Sie sind auf Seite 1von 8

CONTRATO DE LOCAO DE IMVEL URBANO

Contrato n____________ Processo n____________ CONTRATO DE LOCAO DE IMVEL URBANO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DO ESPRITO SANTO E _________________________.

O Estado do Esprito Santo, por intermdio do _________(nome do rgo)_________, adiante denominado Contratante, rgo da Administrao Direta do Poder Executivo, inscrita no CNPJ sob o n ___________________ com sede na ___________(endereo completo)___________, representada legalmente pelo seu Secretrio _________(nome, nacionalidade, estado civil e profisso)__________, CPF/MF n__________________, residente e domiciliado __________(endereo completo)___________, e a Empresa _____________, doravante denominada, adiante denominada LOCATRIA, __________________(nome, nacionalidade, estado civil, profisso)________, residente e domiciliado na ____________(endereo completo)___________, inscrito no CPF/MF sob o n ____________ , doravante denominado LOCADOR, ajustam o presente CONTRATO DE LOCAO DE IMVEL URBANO, nos termos da Lei Federal n 8.666, de 21 de junho de 1993, especialmente do artigo 62, 3 do referido diploma legal, e da Lei Federal n 8.245, de 18 de outubro de 1991, e suas alteraes posteriores, e de acordo com o processo administrativo n _____________, parte integrante deste instrumento independentemente de transcrio, juntamente com o laudo de vistoria e avaliao do imvel, datado de ___/___/___, que se reger pelas seguintes clusulas:

CLUSULA PRIMEIRA 1 DO OBJETO 1.1 - Este contrato tem por objeto a locao do imvel localizado na ______ (rua, avenida, nmero, lote, edifcio, bairro, distrito, municpio, estado), matriculado no Cartrio de Imveis da Comarca de __________ sob o n _______, livro ____ folha ____.

CLSULA SEGUNDA 2- DA FINALIDADE PBLICA A SER ATENDIDA 2.1 - A presente locao visa a atender finalidade pblica, sendo o imvel locado utilizado para ______(especificar qual ser a destinao do imvel)____. PARGRAFO PRIMEIRO Fica convencionado entre as partes que, por razes de interesse pblico, poder o LOCATRIO alterar a finalidade pblica a ser atendida pela presente locao, a qualquer tempo, sem que isso acarrete resciso do contrato, multa ou o dever de pagar qualquer indenizao ao LOCADOR.

PARGRAFO SEGUNDO A modificao na destinao a ser dada ao imvel ser formalizada atravs de termo aditivo, previamente analisado pela Procuradoria Geral do Estado.

CLSULA TERCEIRA 3 - DO PRAZO 3.1 - O prazo da presente locao de 12 (doze) meses, iniciando-se em _____ (dia, ms e ano)_________ e cessando de pleno direito em ________(dia ms e ano)________, independente de notificao, aviso ou interpelao judicial ou extrajudicial, obrigando-se o LOCATRIO a desocupar o imvel ora locado, na data antes referida, entregando-o nas condies previstas neste instrumento contratual. PARGRAFO PRIMEIRO O contrato poder ser sucessivamente prorrogado pelas partes, enquanto houver necessidade pblica a ser atendida atravs da presente contratao, mediante assinatura de termo aditivo, aps apresentao de justificativa por escrito e autorizao da autoridade competente para celebrar o contrato em nome do LOCATRIO. PARGRAFO SEGUNDO Para a extenso do prazo contratual indispensvel prvia anlise por parte da Procuradoria Geral do Estado, rgo ao qual deve ser encaminhado o pedido de renovao, em tempo hbil para a devida apreciao. PARGRAFO TERCEIRO vedada a prorrogao automtica do presente contrato e, na hiptese de irregularmente verificar-se a continuidade de utilizao do imvel pelo LOCATRIO aps findo o prazo ajustado entre as partes no ocorrer a transformao do contrato em pacto por prazo indeterminado.

CLUSULA QUARTA 4 - DO ALUGUEL Tendo em vista o laudo confeccionado aps vistoria e avaliao do imvel por parte do LOCATRIO, datado de __/__/___, elaborado em considerao s caractersticas do bem e aos valores praticados no mercado imobilirio da regio, as partes fixam o aluguel inicial mensal em R$ ___________(valor por extenso)_____,. PARGRAFO PRIMEIRO O LOCADOR anui expressamente com o resultado do laudo de vistoria e avaliao mencionado nesta clusula.

PARGRAFO SEGUNDO Nos termos da Lei Federal n 10.192, de 14.02.2001, a cada perodo de 12 (doze) meses, contados da data da proposta ou do ltimo reajuste, permitido o reajustamento do valor do aluguel. PARGRAFO TERCEIRO O reajuste do preo contratado levar em considerao o ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, ou outro ndice que vier a substitu-lo. PARGRAFO QUARTO Compete ao LOCADOR a iniciativa e o encargo do clculo minucioso de cada reajuste a ser aprovado pela LOCATRIA, juntando-se a respectiva memorial de clculo do reajuste. PARGRAFO QUINTO O reajuste ser efetuado por meio de simples apostilamento, nos termos do artigo 65, pargrafo 8, da Lei Federal n. 8.666/93, dispensada a anlise prvia pela Procuradoria Geral do Estado.

