Sie sind auf Seite 1von 7

Os estudiosos, como Amauri Mascaro Nascimento (2005: 1123/1125), demonstram que na modernizao da legislao trabalhista, mantm-se os sistemas j existentes

de negociao (o de empresa e o de categoria), porm, criando mais um nvel: o nacional. Assim, os instrumentos normativos passariam a trs: o acordo coletivo (aplicvel aos trabalhadores da empresa), a conveno coletiva (vnculo em nvel de categoria econmica e profissional) e o contrato coletivo de trabalho (de mbito nacional). A OIT, atravs da Recomendao n. 163, respalda a mencionada idia, pois recomenda que a negociao coletiva deve ser permitida em todos os nveis pretendidos pelos interlocutores sociais. Ainda fomenta a negociao coletiva (Convenes ns. 98 e 154) e a sua ampliao a todos os nveis de estabelecimento, de empresa, de ramo de atividade, de indstria, regional ou nacional (Recomendao n. 163, II, 4.1). Condies de validade 1) deve necessariamente ser escrita. ato formal. Veja-se art. 613 da CLT. 2) A CCT deve ser feita sem emendas ou rasuras e em tantas vias quantos forem as partes convenentes e, mais uma via, que ser destinada ao registro e arquivo na repartio competente (DRT) pargrafo nico do art. 613 c/c pargrafo 1 do art. 614, ambos da CLT. Isto ocorre para dar publicidade ao ato, a fim de ser oponvel a terceiros. A ausncia do registro, para alguns, a CCT no entra em vigor, para outros, trata-se de uma falta administrativa passvel de punio, no permitindo, apenas que a CCT possa ser oposta a terceiros estranhos ao convnio. 3) para a norma coletiva ter validade, deve ser precedida de assemblia geral no sindicato, que ser especialmente convocada para esta finalidade, de acordo com os estatutos. O quorum para as deliberaes continua a ser previsto na CLT e no nos estatutos artigo 612 da CLT. o prazo mximo de validade das CCTs e dos ACTs dois anos (pargrafo 3 do art. 614?CLT). Normalmente fixa-se prazo menor um ano. Caso ultrapasse dois anos, no ser nula toda a CCT, mas a clusula que prorrogou o prazo (OJ n 322, SBDI-1, do TST). 2.7.1. O processo de prorrogao, reviso, denncia ou revogao, total ou parcial de acordo ou conveno, depender de aprovao, em assemblia geral dos sindicatos convenentes ou acordantes art. 615 da CLT. A) Prorrogao consiste em manter as mesmas condies da norma coletiva que est por findar. B) Reviso adapta a norma coletiva s novas situais de fato existentes. Ocorre se houver alteraes substanciais das condies fticas que tornem impossvel o cumprimento do pactuado Teoria da impreviso (clusula rebus sic stantibus.

QUADRO COMPARATIVO AUTNOMO X EMPREGADO

AUTNOMO

EMPREGADO

Independente

Subordinado Servio Servio Eventual Habitual Recebe Recebe Honorrios Salrio Relao Relao Comercial Trabalhista Direitos Direito ao valor dos servios prestados Trabalhistas

3.2 CONTRATO DE TRABALHO


Um contrato de trabalho elaborado da seguinte forma: 3.2.1 Contrato de Experincia um contrato de trabalho normal, porm com um perodo de vigncia preestabelecido, sendo 90 (noventa) dias o perodo mximo previsto em lei, podendo haver somente uma prorrogao. No primeiro exemplo, atingimos o mximo em vigncia de contrato de experincia 90 (noventa) dias, com uma prorrogao. No segundo exemplo, no atingimos o mximo de vigncia de contrato de experincia, mas, como permitida somente uma prorrogao, o prazo mximo, neste caso, de 60 (sessenta) dias. 3.2.2 Contrato por Prazo Indeterminado um contrato normal, em que no existe perodo de vigncia preestabelecido. Normalmente, quando acaba a vigncia do contrato de experincia, no havendo a dispensa por parte do empregador, nem o desejo de ser dispensado por parte do empregado, entrasse no perodo de contrato por tempo indeterminado. Assim que o empregador firma verbalmente o Contrato de Trabalho, dever recolher do empregado todos os documentos necessrios para a efetivao do seu Registro Profissional. Art. 29. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver, sendo facultada a adoo de sistema manual, mecnico ou eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho. 1 As anotaes concernentes remunerao devem especificar o salrio, qualquer que seja sua forma e pagamento, seja ele em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta. 2 As anotaes na Carteira de Trabalho e Previdncia Social sero feitas: a) na data-base; b) a qualquer tempo, por solicitao do trabalhador; c) no caso de resciso contratual; ou d) necessidade de comprovao perante a Previdncia Social. 3 A falta de cumprimento pelo empregador do disposto neste artigo acarretar a lavratura do auto de infrao, pelo Fiscal do Trabalho, que dever, de ofcio, comunicar a falta de anotao ao rgo competente, para o fim de instaurar o processo de anotao.

