Sie sind auf Seite 1von 32

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Higiene e Segurana do Trabalho e Ambiente

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Sade Ocupacional e Ergonomia


Escolas Proponentes/Autores

E P Antnio Lago Cerqueira - Amarante E P de Montemor-o-Velho E P de Torredeita E P de Torres Novas

Jos Castro Helena Cadima Maria do Carmo Quintela Eunice Lopes Maria Jos Gaspar

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
Pgina

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

2 3 4 5 6 6

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
O Homem como um ser eminentemente motor, por um lado, e eminentemente social, por outro, proporciona conflitos que nem sempre so de fcil resoluo. Uma viso global, sobre os mltiplos aspectos que compem todas as actividades em que o Homem participa, abre um campo vasto de aplicao a vrias cincias, onde a Ergonomia assume um papel de destaque pela sua aplicao prtica, unindo as partes, melhorando o todo.

As verdades de hoje, sero as falcias de amanh. A evoluo estonteante e absurda das sociedades obrigam, cada vez mais, a que o Homem no seja olhado como uma simples pea da engrenagem, mas sim como um elemento fundamental do processo produtivo e social.

Com uma Europa virada para a produo, Portugal, como estado membro, tem que assumir as suas responsabilidades e produzir produtos de qualidade com trabalho de qualidade e, para tal, tem que proporcionar condies de trabalho, salvaguardando a sade das pessoas. esta a abordagem que faremos em Sade Ocupacional e Ergonomia.

As tcnicas e metodologias pedaggicas devero ser diversificadas, activas, procurando estimular o desenvolvimento integral do aluno, nas reas cognitivo, relacional, social e psicomotora, assim como, promover a responsabilidade do aluno pelo seu ritmo de aprendizagem.

So, nomeadamente, finalidades da disciplina:

- Contribuir, numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar, para a formao integral do aluno; - Promover a compreenso dos constrangimentos do mundo laboral; - Avaliar as diferentes caractersticas mensurveis no Homem; - Reconhecer a variabilidade humana (morfolgica, fisiolgica e psicolgica); - Conhecer as aplicaes da antropometria/ergonomia na melhoria dos postos de trabalho; - Desenvolver a capacidade de observao e cruzamento de informao; - Facilitar a compreenso e a capacidade do trabalho em equipa; - Desenvolver o esprito crtico; - Desenvolver hbitos de trabalho e de investigao; - Contribuir para a alterao de padres de comportamento em matria de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho; - Contribuir para a plena insero dos alunos no mercado de trabalho.

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

2. Viso Geral do Programa


O programa da disciplina de Sade Ocupacional e Ergonomia, com cento e sessenta horas, distribudo por sete mdulos, sugerindo-se:

quatro no primeiro ano, com uma carga horria de oitenta e oito horas; trs no segundo ano, com uma carga horria de setenta e duas horas.

Pretende-se abordar a sade de uma forma positiva e como um recurso para a vida e no como um fim em si mesmo. Desta abordagem parte-se para o contributo da Ergonomia como cincia subsidiria deste conceito.

Nos primeiros mdulos, propostos para o primeiro ano, o programa integra um mdulo inicial que introduz conceitos e metodologias que permitem ao formando interiorizar uma viso global da sade e o que esta representa no mundo do trabalho. Pretende-se neste primeiro ano que o aluno entenda a necessidade no s de proteger a sade mas que compreenda os conceitos mais latos no mbito da promoo/educao para a sade.

Nos outros mdulos, propostos para o segundo ano, pretende-se dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam entender de uma forma global as questes que se colocam a nvel laboral, capacitando-o a agir localmente.

Com o primeiro mdulo procura-se familiarizar o aluno com conceitos e nveis de interveno na rea da sade.

O segundo mdulo tem como objectivo fornecer ao aluno noes fundamentais do funcionamento do corpo, e lev-lo a perceber a actuao do profissional de higiene e segurana no trabalho na salvaguarda da sade do trabalhador.

No terceiro mdulo pretende-se enquadrar a interveno da Medicina do Trabalho com a Higiene e Segurana e ainda dar noes bsicas de primeiros socorros e suporte bsico de vida, tentando articular estes saberes com instituio credenciada objectivando certificar os alunos nestes domnios (INEM, Cruz Vermelha, etc..).

O quarto mdulo introduz a ergonomia como cincia, perspectivando a sua histria e evoluo, bem como as suas correntes e metodologias. O aluno dever entender as principais correntes em ergonomia e quais os objectivos desta.

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

O mdulo cinco visa dotar o aluno de conhecimentos bsicos sobre antropometria, entendendo a variabilidade humana, relacionando as aplicaes que a ergonomia pode fazer a partir desses conhecimentos, especialmente no dimensionamento dos espaos de trabalho.

O mdulo seis introduz um conjunto de conhecimentos sobre percepo e transmisso de informaes, pondo em evidncia a teia de relaes que o Homem estabelece no seu meio de trabalho, influenciando-o e sendo influenciado por este. Pretende-se deste modo confrontar os alunos com a complexidade dos processos mentais humanos.

No ltimo mdulo pretende-se levar o aluno a compreender a importncia de olhar o trabalho nas suas mltiplas dimenses, contextualizando o Homem no meio laboral, ou seja, fazendo a abordagem ergonmica do trabalho. Assim, o aluno desenvolver o esprito crtico ao observar uma situao de trabalho, congregando saberes adquiridos noutras disciplinas, entendendo o carcter multi, pluri e transdiciplinar da ergonomia, podendo, assim, colaborar em propostas de concepo/correco de postos de trabalho.

3. Competncias a Desenvolver
Esta disciplina pretende desenvolver um conjunto de competncias consideradas fundamentais e estruturantes para a prtica do servio da Higiene e Segurana do Trabalho. So elas:

Competncias Gerais:

Conhecer o funcionamento do corpo humano; Compreender as relaes do Homem em contexto de trabalho; Reconhecer o trabalhador como alvo de potenciais perigos intrnsecos e extrnsecos; Conhecer e aplicar os princpios ergonmicos; Colaborar nos processos de informao e formao dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho:

Colaborar no desenvolvimento das relaes da organizao preveno;

com organismos da rede de

Desenvolver polticas de promoo da sade no local de trabalho; Aplicar medidas preventivas que favoream a qualidade de vida no trabalho; Revelar esprito de equipa; Desenvolver capacidades de auto-estima, motivao, auto-controlo, sentido de responsabilidade, hbitos de trabalho, autonomia e assertividade.

