Sie sind auf Seite 1von 19

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE INSPEO DE PRODUTO ANIMAL PORTARIA N 6, DE 25 DE JULHO DE 1985.

O Secretrio de Inspeo de Produto Animal, no uso das atribuies conferidas pela Portaria SNAD n 8, de 1 de fevereiro de 1980, combinado com o artigo 53, item I, do Regimento da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuria, aprovado pela Portaria Ministerial n 241, de 10 de maro de 1978, e tendo em vista o disposto no artigo 951 do Regimento de Inspeo Industrial e Sanitria de Produtos de Origem Animal, aprovado pelo Decreto n 30.691, de 29 de maro de 1952, alterado pelo Decreto n 1.255, de 25 de junho de 1962; Considerando a evoluo tecnolgica e o aumento inegvel de produo que vem se verificando, a nvel nacional, no setor de industrializao de mel, cera de abelhas e derivados; Considerando a necessidade de atualizao das normas especficas do Servio de Inspeo Federal, que disciplinam o funcionamento desses estabelecimentos sob os aspectos tecnolgicos e higinico-sanitrios; e Considerando o disposto nos Captulos I e VII, do Ttulo VIII do Regulamento da Inspeo Industrial e Sanitria de Produtos de Origem Animal, aprovado pelo Decreto n 30.691/52, j referido, resolve: Aprovar as Normas Higinico-Sanitrias e Tecnolgicas para Mel, Cera de Abelhas e Derivados, propostas pela Diviso de Inspeo de Leite e Derivados, da Secretaria de Inspeo de Produto Animal. Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no "Dirio Oficial" da Unio, revogando-se as disposies em contrrio JOS PINTO DA ROCHA Secretrio de Inspeo de Produto Animal. CAPITULO I 1. Estabelecimentos Industriais 1.1 - Apirio: 1.1.1 - Definio: o estabelecimento destinado produo, extrao, classificao, estocagem e industrializao de mel, cera e outros produtos das abelhas, limitado produo das colmias do seu proprietrio e/ou associados, que dever ser compatvel com a sua capacidade instalada. 1.1.2 - Localizao: Rural; rea de terreno suficiente, visando futuras ampliaes; distante de demais construes ou abrigo de animais, construo prpria finalidade, no devendo estar anexa a residncias; afastado das vias pblicas, preferentemente a uma distncia mnima de 10 (dez) metros; fcil acesso e circulao interna; dispor de facilidade para abastecimento de gua potvel, instalao de fossas sanitrias ou rede de esgotos industriais e sanitrios; rea do estabelecimento delimitada, impossibilitando a entrada de animais e pessoas estranhas. As colmias devero estar localizadas a uma distncia adequada de vias pblicas, habitaes e do estabelecimento, objetivando evitar acidentes. A construo destinada s operaes de extrao, filtrao, decantao, classificao, envase e estocagem poder ser localizada afastada da rea de terreno onde se situa o colmeial, podendo, inclusive, ser urbana, uma vez ouvidas as autoridades competentes, com relao a cdigos de postura, sade pblica e defesa do meio ambiente.

1.1.3 - Instalaes: 1.1.3.1 - Dependncia para extrao, filtrao, decantao, classificao e envase do produto. Nesta dependncia, e em local adequado, dispondo de instalaes, instrumentos e reagentes mnimos necessrios, devero ser realizadas as anlises de rotina previstas no Captulo VI das presentes Normas. 1.1.3.2 - Depsito para material de envase e rotulagem. 1.1.3.3 - Dependncia para as operaes de embalagem secundria, estocagem e expedio, recomendando-se a previso de um local coberto e dotado de tanque, para o procedimento de higienizao dos vasilhames e utenslios. 1.1.4 - Equipamentos: Basicamente compem-se de: desoperculadores, tanques ou mesas para desoperculao, centrfugas, filtros, tanques de decantao, tubulaes, tanques de depsitos e mesas. 1.1.4.1 - Natureza dos Equipamentos: 1.1.4.1.1 - Centrfugas: Em ao inoxidvel; material plstico atxico; ferro estanhado (liga com menos de 2% (dois por cento) de chumbo) com revestimento das paredes internas em fibra de vidro, verniz sanitrio, ou outro material aprovado pelo SIF. 1.1.4.1.2 - Desoperculadores: Em ao inoxidvel e ao cromado ou estanhado, permitindo-se cabos de material plstico. 1.1.4.1.3 - Tanques ou Mesas de Desoperculao, Tanque de Decantao e de Depsitos: Mesmo material das centrfugas. 1.1.4.1.4 - Filtros de tela de ao inoxidvel ou fio de nilon com malhas nos limites de 40 a 80 mesh, no se permitindo o uso de material filtrante de pano. 1.1.4.1.5 - Tubulaes em ao inoxidvel ou material plstico atxico, recomendando-se que sejam curtas e facilmente desmontveis, com poucas curvaturas e de dimetro interno no inferior a 40 mm. No sero admitidos equipamentos constitudos ou revestidos com epoxi, tinta de alumnio ou outros materiais txicos, de baixa resistncia a choques e ao de cidos e lcalis, que apresentem dificuldades higienizao ou que descamem ou soltem partculas. 1.1.4.1.6 - Mesas e balces: revestidos com ao inox, tolerando-se revestimento com outros materiais impermeveis, resistentes, de fcil limpeza e higienizao, tais como azulejo, cermica industrial, frmica. O uso de equipamentos de material plstico atxico ficar condicionado comprovao, pelo fabricante, de sua inocuidade, mediante apresentao de certificado de anlise, emitido pelo rgo competente. 1.1.4.2 - Das Caractersticas dos Equipamentos: J? vedado alterar as caractersticas dos equipamentos, bem como oper-las acima de suas capacidades, sem autorizao da Inspeo Federal. 1.1.4.3 - Localizao dos Equipamentos: Dever atender a um bom fluxo operacional, observando os detalhes relativos facilidade de higienizao e higiene operacional. 1.1.5 - Caractersticas da Construo Civil: 1.1.5.1 - P-Direito: Mnimo de 3 (trs) metros. 1.1.5.2 - Paredes: Em alvenaria, revestidas com azulejos, cermica industrial ou similar, em cores claras, ou outro revestimento que confira perfeita impermeabilizao, na altura mnima de 2 (dois) metros para a dependncia descrita no item 1.1.3.1.

