Sie sind auf Seite 1von 7

Hiperplasia O que ? o aumento do nmero de clulas no msculo, decorrente da diferenciao das clulas satlites.

. Mesmo que as fibras musculares no tenham alta capacidade mittica, existem clulas sem diferenciao que se localizam na periferia do msculo, e tem capacidade mittica e de especializao. Essas clulas so estimuladas com exerccios, na regenerao muscular e com hormonas, como a do crescimento, e comeam a multiplicar e transformarem-se em micitos, que so as fibras musculares. Uma das grandes preocupaes e sonho dos adeptos musculao, descobrir frmulas que possam, desenvolver indefinidamente a massa muscular. Isso significa no s hipertrofiar (crescer o msculo) como tambm hiperplasiar (multiplicar as fibras musculares) para conseguir o mximo de massa muscular e/ou fora. A hiperplasia(aumento do nmeros de clulas a partir das j existentes), embora no seja um fato altamente comprovado cientificamente, esta idia est constituida no meio cientfico. Hoje existem duas teorias para a suposta hiperplasia muscular: Formao de novas clulas musculares a partir da diviso de uma j existente; Formao de novas clulas a partir das clulas satlites musculares.

Hiperplasia hormonal Ocorre um aumento na capacidade funcional de um tecido quando necessrio. Ex: Proliferao do epitlio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez. Hiperplasia compensatria Ocorre um aumento da massa tecidual aps dano ou ressecao parcial. Ex: Regenerao do fgado. Hiperplasia do endomtrio Causa sangramentos menstruais anormais tendo como causa desequilbrio entre a relao normal entre estrgenos e progesterona entre outras hormonas sexuais. Se no for tratada, pode causar neoplasia maligna. Outra patologia a endometriose que o aparecimento e crescimento do endomtrio fora do seu stio normal, o tero. A endometriose pode causar esterilidade. Hiperplasia da Prstata

A Hiperplasia da prstata, tambm chamada de HPB (confundida com neoplasia) o aumento da prstata de forma diferenciada. Pode ser confundida com cancro mas na maioria das vezes so benignos.

O papel da hiperplasia na hipertrofia do msculo esqueltico

A hipertrofia do msculo esqueltico resultado do aumento individual da rea transversal da fibra. Este fenmeno adaptativo comumente observado no tecido muscular submetido um regime de exerccios fsicos, como o treinamento de fora. O grau de hipertrofia muscular est diretamente relacionado ao tipo de exerccio e sua intensidade. O treinamento de fora normalmente produz uma hipertrofia de maior magnitude, quando comparada aos outros tipos de exerccio fsico. Todavia, provvel que haja outro mecanismo adaptativo contribuindo para a hipertrofia do msculo esqueltico. Este mecanismo chama-se hiperplasia, e pode ser traduzida por um aumento no nmero de clulas, ou fibras musculares em relao ao nmero original. Este breve resumo tem por objetivo verificar qual o papel da hiperplasia na hipertrofia do msculo esqueltico.

O papel da hiperplasia na hipertrofia do msculo esqueltico

Muito embora os mecanismos celulares responsveis pela hipertrofia muscular ainda no estejam totalmente esclarecidos, sabe-se que este processo adaptativo resulta em um aumento da rea de seco transversa (AST) do msculo, assim como em um aumento da AST da fibra muscular como resposta ao aumento da sntese protica, aumento do nmero e tamanho das miofibrilas, assim como a adio de sarcmeros no interior da fibra muscular.

A hipertrofia observada em atletas de fora, como fisiculturistas e basistas, vem sendo atribuda a um aumento anormal no tamanho das fibras musculares. Todavia, alguns relatos tm proposto a hiperplasia das fibras musculares como um mecanismo alternativo hipertrofia muscular esqueltica induzida pelo treinamento de fora. Hiperplasia se traduz por um aumento no nmero de clulas, neste caso as clulas (ou fibras) musculares em relao ao original. interessante observar, entretanto, que

estes relatos foram feitos em estudos utilizando animais de laboratrio, como aves e mamferos. Mas, e em seres humanos? Seria possvel estabelecer esta relao? Os resultados encontrados em animais poderiam ser relacionados com os encontrados em humanos submetidos ao treinamento de fora? H vrios estudos sugerindo que sim.