CLUSULA QUINTA 5 - DO PAGAMENTO 5.1 - O LOCATRIO pagar ao LOCADOR o aluguel do ms de referncia todo quinto dia til do ms subseqente. PARGRAFO PRIMEIRO Na hiptese de atraso no pagamento incidir multa financeira nos seguintes termos: V.M = V.F x 12 x ND 100 360 Onde: V.M. = Valor da Multa Financeira. V.F. = Valor da Nota Fiscal referente ao ms em atraso. ND = Nmero de dias em atraso.

PARGRAFO SEGUNDO A liquidao das despesas obedecer rigorosamente as disposies da Lei Federal n 4.320/64, assim como da Lei Estadual n 2.583/71 (Cdigo Financeiro), e suas alteraes posteriores.

PARGRAFO TERCEIRO defeso ao LOCADOR exigir o pagamento antecipado do aluguel. PARGRAFO QUARTO O pagamento ser realizado atravs de transferncia bancria, para conta- corrente a ser informada pelo LOCADOR.

CLUSULA SEXTA 6 - DA FONTE DOS RECURSOS 6.1- As despesas decorrentes da presente contratao correro conta da atividade n ............ ................, Elemento de Despesa n ........... do oramento da (SIGLA DO RGO) para o exerccio de ...................

CLUSULA STIMA 7 - DAS OBRIGAES DO LOCADOR 7.1 - O LOCADOR obrigado a: I entregar ao LOCATRIO o imvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina e na data fixada neste instrumento; II garantir, durante o tempo da locao, o uso pacfico do imvel locado; III responder pelos vcios e defeitos anteriores locao; IV fornecer ao LOCATRIO recibo discriminado das importncias a este pagas, vedada a quitao genrica; V pagar as taxas de administrao imobiliria e de intermediaes, se existirem; VI pagar os impostos e taxas, e ainda o prmio de seguro contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imvel; VII pagar as despesas extraordinrias de condomnio, a se incluindo todas aquelas que no se refiram a gastos rotineiros de manuteno do edifcio, especialmente as enumeradas no pargrafo nico do artigo 22 da Lei n 8.245/91.

CLUSULA OITAVA 8 - DAS OBRIGAES DO LOCATRIO 8.1- O LOCATRIO obrigado a:


4

I pagar pontualmente o aluguel; II utilizar o imvel para atendimento de finalidade pblica; III restituir o imvel, finda a locao, no estado em que o recebeu, salvo as deterioraes decorrentes de seu uso normal e aquelas decorrentes de caso fortuito ou fora maior; IV levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparao a este incumba, bem como as eventuais turbaes de terceiros; V realizar a imediata reparao dos danos verificados no imvel ou nas suas instalaes provocados por si ou seus agentes; VI entregar imediatamente ao LOCADOR os documentos de cobrana de tributos e encargos condominiais de sua responsabilidade, bem como qualquer intimao, multa ou exigncia de autoridade pblica, ainda que dirigida a ele, LOCATRIO; VII pagar as despesas relativas ao consumo de energia eltrica, gs, gua e esgoto e ao servio de telefonia ou outros meios de comunicao; VIII permitir a vistoria do imvel pelo locador ou por seu mandatrio, mediante combinao prvia, de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado por terceiros, na hiptese de alienao do mesmo em quando no possuir interesse no exerccio de seu direito de preferncia de aquisio; IX pagar as despesas ordinrias de condomnio, entendidas como tais aquelas necessrias conservao e manuteno do imvel, notadamente as enumeradas no 1 do artigo 23 da Lei n 8.245/91; X permitir a realizao de reparos urgentes pelo LOCADOR, com direito a abatimento do valor do aluguel na hiptese de os reparos durarem mais de 10 (dez) dias e a rescindir o contrato caso seja ultrapassado o prazo de 30 (trinta) dias.

CLUSULA NONA 9 - DAS PRERROGATIVAS DO LOCATRIO 9.1 - Com base no 3 do artigo 62 e no artigo 58, I e II da Lei n 8.666/93 so atribudas ao LOCATRIO as seguintes prerrogativas: I - modificar unilateralmente o contrato para melhor adequao ao atendimento da finalidade de interesse pblico a que se destina, sendo sempre assegurada ao LOCADOR a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do ajuste; II - rescindir unilateralmente o contrato, independentemente do pagamento de multa ou de aviso prvio, aps autorizao escrita e fundamentada da autoridade competente, pelos motivos a seguir: a) no cumprimento ou cumprimento irregular das obrigaes do LOCADOR;

b) razes de interesse pblico, de alta relevncia e amplo conhecimento, justificadas e determinadas


5

pela mxima autoridade a que est subordinado o rgo que intermedeia o presente ajuste, e exaradas no processo administrativo a que se refere o contato; c) ocorrncia de caso fortuito ou fora maior, regularmente comprovado, impeditivo da execuo do contrato.