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Competncias Especficas:

Colaborar na concepo de locais, postos e processos de trabalho; Conhecer terminologia especfica da Ergonomia; Identificar pontos crticos e priorizar aces; Utilizar critrios e limitaes da ergonomia/antropometria; Valorizar a importncia da postura na concepo e correco dos postos de trabalho; Identificar os perigos para a segurana dos trabalhadores, propondo medidas preventivas e/ou correctivas;

Contribuir para uma melhoria da produtividade das empresas; Colaborar no planeamento e na implementao do sistema de gesto de preveno da empresa; Motivar os trabalhadores para a adopo de comportamentos seguros e saudveis no exerccio da actividade profissional.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


No processo ensino-aprendizagem, a avaliao deve decorrer de forma continuada e formativa permitindo, por um lado, ao formador acertar estratgias e, por outro, dando ao formando conhecimento das suas dificuldades e da distncia aos objectivos propostos. Caber ao professor/formador gerir estas dificuldades (distncias) de forma positiva, dinmica e consciente, percebendo o ritmo de aprendizagem individual.

A avaliao sumativa ocorrer no final de cada mdulo. Na avaliao, dever-se- ter em considerao o domnio cognitivo (testes de avaliao sumativa, relatrios e trabalhos desenvolvidos pelos alunos) e as atitudes e valores reveladas pelos mesmos (pontualidade; assiduidade, respeito pelos outros, aceitao e cumprimento de regras, colaborao nas tarefas, empenho nas tarefas, esprito crtico, autonomia, etc.).

Como sugestes metodolgicas, recomenda-se a exposio oral e o dialogo orientada pelo professor, a utilizao de exerccios prticos e prtica simulada, a utilizao de meios audiovisuais, das novas tecnologias da comunicao e informao, o desenvolvimento e apresentao de trabalhos pelos alunos, brainstorming, etc..

A consulta de livros tcnicos, revistas, publicaes, regulamentos, decretos-lei, portarias e projectos na rea da sade e ergonomia j realizados, dever ser constante. A aproximao ao mundo do trabalho atravs da realizao de visitas de estudo, so, ainda, recomendaes propostas. Sugerem-se a adopo de metodologias activas, centradas nos alunos e motivadoras de descobertas, desenvolvendo o esprito crtico, hbitos de trabalho individual e em grupo. Ao

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

estimular-se o trabalho de pesquisa e de investigao, os alunos desenvolvero o esprito de equipa, de entreajuda e, tambm, o seu sentido critico e de responsabilidade.

5. Elenco Modular
Nmero Designao Durao de referncia (horas)

1 2 3 4 5 6 7

Sade Ocupacional Fisiologia Humana Aces de Preveno e Actuao Mdica Introduo `a Ergonomia Antropometria Sistemas de informao e controlo na relao Homem -Mquina Abordagem ergonmica na anlise do trabalho

20 25 25 18 22 20 30

6. Bibliografia
ABRANTES, J. (1997). Biomecnica. Lisboa: UTL-FMH AHONEN, J. Et al. (1996). Kinesiologa y Anatomia Aplicada a Actividad Fsica. Barcelona: Ed.. Paidotribo. ARMSTRONG, N.;COSTANTINO, J.M.; PIERON, M.; MARQUES, A; DINIS, J; TELAMA, R.; PEREIRA, J.G (1998).; A Educao para a Sade O Papel da Educao Fsica na Promoo de Estilos de Vida Saudveis, Omniservios,. CARNEIRO, L.; Referncias mdicas, Lidel Edies Tcnicas CARTER, J.L. & HEATH, B.H. (1971). Somatotype methodology and kinesiological research. In Kinesiology Reasearch Review 1971, (pp. 10-19). Washington. American Association Health, Psysical Education and Recreation. COSTA, L.F.T.G.(1991). Textos de Ergonomia Introduo Ergonomia, Grupo de Engenharia Humana, Universidade do Minho. COSTA, L.F.T.G.(1989). Textos de Ergonomia Interface Homem - Mquina, Grupo de Engenharia Humana, Universidade do Minho. CORREIA, P.; SANTOS, P. & VELOSO, A (1993). Electromiografia. Fundamentao fisiolgica. Mtodos de recolha e processamento. Aplicaes cinesiolgica.,Lisboa: UTL-FMH. DE KEYSER ; BEAUCHESNE ; NOTTE, D. (1982) Analyser les Conditions de Travail, Les editions ESF - Entreprise Moderne d`Edition, Paris. DUL, J.; WEERDMEESTER, B.; Ergonomia Prtica, Editora Edgard Bltcher.

