Sie sind auf Seite 1von 147

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

COMO FORNECER PARA A ADMINISTRAO PBLICA E REDUZIR OS RISCOS

MDULO 5
Encontrando Novas Oportunidades para o seu Negcio

2012. Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9610 / 1998). INFORMAES E CONTATOS: Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Unidade de Capacitao Empresarial UCE SGAS 604/605 - L2 Sul CEP: 70.200-645 Braslia, DF Telefone: (61) 3348-7350 Fax: (61) 3340-5095 www.sebrae.com.br Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simes (Presidente do CDN) Diretor Presidente Luiz Barretto Pereira Filho Diretor Tcnico Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administrao e Finanas Jos Claudio S. dos Santos Gerente da Unidade de Capacitao Empresarial Mirela Malvestiti Gerente da Unidade de Polticas Pblicas Bruno Quick Coordenao Nacional Daniela Cristina Mendes Batista Equipe de Trabalho Wilson Correia de Azevedo Junior Rodrigo Estrela de Freitas Consultor Conteudista Luis Maurcio Junqueira Zanin Consultora Educacional Maria Angela Soares Lopes Reviso Ortogrfica TOTVS S.A. Editorao Eletrnica TOTVS S.A.

Sumrio

MDULO 5
ENCONTRANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA O SEU NEGCIO ......................... 4 INTRODUO ................................................................................................... 5

UNIDADE 1
CONHECENDO O SISTEMA DE COMPRAS ELETRNICAS COMPRASNET. .............. 7

UNIDADE 2
CREDECIAMENTO NO SICAF E NO COMPRASNET. ...............................................19 NATUREZA JURDICA: DOCUMENTAO EXIGIDA PARA CADA NVEL DE CADASTRAMENTO. ..................................................................................20

UNIDADE 3
COTAO ELETRNICA....................................................................................74

UNIDADE 4
PREGO ELETRNICO. .....................................................................................95

RESUMO
ASSUNTOS ABORDADOS................................................................................ 143

BIBLIOGRAFIA
REFERNCIAS ................................................................................................ 144

MDULO 5

ENCONTRANDO NEGCIO

NOVAS

OPORTUNIDADES

PARA

SEU

Unidade 1: Conhecendo o sistema de compras eletrnicas Comprasnet. Unidade 2: Credenciamento no SICAF e no Comprasnet. Unidade 3: Cotao eletrnica. Unidade 4: Prego eletrnico.

O propsito deste Mdulo 5 propiciar condies para que voc desenvolva competncias para:

Compreender a importncia da busca e anlise de editais eletrnicos para encontrar novas oportunidades de negcio.

Comprometer-se em buscar novas oportunidades e realizar anlise de risco do potencial da MPE e do risco do edital em todas as licitaes encontradas.

Efetuar

cadastramento

no

portal

de

compras

do

governo

federal:

www.comprasnet.gov.br, para receber informaes e participar de compras eletrnicas.

INTRODUO A MPE precisa perceber que a forma mais segura de se proteger dos riscos e de encontrar novas oportunidades de negcio realizar a leitura minuciosa dos editais de licitao, porque ali esto tratadas de forma precisa e objetiva todos os detalhes referentes contratao que ser realizada. uma forma segura e sem intermedirios que determina e vincula o processo de aquisio. O edital apresenta todas as regras do jogo, prazos, multas e penalidades previstas. importante buscar e analisar editais eletrnicos para encontrar novas oportunidades de negcio, porque tais oportunidades esto descritas obrigatoriamente nos editais, que so a forma oficial de divulgao para garantir ampla competitividade e transparncia na contratao pblica. A MPE, atualmente, de posse das ferramentas de anlise de risco, com o conhecimento operacional mnimo envolvido na participao dos procedimentos licitatrios, poder comear a atuar em licitaes pblicas como um novo canal de negcios. Para que possa aplicar todo o conhecimento aprendido, a MPE deve em primeiro lugar, preparar uma pessoa para realizar a busca dos editais ou das oportunidades de fornecimento para, ento, efetuar suas propostas e lances. Para isso, ela precisar conhecer e dominar a estrutura das ferramentas eletrnicas. Neste mdulo voc aprender a utilizar o Comprasnet Portal de Compras do Governo Federal. Considerando que existem diferentes portais de compras importante que voc, como empresrio de pequeno empreendimento, aprenda a utilizar cada uma das ferramentas. Conforme for aprendendo e tendo sucesso em pequenas licitaes ou vencendo em itens de um prego eletrnico, poder ampliar a sua participao em licitaes maiores, sempre fazendo a anlise de risco para que possa atuar com segurana. Esse cuidado de comear a atuar eletronicamente de forma gradual e progressiva favorecer a construo de uma relao positiva com o fornecimento para a Administrao Pblica.

Neste ltimo mdulo, as buscas por oportunidades de negcios estaro focadas na utilizao de ferramentas eletrnicas para a realizao de dispensas eletrnicas, tambm chamadas de Cotaes eletrnicas e Preges.

Ento, reflita sobre as seguintes perguntas:

Qual a forma mais fcil de minha MPE ficar sabendo das oportunidades de participar de Licitaes? Como gostaria de ser informada?

Precisarei ter uma pessoa qualificada para participar das Licitaes Pblicas? Ela precisar ter algum tipo de qualificao tcnica ou operacional para atuar de forma presencial e com as ferramentas eletrnicas?

UNIDADE 1

CONHECENDO COMPRASNET.

SISTEMA

DE

COMPRAS

ELETRNICAS

Nesta Unidade 1 voc conhecer o funcionamento do site de Licitao do Governo Federal Comprasnet. Trata-se do site de compras eletrnicas mais importante do Brasil, pelo tamanho e pela quantidade de licitaes que so realizadas. Nele, voc se cadastra e busca oportunidades de negcio! Apresentaremos a navegao geral do Comprasnet, e tambm o procedimento de aquisio eletrnica de menor risco para a MPE. Voc aprender tambm a identificar onde as MPE podero verificar a regularidade fiscal no Comprasnet.

Para ajudar a voc entender melhor as explicaes, vamos voltar nossa histria da papelaria So Francisco, na qual o Sr. Francisco e o Zito esto participando do curso na sala de aula do SEBRAE.

Facilitador: - Agora vocs j sabem que necessrio que a MPE saiba acessar os sites de compras eletrnicas, alm do www.Comprasnet.com.br, para levantar possibilidades de oportunizar novos negcios para a sua empresa. Zito: - Sim! possvel acessar estes sites de qualquer computador, basta que saibamos acessar a internet, no mesmo? Facilitador: - Exato, Zito! Sr. Francisco: - Entendo, mas, por favor, voc pode nos explicar como funciona o site Comprasnet? Facilitador: - Claro, Sr. Francisco! Vou ajud-los! - O site Comprasnet um Portal da Internet, atravs do qual ocorrem os preges eletrnicos e as dispensas de licitao por meio eletrnico, (que so conhecidas como cotaes eletrnicas). Por esta pgina, pode-se acompanhar as licitaes de todos os rgos federais e consultar informaes sobre preos ofertados, licitaes agendadas e atas das licitaes. O sistema disponibiliza, ainda, toda a legislao referente a compras pblicas. - Primeiro, decorem este endereo do site: www.comprasnet.gov.br

Facilitador: - Darei uma viso geral do Comprasnet. Fazendo uma navegao na estrutura de menus, identificando quais so as funcionalidades que esto abertas e disponveis para todos os cidados.

Facilitador: - Para essa apresentao geral do Comprasnet utilizaremos diferentes telas de vrios processos licitatrios diferentes, justamente para que possam conhecer as diferentes oportunidades do Portal. Depois, no tutorial do Comprasnet, vocs tero um passo a passo com um exemplo real e, em seguida, uma avaliao detalhada de todos os pontos do manual.

Facilitador: - Agora, veja no menu superior, de acesso livre, onde esto as principais informaes para a consulta da sociedade. Podem ser utilizadas pelas MPE que ainda no foram credenciadas no sistema para que conheam quais so as oportunidades de negcio em andamento.

Facilitador: Existem alguns servios oferecidos sociedade no menu ACESSO LIVRE, que no requerem cadastro nem senha. So eles: Sicafweb; Consultas de Preges e Cotaes Eletrnicas.

10

Facilitador: - Aqui poder ser visto o SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Todos os fornecedores que desejam vender bens ou servios aos rgos da administrao pblica federal direta, autarquias e fundaes devem se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), que possui validade em todo o territrio nacional para os rgos da Administrao Pblica Federal que utilizam o Comprasnet.

11

Facilitador: - Esta opo permite aos fornecedores efetuarem o seu prcadastramento (credenciamento) no SICAF, agilizando assim o seu cadastro como fornecedor do Governo Federal. Contudo, para realmente efetivar esse cadastro, o fornecedor deve comparecer Unidade Cadastradora do SICAF (UASG Unidade Administrativa de Servios Gerais), localizada nas diversas Unidades da Federao. O cadastramento no SICAF realizado sem nus.

12

Facilitador: - Tambm poder ser aprofundada toda a anlise da temtica do Prego.

Facilitador: Aqui podem ser feitas as consultas, onde principalmente veremos a consulta das certides negativas, que sero exigidas para a comprovao da regularidade fiscal.

13

Facilitador: - Nessa parte, em um nico local, a MPE poder consultar todas as certides federais.

14

Facilitador: - Podem ser identificadas as cotaes eletrnicas em andamento para as compras de pequeno valor (at R$8.000,00 ou R$16.000,00). Com as oportunidades de compras para as prximas 48 horas.

Facilitador: - Como isso, todos os dias aparecem novas oportunidades de compras por cotao eletrnica. Todas de pequeno valor e baixo risco.

