Sie sind auf Seite 1von 3

Praa da Paz Celestial, 20 anos depois: governantes modernos adotam silncio herdado.

Em janeiro, o governo chins libertou Liu Zhihua, um dos prisioneiros condenados por "hooliganismo" nos protestos de 1989 que culminaram com o massacre da praa de Tiananmen em Pequim. Liu tinha 24 anos quando ajudou a organizar uma greve na fbrica na qual trabalhava na cidade natal de Mao Tsetung, na provncia de Hunan. A greve na empresa estatal de mais de 10.000 trabalhadores era contra a supresso violenta das manifestaes pela democracia.

MAIS SOBRE O MASSACRE DA PAZ CELESTIAL


O crime de Liu foi incitar multides com discursos contra o governo. Ele passou 20 anos na priso, mesmo depois da China remover o crime de "hooliganismo" da lei em 1997. At hoje, o governo chins insiste que o movimento pela democracia de 1989 foi um conflito contra-revolucionrio e defende a represso aos manifestantes pacficos em Pequim e em outras partes da China na qual centenas - provavelmente milhares foram mortos pelo Exrcito da Libertao do Povo. Para aqueles fora da elite governante chinesa talvez seja difcil entender por que o governo insiste em dizer que lidou corretamente com o incidente, apesar da morte de manifestantes desarmados e transeuntes inocentes. Depois do incidente, por mais de uma dcada, a China foi governada por homens diretamente envolvidos na deciso de enviar tanques, tais como o ex-primeiroministro Li Peng e outros elevados aos seus cargos como resultado do conflito, inclusive o ex-presidente Jian Zemin. Muitos de seus sucessores no poder hoje no so diretamente associados aos eventos de 20 anos atrs, mas no demonstraram a menor inclinao pela reavaliao ou reconciliao. Um porta-voz do Ministrio de Relaes Exteriores reiterou recentemente a posio oficial que a represso do movimento pavimentou o caminho para o sucesso econmico. "Os fatos provaram que o caminho socialista com caractersticas chinesas que perseguimos est no interesse fundamental de nosso povo e reflete as aspiraes de toda a nao", disse Ma Zhaoxu, em resposta questo de um reprter estrangeiro. "Na China, os atuais lderes no tm razo para mudar o veredicto de seus predecessores, porque sua legitimidade est em sua herana", disse Bao Tong, a mais alta autoridade presa pelos protestos de 1989. Ele passou os ltimos 20 anos em priso domiciliar.

Bao alega ter organizado a publicao das memrias pstumas de Zhao Ziyang, expresidente do Partido Comunista que foi expulso por apoiar os protestos de 1989. Zhao morreu em 2005, tendo passado 16 anos sob priso domiciliar, mas seu pedido pela reavaliao da "grande tragdia" do massacre de Tiananmen atingiu um ponto sensvel. Um grupo pequeno, mas determinado de intelectuais liberais questionou a insistncia do governo que o massacre de manifestantes pacficos e desarmados foi uma precondio necessria para o crescimento econmico rpido. Em um subrbio de Pequim no ms passado, houve um seminrio clandestino depois divulgado na Internet no qual acadmicos proeminentes pediram uma discusso pblica e a reavaliao do massacre de Tiananmen. "Quais so os impactos negativos que trouxemos nossa sociedade por causa de nosso silncio nos ltimos 20 anos?", indagou Cui Weiping, professor da Academia de Cinema de Pequim. "Qual dano esse silncio fez ao nosso esprito nacional e moral?" As notcias do seminrio na Internet foram rapidamente bloqueadas pelos censores.

Foto de Jeff Widener conhecida como "O Rebelde Desconhecido de Tiananmen" Hoje, 20 anos depois, a imagem de um homem diante de um tanque na avenida da Paz Eterna mal reconhecida na China e conversas sobre mudar o veredicto oficial so restritas a reunies secretas de acadmicos liberais. Os lderes do Partido Comunista temem que uma discusso levante questes sobre sua legitimidade. As manifestaes em 1989 se concentraram em pedidos por liberdade poltica e pelo fim da corrupo oficial, duas questes com as quais o partido tem dificuldade de lidar at hoje. "Os supressores de 4 de junho tinham armas pesadas, mas no tinham noo da

histria", disse Xu Youyu, professor de filosofia da Academia Chinesa de Cincias Sociais, queles reunidos no ms passado. "Massacrar civis rir da justia e com esse ato os lderes perderam toda legitimidade." Trinta presos Estima-se que cerca de 30 pessoas ainda estejam presas por ofensas cometidas nos protestos na China em 1989. Dos libertados, ao menos oito e provavelmente mais foram presos novamente, em geral acusados de ativismo poltico ou de defender direitos humanos. Os condenados por sabotagem contra-revolucionria, "hooliganismo" e incndios propositais foram condenados morte ou priso perptua. Traduo: Deborah Weinberg

Das könnte Ihnen auch gefallen