Provveis mecanismos da hiperplasia muscular

Apesar dos fatores responsveis pela provvel ocorrncia do aumento do nmero de fibras musculares ainda permanecerem obscuros, sobrecargas crnicas, impostas ao msculo esqueltico de vrias espcies animais, parece estimular o surgimento de novas fibras atravs de dois mecanismos: A partir das clulas satlites e por meio da ciso longitudinal da fibra muscular. As clulas satlites (CS) so estruturas de reserva no funcionais e especializadas, tambm conhecidas por clulas tronco miognicas. Estas clulas ficam localizadas na periferia da fibra muscular, mais especificamente entre a lmina basal e a membrana plasmtica, tambm conhecida por plasmalema. Estas clulas so mioblastos que se encontram normalmente em estado quiescente. Sabe-se que as CS exercem um papel primrio no processo regenerativo do tecido muscular esqueltico lesionado, e em resposta aos possveis processos adaptativos estimulados pelo treinamento de fora. Aps a hipertrofia inicial da fibra muscular, uma grande demanda mecnica, como a imposta pelo treinamento de fora, estimularia a formao de novas fibras, uma vez que os danos fibra, provocados por este estmulo, resultariam na liberao de fatores miognicos de crescimento, como os FCF (fatores de crescimento fibroblastos) e subseqentemente as CS. De fato verificou-se um aumento na ativao das CS necessrias para reparao das fibras que sofreram microtraumatismos, ou danos, induzidos pelo exerccio fsico. Estes danos induzem a ativao e proliferao das CS que podem tanto substituir as fibras que foram danificadas (caso a extenso do dano tenha provocado a necrose deste tecido), ou fundir-se estas fibras (caso o dano seja extenso, mas no chegue a provocar a necrose tecidual). Entretanto, a hiperplasia poder no acontecer caso a necrose da fibra muscular, provocada pelo exerccio, ocorrer na mesma proporo da proliferao das CS.

Evidncias de hiperplasia muscular

H mais de trinta anos, Reitsma observou um aumento do nmero de fibras musculares em ratos submetidos ao treinamento de fora de alta intensidade. Gonyea, em um estudo posterior, tambm verificou a ocorrncia do aumento do numero de fibras musculares esquelticas em animais submetidos a um treinamento de fora. Seis anos mais tarde este mesmo autor, com a ajuda de colaboradores, confirmou a ocorrncia de hiperplasia das fibras musculares em animais que participaram de um programa de treinamento de fora. Outros estudos tambm corroboraram com estes achados, verificando o aumento do numero de fibras musculares em animais submetidos ao treinamento de fora. Mikesky et al. tambm forneceram resultados indiretos que sugerem a contribuio da hiperplasia ao aumento da massa muscular induzida pelo treinamento de fora.

Todavia, h estudos contraditrios a estes achados, nos quais os pesquisadores no conseguiram verificar um aumento do numero de fibras musculares em animais submetidos a regimes de treinamento de fora. Interessante verificar que os estudos que observaram a ocorrncia da hiperplasia muscular se valeram de um regime de treinamento de fora diferente daquele usado nos estudos de Gollnick et al. e Timsom et al. Estes ltimos autores usaram um treinamento de fora que preconizava a resistncia muscular e, geralmente, este tipo de treinamento utiliza baixas sobrecargas e altas repeties, caracterizando um treino de baixa intensidade. Isto sugere que treinamentos de fora de alta intensidade so necessrios para induo do processo hiperplsico.

A hiperplasia muscular parece no ocorrer somente em resposta ao exerccio fsico, como o treinamento de fora. O alongamento crnico outra tcnica utilizada pelos pesquisadores no estudo deste fenmeno adaptativo. Sola et al. verificaram a ocorrncia de hiperplasia das fibras musculares de animais expostos ao alongamento. Vrios outros autores confirmaram este achado em estudos subseqentes, utilizando o exerccio de alongamento. curioso observar, entretanto, que o grau de hiperplasia diferente nas espcies animais, to bem quanto no mtodo utilizado para induzir tal processo. Em uma meta-anlise, Kelley verificou que o aumento no nmero de fibras musculares era maior em aves (cerca de 21% de aumento) que em mamferos (cerca de 8% de aumento). O alongamento crnico tambm produziu um maior aumento no nmero de fibras (cerca de 21%) quando comparado ao exerccio (11% aproximadamente).

Hiperplasia em seres humanos

Embora no seja um fenmeno constatado de fato na espcie humana, a hiperplasia muscular parece no ser uma adaptao improvvel nestes indivduos. Alguns estudos fornecem considerveis dados que sugerem a ocorrncia do aumento no nmero de fibras musculares em seres humanos. O empecilho maior no estudo da hiperplasia muscular em seres humanos a metodologia utilizada na investigao deste fenmeno, que por ser muito invasiva encontra barreiras ticas, embora tcnicas de bipsia j tenham sido aplicadas para observao do nmero de fibras musculares em humanos. Tomografia computadorizada e ressonncia magntica tambm se constituem em procedimentos empregados para verificao da ocorrncia de hiperplasia nestes indivduos. Interessante, o ponto em comum entre os estudos que verificaram a possvel ocorrncia do fenmeno hiperplsico em humanos e animais o uso do exerccio fsico, mais especificamente o treinamento de fora, para a possvel observao do aumento no nmero de fibras musculares.

