Sie sind auf Seite 1von 60

1

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E EDUCAO DEPARTAMENTO DE EDUCAO

A INFORMTICA E A EDUCAO: UM PROCESSO DE INTERATIVIDADE LUZ DA UVB

CAROLINA MACHADO DOS SANTOS DE SOUSA FRANCO WALRIA MARIA COSTA ALVES

BelmBelm-Pa Novembro-2001 Novembrombro

A INFORMTICA E A EDUCAO: UM PROCESSO DE INTERATIVIDADE LUZ DA UVB

CAROLINA MACHADO DOS SANTOS DE SOUSA FRANCO WALRIA MARIA COSTA ALVES

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Cincias Humanas e Educao da Universidade da Amaznia, como requisito para obteno do grau de Pedagoga: Habilitao em Orientao Educacional, orientado pela Professora Maria de Jesus Damasceno

BelmBelm-Pa NovembroNovembro-2001

EDUCAO: A INFORMTICA E A EDUCAO: UM PROCESSO DE INTERATIVIDADE LUZ DA UBV

Carolina M. S. Sousa Franco Walria Maria Costa Alves

Nota:______ (_____________)

Avaliado por:
____________________________________

Data:____/____/____

BelmBelm-Pa NovembroNovembro-2001

O que d o verdadeiro sentido ao encontro a busca e preciso andar muito para alcanar o que est perto (Jos Saramago. Todos os Nomes)

Aos que nos ensinaram a amar o justo, o bom e o correto. Aos que nos fizeram aprender que o amor o maior dos sentimentos. (1Cor, 13-13) Aos nossos pais, familiares, amigos e companheiros com muito amor, carinho e gratido, ontem, hoje e sempre.

AGRADECIMENTOS
Eu, Carolina dos Santos de Sousa Franco, agradeo: A Deus, por me dar a vida, a vontade e a coragem para vencer esta jornada; Aos meus pais e irmo, pelo incentivo dado, o qual, por momentos, no soube valorizar; Aos colegas de Universidade, em especial a minha companheira de TCC, pelos momentos importantes e decisivos para a realizao deste trabalho; Ao meu pai Georgenor de Sousa Franco Filho, a Lineo Ferreira de Mello, e a Rodopiano Neto, pela colaborao para a realizao deste trabalho.

Eu, Walria Maria Alves, agradeo: A Deus, por permitir a realizao desta pesquisa; A minha famlia e meus filhos, pela compreenso recebida nestes anos de luta; A minha companheira de TCC, pelas horas passadas, durante a realizao deste trabalho; A professora Maria de Jesus Damasceno, por sua amizade, compreenso e ajuda e a todos aqueles que, direta ou indiretamente tambm colaboraram.

RESUMO
O presente trabalho a nossa contribuio a vasta discusso que hoje perpassa a educao: A informtica e a educao - um processo de interatividade a luz da UVB Universidade Virtual Brasileira o resultado de um a no de estudos. No desenvolvimento do mesmo foram utilizadas metodologias como: questionrios e entrevistas na coleta de dados, que, posteriormente foram levados para anlise, obtendo maior grau de veracidade possvel, tendo como base o referencial terico, abordando as questes educativas e de desenvolvimento tcnico em relao a informtica dentro do contexto da UVB, pois como futuras educadoras, a preocupao com o fazer pedaggico e o acesso democrtico a uma educao de qualidade no Brasil, direcionou este estudo, a fim de sugerir solues.

SUMRIO
INTRODUO........................................................................................................ 10 CAPTULO I - A tecnologia: uma retrospectiva junto hoje a uma modalidade de ensino a distncia................................................................................................... 15 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. A tecnologia............................................................................................... A cincia e a tecnologia............................................................................ A sociedade e a tecnologia....................................................................... Informao e conhecimento...................................................................... Educao e tecnologia.............................................................................. Abordagem colaborativa........................................................................... Histrico da educao a distncia............................................................ Conceituao de educao a distncia.................................................... 15 16 17 18 19 22 23 26

CAPTULO II - As possibilidades do fazer didtico e a Informtica x educao a distncia no contexto da UVB............................................................................. 28 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9. O computador e o ensino.......................................................................... O computador na educao...................................................................... Informtica na educao........................................................................... A escola e a informtica............................................................................ O educador x informtica educativa.......................................................... Metodologia e informtica......................................................................... A Internet na rea educacional................................................................. As instituies e a educao a distncia.................................................. O novo papel do professor....................................................................... 28 30 32 35 36 39 40 45 46

CAPTULO III - Uma anlise avaliativa do que se observou em coletas de dados sobre a UVB, sua atuao no processo de ensino/aprendizagem na construo do conhecimento..................................................................................................... 48 3.1. Os funcionrios e suas concepes......................................................... 3.2. Anlise dos questionrios aplicados e das quatro questes citadas........ 3.3. Anlise das demais questes................................................................... 3.3.1. Tempo da UVB............................................................................. 3.3.2. Avaliao...................................................................................... 3.3.3. Grau de responsabilidade............................................................ 3.3.4. Auxlio tecnolgico....................................................................... 3.3.5. As dificuldades............................................................................ 3.4. Espao fsico............................................................................................. 48 49 49 49 50 50 50 51 51

CONSIDERAES FINAIS.................................................................................... 52 BIBLIOGRAFIA...................................................................................................... 55 ANEXOS................................................................................................................. 58 Anexo 1 - Modelo de guia utilizado para coleta de dados................................ 59 Anexo 2 - Organograma do Ncleo de Educao a Distncia NEAD............ 61 Anexo 3 - Fotos................................................................................................. 62

10

INTRODUO
A evoluo da tecnologia influi de modo especial na vida do ser humano, alterando antigas formas de informao que, adotadas e aplicadas

educao, transformam radicalmente o ambiente escolar, criando novas formas de aprendizagem, deixando obsoleto o conceito clssico de sala de aula, fazendo com que a forma expositiva de ensinar no encontre mais eco nas expectativas dos aprendizes, gerando novas atribuies e desenhando um novo perfil para o professor.
O trabalho docente se insere no movimento da prtica social coletiva, ou seja, os homens produzindo e agindo conjuntamente na produo de sua existncia material. (LIBANEO: 2000, p. 77)

Este cenrio de mudanas tecnolgicas e comportamentais dos docentes e discentes exige uma modernizao do ensino preferencial, ou seja, uma escola que oferea aos alunos slida formao cultural e competncia tcnica, que favorea o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes permitindo a adaptao e a permanncia no mercado de trabalho, no ignorando a importncia para a formao de cidados crticos e reflexivos.
A criao de um clima favorvel a tal aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuies dos alunos (respeitando-as, mesmo quando apresentadas de forma confusa ou incorreta) e em favorecer o respeito, por parte do grupo, assegurando a participao de todos os alunos. (PCNs: p. 91)

Metodologias devem favorecer a fala e a escrita como meios de reorganizar e reconstruir experincias compartilhadas pelos alunos, apropriando-se de conhecimentos que valorizem o cenrio escolar e social. Os aspectos emocionais e cognitivos, a afetividade e o respeito so fatores essenciais para a interao cooperativa.

11

A participao de professores em projetos de capacitao importante para o sucesso de prticas pedaggicas que incorporem as tecnologias, presentes em nossas vidas, reconhecendo a era digital como parte na evoluo do homem. Essa afirmao no significa descartar todo caminho trilhado pela linguagem oral e escrita. A rede informatizada contempla o registro e a manipulao dinmica das informaes escritas, sonoras e visuais combinadas. Nessa tica, computador e a rede devem estar a servio da instituio de ensino e da aprendizagem. Porm, saber criar e utilizar metodologias viveis com esses recursos ainda um desafio a nvel de educao no Brasil, seja em quaisquer nveis ou modalidades de ensino, porque nos defrontamos no cotidiano com o desperdcio ou mau uso desses recursos. Com os recursos tecnolgicos, os alunos passam a ser descobridores de conhecimentos. Isto no descarta o papel do professor mas sim, cria uma nova viso de educador que precisa, nesse processo, propor novas formas de aprender e de saber, aprimorando-se criticamente das novas tecnologias como fontes que facilitam a aprendizagem.
Como usurio da rede de informaes o aluno dever ser iniciado como pesquisador e investigador para resolver problemas concretos que ocorrem no cotidiano de suas vidas. (BEHRENS: 2000, p. 77)

Ao mesmo tempo em que a tecnologia contribui para a aproximao de diferentes culturas, aumenta as possibilidades de comunicao e gera uma centralizao na produo do conhecimento e do capital. O acesso a essa tecnologia e informao restrito a uma minoria da populao, logo ter informao no significa ter conhecimento, este depende de informao, porm esta por si s no produz conhecimento. A pedagogia crtico- social dos contedos entende que o ato pedaggico o encontro do aluno com a cultura socialmente construda. O trabalho docente faz-se da conciliao dialtica.
O resultado dessa relao dialtica o processo educativo no qual se busca garantir a unidade entre o desenvolvimento subjetivo e o mundo objetivo entre o cultural, o social por onde o sujeito incorpora os instrumentos para a liberao das relaes da dominao urgente num projeto coletivo de

12

desenvolvimento histrico (LIBANEO: 2000, p. 77)

do

povo.

O aluno um ser ativo, produto e produtor de sua histria, que vincula a prtica educativa prtica social como ponto de partida e chegada do trabalho pedaggico, participando dos processos comunicativos e tecnolgicos,

estabelecendo uma relao com as novas informaes e as estruturas individuais de conhecimento que levar este a analisar e a tomar atitudes crticas frente fonte constante das informaes. Percebe-se que o paradigma, na era digital e na sociedade da informao, pede uma prtica docente, assentada na construo individual e coletiva do conhecimento. O professor precisa romper barreiras e criar possibilidades de encontros presenciais eventuais, que tenham como objetivo o acesso a informaes disponibilizadas no universo da sociedade do conhecimento. Atravs da informao virtual, cria-se, hoje, um novo modelo de ensino a distncia, e as dificuldades pela utilizao adequada dessa tecnologia de ensino, metodologia e acesso ao conhecimento norteiam esta pesquisa, A Informtica e a Educao: Um processo de interatividade luz da UVB1, sua proposta e sua importncia como ensino a distncia no mbito educacional e da tecnologia da comunicao virtual como capaz de propiciar a educao para essa modalidade de ensino. As tecnologias da informao virtual, alm de serem veculos que possibilitam novas formas de orientao da experincia humana, com mltiplos reflexos, entre eles na cognio humana e na atuao sobre o meio e sobre si. Tecnologia/metodologia o processo de construo de conhecimento na educao. Essa evoluo educacional surge com a UVB, e dela fazem parte 10 (dez) Instituies de Ensino Superior de vrias partes do Pas, inclusive da regio Norte, a UNAMA Universidade da Amaznia, no Estado do Par, que uniram suas experincias educacionais e suas reas de excelncia acadmica para formar a primeira rede virtual de pesquisa e cooperao para o desenvolvimento de programas de educao a distncia no Brasil. Como futuras educadoras, a preocupao com o fazer pedaggico e o acesso democrtico a uma educao de qualidade no Brasil direcionou este estudo para o referido tema, a fim de buscar respostas para nossas inquietudes.
1

Universidade Virtual Brasileira.

13

Este Trabalho de Concluso de Curso busca abordar a importncia da informtica no processo de ensino-aprendizagem da educao a distncia, os critrios tomados na utilizao dos recursos eletrnicos, utilizados como ferramentas na construo dos processos metodolgicos atuais. Segundo PIERRE LEVY:
A linguagem digital apresenta-se nas novas tecnologias eletrnicas da comunicao e na rede de informao digital (apud BEHERNS, p. 74).

