Sie sind auf Seite 1von 1

Sementes Colheita e beneficiamento das sementes: de uma maneira a geral, a coleta de sementes pode ser feita de duas maneiras:

A coleta no solo realiza-se estendendo lonas ao p da rvore no momento fenolgico de plenitude da cadas dos frutos. A coleta na rvore se realiza escalando a rvore ou utilizados aparelhos adequados; este mtodo recomendado quando os frutos so persistentes e quando a colheita deve realizar-se antes da deiscncia que coincide com o momento fenolgico do fim da fase de madurao dos frutos (fim da fase de troca da cor do fruto).

Nmero de sementes por quilograma: procurou-se fornecer dados extremos encontrados na literatura. Quando no foi possvel encontrar esses dados, o nmero de sementes por quilograma foi obtido no laboratrio de sementes da Embrapa Florestas, atravs do peso de 1.000 sementes. Tratamentos para superao da dormncia: o fenmeno da dormncia tido como um recurso pelo qual a natureza distribui a germinao no tempo. Torna-se importante para as espcies que requerem um tratamento pr-germinativo, principalmente as espcies das famlias Caesalpiniaceae, Fabaceae, Lauraceae e Mimosaceae, para melhorar a porcentagem de germinao e aumentar sua energia germinativa. Como tipos de dormncia temos a dormncia exgena: o tipo mais comum de dormncia, estando normalmente relacionada com a impermeabilidade do tegumento ou do pericarpo gua, com a presena de inibidores qumicos no tegumento ou pericarpo, e com a resistncia mecnica do tegumento ou pericarpo ao crescimento do embrio; a dormncia endgena: o tipo de dormncia que est relacionada com o embrio, devida ocorrncia de embrio imaturo ou presena de mecanismo de inibio fisiolgica, e a dormncia combinada: algumas espcies apresentam em suas sementes os dois tipos de dormncia, ou seja, dormncia exgena e dormncia endgena (Fowler, 2000). Entre os principais tratamentos utilizados para a superao da dormncia exgena, podem ser citados: escarificao cida; imerso em gua quente ou em gua fria, e escarificao mecnica; e para superao da dormncia endgena: estratificao a frio e estratificao quente e fria (Fowler, 2000). Longevidade e armazenamento: estudando o comportamento das sementes em relao ao armazenamento, Roberts (1973) as classificou em duas categorias: ortodoxas e recalcitrantes. Recalcitrantes so aquelas sementes que no podem ser desidratadas abaixo de um determinado grau de umidade, sem que ocorram danos fisiolgicos, como por exemplo, as sementes de Araucaria angustifolia, que morrem ao serem desidratadas a valores inferiores a 37% (Tompsett, 1984). Ortodoxas so sementes que podem ser desidratadas a nveis baixos de umidade (5 a 7% de umidade) e armazenadas em ambientes de baixas temperaturas, como por exemplo, sementes de Myracrodruon urundeuva aroeira-verdadeira (Medeiros, 1996). Para sementes que apresentam comportamento ortodoxo quando armazenadas com grau de umidade entre 9 e 13%, mas quando desidratadas a 7% perdem significativamente a viabilidade, Dickie & Smith (1992) classificaram as sementes dessas espcies como subortodoxas ou intermedirias.

Das könnte Ihnen auch gefallen