Para as dependncias previstas nos itens 1.1.3.2 e 1.1.3.3 ser tolerado o revestimento das paredes com tinta lavvel em cores claras. Probe-se o uso de pintura descamvel. 1.1.5.3 - Piso: Impermevel, resistente e que permita fcil higienizao, devendo-se observar na sua colocao uma declividade mnima de 2% (dois por cento). 1.1.5.4 - Teto ou Forro: Recomenda-se laje de concreto, alumnio, fibrocimento-amianto (tipo calheto), plstico rgido ou similar, desde que aprovados pelo SIF, sendo indispensvel a facilidade de higienizao, resistncia umidade e vapores, bem como vedao adequada. 1.1.5.5 - Portas e Janelas: As portas devero ser metlicas ou revestidas de material impermevel, de largura suficiente para atender adequadamente aos trabalhos, bem como trnsito fcil; quando for o caso, providas de dispositivos que as mantenham fechadas. As janelas devem ser de caixilhos, preferentemente metlicos, devendo ser evitados os peitoris, que, quando existentes, devero ser inclinados (mnimo de 45) e azulejados, quando for o caso. Devem ainda, ser providas de telas milimtricas prova de insetos. 1.1.5.6 - Abastecimento de gua: O estabelecimento dever dispor de gua em quantidade que atenda s necessidades industriais, obedecidos os padres de potabilidade constantes do RIISPOA. Poder ser exigida a clorao e, em certos casos, o prvio tratamento completo, especialmente para as guas de superfcie. O controle de gua (cloro e pH) dever ser realizado de acordo com escala estabelecida pela Inspeo Federal. Os depsitos de gua tratada devero permanecer fechados, a fim de que se evitem possveis contaminaes. As mangueiras devero ser mantidas em suportes, quando fora de utilizao. 1.1.5.7 - Rede de Esgotos: Dever possuir canaletas ou ralos, de acordo com as finalidades das dependncias. As guas residuais no podero ser lanadas diretamente na superfcie do terreno. 1.1.6 - Anexos e outras Instalaes: 1.1.6.1 - Vestirios e Sanitrios. Isolados do bloco industrial do apirio e com capacidade proporcional ao nmero de empregados, admitindo-se a sua localizao na residncia do apicultor, quando para isto existirem condies. 1.1.6.2 - Almoxarifado: Em local apropriado e fora das instalaes do apirio, guardando dimenses que atendam adequadamente guarda de materiais de uso nas atividades do estabelecimento, assim como de ingrediente e embalagens, desde que separados dos outros materiais. 1.2 - Entreposto de Mel e Cera de Abelhas: 1.2.1 - Definio: Estabelecimento destinado ao recebimento, classificao e industrializao do mel, cera de abelhas e demais produtos apcolas. 1.2.2 - Localizao: Rural ou urbana. Neste ltimo caso aps ouvidas as autoridades de sade pblica bem como os rgos pblicos responsveis por normas urbansticas e de defesa do meio ambiente. Alm destas exigncias, o SIF se reservar o direito de indeferir localizaes que no estejam de acordo com os seguintes requisitos regulamentares: - Situar-se em centro de terreno, que dever ser amplo, com vistas expanso.

- Construo do bloco industrial afastado, preferentemente, a uma distncia mnima de 10 (dez) metros das vias pblicas. - rea interna com fcil circulao de veculos, pavimentada e com facilidade de escoamento das guas pluviais. - rea industrial delimitada para evitar a entrada de animais e pessoas estranhas. - Dispor de facilidade para abastecimento de gua potvel e rede de esgotos industriais e sanitrios, bem como os seus tratamentos. - Distante de fontes de poluio. - Beneficiada de servios bsicos tais como: luz eltrica, transporte, etc. 1.2.3 - Instalaes e Equipamentos: 1.2.3.1 - Seo de Recepo e Seleo: Dever estar isolado do meio exterior atravs de portas dotadas de telas milimtricas prova de insetos. A seo de recepo e seleo dever ser precedida de plataforma a uma altura mnima de 0,80 cm (oitenta centmetros), a fim de facilitar o descarregamento. Se o estabelecimento receber mel em favos, a sala de recepo dever ter dimenses suficientes para comportar a instalao de equipamentos para extrao do mel. 1.2.3.2 - Laboratrio: Situado em posio estratgica para o atendimento do controle da matria-prima e do produto acabado, devendo, obrigatoriamente, estar equipado para a realizao, no mnimo, das anlises de rotina. 1.2.3.3 - Depsito de Matria-Prima: De uso especfico e dotado de estrados. 1.2.3.4 - Sala de Elaborao: Poder comportar variados equipamentos, em funo da tecnologia empregada, tais como: - tanque para banho-maria; - tanque para pr-aquecimento com dupla camisa; - tanque de decantao e de depsito; - pasteurizador; - desumidificador; - envasadura; - filtros de malha ou sob presso no trajeto dos equipamentos; - misturadeira batedeira, (para mel com gelia real ou plen). A fabricao de bebidas fermentadas e vinagres dever ser efetuada em dependncias especficas e separadas da rea onde se beneficia o mel, podendo, entretanto, ser contgua a esta, tolerando-se a utilizao comum apenas do depsito de produto embalado e da expedio. Quando a preparao de gelia real e plen (isolamento ou em adio ao mel de abelhas) for realizada em