15

Facilitador: - Na parte de publicaes podero ser vistos os Manuais. Tanto da Cotao Eletrnica quanto do Prego Eletrnico.

Facilitador: - A Legislao, com todas as Leis, Medidas Provisrias, Decretos, Portarias e Resolues.

16

Facilitador: - Na parte da Ajuda esto as dvidas frequentes.

17

Facilitador: - E a parte das perguntas e respostas.

Facilitador: - isso pessoal! No prximo encontro continuaremos estudando as demais reas e possibilidades do site Comprasnet. Isso foi s uma breve introduo. Boa noite a todos!
18

UNIDADE 2

CREDECIAMENTO NO SICAF E NO COMPRASNET.

Nesta Unidade 2 ser apresentada a fase do credenciamento no SICAF e no Comprasnet. Isso ocorrer em qualquer site de Prego Eletrnico.

Facilitador: - Ol, pessoal! Agora veremos o Credenciamento no SICAF. - Existem duas etapas no processo de credenciamento. A primeira na Internet e a segunda presencialmente. Na primeira, a MPE dever apresentar seus dados bsicos e, na segunda, levar a uma unidade de credenciamento os documentos que comprovem quem ela .

Acesse o Tutorial do Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores - SICAF: https://www3.Comprasnet.gov.br/SICAFSimulador/public/pages/simulador/swf_html/ mod1.html

Veja o link indicado para acessar o Tutorial do Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (SICAF) e aprenda o mesmo que o Sr. Francisco e o Zito.

19

Agora veja os dados e documentos que correspondem aproximadamente ao que precisa possuir para se credenciar no SICAF e no Comprasnet.

NATUREZA JURDICA: DOCUMENTAO EXIGIDA PARA CADA NVEL DE CADASTRAMENTO.

1. 2.

Pessoa Fsica = MPE. Pessoas Jurdicas = Outros: 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9. 2.10. 2.11. Empresrio Individual; Sociedade Annima; Sociedade Empresria Limitada; Sociedade Empresria em Nome Coletivo; Sociedade Empresria em Comandita Simples; Sociedade Empresria em Comandita por Aes; Cooperativa registra scio; Sociedade Simples Pura; Sociedade Simples Limitada; Sociedade Simples em Nome Coletivo; Sociedade Simples em Comandita Simples.

20

1.

Pessoa Fsica = MPE:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade do fornecedor; Inscrio no CPF do fornecedor; Cdula de Identidade do cnjuge/companheiro (a) do fornecedor, se for o caso; Inscrio no CPF do cnjuge/companheiro (a) do fornecedor, se for o caso; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa).

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

21

2.

Pessoa Jurdica = Outros:

2.1.

Empresrio Individual:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade do fornecedor; Inscrio no CPF do fornecedor; Cdula de Identidade do cnjuge/companheiro (a) do fornecedor, se for o caso; Inscrio no CPF do cnjuge/companheiro (a) do fornecedor, se for o caso; Registro Comercial da Firma; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

22

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

23

2.2.

Sociedade Annima:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Estatuto arquivado na Junta Comercial; ltima ata de Eleio dos Administradores, registrada na Junta Comercial; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

24

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

25

2.3.

Sociedade Empresria Limitada:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ. Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

26

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

27

2.4.

Sociedade Empresria em Nome Coletivo:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ (atualizada); Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

28

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

29

2.5.

Sociedade Empresria em Comandita Simples:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ (atualizada); Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

30

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

31

2.6.

Sociedade Empresria em Comandita por Aes:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ (atualizada); Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

32

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

33

2.7.

Cooperativa:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Estatuto Arquivado no rgo Competente; ltima ata de Eleio dos Administradores, registrada no rgo competente; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

34

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

35

2.8.

Sociedade Simples Pura:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Ato Constitutivo registrado no Cartrio Competente e suas alteraes; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

36

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

37

2.9.

Sociedade Simples Limitada:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

38

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

39

2.10. Sociedade Simples em Nome Coletivo:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

40

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

41

2.11. Sociedade Simples em Comandita Simples:

Nvel I Credenciamento: Cdula de Identidade e CPF do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is); Cdula de Identidade e CPF dos cnjuges/companheiros(as) do(s) dirigente(s), scio(s) e representante(s) legal(is), quando for o caso; Contrato Social e suas alteraes; Inscrio CNPJ; Certides de Casamento, de Unio Estvel, de Separao Judicial, de bito, etc. Ou Declarao, sob as penas da lei, manifestando o seu estado civil.

Nvel II Habilitao Jurdica: Os mesmos documentos listados no Nvel I.

Nvel III Regularidade Fiscal Federal: Prova de Quitao com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Dvida Ativa); Certido Negativa do FGTS; Certido Negativa do INSS.

42

Nvel IV Regularidade Fiscal Estadual e Municipal: Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver; Prova de Quitao com a Fazenda Estadual; Prova de Quitao com a Fazenda Municipal.

Nvel V Qualificao Tcnica: Registro ou Inscrio na Entidade de Classe Competente, quando for o caso.

Nvel VI Qualificao Econmico-Financeira: Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis (vedada substituio por balancetes/balanos dias; Certido Negativa de Pedido de Falncia e Concordata. provisrios), que devem ser atualizados a cada encerramento de exerccio social, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta)

43

Continue acompanhando junto com Sr. Francisco e Zito os ensinamentos do SEBRAE sobre como usar o site Comprasnet.

Facilitador: - Passo 1 Acesso ao site www.comprasnet.gov.br - Agora veja no lado esquerdo do site Comprasnet a coluna de Cadastramento dos fornecedores ou de acesso rea restrita do site. - O cadastramento ser o passo que lhe dar acesso ao portal. Para o cadastramento o fornecedor dever ter realizado pela menos a fase de credenciamento no SICAF. - O processo de credenciamento uma alternativa mais simples, para quem no quer realizar o processo cadastramento completo no SICAF.

44

Facilitador: - Passo 2 Clique em CADASTRAMENTO. - No canto inferior esquerdo, clique no boto Clique aqui na parte de credenciamento.

Facilitador: - Existem dois botes Clique aqui. O primeiro, na parte superior, para a MPE que ainda no est registrada no sistema. O segundo, na parte inferior, para a MPE que j est registrada no sistema. - A porta de entrada para que sejam efetuadas ofertas e lances no boto Clique aqui do acesso seguro. - Nessa fase da atividade clicaremos no boto superior.

45

Facilitador: - Passo 3 Siga as telas clicando em OK e continue. - A seguir, confirme as mensagens de segurana emitidas pelo sistema e/ou necessrias para a instalao do certificado. Elas sero importantes para garantir a criptografia das informaes. Se o computador solicitar, faa a instalao do certificado digital proposto.

46

Facilitador: - Atente que, caso o fornecedor possua alguma dvida, poder entrar em contato gratuitamente com o nmero 0800 978 2329.

47

Facilitador: - Passo 4 Cadastrar os dados. - A seguir, acesse a pgina de credenciamento para preenchimento dos dados.

48

Facilitador: - Fique atento(a), pois quem fizer o cadastro que indicar qual ser o login, ou seja, o cdigo de cadastro para acesso no sistema a senha. - importante que no sejam utilizadas frases muito bvias ou palavras fceis de serem descobertas. - Procure utilizar letras e nmeros, com variao de letras maisculas e minsculas. muito importante anotar e guardar essa senha em local seguro, porque ela ser utilizada posteriormente.

49

Facilitador: - Aps efetuar o cadastramento no Comprasnet, todos os fornecedores tero automaticamente ao seu dispor diversos servios.

Facilitador: - Passo 5 Devero ser levadas at uma Unidade Cadastradora UASG para a finalizao do credenciamento algumas informaes (vide documentao exigida).

50

Facilitador: - Passo 6 Unidade Cadastradora UASG. - No site sero dadas todas as informaes sobre o local para onde a MPE poder se dirigir para apresentar fisicamente a documentao a fim de obter seu nmero de credenciamento.

51

Facilitador: - Passo 7 Clicar na sua Unidade da Federao para localizar a Unidade Cadastradora mais prxima de regio para entregar os documentos. - Clique no Estado e faa uma busca nos nomes e endereos dos rgos mais prximos. Escolha, em seguida, o municpio. E selecione qual o rgo mais prximo.

52

Facilitador: - Passo 8 Aps localizar, anote o endereo para no se esquecer. - A MPE cadastrada receber um e-mail confirmando seu cadastramento.

Facilitador: - Passo 9 Confirmao do envio da confirmao para o e-mail da empresa cadastrada - Agora importante verificar se houve o envio do e-mail com as informaes. Caso seja necessrio, verifique se o mecanismo de antisspam no bloqueou o e-mail.

53

Facilitador: - Passo 10 Validando login e senha - Agora retorne para a tela inicial, clicando no boto Home (o boto corresponde ao desenho de uma casa ao lado do boto Ajuda), localizado no canto superior direito da janela.

Facilitador: - Em seguida, clique no boto Clique aqui da parte do Acesso Seguro (o segundo boto de cima para baixo).

54

Facilitador: - Veja na tela o login e a senha cadastrados anteriormente. Esses valores foram anotados e guardados em um local com segurana.

Facilitador: - A partir de agora a MPE cadastrada com login e senha poder acessar definitivamente o sistema na rea de acesso aos fornecedores. - Nesse momento, voc j ter acesso a todas as funes de cadastros das atividades que pretende realizar no Comprasnet. - Finalize o processo de credenciamento fazendo essa configurao. - No momento em que acessar o sistema, voc receber um conjunto de avisos automticos chamados pop ups (pequenas janelas com informaes que abrem automaticamente). Leia os avisos e feche para dar continuidade ao processo de cadastramento.

