Sie sind auf Seite 1von 29

UNIVERSIDADE PAULISTA SEI SISTEMA DE ENSINO INTERATIVO

Projeto Integrado Multidisciplinar II FAET Fundao de Apoio Educao Tecnolgica

Campus Guaxup MG 2011

ANDRA CRISTINA BIANCHI LO RA 1114888 ANDRIA MARA VIEIRA RA 1114551 ZENILDA MARTINS LABANCA RA 1114903 LUIZ ANTNIO GONALVES RA 1114877

Projeto Integrado Multidisciplinar II FAET Fundao de Apoio Educao Tecnolgica

Projeto Integrado Multidisciplinar II sobre FAET Fundao de Apoio Educao Tecnolgica, para concluso das matrias estudadas no primeiro semestre do curso de Gesto de Recursos Humanos apresentado Universidade Paulista UNIP.

Campus Guaxup MG 2011

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar o levantamento de uma Fundao que visa ao desenvolvimento educacional, apoiando o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MUZAMBINHO por meio de Cursos oferecidos populao regional. Mantm, ainda, uma unidade voltada para o Ensino Fundamental e Mdio, usando conhecimentos a partir das matrias: Comunicao Empresarial, Matemtica Aplicada e Economia e Mercado e como esses contedos interferem na formao e estruturao de uma empresa.

ABSTRACT

This research aims to present the survey of a Foundation that aims to develop educational, supporting INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO pur Courses offered by the regional population. It also maintains a dedicated unit for elementary and high school, using knowledge from the materials: Business Communication, Applied Mathematics and Economics and Market as these interfere with the training content and structure of a company.

SUMRIO

INTRODUO ...................................................................................................................06 A FUNDAO TEM POR FINALIDADE ............................................................................07 LOCALIZAO ..................................................................................................................08 ORGANOGRAMA ..............................................................................................................09 CURSOS ........................................................................................................................10 CURSOS MINISTRADOS ..............................................................................................11 PARCEIROS ......................................................................................................................12 COMUNICAO EMPRESARIAL ..................................................................................13 MATEMTICA APLICADA ..................................................................................................17 ECONOMIA E MERCADO ................................................................................................19 ANEXOS DE MATEMTICA APLICADA ........................................................................22 CONCLUSO .................................................................................................................28 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...............................................................................29

INTRODUO

A FAET Fundao de apoio Educao Tecnolgica, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurdica, com sede e foro na cidade de Muzambinho, Estado de Minas Gerais, podendo, entretanto estender suas atividades a todo territrio nacional e abrir estabelecimentos, denominados departamentos, em outros municpios ou em outras unidades da Federao.

A FUNDAO TEM POR FINALIDADE

1 Promover, exercer e apoiar o desenvolvimento, ensino, pesquisa e extenso; 2 Promover, exercer e apoiar o ensino profissionalizante; 3 Apoiar as atividades do Instituto Federal, de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho; 4 Promover, exercer e apoiar as atividades cientficas e culturais; 5 Realizar servios tcnicos cientficos para instituies interessadas e para a comunidade; 6 Conceder bolsas de pesquisas e estudos; 7 Promover a gerao, adequao e difuso de tecnologias e disseminao de informaes; 8 Realizar servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens com fins exclusivamente educativos e culturais; 9 Criar, realizar e divulgar programas de natureza cultural e educacional que contribuam para o fortalecimento do exerccio da cidadania, o fomento e consolidao da participao comunitria na elaborao e implementao de programas e projetos sociais; 10 Criar, manter e administrar atividades e programas de desenvolvimento cultural e educacional, atravs de canais prprios de radiodifuso cultural e educativa, tendo como objetivo bsico e basilar a educao comunitria e a preservao da identidade e das razes culturais do povo; 11 Executar servios especiais de retransmisso ou distribuio de sinais de som e imagens, no simultneos ou mistos, atendendo os objetivos de implementao de servios informativos e de programas de interesse da comunidade; 12 Instituir e manter e/ou participar solidariamente da gesto de centros de ao, produo e animao culturais, de lazer, de promoo e fomento s artes e educao popular e de defesa da preservao das manifestaes folclricas locais, regionais e nacionais; 13 Patrocinar e divulgar eventos culturais, como exposies artesanais, festivais de artes, espetculos de teatro, dana e msica tendo em vista o objetivo permanente de manuteno dos valores culturais do municpio e da regio.