dependncia especfica, esta dever localizar-se no corpo do prdio industrial, obedecendo os mesmos requisitos da dependncia de elaborao. Os trabalhos com cera de abelhas e prpolis, devero ser realizados em rea totalmente isolada das reas de industrializao de produtos comestveis, necessitando, para tanto, de: - seo de recepo; - tanque de fuso para eliminao de impurezas e clareamento; - equipamento de filtrao; - tanques ou frmas de solidificao; - mesa para seleo de prpolis; - seo de embalagem e expedio. 1.2.3.5 - Depsito de Embalagens: Situar-se- em posio tal que permita fcil acesso s sees de higienizao de vasilhame e elaborao, devendo ainda possuir acesso externo. 1.2.3.6 - Depsito de Produtos Embalados e Expedio: A expedio dever ser feita em plataforma (O,80m (oitenta centmetros) acima do nvel do piso), a fim de facilitar o carregamento. 1.2.3.7 - Dependncia para Higienizao e Sanitizao de Recipientes: Dever possuir tanques ou equipamentos distintos para tais operaes e situar-se prxima das sees a atender, propiciando, desta maneira, um fluxo racional dos trabalhos. 1.2.4 - Natureza dos Equipamentos: 1.2.4.1 - Tanque para Pr-Aquecimento (Dupla Camisa): Revestimento em ao inoxidvel, provido de agitador e tampa. 1.2.4.2 - Tanque de Decantao e de Depsito: Em ao inoxidvel, plstico atxico ou outro material aprovado pelo SIF. 1.2.4.3 - Misturadeira Batedeira: Em ao inoxidvel. 1.2.4.4 - Pasteurizador: De material inoxidvel. 1.2.4.5 - Desumidificador: Em material inoxidvel. 1.2.4.6 - Filtros: O filtro, quando sob presso, dever ser em ao inoxidvel ou ferro estanhado, com os elementos filtrantes constitudos em malhas de ao inoxidvel, nilon, polister, ou papel filtro de 40 a 80 mesh. Quando a filtrao for realizada por gravidade admitem-se filtros constitudos em fibra de vidro, plstico atxico ou material similar aprovado pelo SIF, com os elementos filtrantes acima citados, exceo do papel filtro. 1.2.4.7 - Tubulaes: Em ao inoxidvel ou plstico atxico, observadas as restries mencionadas no item 1.1.4.1.6 para este ltimo material. 1.2.5 - Das Caractersticas dos Equipamentos: vedado alterar as caractersticas dos equipamentos, bem como oper-los acima de suas capacidades, sem autorizao da Inspeo Federal. 1.2.6 - Localizao dos Equipamentos: Dever ser tal que proporcione um fluxo racional nos trabalhos, sendo que na sua instalao devero ser observados os detalhes relativos facilidade de higienizao e higiene operacional.

1.2.7 - Caractersticas da Construo Civil: 1.2.7.1 - P-Direito: Mnimo de 4 (quatro) metros, tolerando-se 3 (trs) metros nas recepes abertas ou em sees com temperatura controlada, quando os trabalhos assim o permitirem. Nas cmaras frigorficas, ser admitido o p-direito mnimo de 2,50 (dois e meio) metros. 1.2.7.2 - Teto ou Forro: Mesmo material estipulado para os apirios. Dever ser prevista cobertura para veculos nas plataformas de recepo e de expedio. 1.2.7.3 - Piso: Antiderrapante, constitudo de material resistente a choques e ao de cidos e lcalis e que permita fcil higienizao, recomendando-se ladrilho de ferro, cermica industrial ou outro material aprovado pelo SIF, rejuntado adequadamente e colocado com uma declividade mnima de 2% (dois por cento) em direo aos ralos e canaletas. 1.2.7.4 - Paredes, Portas e Janelas: Paredes em alvenaria revestidas com azulejos, cermica industrial ou outro material aprovado pelo SIF, em cores claras e na altura no inferior a 2 (dois) metros. Tambm podero ser construdas com chapas metlicas. Nos locais prximos da emanao de vapores a altura do revestimento das paredes dever ser superior, e estabelecida de acordo com a Inspeo Federal. A critrio do SIF, e dependendo das convenincias, podero ser usadas divisrias em estrutura metlica, vidro ou plstico rgido transparente, alm do tijolo de vidro. Para as paredes dos depsitos e cmaras frigorficas, quando existentes, permite-se revestimento com tinta lavvel, em cores claras. Probe-se o uso de tinta descamvel. As portas devero ser metlicas ou revestidas com material impermevel, com vistas sua maior durabilidade e higienizao. Nas cmaras frias sero de ao inoxidvel, fibra de vidro ou outro material aprovado pelo SIF. A largura das portas dever ser tal que possibilite trnsito fcil de pessoas, materiais, equipamentos e produtos; quando for o caso, devero ainda possuir dispositivos que as mantenham fechadas. As janelas sero construdas em estrutura metlica, sem peitoris ou, quando existentes, com ngulo de no mnimo 45 (quarenta e cinco graus); sero providas de telas contra insetos. 1.2.8 - Iluminao e Ventilao: A indstria dever ter iluminao e ventilao naturais, atravs de janelas e demais aberturas. Artificialmente, a iluminao dever ser feita preferentemente com lmpadas frias e protegidas. Quando a necessidade assim indicar, poder ser exigida a climatizao de determinadas sees ou instalao de exaustores. 1.2.9 - Abastecimento de gua: O estabelecimento dever dispor de gua em quantidade que atenda s necessidades industriais, obedecidos os padres de potabilidade constantes do RIISPOA. Poder ser exigi da a clorao e, em certos casos, o prvio tratamento completo, especialmente para as guas de superfcie. O controle de gua (cloro e pH) dever ser realizado de acordo com escala estabeleci da pela Inspeo Federal. Os depsitos de gua tratada devero permanecer fechados, a fim de que se evitem possveis contaminaes. As mangueiras devero ser mantidas em suportes, quando fora de utilizao.

