Sie sind auf Seite 1von 15

A Populao: evoluo e diferenas regionais A Populao: evoluo e diferenas regionais: - A evoluo da populao portuguesa na 2 metade do sculo XX.

Demografia a cincia que estuda a populao. Recenseamento ou censo a contagem da populao atravs da realizao de inquritos. Em Portugal os censos so feitos de 10 em 10 anos, nos anos terminados em 0 (zero). Natalidade o nmero de nascimentos que ocorre numa determinada regio e num determinado perodo de tempo, normalmente 1 ano. Taxa de Natalidade (TN) a relao entre o nmero de nascimento, a populao absoluta e 1000 habitantes. TN = N de Nascimentos x 1000 Pop. Absoluta Mortalidade o nmero de bitos que ocorre numa determinada regio, num determinado perodo de tempo, normalmente 1 ano. Taxa de Mortalidade (TM) a relao entre o nmero de bitos, a populao absoluta e 1000 habitantes. TM = N de bitos Pop. Absoluta Crescimento Natural (Saldo Fisiolgico) a diferena entre a natalidade e a mortalidade. CN = N M Taxa de Crescimento Natural a diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. TCN = TN TM P.A Modelo de transio demogrfica: o modelo explicativo da evoluo da populao, baseado na delimitao de fases. - Regime demogrfico tradicional (TN alta e TM alta TCN baixa) - 1 Fase: TN alta e TM comea a diminuir TCN aumenta - 2 Fase: TN diminui e TM continua a diminuir TCN muito elevada - Regime demogrfico moderno (TN baixa e TM baixa TCN baixa) ou TCN = (N-M) x 1000 x 1000

Taxa de Natalidade em Portugal Evoluo: TN est a diminuir Factores: * Planeamento familiar * Mtodos contraceptivos

* Aumento dos encargos com a educao e com a sade * Emancipao da mulher * Casamento tardio * Aumento dos divrcios * Diminuio de casamentos Distribuio: A TN mais elevada no norte e no litoral, e mais baixa no interior.

Factores: * No interior a populao mais idosa, e por isso a taxa de natalidade mais baixa * No litoral a populao mais jovem e por isso a TN mais elevada. * no litoral que se concentram as principais actividades econmicas; * As TN mais elevadas na regio Norte, justificam-se pela maior religiosidade da populao e pelo menos uso de mtodo contraceptivos. Taxa de fecundidade: o nmero total de nascimentos por cada 1000 mulheres em idade frtil (15 aos 49). Tf = N de nascimentos x 100 N de mulheres Idade frtil ndice Sinttico de fecundidade: o nmero de crianas que, em mdia, cada mulher tem durante a sua vida frtil. ndice de renovao de geraes: a fecundidade necessria para que as geraes mais velhas possam ser substitudas por outras mais jovens. Para que se verifique essa substituio o nmero de filhos por mulher tem de ser igual ou superior a 2. Nota: Em Portugal, desde a dcada de 80 que no se renovam as geraes, em 2005 apenas de 1,4. Taxa de Mortalidade em Portugal Evoluo: A TM entre 1900 e 1920 era elevada e aumentou de 20 para 24. A partir de 1930 a TM comea a diminuir significativamente, atingindo os valores mais baixos em 1981 e em 2004 com 9. A partir da dcada de 80 h uma tendncia para aumentar. Factores: At dcada de 20 - 1 Guerra Mundial (1914-1918) - Gripe pneumnica (peste negra)

- Outras razes (m alimentao, falta de medicamentos, falta de cuidados mdicos, falta de hbitos de higiene, vesturio deficiente) A dcada de 20/30 at 80 - Melhoria na alimentao, no acesso a medicamentos e sade. Mais cuidados com hbitos de higiene e melhoria de vesturio. A partir da dcada de 80 Envelhecimento da populao. Distribuio: * A TM mais baixa no litoral, principalmente na Norte; * A TM mais alta no interior. Factores: * No litoral a populao mais jovem; * No interior a populao mais envelhecida.

Principais causas de morte: -> Doenas do aparelho circulatrio; -> Cancro; -> Sinistralidade; -> Diabetes.

Taxa de Mortalidade infantil a relao entre o nmero de crianas com menos de um ano e o total de nascimentos em relao a 1000 nados vivos.