Traando um perfil hodierno de como os professores trabalham a informtica, busca-se a identificao das dificuldades da avaliao dessa

modalidade de ensino, a partir dos anseios do corpo discente s mudanas evolutivas. A UVB ainda no uma Universidade, mas sim, um Instituto que oferece cursos de extenso nas reas de Administrao, Gesto, Cincias Contbeis, Comunicao, Arte, Direito, e-cours, Educao, Informtica, Turismo e Meio-Ambiente. Um dos objetivos de criao da UVB repousa na facilidade, que ela, como uma Rede de Educao a distncia pode propiciar a sua clientela, como a flexibilidade na relao hora e local de estudo, interface2 amigvel acompanhamento constante (professores, tutores3, coordenao pedaggica, entre outros), tornando indiscutvel a importncia do ensino da informtica na educao, permitindo uma avaliao da sua incidncia e de sua incrementao para a modernizao do ensino no mundo. Da a necessidade de estudar sua presena nos pases perifricos, com nfase para as regies menos desenvolvidas. O que possvel atingir hoje atravs da informtica na UVB? Qual a satisfao tanto a nvel do aluno como do tutor? Os recursos so utilizados dentro de uma metodologia planejada? A avaliao desse processo satisfaz os envolvidos (aluno, tutor e LDB)? Esta pesquisa visa responder os questionamentos acima e buscar possveis solues. A pesquisa de campo, realizada no NEAD4 - UNAMA, adotando a seguinte metodologia: 1. Levantamento bibliogrfico pertinente ao tema, consultando as seguintes bibliografias: alm de PIAGET (1996) no construtivismo, FREIRE (2001) e a Pedagogia da autonomia, GARDNER (1995) e o estudo das inteligncias mltiplas, LIBANEO (1985) e a Pedagogia

Interligao - (ambiente criado para facilitar a utilizao por discentes e docentes). Denominao dada ao professor responsvel pela orientao no decorrer do curso.

14

crtico-social dos contedos e VASCONCELLOS (2000) e a construo do conhecimento, entre outros; 2. Fichamento e resenha do material bibliogrfico levantado,

necessrio, pois serviu de instrumento orientador para esse trabalho; 3. Visita e observao do local selecionado para a pesquisa de campo, o NEAD UNAMA e acesso virtual UVB; 4. Aplicao dos questionrios, no perodo de 27 de setembro a 24 de outubro, como instrumentos para obteno dos dados e entrevista anexa, com a participao de dois tutores, um coordenador pedaggico, um coordenador tecnolgico, dois instrutores de Web Designer, um monitor e uma secretria; 5. Anlise dos resultados, atravs da comparao da pesquisa de campo e a terica. Como consideraes finais, tratou-se do desafio educacional, enfrentado por todos os envolvidos, sabendo que cada dia ser um novo caminho e um novo aprendizado e que a evoluo no para e com ela todos os anseios de mudana e de vida.

Ncleo de educao a distncia.

15

CAPTULO I :

A tecnologia: uma abordagem histrica junto, hoje, a uma

modalidade de ensino a distncia. 1.1. A tecnologia A sociedade contempornea, nas ltimas dcadas, sofreu inmeras transformaes com o desenvolvimento tecnolgico. O que hoje fazemos, parecia fico na dcada de 60, como as viagens espaciais, discagens telefnicas entre os continentes - DDI, utilizao de servios bancrios fora do expediente, exames clnicos, robs entre outros, recursos que beneficiam a sociedade, e cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso destes recursos tecnolgicos5. O progresso da tecnologia6 tem sua histria em um processo milenar, e apesar de ser uma palavra bastante discriminada no meio social, ela se fez e se faz de esforos do homem para dominar o ambiente em proveito prprio. Por milnios o progresso tecnolgico do mundo realizou-se atravs de experincias empricas e de erros, podendo-se afirmar que somente a partir do sculo XVIII, a tecnologia tornouse cincia aplicada. A sociedade, constantemente beneficiada pelos avanos da tecnologia, nem sempre tem conscincia disso. Isso se explica pela histria que envolve a construo do conhecimento.
A mudana das concepes implica necessariamente nova forma de ver a realidade, novo modo de atuao para obteno do conhecimento, uma transformao no prprio conhecimento; muda, portanto, a forma de interferir na realidade. (ANDERY: 1998, p. 17)

Analisando cada momento histrico, percebe-se que os produtos da existncia humana, assim como as idias, so expresses das relaes e atividades reais do homem. Com o desenvolvimento e em decorrncia do tempo essas

necessidades e condies materiais diferem, adquirindo caractersticas diferentes. At mesmo aquelas consideradas bsicas, como a alimentao, constatam-se mudanas e hbitos diferenciados: do fogo ao microondas, da caa ao congelado ou pr-cozido.
5

Produtos da tecnologia ou qualquer objeto criado para facilitar o trabalho humano. Portanto, a roda, o machado, utenslios, televiso, telefone, trator, relgio, telefones celulares, computador, motores, turbinas, satlites. Estudo das tcnicas, da maneira correta de executar qualquer tarefa.

16

A priori, a preocupao humana era desenvolver tcnicas e utenslios. Hoje, desenvolve-se a preocupao com a qualidade e a utilizao dos mesmos, priorizando a relao tempo, praticidade e sustentabilidade, observando-se a

vontade do homem no mais em dominar para ter, e sim, em interagir para obter, mas nem sempre se pensou assim. 1.2. A cincia e a tecnologia A cincia hoje, conhecida de todos, porque tendemos a avali-la como fora de expresso, fonte de destruio do homem e da natureza ou como fora de progresso. Gerando benefcios para humanidade e revelando o fato de que ela se d em relao tecnologia, frutos da atividade cientfica que, presentes em nosso cotidiano, marcam a vida do sculo XXI. A tecnologia pode ser considerada uma marca da cincia.
...sua prpria compreenso implica no apenas a anlise daquilo que aparece como produto da cincia a tcnica mas, depende principalmente da anlise das condies que determinam a cincia como produtora de tecnologia. (ANDERY, et al: 1998, p. 435)

O binmio cincia e tecnologia caracteriza a cincia dos nossos dias, mas a cincia no se esgota na tecnologia. Esta uma parte integrante e essencial do empreendimento cientfico. A cincia antes de mais nada a elaborao do pensamento humano, desde o momento em que os vestgios deixados pelo homem permitam identificar a relao homem-natureza. As antigas civilizaes, como as do Egito, da Mesopotmia, da ndia e da China, conheceram um enorme avano tcnico e o povo grego refletiu sobre o mtodo na produo do conhecimento, derivando a construo racional de conhecimento.
... indiscutvel, Aristteles foi responsvel por um imenso avano na discusso do processo de conhecimento. Ao abordar problemas que so centrais a construo do conhecimento cientfico, como a lgica e ao construir um sistema capaz de abraar uma explicao do mundo fsico, do homem e um mtodo de obteno de conhecimento. Aristteles construiu um paradigma, um sistema, capaz de dar conta de todas as reas do conhecimento. (ANDERY et al: 1988, p. 100)

17

Na Europa Medieval, a f foi vista como limite da razo, afastando da preocupao do universo fsico, esse perodo. Segundo (ANDERY et al: 1988, p. 137): sua filosofia para a vida do homem e para a busca que, nesta vida, deve
encaminhar-se para o bem.

Santo Agostinho, colocava as idias religiosas como termos absolutos e inquestionveis sob a forma de dogmas e de uma moral rgida. Tem-se nesse perodo, uma viso de mundo fechado, acabado, finito e hierarquizado. Uma nova viso de mundo substitui a medieval, e nela, a relao Deus-homem foi substituda pela relao homem-natureza, gerando o

antropocentrismo, que valoriza a capacidade do homem de conhecer e transformar a realidade e fez surgir a cincia moderna do sculo do XVII. Galileu e sua idia de Universo aberto, indefinido, governado pelas leis Universais. Decartes atravs das suas preocupaes com as leis do movimento, cria o modelo mecanicista. Hobbes foi alm no que se refere ampliao do campo de abrangncia. Bacon defendeu a aplicao da cincia industria, produo a servio do progresso, afirmando: saber poder. Esse pensamento reflete a sua opinio, que defendia a monarquia absoluta, era contra a censura de opinio, porque como cientista e poltico, dedicou parte do seu tempo para refletir sobre o conhecimento e sobre a melhor forma de coloc-lo a servio do homem. Hobbes desenvolveu o interesse pela filosofia, envolvendo o estudo da sociedade e as propostas polticas sobre o processo de produo de conhecimento. Locke teve como preocupao central a negao da existncia de idia inata na mente ou no esprito humano, desenvolveu a teoria sobre o processo pelo qual chega- se a perceber o conhecimento, que adquirido e se constitui de idias que derivam da experincia de objetos ou de conhecimentos. 1.3. A sociedade e a tecnologia A transio do fundamentalismo para o capitalismo significou a substituio da terra pelo dinheiro. Na sociedade capitalista, as pessoas sobreviviam comprando os produtos do trabalho umas das outras, e consideravam como elementos fundamentais, a propriedade privada e a diviso social do trabalho. A expanso martima e o sistema colonial no final do sculo XV colaborou com o desenvolvimento do comrcio. Nos sculos XVII e XVIII com o desenvolvimento da indstria moderna, o capital e a produo eram priorizados.

18

A cada modo de produo corresponde um sistema de relaes de produo, como tambm um sistema de direito, de instituies e de formas de pensamento ANDERY et al: 1988, p. 169)

A Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa marcaram o sculo XVIII e XIX. O pensamento da sociedade neste perodo foi profundamente assinalado pela ascenso econmica e poltica da burguesia, expressando trs valores bsicos: a liberdade, o individualismo e a igualdade. A liberdade de pensar e a educao livre, a instruo para o povo, porque o novo sistema exigia uma educao elementar, ou seja, a formao tcnica cientfica. Surge a cincia globalizada, abstrata, capaz de responder todos os problemas sobre a tcnica e a produo. Segundo (ANDERY et alli: 1988, p. 293) A cincia iria, cada vez mais ser
colocada a servio da modificao da natureza.

O homem est em contnuo movimento de transformao e medida que trabalha para satisfazer suas necessidades, organiza-se de forma a criar as necessidades e as condies de vida. Logo, a atividade cientfica no pode estar desvinculada da prtica e to pouco no se fala em cincia, sem tambm falar em tecnologia e vice-versa. A tecnologia surge da necessidade social e seus interesses, mesmo que esses sejam os de uma minoria que detem o poder, donde, por exemplo, todos os computadores do mundo de nada serviro se seus usurios no estiverem interessados na quantidade e no tipo de informaes geradas. 1.4. Informao e conhecimento A informao e o conhecimento so essencialmente criaes humanas, sendo difcil administr-los no levando-se em conta o papel fundamental que as pessoas desempenham nesse cenrio, pois elas criam, distribuem, compreendem e usam a informao, ou seja, o homem pensa alm das mquinas, os dados transformam-se em informao e estas exigem anlise. O conhecimento a informao mais valiosa, porque algum deu informao um contexto, um significado, uma interpretao. Quando comeamos a pensar nas muitas relaes entrecruzadas de pessoas, processos, estruturas de apoio e outros elementos do ambiente informacional de uma escola, devemos ter como princpio a administrao holstica da informao ou administrao centrada no ser humano. Ponto essencial, devolve

19

o homem ao centro do mundo da informao, porque sua interpretao causa evoluo dele mesmo e da tecnologia. O homem capaz de eliminar a rigidez de alguns controles centrais, retirando as informaes especficas para as pessoas que precisam delas para construir o conhecimento. Desde a dcada de 50 os computadores nos oferecem oportunidades de aprender e armazenar um volume enorme de informaes. A informao estruturada em computadores apareceu na dcada de 70, com o uso de servios online7, nas reas educacionais e de treinamentos. Recentemente os computadores se transformaram em ferramentas eficazes na administrao do conhecimento ou capital intelectual, devido aos novos softwares8 capazes de lidar com textos estruturados, discusses, imagens ou vdeo. medida em que os computadores tornam-se mais poderosos e mais baratos, podemos pensar em uma democratizao da informao. A informao democrtica, em referncia no est afirmando a acessibilidade a todos, mas sim a percepo desta em nosso cotidiano. Ela est em todos os meios, sociedade, informao e tecnologia, convivemos com ela diariamente. A exemplo das tecnologias (televiso, videocassete, videogravadora, cmera fotogrfica, rdio, gravador, calculadora e computador estamos envolvidos por um ambiente informacional, cabendo educao absorver todo o cenrio tecnolgico e as

necessidades sociais, interconectando a tecnologia sua utilizao em prol do desenvolvimento do homem. 1.5. Educao e Tecnologia No conceitual a questo de ensino/aprendizagem, porque envolve questes relativas a como e o que ensinar/aprender, sendo professores e alunos, personagens vivas e atuantes deste processo. A transformao dos meios de comunicao durante o processo do aprender/ensinar nos leva a refletir. Moran (1993), defendeu o desenvolvimento de processos de comunicao ricos, interativos e profundos. Para que haja a vida no dia-a-dia escolar, pois as tecnologias

7 8

Que pode ser acessado via computador. Um programa, um sistema, um aplicativo de programas, rotinas e procedimentos realizados pelo computador, servindo de comunicao entre o homem e a mquina.