55

Facilitador: - Passo 11 Clique na rea de Servios ao Fornecedor. - Voc ver que a janela mudou, em relao rea de acesso pblico que estava anteriormente. - A medida que queira utilizar novos servios no portal Comprasnet, sero disponibilizados novos menus na rea servios de fornecedores.

Facilitador: - Passo 12 Clique em Dados Cadastrais do Comprasnet. - Voc dever colocar o mouse na segunda linha do menu Dados Cadastrais do Comprasnet e ser aberto mais um submenu para que faa a sua configurao de cadastramento.

56

Facilitador: - Passo 13 Clique em Controle de Usurios e opo por servios e clique no submenu. - Navegue at a opo Controle de Usurios e Opo por Servios e clique nesse submenu. O item selecionado aparecer marcado em uma cor laranja mais intensa.

57

Facilitador: - Nesse campo, voc poder fazer a administrao de todas as pessoas que podero acessar o Comprasnet para efetuar propostas e lances em nome da sua MPE. A pessoa que efetuou o primeiro cadastro ser o usurio com o perfil de ADMINISTRADOR. A MPE poder criar at 9 outros usurios, com logins e senhas distintas, para que possam participar da Licitao.

Facilitador: - Passo 14 Clique no item Perfil e clique na palavra Administrador que est sublinhada. - Esse sublinhado significa que existe um link para a prxima pgina de configurao. - Agora voc ter acesso a toda a tela de configurao das informaes da MPE e de todos os servios que ela poder usufruir do portal, gratuitamente.
58

- Essa a tela de configurao mais importante para a MPE. Sem ela, a empresa no ter os menus de Prego e Cotao Eletrnica, disponveis e no poder efetuar propostas e lances.

Facilitador: - Parte I Servios Disponveis. - Selecione aqui todos os menus que deseja habilitar. - Esta tela apresenta todas as funes que a MPE poder acessar. - Dispensa Eletrnica / Cotao eletrnica a funo de compra de pequeno valor de at R$8.000,00 (Inciso II do Artigo 24 da Lei n 8.666/93 e Portaria n 306/2001) ou de at R$ 16.000,00 (Pargrafo nico do Artigo 24 da Lei n 8.666/93). - No obrigatrio o cadastramento total no SICAF para a participao em cotaes eletrnicas e em preges (basta a primeira fase, a de credenciamento); no entanto, obrigatria para o fornecimento. Portanto, a MPE que for ganhadora dever se cadastrar no SICAF antes da execuo do contrato. - O prprio rgo comprador poder realizar o seu cadastro no SICAF. O processo de credenciamento simples, a primeira fase. O cadastramento no SICAF mais

59

complexo, e envolve toda a documentao para participar de Licitaes no Governo Federal. - Consulta a listas classificadas: permite a navegao nas listas do Governo Federal. - Prego Eletrnico: permite a realizao da modalidade de compras descrita na Lei n 10.520/02. - Download de Editais: permite a busca de todos os editais disponveis na Administrao Pblica. Aviso de Licitaes por e-mail permitir que o fornecedor cadastre

automaticamente quais sero as reas de atuao sobre as quais ele desejar ser notificado, com as respectivas linhas de fornecimento e regio. - Download do catlogo de materiais e servios: permitir que ele descarregue para sua mquina as informaes completas do catlogo, para que possa escolher o que pretende fornecer ou em quais linhas de fornecimento pretende se cadastrar. Facilitador: - Parte II - Clique nos itens que deseja. - Depois clique em Confirmar.

Facilitador: - Em seguida, clique no boto Sair.

60

Facilitador: - Volte tela inicial e veja que foram includos novos menus de navegao para a MPE.

Facilitador: - Voc ver que correspondem aos menus identificados. Para cada menu com um triangulo direita, existe um submenu com mais funes que podero ser utilizadas pelas MPE.

Facilitador: - Agora retorne para a pgina de configurao para finalizar o credenciamento em Dados Cadastrais, Controle de usurios e opes de servios.

61

Facilitador: - Clique novamente no link Administrador.

62

Facilitador: - E retorne Tela de Configurao.

Facilitador: - Para cadastrar as linhas de fornecimento e as regies de notificao que voc (MPE fornecedora) dever acessar Servios aos Fornecedores, Aviso de Licitaes por e-mail, e Linhas de Fornecimento.

63

Facilitador: - Em seguida, dever navegar entre as linhas de fornecimento, at encontrar uma que queira ser notificado. Para navegar, basta clicar nas linhas sublinhadas.

64

Facilitador: - Assim, caso escolha Acessrios de Motores, poder verificar as linhas e os produtos que esto contidos em cada opo. Bastar indicar para qual deseja ser notificado por e-mail e, em seguida, clicar no boto salvar.

65

Facilitador: - O sistema indicar em azul todas as linhas para as quais a MPE esteja sendo notificada por e-mail.

Facilitador: - Caso a MPE queira efetuar uma busca detalhada, poder navegar em toda a estrutura da rvore composta na linha de fornecimento ou efetuar uma busca clicando no link materiais ou servios sublinhados na prpria pgina. - Assim, poder apresentar critrios especficos.

66

- E navegar apenas nas linhas de fornecimento que atendam a esses critrios.

Facilitador: - Em seguida, a MPE dever indicar para quais Estados ou regies ela pretende receber essas informaes. Para isso, dever navegar at Servios dos Fornecedores, Avisos de Licitaes por e-mail, Regies para Notificao.

67

Facilitador: - Com isso, poder marcar um ou mais estados e regies. Ela ser notificada sobre todos os processos de Cotao Eletrnica e de Prego que possam ocorrer nas linhas de fornecimento que especificou em todas as regies assinaladas.

Facilitador: - Essa uma das principais formas de conseguir novas oportunidades de negcio, pois, ao invs de a MPE ter de ir at as informaes de Cotaes Eletrnicas e de Preges, essas informaes sero entregues, diariamente, sem qualquer custo MPE, diretamente a em sua caixa postal eletrnica.

68

Facilitador: - Caso a MPE deseje fazer a busca de um Edital especfico, aps ter recebido a informao por e-mail, dever proceder da seguinte forma: dever clicar em Servios aos Fornecedores, Servios de Download, editais.

69

Facilitador: - Preencha os critrios da Licitao que tenha recebido por e-mail com o nmero da Licitao e a UASG. Caso queira fazer uma procura livre, preencha alguns dos critrios da pgina. H limitaes no campo de busca. Por exemplo, o Perodo de validao genrica corresponder a 15 dias. Faa simulaes distintas para compreender quais so aceitas facilmente pela ferramenta de busca.

70

Facilitador: - Aps isso, a MPE ter acesso a uma lista com o extrato de todos os processos de Licitao que atenderam especificao da pesquisa. - Poder ser feita a navegao entre os diferentes extratos. Quando a MPE encontrar a que procura ela dever clicar em Itens e download.

71

Facilitador: - E verifique uma breve descrio dos itens que estaro contidos no procedimento licitatrio.

Facilitador: - Em seguida, clique no boto Download. Ser pedido um cdigo de validao de segurana. Preencha o cdigo apresentado e a informao ser transferida diretamente para sua mquina.

72

Facilitador: - Vamos lembrar os principais pontos vistos at o momento, principalmente dos trs processos importantes: 1) 2) Credenciamento do Fornecedor no SICAF (composta da parte de registro no site + entrega de documentos na unidade cadastradora UASG); Cadastramento no Comprasnet com a indicao de quais servios deseja usufruir do portal, marcando, prioritariamente aviso de notificaes por e-mail (Contendo as linhas de fornecimento + regies de notificao); 3) A parte de Download do Edital, que poder ser feita de modo livre no site ou de forma especfica, apresentando as informaes das oportunidades de negcio que forem enviadas pelo sistema por e-mail. Com base no extrato, na descrio dos itens e no valor de referncia estimado no projeto bsico, (que ser um dos anexos obrigatrios do Edital em conjunto com as sanes previstas), a MPE ter os instrumentos necessrios para realizar a sua Anlise de Risco para decidir se dever ou no participar da Licitao. Facilitador: - Bem, por hoje s! No prximo encontro continuamos estudando as demais reas e possibilidades do site Comprasnet. At o prximo encontro, pessoal!

73

UNIDADE 3

COTAO ELETRNICA.

Continue vendo nesta Unidade 3 como Sr. Francisco e Zito aprendem com o SEBRAE sobre como utilizar corretamente as ferramentas de Cotao Eletrnica do site Comprasnet.

Facilitador: - Ol, pessoal! Neste encontro veremos os procedimentos para participao de uma cotao em andamento. - Lembrem-se que para participar necessrio ser Pessoa Jurdica, cadastrada no Comprasnet. - Aps finalizar o processo de credenciamento, a MPE dever primeiro apresentar a sua proposta e depois efetuar os lances.

74

Facilitador: - Para incluir a opo cotao eletrnica no menu servios aos fornecedores, na pgina do Comprasnet, primeiro o fornecedor deve realizar o cadastro no Comprasnet, de posse do login e senha o fornecedor dever entrar no acesso seguro, ir ao menu servios aos fornecedores / opo dados cadastrais / controle de usurios e opo por servios.

Facilitador: - Assinalar o item Cotao Eletrnica e clicar em OK.

75

Facilitador: - Para receber por e-mail, os avisos de licitao e cotao da sua linha de fornecimento, voc dever, aps o acesso seguro, seguindo o caminho servios aos fornecedores / dados cadastrais, optar por controle de usurios e opo por servios, assinalar o item avisos de licitao por e-mail e salvar. - Em seguida, pelo caminho servios aos fornecedores / avisos de licitaes / linhas de fornecimento, assinalar a linha de fornecimento da empresa e as regies das quais deseja receber avisos de licitao e cotao (servios aos fornecedores/avisos de licitaes / regies para notificao), salvar e sair.