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

FAUST, E.C; BEAVER, P.C.; JUNG, R.C.; Agentes e Vectores Animais de Doenas Humanas. Fundao Calouste Gulbenkian, 4 Edio, Lisboa. FAVERGE, J. M. (1966) L`analyse du travail en terme de rgulation, L`ergonomie des processus industriels, ditions de L`Institut de Sociologie de l`Universit Libre de Bruxelles, Bruxelles. FERREIRA, F.A.G. ; Moderna Sade Pblica. Fundao Calouste Gulbenkian, 6 Edio, Lisboa FONSECA, Dr. Ramiro ; A Sade e a Doena, Tipografia Central de Alvalade FRAGOSO, I & VIEIRA, F. (2000). Morfologia e Crescimento. Lisboa: UTL-FMH. FRIEDMANN, G. (1968) O Futuro do Trabalho Humano, Moraes Editores, Lisboa. GENDRIER, M. (1988). Lergomotricit. Marseille : Presses Universitaires de Grenoble GRANDJEAN, Etienne; Manual de Ergonomia Adaptando o trabalho ao Homem, Bookman, 4 Edio. GUYTON, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica, 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. HOMEM, F. V., (s.d.), Bicos de Papagaio (Espondilose) SEU TRATAMENTO, Lisboa, Livraria Progresso Editora. HORTA, L (1996); Nutrio no Desporto, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho,. JACOB, S.; FRANCONE,C.; LOSSOW, W.; Anatomia e Fisiologia Humana, Editora Interamericana,5 edio. KNUTSEN, K. ; HAMILL, J. (1999). Bases Biomecnicas do Movimento Humano. S. Paulo: Ed. Manole. KOTTKE, F. J., LEHMANN, J. F. (1994) Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen. Editora Manole LACOMBLEZ, M.; Silva, A.; Freitas, I. (1996) Ergonomia e Antropometria, Universidade Aberta, Lisboa. LAVILLE, A. (1976) Ergonomia, Editora Pedaggica e Universitria Lda, Brasil. LEPLAT, J. (1985) Erreur humaine et fiabilit humaine dans le travail, Armand Colin, Paris. LEPLAT, J. (1974) Les accidents du travail, P.U.F., Paris. LEPLAT E CUNNY (1977). Introdution la Psycologie du Travail, Paris. LIDA, ITIRO (1990). Projecto e Produo, Editora LOHMAN, T.G.; ROCHE, A.F. & MARTORELL, R. (1988). Antropometric Standardization Reference Manual. Champaign, IIIinois: Human Kinetics. LUTTGENS, K. et al. (1985). Kinesiologia. Bases Cientficas del Movimiento Humano. Madrid: Ed. Pila Telea. MACDOUGALL, J.D.; WENGER, H.A. & GREEN, H.J. (1995). Evaluacin fisiolgica del deportista. Barcelona: Ed Paidotribo. MADEIRA, F. (1986). Anlise do Comportamento Postural estudo posturogrfico ortoesttico da influncia de diferentes tipos de induo sensorial em indivduos com experincia motora diferenciada. Dissertao de Doutoramento. ISEF-UTL. Lisboa.

MADEIRA, F. (1990). Comportamento Postural e Prestao Desportiva de Alto Rendimento. Lisboa: UTL-FMH.

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MAUSNER & KRAMER(1999); Introduo Epidemiologia. Servio de Educao da Fundao Calouste Gulbenkian, 2 Edio. McCAEN, M. & JEANNEROD, M. (1978). Du contrle moteur lrganization du geste. Paris: Ed. Masson. MONTMOLLIN, M. (1995). A Ergomomia. Lisboa: Ed. Piaget NOULIN, M (1992); Ergonomia, Paris, Techinplus. NUNES, L.(2000) ; A Prescrio da Actividade Fsica, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho. PARLEBAS, P. (1981). Contribution pour un Lexique Comment en Sciences de Lction Motrice. Paris: Publications INSEP PHIPPS ; LONG ; WOODS ; CASSMEYER ; Enfermagem mdico- cirrgica conceitos e prtica clnica, 2 Edio em portugus, Volume I e II, Lusodidacta. REBELO, F (2004); Ergonomia no dia a dia, Editora Edies Slabo. RIBEIRO, B; O treino do msculo, Coleco Desporto e Tempos Livres, 3 Edio, Edies Caminho. ROSE, S.(1970); A Qumica da Vida, 2 Edio, Editora Ulisseia. SCHMIDT, R. (1982). Motor Control and Learning A Behavioral Emphasis. IIIinois: Human Kinetics Pub. SERGIO, A.R.(1995); Manual de Higiene e Segurana do Trabalho, 5 Edio, Porto Editora. SOBRAL, F. (1985). Curso de Antropometria. Lisboa: ISEF-CDI. SOBRAL, F. (1985). Valores Antropomtricos e Somattipo. Lisboa: ISEF-CDI. SPERANDIO, J.C.(1977). Trait de psycologie du travail. TANNER, J.M.; WHITEHOUSE, R.W.; MARSHALL, W. & HEALEY, M.R. (1975). Assessment of skeletal maturity and prediction of adult stature (TW2 method). London: Academic Press. TICHAUER, E. (1978). The Biomechanical Basis of Ergonomics. Anatomy Applied to the design of Work Situations. New York: John Wiley & Sons. UDCGT, CFDT de llsre. (1987). Conditions de travail et sant. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble. VELAZQUEZ, F. F. E AL; Manual de Ergonomia, Fundacion MAPFRE, Madrid.

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005:

Agncia Europ. para a Seg. e a Sade no Trabalho http://europe.osha.eu.int/index.php?lang=pt Associao Portuguesa de Ergonomia (APERGO) www.apergo.pt Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) - www.abergo.org.br Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego www.cite.gov.pt Confederao Nacional de aco sobre o Trabalho Infantil www.cnati.pt Departamento de Estatstica do Trabalho, Emprego e Formao www.detef.pt Dirio da Repblica Electrnico INCM - www.dr.incm.pt

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho www.dgct.mts.gov.pt Direco Geral de Sade www.dgsaude.pt Ergonomia - www.ergonet.com.br Ergonomia - www.ergonomia.cbj.net Ergonomia - www.usernomics.com.br Executivos online desenvolvimento pessoal e profissional www.executivos.online.pt Europeen Week 2005 http://ew2005.osha.eu.int/ Faculdade de Motricidade Humana www.fmh.utl.pt Fondation Europenne pour lamlioration des conditions de vie et de travail www.eurofound.ir Healthy computing www.healthycomputing.com/ Instituto para a segurana, higiene e sade no trabalho ISHST www.idict.gov.pt Instituto do Emprego e Formao Profissional IEFP www.iefp.pt Instituto Nacional de Estatstica www.ine.pt Ministrio da Sade - www.min_saude.pt Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social www.mtss.gov.pt Navegando na Formao www.formar.do.sapo.pt Organizao Internacional do Trabalho - www.ilo.org/ Secretariado Nac. para a Reabilitao e Integ. das Pessoas com Deficincia www.snripd.pt Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros www.sinapsa.pt The Hosford Muscles Tables - www.ptcentral.com/muscles