LOCALIZAO

ORGANOGRAMA

CURSOS

A Fundao de Apoio Educao Tecnolgica FAET uma entidade que tem por finalidade promover e apoiar o desenvolvimento do ensino profissionalizante nos seus diversos nveis e reas, bem como de realizar servios tcnicos cientficos para instituies e comunidades interessadas. A FAET poder ainda criar, realizar e ministrar diretamente, cursos de curta durao e ofert-los s comunidades local e/ou regional ou promov-los atravs de contratos, convnios e parcerias com entidades pblicas ou privadas, nacionais e estrangeiras, de acordo com a legislao vigente. Esses cursos de curta durao tm por objetivo preencher uma lacuna existente na qualificao e na capacitao da mo de obra local e regional, ajudando as pessoas a se prepararem para colocarem-se no mercado de trabalho. At mesmo para aquelas que j desempenham uma atividade profissional, o aperfeioamento e a reciclagem de conhecimentos geram novas oportunidades. A FAET pretende ministrar cursos de curta durao em qualquer rea profissional para pessoas interessadas em aprenderem um novo ofcio ou em se atualizarem. Os cursos sero ministrados por instrutores capacitados e com ampla experincia na rea. Qualquer pessoa interessada poder participar desses cursos desde que preencha as condies exigidas. A FAET tambm mantm em parceria com o Mtodo de Ensino Anglo, uma entidade de Ensino Fundamental e Mdio.

10

CURSOS MINISTRADOS EM 2010

11

PARCEIROS Parcerias Convnio de mtua cooperao celebrado entre a Fundao de Apoio Educao Tecnolgica FAET e o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho com os seguintes objetivos: Prestao de Servios. Administrao de convnios de cunho cultural e social. Administrao de Projetos Tcnicos e Cientficos. Promoo de eventos tcnico-cientficos. A FAET executar os servios da seguinte forma: Executar os projetos aprovados pelas partes. Gerenciar eventos contratados que se relacionem com projetos sociais, educacionais e de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico, que envolvam interesses da FAET, do IF Sul de Minas - Campus Muzambinho e da comunidade local ou regional. Participar de programas que envolvam trocas de experiencias na rea educacional. O IF Sul de Minas Campus Muzambinho se compromete a permitir, quando necessrio e indispensvel, a participao de docentes e/ou tcnicos administrativos nas atividades programadas, desde que no haja prejuzo em suas atividades normais. O IF Sul de Minas Campus Muzambinho se obriga e se compromete a ceder suas instalaes para a realizao dos cursos ou eventos previstos, oferecendo todo o apoio logstico necessrio para atingir os objetivos propostos. A FAET tambm detentora de uma franquia com o mtodo de Ensino Anglo, com o qual desenvolve ensino fundamental e mdio de qualidade.

12

COMUNICAO EMPRESARIAL A comunicao interna um indicador preponderante para um bom gerenciamento das relaes em uma organizao. Um elemento vital para a sobrevivncia de um negcio, melhorando os relacionamentos, fortalecendo os valores culturais da empresa, atingindo metas e conquistando resultados. Trs caractersticas que comprovam a sua importncia: 1 - Os colaboradores devem ser vistos como parceiros, e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, a misso e o negcio, eles estaro; 2 - Deve ser dada uma maior ateno opinio que eles tem a respeito da organizao, pois esta imagem que prevalece para o pblico externo. O colaborador pode alavancar ou destruir a imagem da empresa na qual trabalha, dependendo da percepo que tem dela; 3 - Toda organizao est inserida em um mercado altamente competitivo. Com a globalizao e a disseminao de novas tecnologias, a comunicao interna precisa ser valorizada e os canais que ela dispe (jornal, intranet, murais, etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpra sua misso de integrar todo o quadro funcional de uma organizao, pois comunicar mais que informar, atrair, envolver. Pasqualini (2006) afirma que a comunicao interna essencial para manter a sade organizacional. Ela tem como finalidade transmitir aos seus funcionrios os acontecimentos, partilhar um sistema de valores, de procedimentos e de rituais prprios da organizao (cultura organizacional), e acima de tudo firmar uma imagem positiva em suas mentes. "... as empresas antes de vender um produto para seus clientes precisam convencer seus funcionrios a compr-lo. E hoje, principalmente, vender o produto para o funcionrio passa a ser to importante quanto para o cliente. Significa torn-lo aliado ao negcio, responsvel pelo sucesso da corporao e igualmente preocupado com o seu desempenho" (Tavares, 2005:4). A preocupao hoje no est somente voltada para a qualidade dos produtos e servios oferecidos, o atendimento aos clientes, estrutura fsica, entre outros, so alguns fatores 13

