Sie sind auf Seite 1von 5

QUILOMBO DOS PALMARES

Zumbi foi um dos mais bravos lderes da comunidade quilombola dos Palmares. Histria e caractersticas O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Perodo Colonial da Histria do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na regio da Serra da Barriga. O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do sculo XVII, embora tenha surgido no final do sculo XVI. Era constitudo por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco. Tornou-se smbolo da resistncia negra escravido. Organizao O Quilombo dos Palmares era composto por vrios mocambos (ncleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do sculo XVII. Economia Os quilombolas de Palmares viviam basicamente da agricultura de subsistncia, da pesca e caa. Plantavam milho, banana, feijo, mandioca, laranja e cana-de-acar. Faziam tambm artesanato com cermica, tecido palha e at metais. Organizao poltica e lideranas Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organizao poltica semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mos de um lder. Ganga Zumba e Zumbi foram os lderes mais conhecidos deste quilombo.

IMPORTNCIA DO DIA 20 DE NOVEMBRO Dia da Conscincia Negra Todo dia 20 de novembro (dia da morte de Zumbi dos Palmares) comemoramos o Dia da Conscincia Negra. A data uma referncia e homenagem Zumbi dos Palmares e a todos os negros que resistiram bravamente escravido.

O RACISMO Racismo uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras caractersticas fsicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuio ou a anulao dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no sculo XIX, para justificar a superioridade da raa branca sobre o resto da humanidade. A discriminao racial um conceito que normalmente confundido com racismo (e que o abarca), mas se trata de conceitos que no necessariamente coincidem. Enquanto o racismo uma ideologia baseada na superioridade de uma raa ou etnia sobre outra, a discriminao racial um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, no sempre o est. Ou seja, preciso deixar claro que a discriminao racial positiva (quando as discriminaes tm como objetivo garantir a igualdade das pessoas afetadas) constitui uma maneira de discriminao cujo objetivo combater o racismo. Historicamente, o racismo tem servido para justificar uma srie de genocdios (crimes contra a humanidade) e diversas formas de dominao das pessoas. Exemplo disto so a escravido, a servido, o colonialismo e o imperialismo, ou seja, uma total afronta a dignidade humana bsica de diversos povos ao longo do tempo. ESTILOS MUSICAIS DA JUVENTUDE NEGRA O funk foi a primeira inspirao para a cultura hip hop entrar no Brasil, jovens negros saam de seus trabalhos e se encontravam na estao So Bento, no centro de So Paulo, e ali organizavam-se em grupos fazendo movimentos de danas, conversando sobre assuntos pertinentes sobre cultura e principalmente sobre seus problemas em suas comunidades como: o preconceito racial, violncia policial e o grande consumo de drogas, entre elas: maconha e cocana. O movimento cresceu e alm das pessoas que gostavam de msica, apareciam por l pichadores, cantores, poetas, militantes de partidos de esquerda e movimentos negros, a msica e a dana davam o tom do movimento cultural que mais tarde ganharia o pas com o nome de cultura hip hop. O hip hop chegou aqui anos depois em meados dos anos 90 quando algumas rdios da cidade (radio transamrica) comearam a tocar um ritmo de musica falado ou rimado. As msicas eram de um grupo de So Paulo que j tinha lanado dois discos, o grupo era conhecido como Racionais MCs. Assim vrios jovens negros escutavam a msica, mas no tinham conhecimento da tal cultura hip hop.

FUNK E RAP O rap surgiu, nesse perodo, como mais uma reao da tradio black. Ele surge junto a outras linguagens artsticas, como a das artes plsticas, a do grafite, da dana, o break e da discotecagem o DJ. Juntas tornaram-se os pilares da cultura hip hop, fazendo da rua o espao privilegiado da expresso cultural dos jovens pobres. O rap, palavra formada pelas iniciais da expresso rhythm and poetry (ritmo e poesia), tem como fonte de produo a apropriao musical, sendo a msica composta pela seleo e combinao de partes de faixas j gravadas, a fim de produzir uma nova msica. "Mixando"os mais variados estilos da black music, o rap cria um som prprio, pesado e arrastado, reduzido ao mnimo, no qual so utilizados apenas bateria, scratche voz. Mais tarde, essa tcnica seria enriquecida com o surgimento do sampler. Desde ento, o rap aparece como um gnero musical que articula a tradio ancestral africana com a moderna tecnologia, produzindo um discurso de denncia da injustia e da opresso a partir do seu enraizamento nos guetos negros urbanos. No Brasil, a difuso do funk e do hip hop remonta aos anos 1970, quando da proliferao dos chamados "bailes black" nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, principalmente o soul e o funk, milhares de jovens encontraram nos bailes de finais de semana uma alternativa de lazer at ento inexistente. Desenvolveram-se nos mesmos espaos, por jovens de uma mesma origem social: pobres e negros, na sua maioria. Tanto a msica rap e funk quanto o seu processo de produo continuam apresentando algumas semelhanas, fiis sua origem, tendo como base as batidas, a utilizao de aparelhagem eletrnica e a prtica da apropriao musical. Os dois estilos so mais democrticos, no tendo como pr-requisito a utilizao de instrumentos musicais, o domnio de habilidades tcnicas musicais nem mesmo maiores custos com a montagem e a organizao dos locais para exibio pblica.

