Sie sind auf Seite 1von 1

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)

Os Simpsons, a Radioatividade e o Ensino de Qumica


Jos Euzbio S. Neto.1* (IC), M Carolina P. Lima (IC), Eduardo C. Aguiar1 (IC), Jlio C. S. Silva 1 (IC), Rodolfo F. P. Clementino (IC), Elton R. T. Menezes2 joseeuzebio@hotmail.com
1. Departamento de Qumica Fundamental Universidade Federal de Pernambuco

2. Departamento de Engenharia Eletrnica Universidade Federal de Pernambuco


Palavras Chave: Radioatividade, ensino de qumica, simpsons.

Introduo
Cincia descoberta em 1896, p cientista francs elo Henry Becquerel (1852 1908), a radioatividade um dos ramos da cincia mais moderno e atual dentre todos os estudados no ensino mdio. Essa caracterstica do assunto faz com que este adquira carter nico: bem aceito pelos curiosos em cincias exatas, e mal aceito pelo pblico com menor tendncia a cincias naturais. Um dos possveis motivos para isso a falta de visualizao e alternativas diferenciadas de abordagem. Como ferramenta para dinamizar e melhorar o ensino deste tpico, est usina nuclear de Springfield, do desenho animado Os Simpsons.

fssil dialogam com um personagem de nome Joe Fisso Feliz. O seguinte questionrio, contendo perguntas bsicas sobre conceitos e aplicaes da radioatividade, foi aplicado aos alunos depois de ver o assunto e antes de assistir o desenho, e reaplicado aps a exibio do mesmo: 1. 2. 3. 4. 5. O que radioatividade? Como a energia nuclear pode ser utilizada? Quais os riscos da utilizao deste tipo de energia? O que fisso nuclear? Como funciona uma usina nuclear?

Os resultados mostraram claro aumento no ndice de compreenso dos conceitos por parte dos estudantes, com destaque para a mudana nas respostas da questo 05.

Figura 1. Usina Nuclear de Springfield A usina nuclear possui uma gama de personagens e situaes que podem ser bastante interessantes na abordagem da temtica radioatividade. Desta forma, propomos a utilizao do desenho animado como material multimdia de apoio ao ensino dos fenmenos de radiao nuclear e, principalmente, suas aplicaes.

Figura 2. Questo 05

Resultados e Discusso
Foram selecionados sete episdios, das cinco primeiro temporadas do desenho, onde a usina nuclear era o cenrio predominante. Todos esses episdios apresentavam, misturado com as piadas e situaes, definies, conceitos, aplicaes e perigos da radioatividade. O episdio 03 da primeira temporada ( Odissia de Homer) foi escolhido para A ser trabalhado em sala de aula num colgio da regio metropolitana do Recife, pois possui cenas onde vrios conceitos so apresentados de forma bastante inovadora. No episdio, barras de urnio
29a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica

Concluses
Experincias educacionais alternativas so de grande valia no processo de ensino-aprendizado. A utilizao do desenho animado contribuiu para aumentar o interesse dos estudantes em aprender os conceitos, servindo como agente motivador do aprendizado e fazendo divulgao da cincia.

Agradecimentos
Ceclia Veras, PET-Qumica-UFPE, Prof. Severino Alves Jnior e Matt Groening. ___________________

Das könnte Ihnen auch gefallen