Distribuio:

* A TMI maior no Norte e no interior * A TMI menor no litoral e no Sul

Factores: - Assistncia mdia; - Falta de informao - Mentalidade mais aberta ou mais fechada para recorrer assistncia; - Vacinao

- Assistncia nos partos (no interior feita em casa)

Taxa de Crescimento Natural Evoluo: 1950 a 1960- TCN elevada; sobe ligeiramente. Factores: pas rural e TN elevada 1960 a 1991- TCN diminui significativamente (13 para 1,2) Factores: decrscimo da TN, desenvolvimento do pas; planeamento familiar; mtodos contraceptivos; emancipao da mulher. 1991- TCN estabiliza Factores: TN e TM baixa Distribuio: TCN positiva no litoral Factores: a TN maior, a populao mais jovem e h maior desenvolvimento. TCN negativa no interior Factores: A TM maior do que a TN, a populao mais envelhecida e o desenvolvimento menor.

Emigrao: a sada de populao de um pas para o estrangeiro; Imigrao: a entrada de estrangeiros num pas onde passam a residir e a trabalhar;

Saldo Migratrio: a diferena entre a imigrao e a emigrao I-E Crescimento Efectivo: soma do crescimento natural com o saldo migratrio. CE = CN + SM ou CE = (N-M) + (I-E)

Taxa de crescimento efectivo: a relao entre o crescimento efectivo, a populao absoluta e mil habitantes. TCE = CN+ SM x 1000 P. A.

Taxa de Crescimento Migratrio: a relao entre o saldo migratrio, a populao absoluta e 1000 habitantes. TCM = SM x 1000 P.A. Perodos de maior emigrao: 1910/1915 1920 1930 Dcada de 60 Dcada de 70 Para a Frana e Alemanha Para o Brasil e Estados Unidos

Imigrao em Portugal - Aumenta a partir da dcada de 90: alteraes polticas a leste (queda do Muro de Berlim); Oferta de melhores condies de vida em Portugal. Estruturas e comportamentos scio-demogrficos

Estrutura etria: a repartio da populao por grupos de idades Pirmide etria: um grfico que representa a populao, repartida por idade e sexo. Grupos etrios: jovens (0-14 anos) Adultos (15-64 anos) Idosos ( 65 anos) Classe etria: um conjunto de indivduos que tm em comum a mesma idade. Exemplo: 04; 5-9; 10-14.

Classe Oca: uma classe que representa um vazio populacional, o nmero da populao dessa classe menor do que a classe etria seguinte. Causas para existncia de classes ocas: Emigrao, guerras, doenas, crise poltica/ econmica, diminuio da taxa de natalidade

Pirmides etrias Populao jovem ou crescente * Pirmide dos anos 60 * Infra-estruturas: sade e educao para populao jovem (escolas, maternidades, )

Populao envelhecida ou decrescente * Pirmide dos anos 90 * Infra-estruturas: sade para a populao idosa (hospitais, lares, ).

Envelhecimento demogrfico: processo demogrfico que se caracteriza pelo aumento relativo das pessoas idosas no total da populao.

ndice de envelhecimento: a relao entre a populao idosa e a populao jovem IE = Pop. 65 Anos x 100 Pop. 0-14 Anos Em Portugal o IE maior no interior, principalmente no Alentejo; menor no litoral principalmente nas regies de Cvado, Ave, Tmega, Entre Douro e Vouga e regies autnomas.

Populao activa: o conjunto de indivduos com idade mnima de 15 anos que constituem mo-de-obra disponvel para a produo de bens e servios.

ndice de dependncia dos jovens: a relao entre a populao jovem e a populao activa IDJ = Jovens x 100 Activos

ndice de dependncia dos idosos: a relao entre a populao idosa e a populao activa IDI = Idosos x 100 Activos

ndice de dependncia total: a relao entre a populao idosa e a populao activa IDT = Jovens + Idosos x 100 Activos Estrutura da populao activa

Taxa de actividade: a relao entre o total de activos e a populao absoluta TA = Activos x 100 P.A. Estrutura activa (profissional): distribuio da populao activa pelos diferentes sectores de actividade econmica.

Desemprego: situao de um indivduo que faz parte da populao activa e que, tendo perdido o seu emprego, se encontra procura de um novo emprego.