Depois de contratado, o e passado o perodo inicial de experincia, o empregado passa a gozar de estabilidade, conforme consta na Legislao

12.3 RESCISO DE CONTRATO DE TRABALHO


A resciso de contrato de trabalho deve ser efetivada mediante o Termo de Resciso do Contrato de Trabalho (TRCT), documento padronizado e obrigatrio, de acordo com a legislao em vigor. Seo V Dos Efeitos da Cessao do Contrato de Trabalho Art. 146. Na cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, ser devida ao empregado a remunerao simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. Pargrafo nico. Na cessao do contrato de trabalho, aps 12 (doze) meses de servio, o empregado, desde que no haja sido demitido por justa causa, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, de acordo com o art. 130, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias. Art. 147. O empregado que for despedido sem justa causa, ou cujo contrato de trabalho se extinguir em prazo predeterminado, antes de completar 12 (doze) meses de servio, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, de conformidade com o disposto no artigo anterior. Art. 148. A remunerao das frias, ainda quando devida aps a cessao do contrato de trabalho, ter natureza salarial, para os efeitos do art. 449.

12.4 HOMOLOGAO
A homologao obrigatria no caso de empregados com mais de 12 (doze) meses de servios prestados quando de sua resciso de contrato de trabalho. A homologao compreende a assistncia, por parte do sindicato de classe do empregado ou rgo do Ministrio do Trabalho, no ato rescisrio.

13. O TRABALHO DO ESTAGIRIO 13.1 CONTRATO DE ESTAGIRIO


Estgio o perodo de tempo em que o estudante exerce sua profisso mediante a prtica e o aperfeioamento de ensinamentos tericos ministrados na escola. A lei que regula os estgios remunerados de estudantes de 2 (segundo) e 3 (terceiro) graus a Lei n 6.494, de 07 de dezembro de 1977. A realizao do estgio remunerado no acarretar vnculo empregatcio de qualquer natureza. O comprovante da inexistncia de vnculo empregatcio a celebrao do Termo de Responsabilidade, entre o concedente (empresa), interveniente (instituio de ensino) e o estagirio (estudante). Sobre a remunerao paga ao estagirio no incidem encargos previdencirios, sendo, no entanto, obrigatrio ao concedente contratar aplice de seguro para garantias ao estagirio durante o perodo de estgio.

16. DIREITO COLETIVO DE TRABALHO


TTULO VI DAS CONVENES COLETIVAS DE TRABALHO Art. 611. Convenes coletivas de Trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. 1 facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes s respectivas relaes de trabalho.

2 As Federaes e, na falta destas, as Confederaes representativas de categorias econmicas ou profissionais podero celebrar convenes coletivas de trabalho para reger as relaes das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no mbito de suas representaes. Art. 612. Os Sindicatos s podero celebrar Convenes ou Acordos Coletivos de trabalho, por deliberao de Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, consoante o disposto nos respectivos Estatutos, dependendo a validade da mesma do comparecimento e votao, em primeira convocao, de 2/3 (dois teros) dos associados da entidade, se se tratar de Conveno, e dos interessados, no caso de Acordo e, em segunda, de 1/3 (um tero) dos membros. Pargrafo nico. O quorum de comparecimento e votao ser de 1/8 (um oitavo) dos associados em segunda convocao, nas entidades sindicais que tenham mais de 5.000 (cinco mil) associados. Art. 613. As Convenes e os Acordos devero conter obrigatoriamente: I - designao dos Sindicatos convenentes ou dos Sindicatos e empresas acordantes; II - prazo de vigncia; III - categorias ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos; IV - condies ajustadas para reger as relaes individuais de trabalho durante sua vigncia; V - normas para a conciliao das divergncias surgidas entre os convenentes por motivo da aplicao de seus dispositivos; VI - disposies sobre o processo de sua prorrogao e de reviso total ou parcial de seus dispositivos; VII - direitos e deveres dos empregados e das empresas; VIII - penalidades para os Sindicatos convenentes, os empregados e as empresas em caso de violao de seus dispositivos. Pargrafo nico. As Convenes e os Acordos sero celebrados por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, alm de uma destinada a registro.
Tipos de Trabalhadores Empregado Domstico (Lei n 5859/72) Autnomo (Dec. n 3.048/99) Avulso (Dec. n 3.048/99) Temporrio (Lei n 6.019/74) Estagirio (Lei n 6.494/77)