76

Facilitador: - Para acompanhar as cotaes em andamento pelo acesso livre do Comprasnet, basta acessar as opes do menu acesso livre / cotao eletrnica / em andamento, ou servios aos fornecedores / cotao eletrnica / todas em andamento.

Facilitador: - No requer cadastro nem senha do Comprasnet.

77

Facilitador: - Para ver as opes do Servio de Cotao eletrnica no menu do fornecedor, voc poder escolher entre as seguintes opes: Cotao Eletrnica da sua linha de fornecimento (propostas): opo para acesso ao formulrio de envio de proposta da cotao. Essa opo apresenta as cotaes que esto em andamento e que so da linha de fornecimento assinalada pelo fornecedor previamente, na opo Avisos de Licitao. Ao clicar em da sua linha de fornecimento, a MPE ver, automaticamente, todas as cotaes eletrnicas que ela assinalou em sua linha de fornecimento. Ou seja, todas aquelas informaes que recebeu pelo e-mail estaro organizadas e disponveis, prontas para a sua participao. Todas em andamento (propostas): opo para acesso ao formulrio de envio de proposta. Essa opo apresenta todas as cotaes que esto em andamento. Ou seja, caso queira verificar as ofertas em todas as linhas de fornecimento, poder clicar nesta opo. Participando (lances): opo para acesso ao formulrio para o envio de lances. Somente ter acesso tela de envio de lances aqueles fornecedores que j enviaram suas propostas.

78

Facilitador: - Caso queira verificar as ofertas em todas as linhas de fornecimento, poder clicar em Todas em Andamento (Propostas). - Aparecero diferentes ofertas dos rgos disponveis para as prximas 48 horas.

79

Facilitador: - Para cadastrar Proposta necessrio: 1) Estar cadastrado no Comprasnet (ver boto cadastro, no canto esquerdo inferior da tela inicial do Comprasnet), e ter disponvel o servio de cotao eletrnica, entrar no acesso seguro do Comprasnet (com login e senha); 2) Acessar o menu servios aos fornecedores / cotao eletrnica / todas em andamento (propostas) e clicar sobre a cotao que deseja participar; 3) Preencher os campos do formulrio, informando todos os dados e, clicar no boto enviar proposta.

- Mas preste ateno nas seguintes observaes:

1)

O sistema permitir o envio de propostas e lances durante o perodo em que estiver ocorrendo (ver nas telas de propostas e lances as datas e horrios de abertura e de encerramento);

2) 3) 4)

Uma proposta enviada no poder ser substituda, valendo como primeiro lance; A descrio complementar do produto obtida clicando-se sobre o produto; obrigatrio o preenchimento dos campos: marca do produto, valor unitrio e valor total;

5)

Caso o sistema retorne com mensagem de que o valor da proposta enviada esteja acima do valor de referncia (valor mximo estabelecido para compra do item), s possvel alterar esse valor, enviando lances para o item.

80

Facilitador: - O processo bastante simples, no exige contrato. Todas as regras esto estipuladas na Portaria n 306/2001 (inclusive as condies de contratao, sanes e multas que chegaro, no mximo a 10% do valor adquirido mais o risco de cancelamento da nota de empenho). Considerando que os valores mximos a serem adquiridos pela cotao eletrnica sero de R$8.000,00 ou R$16.000,00, as multas mximas sero, respectivamente, de R$800,00 ou R$1.600,00. No h necessidade de formalizao de contrato e a Portaria apresenta que o pagamento dever ser efetuado em at 5 dias teis aps a emisso da nota de empenho e da entrega da mercadoria. - Bastar a MPE apresentar o seu valor unitrio, o valor total, a marca do produto e declarar que concorda com as regras e condies contidas na cotao. Assinalados esses campos, bastar clicar em enviar e a sua proposta j estar competindo.

81

Agora veja como ocorre o cadastramento de propostas. CADASTRANDO PROPOSTAS

82

O sistema mostrar diversas mensagens de confirmao. Esta ser para lembr-lo de verificar no local indicado no site se seus dados para contato esto corretos.

Nestes campos voc poder cadastrar suas propostas para cada produto ou servio.

83

Lembre-se que obrigatrio o preenchimento do campo da marca de cada produto.

Voc tambm dever indicar que est ciente e que concorda com as informaes contidas na cotao.

84

O sistema tambm lhe avisar que sua proposta foi enviada com sucesso, se o valor foi aceito e sobre possveis recusas.

85

Facilitador: - Um aspecto muito importante que a MPE declarar que conhece as regras e que estar com a regularidade fiscal no momento de entrega dos produtos.

Facilitador: - Os valores devem ser informados com duas casas decimais sem pontos e que sempre estar ofertando valores globais (no deve jamais usar o valor unitrio na fase de lances, apenas na montagem das propostas).

86

Facilitador: - Ao clicar nas Condies Gerais ter acesso s regras.

Facilitador: - Depois receber um informe de que poder ser contatado pelo comprador pblico, caso seja declarado vencedor.

87

Facilitador: - Por isto, muito importante que a MPE mantenha esses dados atualizados. Principalmente se ela ainda no estiver cadastrada no SICAF, pois, nesse caso, ser a nica forma do comprador pblico conseguir entrar em contato.

Facilitador: - Aps realizar a proposta, a MPE, poder apresentar lances. - ATENO: o sistema no permite lances se no forem feitas antecipadamente as propostas. A proposta pr-requisito para passar para a fase de lances. - A MPE ter acesso s cotaes nas quais esteja participando. - Para enviar lances, v at o caminho servios aos fornecedores / cotao eletrnica / participando (lances), optar pela cotao para a qual deseja enviar lances, s ser possvel enviar o lance para os itens que tiveram proposta enviada. Ao clicar na cotao, poder apresentar lances para cada um dos itens. E ao clicar no nome do produto, ver a descrio completa do item que est sendo adquirido.

88

Facilitador: - Para acompanhar a evoluo dos lances, o sistema possui atualizador automtico que mostrar na tela se o lance do fornecedor o menor ou no. COTAES EM QUE EST PARTICIPANDO

ENVIANDO LANCES

89

VISO DE COTAO ENCERRADA.

Facilitador: - Finalizada a fase de disputa, para acompanhar o resultado, aps o encerramento da sesso pblica, gerado o Relatrio de Cotao Eletrnica detalhado, que poder ser consultado no site Comprasnet, no caminho acesso livre / cotao eletrnica / com sesso pblica encerrada. Por meio dele, o fornecedor ter acesso a todos os eventos que ocorreram durante o andamento da sesso de cotao, e, tambm, poder acompanhar a adjudicao e a homologao da cotao.

90

Facilitador: - Veja o Relatrio de Cotao Eletrnica e consulte os valores de referncia e todos os atos e fatos que ocorreram no processo eletrnico.

ACESSO AO RELATRIO DE COTAO ELETRNICA.

91

COTAO ADJUDICADA Informao disponvel no Relatrio de Cotao Eletrnica.

92

COTAO HOMOLOGADA Informao disponvel no Relatrio de Cotao Eletrnica.

93

Facilitador: - Aps trmino da cotao, a unidade licitante (rgo comprador) entrar em contato com o fornecedor detentor do menor lance. Poder tambm contatar a MPE para realizao do possvel desempate para as MPE ou para negociar o valor.

- DICA: O relatrio da cotao apresentar qual foi o valor de referncia para a compra. A Administrao Pblica no poder contratar por valores acima do valor de referncia. Portanto, consulte o valor de referncia, caso v participar de um processo de negociao, e apresente um valor mais abaixo (proceda assim caso esse preo esteja dentro do que foi previsto no momento da anlise de risco).

- Participar desse processo de Cotao Eletrnica, seguindo todas as orientaes passadas nos mdulos deste curso, uma forma objetiva de fornecer para a Administrao Pblica minimizando riscos.

- Bem, por hoje j aprenderam bastante, no mesmo, pessoal? No prximo encontro continuamos estudando as demais reas e possibilidades do site Comprasnet. Boa noite a todos!

94

UNIDADE 4

PREGO ELETRNICO.

Continue vendo nesta Unidade 4 como Sr. Francisco e Zito aprendem com o SEBRAE sobre como utilizar corretamente as ferramentas de Prego Eletrnico do site Comprasnet.

Facilitador: - Ol, pessoal! Agora aprenderemos sobre o Prego Eletrnico feito atravs do site Comprasnet. - O Prego Eletrnico a forma mais comum de aquisio da Administrao Pblica Federal. a opo recomendada para a aquisio de bens e servios comuns e no h limite de valor. Como as compras podero ser muito altas, as MPE precisam avaliar o risco com muito critrio. As sanes e punies tambm so muito mais severas do que as da cotao eletrnica. - Como o objetivo do curso ensinar como fornecer para a Administrao Pblica e reduzir os riscos, sero apresentados, exatamente na ordem em que ocorrem em uma Licitao normal, todos os procedimentos eletrnicos relativos ao Prego. - O PREGO ELETRNICO Para Micro e Pequenas Empresas a mais importante desse curso, pois existe a Criao dos benefcios exclusivos para MPE. Todas as compras de bens e servios comuns que esto classificadas como Benefcio Tipo I so exclusivas para a participao de Micro e Pequenas empresas. No ser objetivo deste mdulo aprofundar em cada caracterstica do processo, mas, sim, apresentar as estruturas gerais e dar condies objetivas para que as MPE no errem na participao das Licitaes.

