Sie sind auf Seite 1von 7

Exerccios - Cartografia

1. (Unicamp 2012) Abaixo reproduzido um mapa-mndi na projeo de Mercator. possvel afirmar que, nesta projeo, a) os meridianos e paralelos no se cruzam formando ngulos de 90, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ngulos de 90, o que distorce mais as pores terrestres prximas aos polos e menos as pores prximas ao equador. c) no h distores nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegao martima at os dias atuais. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ngulos perfeitos de 90, o que possibilita a representao da Terra sem deformaes.

2. (Unesp 2011-adaptada) Em um recorte de parte da planta da cidade de So Paulo, onde foi traado um segmento de reta AB , com 0,11 m. A distncia real entre esses dois pontos de 1 760 m. A escala da planta a) 1:16 000.

b) 1:10 500.

c) 1:15 000.

d) 1:25 000.

e) 1:5 000.

3. (Fuvest 2011) Um viajante saiu de Araripe, no Cear, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Cear, a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Gois e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo. b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Gois e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de So Paulo. c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo. d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de So Paulo. e) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Gois e So Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlntica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de So Paulo.

4. (Fuvest 2011) Observe o mapa abaixo, no qual esto representadas cidades africanas em que ocorreram jogos da seleo brasileira de futebol pouco antes e durante a Copa do Mundo de 2010. As distncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, esto corretamente indicadas em: Dar es Salaam 25.900 18.900 2.590 259 1.890 Harare 9.100 5.380 910 91 530 Durban 5.600 870 560 56 87 Porto Elizabeth 10.500 4.600 1.050 105 460

a) b) c) d) e)

5. (Uerj 2011) Devido dificuldade de representar o relevo terrestre sobre a superfcie plana do mapa, os cartgrafos costumam empregar a tcnica de mapeamento com curvas de nvel. Observe a imagem a seguir, na qual esse recurso utilizado.

Identifique, por meio dos pontos cardeais, o sentido para o qual est correndo o rio principal e indique qual das trs rotas assinaladas a ideal para atingir o ponto D pelo caminho com menor declividade. Justifique suas respostas com base na interpretao das curvas de nvel.

6. (Unesp 2011) Observe o planisfrio.

As coordenadas geogrficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfrio, so, respectivamente, a) 30 L e 0; 0 e 40 O. b) 30 N e 0; 0 e 60 O. c) 0 e 30 N; 60 S e 0. d) 30 N e 30 O; 60 S e 60 O. e) 30 S e 30 O; 60 N e 60 L.

7. (Uerj 2011) Os mapas so representaes da realidade confeccionados com base tanto em fundamentos tcnicos quanto nos objetivos para os quais se destinam. Nos trs planisfrios acima utilizaram-se a mesma escala e a projeo de Gall-Bertin. As diferenas observadas nas trs representaes da superfcie terrestre so explicadas pelo seguinte fator: a) limitao da tecnologia cartogrfica b) deformao da planificao do globo c) estratgia da regionalizao territorial d) diversidade de perspectivas geopolticas

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

A abelha, no Brasil, um hbrido das abelhas europeias com a abelha africana. Essa abelha, africanizada, possui um comportamento muito semelhante ao da abelha africana, em razo da maior adaptabilidade desta raa s condies climticas do Pas. Muito agressiva, porm menos que a africana, a abelha do Brasil tem grande facilidade de enxamear, alta produtividade e tolerncia a doenas.
(Adaptado de Embrapa Meio-Norte, http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/r acas.htm, acessado em 05/09/2008.)

8. (Unicamp simulado 2011) Indique a distncia entre o ponto de origem e Fortaleza e a justificativa para as abelhas no colonizarem a rea em destaque (rea cinza no mapa): a) A distncia de 2.400.000 m, e as abelhas no colonizaram a rea porque uma regio muito quente e normalmente mida. b) A distncia de 2.400.000 m, e as abelhas no colonizaram a rea porque uma regio muito fria e em grande parte extremamente seca. c) A distncia de 240.000 m, e as abelhas no colonizaram a rea porque uma regio fria e de elevadas altitudes. d) A distncia de 240.000 m, e as abelhas no colonizaram a rea porque uma regio fria e mida.

9. (Uerj 2010) A obteno de imagens areas da superfcie terrestre representou um grande impulso para as tcnicas de mapeamento, dando-lhes maior preciso e aplicabilidade. Essas inovaes s se tornaram possveis no sculo XX, com a inveno do avio e, posteriormente, com a utilizao de satlites artificiais. Considerando o processo de representao cartogrfica, indique duas vantagens da obteno de imagens da superfcie terrestre por satlites em comparao com as imagens obtidas por fotografias areas. Em seguida, aponte duas utilizaes das imagens de satlite para o estudo da superfcie terrestre.

10. (Fuvest 2010)

A personagem Mafalda, que est em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte est para cima e afirma: a gente est de cabea pra baixo. Quem olha para o cu noturno dessa posio geogrfica no v a estrela Polar, referncia do plo astronmico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referncia do plo astronmico Sul. Se os plos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os plos astronmicos, ou seja, o plo geogrfico Sul apontando para o plo astronmico Sul, seria correto afirmar que, a) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabea para baixo. b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda no estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabea para baixo seriam os habitantes do hemisfrio norte. d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda no teria razo em afirmar que est de cabea para baixo.

