Sie sind auf Seite 1von 2

Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonalves Caxias(MA), ___/12/12.

Avaliao de Fsica Professor: Jos Roberto Nunes Aluno: ________________________________ N ___ Turma: 1 ___
01. (UEPA) Na parte final de seu livro Discursos e demonstraes concernentes a duas novas cincias, publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento do projtil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lanado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se mover indefinidamente ao longo desse plano, com um movimento uniforme e perptuo, se tal plano for limitado." O princpio fsico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima : a) o princpio da inrcia ou primeira lei de Newton. b) o princpio fundamental da Dinmica ou Segunda Lei de Newton. c) o princpio da ao e reao ou terceira Lei de Newton. d) a Lei da gravitao Universal. e) o princpio da energia cintica 02. (PUC-PR) Dois corpos A e B (m A = 4 kg e mB = 6 kg) esto ligados por um fio ideal que passa por uma polia sem atrito, conforme a figura. Entre o corpo A e o apoio no h atrito. Considerando-se g = 10 m/s 2, a acelerao dos corpos e a fora de trao no fio valem: a) 5 m/s2 e 30 N. b) 3 m/s2 e 30 N. c) 8 m/s2 e 80 N. d) 2 m/s2 e 100 N. e) 6 m/s2 e 24 N. 04. (UFMA) Ao ser examinado sobre o movimento dos planetas, um aluno escreveu os seguintes enunciados para as leis de Kepler. I. Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma rbita elptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. II. O segmento de reta que une um planeta ao Sol varre" reas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos. III. Os quadrados dos perodos de revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos raios mdios das rbitas. Dos enunciados acima est(o) correto(s): a) todos. b) nenhum. c) somente I. d) somente II. e) somente III. 05. (Mackenzie) Dois satlites de um planeta tm perodos de revoluo de 32 dias e 256 dias, respectivamente. Se o raio da rbita do primeiro satlite vale 1 unidade, ento o raio da rbita do segundo ser: a) 4 unidades b) 8 unidades c) 16 unidades d) 64 unidades e) 128 unidades 06. Um satlite artificial S descreve uma rbita elptica em torno da Terra, sendo que a Terra est no foco, conforme a figura adiante.

03.Tendo em vista as Leis de Kepler sobre os movimento dos planetas, podese afirmar que: a)a velocidade de um planeta, em sua rbita, aumenta medida que ele se afasta do sol; b)o perodo de revoluo de um planeta tanto maior quanto maior for sua distncia do sol; c)o perodo de revoluo de um planeta tanto meno r quanto maior for sua massa; d)o perodo de rotao de um planeta, em torno de se u eixo, tanto maior quanto maior for seu o perodo de revol uo; e)o sol se encontra situado exatamente no centro da rbita elptica descrita por um dado planeta.

Indique a alternativa correta: a) A velocidade do satlite sempre constante. b) A velocidade do satlite cresce medida que o satlite caminha ao longo da curva ABC. c) A velocidade do ponto B mxima. d) A velocidade do ponto D mnima. e) A velocidade tangencial do satlite sempre nula.

07. Um esquiador de massa m=70 kg parte do repouso no ponto P e desce pela rampa mostrada na figura. Suponha que as perdas de energia por atrito so desprezveis e considere g=10m/s 2. Determine a energia cintica e a velocidade do esquiador quando ele passa pelo ponto Q, que est 5,0m abaixo do ponto P.

10. (UFAC) Joo e Andr empurram caixas idnticas e de mesma massa, com velocidade constante, do cho at a carroceria de um caminho. As foras aplicadas pelos dois so paralelas s rampas. Desconsidere possveis atritos, analise as afirmaes abaixo e assinale a opo correta:

MXIMO, A., ALVARENGA, B. Fsica. So Paulo: Scipione, 1999, p. 225. (com adaptaes).

a) 3.500 J e 10 m/s b) 3.500 J e 20 m/s c) 3.500 J e 30 m/s d) 3.500 J e 40 m/s e) 3.500 J e 50 m/s 08. (Unitau-SP) Quando um objeto est em queda livre: a) sua energia cintica se conserva. b) sua energia potencial gravitacional se conserva. c) no h mudana de sua energia total. d) a energia cintica se transforma em energia potencial. e) nenhum trabalho realizado sobre o objeto. 09. Determine o trabalho realizado pela fora F = 50 N, ao empurrar o carrinho por uma distncia de 2 m. Dado : cos 60o = 0,5 a)10 J b)20 J c)30 J d)40 J e)50 J

a) O trabalho realizado por Joo maior que o trabalho realizado por Andr. b) O trabalho realizado por Joo menor que o trabalho realizado por Andr. c) O trabalho realizado por Joo igual ao trabalho realizado por Andr. d) Joo faz uma fora de maior intensidade que a de Andr, para empurrar a caixa at o caminho. e) Joo faz a mesma fora que Andr, para empurrar a caixa at o caminho.

Boas Frias!

Das könnte Ihnen auch gefallen