95

- Para isso, elas precisam conhecer o fluxo do processo, os momentos em que devem agir e os locais do sistema onde devem clicar. - IMPORTANTE: Para participar de Prego Eletrnico, o fornecedor deve estar devidamente cadastrado no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) e no Comprasnet. - A fim de auxiliar o estudo das MPE ser utilizado como referncia o simulador do Prego Eletrnico. Ele se encontra disponvel gratuitamente no Comprasnet, no quarto banner do lado direito do portal. Basta clicar no seguinte link:

http://www.comprasnet.gov.br/banner/Simulador/base01.html

96

Facilitador: - Sero apresentadas algumas telas adicionais na fase de propostas com as declaraes especficas da MPE. Atualmente, quando se coloca o tipo de benefcio, se exclui automaticamente as que no se adequam. Se uma empresa no for MPE ela no conseguir efetuar a proposta nos itens de um Prego especfico para as MPE. - As MPE podero efetuar propostas e lances em quaisquer procedimentos licitatrios. Aps se registrar no sistema, com login e senha, clique na opo Prego. Em seguida, aparecer a tela com todas as funes de navegao da MPE. preciso ficar muito atento, pois, para o momento da Licitao, a MPE dever estar em uma determinada pgina do sistema. - muito importante que a MPE tenha por hbito anotar o nmero da UASG e o Nmero do Prego. Eles sero uma excelente ferramenta para facilitar a busca e a navegao at o processo que a MPE deseja participar. - Cada fase apresentada dever contar com uma ao especfica da MPE. Por isso, importante que ela acompanhe a evoluo do Prego e os avisos e notificaes que so apresentadas no sistema.

97

Facilitador: - A primeira fase a de Propostas. A MPE ter um mnimo de oito dias para verificar o que est sendo solicitado, realizar a anlise de risco, e lanar em quais itens de um Prego desejar concorrer. Esse lanamento feito por meio de uma proposta. Durante todo esse perodo, a MPE poder alterar ou excluir a proposta. - Uma nova proposta enviada para um item substituir, automaticamente, a proposta anterior. Durante a fase de propostas sero especificados o valor unitrio, valor total, marca do produto e outras caractersticas, bem como assinadas todas as declaraes. - ATENO: A MPE dever assinalar em campo prprio a declarao para efeito de cumprimento dos benefcios da Lei Complementar n 123/06. - No bastar ser uma MPE, o sistema avaliar se h ou no h essa declarao. - Essa declarao no estar disponvel para as Grandes e Medias empresas e, portanto, elas no conseguiro apresentar propostas. Sem propostas, ficaro impedidas tambm de apresentar lances. Portanto, sero impedidas pelo sistema de participar do processo nos itens classificados com o Benefcio Tipo I.

98

Facilitador: - Enquanto prepara suas propostas, efetue sua anlise de risco e faa a anlise do Edital, podero ser encontrados aspectos com os quais MPE no concorde, ou que queira algum esclarecimento. Ela poder solicitar o esclarecimento ou entrar com o pedido de impugnao do Edital diretamente, via sistema.

Facilitador: - A impugnao dever ser feita at dois dias teis antes da data fixada para a abertura da sesso pblica. Os esclarecimentos podero ser enviados no prazo 3 dias teis.

99

Facilitador: - Em todas as telas do sistema a MPE ter de identificar em alguns campos de busca quais so os critrios da Licitao em que gostaria de atuar.

Facilitador: - A localizao da Licitao depender do prazo previsto no Edital. Portanto, preciso que ela esteja atenta aos prazos propostos para que consiga tomar as aes cabveis no tempo certo. Seja a entrada do pedido de impugnao, apresentao de propostas, lances ou o prprio desempate a favor da MPE.

100

Facilitador: - Aps clicar em propostas, a MPE dever clicar no link Incluir proposta. - Dica: Quando uma pgina contiver muitas propostas, poder utilizar um mecanismo de busca do prprio navegador, pressionando as teclas Control + F. - A pgina da proposta pode ser uma tela bastante longa e complexa. Possui uma descrio inicial com o objeto, prazos e com a Declarao de MPE, em que declara cumprir com o disposto na Lei Complementar n 123/06 para usufruir do benefcio s MPE para as compras governamentais.

Facilitador: - Logo abaixo esto todos os itens previstos para o edital.

101

Facilitador: - preciso que a MPE preste bastante ateno coluna Tratamento Diferenciado, pois ela que identifica o tipo de benefcio que ser aplicado s MPE. Benefcio Tipo I corresponde Licitao com a participao exclusiva de MPE. A ausncia de tratamento diferenciado significa que as Mdias e Grandes Empresas sero aptas para efetuar propostas e lances nesses itens. - A MPE no deve apresentar propostas para os itens que tenha identificado que ter alto risco.

102

Facilitador: - Na parte inferior da pgina haver um conjunto complementar de declaraes que finalizam com as exigncias que devero ser cumpridas para a formalizao da proposta.

Facilitador: - Durante os 8 dias em que a Licitao estiver aberta para propostas, a MPE poder incluir, alterar ou excluir sua proposta. Sendo que ficar registrada apenas a ltima ao vlida. - Essa alterao poder servir, por exemplo, para corrigir algum erro identificado no momento de especificao do item, para um ajuste na previso de preos ou at para que a MPE desista de participar em algum item, caso tenha feito uma anlise mais profunda de seu impacto e risco. - Tambm poder ser feita para que a MPE participe de itens para os quais no havia proposto nada anteriormente.

103

Facilitador: - Aps a finalizao da proposta, o sistema far a confirmao antes de registr-la no Comprasnet. - No caso de dvidas, a MPE poder clicar sobre o link do produto para verificar a sua descrio complementar.

104

Facilitador: - Finalizada a fase de propostas, o Pregoeiro dar incio fase de lances. Antes, no entanto, verificar, uma a uma, se as propostas esto em condies de serem aceitas e se todas as solicitaes previstas no Edital foram cumpridas. Em alguns casos, como, por exemplo, na prestao de servios, so solicitadas planilhas detalhadas com a descrio de custo e de como ser realizado. - Como no processo de Licitao, ao final haver uma reduo no custo. A MPE ou o Licitante vencedor, dever atualizar os valores da planilha de acordo com os valores negociados. O envio da nova planilha tambm realizado via sistema. - Nesse momento a MPE dever aguardar a abertura da fase de lances. outra pgina, em outro local. Ela precisa navegar no sistema para chegar at a posio correta. - Apesar de ser desejvel que o fornecedor fosse redirecionado automaticamente para a prxima fase lgica da Licitao, isso no ocorre. Por isso, a MPE dever entender muito bem em que fase do processo est, para saber em qual menu dever clicar para dar o seguimento esperado. Um mesmo processo de Licitao obriga o Licitante a passar por todos os menus. Trabalhar com vrios processos significa que, ao mesmo tempo, vrias Licitaes podero estar na mesma fase, (como a de lances, por exemplo). - Isso vai exigir do fornecedor ateno integral e, por isso, ele poder criar at 9 usurios para auxili-lo no processo de participao nas Licitaes e na operao do portal. - Vale ressaltar que o portal Comprasnet uma ferramenta de compras. Um portal competitivo e de alta concorrncia. A MPE no poder cometer erros bsicos, sob o risco de perder oportunidades de negcio.

105

Facilitador: - O tutorial do Comprasnet apresentar todas as caractersticas de cada uma das telas. Como a parte dos lances, dos vencedores, etc. - Para participar da fase de lances bastar o fornecedor indicar o valor e clicar em enviar. - importante que a MPE saiba que os itens tm diferentes status. O Pregoeiro abrir manualmente o item para lance. Ele poder abrir de cinco em cinco, dez em dez, etc. muito importante que a MPE esteja atenta ao que est acontecendo com a leitura do chat e com a alterao do campo SITUAO.

106

107

Facilitador: - A mudana de situao indica uma maior proximidade do final da fase de disputa. Primeiro, ocorre o aviso de iminncia. O Pregoeiro informa ao sistema um valor de at sessenta minutos, momento a partir do qual ser sorteado, automaticamente pelo sistema, o encerramento aleatrio.

108

Facilitador: - Quando ocorre o incio do Encerramento Aleatrio, a MPE precisar ficar atenta, pois a competio poder ser encerrada a qualquer momento. - Se a MPE no conseguir apresentar o lance porque o item foi encerrado. - Muitas MPE pensam que eles desapareceram. importante chamar a ateno para os quatro botes na parte superior da tela. Eles realizam um filtro entre os itens de acordo com o status. Tais como: abertos/suspensos, fechados, encerrados e cancelados. - ITENS FECHADOS so aqueles em que no houve disputa. - ITENS ENCERRADOS so aqueles em a disputa j foi finalizada.

109

Facilitador: - Ao trmino da fase de lances, a MPE dever SAIR da sala de disputa e acompanhar o andamento da Licitao na opo Acompanhar aceitao / Habilitao / Admissibilidade. - Apesar de, durante toda a fase de disputa, apenas existir um chat unidirecional, ou seja, o Pregoeiro falando para todos os Licitantes e esses sem condies de responder, durante essa fase o Pregoeiro poder habilitar um chat bidirecional. - Ou seja, se o Pregoeiro estiver falando com sua empresa, poder permitir que ela responda e se posicione.

- No estar atento a isso um dos grandes motivos de perda de negcios.

110

111

Facilitador: - Poder ser feito o envio da planilha e tambm serem solicitadas outras informaes. Todas essas manifestaes formais sero feitas via sistema.

112

Facilitador:

ATENO: Aps essa fase, o Pregoeiro abrir manualmente um perodo para a manifestao de interesse na interposio de recurso. Aqui, caso haja algum ponto com o qual a MPE no concorde, muito importante que ela apresente sua inteno e os motivos, pois, a partir da ela ter o prazo para apresentao dos argumentos e fundamentos levantados. Se a MPE no fizer a manifestao da inteno de recurso no prazo aberto pelo Pregoeiro, ela estar ABRINDO MO de entrar com o recurso.