Taxa de desemprego: a relao entre os desempregados e a populao activa TD = Desempregados x 100 Activos Trabalho infantil: o trabalho desempenhado por crianas em idade escolar.

Subemprego: o trabalho desempenhado por pessoas em condies precrias, mal renumeradas e sem regalias sociais.

Emprego temporrio: o emprego desempenhado por pessoas apenas durante um perodo de tempo.

Inactivo: individuo, qualquer que seja a sua idade, que, no perodo de referencia, no pode ser considerado economicamente activo, isto , no est empregado nem desempregado, nem a cumprir o servio militar obrigatrio.

Sectores de actividade:

Primrio Agricultura, silvicultura, pesca, etc. Secundrio Indstria. Tercirio Comrcio e servios

Representatividade dos sectores de actividade Dcada de 50: Primrio; pas rural e pouco desenvolvido Dcada de 80: Secundrio e tercirio; maior desenvolvimento e terciarizao da economia. Distribuio dos sectores: Norte maior representatividade do secundrio Centro maior representatividade do primrio Grande Lisboa, Alentejo e Algarve maior importncia do tercirio

O nvel de instruo e qualificao profissional

Taxa de analfabetismo: a relao entre a populao que no sabe ler nem escrever com 15 ou mais anos e a populao total com essa idade. TAnal = Pop. 15 que no l nem escreve x 100 Pop. Absoluta 15 anos

Nvel de instruo: o nmero de anos de escolaridade que um indivduo concluiu.

Grau de qualificao: so as competncias que o trabalhador deve utilizar no desempenho das suas tarefas.

A distribuio da Populao

Densidade populacional: o nmero de habitantes por quilmetro quadrado. Distribuio: Em Portugal a densidade maior no litoral, principalmente no noroeste e na regio da Lisboa, e menor em todo o interior.

Os problemas da distribuio da populao

Litoralizao: a concentrao da populao nas reas litorais

Despovoamento: a diminuio da populao numa regio. Em Portugal no interior que h mais despovoamento.

xodo rural: o movimento da populao do campo para a cidade.

Capacidade de carga humana: o nmero de pessoas que um determinado espao pode suportar, em termos de emprego, habitao, entre outros.

Bipolarizao: a existncia de dois plos de maior desenvolvimento econmico, e de maior concentrao populacional. Em Portugal so Lisboa e Porto. Assimetrias regionais: situao que resulta de significativas e problemticas variaes espaciais entre as regies componentes de um determinado territrio, nomeadamente ao nvel da distribuio da populao, das actividades econmicas e da qualidade de vida, entre outras. reas atractivas: reas que, por um conjunto de circunstncias, so favorveis fixao da populao reas repulsivas: reas que, devido a um conjunto de factores adversos, no so favorveis fixao da populao.

Problemas: Litoralizao - desemprego, falta de habitao, problemas sociais (marginalizao, criminalidade) Despovoamento - envelhecimento da populao, estagnao ou retrocesso econmico, abandono agrcola. As polticas de ordenamento do territrio 1. No mbito da UE Promover o desenvolvimento das regies menos desenvolvidas fixar as populaes

2. Converter as regies de declnio industrial 3. Combater o desemprego 4. Promover o desenvolvimento das reas rurais

Fundos Estruturais: FSE- Fundo Social Europeu (trabalho e mobilidade profissional dos trabalhadores) FEOGA- Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola (agricultura, melhoria da produo e comercializao) Fundo de Coeso- proteco do ambiente e redes de transporte FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (reduo das assimetrias regionais)

1.

No mbito Nacional Incentivos fiscais para a fixao das actividades no interior

2. Continua concretizao do Plano Rodovirio Nacional melhoria das acessibilidades

3. Incentivos deslocao de tcnicos para as zonais mais desfavorecidas 4. Criao de plos Universitrios 5. Criao de cidades de mdia dimenso programa plis

1.