MUSICAS Voz Ativa Racionais Mc's Eu tenho algo a dizer E explicar pra voc Mas no garanto porm Que engraado eu serei dessa vez Para os manos daqui! Para os manos de l! Se voc se considera um negro Um negro ser MANO !!! Sei que problemas voc tem demais E nem na rua no te deixam na sua Entre madames fodidas e os racistas fardados De crebro atrofiado no te deixam em paz Todos eles com medo generalizam demais Dizem que os negros so todos iguais Voc concorda... Se acomoda ento, no se incomoda em ver Mesmo sabendo que foda Prefere no se envolver Finge no ser voc E eu pergunto por que ? Voc prefere que o outro v se foder. No quero ser o Mandela Apenas dar um exemplo No sei se voc me entende Mas eu lamento que, Irmos convivam com isso naturalmente No proponho dio, porm Acho incrvel que o nosso compromisso J esteja nesse nvel Mas Racionais, diferentes nunca iguais Afrodinamicamente mantendo nossa honra viva Sabedoria de rua O RAP mais expressiva(E ai...) A juventude negra agora tem a voz ativa(Pode crer) Voc gosta, gosta, gosta, gosta de Ns(Hum...) Somos Ns, Ns, Ns, Ns mesmos(Hum...) Voc gosta, gosta, (Scracthes..), gosta de Ns Somos Ns, Ns, Ns, Ns mesmos(Hum...) Voc gosta, gosta, (Scracthes..), gosta de Ns Somos Ns, (Scracthes..), Ns mesmos(Hum...) Voc gosta de Ns Somos Ns, (Scracthes..), Ns mesmos Precisamos de um lder de crdito popular Como Malcom X em outros tempos foi na Amrica Que seja negro at os ossos, um dos nossos E reconstrua nosso orgulho que foi feito em destroos Nossos irmos esto desnorteados Entre o prazer e o dinheiro desorientados Briganbo por quase nada Migalhas coisas banais Prestigiando a mentira As falas desinformado demais Chega de festejar a desvantagem E permitir que desgatem a nossa imagem Descendente negro atual meu nome Brown No sou complexado e tal Apenas Racional a verdade mais pura Postura definitiva A juventude negra Agora tem voz ativa Voc gosta, (Scracthes..), gosta, gosta de Ns(Hum...) Somos Ns, Ns, Ns, Ns mesmos(Hum...) Voc gosta, (Scracthes..), gosta de Ns Somos Ns, (Scracthes..), Ns mesmos(Hum...) Voc gosta, (Scracthes..), gosta de Ns Somos Ns, (Scracthes..), Ns mesmos(Hum...) Voc gosta de Ns Somos Ns, (Scracthes..), Ns mesmos Mas da metade do pas negra e se esquece

Que tem acesso apenas ao resto que ele oferece To pouco para tanta gente Tanta gente Tanta gente na mo de to pouco Pode crer Gerao iludida uma massa falida De informaes distorcidas subtradas da televiso Fodidos esto sem nenhum propsito Diariamente assinando o seu atestado de bito P to cansado de toda essa merda que eles mostram na televiso Todo dia mano...no aguento mais foda mano... Mas onde esto Meus semelhantes na TV Nossos irmos Artistas negros de atitude e expresso Voc se pe a perguntar por que Eu no sou racista Mas meu ponto de vista que Esse o Brasil que eles querem que exista Evoludo e bonito, mas sem negro no destaque Eles te mostram um pais que no existe Esconde nossa raiz Milhes de negros assistem Engraado que de ns eles precisam Nosso dinheiro eles nunca descriminam Minha pergunta aqui fica Desses artistas to famosos Qual voc se identifica ? Ento, Lecy Brando, Moiss da Rocha, Thade e Dj Hum, Ivo Meireles, Moleques de Rua e tal E da Zona leste de So Paulo Grupo DMN. Pode crer isso ai.

Nossos irmos esto desnorteados Entre o prazer e o dinheiro desorientados Mulheres assumem a sua explorao Usando o termo mulata como profisso mal... (Chegou o Carnaval, Chegou o Carnal) Modelos brancas no destaque As negras onde esto...Ham Desfilam no cho em segundo plano Pouco original mais comercial a cada ano O carnaval era a festa do povo Era...mas alguns negros se venderam de novo Brancos em cima negros em baixo Ainda normal, natural 400 anos depois, 1992 tudo igual Benvidos ao Brasil colonial e tal Precisamos de ns mesmos essa a questo DMN meus irmos descrevem com perfeio ento Gostarmos de ns brigarmos por ns Acreditarmos mais em ns Independente do que os outros faam Tenho orgulho de mim,um rapper em ao Ns somos negros sim de sangue e corao Mano IceBlue me diz Justia o que nos motiva a minha a sua A nossa voz ativa (Scracthes..) Racionais (Scracthes..) Racionais (Scracthes..) Racionais Ra, Ra, Racio, Ra, Ra, (Scracthes..), Ra, Ra, (Scracthes..), Ra,(Scracthes..), Ra, (Scracthes..), Ra, Racionais

Das könnte Ihnen auch gefallen