- No conhecer os detalhes jurdicos e operacionais desse processo poder prejudicar a MPE. O mais importante que, no momento da interposio de recursos, ela esteja preparada e saiba onde clicar.

113

Facilitador: - A MPE poder acompanhar se sua inteno foi aceita ou recusada.

Facilitador: Uma vez aceita, ela poder registrar formalmente o recurso, apresentando as suas razes. Ficam ento convocados os demais fornecedores para apresentarem as contra razes, se for o caso. Por exemplo, o Fornecedor a apresenta que o Fornecedor B est ofertando um produto fora das especificaes do Edital, (essas so as razes alegadas). O Fornecedor B ter a chance de comprovar

114

(apresentar a contra razo) de que o produto dele est de acordo com o edital. Isso feito no momento do recurso e do acompanhamento do recurso.

Facilitador: - Finalizadas todas as fases do processo o Pregoeiro adjudicar os itens sem recurso, e caber autoridade competente adjudicar os itens com recurso e homologar a Licitao. importante ressaltar que, no momento da adjudicao, a MPE tem o direito de solicitar os 2 dias, prorrogveis por mais dois dias, caso houvesse alguma restrio na apresentao da sua regularidade fiscal.

115

Facilitador: - Acompanhem a apresentao do site e que anotem as dvidas frequentes. Caso haja questionamento, aproveite para navegar na legislao de compras disponvel. Elas apresentaro toda a fundamentao procedimental de como o Comprasnet funcionar.

IMPORTANTE: Cadastrar-se no site www.comprasnet.gov.br a melhor forma de encontrar novas oportunidades para o seu negcio.

Facilitador: - Boa noite a todos e at o prximo encontro!

116

Facilitador: - Ol, pessoal! Agora veremos o Manual do Fornecedor do site Comprasnet, que pode ser visto neste link: http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/MANUAL_PREGAO_ELETRONIC O_VERSAO_DO_FORNECEDOR_JULHO_2006.pdf Facilitador: - O presente manual tem por finalidade orientar os fornecedores devidamente cadastrados no SICAF/COMPRASNET a participarem de licitaes na modalidade de Prego Eletrnico. Contempla os procedimentos para operacionalizao do Prego Eletrnico por SISPP Sistema de Preos Praticados e por SRP Sistema de Registro de Preos, passo a passo com todas as funcionalidades do Sistema e a legislao vigente.

ROTINAS DO PREGO ELETRNICO PARA LICITANTES. Facilitador: - Primeiro, vamos resumir os passos das rotinas do Prego Eletrnico para Licitantes. - Para o CADASTRO DE FORNECEDOR NO SICAF, o fornecedor tem a opo de realizar Credenciamento no SICAF. Pelo menos na primeira fase. - Aps confirmar o credenciamento, o fornecedor deve encaminhar-se uma Unidade Cadastradora, para a efetivao do cadastramento no SICAF. - O cadastramento parcial do fornecedor no SICAF, pode ser efetivado nos rgos/entidades da Administrao Pblica Federal, no mbito do Sistema de Servios Gerais - SISG, ou naqueles que, eventualmente, venham a aderir ao Sistema, por intermdio de Unidades Cadastradoras - UASGs. - Para o CADASTRO DE FORNECEDOR NO COMPRASNET, o fornecedor precisa acessar: www.comprasnet.gov.br > Cadastro.

117

Facilitador: - O fornecedor para cadastrar-se no Comprasnet, deve estar inicialmente cadastrado no SICAF Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. Zito: - Mas qual a diferena entre o cadastramento no SICAF e o credenciamento no Comprasnet para participar de Cotaes e Preges Eletrnicos? Ainda no entendi! Facilitador: - Para participar de Cotaes Eletrnicas e Preges Eletrnicos as MPE podem estar: tanto Credenciados no SICAF e Cadastradas no Comprasnet (que o processo mais fcil, pois a primeira etapa do cadastramento no SICAF), quanto Cadastradas no SICAF e no Comprasnet (que o processo mais difcil e trabalhoso, pois envolve todas as etapas e documentos da empresa). Sr. Francisco: - Mas possvel apresentar propostas e lances para Cotaes Eletrnicas e Preges Eletrnicos sem estar cadastrado no SICAF? Facilitador: - Sim, possvel mesmo que no esteja totalmente cadastrado, tendo finalizado apenas a fase do credenciamento. No entanto, uma vez que a empresa tenha sido declarada vencedora para fornecer para a Administrao Pblica, ela dever estar cadastrada no SICAF, e caso no esteja, o prprio rgo comprador dever verificar se esse cadastramento est OK e poder efetuar o cadastro. Entenderam? Sr. Francisco e Zito: - Sim! Facilitador: - timo! Bem, ento, vamos continuar.
118

Facilitador: - Para o ACESSO SEGURO DOS SERVIOS DO PREGO ELETRNICO, o fornecedor precisa acessar: www.comprasnet.gov.br > Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores. - O acesso seguro disponibiliza diversos servios do sistema, a saber: alterao de dados cadastrais e senha, consultas ao SICAF, servios de Download de editais, aviso de licitaes, entre outros. - Para ENVIO DE PROPOSTAS, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Propostas Cadastrar/incluir. - Consiste em encaminhar proposta de preos por meio do Sistema Eletrnico Comprasnet, a partir da data de liberao do edital at o horrio limite de abertura da Sesso Pblica, aps a visualizao do prego e obteno dos editais da licitao. - Para CONSULTA DE HORRIO DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DE ITENS PARA LANCES, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Livre > Preges > em andamento. - Consiste em observar no Comprasnet ou em edital, o horrio de abertura para envio de lances para determinado prego, bem como seu encerramento. - Para ENVIO DE LANCES, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos fornecedores > Prego Eletrnico > Lances. - Considerando o disposto no 3. do art. 24, do decreto n. 5.450/2005, o licitante somente poder oferecer lance inferior ao ltimo por ele ofertado e registrado pelo sistema, o sistema de prego eletrnico, durante a etapa de lances registrar em ata, lance acima do menor lance ofertado, desde que este seja inferior ao ltimo lance encaminhado pelo respectivo fornecedor. Essa possibilidade prevista na Legislao permitira a disputa do 2., 3., 4., etc. lugares. Caso o fornecedor classificado em primeiro lugar no honre o preo ofertado, o pregoeiro poder contratar fornecedores que participaram da fase competitiva, mas que no obtiveram
119

a primeira colocao, observado o valor obtido em relao ao valor de referncia. O objetivo final ampliar a disputa entre os fornecedores. - Para ENVIAR EM ANEXO A PLANILHA ATUALIZADA, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Enviar Anexo / Planilha Atualizada. - Este dispositivo permite que o fornecedor, aps o encerramento da etapa de lances, envie planilha da proposta atualizada. - Para ACOMPANHAR A ACEITAO, HABILITAO, ADMISSIBILIDADE E REGISTRO DE INTENO DE RECURSO, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Acompanhar Aceitao/Habilitao/Admissibilidade. - O licitante acompanha em tempo real os procedimentos do pregoeiro, relativamente s fases de aceitao, habilitao e admissibilidade do prego eletrnico. - Para o REGISTRO DA RAZO DO RECURSO E DA CONTRA RAZO, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Registrar Recurso. - O pregoeiro informa os prazos legais para o registro da razo do recurso para aquele licitante com inteno de recursos aceita e para que os demais licitantes registrem a contra razo do recurso. - Para a ADJUDICAO DO PREGO, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Livre > Prego > Consulta Ata > Adjudicao e Termo de Julgamento. - Constatado o atendimento das exigncias fixadas no edital, o licitante declarado vencedor, sendo lhe adjudicado o objeto do certame.

120

- Para HOMOLOGAO DO PREGO, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Livre > Prego > Consulta Ata > Termo de Homologao. - um procedimento do ordenador de despesas que equivale deciso final e/ou retificao dos atos do pregoeiro. - Para VISUALIZAR QUESTIONAMENTOS, IMPUGNAES E AVISOS, voc (fornecedor) precisa clicar em: Acesso Seguro > Login e senha > Servios aos fornecedores > Prego Eletrnico > Visualizar Questionamentos / impugnaes / Avisos. - Isto permite ao fornecedor consultar, em qualquer fase do prego eletrnico, mensagem referente a um determinado prego. - E para CONSULTAR ATAS, o fornecedor precisa clicar em: Acesso Livre > Consulta > Atas de Preges ou Acesso Livre > Prego > Consulta Ata. - As informaes relativas Sesso Pblica do prego constam de ata divulgada no Sistema Eletrnico Comprasnet.

PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAO DA SESSO PBLICA DO PREGO ELETRNICO. Facilitador: - Agora veremos as orientaes sobre os procedimentos para participao da Sesso Pblica do Prego Eletrnico, contidas no Manual do Fornecedor do site Comprasnet.

121

CADASTRO DE FORNECEDOR. Facilitador: - Primeiro, veremos os passos do CADASTRO DE FORNECEDOR em detalhes no Comprasnet. - O fornecedor precisa acessar: www.comprasnet.gov.br > Cadastro > Criar Login e Senha. - importante saber que para fornecer para a Administrao Pblica, o fornecedor deve estar devidamente cadastrado no SICAF Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores e no Comprasnet. - Veja onde e como conseguir informaes sobre o Cadastramento: Via internet, no endereo: www.comprasnet.gov.br; Mediante consulta a setores responsveis pelas atividades de compras (licitaes), nos rgos/entidades da Administrao Pblica Federal; Centrais de atendimento: COMPRASNET ou SIASG 0800-9782329.