que ajudam na diferenciao, mas a comunicao interna que sustenta a imagem da empresa. "A comunicao uma ferramenta de extrema importncia e necessidade seja qual for a sua rea de atuao, ela o fator determinante do sucesso ou fracasso da empresa junto ao cliente final, seja ele interno ou externo" (Freire, 2007). Segundo Curvello, "a comunicao empresarial interna exerce papel estratgico na construo de um universo simblico, que, aliado s polticas de administrao de recursos humanos, visa aprimorar e integra os pblicos aos princpios centrais da empresa. Para tanto, apropria-se de elementos constitutivos deste universo simblico (histrias, mitos, heris, rituais) na construo e veiculao das mensagens pelos canais formais (jornais, boletins, circulares, reunies), numa permanente troca com o ambiente" (2002:11 apud Pasqualini, 2006:30). Para Bortolotti (2008), "considera-se boa a comunicao em uma empresa, quando se definem objetivos claros, busca recursos humanos adequados s tarefas a serem executadas, empenha-se na motivao das pessoas, sabe buscar e compartilhar as estratgias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados". Diante da afirmao de Bortolotti, e dos comentrios acima citados, claro perceber que o objetivo da comunicao na empresa est em estabelecer um relacionamento saudvel, melhorando o clima internamente, fazendo com que os envolvidos alcancem os objetivos traados. A Comunicao externa, no menos importante, poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfao de seus atos e conhecer expectativas, um instrumento fundamental para construir e solidificar a imagem empresarial. Uma poltica de comunicao externa clara e definida reconhecida como fator estratgico para o sucesso da corporao. H vrios pblicos-alvo (clientes, fornecedores, concorrentes, formadores de opinio, polticos etc). nfase na notcia que gera reputao positiva. Seu Objetivo criar uma boa reputao, que repercuta positivamente nos relacionamentos de todos os tipos. A comunicao empresarial tem assumido um papel fundamental na Fundao de Apoio 14

Educao Tecnolgica, exigindo dos profissionais no apenas conhecimentos e habilidades, mas tambm uma viso abrangente do mercado e uma viso universal e estratgica de negcios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, fundamental para a excelncia nos relacionamentos da empresa com os seus inmeros pblicos estratgicos. Ainda engloba o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os servios e aumentando a produtividade e lucro. O Diretor Administrativo da FAET fez questo de esclarecer que quando uma empresa no se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionrios desmotivados, fornecedores que perdem a confiana e clientes insatisfeitos, no existindo uma comunicao interna e externa. A comunicao na Fundao clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem rudos. Exigindo inteligncia, reflexo, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. cincia e tcnica. Segundo o Diretor Administrativo da FAET, toda ao de comunicao na empresa deve manter implcitas mensagens como: 1- somos bons cidados; 2 - nossos produtos e servios so excelentes; 3 - temos respeito por nossos clientes; 4 - somos uma empresa bem administrada; 5 - temos tradio; 6 - somos ticos; 7 - somos bons clientes; 8 - somos bons patres; 9 - bom trabalhar em nossa empresa; 10 - nossos administradores, diretores, professores e tcnicos so experientes. Na FAET existem duas redes de comunicao: Formal e Informal. Comunicao Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais (ofcios, cartas, documentos). Comunicao Informal: mais conhecida como rdio peo ou rdio corredor, na qual 15

circulam todas as informaes, mensagens, conversas com amigos. Os meios de comunicao mais utilizados na FAET so: Verbal/oral Telefone, rdio, alto-falantes.. Sirenes, apitos e buzinas, sinos. Reunies palestras Debates Cursos Bate papos conversa com clientes superiores e subordinados entrevistas para emprego Verbal/Escrita: - instrues e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, formulrios, fax, e.mail., cartazes, grficos, diplomas e certificados. No Verbal - Comunicao visual - Uniformes Dentro da FAET, o fluxo de comunicao ascendente, onde os funcionrios possuem um canal de comunicao eficiente com seus superiores, existindo assim melhores chances de codificao e decodificao da mensagem de modo que se torne menos provvel os desvios de interpretao. Merece destaque o papel da propaganda, que desempenha excelente papel na divulgao dos cursos e na apresentao das mensalidades; na divulgao da marca; no suporte e outras aes de comunicao. Alm disso, o simples fato de a Faet estar sempre se comunicando j positivo: sinaliza profissionalismo, atualizao e integrao sociedade e ao mercado; proporciona visibilidade e, assim, favorece parcerias etc. 16

