Sie sind auf Seite 1von 5

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

JEFFERSON ALEXANDRE DA SILVA VIEIRA


CURSANDO BACHARELADO EM DIREITO PERODO 5A CADEIRA DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DELMIRO NETO BREVE EXPOSIO A RESPEITO DE ATOS PROCESSUAIS

Atos Processuais Atos processuais so os atos do processo, que tm por efeito a constituio, conservao, desenvolvimento, modificao ou cessao da relao processual. Diferenciam-se dos demais atos jurdicos pelo fato de pertencerem ao processo e produzirem efeito jurdico direto e imediato sobre a relao processual, seja na sua constituio, desenvolvimento ou extino (Humberto Theodoro Junior. Curso de Direito Processual Civil. 41 edio. Vol. I. p. 199). Os atos processuais so espcies de atos jurdicos. Atos das Partes Parte, em sentido processual, aquela que ingressa com a ao postulando a tutela jurisdiconal (autor/parte ativa) e aquela contra quem se ingressa com a ao (ru/parte passiva). Os demais participantes da relao processual (juiz) ou do processo (advogado, MP, auxiliares da justia etc) no so partes. Os atos das partes esto descritos nos arts. 158 a 161 do CPC (petio inicial, contestao, conciliao, provas produzidas, documentos juntados, demais peties).

Art. 158. Os atos das partes, consistentes em declaraes unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituio, a modificao ou a extino de direitos processuais.
Pargrafo nico. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena.

Art. 159. Salvo no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados, todas as peties e documentos que instrurem o processo, no constantes de registro pblico, sero sempre acompanhados de cpia, datada e assinada por quem os oferecer.

1o Depois de conferir a cpia, o escrivo ou chefe da secretaria ir formando autos suplementares, dos quais

constar a reproduo de todos os atos e termos do processo original. 2o Os autos suplementares s sairo de cartrio para concluso ao juiz, na falta dos autos originais.

Art. 160. Podero as partes exigir recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio. Art. 161. defeso lanar, nos autos, cotas marginais ou interlineares; o juiz mandar risc-las, impondo a quem as escrever multa correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo.

Esses atos podem classificar-se em: a) atos postulatrios; b) atos instrutrios; c) atos dispositivos; e d) atos reais ou materiais.

Atos postulatrios so aqueles por meio dos quais as partes procuram obter um pronunciamento do juiz a respeito da lide ou do desenvolvimento da prpria relao processual (petio inicial; contestao, recursos, a petio propondo a denunciao da lide ou o chamamento ao processo, reconveno etc.). Atos instrutrios so aqueles praticados pelas partes com o fim de trazer ao processo elementos de prova com os quais pretendam comprovar suas alegaes. Atos probatrios so aqueles pelos quais a parte formula o pedido de prova e atos por meio dos quais ela realiza a produo da prova. Atos dispositivos so aqueles por meio dos quais as partes renunciam a algum direito ou vantagem processual, tais como a desistncia da ao e a renncia ou desistncia do recurso, a transao e a desistncia de algum prazo ou de certa prova j proposta e admitida pelo juiz. Atos reais ou materiais so aqueles que as partes praticam atravs de uma conduta processual concreta, tais como o comparecimento a uma audincia, a entrega em cartrio de alguma petio ou documento, o pagamento de custas, etc.

Atos do Juiz Segundo a classificao empregada pelo legislador brasileiro (art.162 CPC), os atos do juiz consistem em sentenas, decises interlocutrias e despachos.