20

facilitam o processo ensino/aprendizagem, trazendo informaes novas, ligando-nos com outras escolas e com o mundo. preciso conhecer as vantagens que os meios de comunicao propiciam na aprendizagem dos alunos, e cobrar do professor uma produo de conhecimento que envolva diferentes linguagens e meios de comunicao e que este trabalho envolva a preocupao com qualidade. Os PCNs, no ttulo: A tecnologia na vida e na escola diz:
Ao mesmo tempo que fundamental que a instituio escolar integre a cultura tecnolgica extra-escolar dos alunos e professores ao seu cotidiano, necessrio desenvolver nos alunos habilidades para utilizar os instrumentos de sua cultura. Hoje, os meios de comunicao apresentam informao abundante e variada de modo muito atrativo. (PCNs MEC, 1997)

Discute-se qualidade nas declaraes dos organismos internacionais e nacionais, nos PCNs, nas conversas informais, passando pelas autoridades educacionais, organizacionais, de professores, centrais sindicais e associao das mais diversas, parecendo ser consenso de todos a importncia dela na educao. A problemtica da qualidade educacional no recente. No entanto, antes no havia o grau de centralidade que a mesma atinge hoje, quando substituiu a problemtica da igualdade e de oportunidade. Hoje, temos uma ampliao da escolarizao, assegurando educao a um nmero maior da populao. Assim, a preocupao passa a ser com a qualidade educacional oferecida, que no por acaso, pois surgiu do contexto poltico econmico e social, gerado pelo avano tecnolgico e da cincia. O acesso informao tornou-se uma necessidade para produzir e disseminar continuamente as informaes para a construo do conhecimento. A educao cada vez mais uma exigncia no cotidiano das relaes sociais de sobrevivncia, de insero no mercado de trabalho e para sua manuteno. Atualmente o princpio de qualquer organizao a informao, crescendo a exigncia de profissionais capacitados, capazes de preencher os requisitos gerados pela ordem econmica mundial da globalizao: ser gestor, empreendedor, trabalhar de forma colaborativa e aprender de forma autnoma.

21

Transformar a escola e mudar antigos paradigmas uma luta constante para os educadores, indo alm da viso mercantilista. Supe uma educao humanizada, que forme indivduos capazes de transformar e se transformar, comprometidos com uma sociedade menos dicotmica, exigindo que o educador modifique seu papel de mero narrador e privilegie o dilogo como mtodo. Este dilogo significa a relao de comunicao unidirecional da educao formal tradicional. Para PIAGET, nas relaes cooperativas o respeito mtuo uma exigncia na superao dos prprios pontos de vista, implica compartilhar a prtica de ensinar e aprender. Sendo alunos e professores agentes em constante dilogo, parece-nos uma proposta adequada para discutir qualidade na educao. No entanto, falar sobre novos mtodos pedaggicos, buscando uma educao inovadora que prime pela formao de indivduos, agentes comprometidos e empreendedores no algo simples.
Saber que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo. (FREIRE: 2001, P. 52)

A educao requer mudana de valores, crenas e de prticas arraigadas no somente por parte dos professores como tambm dos alunos, dando espao ao dilogo em qualquer iniciativa educacional (professor) e, por outro lado, sair da comodidade de receptor passivo a sujeito ativo, autnomo (aluno), exigindo uma nova mentalidade de ambos, uma nova viso de ensinar e aprender.
...Se, na verdade, o sonho que nos anima democrtico e solidrio, no falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mais escutando que aprendemos a falar com eles. (FREIRE: 2001, P. 127)

A escola ser mais significativa, quando desenvolver uma prtica que a articule com as concepes de mundo e de sociedade, expressando o movimento da prtica social coletiva, transformando emancipatria.
Uma prtica pedaggica num paradigma emergente que alicera ensino com pesquisa,

realidades sociais em direo

22

numa viso holstica com uma abordagem progressista, sem dvida trar para a universidade uma produo de conhecimento significativa e relevante que propicie a formao de cidados ticos e competentes para construir uma sociedade mais justa e igualitria. (BEHENS: 2000, p. 127)

Trabalhar com a multiplicidade de vises, formando crticos que trabalhem com a chamada civilizao de imagens e informaes e propor a aproximao desses recursos de comunicao, utilizando-os de forma sistemtica na escola e no trat-los (computador, vdeo, televiso e outros) como mera instrumentalidade, ou seja, como mais um recurso didtico-pedaggico na prtica j praticada. Observa-se que ao se trabalhar os recursos tecnolgicos na educao, no basta apenas ter acesso a textos, sons, imagens, softwares, mas sim, que se deixe claro o procedimento de sua aplicao enquanto proposta para utilizao dessas mquinas e seus recursos. necessrio ir alm do entendimento das tecnologias, compreendendo o processo de construo do conhecimento e como acontece o movimento do ensinar e aprender, numa sociedade onde a comunicao permite que cada vez mais as pessoas tenham acesso a informaes que se multiplicam e se atualizam rapidamente, superando tempo e espao, transformando crenas e referncias. 1.6. Abordagem colaborativa No sculo XXI, a humanidade desafiada a vivenciar duas transies importantes, o advento da sociedade do conhecimento e a globalizao. Educar neste tempo, instiga a reflexo sobre o processo e a globalizao, integrando os sistemas financeiros, econmicos, polticos e sociais das naes num contexto de interdependentes e interrelacionadas o que seria a verso neoliberal. O advento dessa mudana exige da populao uma aprendizagem constante. Nosso paradigma. MORAES (apud BEHRENS: 2000, p. 68), a era das relaes exige conexo9, integrados. Esse advento da economia globalizada e a forte influncia dos meios de comunicao e dos recursos de informtica no comportam um ensino nas Universidades, que se caracterize por uma prtica pedaggica conservadora, crtica inter-relacionamento, interconexo, viso de rede, de sistemas

23

e repetitiva. Assim, a sociedade do conhecimento desafia as Universidades e/ou Instituies de ensino, a de instrumentalizar os alunos para um processo de ao continuada, tratando de formar, e prepar-los para a conquista de uma melhor qualidade de vida. A LBD10, no ttulo II, Dos princpios e fins da educao nacional, dispe:
Art. 2 - A educao, dever do estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (LBD: 2000, p....)

O aluno precisa tornar-se um cidado crtico, autnomo e criativo. Esse desejo de mudana da prtica pedaggica se amplia na sociedade da informao. A reflexo crtica da informtica na aprendizagem e um dos benefcios que a era digital pode trazer, ou melhor j trouxe. A aprendizagem colaborativa depende dos professores e gestores que se tornam sensveis aos projetos criativos e desafiadores, tais como os desenvolvidos na modalidade de ensino a distncia e os projetos de ensino interativo, executados em diversas mdias e instituies que constituem a uvb.br. A educao a distncia ultrapassa as paredes da sala, do ambiente escolar e at dos laboratrios. As atividades desafiadoras esto em espaos virtuais e presenciais dentro e fora das instituies de ensino o que favorece a educao a distncia. A LBD, no ttulo VIII, das disposies gerais, diz:
Art. 80 - O poder pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino e educao continuada.

Junto com o artigo 80, mais quatro incisos e trs pargrafos ajudam a normalizar o ensino a distncia. Porm, a primeira vez que ela comparece no texto de uma LDB, como algo digno de ateno dos sistemas de ensino.

10

Ligao, vnculo. Lei de Diretrizes e Bases.

24

1.7. Histrico da educao a distncia A educao a distncia tem uma longa histria de experimentaes, vivenciando fracassos e sucessos. O que se v hoje na educao a distncia, um recurso de incalculvel importncia como modo apropriado para atender os grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos servios oferecidos em decorrncia da ampliao da clientela atendida. Nem sempre se pensou assim. A primeira forma de educao a distncia deu-se pelos cursos por correspondncia, na Europa do sculo XVIII, ficando muito longe das cartas de Plato e das epstolas de So Paulo, havendo um largo desenvolvimento no sculo XIX. No incio do sculo XX, at a Segunda Guerra Mundial, vrias experincias foram adotadas, desenvolvendo-se melhor as metodologias aplicadas ao ensino por correspondncia. Fortes influncias surgiram com a introduo de novos meios de comunicao de massa, principalmente o rdio, precursor de importantes projetos para os do meio rural. No Brasil, o exemplo desses projetos, em 1939, foi o do Instituto Rdio Monitor, o incio para o que seria, em 1941, o Instituto Universal Brasileiro, um Projeto de Integrao com os correios, oferecendo vrios cursos, dentre eles: Supletivo de 1 e 2 graus (preparatrios); Mecnica de automveis; Silk-Screen; Violo Datilografia e digitao; Mecnica de motos; Fotografia; Auxiliar de contabilidade; Mecnica geral; Agropecuria; Montagem de rdio; Refrigerao e ar condicionado; Informtica (linguagem Basic) Tcnicas de vendas; Jardinagem;

25

Eletrnica digital; Eletrnica, rdio e televiso; Corte e costura; Desenho artstico publicitrio e pintura; Beleza da mulher; Tric bordado e croch; Auxiliar de escritrio; Eletricidade de automveis; Secretariado moderno; Desenho arquitetnico; Auxiliar em administrao de empresas; Mestre de obras (edificaes); Ingls; Desenho mecnico; Torneiro mecnico Especializao em videocassete (manuteno e reparo).

Outras experincias governamentais de projetos de ensino foram implantadas como a criao do Movimento de Educao de Base MEB, cuja preocupao era alfabetizar e apoiar os primeiros passos da educao de milhares de jovens e adultos, atravs das Escolas Radiofnicas, principalmente nas regies Norte e Nordeste11. O grande salto acontece a partir dos anos 60, com a institucionalizao de vrias aes nos campos da educao secundria e superior, comeando pela Europa (Frana e Inglaterra), expandindo-se aos demais pases, inclusive o Brasil. A proposta poltico-pedaggica do sistema de Teleducao surgiu em pleno regime militar, dcada de 70.
... lanar-se como uma modalidade de educao voltada para o humanismo pedaggico, capaz de superar o parcelamento do saber [...]. (NUNES: 2000, p. 10)

O SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial, o programa de Auto-instruo em Monitoria o que caracteriza o esquema operacional de Ensino a Distncia, FUNBEC Fundao Brasileira para o Desenvolvimento do ensino de Cincias. Outros exemplos de experincias no setor: CETEB - Centro de Ensino Tcnico de Braslia; FUBRAE Fundao Brasileira de Educao; ABEAS ASSOCIAO Brasileira de Educao Agrcola Superior; ABT Associao Brasileira de Tecnologia; FUNTELC - Fundao de Teleducao do Cear.