Comparando o tamanho das fibras musculares do deltide de nadadores profissionais com indivduos no atletas, Nygaard e Nielsen verificaram que, embora o volume muscular do deltide dos atletas fosse consideravelmente maior, o tamanho (dimetro) das fibras musculares era menor. Sendo assim, no se podia explicar que a hipertrofia muscular fosse resultado de um aumento da rea de seco transversa da fibra muscular. Neste caso, a hiperplasia poderia estar exercendo um importante papel. Em outro estudo, MacDougall et al., verificaram que, embora a circunferencial do brao de fisiculturistas de elite fosse cerca de 27% maior do que a de indivduos sedentrios, o tamanho da rea de seco transversa das fibras musculares do trceps destes atletas no se diferenciava do grupo controle. Tesch e Larsson, comparando a rea da fibra muscular do vasto lateral e do deltide (poro medial) de fisiculturistas de elite com as de estudantes de educao fsica e atletas de levantamento bsico e potncia, descobriram que a rea das fibras do vasto lateral dos fisiculturistas era igual dos estudantes de educao fsica, independente do maior volume muscular e do menor percentual de gordura dos fisiculturistas. Larsson e Tesch estudando o volume muscular de fisiculturistas, verificaram que estes atletas apresentavam a circunferncia do quadrceps e do bceps braquial significativamente maior que a dos sujeitos controles, ainda que o tamanho mdio de suas fibras musculares no fosse diferente. De fato, um dos fisiculturistas apresentou a rea mdia da fibra muscular menor do que nos sujeitos controle.

Quando comparado o tamanho do bceps braquial entre fisiculturistas de elite do sexo masculino e feminino, Alway et al. demonstraram que a rea de seco transversa do msculo em questo estava correlacionada tanto rea da fibra muscular quanto ao seu nmero, nos permitindo considerar que o maior tamanho da musculatura poderia ser resultado de uma

hiperplasia. Em 1996, McCall et al., utilizaram universitrios que participavam de treinamento de fora recreacional, sem fins competitivos, em uma pesquisa que objetivavam observar a ocorrncia de hiperplasia muscular. Os resultados mostraram um significativo aumento da rea transversa do bceps braquial, assim como uma maior aumento nas fibras tipo II em relao s fibras tipo I, sem nenhuma mudana no nmero de fibras musculares. Todavia, embora o nmero estimado de fibras tenha permanecido inalterado ao final do estudo, a hipertrofia total do msculo no estava relacionada magnitude da hipertrofia da fibra muscular, concluram os autores.

Concluso

Uma das questes fundamentais da fisiologia do exerccio tm sido os mecanismos de adaptao muscular ao treinamento de fora. A resposta habitual estas questes o aumento do tamanho, tanto em dimetro quanto em comprimento, das fibras musculares existentes. este mecanismo d-se o nome de hipertrofia. Entretanto, sob condies extremas, tanto de treinamento quanto de tamanho muscular, o msculo esqueltico pode lanar mo de outro mecanismo de adaptao, alm da usual hipertrofia. Estamos falando da hiperplasia muscular, que nada mais do que um aumento do nmero de fibras musculares. A despeito da controvrsia existente no meio cientfico, um nmero significativo de estudos nos fornecem dados a este respeito. Todavia, a hiperplasia parece ocorrer apenas sob circunstncias especiais, uma vez que existem vrios estudos demonstrando o aumento da massa muscular sem um concomitante aumento no nmero de fibras musculares. O treinamento de fora desenvolvido por atletas de elite de fisicul turismo parece ser uma das condies para a ocorrncia da hiperplasia. Sabe-se que os protocolos de treinamento destes indivduos se constituem de volumes e intensidades muito alto, e que estes atingem um nvel de hipertrofia muscular surpreendente. Ao que parece, h um limite para hipertrofia da fibra muscular esqueltica e que, a partir deste limite, estas se dividiriam em duas fibras de menor tamanho para continuar crescendo. Outro importante fator a se considerar o uso de esterides anablicos andrognicos por estes atletas, uma vez que estas drogas podem aumentar a proliferao de clulas satlites, como observado por Joubert et al. e Kadi et al., exercendo um papel fundamental no processo hiperplsico da fibra muscular. Enfim, ocorrendo ou no a hiperplasia, o individuo que deseja maximizar seus ganhos em massa muscular deve participar de um programa de treinamento inteligentemente elaborado, respeitando todas as variveis intervenientes deste programa.

Referncias bibliogrficas

1. Goldberg AL, Etlinger JD, Goldspink DF, Jablecki C. Mechanism of workinduced hypertrophy of skeletal muscle. Med Sci Sports 1975; 7(3):185-98.

Das könnte Ihnen auch gefallen