MATEMTICA APLICADA

A Matemtica Financeira possui diversas aplicaes no atual sistema econmico, algumas situaes esto presentes no cotidiano das pessoas. Todas as movimentaes financeiras so baseadas na estipulao prvia de taxas de juros. Alm da rea de finanas, todo o fundamento da microeconomia fundamentado em matemtica. Noes de custo marginal, lucro marginal, tudo obtido atravs da matemtica. A matemtica est tambm includa na administrao de negcios, correlacionando os resultados e suas anlises. muito interessante fazermos uma anlise deste fato, pois atravs de matrias e artigos sobre a matemtica aplicada na administrao, conclumos que a mesma est profundamente inserida na administrao. Fica claramente definido que a matemtica contribui bastante para o administrador proporcionando a ele novas tcnicas de planejamento, sejam no controle de finanas, na produo, na comercializao, negociaes, ate mesmo na rea de recursos humanos e em processo que envolve a administrao em geral, bem como no desenvolvimento de seu raciocnio lgico. formidvel o apoio e as atividades exercidas que estimulam o raciocnio lgico e critico, dentro de variados problemas. Tem como base a ideia de selecionar melhor tomada de deciso para diminuir riscos que podem afetar o futuro, a curto ou longo prazo. Problemas existem e sempre vo existir, e em um dos objetivos da matemtica tornar o mtodo de tomada decises mais racional possvel, para a resoluo de problemas. No entendimento dos fatos, conclumos que a matemtica tem como objetivo capacitar o administrador a formular o problema, estabelecer as regras a serem aplicadas para conduzir ao melhor resultado. O administrador pode contar com a ajuda significante da tecnologia de informao para o processamento de dados, produzindo informao, que ajudar a visualizar e analisar grficos, projetos, relatrios, simulao de vendas, planejamentos das despesas, anlise de receita, demanda, oferta custos, margens de lucro, etc. Na atividade operacional de uma empresa diversos fatores contribuem para a formao da receita proveniente do volume de vendas. Fatores como volume da produo e potencial de mercado no podem ser esquecidos na formao da receita: porem em pequenos intervalos, onde j foram consideradas as variveis restritivas, e considerando17

se o preo constante nesse intervalo de produo, o rendimento total da empresa ou receita total, ser funo, somente, da quantidade vendida. Mesmo que nossa habilidade no clculo de limites seja bastante boa, utilizar diretamente a definio para calcular derivadas de funes uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, que pode se transformar num processo penoso e cansativo. Para evitar este tipo de transtorno, precisamos estabelecer regras gerais que permitam, a partir de umas poucas derivadas conhecidas, derivar qualquer funo que possa ser obtida a partir daquelas outras, por meio de operaes elementares, isto , adio, multiplicao por constante, multiplicao e diviso. A expresso DERIVADA costumeiramente empregada no lugar de Funo derivada ou de Derivada de uma funo. Doravante faremos uso dessas frmulas ou regras com o principal objetivo, de transformar o processo de derivar funes em simples manipulaes algbricas, o que torna esta tarefa menos penosa, ou, at mesmo, fcil e agradvel. A matemtica e sua aplicao na Fundao de Apoio Educao Tecnolgica, exemplos: - Na rea de compras/investimento: -Quanto comprar? Quanto estocar? Qual a chance do produto quebrar dentro da garantia? -Como adquirir uma promoo de 3 anos de garantia de fbrica? - interessante comprar uma mquina por R$ 90.000,00 vista ou por R$ 100.000,00 em um prazo de 5 anos com juros de 1% ao ms? A matemtica financeira responde essa pergunta. -Na rea de finanas. - melhor comprar um produto que a margem de lucro lquido de 5%, porm o prazo de pagamento ao fornecedor vista , ou um que a margem de 4% porm podese pagar o fornecedor em 120 dias ? -Para clculo do pagamento das mensalidades escolares e dos encargos financeiros referentes ao atraso nas mesmas, utilizando a frmula de juros simples. -Eventualmente utilizada a taxa de desconto das referidas mensalidades, para pagamento antecipado. -Na rea de Recursos Humanos: -Medir crescimento da folha, variao/evoluo salarial, custo de benefcios, encargos sociais, entre outros CONCLUSO: -A Matemtica Financeira tem extrema importncia para a tomada de decises na empresa e, sua aplicao quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximizao nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz compreenso de problemas. Tambm pode ser aplicada para calcular as prestaes, optando pelo pagamento vista ou parcelado. 18

