passo 4 (Aluno) 1 2 A partir da discusso realizada no Passo 3, elaborar uma dissertao individual a respeito do tema. Entregar o trabalho finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

Livro-Texto da Disciplina

SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manual de Direito Ambiental. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

Ana Paula Janzon Moreno

Das könnte Ihnen auch gefallen