Sentena o ato jurisdicional por excelncia e consiste no provimento que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 do CPC. Conforme art. 267, extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: quando o juiz indeferir a petio inicial; quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; pela conveno de arbitragem; quando o autor desistir da ao; quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; quando ocorrer confuso entre autor e ru; nos demais casos prescritos no CPC. Conforme art. 269, haver resoluo de mrito: quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; quando as partes transigirem; quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao. Nas hipteses previstas no art. 267 do CPC a sentena julga a causa sem resolver o mrito. Nas hipteses do art. 269 a sentena julga a causa com resoluo do mrito. Somente neste caso forma-se a coisa julgada material: no pode ser proposta a mesma ao novamente. So requisitos essenciais da sentena (CPC, art. 458): a) o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; b) os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; c) o dispositivo, em que o juiz resolver as questes deduzidas pelas partes. Decises interlocutrias so atos por meio dos quais o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente (CPC, art. 162, 3), isto , uma questo que surge durante o trmite do processo e no d um fim a ele. Exemplo: concesso de liminar em mandado de segurana, deferimento de provas, com anlise de preliminares. Tais decises tm contedo decisrio, e h recurso

contra elas, por meio de Agravo, que pode ser retido (em regra) ou de Instrumento. Este interposto perante o Tribunal Regional Federal (no caso da Justia Federal) ou perante o Tribunal de Justia (se for a Justia Estadual), desde que se trata de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida. Despachos (de mero expediente): so todos os demais atos que o juiz pratica no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, sem contedo decisrio, em relao ao qual a lei no estabeleceu outra forma (CPC, art. 162, 3), ou seja, no sentena ou deciso interlocutria. Por exemplo: quando o juiz determina a citao do ru para apresentar contestao. So, em regra, irrecorrveis, isto , no h possibilidade de recurso contra eles. Alm dos atos decisrios, que constituem o ncleo da atividade jurisdicional, pratica o juiz, no curso do processo, ainda, atos de documentao, quando, por exemplo, rubrica as folhas dos autos, assina termos e atos processuais; e atos reais, tambm chamados atos materiais, tais como a inspeo de lugares, coisas ou pessoas; o ato de presidir a uma audincia, ouvir testemunhas, etc. Atos dos Auxiliares de Justia So aqueles atos realizados pelo escrivo ou por serventurios da justia e destinados documentao do processo. So realizados pelo Cartrio (Justia Estadual) ou Secretaria (esta, na Justia Federal): mandados (citao, intimao, priso, alvars, carta precatria, carta de ordem, carta rogatria, carta de arrematao etc.). Termos processuais: so aqueles atos realizados pelo escrivo ou por serventurios da justia e destinados documentao do processo: termo de autuao, de juntada, de remessa, de apensamento, de desentranhamento, de vista, de concluso, de recebimento, de compromisso (fiel depositrio, curador); de audincia (se documenta o ocorrido na audincia), de interrogatrio (interrogatrio do ru). Os arts. 166 a 171 do CPC dispem sobre tais tipos de atos:

Art. 166. Ao receber a petio inicial de qualquer processo, o escrivo a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero

de seu registro, os nomes das partes e a data do seu incio; e proceder do mesmo modo quanto aos volumes que se forem formando. Art. 167. O escrivo numerar e rubricar todas as folhas dos autos, procedendo da mesma forma quanto aos suplementares.

Pargrafo nico. s partes, aos advogados, aos rgos do Ministrio Pblico, aos peritos e s testemunhas facultado rubricar as folhas correspondentes aos atos em que intervieram.

Art. 168. Os termos de juntada, vista, concluso e outros semelhantes constaro de notas datadas e rubricadas pelo escrivo. Art. 169. Os atos e termos do processo sero datilografados ou escritos com tinta escura e indelvel, assinando-os as pessoas que neles intervieram. Quando estas no puderem ou no quiserem firm-los, o escrivo certificar, nos autos, a ocorrncia.

Pargrafo nico. vedado usar abreviaturas

Art. 170. lcito o uso da taquigrafia, da estenotipia, ou de outro mtodo idneo, em qualquer juzo ou tribunal Art. 171. No se admitem, nos atos e termos, espaos em branco, bem como entrelinhas, emendas ou rasuras, salvo se aqueles forem inutilizados e estas expressamente ressalvadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen