Sie sind auf Seite 1von 23

TEMA: Envolva-se com a Cidade

Pr. Hlio Gomes Paulo - 23/9/2012

Jeremias 29.4-7

Rio de Janeiro
Formado por pessoas de vrias localidades!

A Babilnia tambm tinha pessoas de vrias localidades. Os judeus foram deportados no ano de 597 a.C; Os falsos profetas estavam na Babilnia e falavam s coisa boa; Havia medo, instabilidade, insegurana e dvida na profecia; O profeta Jeremias envia uma carta aos exilados, que otimista, mas realista; Duas estruturas profticas:

Jeremias fala para se colocar nas mos de Deus, que governa a histria, inclusive o rei Nabucodonosor executa sua vontade; Olhando nessa perspectiva, Jeremias orienta prosseguir na vida, mesmo numa terra que no queriam estar; Nesse novo local de vida eles precisam casar, dar-se em casamento, ter filhos e cri-los bem, constituir suas famlias, comprar casas e viver naquela cidade; Ns tambm, precisamos viver aqui e nos estabelecer, germinando o futuro.

As viagens missionrias no Novo Testamento plantavam igrejas e influenciavam as cidades com o Evanvelho;

Por isso...

Envolva-se com a Cidade

Construa sua vida aqui:

Tudo na vida tem um propsito e a tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3.1-8); Jeremias torna-se portador da Palavra de Deus e pronuncia sua ordem ao exilados na Babilnia: Edificai casas e habitai nelas; Viva nessa cidade, mesmo com os seus muitos problemas e grandes diferenas sociais. Podemos viver, mas no com indiferena e sim fazendo diferena;

No dia 7 de outubro podemos votar com coerncia. Podemos


nos envolver em nossa cidade e edificar uma cidade melhor;

Tem um Hino do Hinrio para o Culto Cristo que tem uma letra interessante e fala da nossa ao na cidade ele diz assim... O QUE ESTOU FAZENDO SE SOU CRISTO? O que estou fazendo se sou Cristo? Se Cristo deu-me total perdo? H muitos pobres sem lar, sem po. H muitas vidas sem salvao. Meu Cristo veio pra nos remir: o homem todo, sem dividir. No s a alma do mal salvar, tambm o corpo ressuscitar. H muita fome no meu pas, h tanta gente que infeliz! H crianas que vo morrer, h tantos velhos a padecer! Milhes no sabem como escrever, milhes de olhos no sabem ler, Nas trevas vivem sem perceber, que so escravos de outro ser.

Que estou fazendo se sou cristo? Se Cristo deu-me total perdo! H muitos pobres sem lar, sem po. H muitas vidas sem salvao. Aos poderosos eu vou pregar, aos homens ricos vou proclamar. Que a injustia contra Deus e a vil misria insulta os cus.
Texto extrado do Hinrio Para o Culto Cristo msica 552 Letra: Joo Dias de Arajo Msica: Dcio Emerique Lauretti

Alm de construir a vida na cidade que moramos, preciso que voc...

Plante coisas boas:

A planta algo interessante e intrigante ao mesmo tempo. Quando voc planta adequadamente, regando e cuidando, ela cresce. Alm disso, possui capacidade de reproduo, ou seja, de dar origem a novas plantas; O profeta diz para plantar pomares e comer o seu fruto. Para comer e ficar alimentado, primeiro precisa plantar. O plantar no texto hebraico tem o sentido de estabelecer; Em nossa cidade podemos plantar coisas boas, seja na poltica, na comunidade, na famlia, em nossa individualidade;

Voc sabe o que um vereador faz? Sabe qual a funo do prefeito? Ele tem uma equipe ou faz tudo sozinho? Os Babilnios tinham uma poltica e pegavam os melhores de cada lugar para servir em sua terra. A poltica influenciou e determinou coisas importantes na vida deles; Outro fato importante que devemos perceber a planta da f. Jeremias fala que a Babilnia serva de Deus e cumpre seus propsitos;

Jeremias orienta o povo, atravs da f em Deus e os tranquiliza no meio poltico. Os governantes so colocados e tirados do governo por Deus; O apstolo Paulo escrevendo aos Romanos, no captulo 13, versculos 1 e 2 diz o seguinte:

Todos devem sujeitar-se s autoridades do governo, pois no h autoridade que no venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por ele. Por isso, quem recusa sujeitar-se autoridade ope-se ordem de Deus, e os que fazem isso traro condenao sobre si mesmos.

Plantar lares fortes, filhos e filhas fortes (v.6); O Jornal O Globo de domingo passado, dia 16/9/2012, publicou uma reportagem dos Jovens nem nem. Segundo dados do IBGE, 20% dos jovens de 18-25 anos do nosso pas, nem trabalham, nem estudam, nem buscam emprego; O que queremos para nossos filhos e filhas? O que plantamos hoje? Alm de construir nossa vida na cidade que moramos, precisamos plantar coisas boas, mas, a cima de tudo...

Ore por ela e busque a paz:

Ore por ela e busque a paz:


Jeremias 29.7 Empenhai-vos pela prosperidade da cidade, para onde vos exilei, e orai ao Senhor em favor dela; porque a prosperidade dela ser a vossa prosperidade.

Talvez eles queriam era orar contra aquele lugar e pedir a

Deus para destru-los. O Salmo 137 bem desafiador e revela o sentimento dos exilados;

Jeremias convoca o povo a orar pela Babilnia, pois a prosperidade da cidade seria a prosperidade de todos; O clamor a Deus inclui os polticos, os policiais, os promotores e juzes. Aqueles que esto no poder e so responsveis pelas polticas pblicas devem ser alvo de nossas oraes.

O salmo 122.6-9 diz assim:

Orai pela paz de Jerusalm, prosperem os que te amam! Haja paz dentro de teus muros e prosperidade em teus palcios. Por amor aos meus irmos e amigos, direi: Haja paz em ti. Por amor casa do Senhor, nosso Deus, buscarei teu bem.

Orar um ato de amor pela cidade, por seus moradores, pelos irmos e amigos, ou seja, por todos
aqueles que vivem nessa cidade; Talvez voc ache que a poltica no um problema seu, mas ; Vdeo: http://youtu.be/I4rKCgGkfu0

PARA REFLETIR E PRATICAR


1) Voc se importa com sua cidade e ajuda construir um lugar melhor para todos ou se importa somente com voc? 2) O que voc tem plantado: em sua casa, bairro e cidade? Tem plantado f nos coraes ou tirado esperana? 3) Voc j orou pelas eleies desse ano? Clame ao Senhor por sua cidade, pois a prosperidade dela a nossa tambm.

Das könnte Ihnen auch gefallen