No mbito Municipal Construo de infra-estruturas para atrair as empresas

2. Oferta de condies para tcnicos e quadros superiores 3. Inventivos aos casais para aumentarem o nmero de filhos PDM Planos Directores Municipais . So os instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de uma regio . So da responsabilidade das Cmaras Municipais e estabelecem as regras para a ocupao, uso e transformao do territrio. Explicar a evoluo da estrutura etria em Portugal. No nosso pas, a evoluo do peso relativo dos diferentes grupos etrios permite constatar, nas ltimas dcadas, um significativo aumento da percentagem de idosos acompanhado por uma reduo importante de percentagem de jovens. O grupo dos adultos sofreu, durante o mesmo perodo, um ligeiro incremento. O envelhecimento demogrfico no nosso pas tem vindo progressivamente a acentuar-se, quer pela base da pirmide etria (diminuio da populao jovem) quer pelo topo (aumento da populao idosa). A pirmide etria de 1960 possui ainda uma base larga e um vrtice reduzido evidenciando nveis significativamente elevados quer de natalidade quer de mortalidade. Estvamos ainda perante uma populao jovem. Porm, a partir desse ano, ocorre um estreitamento da base da pirmide, reflectindo o peso cada vez menos das camadas mais jovens. Simultaneamente verifica-se o alargamento do topo da pirmide revelando uma percentagem crescente de idosos na populao total. As pirmides dos anos seguintes traduzem j o processo de envelhecimento da populao portuguesa, atravs de um claro estreitamento da base, que consequncia da reduo da natalidade, bem como de um ligeiro alargamento do topo. Em 2001, a populao residente no nosso pas apresentava uma estrutura envelhecida e, pela primeira vez na sua histria, a percentagem de idosos passou a ser superior dos jovens.

Relacionar o comportamento e a desigual distribuio geogrfica das variveis demogrficas com a estrutura etria.

Em termos de distribuio espacial, os contrastes regionais so bastante notrios. O Alentejo, O Algarve, e o interior Centro apresentam ndices de envelhecimento elevados e superiores mdia nacional. O facto relaciona-se com os baixos valores da natalidade e com movimentos migratrios internos como externos, que se verificaram nestas regies, especialmente nas reas localizadas mais no interior. Explicar a evoluo da estrutura activa em Portugal. Na generalidade, a taxa de actividade te, tido uma evoluo bastante positiva nos ltimos nos. Constitu excepo a dcada de 60, que registou um crescimento ligeiro, devido forte emigrao que ento se fez sentir. No perodo compreendido entre os anos 1995 e 2001 verificou-se um ligeiro abrandamento na tendncia de crescimento, devido ao aumento de perodo de escolaridade e ao envelhecimento da populao. Em termos de estrutura profissional da populao, ou seja, no que respeita distribuio da populao pelos sectores de actividade econmica, verifica-se que, em 1950, quase metade da nossa populao trabalhava no sector primrio, o que evidenciava o fraco desenvolvimento socioeconmico do pas. Portugal era aquilo a que se podia chamar um pas rural. A partir da dcada de 80 regista-se um decrscimo acentuado do sector primrio, uma diminuio, mais ligeira, do secundrio e o aumento progressivo do sector tercirio, o qual emprega actualmente, mais de metade da populao portuguesa (terciarizao). Relacionar o comportamento e a desigual distribuio geogrfica das variveis demogrficas com a estrutura activa. Relativamente distribuio regional das taxas de actividade, verifica-se que os valores mais elevados correspondem s regies mais desenvolvidas do litoral, Norte e Centro Litoral, Grande Lisboa e Algarve. Os valores mais baixos so registados nos Aores e de uma maneira geral em todas as sub-regies que apresentam uma populao envelhecida (Norte e Centro Interior). Quanto distribuio regional da populao activa por sectores de actividade, os contrastes so evidentes e reflectem o desigual desenvolvimento das actividades econmicas em cada regio. De uma maneira geral, os grupos profissionais mais qualificados e mais valorizados socialmente, predominam nas reas metropolitanas de Lisboa e Porto e em cidades de mdia dimenso.