ECONOMIA E MERCADO

Examinando a atual conjuntura brasileira, ainda que pese sobre o pas o rtulo dos polticos corruptos, e que o cenrio poltico no seja o mais favorvel, acreditamos sim, que as questes econmicas dominam o panorama do noticirio nacional e internacional, haja vista as diversas crises que passam os pases, onde o sistema econmico atravessa mudanas significativas nesses ltimos 30 anos, principalmente o sistema financeiro internacional, afeta o comrcio e as economias nacionais. No Brasil, com a economia ultrapassando a grave crise financeira americana e mundial, o crescimento econmico brasileiro e as reformas estruturais apresentam-se hoje como uma questo central no debate de poltica econmica. As discusses levam em considerao vrios indicadores como de crescimento da taxa de desemprego, indicadores sociais como analfabetismo, a pobreza e as desigualdades sociais, entre outros. Dessa forma o cenrio econmico brasileiro apresenta alguns indicadores que possibilitam aos especialistas vislumbrar um conjunto de variveis que confirmam que a economia brasileira apresenta fatores favorveis a um crescimento econmico de mdio a longo prazo, haja vista a mudana recente de governo. evidente que devem ser levadas em conta as sazonalidades das safras, os regimes de chuva que interferem diretamente na produo primria; as enormes distncias que os bens produzidos tem que transpor para chegarem aos mercados consumidores, tanto dentro do pas - com suas estradas em condies sofrveis, o custo elevado dos combustveis e a imensa carga tributria que achata a lucratividade das empresas e aumenta os preos para o consumidor final - quanto para fora do pas, onde os cereais, as frutas, a carne, o leite e seus derivados encontram condies desfavorveis de competio, os rumos econmicos apontam para um outro norte: O dlar j no se apresenta como moeda forte para transaes internacionais, o mercado europeu busca fontes de fornecimento diversas daquelas que eram procuradas poca do colonialismo, o oriente precisar de suporte para seu contnuo crescimento e, ao que tudo indica, seus interesses se voltam para a Amrica do sul como alternativa a mercados saturados como so os do hemisfrio norte. A frica experimenta um crescimento que aponta para a necessidade de novos 19

fornecimentos de alimentos, mquinas e implementos agrcolas e, para aquilo que o Brasil j tem know-how: conhecimento dos meios de produo e da pesquisa de novas tecnologias de produo. A se confirmarem essas expectativas, o crescimento econmico do pas inevitvel, e com ele, a formao de uma nova conscincia coletiva, que vai nos permitir opes na to questionada rea poltica, com a renovao dos quadros e uma maior maturidade do povo enquanto eleitor. Apesar de toda essa anlise podemos afirmar que o Brasil vive um momento de estabilidade econmica, pois desde 1999, quando o Brasil adotou como poltica econmica o sistema de metas de inflao, que um compromisso com a estabilidade econmica, o crescimento mdio do PIB (Produto Interno Bruto) ficou em torno de 3,3% a.a. No entanto, entre 1999 e 2004, esta mdia foi de 2,5% a.a. E entre 2005 e 2009, mesmo com a crise, a mdia de crescimento foi de 3,6%. Isto significa que a meta esta sendo atingida para se estabilizar o crescimento do PIB prximo do potencial que hoje estimado entre 4,5% e 5%. Na elaborao deste trabalho procuramos destacar as atividades da FAET Fundao de Apoio Educao Tecnolgica, que se baseia nas atividades do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho em todas suas modalidades, promovendo, exercendo e apoiando as atividades cientficas, culturais em todos os nveis, realizando servio tcnico para instituies interessadas e para a comunidade em geral, que a melhoria na prestao de servios de ensino. A empresa em estudo se encontra com sade financeira e econmica, sendo pontos relevantes dentro da atual conjuntura em que o Brasil se encontra, com resultados positivos internamente e com grande representatividade no mercado mundial. Dentre suas receitas destacamos as doaes, e subvenes concedidas pela Unio, pelos estados e Municpios, rendas resultantes das atividades sociais, pela prestao de quaisquer servios que no descaracterizem os objetivos sociais, rendas de aplicaes de bens e valores patrimoniais . As suas despesas so constitudas por recursos despendidos com material de expediente, atividades educacionais e operacionais, bens de consumo e outras necessrias ao pleno funcionamento da sociedade. 20

Aps analisar o contedo estudado e a atividade da FAET, conclumos que as mudanas no cenrio econmico nacional influem diretamente nas receitas da fundao, pois os valores recebidos sofrem diretamente com a escassez no mercado nacional, necessitando restrio e consequente aumento nos preos.