122

123

ACESSO SEGURO SERVIOS DO PREGO ELETRNICO. Facilitador: - Agora veremos os Servios do Prego Eletrnico disponveis no Acesso Seguro. - O fornecedor precisa acessar: www.comprasnet.gov.br > Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores. - O acesso seguro disponibiliza diversos servios do sistema, a saber: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Dados Cadastrais: altera dados cadastrais, altera senha e controle de usurios e opes de servios; Consulta situao no SICAF; Consulta Lista Classificada de Materiais; Servios de Download: Editais e catlogos de materiais; Prego Eletrnico: Participa de todas as etapas do Prego Eletrnico; Atualiza dados cadastrais no SICAF; Aviso de Licitaes.

124

IDENTIFICA PREGES. Facilitador: - Agora veremos como identificar os Preges Eletrnicos pelo site Comprasnet. - O fornecedor precisa clicar em Acesso Livre > Preges > Agendados. - E para consultar somente avisos de licitaes: Acesso Livre > Consulta > Avisos de Licitao. - Na tela de acompanhamento de preges consta a relao dos preges agendados, com a indicao do rgo promotor do prego, a data e horrio de incio de recebimento de propostas e a data e horrio de incio de envio de lances. - Ao clicar sobre o Cdigo do rgo promotor do prego apresentada uma janela com informaes referentes ao objeto da licitao. - O acesso ao edital completo restrito aos fornecedores cadastrados no Comprasnet. Na opo Acesso Seguro > Servios do Governo > Servios de Download > Editais, o fornecedor pode obter os editais de licitao.

125

ENVIO DE PROPOSTAS. Facilitador: - Agora veremos como fazer o envio de propostas pelo Comprasnet. - O fornecedor precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Propostas Cadastrar. - Depois selecionar o nmero da licitao e clicar em Cadastrar Proposta. - O envio de proposta pode ocorrer a partir da data da liberao do edital no Comprasnet, at o horrio limite de inicio da Sesso Pblica. Durante este perodo o fornecedor pode incluir ou excluir proposta. - Em alguns casos, o edital exige o envio de arquivo anexo proposta. - Assim, deve-se incorporar o arquivo solicitado em campo fornecido pelo sistema, indicando o nome do arquivo a ser anexado. Para tanto clicar em procurar e escolher o arquivo dentre os gravados no computador. Recomenda-se compact-lo para que o envio seja mais rpido. - apresentado formulrio de envio de propostas. - Para consultar horrio para envio de proposta: Acesso Livre > Preges > Agendados.

126

ENVIO DE PREOS PROPOSTOS, MODELO E DESCRIO PARA FORMULAO DE PROPOSTA. Facilitador: - Agora veremos como fazer o envio de preos propostos, modelo e descrio para formulao de proposta pelo Comprasnet. - O fornecedor precisa selecionar o item para o qual deseja enviar uma proposta. - Para ver a descrio detalhada do item, basta pousar o cursor sobre a descrio; - Indicar o valor unitrio proposto para o produto ou servio; - Indicar o valor total proposto para o produto ou servio; - O valor deve ser digitado separando com vrgula os centavos e deve ser representado com 4 (quatro) casas decimais; - Para evitar possveis erros de digitao, considerando a quantidade estabelecida e o preo unitrio proposto, o sistema efetua o clculo do valor total e faz a comparao com o valor total informado. Caso no seja coincidente, solicitado o acerto do valor unitrio e / ou do valor total; - No caso de prego de material, o fornecedor deve, obrigatoriamente, informar a marca do produto ofertado; - O fornecedor pode registrar no campo descrio informaes complementares referentes ao seu produto; - Antes do envio da proposta, deve ser marcado campo de declarao de concordncia com os termos e condies do prego. Observe que possvel formular proposta de preos para um ou mais itens num nico envio; - Aps preenchimento dos dados requeridos, o fornecedor deve clicar no boto incluir para efetivar o envio da proposta.
127

Facilitador: - importante saber que: - Na fase de propostas do prego eletrnico por SISPP (Sistema de Preos Praticados) deve-se lanar o valor total de cada item e no prego eletrnico por SRP (Sistema de Registro de Preos) deve-se lanar o valor unitrio de cada item; - Aps o envio da proposta, apresentada uma mensagem informativa sobre a entrega da proposta; - Caso o valor total proposto no coincida com o valor total calculado ou se o valor total proposto for superior ao valor de referncia estabelecido pelo pregoeiro, a proposta relativa ao referido item aceita. Em qualquer caso, o fornecedor recebe informao sobre a incluso da proposta; - Caso o Prego possua mais de 10 itens, a primeira tela apresenta os 10 primeiros, para acessar os seguintes, clicar em ir para.

128

CONSULTA DE PROPOSTAS ENVIADAS.

Facilitador: - Agora veremos como consultar as propostas enviadas. - O Fornecer precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Propostas > Consultar. - importante saber que: - Quando da abertura das propostas, caso o pregoeiro entenda que a proposta referente a algum item no atenda aos requisitos estabelecidos em edital, a proposta pode ser desclassificada do processo antes da abertura do item para lances, sendo que o fornecedor que teve sua proposta desclassificada, no pode competir com lances para o item no qual teve proposta desclassificada; - O sistema disponibiliza dispositivo automtico de envio de e-mail aos fornecedores participantes, quando da suspenso da sesso pblica do prego;
129

- O Quadro de Avisos utilizado pelo pregoeiro para informaes gerais a respeito de um determinado prego; - O sistema possui chat para transmisso de mensagens durante a Sesso Pblica.

130

ENVIO DE LANCES. Facilitador: - Agora veremos como efetuar o envio de lances. - O fornecedor precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Lances. - importante saber que: - Aps anlise das propostas, o pregoeiro abre o item para lances. A partir desse instante, os licitantes podem competir com os demais participantes. Ao acessar o sistema, o licitante tem a visibilidade dos preges para os quais tenha encaminhado alguma proposta e que se encontram abertos para lance; - A excluso de lances possvel somente durante a fase de envio de lances, conforme estabelece a legislao vigente, ou seja, antes do encerramento do item; - O fornecedor que encaminhar lance com valor inexequvel durante o perodo de encerramento aleatrio do lance e, no havendo tempo hbil para a excluso e/ou reformulao do lance, caso o mesmo no honre a oferta encaminhada, ter sua proposta rejeitada; - Na fase de lances, se o prego eletrnico for por SISPP (Sistema de Preos Praticados) o sistema solicita a incluso de valor total de cada item e para prego eletrnico por SRP (Sistema de Registro de Preos) deve-se informar o valor unitrio do item;

131

Facilitador: - Para enviar Lances, o fornecer deve: escolher o prego e clicar em lances. aberta uma tela com todas as informaes relativas ao prego, onde podem ser observadas as seguintes informaes: 1. Indicador da proposta: O indicador verde mostra que o lance ofertado menor

para aquele item, sendo o vencedor at o momento, o indicador vermelho mostra que houve um lance de valor inferior ao apresentado e o indicador amarelo mostra que a proposta est empatada; 2. Nmero do item: Mostra o nmero sequencial do item. Ao clicar nesse nmero aberta uma janela com a indicao do valor de todas as propostas recebidas para aquele item; 3. 4. 5. 6. 7. Descrio: Apresenta a descrio resumida do item. Ao pousar o cursor sobre a Lance mnimo: Indica o valor do melhor lance recebido para o item at aquele Seu ltimo lance: Indica o valor do melhor lance recebido para o item at aquele Horrio oficial da sesso: Indica o horrio que est sendo considerado pelo Lance: Espao para o fornecedor digitar os lances que deseja formular. Fica a informao apresentada a descrio detalhada do item; momento; momento; pregoeiro, sempre horrio oficial de Braslia; critrio do pregoeiro excluir um lance cujo valor foi considerado inexequvel durante a fase de lances. Quando o lance for excludo, o fornecedor pode incluir outros lances; 8. 9. Enviar: Comando para envio de lance. Ao efetuar o envio, solicitada Situao: Indica a situao em que o item se encontra: Fechado: o item ainda no foi aberto para lances; Aberto: o item est recebendo lances naquele momento; Suspenso: o recebimento de lance est suspenso; Cancelado: o item est cancelado e no ser contratado neste prego; Encerrado: trmino da fase de lances para este item.
132

confirmao do valor digitado. Caso seja confirmado o lance encaminhado;

133

ENVIA ANEXO PLANILHA ATUALIZADA. Facilitador: - Agora veremos como enviar em anexo a planilha atualizada. - O fornecedor deve clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Enviar Anexo / Planilha Atualizada. - importante estar disponvel para que, na etapa de aceitao de propostas, os fornecedores classificados possam reenviar suas planilhas de custos reformuladas em funo dos lances apresentados. Pois excepcionalmente, o pregoeiro poder solicitar novas atualizaes e reenvio das planilhas, at a etapa de adjudicao; - O sistema permite que o fornecedor reenvie o arquivo planilha atualizada, nesse caso, o sistema vai sobrepor o arquivo enviado anteriormente; - Tanto o anexo original (enviado com o formulrio eletrnico de proposta) quanto o anexo de planilha, so disponibilizados na opo visualizar propostas, nas etapas de aceitao e adjudicao; - No dever constar do anexo de planilha atualizada, a identificao do fornecedor.

134

REGISTRO DA INTENO DE RECURSO. Facilitador: - Agora veremos como fazer o registro da inteno de recurso. - O fornecedor deve clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Inteno de Recurso > Item. - importante saber que o pregoeiro informa o prazo em que sistema ficar disponvel para registro da inteno de recursos.