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Pgina

Mdulo 1

Sade Ocupacional

11 14 17 20 22 25 28

Mdulo 2 Fisiologia Humana Mdulo 3 Aces de Preveno e Actuao Mdica Mdulo 4 Introduo Ergonomia Mdulo 5 Antropometria Mdulo 6 Sistemas de Informao e Controlo na Relao Homem -Mquina Mdulo 7 Abordagem Ergonmica na Anlise do Trabalho

10

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 1 Sade Ocupacional


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Este primeiro mdulo pretende dotar os alunos de conhecimentos bsicos na rea da sade, em geral, e da sade no trabalho, em particular. Assim, com este mdulo o aluno entender os conceitos de sade e doena e a sua evoluo ao longo dos tempos. pretenso deste mdulo dar a conhecer noes bsicas de epidemiologia e a sua importncia no controlo das doenas. A histria natural da doena , tambm, explicada de forma a permitir diversas vias de abordagem de preveno, nomeadamente as de aplicao da sade ocupacional. propsito deste mdulo, ainda, criar no aluno capacidades de entender a sade como um modus vivendi, promovendo a sade e o bem estar. Aborda a medicina do trabalho, expondo as reas de interveno que a medicina do trabalho tem no domnio da sade ocupacional. Alerta para a necessidade das equipas multidisciplinares.

2. Objectivos de Aprendizagem

Conhecer a histria da evoluo dos conceitos de sade e de doena. Compreender o antinmio Sade - Doena. Analisar taxas de mortalidade e morbilidade. Compreender os efeitos dos consumos abusivos na sade humana e as consequncias no mundo laboral.

Conhecer os princpios da promoo/educao para a sade. Concluir quanto aplicao dos princpios da promoo da sade no local de trabalho. Entender a necessidade de equipas multidisciplinares no mbito da sade ocupacional.

11

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 1: Sade Ocupacional

3. mbito dos Contedos


Perspectiva histrica da evoluo do conceito de sade Antinmio Sade -Doena Histria Natural da Doena Noes de epidemiologia e sade pblica Conceitos Mortalidade e Morbilidade Consumos abusivos

Sade Ocupacional e promoo da sade no local de trabalho Conceitos Carta de Ottawa Declarao de Luxemburgo Medicina do trabalho

4. Bibliografia / Outros Recursos


AHONEN, J. Et al. (1996). Kinesiologa y Anatomia Aplicada a Actividad Fsica. Barcelona: Ed.. Paidotribo. ARMSTRONG, N.;COSTANTINO, J.M.; PIERON, M.; MARQUES, A; DINIS, J; TELAMA, R.; PEREIRA, J.G (1998).; A Educao para a Sade O Papel da Educao Fsica na Promoo de Estilos de Vida Saudveis, Omniservios,. CARNEIRO, L.; Referncias mdicas, Lidel Edies Tcnicas FAUST, E.C.; BEAVER, P.C.; JUNG, R.C.; Agentes e Vectores Animais de Doenas Humanas. Fundao Calouste Gulbenkian, 4 Edio, Lisboa. FERREIRA, F.A.G. ; Moderna Sade Pblica. Fundao Calouste Gulbenkian, 6 Edio, Lisboa FONSECA, Dr. Ramiro ; A Sade e a Doena, Tipografia Central de Alvalade HORTA, L (1996); Nutrio no Desporto, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho,. JACOB, S.; FRANCONE,C.; LOSSOW, W.; Anatomia e Fisiologia Huamana, Editora Interamericana,5 edio. KOTTKE, F. J., LEHMANN, J. F. (1994) Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen. Editora Manole

12

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 1: Sade Ocupacional

NUNES, L.(2000) ; A Prescrio da Actividade Fsica, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho. PHIPPS ; LONG ; WOODS ; CASSMEYER ; Enfermagem mdico cirrgica conceitos e prtica clnica, 2 Edio em portugus, Volume I e II, Lusodidacta RIBEIRO, B; O treino do msculo, Coleco Desporto e Tempos Livres, 3 Edio, Edies Caminho. ROSE, S.(1970); A Qumica da Vida, 2 Edio, Editora Ulisseia.

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005: Centro de Informao da ONU em Portugal www.ounuportugal.pt Instituto Nacional de Estatstica www.ine.pt Ministrio da Sade www.min-saude.pt/ Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social www.mtss.gov.pt Observatrio Portugus dos Sistemas de Sade www.ensp.unl.pt/observatorio/ Organizao Internacional do Trabalho - www.ilo.org/ Organizao Mundial de Sade www.who.int/en/

13

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 2 Fisiologia humana


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Sendo o objectivo preferencial da actuao do Tcnico de Higiene e Segurana do trabalho encontrar solues de melhoria das condies de trabalho para o trabalhador, ento de vital importncia conhecer o funcionamento do corpo humano. Este mdulo permitir ao aluno perceber o funcionamento do corpo humano e as suas limitaes naturais. Deste modo o aluno ficar capacitado a descrever a anatomia e distribuio dos nervos cranianos, a conhecer como se produz movimento e as relaes estreitas entre sistema nervoso e sistema musculo esqueltico e conhecer as limitaes naturais relativamente ao esforo fsico.

2. Objectivos de Aprendizagem

Compreender o corpo como um todo. Relacionar as interaces entre sistemas do corpo humano. Reconhecer as limitaes anatmicas e funcionais do ser humano. Conhecer os aparelhos do corpo humano. Descrever a mecnica respiratria. Explicar como so identificadas a funo receptora e as sensaes. Descrever a estrutura dos neurnios. Relacionar o sistema nervoso e produo de movimento. Identificar os principais ossos do corpo humano. Conhecer a origem do batimento cardaco. Reconhecer a importncia dos rgos dos sentidos, em especial viso e audio. Interpretar algumas das anomalias da viso e audio.