11

26

Atualmente, mais de 80 pases nos cinco continentes adotam a educao a distncia em todos os nveis de ensino e nos sistemas formais de ensino. A educao a distncia, segundo WILLIAM HARPER (apud por NETO):
Chegar o dia em que o volume da instruo recebida por correspondncia ser maior do que o transmitido nas aulas de nossas escolas e academias, em que o nmero de estudantes por correspondncia ultrapassar o dos presenciais.

Utopia ou expectativa no importa, daqui a 10 ou 100 anos, o tempo se encarregar da evoluo, porque a dinmica prpria das transformaes tecnolgicas atuais, incorporadas rapidamente pelas empresas produtivas e do setor servios, bem como a sofiscao e o requerimento de agilidade no trato de informaes, so qualidades necessrias para o trato de um mercado consumidor mais exigente. 1.8. Conceituao de educao a distncia Partimos agora para um conceito de educao a distncia segundo a Lei 9394, de 20 de dezembro de 1966, a LDB:
... a conceituao de educao a distncia de educao a distncia como uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao dos recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicao.... (Art. 1, caput; Lei n 9394/96)

Verifica-se que a educao a distncia deixa de ser, por fora de sua incluso nas disposies gerais da Lei 9394/96, a espordica freqentadora das sesses de rgos normativos dos sistemas de ensino dedicados a projetos experimentais ou soluo paliativa. A educao a distncia uma estratgia de ampliao democrtica do acesso a uma educao de qualidade, direito do cidado, dever do Estado e da Sociedade que os textos legais so tratados como estratgia, a qual, no Brasil, tem sido praticada com seriedade em uma histria de erros e acertos.

27

Educao

distncia

como

estratgia

de

ampliao

das

possibilidades de acesso a educao, deve aprofundar o compromisso do Projeto Pedaggico com o Projeto Histrico, Poltico e Cultural da Sociedade. um instrumento de qualificao do processo pedaggico. Alm disso, a educao tem suas prprias caractersticas, constituindo-se num canal privilegiado de interao com as manifestaes do desenvolvimento cientfico e tecnolgico e no campo das comunicaes educativas, atravs de meios capazes de suprir a distncia que separa educador de educando. Outrossim, a educao a distncia uma forma de educao onde alunos e professores encontram-se separados fisicamente, sendo um processo de interao multidirecional, apoiado pela tecnologia de comunicao, com o aluno sendo protagonista de seu prprio aprendizado e o professor, um facilitador desse processo.

28

CAPTULO II: As possibilidades do fazer didtico e a Informtica x educao a distncia no contexto da UVB.

Os recursos da informtica, juntamente com os modelos pedaggicos e psicolgicos contribuem para a formalizao de um modelo de aplicativo para o ensino a distncia EAD. Muitos so os critrios a serem observados para que a interface oferecida aos alunos permita interao e propicie um aprendizado eficaz
A educao a distncia uma estratgia educativa baseada na educao da tecnologia aprendizagem, sem limitao do lugar, tempo, ocupao ou idade dos alunos. Implica novos papis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodolgicos. (CARDOSO: 2000, p. 2)

2.1. O computador e o ensino Os cursos oferecidos pela Educao a distncia permitem que o aluno tenha ritmo prprio ao desenvolver as atividades propostas, respeitando suas caractersticas na forma de trabalhar. A informtica, com efeito, possibilita a utilizao de novas estratgias, fazendo com que a informao seja trabalhada rapidamente, fornecendo uma ferramenta mais interativa de acesso ao

conhecimento e a aprendizagem, possibilitando que os professores possam compartilhar a escolha das informaes relevantes. A inveno do primeiro computador pode ser considerada um evento relativamente recente, levando-se em conta o perodo de tempo que o homem vem desenvolvendo esforos no sentido de processar informaes de forma mais eficiente.
Alguns sculos transcorreram da construo das calculadoras mecnicas de Schickard, Pascal e Leibniz at a construo do Mark I, na Universidade de Harward, em 1945. O Mark I era na realidade, uma calculadora gigantesca que operava sobre o sistema de vlvulas. (MARQUES: 1995, p. 8)

O uso do computador na educao tambm um fenmeno recente, incio da dcada de 60 e restrito administrao. Em 1975, com o advento da informtica, foi a construdo do primeiro microcomputador, tambm utilizado na

29

educao. Porm, uma pesquisa, realizada em 1985, constatou que no Brasil, apenas quatro escolas pblicas utilizavam computador. A UNICAMP12, desde 1975, mantinha uma equipe interdisciplinar pesquisando linguagem a LOGO13. Na mesma poca, a UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua pesquisa voltada para o Ensino Superior com o Ncleo de Tecnologia Educacional de Sade NUTes. A unio dessas duas Universidades com a UFMG Universidade Federal de Minas Gerais e a UFPE Universidade Federal de Pernambuco resultou no Projeto EDUCOM, que tinha iniciativa do Ministrio da Educao e Cultura em conjunto com a SEI Secretaria Especial de Informtica, FINEP Financiadora de Estudos e Projetos e CNPq Conselho de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. Este projeto implantou nessas Universidades, um centro de pesquisa, que tinha como foco as diversas aplicaes do computador em educao. Entende-se por metodologia de ensino, a prtica da teoria de aprendizagem e a utilizao de instrumentos que balizam a relao aluno-professor, caracterizada pelo uso de instrumentos (livros, lousa, blocos lgicos, gravador, vdeo). Tais instrumentos podem ser os criados pelo prprio ensino, que so: o material sensrio montessoriano, mquinas do ensino programado, blocos lgicos, entre outros e os independentes do ensino e reaproveitados por ele (livro, televiso, fotografia, vdeo). Podemos cham-los de independentes porque no dizem respeito a nenhuma matria em particular e no surgiram de uma necessidade de ensino. Foram criados pela tecnologia humana para finalidades alheias a educao e, bem ou mal, reaproveitados pelo ensino, como livros, filmes cientficos, outros audiovisuais, chegando, atualmente, ao computador. Estes instrumentos nem sempre tem aceitao entre professores e pedagogos, porque nenhum deles nasceu de uma necessidade expressa pela educao.

12

Universidade de Campinas.

Linguagem de computador desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, na dcada de 70 e liderado pelo professor e pesquisador Seymour Papert.

13

30

Feita a anlise da diviso dos instrumentos, pode-se pensar em uma terceira; os instrumentos providos das matrias (cincias, matemtica, qumica, fsica entre outras), mais simples e direta, ainda no se conhece nenhuma pedagogia que tenha negado a riqueza de uma experincia prtica, pelo contrrio, as teorias de aprendizagem demonstram, cada vez mais a necessidade da experincia prtica.
... A atividade terica o processo que, partindo da prtica, leva a aprender a realidade objetiva para, em seguida, aplicar o conhecimento adequado..... (LIBANEO: 1985, p. 76)

Alm de ilustrar as matrias, as aulas prticas formam o aluno no manejo de instrumentos laboratoriais e, atravs desses adquirirem respaldo e estimulo, podendo vir a ser um pesquisador critico-reflexivo e conectado. 2.2. O computador na educao O computador no foi inventado para atender especificamente a educao, que um instrumento de comunicao de dados e conhecimentos. Visto por alguns educadores como uma potente arma para motivar seus alunos, capaz de receber e guardar documentos humanos e executar operaes lgicas. Convm observar que s temos acesso s informaes disponibilizadas na mquina que estivermos acessando, conforme sua programao e os softwares instalados. As pesquisas em Inteligncia Artificial, juntamente com a Informtica buscam formas de expandir as possibilidades destas mquinas. A capacidade do computador limitada. Tanto os livros como os computadores transmitem conhecimentos, interagindo com os alunos. Nos dois exemplos o professor tem um assistente e, em relao ao aspecto interao instrumento-aluno o computador superior, recebendo dados (nmeros, palavras e alguns signos codificados, procedimento, chamado de imput14 que so armazenados em sua memria, localizada no interior da mquina, disquetes ou fitas . Por trabalhar com dados, o computador possui uma Central de Processamento de Dados - CPU ou UPC15, assim, mesmo indevidamente chamamos de Processamento, trabalhar
14 15

Entrada de dados. Unidade Central de Processamento.

31

com dados. Ao conjunto da CPU e memria d-se o nome de hardware (mquina), que possui cdigo, ou seja, uma linguagem que pode ser: Basic, Pascal, Assembler, entre outras. Na educao utiliza-se muito a linguagem LOGO e atravs dela, a programao ou os softwares (conjunto de programas, rotinas e procedimentos realizados pelo computador) podem ser operadas. A utilizao do computador varia de acordo com a filosofia de educao dos educadores. Alguns afirmam que ele deve ser usado como um recurso de aprendizagem e nesta abordagem o aluno dirige seu prprio aprendizado. Outro grupo defende seu uso apenas como instrumento didtico, fornecendo aos alunos, os programas educativos e estruturados que visam um determinado objetivo.
Porm no se deve perder de vista que utilizar o computador apenas como recurso de aprendizagem pode representar uma subutilizao de um recurso extremamente rico e verstil!. (MARQUES: 1995, p. 34)

As vantagens do computador em relao aos demais instrumentos esto no fato de que ele um recurso audiovisual, interativo, que obedece o ritmo prprio de cada aluno com prontido e feedback. Todas essas caractersticas fazem do computador um interlocutor totalmente diverso daqueles com os quais o aluno se relaciona. A informtica educativa utiliza-se de softwares que variam em

contedo e apresentao, lembrando que os mesmos servem de veculo de comunicao entre o homem e a mquina, considerando tambm, que na teoria das Inteligncia Mltiplas o processo educacional observa que cada ser humano possui uma forma diferente de aprender atravs de diferentes meios.
Recomenda que os educandos sejam avaliados como sujeitos nicos, importante descobrir seus pontos fortes, mostrar novos caminhos para atingir os objetivos de ensino, que o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. (GARDNER: 2001, p. 16)

A evaso, a repetncia, o desinteresse de nossos jovens com os estudos e o despreparo para o mercado de trabalho sugere a necessidade de

repensar a educao e ir alm, experimentando novas propostas, como por exemplo, o uso do computador como ferramenta no processo institucional, tendo em

32

mente o desenvolvimento de novas habilidades, porque o aluno ao ter contato e fazer uso de novas ferramentas precisa adquirir tambm novos conhecimentos para poder desenvolver estas habilidades ou inteligncia. Usando a Teoria de Gardner, so elaborados muitos softwares educacionais, despertando no educando o gosto pelo estudo. O computador est integrando todas as mdias, tornando-se, simultaneamente um instrumento de trabalho, de comunicao e de lazer. O uso da tecnologia e dos softwres na educao no muda a relao pedaggica educando-educador, trazendo maior encantamento escola, novas possibilidades de ganhos na relao ensino-aprendizagem, com dinamismo, inovao e poder de comunicao. O grande desafio para as instituies de ensino em relao formao de seus educandos est no saber trabalhar com estas mquinas, (computadores) no sentido de processar informaes, selecionar tecnologias e aplic-las s tarefas, incluindo seus sistemas de programao. As instituies de ensino devem utilizar a tecnologia para que o educando desenvolva suas habilidades e obtenha o aprendizado, atualizando-se constantemente. 2.3. Informtica na educao Vivemos num perodo revolucionrio, que vai alm das inovaes nas reas da telecomunicao e dos computadores, observam-se tambm, as mudanas nas reas econmicas, sociais, culturais, polticas, regionais, institucionais e filosficas. O novo paradigma educacional est em relacionar nos currculos educacionais, os aspectos que garantam o sucesso dos alunos no sculo XXI, como alta competncia em leitura e escrita, alta competncia em clculo matemtico e soluo de problemas de todas as ordens, alta compreenso em escrita, preciso para descrever fenmenos e situaes, analisar, comparar e expressar o prprio pensamento, capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade, capacidade para recepo crtica dos meios de comunicao de massa, capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo e capacidade para localizar, acionar e usar as informaes acumuladas. A sociedade moderna exige que o seu profissional possua habilidades, como: leitura bsica e escrita, habilidades matemticas, ter boas relaes no ambiente profissional, como responsabilidade, pontualidade e disciplina,

conhecimentos em informtica e tecnologia de mdia, valorizao do trabalho, honestidade e tolerncia para com os outros, hbitos de cidadania. Comparando as

