Sie sind auf Seite 1von 3

geberit = marca mais conhecida PPR = aquaterm tigre hidronil = pvc-u coprax = tubo azul como ppr (aquaterm).

pode ser revestido com aluminio ou nao ======================================= - Eu recomendo sempre, seja agua fria, seja agua quente (devidamente isolada), a aplicao de tubagem MULTIPLEX, tipo MEPLA + os seus acessrios (GEBERIT) - A sugesto por uma canalizao nova em Idronil para aguas frias e quentes - Vou mudar as canalizaes, j decidi por PPR Segundo li, devo escolher o diametro das tubagens em funo da sua importncia, assim pareceu-me correcto o seguinte : 32mm > Ramal Principal que vai desde o contador a cada uma das 3 torneiras de se gurana 25mm > Ramal principal de onde derivam os diversos ponto de gua, e vai directo a 25mm para os chuveiros e Esquentador 20mm > Todos os pontos de gua que derivam do ramal dos 25mm (excepto chuveiros qu e so a 25) http://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=11605 - Uma questo deveras importante a homologao da tubagem a aplicar que tem que ter a certificao do LNEC - Mudei a canalizao de uma casa para a qual me irei mudar, o material usado foi co mprax (creio ser este o nome daqueles tudos azuis certo?) - A canalizao em PPR mais barata que o PEX e de mais facil instalao,basta saber o es sencial ,as medidas a utilizar e o elementar no manuseamento do material para qu alquer um ser canalizador.O PEX no bem assim,de facil instalao tem pouco. gua quente e fria ,tanto um como o outro so idnticos ,poucas perdas de temperatura.Custos em mdia 50,00 por ponto de gua,depende muito da zona do pais onde se encontra. a minh a opinio de certeza haver outras. - Vou montar um sistema de PPR e vou utilizar vlvulas de esfera normais. Na loja s tinham as vlvulas em inox, que teoricamente tm maior durabilidade. Os acessrios de PPR com rosca tm as terminaes em lato niquelado. A minha questo : ao enroscar os dois, mesmo com linho ou teflon nas roscas, irei t er problemas de corroso devido ao facto de serem 2 metais diferentes? melhor colocar vlvulas em lato? - Confirmem-me por favor se esta medida a mais universal, ou se convm comprar a s anita antes de colocar os tubos novos dos esgotos. Mais coisas : >Misturadora da banheira, 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e deve ficar uns 20 cms acima da banheira , certo ? >Misturadora da base de duche (no estou interessado em coluna de chuveiro daquela s xpto) - os mesmos 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e alt ura cerca de 1 metro do chao , certo ? >Agua quente e fria para o bid - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 20 cm do cho , certo ? >Agua quente e fria para o lavatrio - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 60 cm do cho , certo ? >Tubos que vm da cozinha ao 1WC e depois derivam para o segundo WC : Tubos de diam etro 20 ? NOTA: Entre as duas WC preciso de fazer uma derivao para uma mquina de la var. Por isto, ser que deveria meter o tubo da agua fria maior que 20 ?

- tipos Ento aqui vai alguns... Pex Utiliza-se na Rede de gua para consumo, rede sanitria de gua quente e fria, instalaes de aquecimento central. Multicamada- composto por 5 camadas distintas, o pe reticulado, camada adesiva, aluminio, camada adesiva, pe reticulado. Utiliza-se nas mesmas redes que o PEX. PPR Utiliza-se nas redes de agua fria ou quente, redes de ar comprimido, redes de tr ansporte de fluidos agressivos, redes de aquecimento central, transporte de alim entos liquidos. cobre. Ao galvanizado. Ao inox ppar hidronil Redes de Canalizao de gua Tubos/Acess.POLIBUTILENO Sistema de tubagens e acessrios em Polibutileno (PB), ideal p/ conduo de agua potvel QUENTE e FRIA, AQUECIMENTO CENTRAL, e de um modo geral em todos os usos domstico s de agua tais como, agua arrefecida, tratada, etc, bem como instalaes de ar compr imido (sem leo).

Tubagens As tubagens so fornecidas em Varas ou em Rolos, de Medidas desde 15 a 225mm

Tecnologia de Unio Juno de tubagens As tubagens e os acessrios so totalmente compatveis uns com os outros, a juno executa da de acordo com as instrues fornecidas garante a mxima qualidade da instalao c/ a ap licao deste produto. A instalao dos acessrios s tubagens poder ser efectuada pelo sistema PUSH-FIT (encaix e rpido), TERMOFUSO ou ELECTROFUSO.

- Por mim prefiro o multipex, facilmente moldvel, de reparao fcil em caso de alguma ruptura acidental, e possvelmente poder sair-lhe mais barato uma vez que exige men

os tempo de mo de obra que o inox. Pode ainda caso queira, escond-lo com calha tcnica, e no transmite a temperatura qu e o inox transmite para o exterior (menos perdas). Este tubo funciona com acessrios de cravamento, e se voc que vai fazer, pode onde comprar o tubo alugar uma mquina e respectivas matrizes (so bastantes j as empresas que vendem o tubo e alugam as mquinas, uns anos tnhamos de compr-las se quisessemo s, ou em alternativa eles ofereciam e em contrapartida tinhamos de comprar duran te um ano uma estupidez de kilmetros de tubo e acessrios). - Acho que melhor opo um Multicamada ou PPR, menor necessidade de isolamento e pos sivelmente mais barato, e durabilidade garantida. Solues: Multicamada Geberit MEPLA Multicamada REHAU Geberit Mapress (INOX) Multicamada ( por Ex: Uponor RTM )

Das könnte Ihnen auch gefallen