PARGRAFO NICO Rescindido o contrato pelos motivos enumerados nas alneas b e c desta clusula, sem que haja culpa do LOCADOR, ser o mesmo ressarcido dos prejuzos comprovadamente sofridos e ter direito ao pagamento dos aluguis relativos ao perodo em que vigeu o ajuste.

CLUSULA DCIMA 10 - DAS DEMAIS FORMAS DE RESCISO 10.1 - Alm das hipteses de resciso unilateral por parte do LOCATRIO enumeradas na clusula anterior, poder ser rescindido o presente contrato: I - por mtuo acordo entre as partes; II - em decorrncia da prtica de infrao legal ou contratual por quaisquer das partes; III em decorrncia da falta de pagamento do aluguel e demais encargos pelo LOCATRIO; IV em virtude de desapropriao do imvel, desocupao determinada pelo Poder Pblico ou incndio. PARGRAFO NICO Na hiptese de ser o locador pessoa fsica, sua morte acarreta a transmisso da locao aos herdeiros.

CLSULA DCIMA PRIMEIRA 11 DAS BENFEITORIAS 11.1 - O LOCATRIO fica desde j autorizado a realizar no imvel locado toda e quaisquer obra e benfeitoria necessria ou til para a execuo da finalidade pblica a ser atendida pela presente locao, sendo desnecessrio prvio e expresso consentimento do LOCADOR. PARGRAFO PRIMEIRO O valor de toda e qualquer benfeitoria til ou necessria no removvel sem causar danos ao imvel realizada pelo LOCATRIO poder ser abatido dos alugueis a serem pagos, at o limite mximo de 20% (vinte por cento) de cada parcela mensal, at integral ressarcimento. Abatimentos acima do percentual indicado podero ser realizados aps expresso consentimento por escrito do LOCADOR.

PARGRAFO SEGUNDO Na impossibilidade de ressarcimento pelas benfeitorias realizadas nos termos do pargrafo primeiro desta clusula, fica o LOCATRIO autorizado a reter o imvel, at que seja integralmente indenizado. PARGRAFO TERCEIRO Finda a locao, toda e qualquer benfeitoria removvel realizada pelo LOCATRIO poder ser levantada, s suas expensas, desde que sua retirada no acarrete danos ao imvel.

CLUSULA DCIMA SEGUNDA 12 - DO DIREITO DE PREFERNCIA 12.1 - Nos termos do artigo 27 e seguintes da Lei n 8.245/91, no caso de venda, promessa de venda, cesso, promessa de cesso de direitos ou dao em pagamento do imvel locado, o LOCATRIO tem preferncia para adquirir o imvel locado, em igualdade de condies com terceiros, devendo o LOCADOR dar-lhe cincia do negcio mediante notificao judicial ou extrajudicial. PARGRAFO NICO O LOCADOR ter prazo de 30 (trinta) dias para manifestar de forma inequvoca sua inteno em adquirir o imvel.

CLUSULA DCIMA TERCEIRA 13 DA CONTINUIDADE DA LOCAO 13.1 - Na hiptese de o LOCATRIO no possuir interesse em adquirir o imvel locado, fica desde j acertado, conforme artigo 8 da Lei n 8.245/91, que para o caso de sua alienao ou cesso a terceiros permanecer vigente o presente contrato de locao.

CLUSULA DCIMA QUARTA 14 DA PUBLICIDADE 14.1 - O presente contrato ser publicado na imprensa oficial, na forma do pargrafo nico do artigo 61 da Lei n 8.666/93, como condio indispensvel sua eficcia.

CLUSULA DCIMA QUINTA 15 DA AVERBAO 15.1 - O presente contrato ser averbado junto matrcula do imvel logo aps a sua publicao.

CLUSULA DCIMA SEXTA 16 DOS ADITAMENTOS 16.1 - Toda e qualquer modificao dos termos do presente ajuste ser formalizada atravs de termo aditivo, aps prvia manifestao da Procuradoria Geral do Estado, em conformidade com o disposto no pargrafo nico do artigo 21 da Lei Complementar Estadual n 88/96.

CLUSULA DCIMA STIMA 17 DO FORO 17.1 - Fica estabelecido o Foro de Vitria, Comarca da Capital do Estado do Esprito Santo para dirimir quaisquer dvidas oriundas direta ou indiretamente deste instrumento, renunciando-se expressamente a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, assim, por estarem justos e contratos, assinam o presente instrumento em 03 (trs) vias de igual teor e forma. Vitria, ___(dia, ms e ano)__.

LOCADOR

LOCATRIO

Testemunhas: _______________________ Nome N CPF ou RG ______________________ Nome N CPF ou RG

Das könnte Ihnen auch gefallen