21

ANEXOS MATEMTICA APLICADA

22

23

24

25

26

27

CONCLUSO

A principal receita da Fundao de Apoio Educao e ao Desenvolvimento Tecnolgico FAET a taxa de administrao ou servio. Todas as operaes realizadas pela FAET podero resultar em dispndios diretos e indiretos bem como salrios e encargos sociais sobre pessoal administrativo; depreciao de bens de capital, de modo geral de valor nfimo; aluguis de bens mveis e imveis; servios de manuteno; muito menos sobre emisso de faturas da prpria FAET. A Taxa de Administrao visa cobrir esses dispndios de maneira que a estabilidade econmica da FAET, no curto e longo prazo, no seja comprometida, alm de que qualquer supervit ser convertido em subveno direta instituio apoiada, no caso o IF Sul de Minas Campus Muzambinho, que, obviamente, resulta em impacto social no amparo ao desenvolvimento tecnolgico de Muzambinho. De modo adverso ao que ocorre em uma cooperativa, o instituidor da FAET no tem comprometimento sobre perdas ou sobras sendo que estas so convertidas em apoio ao IF Sul de Minas Campus Muzambinho. Isso faz com que cada instituidor interessado em projetos tecnolgicos nas modalidades de cursos de extenso e pesquisa, guia de exemplo, seja para alm de empreendedor um cuidadoso analista das aes do seu projeto de pesquisa e/ou curso. Assim deve examinar antes se o empreendimento proposto tem implicaes financeiras, fiscais e administrativas. Para a FAET Fundao de Apoio educao Tecnolgica estar sempre se comunicando e fazendo uma boa administrao, foi necessrio a integrao entre os seus setores. Podemos comparar a empresa como um corpo, que sem as pernas no anda. Assim como a empresa no funciona sem as pessoas, e o ser humano to complexo que no raro existir lugares onde estas no conseguem trabalhar em equipe e muitas vezes no sabem porqu. comum vermos a falta de comunicao dentro das empresas, o que causa uma srie de problemas, e o setor de Gesto de Pessoas deve estar ligado com a Comunicao, a Matemtica e com a Economia e Mercado e todos os outros contedos implicados na formao de uma empresa. Aps feita uma pesquisa a fundo percebemos que a FAET, est em pleno crescimento porque seus setores esto interligados, falando a mesma lngua, priorizando as pessoas e suas necessidades.

28

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BORTOLOTTI, S. (2008). Comunicao Empresarial: interna e externa (documento online) Profissionalizando.org. Acedido em 05 de Junho de 2009, em: http://www.profissionalizando.org/carreira-e-emprego/60-dicas-para-seu-sucessoprofissional/178-comunicacao-empresarial-interna-e-externa FREIRE, R. (2007). Comunicao Interna como ferramenta estratgica (documento online) Mundo do Marketing. Acedido em 07 de Junho de 2009 em: http://www.mundodomarketing.com.br/8,1259, estrategica.htm LEITE, Q. A. G. (2006). A importncia da Comunicao Interna nas Organizaes (documento online) Universia Brasil. Acedido em 10 de Maio de 2009, em: http://www.universia.com.br/docente/ materia.jsp?materia=10790. PASQUALINI, J. A. (2006). A Integrao da Comunicao Interna: O papel da comunicao interna atual. Monografia apresentada ao Departamento de Relaes Pblicas, Propaganda e Turismo da Universidade de So Paulo para obteno do ttulo de especialista, orientada por Arlindo Ornellas Figueira Neto, So Paulo. ASSAF NETO, Alexandre. (2009) Matemtica Financeira e suas aplicaes. 11a ed. So Paulo: Atlas. SAMANEZ, Carlos Patrcio. (2006) Matemtica Financeira: aplicaes anlise de investimentos. 4a ed. So Paulo: Prentice-Hall. CRESPO, Antnio Arnot. (2009) Matemtica Financeira Fcil. 14a ed. So Paulo: Saraiva. CARVALHO, Carlos Eduardo - Mercado Financeiro - Ed. Global OLIVEIRA NETO, Joo Carlos de - Salrio, Preo e Inflao - Ed. Global comunicao-interna-como-ferramenta-

29

Das könnte Ihnen auch gefallen