Sie sind auf Seite 1von 5

Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social - 2009

Regulamento

1. Do Prmio e seus Objetivos

1.

O Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social, regido por este Regulamento, concedido a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais j aplicadas, implementadas em mbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na soluo de questes relativas a gua, alimentao, educao, energia, habitao, meio ambiente, renda e sade.

1.

Para efeito deste Regulamento, Tecnologia Social compreende produtos, tcnicas ou metodologias reaplicveis, desenvolvidas na interao com a comunidade e que representem efetivas solues de transformao social.

2.

As tecnologias sociais certificadas pela Fundao Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais - BTS, base de dados on-line disponvel no site www.fundacaobancodobrasil.org.br, que organiza, sistematiza e consolida as informaes das tecnologias, bem como das instituies que as desenvolveram. O BTS o principal instrumento utilizado pela Fundao Banco do Brasil para disseminar, promover e fomentar a reaplicao de tecnologias sociais.

3.

A cada edio do Prmio e, a seu critrio, a Fundao Banco do Brasil estabelecer as inter-relaes entre reas temticas e categorias para premiao, bem como efetuar, caso necessrio, alteraes neste Regulamento, que visem aperfeio-lo ou adequ-lo aos objetivos institucionais.

4.

A edio de 2009 do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social realizada em parceria com a Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras, a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura UNESCO e a KPMG Auditores Independentes.

2. Das Inscries

1.

A participao no Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social aberta s instituies legalmente constitudas no Pas, de direito pblico ou privado, desde que sem finalidade lucrativa.

2.

Somente sero certificadas e concorrero s premiaes, tecnologias sociais j implementadas, com resultados comprovados e sem fins comerciais.

1.

Tecnologia Social que venha a ser certificada pelo Prmio e que tenha contado, em qualquer etapa de sua implementao (desenvolvimento, implantao, reaplicao ou

difuso), com investimento financeiro da Fundao Banco do Brasil ou, ainda, aquelas que tenham sido desenvolvidas e/ou implementadas por instituies que tenham em seu corpo diretivo, dirigentes ou funcionrios do Banco do Brasil ou da Fundao Banco do Brasil (inclusive cedidos e contratados), sero cadastradas no BTS, porm no concorrero s etapas de seleo (finalistas) e julgamento (premiao) do Prmio.

3.

O prazo de inscrio para a edio 2009 do Prmio corresponder ao perodo de 31 de janeiro a 29 de maio de 2009. As inscries somente sero efetuadas pela internet, por intermdio do site www.fundacaobancodobrasil.org.br.

4.

Anexos no eletrnicos (vdeos, publicaes, matrias jornalsticas, fotos com legenda, dentre outros) que complementem a inscrio realizada na web devero ser encaminhados Fundao Banco do Brasil, identificados claramente com o ttulo da tecnologia inscrita e o nmero atribudo no ato da inscrio eletrnica, com data de postagem at 29 de maio e aviso de recebimento, para o endereo abaixo: Fundao Banco do Brasil Prmio Tecnologia Social SCN - Quadra 1 - Bloco A - Ed. Number One - 10 andar CEP 70711-900 Braslia (DF)

1. 4.

Documentos e anexos referentes s inscries recebidas pelo Prmio, no sero devolvidos. Ao formalizar a inscrio, os concorrentes acatam os termos do presente Regulamento e reconhecem a soberania da Comisso Julgadora do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social, cujas deliberaes tero carter final e irrecorrvel.

5.

A edio de 2009 do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social conceder oito premiaes: 5 sero para a categoria Regio (1 para cada regio geogrfica do pas), 1 para a categoria Participao das Mulheres na Gesto de Tecnologias Sociais, 1 para a categoria Direitos da Criana e do Adolescente e Protagonismo Juvenil e 1 para a categoria Gesto de Recursos Hdricos, as duas ltimas decorrentes da parceria estabelecida entre a Fundao e a Petrobras.

6.

A Comisso Julgadora poder decidir no conferir premiao, quando nenhuma das inscries recebidas atender aos objetivos ou no cumprirem os requisitos do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social.

7.

No haver limite ao nmero de inscries por instituio.