11. (Unesp 2010) Observe os mapas.

A respeito destas projees cartogrficas correto afirmar que a) na projeo de Mercator, os meridianos e os paralelos so linhas retas, que se cortam em ngulos retos, provocando distores mais acentuadas nas reas continentais de baixas latitudes. b) a de Peters frequentemente apontada como uma projeo que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que super dimensiona as terras do Norte. c) a de Peters muito til na navegao, pois respeita as distncias e os ngulos, embora no faa o mesmo com o tamanho das superfcies. d) a projeo de Mercator , comumente, utilizada em cartas topogrficas e, no Brasil, adotada como base do sistema cartogrfico nacional. e) a projeo de Peters utiliza a tcnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte Sul, mantendo a fidelidade proporo de reas.

12. (Uerj 2009) Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupes, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distncia fsica possvel em rotas por via area, as direes aproximadas a serem seguidas seriam: a) Leste - Norte - Oeste b) Oeste - Norte - Leste c) Leste - Noroeste - Leste d) Oeste - Noroeste - Oeste

13. (Fuvest 2009) Considere as frases a seguir: I. Um dos usos das imagens de satlites refere-se confeco de mapas temticos de escala pequena, enquanto as fotografias areas servem de base confeco de cartas topogrficas de escala grande. II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles so disponibilizados para uso civil. III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras caractersticas, as imagens de satlite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopoltico valioso. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

14. (Unicamp 2009) Sobre a constelao de satlites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da Terra, faa o que se pede. a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satlites em rbita transmitem os dados para os aparelhos receptores localizados na superfcie terrestre? b) O que so"latitude" e "longitude"?

15. (Unifesp 2009) Observe o mapa. A superfcie terrestre est representada segundo a projeo a) de Peters, criada na poca das navegaes. b) de Mercator, elaborada no sculo XVI. c) azimutal, que permite uma viso estratgica. d) de Mercator, que facilita a navegao. e) de Peters, que privilegia a rea em detrimento da forma.

16. (Uerj 2007) A escala cartogrfica utilizada para estabelecer uma correspondncia entre as dimenses do terreno e as da representao. As figuras 1 e 2 apresentam, em diferentes escalas, recortes do espao carioca. Indique a figura cuja escala cartogrfica maior e aquela na qual uma rua com 2 quilmetros de extenso seria representada com um tamanho de 4 centmetros, justificando cada indicao.

17. (Unicamp 2006) Sobre as projees cartogrficas. a) Indique as principais diferenas entre as projees cilndrica, cnica e plana. b) Caracterize a projeo de Peters e a de Mercator.

18. (Enem 2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores esto articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horrios, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e So Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, esto envolvidas com exportaes e importaes de mercadorias precisam conhecer os fusos horrios para fazer o melhor uso dessas informaes.

Considerando que as bolsas de valores comeam a funcionar s 09:00 horas da manh e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horrios em que ele deve consultar as bolsas e a sequncia em que as informaes so obtidas esto corretos na alternativa:

a) Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00 horas). b) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas). c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00 horas). d) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas). e) Nova York (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

19. (Uff 2001) No texto publicado na revista "Veja", em 12/4/2000, intitulado Senso de observao, o administrador Stephen Kanitz prope: "Vamos comear uma vida nova, de incio virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa a nica forma de criar uma nao. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas, desta vez, com nossos prprios olhos." Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte representao cartogrfica.

Sabe-se que os mapas constituem uma linguagem simblica do espao geogrfico e revelam as intenes de quem os cria. Assim sendo, a partir do fragmento do texto e da ilustrao, entende-se que a representao cartogrfica criada por Stephen Kanitz: a) deforma, bastante, o tamanho do nosso pas, enfraquecendo sua expresso poltica em relao s demais reas do hemisfrio Sul; b) no adequada, pois situa nosso pas de cabea para baixo, contrariando as normas de correo cartogrfica; c) valoriza o papel geopoltico do Brasil, colocando-o no centro do globo terrestre, juntamente com a Amrica do Sul; d) afasta o Brasil da Amrica do Norte e da Europa, nossos parceiros incondicionais em acordos polticos e econmicos; e) iguala a Amrica do Sul, territorialmente, frica e sia, desvalorizando sua fora estratgica nas polticas globais.

20. (Fuvest 1995) No mapa a seguir a distncia, em linha reta, entre as cidades de Araatuba e Campinas de 1,5cm. Na realidade, esta distncia de aproximadamente: a) 150 km. b) 167 km. c) 188 km. d) 250 km. e) 375 km.

21. (Unesp 1990) Sobre um mapa, na escala de 1:500.000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7 cm de lado. A rea da reserva medir no terreno a) 12,25 km .
2

b) 1.225 km .

c) 12.250 km .

d) 122,5 km .

e) 12.255 km .

Das könnte Ihnen auch gefallen