Ficha ou Livro de Registro de Empregado Art. 41 da CLT Em todas as atividades ser obrigatrio para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotado livros, fichas ou sistema eletrnico. Art. 47 da CLT A empresa que mantiver empregado no registrado nos termos do art. 41, incorrero na multa de valor igual a 378 ufir. Obs.: Caso haja movimentao dever enviar o CAGED todo dia 07 do ms subseqente. Contrato Individual de Trabalho Art. 442 da CLT acordo tcito ou expresso, correspondente a relao de emprego. Quanto natureza os contratos so: Prazo determinado Art. 443 da CLT Prazo Indeterminado Art. 452 da CLT Caractersticas do Contrato por prazo determinado S ser vlido em se tratando de:

Servio cuja natureza ou transitoriedade justifique predeterminao; De atividades empresariais de carter transitrio; De contrato de experincia Art. 445 da CLT.

Regras que devem ser obedecidas para celebrao de um contrato por prazo determinado No poder ser estipulado por perodo superior a dois anos ou superior a noventa dias, em se tratando de contrato de experincia; Quando estipulado por prazo inferior, permite-se uma nica prorrogao, at atingir o limite mximo; Havendo mais de uma prorrogao, o contrato passar a vigorar sem determinao de prazo; Para celebrao de novo contrato com o mesmo empregado, necessrio um intervalo mnimo de seis meses.

Exemplos de contrato por prazo determinado Contrato de Safra; Contrato por Obra Certa (servios especificados); Contrato de Experincia Art. 445 da CLT; Contrato conforme a Lei 9.601/98 Contrato Temporrio Lei 6.019/74 Contrato de Estgio Lei 6.494/77 Contrato de Aprendizagem Lei 8.069/90

Exemplo de prorrogao do contrato de experincia Exemplo 1 Contrato de experincia Prorrogao Total Exemplo 2 Contrato de experincia Prorrogao Total Extino Automtica Atingindo o prazo fixado, o contrato de experincia se extingue, ou seja, termina automaticamente pelo decurso do prazo. Exemplo Trmino do contrato na 6 feira. O empregado no dever trabalhar alm do horrio normal para compensar a jornada de sbado. Contrato por Prazo Indeterminado Art. 452 da CLT todo o contrato que suceder dentro de seis meses a outro contrato por prazo determinado, salvo de se a expirao deste dependeu da execuo de servios especializados ou da execuo de certos acontecimentos. Suspenso e Interrupo de Contrato Art. 471 da CLT Suspenso do contrato de trabalho Ocorre quando o empregado encontra-se a afastado e no gera nus para a empresa. Exemplos: Afastamento por doena (a partir do 16 dia);

45 dias 45 dias 90 dias 30 dias 30 dias 60 dias

Pedido pelo empregado de Licena sem remunerao; Suspenso disciplinar do empregado, at 30 dias.

Suspenso e Interrupo de Contrato Art. 471 da CLT Interrupo do contrato de trabalho Ocorre pela no prestao pessoal de servios, mas acarretando nus para o empregador mediante salrio ou cumprimento de obrigao. Exemplos: Afastamento por doena (a partir do 16 dia); Perodo de gozo de frias; Afastamento pelo nascimento do filho; Licena Maternidade; As faltas justificadas do art. 473 da CLT. Resciso contratual Aviso Prvio a comunicao que uma parte faz a outra (empregador ao empregado ou vice versa), formalizando o desejo da resciso contratual. O que se deve saber sobre o aviso prvio O aviso prvio, inclusive quando indenizado, integra o tempo de servio para todos os efeitos legais. O prazo de trinta dias, correspondente ao aviso prvio, conta-se a partir do dia til seguinte ao da comunicao, que dever ser formalizado por escrito. Casos Especiais em que no poder ser dado o aviso prvio Frias do empregado; Estabilidade Gestante; Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho O afastamento do empregado por mais de 15 dias, at 12 meses aps alta mdica. Reduo da Jornada Partindo o aviso da empresa, o empregado ter direito reduo de 2 horas dirias de sua jornada, que, a seu critrio, poder substituir por 7 dias corridos sem prejuzo salarial. Indenizao Art 9 da lei n 6.708/79 O empregado que for despedido 30 dias que antecede a data-base, far jus a um salrio mensal, a ttulo de indenizao. Recusa do empregado Emitindo o aviso prvio e, recusando o empregado a dar cincia, tero o empregador dois recursos: Solicitar duas pessoas que assinem como testemunha; Enviar pelos correios com aviso de recepo. Formas de extino do Contrato de Trabalho Pedido de demisso Dispensa sem justa causa Dispensa sem justa causa Morte do empregado Extino da empresa Resciso por fora maior Resciso do contrato a termo

Das könnte Ihnen auch gefallen