14

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 2: Fisiologia Humana

3. mbito dos Contedos


rgos dos sentidos Aparelhos do corpo humano Sistema crdio - respiratrio Sistema Msculo- esqueltico Ossos Msculos Comando nervoso dos movimentos

4. Bibliografia / Outros Recursos


AHONEN, J. Et al. (1996). Kinesiologa y Anatomia Aplicada a Actividad Fsica. Barcelona: Ed.. Paidotribo. ARMSTRONG, N.;COSTANTINO, J.M.; PIERON, M.; MARQUES, A; DINIS, J; TELAMA, R.; PEREIRA, J.G (1998).; A Educao para a Sade O Papel da Educao Fsica na Promoo de Estilos de Vida Saudveis, Omniservios,. CARNEIRO, L.; Referncias mdicas, Lidel Edies Tcnicas FAUST, E.C.; BEAVER, P.C.; JUNG, R.C.; Agentes e Vectores Animais de Doenas Humanas. Fundao Calouste Gulbenkian, 4 Edio, Lisboa. FERREIRA, F.A.G. ; Moderna Sade Pblica. Fundao Calouste Gulbenkian, 6 Edio, Lisboa FONSECA, Dr. Ramiro ; A Sade e a Doena, Tipografia Central de Alvalade HORTA, L (1996); Nutrio no Desporto, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho,. JACOB, S.; FRANCONE,C.; LOSSOW, W.; Anatomia e Fisiologia Huamana, Editora Interamericana,5 edio. KOTTKE, F. J., LEHMANN, J. F. (1994) Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen. Editora Manole NUNES, L.(2000) ; A Prescrio da Actividade Fsica, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho. PHIPPS ; LONG ; WOODS ; CASSMEYER ; Enfermagem mdico cirrgica conceitos e prtica clnica, 2 Edio em portugus, Volume I e II, Lusodidacta

15

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 2: Fisiologia Humana

RIBEIRO, B; O treino do msculo, Coleco Desporto e Tempos Livres, 3 Edio, Edies Caminho. ROSE, S.(1970); A Qumica da Vida, 2 Edio, Editora Ulisseia

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005:

Ministrio da Sade- www.min_saude.pt Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social www.mtss.gov.pt Navegando na Formao www.formar.do.sapo.pt Organizao Internacional do Trabalho - www.ilo.org/ Secretariado Nac. para a Reabilitao e Integ. das Pessoas com Deficincia www.snripd.pt The Hosford Muscles Tables - www.ptcentral.com/muscles

16

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 3 Aces de Preveno e Actuao Mdica


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Trata-se de um mdulo de carcter prtico, permitindo ao aluno consciencializar-se dos vrios nveis de interveno em sade. Neste mdulo far-se- a abordagem das doenas profissionais e das patologias do trabalho. O aluno entender, assim, como actuar promovendo e prevenindo situaes de trabalho que possam colocar a sade dos trabalhadores em situao de risco. Pretende igualmente dotar os alunos de conhecimentos sobre procedimentos em situao de emergncia, conhecendo todos os passos do socorro, devendo este mdulo ser, preferencialmente, ministrado com entidade credenciada (INEM, Cruz Vermelha, etc).

2. Objectivos de Aprendizagem

Identificar os nveis de promoo e preveno da sade. Conhecer a cooperao entre medicina de trabalho e servios de higiene e segurana no trabalho. Descrever as fases integradas do planeamento de emergncia mdica. Identificar a necessidade de socorro. Aplicar o suporte bsico de vida. Conhecer os elementos a integrar a caixa de primeiros socorros. Reconhecer as doenas profissionais. Distinguir as patologias laborais. Aplicar as medidas de preveno. Conhecer a legislao aplicvel.

17

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 3: Aces de Preveno e Actuao Mdica

3. mbito dos Contedos


Nveis de promoo e preveno da sade Vigilncia da sade Cooperao entre medicina do trabalho e servios de HST Sistema Integrado de emergncia mdica Primeiros Socorros e suporte bsico de vida

Actuao de emergncia nos locais de trabalho Caixa de primeiros socorros Principais doenas profissionais e medidas preventivas Patologias do trabalho e medidas de preveno Legislao e normalizao aplicvel aos contedos descritos

4. Bibliografia / Outros Recursos.


. AHONEN, J. Et al. (1996). Kinesiologa y Anatomia Aplicada a Actividad Fsica. Barcelona: Ed.. Paidotribo. ARMSTRONG, N.;COSTANTINO, J.M.; PIERON, M.; MARQUES, A; DINIS, J; TELAMA, R.; PEREIRA, J.G (1998).; A Educao para a Sade O Papel da Educao Fsica na Promoo de Estilos de Vida Saudveis, Omniservios,. CARNEIRO, L.; Referncias mdicas, Lidel Edies Tcnicas FAUST, E.C.; BEAVER, P.C.; JUNG, R.C.; Agentes e Vectores Animais de Doenas Humanas. Fundao Calouste Gulbenkian, 4 Edio, Lisboa. FERREIRA, F.A.G. ; Moderna Sade Pblica. Fundao Calouste Gulbenkian, 6 Edio, Lisboa FONSECA, Dr. Ramiro ; A Sade e a Doena, Tipografia Central de Alvalade GUYTON, A. (1992). Tratado de Fisiologia Mdica, 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan HORTA, L (1996); Nutrio no Desporto, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho,. JACOB, S.; FRANCONE,C.; LOSSOW, W.; Anatomia e Fisiologia Huamana, Editora Interamericana,5 edio. KOTTKE, F. J., LEHMANN, J. F. (1994) Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen. Editora Manole

18

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 3: Aces de Preveno e Actuao Mdica

NUNES, L.(2000) ; A Prescrio da Actividade Fsica, Coleco Desporto e Tempos Livres, Editora Caminho. PHIPPS ; LONG ; WOODS ; CASSMEYER ; Enfermagem mdico-cirrgica conceitos e prtica clnica, 2 Edio em portugus, Volume I e II, Lusodidacta RIBEIRO, B; O treino do msculo, Coleco Desporto e Tempos Livres, 3 Edio, Edies Caminho. ROSE, S.(1970); A Qumica da Vida, 2 Edio, Editora Ulisseia