1.2.10 - Rede de Esgotos: Dever possuir canaletas ou ralos situados em todo o estabelecimento, de acordo com as finalidades das dependncias. As guas residuais no podero ser desaguadas diretamente na superfcie do terreno e seu tratamento deve atender s normas especficas em vigor. Os esgotos sanitrios e industriais devero ser independentes. 1.2.11 - Dependncias Auxiliares: 1.2.11.1 - Sede da Inspeo Federal: Para o caso de inspeo permanente, dever ser composta de gabinete e instalaes sanitrias, preferentemente construdas isoladas de demais edificaes, tolerando-se no conjunto administrativo, caso disponha de acesso exclusivo. Em se tratando de inspeo peridica, dever ser previsto um local no bloco administrativo, provido de m6veis e materiais que possibilitem ao inspetor executar suas tarefas. Dever estar situada em posio que favorea a viso da entrada e sada de matrias-primas e produtos. 1.2.11.2 - Escritrio: Localizar-se- separado do bloco industrial. 1.2.11.3 - Almoxarifado: Sem comunicao direta com as dependncias de beneficiamento e dimensionado de acordo com as necessidades. Ser destinado guarda de materiais de uso industrial, permitindo-se tambm para depsito de embalagens e ingredientes, desde que isolados dos outros materiais ali existentes. 1.2.11.4 - Instalaes Sanitrias e Vestirios: Isolados do bloco industrial, mas com facilidade de acesso, e com dimenses e nmero que atendam legislao especfica em vigor. Os vestirios sero providos de armrios individuais, metlicos, telados e divididos, preferentemente. As instalaes sanitrias devero dispor de todos os materiais e utenslios de higiene. 1.2.11.5 - Local em Refeies: Quando necessrio, dever ser isolado do bloco industrial e dimensionado de acordo com o nmero de operrios da indstria. 1.2.11.6 - Lavanderia: Quando existente, dever situar-se prxima aos vestirios e, naturalmente, isolada do bloco industrial. 1.2.11.7 - Caldeira: Quando for o caso, em prdio prprio, afastado, no mnimo 3 (trs) metros de outras edificaes, alm de atender legislao especfica. O depsito de combustveis dever situar-se em local prprio, a fim de no prejudicar a higiene da indstria. 1.2.11.8 - Varejo: Isolado do prdio industrial; suas dependncias tero acesso direto s vias pblicas. CAPITULO II 2. Particularidades da Produo 2.1 - Mel de Abelhas: O mel de abelhas obtido atravs de processo de prensagem ser classificado como "Mel de Abelhas Industrial". O mel de abelhas quando submetido ao aquecimento, como fase de beneficiamento para a obteno dos efeitos propiciados por este recurso tecnolgico, dever ter respeitado o binmio tempo/temperatura,

objetivando preservar o seu poder diastsico e evitar que o teor de hidroximetilfurfural venha a ultrapassar o ndice de 40 mg/kg, o que o desclassificar como mel de mesa. Como orientao, poder ser seguida a Tabela abaixo: Temperatura 52,00 54,5 57,0 59,5 65,5 65,5 68,0 71,1 Tempo 470 min 170 min 60 min 22 min 7,5 min 2,8 min 1,0 min 24,0 seg

Cumprida a relao adotada, a temperatura, mantida nos nveis de aquecimento pelo tempo estritamente suficiente execuo de outras fases tecnolgicas dela dependentes, dever ser rapidamente rebaixada ao limite mximo de 50C (cinqenta graus Celsius). Os recipientes destinados ao transporte de mel de abelhas "in natura" e/ou prbeneficiado devero ser dotados de abertura tal que permita seu rpido esvaziamento. Estes utenslios devero ser revestidos internamente com vernizes sanitrios e compatveis com o produto. Em estabelecimentos de grande produo recomendado o emprego de sistemas rpidos de aquecimento e arrefecimento de mis em trocadores de calor a placas ou de feixe tubular, com vistas a no depreciar a qualidade do produto. Na filtrao do mel de abelhas no ser permitido o uso de elemento filtrante com malha superior a 80 mesh, bem como o emprego de clarificantes e coadjuvantes de filtrao, tais como: carvo ativo, argilas, terra diatomcea e outros, admitindo-se no entanto a sua utilizao quando se tratar de mel de abelhas industrial. Os Entrepostos de Mel e Cera de Abelhas devero dispor de condies e pessoal habilitado para efetuar o controle analtico e os registros da matria-prima adquirida e do produto acabado, podendo esse controle ser executado por pessoal de nvel mdio, desde que devidamente treinado para essa finalidade. No ser permitida a elaborao de mel de abelhas adicionado de: edulcorantes naturais ou artificiais, essncias aromatizantes, amido, gelatinas ou quaisquer outros espessantes, conservadores e corantes de qualquer natureza, alm de redutores de acidez. No ser admitido o uso de utenslio de madeira na manipulao do mel de abelhas e derivados. 2.2 - Mel de Abelhas em Favos ou com Favos: A elaborao destes produtos dever obedecer a higiene rigorosa, necessitando de local adequado na sala de elaborao para seleo, manipulao e corte dos favos, que dever ser feito utilizando materiais prprios e aprovados pelo SIF. Para esses produtos os favos devero ser: limpos, claros, sem larvas, operculados e de primeiro uso. Para o produto Mel de Abelhas com Favos, a proporo ocupada pelo favo em relao ao volume de mel no poder ser inferior a 30% (trinta por cento). 2.3 - Mel de Abelhas com Gelia Real: A gelia real somente poder ser veiculada em mel de abelhas e na proporo mnima de 0,2% (dois dcimos por cento). A gelia real, como matria-prima ou como produto final, dever ser estocada ao abrigo da luz e em temperatura entre 2 (dois) a 4C (quatro graus Celsius). Quando da adio da gelia real ao mel, este dever estar temperatura ambiente, no devendo ser