Na base situam-se os grupos profissionais menos qualificados e valorizados, que apresentam maior incidncia nas reas rurais ou de industrializao difusa do interior e do litoral. De todas as regies destaca-se a Regio da Grande Lisboa, com valores de populao activa no sector tercirio muito elevados, semelhantes aos que se registam na maior parte dos pases desenvolvidos da Europa Comunitria. Esta rea mantm um contingente significativo de populao activa no secundrio e os valores mais baixos a nvel nacional no primrio. Comparar os valores das varveis demogrficas a nvel nacional com outros pases da UE. O fenmeno de terciarizao das actividades econmicas em Portugal acompanha a evoluo verificada nos restantes pases da Unio Europeia e est relacionado com a crescente urbanizao e com a evoluo tecnolgica dos processos industriais, que permitiu libertar mo-de-obra das actividades de explorao ou de transformao para as actividades tercirias. O nosso pas tem registado nos ltimos anos um aumento assinalvel na taxa de desemprego, semelhana do que sucede na maior parte dos pases da UE, da Europa e do Mundo. Caracterizar o nvel de instruo e qualificao profissional. Apesar dos enormes investimentos feitos nas ltimas dcadas em educao e formao e da significativa melhoria de condies registadas, a verdade que Portugal continua a possuir a mo-de-obra mais desqualificada da Unio Europeia. A taxa de analfabetismo ainda elevada e cerca de (73%) da populao activa tem menos de nove anos de escolaridade e apenas 13% detm qualificao de nvel superior. As razes deste atraso so conhecidas e esto relacionadas com a expanso tardia do sistema escolar, a desvalorizao do papel da escola no modelo econmico, o abandono precoce da escola e um contexto social e cultural pouco exigente ao nvel das competncias individuais. Os baixos nveis de qualificao profissional, associados a baixos nveis de escolaridade da generalidade da populao activa em Portugal, constituem portanto um obstculo ao desenvolvimento do pas, que deixou de poder basear a sua competitividade no baixo custo da mo-de-obra. Relacionar o comportamento e a desigual distribuio geogrfica das variveis demogrficas com o nvel de instruo e de qualificao profissional da populao. A nvel regional, as disparidades so evidentes: concentrao da populao com maiores gruas de instruo nas reas urbanas mais importantes e indicadores de qualificao muito preocupantes nos concelhos rurais.

Esta disparidade regional, para alm de ser socialmente inaceitvel, coloca em causa a prpria coeso nacional. A ttulo de exemplo, podemos afirmar que, enquanto em Lisboa a percentagem de populao nos grupos profissionais de topo era de 30,9%, nalguns concelhos do interior alentejano o valor de 4,1%. Comparar os valores das variveis demogrficas a nvel nacional com outros pases da UE. O baixo nvel de instruo/formao da populao portuguesa coloca-nos enormes dificuldades para acompanhar o ritmo das transformaes a que actualmente assistimos e relega-nos para uma situao de atraso crnico relativamente aos restantes Estados Europeus. Debater medidas passveis de contribuir para a resoluo dos problemas demogrficos. O envelhecimento O declnio da fecundidade Solues: Polticas Natalistas

Baixo nvel educacional Situao perante o emprego educao)

Solues: Qualificao dos recursos humanos (aposta na

Reflectir sobre as causas prximas desses problemas. Declnio da fecundidade: A demografia do nosso pas caracterizada por baixas taxas de natalidade e baixas taxas de mortalidade. Porm, quando tudo fazia crer que existia uma certa estabilidade nestas duas variveis demogrficas, a natalidade no deixou de baixar, atingindo nveis impensveis h alguns anos atrs. Portugal, v-se confrontado com este novo cenrio caracterizado por nveis de fecundidade prximos de uma criana por mulher, cerca de metade do que seria necessrio para que se d a substituio das geraes. Envelhecimento: O envelhecimento da populao portuguesa aumentou, em consequncia do consecutivo decrscimo da natalidade e do aumento da esperana mdia de vida. Baixo nvel educacional: Deve-se elevada taxa de analfabetismo ao abandono escolar e ao baixo nvel de instruo. Situao perante o emprego: emprego temporrio, subemprego, trabalho infantil, desarticulao entre o mundo do trabalho e a formao superior.

Reflectir sobre algumas medidas concretas de incentivo natalidade e qualificao dos recursos humanos. Medidas Natalistas: * Assistncia materno-infantil * Alargamento das licenas de parto * Apoios econmicos s famlias * Aumento do abono de famlia

Qualificao dos recursos humanos:

* Aumento da escolaridade obrigatrio * Aumento da qualificao profissional

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fonte: http://geo10f.blogs.sapo.pt/1151.html

Das könnte Ihnen auch gefallen