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005: Europeen Week 2005 http://ew2005.osha.eu.int/ Faculdade de Motricidade Humana www.fmh.utl.pt Fondation Europenne pour lamlioration des conditions de vie et de travail www.eurofound.ir Healthy computing www.healthycomputing.com/ Instituto para a segurana, higiene e sade no trabalho ISHST www.idict.gov.pt Instituto do Emprego e Formao Profissional IEFP www.iefp.pt Ministrio da sade www.min-saude.pt Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social www.mtss.gov.pt Organizao Internacional do Trabalho - www.ilo.org/

19

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 4 Introduo Ergonomia


Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
A introduo ergonomia pretende capacitar o aluno com os conceitos bsicos acerca desta cincia. Sero abordados os conceitos e objectivos da ergonomia, tal como a sua evoluo histrica. As principais correntes em ergonomia, a ergonomia dos factores humanos e a ergonomia da actividade humana sero tratados neste mdulo permitindo ao aluno perceber perspectivas diferentes mas complementares que diferenciam a escola americana e a escola francesa. As metodologias utilizadas pela ergonomia, so, do mesmo modo, abordadas nesta unidade lectiva. Este mdulo ser por excelncia uma apresentao para os mdulos seguintes. Permitir ao aluno compreender a necessidade de estudar o Homem no seu contexto de trabalho.

2. Objectivos de Aprendizagem

Conhecer conceitos, objectivo e objecto de estudo da ergonomia. Descrever as etapas da ergonomia enquanto cincia. Distinguir as duas correntes em ergonomia dos factores humanos e da actividade humana. Conhecer as metodologias de estudo em ergonomia.

3. mbito dos Contedos


Conceitos, objectivos e objecto de estudo da ergonomia Perspectiva histrica da evoluo da ergonomia Correntes em ergonomia A ergonomia dos factores humanos A ergonomia da actividade humana

Metodologias de estudo em Ergonomia

20

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 4: Introduo Ergonomia

4. Bibliografia / Outros Recursos


LACOMBLEZ, M.; SILVA, A.; FREITAS, I. (1996) Ergonomia e Antropometria, Universidade Aberta, Lisboa. LAVILLE, A. (1976) Ergonomia, Editora Pedaggica e Universitria Lda, Brasil. LEPLAT, J. (1985) Erreur humaine et fiabilit humaine dans le travail, Armand Colin, Paris. LEPLAT, J. (1974) Les accidents du travail, P.U.F., Paris. LEPLAT E CUNNY (1977). Introdution la Psycologie du Travail, Paris. LIDA, ITIRO (1990). Projecto e Produo, Editora MONTMOLLIN, M. (1995). A Ergonomia. Lisboa: Ed. Piaget REBELO, F (2004); Ergonomia no dia a dia, Editora Edies Slabo

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005: Agncia Europ.para a Seg. e a Sade no Trabalho http://europe.osha.eu.int/index.php?lang=pt Associao Portuguesa de Ergonomia (APERGO) www.apergo.pt Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) - www.abergo.org.br Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego www.cite.gov.pt Confederao Nacional de aco sobre o Trabalho Infantil www.cnati.pt Departamento de Estatstica do Trabalho, Emprego e Formao www.detef.pt Dirio da Repblica Electrnico INCM - www.dr.incm.pt Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho www.dgct.mts.gov.pt Direco Geral de Sade www.dgsaude.pt Ergonomia - www.ergonet.com.br Ergonomia - www.ergonomia.cbj.net Ergonomia - www.usernomics.com.br

21

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 5 Antropometria
Durao de Referncia: 22 horas

1. Apresentao

O mdulo de antropometria elucidar os alunos sobre as medidas do corpo humano e os aspectos relacionados com as propores corporais. Pretende esta unidade modular dar a conhecer a antropometria estrutural, onde so abordadas o estudo dos comprimentos, segmentos, larguras e profundidades corporais, e ainda, as superfcies e volumes do corpo e a antropometria funcional, ou seja, o estudo dos deslocamentos dos segmentos corporais no espao, as trajectrias dos segmentos distais e correspondentes velocidades e aceleraes. Tambm a distribuio estatstica da diversidade humana e a noo de percentil sero tratados, permitindo ao aluno perceber a necessidade de acomodar os extremos de uma populao e os critrios e limitaes na concepo de postos de trabalho.

2. Objectivos de Aprendizagem

Conhecer os objectivos da antropometria. Reconhecer as diferenas morfolgicas do ser humano. Compreender a relao entre a ergonomia e a antropometria. Identificar as limitaes cardinais. Distinguir a antropometria esttica da antropometria dinmica e funcional. Identificar critrios e limitaes. Aplicar os princpios do dimensionamento nos postos de trabalho. Conhecer os pontos antropomtricos e medidas antropmetricas. Entender a distribuio gaussiana de uma populao. Conhecer a noo de percentil. Aprender a usar tabelas antropomtricas. Conhecer a composio corporal e somattipo.

22

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 5: Antropometria

3. mbito dos Contedos


Introduo Antropometria A relao entre Ergonomia, antropometria e design Antropometria esttica, antropometria dinmica e funcional Variabilidade e dimenses humanas Pontos antropomtricos e medidas antropmetricas Distribuio gaussiana de uma populao Noo de percentil e tabelas antropomtricas Composio corporal e somattipo

Falcias fundamentais em Antropometria (Pheasant) O espao de trabalho Critrios e limitaes Conforto, segurana, eficcia, esttica (critrios) Espao livre, alcance, postura e fora (limitaes)

4.Bibliografia / Outros Recursos


LUTTGENS, K. et al. (1985). Kinesiologia. Bases Cientficas del Movimiento Humano. Madrid: Ed. Pila Telea. KNUTSEN, K. ; HAMILL, J. (1999). Bases Biomecnicas do Movimento Humano. S. Paulo: Ed. Manole. REBELO, F (2004); Ergonomia no dia a dia, Editora Edies Slabo SOBRAL, F. (1985). Curso de Antropometria. Lisboa: ISEF-CDI. SOBRAL, F. (1985). Valores Antropomtricos e Somattipo. Lisboa: ISEF-CDI. SPERANDIO, J.C.(1977). Trait de psycologie du travail. TANNER, J.M.; WHITEHOUSE, R.W.; MARSHALL, W. & HEALEY, M.R. (1975). Assessment of skeletal maturity and prediction of adult stature (TW2 method). London: Academic Press. TICHAUER, E. (1978). The Biomechanical Basis of Ergonomics. Anatomy Applied to the design of Work Situations. New York: John Wiley & Sons. UDCGT, CFDT de llsre. (1987). Conditions de travail et sant. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble. VELAZQUEZ, F. F. E AL; Manual de Ergonomia, Fundacion MAPFRE, Madrid. 23