submetido a aquecimento em qualquer fase posterior adio mencionada. A indstria dever declarar mensalmente a quantidade adquirida de gelia real como matria-prima, indicando a procedncia, o nome do produtor, a quantidade utilizada no estabelecimento, o estoque atual e a quantidade de produto elaborado (mel de abelhas com gelia real e/ou gelia real). O fornecimento desses dados de maneira inexata ou a constatao de irregularidades a respeito dos mesmos pelo SIF, determinar, alm das penalidades previstas em regulamento, a suspenso, temporria ou definitiva da elaborao do produto. 2.4 - Plen: o plen, como matria-prima ou produto final, desde que no desidratado, deve ser conservado sob refrigerao. Poder ser comercializado atravs de 3 (trs) formas: adicionado ao mel de abelhas em proporo mnima de 5% (cinco por cento), "in natura" e desidratado, no se permitindo sua comercializao veiculado atravs de compostos de acares. 2.5 - Prpolis: A prpolis s poder ser comercializada pelos entrepostos e apirios se do seu rtulo de identificao no constarem quaisquer indicaes que lhe atribuam propriedades medicamentosas ou que induzam o consumidor a adquiri-la com fins teraputicos, estendendo-se essa exigncia aos folhetos e notas explicativas que porventura acompanhem a embalagem do produto. 2.6 - Cera de Abelhas: Admite-se o beneficiamento da cera de abelhas nas mesmas instalaes e equipamentos utilizados para outros tipos de ceras, observandose horrios de trabalhos e a perfeita limpeza dos equipamentos e utenslios aps sua utilizao. 2.7 - Hidromel: na fabricao do hidrome1 dever ser utilizada gua po- tvel, devendo ser observada a indicao fecno1gica para o produto, a fim de que se obtenha uma fermentao adequada, com graduao alcolica mxima de 14 Gl. O hidromel poder receber as seguintes classificaes: seco, 1icoroso, doce e espumoso, segundo sua tecno10gia de fabricao. 2.8 - Vinagre de Mel de Abelhas: O vinagre de mel de abelhas dever ser obtido atravs de fermentao actica do hidrome1 ou das fermentaes alcolica e actica da mistura de mel de abelhas e gua potvel, devendo ser observadas as condies tecno1gicas necessrias para obteno do produto, incluindo-se a obrigatoriedade da pasteurizao. 2.9 - Compostos ou Xarope de Acares: Na fabricao destes produtos devero ser observadas, alm das indicaes j emitidas nas presentes Normas, as demais que seguem: - contedo mnimo de 30% (trinta por cento) de mel de abelhas, classificado como de mesa; - ndice de HMF mximo de 60 mg/kg; - reao de Lund positiva. Os compostos ou xarope de acares somente podero ser fabricados nos entrepostos, vedando-se sua elaborao em apirios. Para a hidr1ise da sacarose, sero admitidos os processos enzimtico e cido. CAPTULO III 3. Embalagem e Rotulagem 3.1 - A denominao "Mel de Abelhas" ser a utilizada para identificao deste produto, quando da aprovao de sua rofu1agem, e ser especfica para o mel de mesa.

3.2 - O mel de abelhas que no atenda s especificaes para consumo como mel de mesa, trar, na sua designao, em seguida denominao acima referida, a expresso "Industrial", em caracteres idnticos em corpo e cor. 3.3 - O mel de abelhas no beneficiado, acondicionado para transporte, e que ser beneficiado em outro estabelecimento, trar na sua rotulagem a seguinte denominao: 3.3.1 - Mel de abelhas "in natura" quando no sofreu pr-aquecimento para liquefao e transvase. 3.3.2 - Mel de abelhas pr-beneficiado: quando sofreu pr-aquecimento para liquefao e transvase. 3.4 - Permite-se a indicao da florada predominante na regio de obteno atravs da expresso "oriunda da regio em poca de predominncia de flores de ..." em caracteres uniformes em corpo e cor. 3.4.1 - A declarao taxativa da predominncia floral somente ser permitida quando comprovada mediante identificao palinolgica do sedimento, exigindo-se a presena de plen da espcie botnica a que se refere, segundo percentual representativo de cada vegetal, dada a variao da quantidade de plen nas diferentes espcies de vegetais. Neste caso o nome do produto ser seguido da expresso "Flores de.........", em caracteres menores. 3.5 - Permite-se comrcio de mel em favos, desde que acondicionado em embalagem impermevel e devidamente rotulado. A denominao do produto, neste caso, ser mel de abelhas em favos. 3.6 - E permitido o comrcio de mel de abelhas com favos, assim denominandose o produto ao qual se adicionem pedaos de favo. 3.7 - A aposio de dizeres esclarecedores, quer na rotulagem, quer em folhetos ou notas explicativas que acompanhem a embalagem de mel de abelhas e derivados, dever ser antes submetida aprovao do SIF, procedimento que tambm deve ser observado para o uso de selo ou etiqueta de meno de entidades de classe. 3.8 - Quando adicionado de gelia real ou plen a indicao na rotulagem para designao do produto ser: "Mel de Abelhas com Gelia Real" ou "Mel de Abelhas com Plen", em caracteres uniformes em corpo e cor, devendo ser indicada a quantidade juntada. 3.8.1 - Especificamente nos rtulos de mel de abelhas com gelia real ou com plen, devero constar as expresses "Conserve sob refrigerao" ou "Conservar sob refrigerao". Procedimento idntico dever ser observado na rotulagem de gelia real ou plen "in natura". 3.8.2 - A gelia real e o mel de abelhas com gelia real devero ser acondicionados em embalagens que os mantenham ao abrigo da luz. 3.9 - A denominao para o produto obtido de fermentao alcolica do mel de abelhas ser "Hidromel", seguida da classificao quanto ao seu tipo, contida no item 2.7, do Captulo II, destas Normas. 3.10 - A denominao para o produto resultante da fermentao actica do hidromel ou das fermentaes alcolica e actica da mistura de mel de abelhas com gua potvel, ser "Vinagre de Mel de Abelhas". 3.11 - Na rotulagem de produtos obtidos por fermentao do mel de abelhas, devero ser observadas, ainda, as prescries do rgo competente do Ministrio da Agricultura. 3.12 - O produto obtido da mistura do mel de abelhas, classificado como de mesa, com glicose e sacarose ou outros acares, ser denominado "Composto de Acares", ou "Xarope de Acares", admitindo-se nome de fantasia desde que no mesmo no conste a palavra "Mel", isolada ou combinada. No rtulo deste produto no podero, ainda, constar desenhos ou formas que lembrem ou se associem idia de mel de abelhas (ex.: favos, abelhas, flores, colmias).