33

duas abordagens observa-se a existncia de similaridades. (GARDNER: 1995, p. 21) Define a Teoria das Inteligncias Mltiplas como a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligncia no pode ser medida pois no um produto acabado e dependendo do contexto scio-econmico-cultural, uma ao pode ser valorizada em um ambiente e em outro no ter nenhuma significncia. Aps definir a Teoria das Inteligncias Mltiplas, (GARDNER: 1995, p. 15), apresentou 7 (sete) competncias intelectuais autnoma dos seres humanos: 1 - Inteligncia lingistica: habilidade ou capacidade de lidar com os desafios relacionados com a linguagem; 2 - Inteligncia lgico matemtica: habilidade de resoluo de problemas por meio da deduo e da observao; 3 - Inteligncia corporal cinesttica: habilidade em utilizar movimentos corporais, superar desafios de uma determinada realidade; 4 - Inteligncia musical: habilidade em produzir e perceber as notas musicais; 5 - Inteligncia espacial: habilidade em abstrair interao com o ambiente, o espao e o ciberespao para elaborar um produto ou resolver um problema; 6 - Inteligncia intrapessoal: habilidade em conhecer os aspectos internos de uma pessoa; 7 - Inteligncia interpessoal: habilidade em perceber as intenes e desejos dos seus interlocutores e, com isso, resolver ou minimizar problemas de comunicao e relacionamento. Alm das inteligncias citadas e comprovadas por GARDNER, ainda em estudo, ele cita: 8 - Inteligncia pictrica: habilidade em transcrever situaes, fatos e emoes por meio de desenhos; 9 - Inteligncia naturalista: habilidade em lidar com situaes ligadas a natureza; 10 - Inteligncia existencial: habilidade em lidar com situaes relacionadas a religiosidade.

34

Partindo-se da Teoria das Inteligncias Mltiplas quanto ao uso do computador, deve-se atentar para a importncia do desenvolvimento dos aspectos que garantam o sucesso do homem na sociedade do sculo XXI e para o prprio desenvolvimento das habilidades e competncias especficas do ser humano. Mas como ocorre a correlao entre a informtica e as inteligncias mltiplas? Ocorre da seguinte forma: por meio de softwares abertos,

especificamente os editores de textos, desenvolvendo-se diversas atividades que estimulam as habilidades lingisticas, tais como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produes. Os softwares de simulaes e de programao so excelentes recursos, pois permitem o aprimoramento das habilidades de lgica, de matemtica e de resoluo de problemas. Com softwares grficos, possvel estimular o desenvolvimento das habilidades pictricas, sendo que disponibilizam uma srie de recursos que facilitam a criao de desenhos e representaes artsticas e poder (o computador) ser um grande aliado como medidor e planejador de atividades fsicas. O grande trunfo do computador sua interatividade. Com ele

possvel integrar diversas mdias e demais recursos tecnolgicos como: rdio, televiso, vdeos e filmadoras. Portanto, o recurso perfeito para trabalhar sons e ainda torn-los operaes cognitivas, a partir do uso dos recursos visuais, conforme as descries de seus compassos e medidas sonoros. A Internet a mdia que mais cresce nos ltimos anos, tendendo, a mdio prazo, ser a mais popular e com a caracterstica ampla de possibilitar diversos tipos de comunicaes e interaes entre culturas de forma bastante enriquecedora. O que as pessoas costumam abordar quando discutem as questes histricas entre seus pases? Qual a viso dos alunos brasileiros? Para se discutir um tema como este de fundamental importncia que os agentes ativos estejam preparados em relao aos aspectos interpessoal e intrapessoal. Os computadores possuem diferentes utilidades e compatveis com o mundo em que vivemos. Em constante mutao e interativos, meio deles podemos desenvolver simultaneamente vrias habilidades, facilitando a formao de indivduos polivalentes e multifuncionais, diferentemente, por exemplo, das mquinas de escrever as quais possibilitavam a formao de um nico profissional: o datilgrafo. importante ressaltar que os empregados que surgiro neste sculo, de alguma forma faro uso das novas tecnologias da informao e comunicao,

35

cabendo escola prestar a sua grande contribuio na formao de indivduos prativos para atuarem nas economias do futuro. Nos ltimos anos, surgiram de forma rpida, tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos, grandes mudanas tecnolgicas, principalmente no campo da Microeletrnica16 e das telecomunicaes, proporcionaram o

desenvolvimento em diversas reas, entre elas: a econmica: com vasta expanso do capitalismo; a industrial: com a gama de processos que passaram a ser automatizados e robotizados; a de engenharia: possibilitando mais segurana s construes de mquinas e edificaes complexas; a de telecomunicaes: com a possibilidade da comunicao por intermdio de aparelhos celulares; a da medicina: com a preciso dos resultados dos diagnsticos de doenas antes no detectadas em tempo hbil; a da rea aeroespacial: com a criao do nibus espacial,

possibilitando levar pessoas e experimentos rbita da Terra e seu devido retorno. Todas essas evolues tambm foram favorecidas pela informtica possibilitando o embasamento e o aprimoramento dos processos de produes e pesquisas. 2.4. A escola e a informtica O que a escola precisa fazer diante dessa realidade? Um dos principais objetivos da escola formar indivduos conhecedores dessa realidade, projetando um futuro e melhor e preparando aes que garantam as caractersticas bsicas para o perfil desse novo profissional e cidado.
fundamental que a escola reflita sobre o papel do sujeito que aprende. Defendemos, no uma postura em que o aluno seja um receptor passivo de informaes, mais sim, um indivduo ativo, responsvel pela sua
16

Parte da eletrnica dedicada construo de chips e de diminutos dispositivos eletrnicos.

36

prpria aprendizagem [...] (WEISS: 1999, p. 18)

A educao deve ser voltada para o amanh e a necessidade de se promover alteraes na educao percebida em nossas vidas, pois hoje o que prevalece a empregabilidade. O profissional deve ser estimulado a resolver problemas, agir pr- ativamente e comunicar-se de forma abrangente, cabendo escola, a responsabilidade de atender o aprendiz e o usurio, de forma significativa. A nfase deve ser dada ao aprender e no ao ensinar, porque o conhecimento provoca mudanas e transformaes. Cabe ao educador provocar perturbaes, desequilbrios e limitar o prprio desequilbrio por meio de situaes problemas, que sejam superadas pelos educandos. Currculo em ao, flexvel, aberto e Esta interpretao deve retroagir pela capacidade de auto-

interpretativo.

organizao e combinao educador e educando. O educador est sempre aprendendo, assumindo o papel de pesquisador, sempre em processo de mudana e de aquisio de novos estgios do saber. A tecnologia educacional no uma cincia, mas uma disciplina orientada para a prtica controlvel e pelo mtodo cientfico, a qual recebe contribuies das teorias psicolgicas da aprendizagem, das teorias da

comunicao e da teoria de sistemas. 2.5. O educador x informtica educativa O sucesso na utilizao da informtica na educao est na capacidade do professor perante essa realidade educacional, o qual deve estar capacitado a ponto de perceber e saber efetuar a integrao da tecnologia com a sua proposta de ensino, descobrindo uma forma prpria de utiliz-la, conforme o seu interesse educacional, pois no existe uma forma universal para a utilizao de computadores em sala de aula.
As tecnologias nos ajudam a realizar o que j fazemos ou desejamos. Se somos pessoas abertas elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicao, se somos fechados, ajudam a nos controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudana. (BEHRENS: 2000, p. 27)

37

O professor deve estar aberto para as mudanas, principalmente em relao sua nova postura, a de facilitador e coordenador do processo de ensinoaprendizagem, aprendendo a aprender e a lidar com essas mudanas com

dinamismo e flexibilidade. A capacidade do professor dever envolver uma srie de vivncias, como conhecimentos bsicos em informtica, conhecimentos

pedaggicos e a integrao da tecnologia com as propostas pedaggicas. Precisa tambm, conhecer as ferramentas bsicas de operao do computador num ambiente de informtica, dentre essas, as do Windows, Word, Excel, PowerPoint. Em seguida procurar encontrar a melhor maneira de incorporar o programa aprendido, devendo coloc-la em prtica, para que possa de fato observar a dinmica de sua sala de aula entendendo a adequao de cada estilo de programa, a fim de que perceba o que mais se adequa as suas necessidades. Alm da utilidade pedaggica do editor de texto e da planilha eletrnica, o professor pode utilizar tais recursos como apoio na elaborao de provas, controle de notas dos alunos, elaborao de relatrios entre outras. Atualmente, amplia-se o uso da Internet na educao e o professor deve estar capacitado quanto aos principais servios que ela oferece, como a criao de homepages. Tal capacitao deve envolver conhecimentos sobre os softwares educacionais relacionados aos contedos curriculares, porque estar num um ambiente de informtica sem ter analisado o programa a ser utilizado o mesmo que planejamento e sem idia do que fazer. necessrio tambm que os professores criem um canal de comunicao entre si para que possam estar continuamente trocando informaes e experincias. Com essa atitude, os professores amenizam os receios no uso das novas tecnologias. A comunicao importante para o planejamento em equipe das atividades a serem desenvolvidas no ambiente de informtica. Os professores devem saber quais os softwares disponveis na escola e verificar com os outros professores com quais eles esto trabalhando. O canal de comunicao mais adotado pelas escolas se da pela realizao de reunies semanais para que os professores discutam todas essas questes. Os alunos tambm devem perceber as mudanas na utilizao dessa tecnologia. Muitos j tm conhecimentos tecnolgicos, mais at que os prprios professores. Nesse momento o professor no pode deixar se inibir, e sim assumir o seu novo papel, o de facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O ambiente dar uma aula sem

38

de informtica educativa ativo. Os alunos conversam entre si e entre os grupos. Os que possuem maior conhecimento passam a ser monitores, considerando o aprendizado coletivo e em equipe. Os alunos tornam-se expansivos, no tm receio em errar e so hbeis em relao ao uso das ferramentas as ferramentas. O professor deve estar pronto para lidar com a Gerao Net17, a Gerao Digital18 e a Gerao Rede19. A capacitao ir minimizar a insegurana, porm esta sensao s ser superada aps uma prtica e com a utilizao dessa ferramenta. O professor jamais ser substitudo pelo computador. O que ocorre, uma mudana de postura em relao ao processo ensino-aprendizagem. O professor deve estar atento aos ciclos de aprendizagem na rea de informtica educativa que so: Capacitao: momentos onde os professores assumem o papel de aluno e por meio de outro professor, habilitado em conhecimentos de informtica educativa, aprendem os contedos tecnolgicos e os elos existentes entre a tecnologia e propostas pedaggicas; Exercitao: outro aspecto importante, o momento em que o

professor comea a exercitar, ou seja, a ministrar aulas com o uso dos computadores. Durante a exercitao, o professor ir depararse com uma srie de questionamentos e a partir da ter uma viso crtica para propor melhorias; Planejamento de novas aes: o incio do processo de Implantao de Informtica Educativa no ocorre de forma integrada. Nesse momento, o mais importante vencer a insegurana inicial, como o gerenciamento dos recursos fsicos e lgicos dos ambientes de Informtica, entre eles, o computador no l os discos do drive A, o papel sempre travando o rolo da impressora, o novo programa que a escola comprou no roda na rede, ou a Internet est instalada na biblioteca ou na Administrao da escola e no se consegue utilizla para fins educacionais so algumas das inmeras dificuldades que podero ser encontradas nos ambientes tecnolgicos. O
17 18

Gerao da Internet. Gerao de dgitos. 19 Gerao que capaz de trocar informao e compartilhar recursos.