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 5: Antropometria

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005 Agncia Europ. para a Seg. e a Sade no Trabalho http://europe.osha.eu.int/index.php?lang=pt Associao Portuguesa de Ergonomia (APERGO) www.apergo.pt Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) - www.abergo.org.br Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego www.cite.gov.pt Confederao Nacional de aco sobre o Trabalho Infantil www.cnati.pt Departamento de Estatstica do Trabalho, Emprego e Formao www.detef.pt Dirio da Repblica Electrnico INCM - www.dr.incm.pt Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho www.dgct.mts.gov.pt Direco Geral de Sade www.dgsaude.pt Ergonomia - www.ergonet.com.br Ergonomia - www.ergonomia.cbj.net Ergonomia - www.usernomics.com.br

24

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 6 Sistemas de informao e controlo na relao Homem - Mquina


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
O Homem recebe e trata as informaes visando a aco. , por tal, necessrio entender como o ser humano realiza este processamento e conhecer os factores que limitam ou potencializam a percepo, interpretao e respostas dos processos mentais, para melhorar a relao Homem Mquina. Com este mdulo pretende-se que o aluno entenda a noo de interface, ou seja a percepo por parte do operador das informaes que a mquina fornece atravs de mostradores e a resposta que este realiza, operando atravs de mostradores e manipulando comandos.

2. Objectivos de Aprendizagem

Reconhecer a importncia da percepo das informaes. Conhecer as informaes de carcter visual, auditivo, tctil, olfactivas. Descrever a transmisso e processamento da informao. Entender as relaes do Homem com a Mquina. Descrever o contexto das relaes Homem Mquina. Conhecer as limitaes que os espaos de trabalho tm na relao Homem Mquina.

3. mbito dos Contedos

A percepo das informaes: Informaes visuais (acuidade visual, percepo das cores, adaptao obscuridade) Informaes auditivas (acuidade auditiva, limiares de descriminao de acordo com as frequncias, deteco de sinais aspectos semnticos, compreenso do significado das informaes) Informaes tcteis (cutneas), limiares de descriminao (alfabeto braille, exemplo), limiares da

25

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 6: Sistemas de informao e controlo na relao Homem - Mquina

dor Informaes olfactivas

Transmisso e processamento da informao Relao entre informao e operao

O interface entre Homem Mquina Manipulao e controlos

O interface Homem espao de Trabalho O interface Homem Ambiente O interface Homem- Mquina Espao de Trabalho - Ambiente

3.

Bibliografia / Outros Recursos


DUL, J.; WEERDMEESTER, B.; Ergonomia Prtica, Editora Edgard Bltcher Ltda. FRIEDMANN, G. (1968) O Futuro do Trabalho Humano, Moraes Editores, Lisboa. GENDRIER, M. (1988). Lergomotricit. Marseille : Presses Universitaires de Grenoble GRANDJEAN, Etienne; Manual de Ergonomia Adaptando o trabalho ao Homem, Bookman, 4 Edio. KNUTSEN, K. ; HAMILL, J. (1999). Bases Biomecnicas do Movimento Humano. S. Paulo: Ed. Manole. McCAEN, M. & JEANNEROD, M. (1978). Du contrle moteur lrganization du geste. Paris: Ed. Masson. MONTMOLLIN, M. (1995). A Ergomomia. Lisboa: Ed. Piaget REBELO, F (2004); Ergonomia no dia a dia, Editora Edies Slabo SPERANDIO, J.C.(1977). Trait de psycologie du travail. TANNER, J.M.; WHITEHOUSE, R.W.; MARSHALL, W. & HEALEY, M.R. (1975). Assessment of skeletal maturity and prediction of adult stature (TW2 method). London: Academic Press. TICHAUER, E. (1978). The Biomechanical Basis of Ergonomics. Anatomy Applied to the design of Work Situations. New York: John Wiley & Sons. UDCGT, CFDT de llsre. (1987). Conditions de travail et sant. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble. VELAZQUEZ, F. F. E AL; Manual de Ergonomia, Fundacion MAPFRE, Madrid.

26

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 6: Sistemas de informao e controlo na relao Homem - Mquina

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005 Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho http://europe.osha.eu.int/index.php?lang=pt Associao Portuguesa de Ergonomia (APERGO) www.apergo.pt Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) - www.abergo.org.br Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego www.cite.gov.pt Confederao Nacional de aco sobre o Trabalho Infantil www.cnati.pt Departamento de Estatstica do Trabalho, Emprego e Formao www.detef.pt Dirio da Repblica Electrnico INCM - www.dr.incm.pt Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho www.dgct.mts.gov.pt Direco Geral de Sade www.dgsaude.pt Ergonomia - www.ergonet.com.br Ergonomia - www.ergonomia.cbj.net Ergonomia - www.usernomics.com.br

27

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

MDULO 7 Abordagem ergonmica na anlise do trabalho


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
De forma a desenvolver e implementar medidas de preveno e de proteco, os tcnicos de Higiene e Segurana do Trabalho, devero ser capazes de, com colaborao a de Ergnomos, analisar as componentes do trabalho e repercusses na vida dos trabalhadores, de forma a planear, corrigir e modificar os locais de trabalho. A anlise ergonmica consiste em retirar de uma forma real as ilaes que permitiro contribuir de um modo efectivo para colmatar as causas de desadaptao do Homem ao seu local de trabalho, perspectivando eficcia/eficincia, conforto e segurana. Esta abordagem ergonmica pretende responder a questes como: qual o trabalho?, como trabalha?, quando trabalha?, porque trabalha?, o que utiliza no trabalho?, etc

2. Objectivos de Aprendizagem
Distinguir entre tarefa e actividade. Diferenciar trabalho prescrito e trabalho real Identificar todas as caractersticas do operador Conhecer a actividade do operador (o seu modus operandis). Descrever os factores que condicionam a actividade. Perceber as implicaes que o trabalho montono e repetitivo tem na sade do trabalhador. Reconhecer os constrangimentos impostos pela organizao do trabalho. Entender os contedos e exigncias da tarefa. Identificar os elementos que contribuem para a carga de trabalho. Distinguir entre carga de predominncia fsica e carga de predominncia mental. Identificar legislao e normas aplicveis.