135

ACOMPANHA A ACEITAO, HABILITAO E ADMISSIBILIDADE DA INTENO DE RECURSO. Facilitador: - Agora veremos como acompanhar: a Aceitao, a Habilitao e a Admissibilidade da inteno de recurso. - Para isto, o fornecedor precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Acompanhar Aceitao/Habilitao/Admissibilidade. - importante saber que aps o encerramento de todos os itens do Prego, o pregoeiro inicia a fase de aceitao das propostas, onde o fornecedor pode consultar se sua proposta foi aceita ou rejeitada. Aps a fase de habilitao, o fornecedor pode consultar se foi habilitado ou inabilitado e aps o trmino da fase de admissibilidade, pode consultar se sua inteno de recursos foi aceita ou recusada.

136

REGISTRO DA RAZO E DA CONTRA RAZO DO RECURSO. Facilitador: - Agora veremos como fazer o registro da razo e da contra razo do recurso. - Para isto, o fornecedor deve clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Registrar Recurso. - importante saber que: - Ao final da Sesso Pblica, o pregoeiro informa os prazos legais para registro da razo do recurso para aquele licitante com inteno de recurso aceita e para os demais licitantes registrarem a contra razo; - O sistema disponibiliza para o licitante campo especfico para o registro do recurso. - O sistema envia e-mail automaticamente para os demais licitantes avisando-os do recurso interposto, para que estes possam registrar a contra razo; - O encaminhamento do registro de recurso, bem como da contra razo de recurso, so possveis somente por meio eletrnico (Comprasnet), conforme estabelece o Art. 26. do Decreto n. 5.450/2005.

137

138

ACOMPANHA A RAZO E A CONTRA RAZO DO RECURSO. Facilitador: - Agora veremos como acompanhar a razo e a contra razo do recurso. - O fornecedor precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servio aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Acompanhar Recurso.

139

VISUALIZA QUESTIONAMENTOS, IMPUGNAES E AVISOS. Facilitador: - Agora veremos como visualizar: questionamentos, impugnaes e avisos no site Comprasnet. - Para isto, o fornecedor precisa clicar em Acesso Seguro > Login e Senha > Servios aos Fornecedores > Prego Eletrnico > Visualizar Questionamentos / Impugnaes / Avisos. - Conforme estabelece o Artigo n. 19 do Decreto n. 5.450/2005, os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatrio devero ser enviados ao pregoeiro, at trs dias teis anteriores data fixada para abertura da sesso pblica, exclusivamente por meio eletrnico via internet, no endereo indicado no edital. - Assim, o fornecedor dever encaminhar o seu pedido de esclarecimento utilizando recursos da internet, inclusive e-mail institucionais informados em edital dos rgos licitantes. - Os pedidos de impugnaes e esclarecimentos, bem como as respectivas respostas sero divulgadas pelos pregoeiros no Comprasnet, no Link: Acesso Livre > Preges > Agendados, no prazo de 24 horas. - O fornecedor, alm do acesso livre, poder visualizar no menu principal, no Link: visualizar impugnaes / esclarecimentos / avisos.

140

CONSULTA ATA DO PREGO. Facilitador: - Agora veremos como consultar a ata do Prego Eletrnico. - O fornecedor deve clicar em Acesso Livre > Consulta > Atas de Preges ou Acesso Livre > Prego > Consulta Ata. A pesquisa ata pode ser feita de quatro formas: 1. 2. 3. 4. Fornecendo a UF e o nome do rgo; Fornecendo o cdigo da UASG; Fornecendo o nome da UASG; Fornecendo o perodo de realizao da sesso pblica.

- Nos trs primeiros casos, so mostrados todos os rgos (UASG) que atendam ao critrio definido, em seguida, deve ser escolhido o rgo e informado o nmero do prego. - Na ltima opo de pesquisa basta informar o perodo desejado (ms e ano inicial e ms e ano final) e sero mostrados todos os preges que ocorreram naquele intervalo de tempo, sendo possvel escolher algum para visualizar a ata. - Para consultar adjudicao, acessar menu: Acesso Livre > Prego > Consulta Ata > boto Adjudicao e Termo de Julgamento. - Para visualizar termo de homologao, acessar menu: Acesso Livre > Prego > Consulta Ata > boto Termo de Homologao.

141

Facilitador: - Para maiores informaes sobre operacionalizao do Prego Eletrnico, contatar a central de atendimento SERPRO.

Facilitador: - Espero que este curso do SEBRAE tenha suprido a necessidade de informaes que tinham sobre Compras Governamentais. - O SEBRAE deseja a todos timos negcios no fornecimento para a Administrao Pblica. Sucesso! Sr. Francisco e Zito: - Obrigado!

142

RESUMO

ASSUNTOS ABORDADOS

Sistema de Compras Eletrnicas. Conhecer como funciona o principal site de compras eletrnico do governo federal: www.comprasnet.gov.br. Cadastrar-se no site de compras. Consultar novas oportunidades nesse site.

143

BIBLIOGRAFIA
REFERNCIAS ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo Descomplicado/Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo 17 ed. rev. Atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; So Paulo: Mtodo, 2009. BARRETO, Cludio Pereira. Apostila Curso Contratao na Forma de Sistema de Registro de Preos SRP. Braslia: 2007. BARRETO, Cludio Pereira. Apostila Curso de Formao de Pregoeiros. Braslia: 2005. BARRETO, Cludio Pereira. Compras pela Internet: prego eletrnico e cotao eletrnica. Braslia: 2006. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2002. BRASIL. Leis, Decretos, Portarias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em 7 de janeiro 2009. BRASIL. Tribunal de Contas da Unio. Licitao e contratos: orientaes bsicas. 2 Ed. Braslia: TCU, Secretaria de Controle Interno, 2003. BRASIL. Tribunal de Contas da Unio. Licitao e contratos: orientaes bsicas. 3 Ed. Ver. Atual. E ampl. Braslia: TCU, Secretaria de Controle Interno, 2006. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionrio de dificuldades da Lngua Portuguesa: edio de bolso. 2 Edio. Rio de Janeiro: Lexikon; Porto Alegre, RS: L&PM, 2010. CIDADECOMPRAS. Disponvel em: http://www.cidadecompras.com.br. Acesso em: 8 de janeiro de 2008. COMPRASNET. Disponvel em: http://www.comprasnet.gov.br. Acesso em: 28 de fevereiro de 2012.
144

TUTORIAL DO SICAF (COMPRASNET). Disponvel em https://www3.Comprasnet.gov.br/SICAFSimulador/public/pages/simulador/swf_html/ mod1.html SIMULADOR DO PREGO ELETRNICO (COMPRASNET). Disponvel em http://www.comprasnet.gov.br/banner/Simulador/base01.html DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 10 ed. So Paulo: Atlas, 1998. DIRIO OFICIAL DA UNIO. Disponvel em: http://www.in.gov.br. Acesso em: 14 de janeiro de 2005. FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Contratao Direta sem Licitao: dispensa de licitao: inexigibilidade de licitao: comentrios s modalidades de licitao, inclusive o prego: procedimentos exigidos para a regularidade da contratao direta. 6 ed. Belo Horizonte: Frum, 2006. FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Lei de Licitao e Contratos da Administrao Pblica. Organizao dos textos e ndices, 5 ed. Ampl., rev. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2006. FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Sistema de Registro de Preos e Prego. Belo Horizonte: Frum, 2003. GOVERNO DO RIO DE JANEIRO/SUBSECRETARIA DE DEFESA CIVIL. Disponvel em: http://www.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=99. Acesso em 8 de janeiro de 2008. GOVERNO DO RIO DE JANEIRO/SUBSECRETARIA DE DEFESA CIVIL. Disponvel em: http://www.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name= HOLLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio Aurlio. So Paulo: Nova Fronteira, 2001.

145

JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do prego comum e eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2001. LETRAS, Academia Brasileira de. Dicionrio Escolar da Lngua Portuguesa. 2 Edio. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. LETRAS, Academia Brasileira de. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa VOLP. 5 Edio. So Paulo: Global, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 12 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. GUIMARES, Deocleciano Torrieri (organizador). Dicionrio Jurdico. 7 Ed. So Paulo: Rideel, 2004. VIEIRA, Antonieta Pereira. Licitaes e Contratos na Administrao Pblica. Braslia: 2003. VIEIRA, Antonieta Pereira; VIEIRA, Henrique Pereira; FURTADO, Madeline Rocha; FURTADO, Monique Rafaella Rocha. Gesto de Contratos de Terceirizao na Administrao Pblica: teoria e prtica. Belo Horizonte: Frum, 2006. WANDERLEY, Jos Augusto. Negociao Total. So Paulo: Gente, 1998. ZANIN, Lus Maurcio Junqueira; Apostila Curso de Sistemas Eletrnicos de Compras. ENAP. Braslia: 2005. ZANIN, Lus Maurcio Junqueira; BARRETO, Cludio Pereira. Cartilha do Comprador: compras pblicas alavancando o desenvolvimento. Braslia: SEBRAE/CNM 2006. ZANIN, Lus Maurcio Junqueira; Tecnologia e Modernizao Administrativa. CNM Braslia: 2009. Ampl., rev. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2006.
146

PARABNS! Voc concluiu o Mdulo 5: Encontrando novas oportunidades para o seu negcio. E com isto, tambm concluiu este curso sobre Compras Governamentais promovido pelo SEBRAE. Este foi um grande passo para o seu progresso empresarial A partir do momento que se disps a buscar novas oportunidades para o seu negcio, um novo leque de possibilidades se abriu. Lembre-se que a capacitao de um empresrio um ato contnuo e o conhecimento deve ser encarado como um investimento na empresa. Pois o conhecimento sempre agregar. Agradecemos sua participao! Sucesso!

www.ead.sebrae.com.br www.sebrae.com.br

147

Das könnte Ihnen auch gefallen