Dever ser indicada no rtulo a composio do produto em ordem decrescente, de acordo com os percentuais de cada ingrediente, em caracteres menos destacados em relao ao nome do produto. Dever, ainda, ser declarada a adio do acidulante, quando utilizado para a inverso da sacarose. 3.2.1 - Para este produto, conforme artigo 801 e 1 do RIISPOA vedado o uso de marca comercial na qual conste a palavra "Mel", mesmo que combinada. Quando, na razo social do estabelecimento, constar a palavra "Mel", mesmo que combinada com outros dizeres, sua impresso no rtulo ser em caracteres menores em relao ao nome do produto. 3.13 - Na rotulagem da cera de abelhas e da prpolis devero constar, alm dos demais dizeres legais, os seguintes: 3.13.1 - "Cera de Abelhas Bruta e Prpolis Bruta" - quando no sofrerem nenhum processo de purificao. 3.13.2 - "Cera de Abelhas Beneficiada e Prpolis Purificada" quando forem submetidas aos processos de purificao. 3.14 - A embalagem da cera de abelhas e da prpolis poder ser constituda dos seguintes materiais: fibras txteis, plstico, caixas de papelo, caixas de madeira e outros materiais, desde que aprovados pelo SIF. 3.15 - Os rtulos para mel de abelhas e seus derivados podero ser impressos em papel colante ou adesivo, desde que seja de boa qualidade e com bom acabamento. Excetua-se dessa permisso o rtulo para os produtos que necessitam de refrigerao. 3.16 - Na rotulagem do mel de abelhas, seus derivados e produtos compostos se observar ainda: 3.16.1 - Data de embalagem: para o mel de abelhas "in natura", prbeneficiado, industrial, em favos, com gelia real, com plen, gelia real e plen "in natura" e desidratado, cera de abelhas e prpolis. 3.16.2 - Data de fabricao: para compostos ou xarope de acares, hidromel e vinagre de mel de abelhas. 3.17 - Na declarao da quantidade de produto acondicionado dever ser observada a unidade de medida estabelecida pela legislao em vigor. 3.18 - Toda e qualquer embalagem destinada ao acondicionamento de produtos de peso igualou superior a 3 (trs) kg dever obrigatoriamente conter a expresso "Proibida a Venda Fracionada", exceo feita cera de abelhas e prpolis. 3.19 - Um nico plano de marcao poder servir para embalagem de vrios produtos, desde que sejam mantidos os dizeres fixos normalmente exigidos, e as indicaes variveis sejam apostas atravs de carimbos, observando-se caracteres uniformes em corpo e cor em relao aos demais dizeres fixos do Plano de Marcao. 3.20 - No ser permitida a reutilizao das embalagens de mel de abelhas e derivados, cera de abelhas e composto ou xarope de acares, destinadas ao comrcio varejista. 3.21 - Os materiais a serem utilizados na fabricao de embalagens para mel de abelhas e derivados, compostos de acares e demais produtos apcolas, podero ser constitudos de material plstico atxico, vidro, ou outros aprovados pelo SIF. 3.22 - As designaes "Gelia Real", "Plen "in natura" " e "Plen Desidratado" sero as utilizadas na rotulagem destes produtos quando os mesmos forem comercializados no veiculados atravs do mel de abelhas.

CAPITULO IV 4. Transporte da Matria-Prima e dos Produtos 4.1 - O mel e a cera de abelhas, bem como a gelia real, o plen e a pr- polis, devero ser transportados desde a fonte de produo aos entrepostos em embalagens adequadas e especficas para a finalidade, fechadas e protegidas do sol, chuvas e poeira. 4.1.1 - A gelia real e o plen "in natura" devero ser transportados sob refrigerao, sendo aceitvel para tanto seu acondicionamento em caixas trmicas com gelo. 4.2 - Quando a matria-prima for transportada de um estabelecimento para outro, dever estar embalada e rotulada de acordo com os critrios estabelecidos nestas Normas. 4.3 - No transporte dos produtos, desde o estabelecimento industrial at o consumo, devero ser observados os cuidados necessrios quanto sua proteo contra raios solares e outros agentes que possam lhes trazer prejuzos. 4.4 - No caso especfico de apirio, a recepo da matria-prima dever ser feita na forma de mel em quadros (caixilhos), para extrao. Admite-se a recepo de mel em outros continentes apropriados, desde que seja extrado em unidades mveis de extrao no local de produo, no caso de apicultura migratria ou quando existirem colmias distantes do estabelecimento. Essas unidades mveis de extrao devero ser credenciadas pelo SIF e atender, no que couber, s condies tcnicohiginico-sanitrias exigidas para a dependncia prpria do apirio. branca. Permite-se o uso de macaces azuis ou cinzas para os operrios que trabalham na seo de beneficiamento da cera de abelhas e pr6polis e sees auxiliares, tais como caldeira e sala de mquinas. Os uniformes devero estar sempre limpos e sero de uso exclusivo no estabelecimento, no se permitindo a sada de funcionrios trajando seus uniformes de trabalho. O estabelecimento dever dispor de aventais e gorros para uso dos visitantes. No ser permitido o ingresso de pessoas desuniformizadas s dependncias industriais. Antes de ingressarem s sees de elaborao de produtos e sada dos sanitrios, dever ser observada por parte dos funcionrios a lavagem das mos e antebrao com gua e sabo inodoro, devendo, em seguida, ser enxugados com toalhas apropriadas. CAPITULO V 5. Higiene das Dependncias, dos Equipamentos e do Pessoal 5.1 - Consideraes Gerais: O funcionamento dos estabelecimentos de mel de abelhas e derivados dever observar os princpios necessrios manuteno de adequada higiene operacional. As reas externas devem ser conservadas limpas e ordenadas, livres de lixo e objetos em desuso. Devem ser instalados depsitos para o lixo, providos de tampa, afastados do corpo do prdio industrial, os quais devem ser descarregados diariamente tantas vezes quantas forem necessrias. As redes de eliminao dos esgotos industrial e sanitrio devem estar sempre em perfeito funcionamento. Objetivando a manuteno da higiene geral do estabelecimento, a Inspeo Federal, sempre que necessrio, determinar a raspagem, pintura, reformas e substituio de pisos, paredes, portas,