28

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 7: Abordagem ergonmica na anlise do trabalho

3. mbito dos Contedos


Tarefa e actividade (trabalho prescrito e trabalho real) O operador idade, sexo, formao, caractersticas antropomtricas, experincia, estado do operador , handicaps, etc...

Actividade do operador Factores condicionantes da actividade Factores ambientais de incomodidade (iluminao, rudo, vibraes, ambiente trmico, qualidade do ar, radiaes, etc...) Trabalho montono e repetitivo Organizao do trabalho (horrios, turnos, trabalho nocturno, jornada de trabalho) Carga de trabalho (Predominncia fsica ou predominncia mental, ritmo, pausas, objectivos a alcanar, Motivao e modelos motivacionais - Herzberg e Maslow, relaes inter e intra pessoais, hierarquias...) Contedos das tarefas Arranjo fsico do espao de trabalho Envolvimento e contexto (cultural, social e regulamentar/legislativo)

Consequncias e efeitos da actividade Trabalho montono e repetitivo - (LER DORT, depresso, desmotivao) Trabalho nocturno Trabalho por turnos Trabalho com crns de visualizao Stress factores profissionais e extra profissionais (caso particular da mulher)

Medidas de preveno Anlise de um posto de trabalho Legislao e normalizao aplicveis

4. Bibliografia / Outros Recursos


DUL, J.; WEERDMEESTER, B.; Ergonomia Prtica, Editora Edgard Bltcher Ltda. FAVERGE, J. M. (1966) L`analyse du travail en terme de rgulation, L`ergonomie des processus industriels, ditions de L`Institut de Sociologie de l`Universit Libre de Bruxelles, Bruxelles. FRIEDMANN, G. (1968) O Futuro do Trabalho Humano, Moraes Editores, Lisboa 29

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 7: Abordagem ergonmica na anlise do trabalho

GENDRIER, M. (1988). Lergomotricit. Marseille : Presses Universitaires de Grenoble GRANDJEAN, Etienne; Manual de Ergonomia Adaptando o trabalho ao Homem, Bookman, 4 Edio. JACOB, S.; FRANCONE,C.; LOSSOW, W.; Anatomia e Fisiologia Humana, Editora Interamericana,5 edio. KNUTSEN, K. ; HAMILL, J. (1999). Bases Biomecnicas do Movimento Humano. S. Paulo: Ed. Manole. LACOMBLEZ, M.; Silva, A.; Freitas, I. (1996) Ergonomia e Antropometria, Universidade Aberta, Lisboa. LAVILLE, A. (1976) Ergonomia, Editora Pedaggica e Universitria Lda, Brasil. LEPLAT, J. (1985) Erreur humaine et fiabilit humaine dans le travail, Armand Colin, Paris. LEPLAT, J. (1974) Les accidents du travail, P.U.F., Paris. LEPLAT E CUNNY (1977). Introdution la Psycologie du Travail, Paris. LIDA, ITIRO (1990). Projecto e Produo, Editora LOHMAN, T.G.; ROCHE, A.F. & MARTORELL, R. (1988). Antropometric Standardization Reference Manual. Champaign, IIIinois: Human Kinetics. LUTTGENS, K. et al. (1985). Kinesiologia. Bases Cientficas del Movimiento Humano. Madrid: Ed. Pila Telea. MACDOUGALL, J.D.; WENGER, H.A. & GREEN, H.J. (1995). Evaluacin fisiolgica del deportista. Barcelona: Ed Paidotribo. McCAEN, M. & JEANNEROD, M. (1978). Du contrle moteur lrganization du geste. Paris: Ed. Masson. MONTMOLLIN, M. (1995). A Ergonomia. Lisboa: Ed. Piaget REBELO, F (2004); Ergonomia no dia a dia, Editora Edies Slabo SPERANDIO, J.C.(1977). Trait de psycologie du travail TANNER, J.M.; WHITEHOUSE, R.W.; MARSHALL, W. & HEALEY, M.R. (1975). Assessment of skeletal maturity and prediction of adult stature (TW2 method). London: Academic Press. TICHAUER, E. (1978). The Biomechanical Basis of Ergonomics. Anatomy Applied to the design of Work Situations. New York: John Wiley & Sons. UDCGT, CFDT de llsre. (1987). Conditions de travail et sant. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble. VELAZQUEZ, F. F. E AL; Manual de Ergonomia, Fundacion MAPFRE, Madrid.

30

Programa de SADE OCUPACIONAL E ERGONOMIA TCNICO DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO E AMBIENTE

Cursos Profissionais

Mdulo 7: Abordagem ergonmica na anlise do trabalho

ENDEREOS DA INTERNET ACTIVOS EM MAIO DE 2005

Agncia Europ. para a Seg. e a Sade no Trabalho http://europe.osha.eu.int/index.php?lang=pt Associao Portuguesa de Ergonomia (APERGO) www.apergo.pt Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) - www.abergo.org.br Comisso para a Igualdade no Trabalho e no Emprego www.cite.gov.pt Confederao Nacional de aco sobre o Trabalho Infantil www.cnati.pt Departamento de Estatstica do Trabalho, Emprego e Formao www.detef.pt Dirio da Repblica Electrnico INCM - www.dr.incm.pt Direco Geral do Emprego e das Relaes de Trabalho www.dgct.mts.gov.pt Direco Geral de Sade www.dgsaude.pt Ergonomia - www.ergonet.com.br Ergonomia - www.ergonomia.cbj.net Ergonomia - www.usernomics.com.br

31

Das könnte Ihnen auch gefallen