Sie sind auf Seite 1von 6

Patrimnio Natural

ndice:

Problema no Patrimnio Natural

Como Evitar

Curiosidade

Problema no Patrimnio natural

Cada dia ficamos com menos riquezas da natureza tais como: a gua ; os animais; as plantas; o ar.
Pelo que necessrio se no gastarmos demasiada gua conseguiremos manter melhor equilibrio com a natureza e detr as extines de animais, agora, muito raros.

A gua um recurso natural de grande valor econmico, ambiental e social, fundamental para o Homem e para a Terra. um bem comum a toda a humanidade.

Durante milhares de anos, acreditou-se que a gua era um recurso infinito e renovvel, uma vez que parecia existir na Natureza com grande abundncia.

Hoje, a m utilizao, e a crescente procura da gua, tornou-se uma preocupao de toda a gente.
3

Cada vez h menos gua potvel em todo o planeta. Apenas 1% de toda a gua da Terra est disponvel para uso, pois a maior percentagem de gua existente salgada (97,5%) e outra parte encontra-se em locais que no podemos alcanar.

O planeta encontra-se neste sculo, a viver uma crise de gua, que tende a agravar-se, caso no sejam adoptadas medidas rpidas.

A poluio, a m gesto da gua e as alteraes climticas, que esto de facto, a provocar o aquecimento do planeta, so alguns dos motivos que contribuem para a menor disponibilidade dos recursos hdricos.

Realmente o clima est realmente a mudar. Prova disso, a seca severa que j se sente este ano, em algumas regies do pas.

A m gesto da gua e devido s alteraes do clima, esto a acontecer os degelos nos glaciares.

Por esta alterao e outras no ciclo da gua mundial, com secas e outros efeitos, muitas espcies animais raras esto a desaparecer, porque no conseguem sobreviver as estas novas condies ou alteraes.

Por exemplo os urso polares brancos dos glaciares esto a ter problemas com os degelos e muitos no conseguem sobreviver.

Para alm disso, todos os animais e plantas so compostos de gua e precisam de gua para sobreviver. Se no houver gua ou for escassa, tambm ficam em perigo as espcies raras, que tambm so importantes no patrimnio natural.

Uso de gua

Para evitar gastar gua: -Por favor deixe torneiras quando est a lavar as mos ou a loua. -Evite tomar banho mas sim tomar duche. -No rege demasiado plantas que no precisam de muita gua. - Prefira o chuveiro ao banho de imerso, pois gasta entre 25 e 100l, em vez de 200 a 300; - Feche bem as torneiras e repare as que esto a pingar; - No deixe a gua a correr enquanto lava os dentes, a loua ou faz a barba; - Adopte solues para reduzir a gua de cada descarga do autoclismo (10-15litros), como por exemplo introduzir uma garrafa de gua no seu interior, que reduz o consumo em cerca de 30%; - Desligue fontes ou repuxos que possua no quintal, em poca de seca, so gastos desnecessrios; - Opte pela lavagem do carro com um balde, em vez da mangueira, desta forma, poupa dezenas de litros de gua; - Se tiver que regar plantas, prefira o perodo da manh ou o fim de tarde, pois nestas horas, a taxa de evaporao mais baixa; - No deite o leo usado pelo cano abaixo, coloque-o antes numa garrafa de plstico bem fechada e deite no lixo normal; - Utilize detergentes para a roupa, que no possuam cloro.

CURIOSIDADE sobre a gua

Na antiguidade, quando no existia equipamentos eficientes de medida, as pessoas atribuam os fenmenos da natureza a um desejo divino. Acreditava-se que tudo fosse obra e vontade dos deuses, e portanto os seres vivos no teriam controlo. Ao longo do tempo, muitas e diferentes explicaes foram dadas a estas inquietaes. Acreditava-se que existia no interior da Terra grandes reservatrios de gua, sendo que os maiores formariam rios e os menores dariam origem a lagos e crregos. Acreditava-se tambm que deuses e deusas carregavam grandes potes e derramavam gua para formar rios. Aristteles (representado na figura), que viveu trs sculos antes de Cristo, no concordava com essas ideias, dizia que se os rios tivessem sua origem no interior da Terra, no haveria depsitos com volumes suficientes para fornecer gua constantemente. Sua opinio era que "as regies montanhosas e elevadas so semelhantes a uma esponja: filtram a gua gota a gota, que cai em forma de chuva em vrios locais, e a distribui para as nascentes dos rios". Alm disso, Aristteles relacionava a umidade do ar com a formao de gotas e das chuvas. Dizia ele: "Aquilo que envolve a Terra no apenas ar, mas uma espcie de vapor, e isto que explica que ele se transforme de novo em gua". Aristteles sabia portanto que a gua tem um ciclo, ou seja, ela passa por transformaes, mas sempre a "mesma gua". Trs sculos depois de Aristteles, o poeta e filsofo romano Lucrcio escreveu um poema chamado "Sobre a Natureza". Segundo o autor, as guas salgadas do mar infiltram-se pela terra, perdem seu sal, e formam os rios que voltam ao mar. O que no era explicado era como a gua no interior da terra conseguiria subir at o alto da montanha para formar uma nascente. Todas estas ideias podem at parecer absurdas hoje em dia, porm necessrio respeit-las, uma vez que os fenmenos eram apenas observados e as primeiras medidas muito imprecisas. Percebemos portanto que a cincia no tem respostas definitivas e que as explicaes devem-se a um conjunto de informaes investigadas ao longo da histria.

Das könnte Ihnen auch gefallen