39

professor

deve

relatar

estas

dificuldades

levando-as

administrao, a fim de que sejam providenciados os reparos necessrios. Algumas questes podem ser resolvidas pelos prprios professores, a partir da elaborao de normas de utilizao desses ambientes, tais como: Primeira: Apenas um professor responder pela instalao e configurao dos programas, evitando-se vrias configuraes no mesmo ambiente; Segunda: Manter uma pessoa responsvel pela manuteno dos computadores; Terceira: Numerar os computadores, monitores e teclados; Quarta: Evitar o uso de disquetes desconhecidos, evitando-se a contaminao por vrus, salvo respaldo que este tenha um antivrus, mas o professor com o tempo aprender a lidar com tais situaes. 2.6. Metodologia e informtica O desenvolvimento de Projetos Educativos apoiados por computadores visa contemplar diversas reas do conhecimento de forma integrada e que ultrapasse o foco disciplinar, proporcionando a formao de um conhecimento sistmico, onde cada disciplina passa a ser um elemento interdependentemente de todo um sistema. Como sugesto metodolgica, segue um roteiro para construo de projetos educativos: Apresentar uma breve explanao do tema proposto para o desenvolvimento do projeto a ser elaborado pelos alunos; A partir de uma discusso, verificar a aceitao do tema ou, em consenso, definir outro; Discutir com os alunos sobre os conhecimentos acumulados no cotidiano e propor que cada um elabore um roteiro para o estudo e pesquisa do tema escolhido, como consultar bibliografias; Promover a apresentao dos roteiros individuais e a composio do coletivo da equipe/turma;

40

A par desse roteiro, os

alunos devem ordenar seus tpicos,

elaborar a pesquisa e desenvolver um dossi com apresentao dos resultados obtidos. Para preparar suas aulas no ambiente de informtica, o professor dever atentar para os seguintes aspectos. No planejamento das aulas devem ser descritos o contedo e os objetivo a ser atingido e a estratgia utilizada para que o mesmo seja colocado em prtica, indicando o software utilizado e o critrio de avaliao, devendo ser em equipe com os demais professores, a fim de que a aplicao da informtica seja ampla e dinmica, prevendo ainda, as prticas sociais da informtica na elaborao dos planos de aula, relacionando as ferramentas com as mudanas sociais. O ponto de partida a prvia experincia do aluno e suas relaes cotidianas, enfocando atividades significativas. As aulas devem ser desafiadoras, propondo a soluo de problemas, e no mecnicas, onde o aluno repete passos e no associa o aprendizado. A tecnologia na educao um processo de mudana, os professores precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade, porm, abre-se um grande intervalo entre o momento da percepo da necessidade de mudar e de ter resultados com as mudanas adotadas.
A opo metodolgica num paradigma emergente assenta-se em aes diferenciadas, como saber pensar, aprender, aprender a conviver, aprender ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e apropriar-se dos conhecimentos disponveis e produzir conhecimentos prprios. [...]. (BEHRENS: 2000, p. 128)

A incorporao das novas tecnologias de comunicao e informao nos ambientes educacionais provoca um processo de mudana continuo, os quais ocorrem rapidamente e em curtssimo espao de tempo. Caracterizada pela inovao constante, a informtica conduz tais mudanas, seja para uma mquina mais potente e rpida ou para outro software mais atualizado, tornando cotidiano este processo.

41

2.7. A Internet na rea educacional Com tantas inovaes tecnolgicas, torna-se quase impossvel no participarmos delas, como a Internet, que rompe fronteiras e permite a comunicao com pessoas em diferentes pases e continentes. Considerada um leque de oportunidades, a mdia que mais cresce em todo mundo. Hoje, mais de 100 (cem) milhes de pessoas em todo planeta tm acesso a ela e a seus servios, visitando museus, comprando, lendo jornais e revistas, ouvindo msicas, assistindo a trailers, entre outras. Tudo isto possvel ao custo de uma ligao telefnica local, evitandose as viagens (areas, terrestres, etc.), congestionamentos e estadias em hotis, bastando para isso, possuir um microcomputador equipado com multimdia, uma linha telefnica e estar conectado a um provedor20. Promovendo mudanas sociais, econmicas e culturais. A Internet uma verdadeira Revoluo Digital, que nos coloca frente a novos paradigmas, a novas formas de produo, de novos empregos e de novas formas de comunicao, e a escola tambm participa desta Revoluo Binria Digital.
O primeiro passo procurar de todas as formas tornar vivel o acesso freqente e personalizado de professores e alunos s novas tecnologias, notadamente Internet. [...]. (BEHRENS: 2000, p.50)

Dos servios da Internet os que mais se destacam so: WWW, FTP, bate-papos, correio eletrnico e as listas de discusses. O WWW (World Wide Web) uma grande teia que interliga mdias (textos, imagens, animaes, sons e vdeos) simultaneamente, formando um imenso hipertexto. Esse servio composto pelas pginas, conhecida tambm por home-pages, sites ou simplesmente Web. Para acessar a WWW necessrio possuir um programa de navegao, conhecido como browser, entre os mais conhecidos temos o Netscape e o Internet Explorer. Por meio dos botes disponveis nestes programas os quais possibilitam efetuar as viagens, visitas e pesquisas, alm dos assuntos educacionais, podemos gravar os endereos das principais pginas, imprimi-las e consult-las sempre que necessrio. Os principais botes disponveis nestes programas so:
20

Empresa que comercializa acesso Internet.

42

Avana para as pginas seguintes (este boto s efetuar a sua ao caso j tenha sido percorrido outras pginas e tenha retornado a alguma situao anterior;

Volta para as pginas j percorridas;

Cancela a procura por algum site;

Volta pgina principal, conforme configurao do navegador;

Imprime o site acessado;

Armazena os endereos das pginas sugeridas.

As pginas da WWW podem ser utilizadas como fonte de pesquisa, bastando para isso, selecionar o texto, copi-lo e col-lo dentro de um arquivo. Outra opo disponvel : clicar em Arquivo, e salvar do Navegador. Aps esses procedimentos, o arquivo poder ser alterado sempre que necessrio. Na Internet tambm h a Lei dos Direitos Autorais, sendo importante, que a cada pesquisa realizada, a fonte seja mencionada. A partir da verso do Microsoft Office 97, todos os seus aplicativos, softwares (Word, Excel, PowerPoint, Access) dispem da Barra de Ferramentas da Web, sendo possvel acessar a Internet. As pginas da WWW possuem endereos com URL Uniform Resource Locator, compostos da seguinte forma: computador a ser conectado (www.iconet.com.br), mtodo de leitura da pgina (http://), pasta dentro do computador conectado (sanmya). Existem inmeros sites desenvolvidos para facilitar e estimular a pesquisa e as atividades escolares, entre eles: Site por rea de estudo para o ensino http://www.estudioweb.com.br: fundamental, com listas de discusso para educadores;

43

Site http://www.educacional.com.br:

usado

para

pesquisas

por

disciplinas, links para bibliotecas de softwares educacionais e sites para vestibular;

http://www.pesquisaescolar.com.br Site usado para estudos, por temas,

http://www.escolanet.com.br:

trabalhos dos alunos e sala dos professores;

http://www.bibirrt.futuro.usp.br/index.html http://www.matema.futuro.usp.br http://www.celeirodeprojetos.com.br http://www.darwin.futuro.usp.br Com o auxlio e utilizao de programas de multimdia, alunos e

professores so estimulados para a pesquisa na Internet, desde a pesquisa aberta, onde o aluno escolhe o tema e o lugar at a pesquisa dirigida, enfocando endereo e sites determinados.
A Internet uma mdia que facilita a motivao dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotveis de pesquisa que oferece. Essa motivao aumenta quando o professor cria um clima de confiana, de abertura, de cordialidade com os alunos. [...]. (BEHRENS: 2000, p. 53)

A FTP File Transfer Procol, o servio que possibilita o envio (upload) e o recebimento (dowload) de arquivos pela Internet, bem como copiar programas ali disponibilizados. Com a evoluo dos browsers, na maioria das vezes, a captura de arquivos possvel de ser realizada a partir da prpria WWW, bastando que o usurio clique no arquivo a ser recebido (download) Dentre os endereos de sites que disponibilizam programas, softwares, gratuitos esto:

44

http://www.malhatlantica.pt/cantinho/software/index.htm: Oferece softwares de qumica, arte, astronomia, pintura, matemtica, corpo humano;

http://www.elogica.com.br/usersalbfilho/linksbr.htm: diversos softwares em portugus

Oferece

Os servios de FTP, envio e recebimento de arquivos ocorrem a partir da utilizao dos programas de correio eletrnico. O chart (bate-papo) um dos meios de comunicao na Internet que ocorre de forma imediata entre o emissor e o receptor, necessitando para isto, o acesso simultneo na sala em questo. So vrios os servios e salas disponveis e com temas diversos, tais como: esporte, paquera, erotismo, etc. A utilizao do chart, possibilita a conexo de escolas de todo o pas e exterior, podendo promover discusses sobre temas diversos ao tempo. Alm das salas de chart, disponveis na WWW, existem programas especficos de bate-papo, como o IRC Internet Real Chart, sendo o mais conhecido e utilizado o MIRC, que permite comunicao rpida e seus usurios podem acessar diversos canais simultaneamente. Outro servio de chart que se destaca, o ICQ, que alm do batepapo, disponibiliza servios de e-mail, ou correio eletrnico, que semelhante ao convencional, o emissor escreve, define o endereo do receptor e o envia. Os programas mais conhecidos Netscape mail. O formato de uma correspondncia eletrnica possui os seguintes campos: From: endereo do remetente; To: endereo do destinatrio; Subject: ttulo ou assunto da mensagem a ser enviada; CCO: endereo para ser enviada a cpia do carbono oculto; Attach: arquivo anexo mensagem; CC: endereo para ser enviada a cpia carbono; Message: local disponvel para a redao da mensagem a ser enviada. de correio eletrnico so: Eudora, Outlook e o

