Sie sind auf Seite 1von 3

Lista de exerccios conservao do momento linear

1) Um veculo de 0,30 kg parte do repouso com acelerao constante; 10s aps, encontra-se a 40 m da posio inicial. Qual o valor da quantidade de movimento nesse instante? (R: 2,4 kg. m/s) 2) Uma metralhadora dispara balas de massa m= 80g com velocidade de 500 m/s. O tempo de durao de um disparo igual a 0,01 s. (a) calcule a acelerao mdia que uma bala adquire durante um disparo. (b) calcule o impulso mdio exercido sobre uma bala.(R: a) 5.104 m/s2 b) 40 N.s ) 3) Um bloco possuindo massa de 2 kg e dimenses desprezveis, desliza em trajetria retilnea apoiado num plano horizontal liso. No instante t=0 a velocidade do bloco vale 5 m/s e passa a agir sobre ele uma fora resultante sempre na direo e sentido do deslocamento do bloco. A intensidade da fora resultante varia com o tempo de acordo com o grfico.

a) qual a acelerao experimentada pelo bloco no intervalo de tempo que vai de 2 a 4s? b) qual a velocidade do bloco no instante 4s? c) qual o trabalho realizado pela fora entre zero e 4s? (R:a)5 m/s2 b) 22 m/s c) 459 J) 4) Um barco de massa M=250 kg leva em seu bojo um projtil de massa m=50 kg e est inicialmente em repouso. Em dado instante, lana-se o projtil pela proa do barco, na direo de seu eixo longitudinal, com velocidade inicial horizontal de mdulo v= 5,00 m/s, em relao s guas. Explicar o que acontece com o barco, qualitativa e quantitativamente. (R: recua a 1m/s) 5) Dois patinadores inicialmente em repouso, um de 36 kg e outro de 48 kg, se empurram mutuamente para trs. O patinador de 48 kg sai com velocidade de 18 km/h. Despreze o atrito. (a) qual a velocidade do patinador de 36 kg? (b) qual o trabalho total realizado por esses dois patinadores? (R: a) 24 km/h b) 1400 J) 6) Uma nave espacial sem propulso move-se por inrcia (fora resultante nula) em uma regio do espao. Dois astronautas, A e B, que saram da nave, executaram manobras incorretas e ficaram na infeliz situao indicada na figura:

a) As velocidades dos astronautas A e B, indicadas na figura, so relativas nave e a massa de cada um 80 kg. O astronauta A est levando uma ferramenta de 2 kg e a lana em direo a B com velocidade de 7,0 m/s. Desprezando as foras gravitacionais entre as partes do sistema, responda: o astronauta A se salvar? Justifique numericamente. b) O astronauta B, num ato de ltima esperana, pega a ferramenta lanada por A e tenta o mesmo artifcio para tentar se salvar. Porm, num ato de desespero, lana a ferramenta a 16 m/s no sentido de seu movimento. Responda: Ele se salvar? Justifique sua resposta numericamente. ( R: a e b: sim com vel de 0,025 m/s) 7) Um homem de 70 kg est parado numa das extremidades de uma canoa de 350 kg em repouso, num lago. Se o homem caminhar at a outra extremidade, que dista 3,0 m em relao primeira, qual ser o deslocamento da canoa relativamente s guas? (R: 0,50 m) 8) Uma bomba de massa m, inicialmente em repouso, explode partindo-se em trs fragmentos de massas m1, m2 e m3. Os dois primeiros fragmentos possuem massa de 100g e velocidades iguais a 100 m/s e saem em direes perpendiculares entre si. O terceiro fragmento possui massa m 3 = 2m1 e sai numa direo tal que a quantidade de movimento do sistema seja conservada. Calcular: (a) a massa inicial da bomba (b) as quantidades de movimento dos dois primeiros fragmentos (c) a velocidade do terceiro fragmento (d) a quantidade de movimento do terceiro fragmento. (R: a) 400g b) 10 kg.m/s c) 502 m/s d) 102 kg.m/s) 9) Dois pontos materiais, A (mA=2 kg) e B (mB=5 kg), chocam-se frontalmente. A figura mostra as velocidades, em valores absolutos, antes da coliso, que perfeitamente elstica. Determine as velocidades de A e B aps o choque.

(R: -7,1 m/s

e 4,9 m/s)

10) Tarzan, que pesa 800N, salta de um rochedo segurando a extremidade de um cip de 15,2 m de comprimento. O seu centro de gravidade sofre um deslocamento na vertical de 2,6 m contando desde o topo do rochedo at o ponto mais baixo da sua trajetria. O cip pode suportar no mximo 1112 N de esforo. O cip arrebentar? (R: no)

11) Dois blocos esto ligados entre si por meio de uma corda conforme figura. Eles so largados, partindo do repouso. Mostre que, aps terem se movido por uma distncia L, a sua velocidade comum dada por:

2(m2 m1 ) gL m1 m2

Onde o coeficiente de atrito entre o bloco da parte superior e a superfcie. 12) Um homem de 75 kg est sobre uma carroa, cuja massa 39 kg, que se move a 2,3 m/s. Ele pula para fora da carroa, de tal maneira que chega ao solo com velocidade horizontal zero. Qual foi a variao da velocidade da carroa?(R: aumenta 4,42 m/s) 13) Uma bala de 3,5 g atirada contra dois blocos, em repouso, sobre uma mesa lisa, como mostrado na figura. A bala passa atravs do primeiro bloco de 1,2 kg de massa, e incrusta-se no segundo, cuja massa de 1,8 kg. Os blocos adquirem velocidades, respectivamente iguais a 0,63 m/s e 1,4 m/s. Desprezando-se a massa removida do primeiro bloco, determine (a) a velocidade da bala imediatamente aps sair do primeiro bloco e (b) a velocidade inicial da bala. (R: (a) 721 m/s e (b) 937 m/s)

Das könnte Ihnen auch gefallen