equipamentos, utenslios e outros materiais e objetos. 5.2 - Higiene das Dependncias: Inclui a manuteno da ordem e higiene geral em todas as dependncias do setor industrial e dependncias auxiliares. Os depsitos de matria-prima, embalagem, rotulagem, produto final e almoxarifado devem apresentar-se sempre limpos e ordenados. As sees de elaborao dos produtos devem apresentar-se limpas antes do incio dos trabalhos, nos aspectos relativos ordem geral e higiene do piso, paredes e teto, devendo esta limpeza ser mantida durante a execuo dos trabalhos, na medida do possvel. Concludos os trabalhos, proceder-se- a limpeza destas Sees, nos aspectos acima referidos. Para as instalaes sanitrias, os utenslios de limpeza sero de uso exclusivo. 5.3 - Higiene dos Equipamentos e Utenslios: Os equipamentos e utenslios devero estar adequadamente limpos ao incio dos trabalhos e no decorrer das operaes. Os vasilhames utilizados no acondicionamento e transporte da matria-prima devero ser higienizados logo aps seu esvaziamento e encaminhados para guarda em local adequado. Aps o trmino dos trabalhos proceder-se- a lavagem geral dos equipamentos. Pelas peculiaridades que apresenta o mel, a higienizao de vasilhames, equipamentos e utenslios poder ser feita com uma soluo de hidrxido de sdio em gua na concentrao de 3 (trs) a 5% (cinco por cento), recomendando-se seu aquecimento temperatura de 40-45C para facilitar a solubilizao dos resduos de mel, seguindo-se de enxaguagem com gua limpa. Na limpeza dos equipamentos no podero ser utilizados utenslios tais como escovas, vassouras, rodos e outros de uso na limpeza de pisos, paredes e teto. 5.4 - Higiene do Pessoal: Os operrios devero observar hbitos higinicos e possuir carteira de sade sempre atualizada, devendo ser afastados dos trabalhos aqueles acometidos de enfermidades infecto-contagiosas ou portadores de ferimentos que prejudiquem a execuo normal de suas tarefas. Ser necessrio o uso de uniformes constitudos de cala e avental ou macaco; gorro, bon, touca ou capacete e botas ou sapatos impermeveis, todos em cor branca. Permite-se o uso de macaces azuis ou cinzas para os operrios que trabalham na seo de beneficiamento da cera de abelhas e pr6polis e sees auxiliares, tais como caldeira e sala de mquinas. Os uniformes devero estar sempre limpos e sero de uso exclusivo no estabelecimento, no se permitindo a sada de funcionrios trajando seus uniformes de trabalho. O estabelecimento dever dispor de aventais e gorros para uso dos visitantes. No ser permitido o ingresso de pessoas desuniformizadas s dependncias industriais. Antes de ingressarem s sees de elaborao de produtos e sada dos sanitrios, dever ser observada

por parte dos funcionrios a lavagem das mos e antebrao com gua e sabo inodoro, devendo, em seguida, ser enxugados com toalhas apropriadas. CAPITULO VI 6. Anlises e ndices de Qualidade do Mel e da Cera de Abelhas 6.1 - Para o Mel de Abelhas: 6.1.1 - Anlises de rotina: a) umidade: mxima 20%; b) acidez: mximo 40 milequivalentes; c) prova de Piehe: negativa; d) prova de Lund: positiva (0,6 a 3 ml). 6.1.2 - Anlises Complementares: a) classificao da cor: b) Cor Branco d'gua Extra branco Branco Ex. mbar-claro mbar-claro mbar Ambar-escuro Escala de Pfund 1 a 8 mm mais de 8 17 mm mais de 17 a 34 mm mais de 34 a 50 mm mais de 50 a 85 mm mais de 85 a 114 mm mais de 114 mm Faixa de Cor 0,030 ou menos mais de 0,030 inc. 0,060 mais de 0,060 inc. 0,120 mais de 0,120 inc. 0,188 mais de 0,188 inc. 0,440 mais de 0,440 inc. 0,945 mais de 0,945 inc

Esta classificao feita em fotmetro a 560 m em clula de 1 cm e usando-se como blanc, glicerina pura. b) pH: valor mdio 3,3 - 4,6; c) ndice em formol: valor mdio 4,5 - 15 ml/kg; d) cinzas: teor mximo tolerado 0,6%; e) acares redutores em glicose: mnimo 72%; f) acares redutores em sacarose: mximo 10%; g) insolveis: mximo 1 %; h) condutividade eltrica: valor mdio 2 a 8.10-4 Siemens = mho; i) hidroximetilfurfural (HMF): mximo 40 mg/kg;

j) atividade diastsica ou amlica (amilase): mnimo de 8 - tolera-se 3, desde que .a reao de HMF seja menor que 15 mg/kg; l) atividade sacartica ou de invertase: mnimo 7 - tolera-se 2 desde que a reao de HMF seja menor que 5 mg/kg. 6.2 - Para Cera de Abelhas: a) determinao de adulterantes: 1 - cera de carnaba; 2 - estearina; 3 - resina; 4 - parafina e ceresina; 5 - gordura e sebo. b) determinao dos ndices: 1 - ponto de fuso: valores limitantes 62 a 65C; 2 - ndice de acidez: valores mdios 17 a 24; 3 - ndice de steres: valores mdios 72 a 79; 4 - ndice de relao: valores mdios 3,3 a 4,2; 5 - ponto de saponificao turva: mximo 65C. Observaes: a) a metodologia analtica para as provas relacionadas neste Captulo constam do manual "Mtodos Analticos Oficiais para Controle de Produtos de Origem Animal e seus Ingredientes", do Laboratrio Nacional de Referncia Animal; b) as provas complementares sero efetuadas quando houver necessidade, a juzo da Inspeo Federal. CAPTULO VII 7. Critrio de Inspeo Produto 7.1. - Mel de Aproveitamento Abelhas Condicional 7.1.1 - Resduos estranhos que traduzam falta de escrpulos na extrao, transporte, beneficiamento e envase 7. 1 .2 - Impurezas Destino Condenao