45

J o formato da tela do correio eletrnico variar de acordo com o programa utilizado e a sua verso. O educador pode ensinar a seus alunos, regras de boas maneiras, conhecidas como netiquetas: 1 - no necessrio o uso de acentos nas palavras e nem acrescentar o cedilha; 2 - comum o uso de abreviaturas, tais como: vc (voc), tb (tambm), eh (); 3 - Evita-se o uso de letras maisculas, pois isso significa estar gritando; 4 - Necessitando expressar algum sentimento, recorre-se aos emoctions icons, smbolos que expressam emoes do tipo: felicidade, tristeza, gargalhadas, sorrisos, entre outras. Os endereos eletrnicos conhecidos como e-mail so obtidos no momento em que nos tornamos assinantes de um provedor. Ex:

nome/codinome@provedor.com.br, onde o nome significa o nome/codinome do usurio; provedor significa o endereo do computador onde est cadastrado o nome e o codinome do usurio. Nota-se que a Informtica alm de agilizar e racionalizar as diversas atividades realizadas pelo homem tem modificado a forma de comunicao e de linguagem na sociedade. Com os servios da Internet, pode-se obter ganhos pedaggicos, tanto para o ensino presencial como a distncia, cabendo ao professor, diante da realidade, procurar sempre estimular o senso crtico do aluno, sugerindo-se que a escola crie um projeto utilizando a Internet. Os alunos que acessarem estas salas devem estar devidamente orientados para atentos s mensagens enviadas, por no saberem quem so as pessoas que esto do outro lado, pois os internautas (usurios da Internet) utilizamse de nicknames, apelidos. 2.8. As instituies e a educao a distncia Nesta modalidade de ensino existem dois tipos de instituies. A Instituio Especializada (sigle-mode) e as Instituies Integradas (dual-mode), a primeira se dedica exclusivamente ao ensino a distncia, como o caso do Instituto

46

Universal Brasileiro. A segunda envolve uma rede de Instituies que podem ser pblicas ou privadas. A essas duas categorias j estabelecidas, acrescenta-se um terceiro tipo que se organiza sob a forma de associao, rede ou consrcio como exemplo a UVB. Essas instituies educacionais atuam na rea do ensino a distncia no sentido de cooperao institucional e intercmbio cientfico. Nesta modalidade de ensino observa-se a assimetria quanto a flexibilidade entre as dimenses de espao e tempo, bem como a autonomia do estudante quanto ao lugar de seus estudos e a quase absoluta separao do professor (no sentido presencial), porm sofre ausncia total em relao as questes de prazos e escolha de currculos. 2.9. O novo papel do professor O professor passa a ser parceiro, porque a aprendizagem aberta e autnoma da educao do futuro busca no processo de construo do conhecimento.
A formao inicial de professores tem pois, que prepar-lo para a inovao tecnolgica e suas conseqncia pedaggicas e tambm para a formao continuada, numa perspectiva de formao ao longo da vida. (BELLONI: 1999, p. 83)

As funes do professor so: o professor formador: que orienta o estudo e aprendizagem, d apoio psicossocial ao estudante, ensinando-o a pesquisar e a processar a informaes; o professor conceptor: e realizador de cursos e materiais, prepara os planos de estudo, curricular, programas e contedo; professor pesquisador: elabora pesquisas e atualiza-se em sua

disciplina especfica refletindo sobre a sua prtica; professor tutor: orienta o aluno em seus estudos;

O tecnlogo educacional (designer ou pedagogo especialista em novas tecnologias) responsvel pela organizao pedaggica dos contedos, sua funo assegurar a qualidade pedaggica. O monitor muito importante em certos tipos

47

especficos de ensino a distncia, como aquelas de explorao de matrias em grupos de estudo. So estudantes mais autnomos, logo a aprendizagem centrada no aprendiz. Segundo BELLONI, muitos estudantes tendem a realizar uma

aprendizagem passiva, dirigindo pacotes instrucionais. Embora no possa ser generalizada, esta imagem um retrato revelador de uma determinada viso do ensino a distncia, como algo marginal socialmente e pior que isso, tal viso pode se transformar, no bojo das mudanas sociais. porque o conceito de aprendiz autnomo ou independente ainda embrionrio. A principal caracterstica da informtica a sua interatividade, que tcnica significando a possibilidade do usurio interagir com a mquina. No conceito sociolgico de interao, uma ao recproca entre dois ou mais atores. Problematizando o conceito de interatividade, mesmo sentado diante de uma televiso com controle remoto, o telespectador decodifica, interpreta, participa e mobiliza seus referenciais culturais e psicolgicos e de modo diferente. As tcnicas de interao medializada criadas pelas redes telemticas so os e-mail, listas e grupos de discusso, webs, sites entre outros que apresentam as vantagens de combinar a flexibilidade da interao humana, com a independncia no tempo e do estado. Porm, na maioria dos casos estas tcnicas no so usadas por serem caras e por isso pouco acessveis aos estudantes.

48

Captulo III Uma anlise avaliativa do que se observou em coleta de dados sobre o UVB, sua atuao no processo de ensino/aprendizagem na construo do conhecimento. 3.1. Os funcionrios e suas concepes As concepes bsicas dos funcionrios e o corpo tcnico em relao a UVB Universidade Virtual Brasileira e a educao distncia foram obtidas atravs das questes do questionrio aplicado, das quais quatro foram selecionadas para anlise. 1. Quando perguntamos como eles definem a UVB, estes revelaram: Tudo sempre interessante quando nosso, alm disso, mudar fundamental (professor tutor de lngua portuguesa). A rede brasileira de educao distncia que vem para inovar em metodologia, tecnologia aplicadas na EAD, alm de promover aperfeioamento e melhoria de qualidade do ensino interinstitucional buscando o desenvolvimento da pesquisa (coordenadora pedaggica da UVB). 2. Quando perguntamos que tipo de capacitao a UVB proporcionou, eles responderam:
Conhecer o desenvolvimento dos cursos, seus processo de ao e avaliao

(professor tutor de lngua portuguesa) Participamos do curso de preparao e formao para professores, autores e tutores; curso este que d um embasamento para a construo de uma disciplina, curso on-line (coordenadora pedaggica da UVB). 3. Perguntamos o que o levou a tutor da UVB/NEAD, ele revelou: A possibilidade de rever questes de linguagem nessa nova forma de trabalho (professor tutor de lngua portuguesa). 4. Quando perguntamos das insatisfaes que esto envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, estes revelam: Algumas questes de operar o(s) programa(s), acessar algumas ferramentas o que tenho percebido. Alm disso, questes relacionadas leitura (professor tutor de lngua portuguesa). Por no fazer parte, isto , no estar diretamente ligado ao processo ensinoaprendizagem, pois trabalho apenas com a parte tcnico e administrativa, infelizmente, no posso relatar insatisfaes quanto ao mesmo (monitora da UVB).

49

Ainda estamos aplicando questionrios onde nossos cursos on-line para detectar problemas, insatisfaes, etc.... Por isso, no h como responder este questionamento no momento (Instrutora designer). 3.2. Anlise dos questionrios aplicados e das quatro questes citadas Verificamos que os envolvidos nesta pesquisa pensam que a UVB seja uma forma nova e interessante de ensino superior, que com o passar do tempo as pessoas tero maior credibilidade no ensino-aprendizagem. Para que acontea esta credibilidade no ensino a distncia o corpo tcnico da UVB passou por uma srie de cursos de capacitao, como os on-line e seu funcionamento, a fim de que os tutores revendo as novas formas de linguagem neste tipo de trabalho. Constatou-se, atravs de relatos referentes s insatisfaes no processo de ensino-aprendizagem, no haverem, ainda, dados revelando qualquer uma, salvo um dos sujeitos que, salientando a questo do uso das ferramentas e a forma de operar e acessar alguns programas. Apesar das dificuldades que a UVB enfrenta em relao a credibilidade, esta se prepara para realizar o seu primeiro processo seletivo (vestibular), alm de aumentar seu quadro de cursos de extenso. Existem 18 (dezoito) cursos em desenvolvimento, alm de uma srie de informaes que podem ser acessadas por aqueles que entrarem na pgina da UVB. O caminho pode ser atravs do site da UNAMA-NEAD-UVB. A coordenao pedaggica do NEAD UNAMA salientou que existem cursos gratuitos, oferecidos pela UVB, com o intuito de que os alunos se inscrevam e participem, e que sua avaliao sobre o curso propicie o rompimento do preconceito em relao ao ensino a distncia. Todos os cursos, inclusive os gratuitos, desde que cumpridos pelo educando possuem certificado. Este o grande desafio: Mobilizar para os educandos conheam a UVB, objetivo dos sujeitos envolvidos no NEAD, que trabalham com determinao e seriedade para que isso ocorra. 3.3. Anlise das demais questes 3.3.1. Tempo da UVB A UVB - Unama est em funcionamento a dez meses, trabalhando com um planejamento estruturado, garante uma rotina agradvel. A equipe consciente

50

de que o trabalho no NEAD-UNAMA UVB voltado para os resultados e sabem (segundo relatado) o que querem, existindo o comprometimento de todos para que se alcance resultados positivos. 3.3.2. Avaliao Relataram alguns sujeitos da pesquisa, que: A) devido ao pouco tempo, os resultados at agora obtidos foram positivos, com grande ateno ao ambiente virtual de aprendizagem e a metodologia; B) faltam alguns ajustes, os quais sero providenciados no decorrer do processo; C) um processo de transmisso, construo e reconstruo do conhecimento e da formao de cidados competentes e conscientes; D) honestamente, ainda no sei definir o que a UVB, mais sinto que esplendoroso fazer parte dela. 3.3.3. Grau de responsabilidade As respostas dos sujeitos foram: A) nos cursos da UVB, o tutor o responsvel pelo todo, isto , contedo, plano de aula, avaliao e acompanhamento do curso; B) para conhecer meus alunos utilizo o questionrio de caracterizao do perfil e os estimulando-os a desenvolver suas dificuldades. 3.3.4. Auxlio tecnolgico Os tutores, sujeitos, revelaram que: A) esse auxlio feito pelos monitores, que pouco se envolvem no auxlio aos alunos no que diz respeito a informtica, B) No que se refere a conceituao da informtica na educao a distncia, existe a dicotomia que ainda impera na conceituao das duas, parecendo difcil para um banco de dados educar algum, porm, a informtica um auxlio para a educao seja em qualquer nvel e modalidade de ensino.

51

3.3.5. As dificuldades A) A falta de participao de alguns inscritos no curso; B) Vrias dificuldades que precisam ser trabalhadas; C) Na adaptao do contedo elaborado pelo tutor para que esteja dentro da proposta pedaggica do NEAD, e para criar atividades interativas. 3.4. Espao fsico O espao fsico do NEAD-UNAMA, onde funciona a UVB composto por cinco espaos, com um departamento, organizao funcional autnoma, porm cooperativa, conforme organograma anexo.