3. Das Etapas de Premiao 3.1. O processo de premiao das tecnologias sociais inscritas na edio 2009 do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social dar-se- em trs etapas: 3.1.1 Certificao Todas as inscries recebidas at 29 de maio de 2009 participam desta etapa. Sero certificadas como Tecnologia Social as inscries que atenderem, plenamente, ao contido no item 1.1 deste Regulamento. Todas as tecnologias certificadas nesta edio do Prmio sero inseridas no Banco de Tecnologias Sociais, recebero o Certificado de Tecnologia Social, conferido pela Fundao Banco do Brasil, Petrobras e Unesco, e passaro, automaticamente, a concorrer etapa de Seleo das finalistas do Prmio, exceto os casos que se enquadrem na situao descrita no item 2.2.1 deste Regulamento. 3.1.2 Seleo das Finalistas - As inscries certificadas como Tecnologia Social, conforme descrito no item 3.1.1 sero analisadas segundo os critrios de mrito, efetividade e resultado alcanado. Haver pontuaes para cada critrio e as trs tecnologias, por categoria, com as pontuaes mdias mais elevadas, nesta etapa, sero selecionadas para a fase final do Prmio (Julgamento) e recebero o Trofu Finalista do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social Edio 2009. 3.1.3 Julgamento das Vencedoras As tecnologias finalistas selecionadas na etapa anterior sero analisadas segundo os critrios de inovao, exemplaridade, transformao social e potencial de reaplicabilidade. Haver pontuaes para cada critrio e a tecnologia com maior pontuao mdia, em cada categoria, ser declarada vencedora. As 8 (oito) instituies responsveis pelas tecnologias sociais vencedoras recebero um prmio de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais), cada, para utilizar em atividades de expanso, aperfeioamento ou reaplicao da tecnologia social vencedora, cumpridos os requisitos legais e atendidos os normativos especficos da Fundao Banco do Brasil para este fim.

4. Das Comisses de Certificao, Seleo e Julgamento 4.1. Na etapa de Certificao a anlise das tecnologias sociais ser feita por equipe tcnica indicada pela Fundao Banco do Brasil. 4.2. Na etapa de Seleo das Finalistas as tecnologias sociais certificadas sero submetidas Comisso de Seleo, composta por 07 (sete) profissionais: 01 (um) representante da Unesco; 03 (trs) representantes da Petrobras e 03 (trs) representantes da Fundao Banco do Brasil. 4.3. Na etapa de Julgamento das Vencedoras, as tecnologias sociais sero submetidas Comisso Julgadora, formada por 11 (onze) membros, sendo

10 (dez) representantes das reas privada, governamental e do Terceiro Setor, convidados pela Fundao Banco do Brasil e Petrobras, e o Presidente da Fundao, que presidir a Comisso. 4.4. A Comisso de Seleo e a Comisso Julgadora, cada qual a seu tempo, se reuniro em dias, horrios e locais previamente determinados. Em ambos os casos, no ser permitida a presena de representantes de instituies concorrentes nas reunies. 4.4.1 A pontuao conferida pelos membros da Comisso Julgadora ser entregue a auditores da KPMG Auditores Independentes, presentes na reunio, que processaro o resultado, lacrando-o em envelope a ser aberto somente no momento da premiao.

5. Dos Direitos Autorais 5.1. Os direitos autorais e intelectuais das instituies participantes sero preservados. Nas peas de divulgao, constaro os respectivos crditos. 5.2 Com a inscrio, as instituies participantes afirmam-se titulares de Direitos de Autor, assumindo total responsabilidade por eventuais questes decorrentes. 5.3 Pelo ato da inscrio, as instituies participantes autorizam a Fundao Banco do Brasil a utilizar os dados ou informaes de natureza tcnica referentes s tecnologias sociais nas atividades de divulgao do Prmio e na disseminao e promoo do Banco de Tecnologias Sociais. 5.4 O ato da certificao confere Fundao Banco do Brasil o direito de cadastrar as tecnologias sociais no Banco de Tecnologias Sociais, disseminando-as, promovendo-as e fomentando sua reaplicao, sem fins comerciais. 5.5. A eventual articulao da Fundao Banco do Brasil, para disseminao das tecnologias que iro compor o Banco de Tecnologias Sociais, no necessitar de prvia autorizao das instituies participantes, nem lhes dar direito a qualquer remunerao ou gratificao adicional.

6. Da Comunicao dos Resultados 6.1. Na etapa de Certificao, o resultado ser divulgado no site da Fundao Banco do Brasil (www.fundacaobancodobrasil.org.br) e comunicado diretamente s instituies que tiverem suas tecnologias certificadas. 6.2. Na etapa de Seleo das Finalistas, a comunicao dos resultados ser feita imediatamente aps a concluso dos trabalhos, por meio de instrumento especfico enviado diretamente aos representantes das instituies finalistas.

6.3. A proclamao das 8 (oito) tecnologias vencedoras da edio 2009 do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social ser feita durante a Cerimnia de Premiao, para a qual sero convidados representantes de todas as tecnologias finalistas. Os organizadores do evento de premiao arcaro com as despesas de transporte, hospedagem e alimentao de 1 (um) responsvel pela tecnologia social e de 1 (um) representante de cada instituio finalista.

7. Do Cronograma 7.1. Em sua edio 2009, o Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social obedecer ao seguinte calendrio:

Prazo de Inscrio: 31.01.2009 a 29.05.2009 Certificao: 01.06.2009 a 24.07.2009 Seleo das Finalistas: 03 e 04.08.2009 Julgamento das Vencedoras: 05.11.2009 Cerimnia de Premiao: novembro de 2009

8. Dos Casos Omissos 8.1. Os casos omissos sero resolvidos pelos Organizadores do Prmio.

Das könnte Ihnen auch gefallen