Produtos no comestveis

prprias do mel ou oriundas de defeitos na sua manipulao 7.1.3 - Acidez acima de 40 mg/kg 7.1.4. Fermentao 7.1:5 - Acidez corrigida 7.1.6 - Presena de edulcorantes naturais ou artificiais 7.1.7 - Presena de substncias aromatizantes 7.1.8 - Presena de amido, gelatina ou quaisquer outros espessantes 7.1.9 - Presena de conservadores ou corantes de qualquer natureza

Mel de abelhas industrial, aps o conveniente tratamento Mel de abelhas Industrial Mel de abelhas Industrial

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Mel de abelhas 7.1.10 - Reao de industrial, desde que Fiehe positiva forte no ultrapasse o ou ndice de limite de 60 mg/kg, hidroximetilfurfural no que i se refere ao acima de 40 mg/kg ndice de hidroximetilfurfural 7.11. - Reao de Lund Mel de abelhas industrial, desde que 7.1.12 - Ausncia o ndice de HMF no de distase ultrapasse a 60 mg/kg 7.1.13 - Emprego de clarificantes e coadjuvantes da Mel de abelhas filtrao (carvo industrial ativo, argilas, diatomcea e outros) 7.1.14 - Obtido exclusivamente a partir de Mel de abelhas alimentao industrial artificial (soluo de acares) Aproveitamento 7.2 - Gelia Real condicional 7.2.1 - Presena de

Produtos no comestveis, desde que fique comprovada a fraude por adio de outros acares ou ndice de HMF acima de 60 mg/kg Produtos no comestveis, quando caracterizada a fraude Produtos no comestveis quando o ndice de HMF ultrapassar o limite de 60 mg/kg

Condenao

substncias estranhas sua composio 7.3 Plen 7.3.1 - Presena de substncias estranhas sua composio 7.4 Prpolis Aproveitamento condicional Aproveitamento condicional

Inutilizao

Condenao

Inutilizao

Condenao

7.4.1 - Presena de substncias Inutilizao estranhas sua composio 7.5 Mel de Aproveitamento Condenao Abelhas com favos condicional O mel poder ser 7.5.1 - Favos aproveitado como escuros, com larvas Os favos sero inutilizados mel de abelhas ou desoperculados industrial Centrifugao e aproveitamento do 7.6.1 Embalagem mel como de mesa, rompida desde que este seja o nico defeito Centrifugao ou prensagem e 7.6.2 Sujidades, aproveitamento como cor escura mel de abelhas industrial Desoperculao e centrifugao em, 7.6.3 Presena de condies higinicas. larvas destinando o mel utilizao industrial 7.7 - Mel de Aproveitamento abelhas com gelia Condenao condicional real ou com plen 7.7.1 - Presena de substncias Inutilizao estranhas mistura 7.7.2 Inobservncia dos Reaproveitamento percentuais como matria-prima mnimos para mel de abelhas declarados na ("de mesa") rotulagem 7.8 - Cera de Aproveitamento Condenao abelhas condicional 7.8.1 - Mistura a Destinao e outros tipos de aproveitamento cera, bem como industrial, no Inutilizao caso no seja possvel dar aproveitamento condicional

parafina, breu, estearina e outras substncias

podendo ser classificada como cera de abelhas Fuso e limpeza, quando houver 7.8.2 Presena de possibilidade de corpos slidos separao dos elementos Aproveitamento 7.9 Hidromel condicional 7.9.1 Com Vinagre de mel de Acidificao abelhas actica 7.9.2 - Outros tipos de fermentao lcool industrial (ltica, butrica) 7.9.3 Caracterstica Vinagre de mel de organolptica abelhas lcool anormal industrial 7.10 - Vinagre de Aproveitamento mel de abelhas condicional 7.10.1 - Outros tipos de fermentao (ltica, butrica) 7.10.2 - Caracteres organolpticos anormais 7.11 Composto ou Aproveitamento xarope de acares. condicional 7.11.1 Inobservncia do percentual mnimo Panificao, de mel de abelhas confeitaria declarado na rotulagem 7.11.2 - ndice de hidroximetilfurfural acima de 60 mg/kg 7.11.3 - Caracteres organolpticos anormais 7.11.4 - Presena de espessantes, conservadores, substncias aromatizantes, corantes artificiais Disposies Gerais

Inutilizao. quando no for possvel dar aproveitamento condicional

Condenao Inutilizao, quando no for possvel dar aproveitamento condicional Inutilizao, quando no for possvel dar aproveitamento condicional Inutilizao, quando no for possvel dar aproveitamento condicional Condenao

Inutilizao

Inutilizao Condenao

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

Produtos no comestveis

- O mel de abelhas industrial no poder ser utilizado como ingrediente na fabricao do produto "Composto ou Xarope de Acares". - O destino a ser dado ao mel, derivados, cera e compostos de acares estar na dependncia direta das

instalaes e equipamentos industriais e resultados de anlises. - Outros aproveitamentos condicionais podero ser admitidos, alm daqueles mencionados nos Critrios de Inspeo, caso a tecnologia assim o indique, e se obedecida a legislao pertinente. - Desde que atendidas as condies exigi das para o Entreposto de Mel e Cera de Abelhas, o beneficiamento de mel de abelhas poder ser feito em Usinas de Beneficiamento de Leite, sem prejuzo das atividades normais destes estabelecimentos. - Vinagre de Mel de Abelhas e Hidromel no podero ser produzidos nas instalaes do apirio. - Quando se tratar de produto em cuja composio participarem mais do que uma matria-prima, dever ser observado o processo de homogeneizao em equipamentos adequados e temperatura ambiente, exceo feita aos compostos de acares. - Caso as instalaes do apirio sejam utilizadas por mais de um apicultor, torna-se necessrio o fornecimento mensal de uma relao destes, com as respectivas produes. - Para trabalhar com prpolis e cera de abelhas o apirio dever possuir dependncia prpria. - No caso de produto destinado ao comrcio internacional, e desde que o importador e a autoridade competente do pas de destino aceitem de forma expressa, podero ser aplicados processos de tratamento e utilizados recursos tecnolgicos diferentes dos estabelecidos nas presentes normas para os produtos destinados ao comrcio interno.

Das könnte Ihnen auch gefallen