52

CONSIDERAES FINAIS Utilizar a informtica na rea educacional bem mais complexo que a utilizao de qualquer outro recurso didtico at ento conhecido. Por ser diferente e em funo da diversidade dos recursos disponveis, permite a comunicao, a pesquisa, a criao de desenhos, efetuar clculos, simular fenmenos, dentre outras. Nenhum outro recurso oferece tantas oportunidades, sendo exigida para ingresso no mercado de trabalho. Este trabalho vem justamente enfocar a Informtica e a Educao: Um processo de interatividade luz da UVB. Considerando que a informatizao das escolas um processo lento, desde a descoberta da caneta esferogrfica, os professores resistem em aceitar as inovaes e poucas foram as mudanas no ambiente escolar, comparando-se as evolues tecnolgicas e cientficas na sociedade. Tais inovaes, conduzem a escola para essa mudana, porque barrar o acesso a tecnologia no processo ensino-aprendizagem, omitir o contexto histrico, sociocultural e econmico vivenciado pelos educadores e educandos. O resultado dessa inovao ocorre lentamente, onde a questo a ser abordada no apenas um abandono das crenas, mas a substituio gradual por crenas relevantes e moldados por experincias, conforme a do ensino a distncia. Nosso primeiro captulo abordou a tecnologia junto, hoje, a uma modalidade de ensino a distncia atravs de uma retrospectiva da cincia e da tecnologia, utilizando ANDERY, que defende a integrao entre ambas. Noutro tpico falou-se da sociedade e da tecnologia, enfatizando a evoluo humana e da busca do homem por meios e recursos que garantam sua sobrevivncia. Observamos como criaes essencialmente humanas, a informao e o conhecimento, como a informao e a mquina, o computador. Este trabalho demonstra a importncia da evoluo do homem e a tecnologia, por esta ser uma obra essencialmente humana, o homem a criou atravs de estudos e pesquisas. Quando falamos da educao e da tecnologia, propomos mostrar a importncia desta no ensino. O educador tem que centralizar as necessidades do aluno e a partir delas, conscientizar-se que os recursos tecnolgicos precisam ser vistos como auxlio educao e a sociedade, para ascenso do homem, provendo a obteno do aprendizado contextualizado. Constatou-se que a UVB, como modalidade de ensino a distncia, oferece qualidade na prestao de seus servios atravs de uma proposta

53

educacional que busca orientar o aluno a pesquisar, a questionar e buscar os contedos, filtrando-os e transformando-os em conhecimentos. Ao incorporar as tecnologias de informao e comunicao a este processo, a educao derruba as barreiras do Campus Universitrio, eliminando fronteiras de tempo e espao. A satisfao vista atravs das novas oportunidades de acesso ao conhecimento para a formao e aperfeioamento profissional do aluno. Neste cenrio de mudana, propiciado pela informtica, o fundamental o capital que se pode deter, no caso o conhecimento adquirido, mesmo sendo poucos os que conseguem transformar as informaes disponveis em

conhecimento. Os recursos implantados no ensino pela UVB trazem o

desenvolvimento de tecnologias aplicadas educao e criao de projetos colaborativos entre tutores e alunos, implantados atravs da criao de sistemas e estratgias e produes de ferramentas para desenvolvimento de metodologias pedagogicamente adequadas ao ensino a distncia. Os agentes do processo educacional desempenham novos papis no cenrio proposto e implantado no NEAD UNAMA/UVB, onde o aluno deixa de ser um mero espectador e o professor no mais o nico canal de informao. As instituies agregadas UVB no se limitam mais ao seu espao fsico. A nfase da educao agora, est no acompanhamento do percurso de aprendizagem do aluno, feito por professores que organizam os contedos, as atividades de aprendizagem e fazem a mediao em direo ao conhecimento, verifica-se, pela organizao das pginas (site) de cada curso, que o aluno estimulado a contribuir suas prprias respostas. Acredita-se que para se avanar nas prticas educativas inclusivas preciso rever a EAD como estratgia de ensino voltada para a aprendizagem do aluno constituda a partir do cotidiano dessas mesmas prticas educativas, criando redes colaborativas de aprendizado em relao ao funcionamento funciona da UVB (Universidade Virtual Brasileira). Dentro do segundo captulo, situando a educao a distncia e a sua relao com o processo de globalizao com a sociedade da Informao, procurouse mostrar as relaes entre as novas tecnologias da informao e da comunicao, como a Internet a as possibilidades do fazer didtico.

54

As informaes colhidas atravs dos questionrios aplicados com tutores, coordenador pedaggico, superintendente, equipe de web designer e monitores do NEAD UNAMA/UVB, revelou a unio da equipe e a vontade deste de vencer os obstculos com a determinao de uma implantao que dura 10 meses, contando com apoio estrutural, fsico e bastante organizado. Um dado importante, abordado na questo de nmero 5 do questionrio especfico para tutores, sobre a importncia da informao virtual a exemplo da Internet no seu dia-a-dia enquanto professor de uma modalidade de ensino a distncia como a NEAD/UVB. O sujeito respondeu: Uso muito pouco. Na
realidade, procuro mais os livros, no modelo tradicional.

Com essa resposta chegou-se ao ponto crucial, a resistncia subjetiva, constatando que poucos educadores percebem que o ponto de partida de qualquer mudana inicia-se num processo interno de sensibilidade para uma nova realidade, sendo necessrio a formao de um novo homem. O perfil do novo profissional no mais especialista, importando o saber lidar com diferentes situaes, resolver problemas imprevistos, ser flexvel, multifuncional e estar sempre aprendendo. Aprender significa romper constantemente, para que possamos nos posicionar como seres autnomos e transformadores diante do ecossistema no qual estamos inseridos. Dentro do NEAD a UVB tem um ambiente virtual de aprendizagem, esta soluo produziu um software que incorpora os hbitos de navegao dos usurios da Internet. A interface foi desenvolvida pensando no bem estar e na melhor forma de ensinar, possuindo diferenas como: flexibilidade, interface

amigvel, materiais de apoio, inteligncia interinstitucional, reduo de custos, parcerias estratgicas. Constatou-se que segundo a UVB e o NEAD, o conhecimento o resultado de uma construo, e quanto mais se conhece maior a necessidade de continuar a construindo, cabendo aos educadores, assumirem ao riscos de novas experincias revendo suas crenas enquanto facilitadores dos ambiente de aprendizagem a distncia. A interatividade o poder de estimular os educandos e educadores. Vamos fazer uso da interface para o bem estar e na melhoria da interao, contribuindo para a aprendizagem aberta para uma educao ao longo da vida, que emancipe o educando e o encaminhe para a uma mudana sem sair do lugar.

55

BIBLIOGRFIA ANDERY, Maria Amlia et... Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. Ed. Espao e Tempo, Rio de Janeiro, 1988. BABIW, Pierre. Os novos modos de compreender: a gerao do audiovisual e do computador. Ed. Paulinas, So Paulo, 1989. BELLONI, Maria Luiza. Educao a distncia. Ed. Autores Associados, Campinas, 1999. CARDOSO, Celso Neto. Conceitos sobre educao aberta, continuada e a distncia. Janeiro de 1999. http://www.cciencia.ufrj/educnet/conceitd.htm DAVENPORT, Thomas. Ecologia da Informao. So Paulo, ed. Futura, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. Ed. Paz na Terra, So Paulo, 2001. GARDNER, Howard. Inteligncias mltiplas: a teoria na prtica/Joward Gardner. Trad. Maria Adriana Verssimo Veronese. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1995.

GASTORINA, Jos Antnio. PIAGET, Vygotsky. Novas contribuies para o debate. Ed. tica, So Paulo, 1996. HERNNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudana educativa e projeto de trabalho. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2000. LIBANEO, Carlos Jos. Democratizao da escola pblica. A pedagogia crtico social dos contedos. So Paulo, ed. Loyola, 1985. LVY, Pierre. O que o virtual? Ed. 37, So Paulo, 1997. MARQUES, Cristina P. C. Computador e ensino. Uma aplicao lngua portuguesa. tica, So Paulo, 1995.

56

Ministrio da Educao e Cultura. Parmetros Curriculares Nacionais PCN. Informtica na educao. Braslia, 1997. MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente. Ed. Papirus, Campinas-SP, 1997. MORAN, Jos Manuel. Interferncias dos meios de comunicao no nosso conhecimento. Revista Brasileira de Comunicao. So Paulo, V. 17, n. 2, jul/dez., 1994. URL: http://www.eca.usp.br/eca.prof/moran. MORAN, Jos Manuel, BEHRES, Marildo A. , MASETTO, Marcos. Mediao pedaggica. Ed. Papirus, So Paulo, 2000. NETO LOBO, Francisco Jos da Silveira. Educao a distncia: Regulamentao, condies de xito e perspectivas. http://www.intelecto.net/ead.textos/lobo1 NETO LOBO, Francisco Jos da Silveira. Educao a Distncia: Regulamentao, Condies de xito e Perspectivas. http://www.intelecto.net/ead.consulado. NUNES, Barros Ivnio. Educao a Distncia. http://www.ibase.org.br/edist/dist/princ. htm ou E-mail inonio@intelecto.net.consulado NUNES, Barros Ivnio. Noes de Educao a Distncia.

http://www.intelecto.net/ead OLIVEIRA, Ramon de. Informtica educativa. Ed. Papirus, Campinas, 1997. ROTH, Ilona. A educao democrtica. Folha de So Paulo.

http://www.intelecto.net/ead.consulado SANTOS, Neide. Estado da arte em espaos virtuais de ensino e aprendizagem. (online). Disponvel Internet via http:www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr4/07tv.santos.htm.

SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educao: LBD Trajetria Limites e Perspectivas. Campinas-SP, ed. Autores Associados, 2000.

57

TAILLE, Yves de la. Computador e Ensino uma aplicao lngua portuguesa. Ed. tica, So Paulo. 1995. TARIRA, Sanmya Feitosa. Informtica na educao: novas ferramentas pedaggicas para o professor da atualidade. Ed. rica, So Paulo, 2000. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construo do conhecimento em sala de aula. Ed. Libertad, So Paulo, 2000. VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Repensando a didtica. Ed. Papirus, CampinasSP, 1994. WEISS, Alba Maria Lemme. A informtica e os problemas escolares de aprendizagem. Ed. DP e A, Rio de Janeiro, 1999.

58

ANEXOS

59

1. MODELO DE GUIA UTILIZADO PARA COLETA DE DADOS Guia utilizado para as entrevistas, gravadas e analisadas pelas alunas do 4 ano de Pedagogia e sua orientadora do TCC, Maria de Jesus. Esse sclip, serviu tanto para as entrevistas realizadas com os professores, como com os secretrios, profissionais de apoio entre outros. Bom dia, boa tarde, boa noite, meu nome Carolina Franco, sou aluna do 4 ano de Pedagogia, da Universidade da Amaznia UNAMA e estou fazendo meu TCC, juntamente com uma amiga Walria Alves, orientada pela professora Maria de Jesus, cujo tema : A informtica e a educao um processo de interatividade luz da UVB: Universidade Virtual Brasileira e gostaramos de contar com a sua ateno para responder algumas questes indispensveis para o nosso trabalho. 1. Para que possamos nos conhecer, como se chama? Qual a funo que exerce na UVB? 2. Qual seu cargo na UVB como voc o desenvolve e a quanto tempo? 3. Desenvolvendo esta atividade ao longo desse tempo voc j fez uma avaliao dos resultados? 4. Como voc define a UVB? 5. No cargo em que voc exerce que tipo de capacitao a UVB j proporcionou a voc? 6. Observando a vivncia aqui no seu dia-a-dia crie um conceito atravs de uma frase sobre a UVB. Para os professores, algumas perguntas especficas: 1. Como tutor que tipo de capacitao voc recebeu para trabalhar na NEAD/UVB? 2. Como se divide o curso da NEAD/UVB? Voc tutor fica responsvel pelo curso completo ou s por alguns contedos? 3. que levou voc a ser tutor da NEAD/UVB? 4. Com o objetivo de dinamizar e interagir no processo ensino/aprendizagem, como voc procede para conhecer melhor o seu aluno? 5. Qual a importncia da informao virtual, a exemplo da INTERNET, no seu dia-adia, enquanto professor de uma modalidade de ensino a distncia como a NEAD/UVB? 6. Voc auxilia seus alunos, com respeito a informtica, ou a maioria j tem pleno conhecimento? 7. Qual o papel da NEAD/UVB, transferindo a voc professor, no que diz respeito avaliao da participao, da construo do conhecimento visto que a observao dia-a-dia como opo didtica para esta avaliao no acontece? 8. Voc pode conceituar o que Informtica e Educao a Distncia, fazendo algum paralelo entre as duas?

60

Questes utilizadas para anlise Identificao: Idade: Profisso: 1. Qual o seu papel na UVB? 2. Ocorrem dificuldades nos objetivos propostos no curso no que diz respeito a prtica? 3. Quais as maiores dificuldades enfrentadas por vocs no decorrer do curso? 4. Quais as insatisfaes que hoje apresentam os envolvidos no processo ensinoaprendizagem da UVB?

Obs.: No foi possvel gravar em disquete o anexo n. 2 (organograma) e n. 3 (fotos), pois os mesmos ocupam mais espao do que o disponvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen