Sie sind auf Seite 1von 3

CUERPOaTEXTO / CORPOaTEXTO

Sbado 8.12.2012
Boletn del fin de semana # 1 / Boletn do fim de semana # 1

Apresentao do VI ENAPOL

Um novo Encontro Americano toma existncia entre ns: o VI ENAPOL. A seguir apresentamos o boletim que ser o meio para lhes informar, entrar em contato, debater e pesquisar: CORPOaTEXTO. Como se de um jornal se tratasse, chegar para vocs no fim de semana, e tomaro o caf da manha no sbado ou no domingo enquanto o leem. Trata-se do primeiro de uma serie, que gostaramos fosse intensa e interessante, sob os mltiples temas que podem se desprender do ttulo do nosso VI Encontro Americano: "Falar com o corpo. A crise das normas e a agitao do real". Sero textos de pesquisa ou tericos, ou bem clnicos, que, aos poucos, iro construindo um campo de saber que preparar nosso encontro para o prximo ms de novembro. Neste nmero, vocs encontraro a Apresentao, do dia 27 de outubro, nas Jornadas da NEL em Medelln, de Elisa Alvarenga, Presidenta da FAPOL (Federao Americana da Psicanlise da Orientao Lacaniana). Esperamos que possa se produzir um verdadeiro trabalho na nossa comunidade psicanaltica em Amrica.

Ricardo Seldes - Presidente ENAPOL Patricio Alvarez - Director ENAPOL

Falar com o corpo A crise das normas e a agitao do real

Elisa Alvarenga Presidente de la FAPOL

O que um corpo? o corpo o que sobrevive ao naufrgio do simblico. (Jacques-Alain Miller, citado por Eric Laurent na ENAPOL III, 2007, Belo Horizonte)(1)

Nos tempos de uma nova ordem simblica, que no da conta da desordem no real falaremos com o corpo frente crise das normas e a agitao do real (2). A crise das normas se manifesta, entre outras coisas, como crise das classificaes, que para nos se apresenta com a clnica continuista no ltimo ensino de Lacan. Trata-se de diferenciar esta clnica, por exemplo, da clnica dimensional do DSM V, que teremos no prximo ano. Como se manifesta a agitao do real? Violncia, infraes, agressividade, automutilaes, sintomas alimentares, drogas, alcoolismo, pnico, solido, passagens ao ato, hiperatividade. O mal-estar na civilizao cresceu muito desde Freud. A desordem na civilizao provoca o acesso excessivo aos psicotrpicos, s psicoterapias autoritrias, aos intentos de regular, avaliar. Frente a isso, qual a potencia do discurso analtico? Embora seja filho da cincia e do capitalismo, sua potencia vem do fato de que desmasificante, que rompe com os discursos conformistas. Na poca do Outro que no existe, na anlise se inventa um Outro medida de cada um. Nem sempre esse Outro suposto saber - temos a o Um sozinho. Um exemplo a epidemia de jovens que no saem das suas casas, que dormem durante o dia e passam a noite com seus computadores. Se no h inicialmente sujeito suposto saber, h sintoma. O sentido pode desaparecer, porm o real do sintoma permanece. O encontro do significante com o corpo produz um acontecimento do corpo, o surgimento de um gozo que nunca retorna a zero. Para fazer com isso sem o inconsciente simblico e suas interpretaes, preciso tempo. Se trata ai de um novo conceito, o inconsciente real que no se decifra, seno que causa o ciframento simblico do inconsciente. Se o corpo no fala, seno que goza no silencio das pulses, com esse corpo que se tratar de

falar, de fazer falar. Falar com o corpo est no horizonte de toda interpretao, e pode vir em seu lugar, tanto para o analisante como para o analista. O analista oferece o seu corpo para que o paciente aloje seu excesso de gozo e faa existir o inconsciente. A anlise dura enquanto o insolvel de cada um seja impossvel de suportar. A anlise termina quando o sujeito est feliz de viver, diz Lacan (3). Invitamos a todos os aqui presentes a tomar suas perguntas e temas de trabalho, se organizando em cartis com seus colegas, com colegas de outras Sedes e mesmo das outras duas Escolas de Amrica, a EOL e a EBP. Encontraremo-nos, de novo, com nossos corpos, dentro de um ano, em Buenos Aires, renovando o prazer que tivemos de estar e trabalhar juntos aqui em Medelln.

(1) Cf. LAURENT, E. : A Classificao, in Opo Lacaniana 51 , SP, abril 2008, p. 120. (2) Cf. MILLER, J.-A. : Parler avec son corps, in Mental 27/28, Eurofdration de Psychanalyse, septembre 2012, p. 127-133, y MILLER, J.-A. O real no sculo XXI, in Opo Lacaniana 63, SP, junho 2012, p. 11-19. (3) Cf. LACAN, J. : Confrences et entretiens dans les universits nord-amricaines, in Scilicet 6/7, Paris, Seuil, 1976, p. 15.

Traduo: Laura Arias

Informes: Escuela de la Orientacin Lacaniana Tel: (54-11) 4811-2707 | info@enapol.com

www.enapol.com

Das könnte Ihnen auch gefallen